ARGUS-IS – Câmara de vigilância com 1.8 gigapixels

10 Comentários

Câmara tem a capacidade para captar 25 quilómetros quadrados a 6 Kms do solo

E se juntássemos 368 câmaras de smartphones de 5 Mpx e criássemos uma  fotografia? Parece um conceito futurista mas a verdade é a agencia DARPA já dispõe de um modulo que reúne 368 sensores de imagem capazes de criar a imagem com a maior resolução de sempre.

Sob a coordenação do Exercício dos Estado Unidos, a agencia DARPA fez uma pequena demonstração do  ARGUS-IS (Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveollance – Imaging System)  a 20.000 pés de altitude (cerca de 6kms) e os resultados foram simplesmente fantásticos.

drone_00

ARGUS-IS é provavelmente a plataforma de vigilância com mais resolução do mundo. Para demonstração, a agencia DARPA recorreu a um  UAV (unmanned aerial vehicle – Veículo Aéreo não Tripulado “drones”), integrou o sistema ARGUS-IS e captou um conjunto de imagens de alta definição a cerca de 6 Kms do solo.

Esta super plataforma de vídeo/imagem foi desenvolvido por Yiannis Antoniades, um engenheiro da DARPA e permitirá, por exemplo, registar e detectar, na perfeição,  tudo o que se passa na terra, a partir de cerca de 6 Kms de altitude, sendo que cada imagem poderá representar uma área de 25 quilómetros quadrados.

Nota: carregue na imagem para ver o nível de detalhe

drone_01

Esta plataforma de vigilância tem a capacidade de funcionar em tempo real e poderá armazenar cerca de 1 milhão de terabytes (ou seja, 1 exabyte) em vídeo por dia. A precisão é tal, que o ARGUS-IS tem a capacidade de seguir e monitorizar objectos com apenas 15 centímetros, com por exemplo um rato ou um pássaro. De referir que o sistema tem a capacidade monitorizar cerca de 65 alvos em simultâneo.

Aqui fica um pequeno video sobre o ARGUS-IS

1.8 gigapixel ARGUS-IS. World’s highest resolution video surveillance platform by DARPA

A platatforma ARGUS-IS poderá ser usada para os mais diversos cenários (ex. guerra, terrorismo, catástrofe, etc). De referir que este projecto foi originalmente desensolvido para disponibilizar informações detalhadas no cenário de guerra do Afeganistão. DARPA

Impressionados com tanta qualidade de imagem?

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. Antunes
    Mr. Antunes

    Estou a ver isto a ser usado mais em cenários domésticos…

    1. Avatar de Guilherme Lawless
      Guilherme Lawless

      De todos os usos que pode ter, achas que esse vai ser o cenário mais frequente?

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        muito provavelmente, é a unica coisa que o fbi e a darpa sabem fazer, procura ai por uma fake cellphone tower e verás…e sim, com tantos helis nos irakis eles vao queres imagem de 1.8GPX para seguir um ou 2 suspeiros -.-

  2. Avatar de Joji
    Joji

    Vou ter que usar chapéu porque na parte de cima da cabeça estou a ficar com pouco cabelo e posso ficar mal nos fotogramas..

  3. Avatar de bloodstein
    bloodstein

    tambem têem este a viagem a paris dos pobres http://www.paris-26-gigapixels.com/index-en.html

  4. Avatar de David Campos
    David Campos

    Bem vindos ao início do BB Global. Falta meterem-nos um chip no corpo, e tá feito…

    1. Avatar de NT
      NT

      Skynet is on the way….

      Sem dúvida, mas para que raio temos que saber ‘tudo’… Esses americanos (e não só) esquecem é que esse tipo de tecnologia também pode ser usada ‘contra’ eles. Como já aconteceu com os drones, emfim…

  5. Avatar de Darktux
    Darktux

    Isto é aquilo que divulgam, e que mais dia menos dia libertam para uso civil.

    Agora imaginem, se conseguirem, que tecnologia têm ao dispor e que não é revelada.

    Lembrem-se que quando o comum dos mortais mal tinha acesso a um mapa, este senhores já tinham GPS.

    Eu não acredito, mas que as há, há …

    1. Avatar de Gonçalo Paiva
      Gonçalo Paiva

      … E a bomba atómica primeiro que os outros com a ajuda de emigrantes, e o GPS com erro que usavam para fazer mapas de tudo … mas com menos exatidão que mapas dos descobrimentos, e levaram (em teoria) primeiro homem à lua com tecnologias de foguetes desenvolvidas por um ex-S.S. mas que só queria foguetões para irmos ao espaço fazer misseis balísticos foi um passo no caminho… a confiança nos “Estado-Unidenses” que acreditam tanto nos sistemas e nas máquinas pode custar caro a eles e ao resto do mundo um dia destes …
      Por outro lado twinkies essa invenção magnifica comercializada até a pouco tempo por eles.

      1. Avatar de Gonçalo Paiva
        Gonçalo Paiva

        Eu aprecio a capacidade de inventar dos habitantes dos EUA, por outro lado confiam em excesso na tecnologia, e tenho as minhas ressalvas num país com tanta burrice por pessoa, ainda que cerca de 313,914,040 pessoas …
        Mas com a educação calamitosa que têm se forem ver os números é assustador, formam mesmo mesmo bons mas ao mesmo tempo quantos por mesmo mesmo maus.
        Entre outras coisas.
        Se bem que a capacidade de ver que um problema tem forma de se dar a volta ou pelo menos procurar que falta neste lado (Europa) do globo às vezes fazia-nos falta.