As funcionalidades de IA nos dispositivos deveriam ser opcionais?

10 Comentários

Com a Inteligência Artificial (IA) a ser aprimorada a cada dia, as fabricantes de dispositivos eletrónicos, como smartwatches, smartphones e PC, têm integrado recursos baseados na tecnologia de forma quase desenfreada: é nas câmaras, nas notas, no e-mail, nas chamadas de voz, nas mensagens… Apesar do argumento de facilitar a vida ao utilizador, importa perceber se este quer, de facto, esses recursos integrados.

Gemini Live Google IA câmara ecrã

As funcionalidades de IA nos dispositivos deveriam ser opcionais?

Apesar de estar em desenvolvimento há décadas, o utilizador comum conheceu a IA recentemente, por via de um chatbot que fez outros tantos surgirem como cogumelos.

Além destes, outras inovações foram surgindo ou sendo melhoradas com base na tecnologia do momento, nomeadamente:

  • Assistentes virtuais;
  • Câmaras dos smartphones;
  • Edição de fotos e vídeos;
  • Aplicações de notas e escrita;
  • E-mail;
  • Motores de pesquisa;
  • Redes sociais;
  • Mapas e GPS;
  • Streaming de música e vídeo;
  • Bancos e finanças;
  • Saúde;
  • Comércio eletrónico.

Embora as funcionalidades baseadas em IA estejam a invadir os nossos dispositivos e o nosso dia a dia, é possível que nem todos os utilizadores façam questão de as ter presentes.

Por isso, queremos saber: deveriam ser opcionais?


Participe na nossa questão desta semana

As funcionalidades de IA nos dispositivos deveriam ser opcionais?

  • Sim (93%)
  • Não (7%)

Total Votos: 2.210

Loading ... Loading …

Obrigado pela participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Na minha opinião sim. Deviam ser opcionais. Na maioria das funcionalidades apenas pioraram o que de bom já existia! É o típico “não….nem sai de cima”!

  2. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    Obviamente que deveriam ser opcionais. Mas onde está a dúvida? Do lado dos consumidores não está.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Pagas quando compras o dispopsitivo e pagas sempre que o utilizas, as tecnológicas adoram o modelo de negócio.

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Ora aí está uma bela verdade: andamos até a pagar coisas que nem utilizamos.

  3. Avatar de bst
    bst

    Agora sempre que um dispositivo novo sai, é praticamente igual ao anterior, que foi lançado há menos de 1 ano, mas tem ligeiramente melhores specs, mas mais uma tonelada de IA. Não traz nada de novo, não faz nada de novo.
    Reparem nos Pixel. A google gozou tanto com a apple pelo facto de os iphones estarem a ser quase iguais entre si. O pixel 10 é uma cópia do 9. Apenas tem mais IA, uma migalha mais de specs, mas é mais caro.

    Onde está a inovação? E a evolução natural? Não existe.

    Daqui a uns anos estas empresas vão estar a fugir de “ir 100% do dinheiro para IA” como as crianças fogem dos médicos. Vai acontecer o mesmo que aconteceu com o “ir para 100% electric”, com todas as construtoras principais, uns anos depois, a voltarem todas atrás com essa ideia.

  4. Avatar de Midnight
    Midnight

    E garantias que o software dessas empresas tipo google/samsung/meta/xiaomi é limpo e que as mesmas não se aproveitem INDEVIDAMENTE dele para beneficio próprio, custa a acreditar que o fazem a troco de nada (independentemente do custo do hardware, comemos todos por tabela seja low end ou high end), não tenho a minima confiança nessas apps/software ou empresas, já provaram vezes sem conta que não são de confiança. Uma coisa é pegar em modelos open-source correr localmente com controlo absoluto sobre o software, outra é aceitar de braços abertos os cavalos de troia que as big tech vão inculindo nos “NOSSOS” aparelhos.

  5. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Por mim podiam tirar a IA que não me. Faz falta nenhuma

  6. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Deveria ser opcional mas não nos deixariam de espiar na mesma!

  7. Avatar de José Matos
    José Matos

    Obviamente que a integração de IA devia ser opcional. Para ser um pouco mais extremista, se eu nunca precisei deIa quando não existia, por que é que preciso dela agora? Quem precisa da IA são as companhias multimilionária que a desenvolvem e que ganham biliões.

    1. Avatar de José Matos
      José Matos

      Toda esta inovação tecnológica dos últimos anos, ao invés daquilo que seria de esperar, tem tornado as pessoas mais estúpidas, logo mais influenciáveis, em vez de as tornar mais inteligentes, mais espertas e independentes na sua forma de pensar e de agir.