Aprenda a programar até 14 de Dezembro

22 Comentários

Iniciativa inédita em Portugal

Num país onde os programadores têm emprego quase garantido, surge agora uma iniciativa inédita que tem como principal objectivo ensinar a programar.

Durante uma semana ,a Code com o apoio da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e integrada na Computer Science Education Week, vão dar a possibilidade de aprender os princípios básicos de programação através de vários tutoriais online.

progamming


É já na próxima Segunda-Feira (8/12) que se realiza a Hour of Code, uma iniciativa muito interessante, aberta a todos os que queiram aprender a programar (pelo menos dar os primeiros passos).

Mas o que é a Hour of Code

A hora de código é um movimento global, atingindo dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países. Qualquer pessoa, em qualquer lugar poderá organizar um evento sobre a Hora de Código. Os manuais da Hora do Código estão disponíveis em mais de 30 idiomas. Nenhuma experiência é necessária.A faixa etária vai dos 4 a 104 – Saber mais aqui.

hour_code

No âmbito desta iniciativa irão ser disponibilizados vários materiais de apoio e até já existe uma página no Facebook – ver aqui. Toda a informação está em português, e tiveram a colaboração de profissionais da Microsoft, Google, Twitter e Facebook

Para participar neste evento basta que aceda aqui e faça gratuitamente o registo.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Boa iniciativa, mas tenho uma dúvida, como encontramos a “melhor” linguagem para nós?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pelo que li talvez sejam apenas os princípios básicos da programação, que são transversais a todas as linguagens.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      É subjectivo. Eu a título pessoal comecei com Python recentemente. É muito fácil de usar.

      1. Avatar de Rafael

        kekes é a primeira vez que estás a programar ?

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Depende do que queres programar… mas se estás a começar, python ou javascript são fáceis de entender e existem milhares de bons tutoriais.

    4. Avatar de Rapaz indignado
      Rapaz indignado

      A Hour of Code é sem dúvida alguma uma excelente ideia para a promoção da programação. Em resposta ao ervilhoid, pelo que me inteirei, não é utilizada nenhuma linguagem de programação específica. Este falam em programar como estruturação do raciocínio, desta forma serão alguns jogos, como de um tutorial se tratasse. Mas penso que numa fase mais avançada poderá aparecer algum código, mas possivelmente de nenhuma linguagem em específico.

    5. Avatar de Pedro
      Pedro

      ervilhoid, isso depende para que vertente preferires programar 🙂

      Se preferires o lado do cliente (client-side), aconselho-te a começares em C ou C++ pois têm uma boa performance e com tempo e dedicação consegue-se criar uma aplicação que corre em vários sistemas operativos de forma nativa (não precisa de nenhum extra instalado no computador); aconselho C se programares pela primeira vez para client-side 😉

      Se preferires o lado do servidor (server-side), aconselho-te a começares em JavaScript ou PHP pois a primeira ajuda os websites a ser mais interactivos com o utilizador e a segunda permite criar um website completo com acesso a bases de dados e tal situação permite, por exemplo, pesquisa ou recolha de informação; aconselho JavaScript se programares pela primeira vez para server-side 😉

      Quando souberes os conceitos básicos de uma linguagem, podes ir explorando outras pois já terás as noções necessárias para fazeres a mudança 😀

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        obrigado a todos pelas respostas, em relação ao Hour of Code eu sei que dão os princípios básicos. Pelo que aprendi, quem souber as bases sabe programar em qualquer linguagem desde que se saiba a sintaxe que muda entre elas, tenho umas bases em java, mas tenho trabalhos para fazer em php html, que nunca usei, e está a ser uma dor de cabeça, por outro lado queria começar uns projectos em android, que é java!!

      2. Avatar de LX
        LX

        o JavaScript é considerada client-side.
        Só se usares algo como o Node.js é que podes usa-la como server-side.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tens razão LX, estava embalado a escrever a resposta que me esqueci desse pormenor; o facto de JavaScript poder ser usado nas duas vertentes torna-a ainda mais versátil 🙂

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Introdução à programação -> codecademy + youtube.

    Se quiserem pagar por cursos online -> treehouse, lynda, udacity, etc…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ou então https://codebabes.com/ 😉

      Mas agora num tom mais sério, tens toda a razão 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        eish!!! muito bom 🙂 mas acho que atenção estaria comprometida após 5 minutos!!!

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      hoje em dia até se pode ver aulas do MIT ou de outras universidades.. se bem que eu gosto das coisas mais simplificadas, organizadas, e com menos seca.. por exemplo lynda.com
      mas para quem gosta de uma abordagem mais natural, aulinhas xD, fica aqui um exemplo..

      Curso: Introdução à Ciência de Computação – traduzido para portugues
      http://www.veduca.com.br/play/359

  3. Avatar de João Ribeiro

    Quem quiser começar a aprender a programar (C#, HTML, PHP, JavaScript, CSS, jQuery, etc.) pode visitar o meu site http://www.sys4soft.com que contem mais de 1300 vídeos feitos por mim sobre cada uma dessas linguagens, todos eles partindo do zero. Os vídeos fazem parte do meu canal do YouTube. Podem visitar. Eu não ganho dinheiro com isso, não tenho publicidade nem coisas do género. É simplesmente o meu portefólio.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Obrigado pela sugestão João e pelo o trabalho, claro!!! Vou investigar 🙂

    2. Avatar de Nelson Santos
      Nelson Santos

      Obrigado João Ribeiro, acabei de subscrever o seu canal no Youtube, e está espectacular,tem muitos videos abordando várias matérias,desde já os meus Parabens,neste momento interessa-me HTML5 E CSS3,visto estar a abordar isso no meu curso.
      Obrigado e Abraço.

  4. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Sem dúvida um boa iniciativa!!!
    Mas como o velho ditado:”Sem esforço nada se consegue”.

  5. Avatar de Luís Ferreira

    Na minha opinião, em questão de programação de iniciantes é óptimo, mas para quem quer aprender uma língua especifica, tem aqui um site onde o pode aprender, até porque pode servir como sugestão para um artigo…

    Link: http://www.codecademy.com/pt/

    Cumps,

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ouvi falar que alguem estava a fazer uma linguagem de programação toda em português, o seu nome era PT Basic ou algo parecido.
    Acho que é feita que questões educativas e talvez mais.

    Vou ficar de olho nisto, parece interessante mas não sei se é verdade o que ouvi.

  7. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    boas sugestões por aqui…essencialmente codeacademy, Khan academy para javascript, muito fixe ou Coursera Computer Science tambem em javascript.

    Para começar o Scratch mesmo, desenvolvido por um professor da universidade de Barkley.

    De resto, Computer Science no site edX com primeira aula em Scratch e dps para C e por ai a fora, PHP, HTML etc etc etc.

    Tem la uns mais basicos so com Scratch.

    Computer Science no site da Udacity em Python.

    Microsoft Virtual Academy, com Python e C.

    Todos com direito a certificado de participação acima dos 70%.

    Essencial mesmo, bons conhecimentos matematica, muitos algoritmos, e começar mesmo por linguagens de alto nível de abstração.

    Sendo as mais dificeis as de baixo nível, caso do Assembly e outras.

    Bons estudos.

    Um bem haja e um bom Natal 2014 e boas entradas 2015.

    Para todos amantes de informática e pessoal pplware.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado João é igualmente