Apresentação em vídeo do Kubuntu 12.10 + KDE 4.9.3

17 Comentários

O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity. Esta distribuição tem como browser por omissão o Rekonq mas como assenta na plataforma Debian, facilmente podemos facilmente instalar outros browsers ou aplicações.

Hoje deixamos-lhe um vídeo de apresentação do Kubuntu 12.10 +KDE 4.9.3, criado pelo Carlos Carvalho da Comunidade Pplware Linux.

kubuntu_00

Ora vivam caros leitores do Pplware , apresento mais um tutorial sobre a interface KDE desta vez com a distribuição Kubuntu 12,10 a primeira que nasce fora do patrocínio da Canonical , esta como a Mint KDE e a Netrunner estão a ser patrocinadas pela Blue Systems que surge neste momento como um forte apoiante das distros baseadas em KDE .

Numa altura em que os Sos proprietários estão a viver algum período de turbulência o Kernell Linux é cada vez mais uma opção que para além de ser gratuita é de facto uma alternativa pelo seu código ser aberto e pela plasticidade que o seu Kernell tem demonstrado em adaptar-se as mais diferentes aplicações , hoje sem qualquer pudor poderemos dizer que este Kernell é o mais usado no mundo para controlar os mais diversos dispositivos , ele está presente quase em todos os dispositivos electrónicos .

Depois de um caminho de mais de 20 anos o Linux começa agora a tomar o seu lugar nos Pcs de secretária e a revelar-se uma verdadeira alternativa com uma fiabilidade invejável e com ideias / soluções que envergonham muitos dos Sos proprietários , para estes resultados está por trás uma comunidade muito activa e que tem sabido inovar e levar este projecto para a dianteira da produtividade e inovação .

Com uma fácil manutenção e por enquanto sem grandes problemas de segurança a grande maioria da comunidade entendeu que só a estabilidade não era suficiente para que o Linux obtivesse sucesso e fosse capaz de captar um maior número de utilizadores , para que isto fosse um facto havia que simplificar , essa simplificação passa por tudo passar basicamente pelo modo gráfico desde a instalação dos pacotes quer as configurações do sistema , hoje é possível verificar o trabalho que tem sido feito e que foi iniciado pela Canonical mais concretamente pela distribuição Ubuntu , só quem viveu os primeiros anos do Linux , hoje pode dar valor as sucessivas melhorias que têm sido introduzidas no Kernell e que permitem que seja adoptado mais rapidamente suporte a novas tecnologias de cpus ou de outro qualquer tipo de hardware , líder como se sabe em servidores esta actualização é estritamente necessária , aliás toda a WEB corre em servidores maioritariamente com o Kernell Linux .

Este meu tutorial pretende ser abrangente e tocar várias áreas desta distribuição a partir de uma instalação limpa , foi minha intenção demonstrar que o Linux não é nenhum papão e que é até mais fácil de ser usado que o Windows , para isso recorri quase sempre a ferramentas gráficas do sistema , espero que de uma vez por todas esta mistificação que o Linux é só para NERDS seja posta de lado , é evidente como em todos os sistemas existem utilizadores mais avançados que sabem programar e fazem tarefas mais elaboradas mas na óptica do utilizador esse tipo de conhecimentos não é necessário , e esse é o meu objectivo primeiro com este tutorial longo .

Espero que gostem e já agora adiram a recém comunidade Linux criada pelo Pplware , lá existirá sempre alguém que tentará ajudar , suponho que a maior dificuldade será a adaptação aos diferentes nomes que os programas têm no Linux , mas par isso também existem sítios que fazem essas equivalências , aqui fica um sitio que tem cerca de 6 horas de aulas sobre Linux e em Português

A vossa opinião é muito importante por isso espero um post aberto e recheado com as vossas opiniões .

PS -No artigo aquando do download de novos Widgets a aplicação estoirou e claro considerei um bug ,queria só clarificar que no dia seguinte haviam mais actualizações para serem feitas e que as mesmas resolveram esse problema , o workspace 4.9.3 é muito recente tinha uma semana quando fiz o tutorial e no fundo é normal que pequenas coisas não estejam a funcionar a 100% .

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Agradeço que visualizem o vídeo em 720p ou mesmo 1080p , os meus agradecimentos .

    Carlos Carvalho

  2. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Antes de mais, agradeço o vídeo de apresentação. Ainda não o vi mas assim que tiver tempo, irei assistir com imenso gosto e o contributo que tem na partilha de conhecimentos tanto aqui como na Comunidade.

    Gostaria de saber qual é o sítio que refere já quase no final do artigo:

    “aqui fica um sitio que tem cerca de 6 horas de aulas sobre Linux e em Português”

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Daniel Santos ,

      Boa noite , foi um erro que será certamente corrido mas aqui fica o link :

      http://informaticainteligente.blogspot.pt/2010/06/sistemas-operacionais-windows-e-linux.html

      Com as minhas desculpas

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        Agradeço desde já a atenção, assim como o endereço disponibilizado

  3. Avatar de ubunt
    ubunt

    Boas, Carlos Carvalho!

    já vi na íntegra o teu vídeo, está didáctico, gostei.
    Instalei no virtual a versão 13.04 e estou a testar…
    Ao assistir ao teu vídeo, a certa altura, quando mudas a tela, papel de parede, a barra iniciar apresenta uma transparência bem ao estilo do win. mas eu aqui ñ descobri ainda como fazer isso.
    tem aquela cor meio cinza… que traz por defeito.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa noite este fim de semana vou instalar a versão Alpha do Kubuntu 13,04 , poderá ser por ser alpha , mas estou interessado em verificar como é que o KDE 4.10 em beta está integrado , já sei que neste momento as cores finais não vão ser as que são apresentadas nesta versão beta e que esta ferramenta está no estado freeze , mas o meu interesse persiste .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de ubunt
        ubunt

        Já descobri… Bastou: tecla direita na barra, opções de painel, configurações de painel e mexer na altura do painel. Assumiu logo a transparência, consoante a tela de fundo.

  4. Avatar de João Paulo Freitas
    João Paulo Freitas

    Fantástico Carlos, usei o Fedora KDE, agora passei para o Mint 14 64 bits e uso nativo no meu ultrabook, Linux 100% sem problemas. Grande tutoruial vou usar para mostrar aos meus alunos para perceberem um pouco mais sobre estes grande S.O. que são as distribuições Linux.
    Obrigado.

  5. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Muito obrigado ,

    Vamos ver se a ideia que queria fazer passar de facilidade foi ou não conseguida .

    Abraço

    Carlos Carvalho

  6. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Boas Carlos, não se importa de me dizer qual é o curso que seguiu?

    Obrigado 🙂

  7. Avatar de JP (djlinux)

    Boas, muito bom vídeo, precisamos de mais, para mostrar a mais pessoas que o Linux ( sendo Kubuntu ou qualquer outra distribuição ) não são nenhum bicho de 7 cabeças 🙂

    Muito bom trabalho Carlos Carvalho, venham mais … Mas um pouco mais curtos pff 🙂

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Bom dia ,

      Foi muito longo eu sei , os próximos vão ser mais curtos e com maior dinâmica , está prometido .

      Abraço

      Carlos Carvalho

  8. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Excelente vídeo meu caro! Parabéns!

    Mas nunca consegui gostar do KDE. Acho aquilo muito bagunçado e cheio de firulas. Ta pior que Windows. xD

  9. Avatar de Vitor Pires
    Vitor Pires

    Boa noite, desde já quero dizer que infelizmente ainda não vi o video todo mas prometo que vou ver com toda atenção pois estou aprender este novo mundo para mim para quem 12 anos só conheceu Windows e a um ano para cá esta a fazer a transição de windows para Linux, neste caso já usei Ubuntu e agora estou com o Kubuntu, estou maravilhado com este mundo do Linux muito bom e espero aprender mais e mais com pessoas como Carlos Carvalho, desde já o meu muito obrigado.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Bom dia ,

      Eu é que agradeço a vossa persistência em ver um vídeo tão grande .

      E força nisso independentemente da idade o mudar para outra coisa qualquer que nos permite ficar numa zona confortável é só por si um acto de coragem .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  10. Avatar de Zeromadzero
    Zeromadzero

    Já à muito tempo que ando para mudar e agora que vi, explicado desta forma fluída, começo a pensar entrar no mundo Linux. Gostei muito deste tutorial e penso instalar num portátil já um pouco antigo que ainda corre o Vista (a carvão). O que hoje me impressionou foi a velocidade de resposta a praticamente todos os comandos pedidos e a desmistificação da caixa negra. Gostei muito do vídeo e fiquei bastante curioso. Muito obrigado!

  11. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia ,

    Esse de facto era o meu objectivo o desmistificar a caixa negra , fico satisfeito se no fundo esse objectivo foi compreendido .

    Os meus sinceros agradecimentos

    Carlos Carvalho