Aprenda a instalar o PC-BSD 10 Joule no seu PC

14 Comentários

Além do Windows, MacOS e do próprio GNU/Linux, há outros sistemas operativos que são simplesmente fantásticos. Um dos exemplos é o PC-BSD, que é baseado no FreeBSD, que se destaca pela extrema estabilidade e segurança, tanto ao nível do Desktop como ao nível dos servidores.

O PC-BSD foi criado com o objectivo de garantir uma experiencia agradável, permitindo ao utilizador que instale, por exemplo, os ambientes gráficos que pretende (KDE, XFCE, LXDE e até o Mate). Hoje vamos aprender a instalar o PC-BSD 10.

pcbsd_000


Ao contrário do que se possa pensar, a instalação do PC-BSD 10 é relativamente simples e rápida. Para tal o utilizador apenas tem de decidir o que pretende instalar e seguir os passos intuitivos do instalador.

Passo 1 – A instalação do PC-BSD 10 pode ser realizada via interface gráfica ou texto. Para este tutorial vamos escolher instalação via interface gráfica seleccionando “Graphical Install

pcbsd_001

Passo 2 – Escolhemos agora se pretendemos instalar a versão Desktop ou a versão servidor. Vamos escolher a versão Desktop para este tutorial.

pcbsd_002

Carregando em Customize o utilizador pode decidir o que pretende instalar no sistema. Por exemplo, em Desktop podemos escolher os mais diversos ambientes gráficos de trabalho. Para este tutorial escolhemos o Gnome para ser o nosso ambiente gráfico de trabalho.

pcbsd_003

Passo 3 – Depois de escolhidos os pacotes a  instalar podemos indicar em que partição o sistema vai ser instalado. No nosso caso escolhemos a opção de instalar o sistema em todo o disco, sendo o particionamento realizado automaticamente.

pcbsd_004

Passo 4 – Depois é só confirmar a instalação carregando em YES

pcbsd_005

O processo de instalação demora cerca de 30 minutos.

pcbsd_006

Passo 5 – Depois de terminado o processo de instalação, carregamos em Finish

pcbsd_007

Passo 6 – Durante o processo de arranque é-nos dada a possibilidade de definir a resolução do ecrã. No nosso caso escolhemos 1024×768.

pcbsd_008

Passo 7 – Podemos também escolher o idioma do sistema.

pcbsd_009

Passo 8 – Indicamos agora qual o nosso fuso horário e atribuímos também um nome ao sistema.

pcbsd_010

Passo 9 – Escolhemos agora uma password para o superutilizador root

pcbsd_011

Passo 9 – O sistema de instalação obriga também à criação de um novo utilizador. Para isso basta indicar o nome, nickname e password.

pcbsd_012

Passo 10 – E está feito, basta que carreguem em Finalizar para se autenticarem no sistema.

pcbsd_013

Passo 11 – A autenticação no sistema é efectuada com as credenciais criadas no Passo 9.De referir que caso tenham instalado mais do que um ambiente gráfico de trabalho podem agora escolher qual pretendem para a vossa sessão.

pcbsd_014

Agora é a vossa parte! Explorem o sistema e validem a estabilidade do mesmo. O PC-BSD 10 traz já um conjunto de ferramentas pré-instaladas mas facilmente podem instalar outras.

pcbsd_016

 

PC-BSD é sem dúvida um sistema operativo amigável que facilmente se confunde com o GNU/Linux. Como referimos este sistema traz já vários pacotes que podem ser instalados offline ou através dos repositórios do PC-BSD. Experimentem e digam-nos o que acharam.

Download: PC-BSD
Homepage: PC-BSD

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tomesoares
    tomesoares

    Não conhecia!!!
    Vou experimentar baseado neste excelente post.
    Cumps

  2. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    …então e a instalação de pacotes / repos como funciona?

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      ok já descobri:

      “A big question arising is how simple would it be to get new software in PC-BSD. The answer is: very easy. The desktop (plasma) icon Download PBIs is what you need. It’s a link to an online repository of self-installable packages a-la RPM or DEB, allowing you to download and install new software in just one double-click.”

    2. Avatar de portaro
      portaro

      Funciona com o sistema port, compila e instala -> https://www.freebsd.org/ports/ , tal como o Gentoo que é um GNU/Linux que implmenta este sistema de gestão de aplicações.

      São sistemas muito estáveis e muito bons para trabalhos específicos pois o rendimento é melhor estão mais despoluídos, mas dependem de alguma interacção de administração do usuário , configurações manuais de arquivos etc.

      Uma boa sugestão do peopleware para usuários já com conhecimento de algum sistema e para desenvolver mais competências com sistemas tipo Unix.

      1. Avatar de Miguel C.
        Miguel C.

        Usar as ports que é uma bela opção para quem quer ou precisa de ter as versões mais recentes.

        Mas existem também os “packages” com o novo sistema “pkgng”.

        Por exemplo para instalar o firefox bastaria:
        # pkg install firefox

        Os pkg são compilados a partir das ports e salvo erro são actualizados semanalmente no repo oficial, embora seja possível até ter o nosso repo ou usar outro remoto (o PC-BSD por exemplo tem o seu repo próprio em vez de usar o do freebsd.org)

        Claro que os PBI são feitos a pensar no PC-BSD e na mínima intervenção do utilizador… dando mais uma vez o exemplo do Firefox, já teriam suporte para alguns plugins (flash por exemplo) enquanto que via pkg já envolve mais intervenção manual.

        1. Avatar de portaro
          portaro

          Efectivamente amigo, já havia lido isso em algum lado recordas-me agora que houve distros baseadas em BSD que implementaram o uso /técnica de pacotes já pré-compilados em repositoŕios creio que extra acho uma boa ideia no sentido de que mais pessoas possam usufruir de mais facilidade em instalar certos pacotes mais gerais. Obrigado por comentares e relembrar-me isso.

  3. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    Temple OS rulez! Kappa

  4. Avatar de Miguel C.
    Miguel C.

    O que eu não percebo é qual a vantagens de publicar artigos que apenas mostram o que qualquer utilizador saberia fazer “clicar next”

    “Carregando em Customize o utilizador pode decidir o que pretende instalar no sistema. Por exemplo, em Desktop podemos escolher os mais diversos ambientes gráficos de trabalho. Para este tutorial escolhemos o Gnome para ser o nosso ambiente gráfico de trabalho.”

    Ora não poderiam aqui explicar/mostrar mais um pouco sobre as opções, não só de DE mas do resto inclusive? E falando em DE podiam ter aproveitado para mencionar o “Lumina” que é um DE 100% BSD que pode ser usado no PC-BSD (ou freeBSD e mesmo alguns linux)

    Pior ainda…
    “Passo 3 – Depois de escolhidos os pacotes a instalar podemos indicar em que partição o sistema vai ser instalado. No nosso caso escolhemos a opção de instalar o sistema em todo o disco, sendo o particionamento realizado automaticamente.”

    A escolha que foi feita foi em relação ao FILESYSTEM, o PC-BSD (e freeBSD 10+) usa por default o ZFS e nem nisso falaram… o que seria muito importante visto que para alguns portateis pode ser muito má opção, visto que o ZFS gosta *muito* de RAM, pelo que pode ser uma melhor escolha o UFS e ai sim poderia falar nas partições…

    Nesse paço o que voces esoclheram foi o FILESYSTEM e não é usado o disco todo por default, 2GB ficam para swap, o resto para o ZFS)….

    Enfim melhor ficar por aqui…. mas honestamente pplware o profissionalismo deste blog está cada vez pior.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Miguel, há tutoriais básicos e tutoriais avançados. Neste caso, sendo a primeira vez que analisamos o PC-BSD começamos por um tutorial básico, não concordas?
      (Conheço muita gente que tem a mania que domina estas coisas, fala de tudo mas depois nem instalar sabem…tas a ver a ideia?)

      1. Avatar de Lucs
        Lucs

        Fico então a aguardar um tutorial mais avançado, pois lamento em dizer mas concordo com o Miguel C.: é como se eu perguntasse os passos para escrever um livro e que me explicassem o alfabeto primeiro …
        Quem experimenta (ou se atreve) a instalar um sistema operativo, é porque já passou a fase do “next-next-next”…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Olá Lucs, há sempre quem não saiba e no Pplware tentamos adequar os nossos artigos a todo o género de leitores.

          Cumps,

    2. Avatar de NT
      NT

      Boas,

      Sem dúvida concordo com quase tudo (principalmente a parte do sistema de ficheiros, porque depois pc’s ficam super lentos e o pessoal diz que o sistema não presta).

      No entanto acho que podias contribuir aqui para o ppl, porque não meteres ‘uma posta’ no http://forum.pplware.com/ e se o pessoal do pplware achar que vale a pena pode publicar (e é claro não esquecer créditos)

      Por acaso agora fiquei curioso é para saber qual a versão do gnome que vem com isso, porque sei que há uns meses atrás estive com o freeBSD e meti o KDE, porém prefiro o gnome (para mim é melhor, mas cada um com a sua panca).
      Mandem vir mais de BSD pois acho que é um sistema que está a ganhar muita adopção nestes ultimos tempos.

  5. Avatar de ACMSeBr

    Ótimo poste.

    Estou tentando pro um Os muito simples para edição de texto.

    Percebi que tem uma opção de Backup tipo NAS.

    Obrigado pelo poste Pedro Pino.

    1. Avatar de quim
      quim

      e agora tenta em Ingrês que talvez seja mais compreensível…