Apple Watch – 10 funcionalidades que desconhece

101 Comentários

O Apple Watch é um dispositivo que está a mudar o conceito de relógio. Não é que seja único no mercado, mas nas pequenas coisas importantes da vida o relógio da Apple tem uma presença simples, determinada e útil.

Hoje vamos mostrar 10 pequenos truques que provavelmente desconhece que são possíveis de fazer no seu Apple Watch.

Apple Watch - 10 funcionalidades que desconhece


Pese o facto de o Apple Watch ainda ser um objecto caro e de utilidade relativa, é verdade que a Apple está a capacitar este gadget com funcionalidades únicas num relógio, isto comparando ao que conhecemos de relógio convencional.

Um dia, os responsáveis da Apple sugeriram que olhássemos para um montra de um relojoeiro, isto porque o paradigma estaria já a mudar no que toca ao significado de relógio. A Apple e muitas outras marcas estão a mudar a realidade dos relógios e, cada vez mais, temos um assistente no pulso e não apenas um contador de tempo.

 

O Apple Watch permite que…

 

1 – Permite que tenhamos um despertador para nos acordar do sono

pplware_apple_watch_dicas09

Facilmente colocamos à noite, na hora de deitar, o relógio para nos servir como despertador. Ainda ao jeito dos antigos, temos as horas bem visíveis apenas com um suave toque na mesa onde este repousa e carrega. Vamos ver como tirar proveito desta funcionalidade.

 

Activar o modo Cabeceira

Ao usar o modo Cabeceira, o Apple Watch mostra a data e a hora, bem como a carga restante. Se definir um alarme, ele também será exibido no mostrador do relógio. Para activar o modo Cabeceira:

  1. Coloque o Apple Watch de lado.
  2. Conecte o Apple Watch ao carregador.
  3. Depois que começar a carregar, o Apple Watch entrará automaticamente no modo Cabeceira.

Quando o Apple Watch estiver no modo Cabeceira sem que o esteja a utilizar, a ecrã será desligado. Para o ver novamente, toque no ecrã, pressione a Digital Crown ou o botão lateral, ou empurre o Apple Watch de leve. Pode ser que empurrar ou tocar na mesa funcione; experimente.

 Definir um alarme

O alarme do Apple Watch é diferente dos alarmes do iPhone. É necessário definir ou ajustar um alarme para o modo Cabeceira do Apple Watch:

  • Abra a app Alarmes no Apple Watch.
  • Pressione o ecrã com firmeza e toque em Adicionar Alarme.
  • Toque no ecrã ou gire a Digital Crown para ajustar o alarme.

Pode ainda pedir à Siri que defina um alarme por si. Mantenha pressionada a Digital Crown até que a Siri surja e defina o alarme por voz.

Antes que o alarme inicie em modo Cabeceira, o ecrã fica mais claro e o texto fica amarelo. Quando o alarme for iniciado, o Apple Watch emitirá um som. Para desactivar o alarme, pressione o botão lateral. Para adiar o alarme por nove minutos, pressione a Digital Crown.

 

2 – Permite Desbloquear o seu Mac

pplware_apple_watch_desbloqueio00

Com a introdução do macOS Sierra, a Apple aumentou a interactividade do Apple Watch com o sistema operativo dos Macs. Desta forma, o utilizador poderá facilmente deixar de digitar a sua palavra-passe para entrar no seu Mac.

Caso possua um Mac (2013 ou posterior) com o macOS Sierra, o Apple Watch pode desbloquear imediatamente o Mac quando é reactivado. É necessário que tenha sessão iniciada em iCloud com o mesmo ID Apple no Mac e no Apple Watch.

Ecrã do Apple Watch a mostrar a mensagem “Mac desbloqueado “MacBook Air de Vitor” desbloqueado pelo Apple Watch”.

Para usar o “Desbloqueio automático”, é necessário seguir alguns passos que mostramos aqui.

 

3 – Permite Controlar música num Mac ou PC

pplware_apple_watch_dicas01

É possível utilizar a aplicação Remote ícone do Remote no Apple Watch, para reproduzir música no iTunes num computador que esteja na mesma rede Wi-Fi.

Adicionar uma biblioteca do iTunes: abra a aplicação Remote ícone do Remote no Apple Watch e, em seguida, toque em “Adicionar dispositivo”. No iTunes no computador, clique no botão Remote junto ao topo da janela do iTunes e, em seguida, introduza o código de 4 dígitos apresentado no Apple Watch.

Não procure o botão Remote no iTunes antes de tocar em “Adicionar dispositivo” no Apple Watch — o botão aparece apenas quando um comando à distância está a tentar estabelecer ligação. No iTunes 12 e posterior, o botão Remote encontra-se na parte superior à esquerda, por baixo do nivelador de volume. No iTunes 11 e anterior, o botão Remote encontra-se na parte superior à direita, por baixo do campo de pesquisa.

pplware_apple_watch_dicas02

O botão Remote no iTunes surge enquanto está a tentar adicionar a biblioteca ao Apple Watch.

Escolher uma biblioteca para ser reproduzida: se tiver apenas uma biblioteca, não é necessário fazer nada. Se adicionou várias bibliotecas, toque na pretendida ao abrir a aplicação Remote ícone do Remote no Apple Watch. Se já estiver a reproduzir música, toque no botão Voltar na parte superior à esquerda dos controlos de reprodução e, em seguida, toque na biblioteca.

pplware_apple_watch_dicas03

Controlar a reprodução

Utilize os controlos de reprodução na aplicação Remote. Rode a Digital Crown para ajustar o volume.

Remover uma biblioteca

Na aplicação Remote, clique no ícone do Remote no Apple Watch, toque no botão Voltar na parte superior à esquerda para visualizar os dispositivos, prima com firmeza o ecrã e, em seguida, toque em Editar.

Quando os ícones dos dispositivos começarem a tremer, toque no X daquele que pretende remover e, em seguida, toque em Remover. Caso seja o único dispositivo de comando à distância, não é necessário fazer mais nada — caso contrário, toque no visto para concluir a edição.

Com este software também pode controlar a Apple TV, basta adicionar o dispositivo seguindo os passos descritos acima.

 

4 – Permite fazer uma chamada de emergência

pplware_apple_watch_dicas04

Em caso de emergência, utilize o Apple Watch para pedir rapidamente ajuda.

Para activar e adicionar um contacto de emergência S.O.S.: Abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em O meu relógio, vá a Geral > S.O.S. emergência, aqui pode activar e desactivar esta funcionalidade assim como adicionar um contacto para ao usar esta função. Este contacto ser notificado, assim, toque em Adicionar contacto.

pplware_apple_watch_dicas05

Fazer uma chamada de emergência: prima sem levantar o dedo o botão lateral até surgir o nivelador e, em seguida, arraste o nivelador de “S.O.S. emergência” para a direita. O Apple Watch efectua uma chamada para os serviços de emergência da região onde o utilizador se encontra, por exemplo, 112. Após a chamada terminar, o Apple Watch alerta os seus contactos de S.O.S. que efectuou uma chamada e envia-lhes a sua localização atual.

Sugestão: Também pode premir e manter premido o botão lateral até o Apple Watch emitir um sinal sonoro e iniciar uma contagem decrescente. Quando a contagem decrescente terminar, o Apple Watch efectua uma chamada para os serviços de emergência. O Apple Watch emite um sinal sonoro mesmo que esteja no modo sem som; por isso, se estiver numa situação de emergência em que não pretenda fazer barulho, use o nivelador “S.O.S. emergência” para efectuar uma chamada para os serviços de emergência sem contagem decrescente.

O ecrã do Apple Watch a mostrar três niveladores: Desligar, ficha médica e “S.O.S. emergência”.

Nota: Para efectuar uma chamada, o iPhone necessita estar próximo do Apple Watch ou o Apple Watch necessita de estar ligado a uma rede Wi-Fi conhecida e de ter chamadas por Wi-Fi activadas.

Cancelar uma chamada de emergência: Se iniciou uma chamada de emergência acidentalmente, prima com firmeza o ecrã e, em seguida, toque em “Desligar chamada” para cancelar.

Desativar a chamada automática: Se não pretender que o Apple Watch inicie automaticamente a contagem decrescente de emergência ao premir e manter premido o botão lateral, desactive a chamada automática. Abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em “O meu relógio”, vá a Geral > S.O.S. emergência e, em seguida, desactive a opção de manter premido para efectuar chamada automática. Continua a ser possível efectuar uma chamada de emergência com o nivelador “S.O.S. emergência”.

 

5 – Permite fazer capturas do ecrã no Apple Watch

watch-take-screenshot-animation

Uma das facilidades do sistema iOS da Apple era podermos tirar capturas do ecrã apenas com dois botões pressionados em simultâneo. Essa facilidade foi também transmitida para o watchOS e, com isso, o utilizador do Apple Watch pode tirar capturas do ecrã sem grandes sobressaltos. Este guia é simples e irá mostrar como o fazer, pois alguns utilizadores desconhecem esta funcionalidade que por vezes dá muito jeito.

Para efectuar uma captura de ecrã no Apple Watch, é necessário activar a configuração. No iPhone, abra a app do Apple Watch, toque no separador O meu relógio e, em seguida, toque em Geral > Activar capturas de ecrã.

pplware_apple_watch_dicas06

Siga estes passos para efectuar uma captura de ecrã:

  1. Mantenha premido o botão lateral do Apple Watch.
  2. Em seguida, prima e solte a Digital Crown.
  3. Depois de efectuar uma captura de ecrã, poderá encontrá-la na app Fotografias no iPhone.

 

6 – Permite fazer chamadas através de Wi-Fi

pplware_apple_watch_dicas10

Esta é uma funcionalidade que poderia ter mais destaque, embora perca visibilidade pelo facto de em Portugal, para já, ainda não haver nenhuma operadora que a disponibilize.

Contudo, é uma opção muito interessante pois permite que o Apple Watch possa fazer chamadas mesmo quando não está ligado ao iPhone, atribuindo assim uma versatilidade maior a um dispositivo de pulso.


Mas como é isso possível?

Caso a sua operadora móvel disponibilize chamadas através de Wi-Fi (que em Portugal ainda não existe nenhuma com este serviço, mas que será disponibilizado em breve), pode utilizar o Apple Watch para fazer e receber chamadas através de Wi-Fi em vez de utilizar a rede móvel — mesmo quando o iPhone emparelhado não está consigo ou está desligado. O Apple Watch só tem de estar no raio de alcance de uma rede Wi-Fi à qual o seu iPhone tenha estado ligado no passado.

Para ver se a sua operadora disponibiliza chamadas por Wi-Fi, verifique aqui:

Efectuar uma chamada através da funcionalidade Chamadas por Wi-Fi

Com a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi, pode efectuar uma chamada numa área com pouca ou nenhuma cobertura de rede móvel, caso disponha de uma ligação Wi-Fi.

Para utilizar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi, necessita de um iPhone 5c ou posterior com uma operadora suportada.

Efectuar chamadas por Wi-Fi no iPhone

Active as chamadas por Wi-Fi em Definições > Telefone > Chamadas por Wi-Fi. Poderá ter de introduzir ou confirmar o seu endereço para os serviços de emergência.*

Se a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi estiver disponível, verá o Wi-Fi após o nome da operadora na barra de estado. Em seguida, as suas chamadas serão efectuadas a partir da funcionalidade Chamadas por Wi-Fi.

*Quando o serviço móvel está disponível, o iPhone utiliza-o para efectuar chamadas de emergência. Se tiver activado a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi e o serviço móvel estiver indisponível, as chamadas de emergência poderão utilizar a funcionalidade. As chamadas de emergência poderão partilhar as informações de localização do dispositivo para ajudar os serviços de emergência a encontrá-lo, independentemente de ter os Serviços de localização activos. Consoante a sua operadora, os serviços de emergência poderão utilizar o endereço registado na operadora.

Efectuar e receber chamadas por Wi-Fi noutro dispositivo

Se a sua operadora suportar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi em dispositivos suportados ligados pelo iCloud, também pode efectuar e receber chamadas por Wi-Fi noutros dispositivos. Pode utilizar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi nestes dispositivos mesmo que o iPhone não esteja ligado nem na mesma rede Wi-Fi:

  • iPad ou iPod touch com o iOS 9 ou posterior
  • Apple Watch com o watchOS 2 ou posterior
  • Mac (2012 ou modelo posterior) com o OS X El Capitan

A funcionalidade Chamadas por Wi-Fi não se encontra disponível no Mac Pro (meados de 2012).

Certifique-se de que tem sessão iniciada no iCloud e no FaceTime com o mesmo ID Apple que utiliza no iPhone. Certifique-se também de que os dispositivos possuem o software mais recente.

Para efectuar uma chamada por Wi-Fi no iPad, iPod touch, Apple Watch ou Mac, siga estes passos.

Efectuar uma chamada no iPad, iPod touch ou Mac

  1. Se ainda não tiver adicionado o dispositivo que lhe permite utilizar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi,adicione-o.
  2. Abra o FaceTime.
  3. Toque em Áudio.
  4. Introduza um contacto ou um número de telefone e toque em Chamadas por Wi-Fi .

Também pode efectuar uma chamada ao tocar num número de telefone nas apps Contactos, Mail, Mensagens, Safari, entre outras.

Efectuar uma chamada no Apple Watch

  1. Abra a app Telefone.
  2. Seleccione um contacto.
  3. Toque em Chamadas por Wi-Fi.
  4. Seleccione o número de telefone ou o endereço FaceTime ao qual pretende ligar.

Adicionar um dispositivo

Certifique-se de que o dispositivo que pretende adicionar possui a versão mais recente do software. Em seguida, siga os passos indicados abaixo:

  1. No iPhone, aceda a Definições > Telefone e active as opções Chamadas por Wi-Fi e Chamadas noutros dispositivos.
  2. Toque em Adicionar chamadas Wi-Fi noutros dispositivos.
  3. Nos outros dispositivos, inicie sessão no iCloud e no FaceTime com o mesmo ID Apple e a mesma palavra-passe que utiliza no iPhone.
  4. Active a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi:
    • No iPad ou iPod touch, aceda a Definições > FaceTime > Chamadas do iPhone e toque em Atualizar para chamadas por Wi-Fi.
    • No Mac, abra o FaceTime e seleccione FaceTime > Preferências > Definições e seleccione Chamadas do iPhone > Actualizar com chamadas por Wi-Fi.
  5. Quando surgir um código de seis dígitos, introduza-o no iPhone e toque em Permitir.

No Apple Watch, a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi é activada quando seleciona a opção Chamadas noutros dispositivos.

Se não conseguir adicionar um dispositivo, efectue as seguintes verificações:
  • No iPhone, certifique-se de que a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi e a opção Permitir chamadas estão activadas e que o dispositivo surge em Permitir chamadas em.
  • Certifique-se de que está a utilizar o mesmo ID Apple para o FaceTime e o iCloud no iPhone e no outro dispositivo.

Remover um dispositivo

Se não pretender utilizar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi num dos seus dispositivos, pode removê-lo:

  1. No iPhone, aceda a Definições > Telefone > Chamadas noutros dispositivos.
  2. Na lista de dispositivos, desactive a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi para o dispositivo que pretende remover.

Para desactivar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi no Apple Watch, aceda à app Watch no iPhone, toque em Telefone e, em seguida, toque em Chamadas por Wi-Fi.

Obter ajuda

Se não conseguir activar nem utilizar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi, certifique-se de que a sua operadora suporta esta funcionalidade e de que os dispositivos possuem o software mais recente. Em seguida, siga estes passos caso não consiga activar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi nem efectuar uma chamada por Wi-Fi. Aguarde dois minutos antes de avançar de um passo para o outro.

  1. Aceda a Definições > Telefone > Chamadas por Wi-Fi e certifique-se de que a funcionalidade está activada.
  2. Reinicie o iPhone.
  3. Ligue-se a uma rede Wi-Fi diferente. Nem todas as redes Wi-Fi suportam a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi.
  4. Desactive e volte a ativar a funcionalidade Chamadas por Wi-Fi.
  5. Aceda a Definições > Geral > Repor e toque em Repor as definições de rede.

O FaceTime não se encontra disponível em todos os países nem em todas as regiões.

Nota: É possível efectuar chamadas de emergência por Wi-Fi, mas, sempre que possível, opte por usar o iPhone através da rede móvel — a informação de localização é mais precisa.

Activar as chamadas por Wi-Fi no iPhone

No iPhone, vá a Definições > Telefone e active as opções Chamadas por Wi-Fi e Chamadas noutros dispositivos.

Activar as chamadas por Wi-Fi no Apple Watch: abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em “O meu relógio”, toque em Telefone e, em seguida, active a opção “Chamadas por Wi-Fi”. Caso a definição não esteja visível, certifique-se de que ativou as chamadas por Wi-Fi no iPhone.

O ecrã de definições do Telefone na aplicação do Apple Watch no iPhone, com o controlo de chamadas por Wi‑Fi perto do centro do ecrã.

Sugestão: Certifique-se de que o seu endereço de emergência está actualizado — no iPhone, aceda a Definições > Telefone > Chamadas por Wi-Fi e, em seguida, toque em Actualizar endereço de emergência. Se os serviços de emergência não conseguirem determinar a sua localização, dirigem-se ao endereço de emergência.

 

7 – Permite chamar o Siri

pplware_apple_watch_dicas07

Esta funcionalidade é interessante para o libertar de usar as mãos quando vai a conduzir, quando vai a praticar desporto ou quando simplesmente quer atalhar processos. Recorrer ao Apple Watch, chamar o assistente pessoal Siri e pedir para executar tarefas. Pese o facto de não termos ainda o idioma português de Portugal disponível, o sistema “aprende” com o treino, começa por adaptar os pedidos à nossa forma de pronunciar as palavras.

O Siri pode realizar tarefas e dar respostas no Apple Watch. Experimente pedir ao Siri para realizar tarefas que normalmente envolvem várias etapas.

Encontrará sugestões de pedidos que pode fazer a Siri ao longo deste manual. Têm o seguinte aspeto:

Peça ou pergunte ao Siri. Diga, por exemplo:

  • “Começar uma corrida ao ar livre de 30 minutos”
  • “E aí, Siri, ligar para a Paula”
  • “Abrir a Mapas”

Mas há imensos exemplos que pode trabalhar com o assistente pessoal para facilitar a sua utilização, até escrever uma mensagem escrita ou responder no chat.

Ao premir a Coroa Digital aparece a frase “Em que posso te ajudar”, se dissermos “ajuda” ele mostrará uma listagem de tópicos que podemos usar. Os tópicos incluídos são os Alarmes, Lembretes e Relógio.

Para pedir ao Siri para efectuar uma tarefa: basta dizer “E aí Siri” seguido do pedido. Pode também premir e manter premida a Coroa Digital até ser apresentado o indicador de escuta na parte inferior do ecrã e, depois, enunciar o pedido e soltar a Coroa Digital. Para responder a uma pergunta de Siri ou para continuar a conversa, mantenha premida a Coroa Digital e fale.

Sugestão: Após perguntar algo à Siri pode baixar o seu pulso. Sentirá um toque quando a Siri tiver uma resposta.

É uma funcionalidade que ainda não está muito enraizada no utilizador português, contudo, e dado que mais aplicações de terceiros começam a usar a nova API do SIRI, será uma ferramenta importantíssima.

 

8 – Ligar a auscultadores ou a colunas Bluetooth

pplware_apple_watch_dicas08

É possível armazenar música no Apple Watch e, em seguida, ouvi-la com nuns auscultadores ou numas colunas Bluetooth sem ter o iPhone por perto.

Sugestão: Se tiver AirPods que tenham sido configurados com o seu iPhone, estão prontos a usar com o Apple Watch — basta premir o botão de reprodução.

Emparelhar auscultadores ou colunas Bluetooth

Necessita de uns auscultadores ou de umas colunas Bluetooth para ouvir música com o Apple Watch. É simples de emparelhar, basta seguir as instruções fornecidas com os auscultadores ou com as colunas para as colocar no modo de detecção. Quando o dispositivo Bluetooth estiver pronto, abra a aplicação Definições com o ícone Definições no Apple Watch, toque em Bluetooth e, em seguida, toque no dispositivo quando este surgir.

Se mudar a origem da música para o Apple Watch antes de emparelhar os auscultadores ou colunas Bluetooth, surge um botão Definições no centro do ecrã que o encaminha para as definições Bluetooth no Apple Watch, onde pode adicionar um dispositivo de música.

Seleccionar a saída de áudio: Passe os dedos para cima no mostrador para abrir a central de controlo, toque no ícone de saída de áudio e, em seguida, escolha o dispositivo que pretende utilizar.

 

9 – Permite Utilizar a Wallet para cartões e bilhetes

pplware_apple_watch_dicas11

Esta é uma funcionalidade fantástica para quando vamos viajar de avião. Facilmente temos o bilhete no pulso e escusamos ter de tirar o smartphone do bolso.

A aplicação Wallet ícone Wallet no Apple Watch pode guardar cartões, incluindo cartões de embarque, bilhetes, vales e muito mais, num único lugar. Os cartões na Wallet no iPhone sincronizam automaticamente para o Apple Watch. Mostre um cartão no Apple Watch para embarcar num voo, entrar numa sala de cinema ou usar um vale. Para definir opções para os seus cartões no Apple Watch, abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em “O meu relógio” e, em seguida, toque em Wallet e Apple Pay.

A aplicação Wallet mostra uma lista de cartões; toque num cartão para o visualizar.
  • Adicionar um cartão: siga as instruções incluídas no e-mail enviado pelo emissor, abra a respectiva aplicação ou toque em Adicionar na notificação.
  • Usar um cartão: se for apresentada uma notificação no Apple Watch, toque na notificação para ver o cartão. Pode ser necessário deslocar-se para ver o código de barras. Em alternativa, abra a Wallet, selecione o cartão e, em seguida, passe o código de barras à frente do leitor.
  • Reorganizar os cartões: no iPhone, abra a aplicação Wallet e, em seguida, arraste para organizar os cartões. A nova ordem reflecte-se no Apple Watch.
  • Receber uma notificação se o cartão for alterado: Em alternativa, abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em “O meu relógio”, toque em Wallet e Apple Pay, toque no cartão e, em seguida, toque em “Como no iPhone” por baixo das notificações. Se o cartão for alterado, como por exemplo, o terminal no seu cartão de embarque, actualize também o cartão no Apple Watch.

Já não precisa de um cartão? Apague o cartão no iPhone. Abra a aplicação Wallet, toque no cartão, toque em botão Informação e, em seguida, toque em Apagar.

 

10 – Permite Localizar o iPhone

pplware_apple_watch_dicas12

Esta é outra daquelas funcionalidades que sabendo que existe… pode ser muito útil. Quantas vezes não andou à procura do seu iPhone dentro de casa, do carro ou no escritório e perdeu tempo útil porque ele estava “escondido”?

Nestes e noutros casos… o Apple Watch pode dar uma ajuda, se o iPhone estiver por perto.

Procurar o iPhone: Passe o dedo para cima a partir da extremidade inferior do mostrador para abrir a central de controlo e, em seguida, toque no botão “Procurar o iPhone”. O iPhone emite um sinal sonoro para que possa saber onde está.

A central de controlo, com o botão “Procurar o iPhone” mostrado na parte inferior esquerda.

Sugestão: No escuro? Toque a mantenha o dedo sobre o botão “Procurar o iPhone” e o iPhone também emite um sinal luminoso.

Se o iPhone não estiver no raio de alcance do Apple Watch, experimente usar Encontrar iPhone em iCloud.com.

Encontrar o Apple Watch: Se perdeu o relógio, utilize “Encontrar iPhone” para ver a sua localização, reproduzir um som, colocá-lo no modo Perdido, ou apagá-lo. Abra “Encontrar iPhone” no iPhone e, em seguida, toque no seu relógio na lista de dispositivos. Para obter mais informações, abra “Encontrar iPhone” e, em seguida, toque em Ajuda no canto superior esquerdo.

Reproduzir um som no Apple Watch: abra a aplicação do Apple Watch no iPhone, toque em “O meu relógio” e, em seguida, toque no seu Apple Watch na parte superior do ecrã. Toque no botão Informação e, em seguida, toque em “Encontrar Apple Watch”. Na aplicação “Encontrar iPhone” no iPhone, toque no seu relógio, toque em Acções e, em seguida, toque em “Reproduzir som”.

 

Em resumo…

Bem aproveitado, o Apple Watch consegue ter várias outras utilidades para além de “mostrar as horas”. Claro que é importante descobrir todo o seu potencial para usufruirmos do preço que este nos custou. Mas se pensa que este gadget é limitado… está enganado!

Partilhar:

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de me and me
    me and me

    11-mostra as horas…

    1. Avatar de vitor
      vitor

      por acaso esta é a única que conheço. O resto só serve para inglês ver

      1. Avatar de Pedro Guedes
        Pedro Guedes

        Não tens um 😉 claro.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          loool…

          realmente aquilo é mesmo comentario de quem provavelmente quer mas….

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        O Android Wear faz muito mais.

        1. Avatar de Julio
          Julio

          mas é feio rs

  2. Avatar de Alpha
    Alpha

    Não é limitado só por causa dessas funções, cada uma mais “útil” que a outra?! Mais que não seja é limitado pela autonomia ridicula. É uma bugiganga sem sucesso em que a Apple não investe mas também não extingue.

    1. Avatar de Nuno Rompante
      Nuno Rompante

      Alpha peço desculpa mas discordo completamente de ti no que diz respeito á autonomia do Apple Watch pois com um dia de uso o menu não passa abaixo dos 50% de bateria. Pode perfeitamente aguentar acima de 48 horas de autonomia. É lógico que não podemos fazer uma comparação com um relógio normal pois não serve só para mostrar horas e a data.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Não precisas de pedir desculpa. É mais que um relógio normal, mas é menos que um telemóvel, portanto deveria ter mais autonomia que o mesmo. De que serve ter um relógio que pretende facilitar a vida se temos de andar com (mais um) carregador atrás?

    2. Avatar de FAB
      FAB

      Então a Apple não atualizou o Watch? Sabes muito sabes…

      A bateria dá para entre 1 dia inteiro a 2 dias, dependendo da utilização. É mais que suficiente, e não é preciso quase fazer uma operação para o carregar (como alguns Garmin, p.ex.)

      Quem é limitado és tu. Estas são as básicas, há funções muito mais úteis.

      Estes invejosos…

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Actualizou, foi uma inovação fantástica, deve ter investido imenso na mesma… Lol?
        1 a 2 dois dias? Ou seja, carregas todos os dias ou no dia a seguir ficas sem bateria e meio, que autonomia espetacular para um relógio!
        É tão útil que ninguém lhe pega…

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Sim, investiu de tal maneira que é o relógio mais completo e mais poderoso do mercado, mas de longe, nem tem comparação!

          A autonomia é mais que suficiente.

          Isto não é treta que tens que diz que dura 3 dias, dura 10 horas no máximo.

          E carregar, não é com cabos e contactos, é só pousar em cima do carregador magnético.

          Vê-se logo que não sabes de nada que não seja chinesisses…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não uso relógios, mas um relógio com autonomia de 2 dias é simplesmente ridículo, tendo em conta o propósito básico de um relógio.
            Tens que andar mais preocupado com a bateria do que propriamente com as horas lol

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Ridículo porque é da Apple, os outros é menos, e já não achas isso!

            Não gostas? Tudo bem.

            Agora entre pousar o relógio em cima da mesa (normal), e pousar o relógio em cima do carregado (Apple), qual é a diferença?

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Então isso que dizer que antes da Apple ter atualizado não era o ” relógio mais completo e mais poderoso do mercado”? A autonomia é mais que suficiente para quem dorme todos os dias em casa… Carregamento magnético? Aquilo que o iPhone ainda não tem? É prático, não é? E vê lá tu que até as “chinesiCes” já têm. 😉

        2. Avatar de Beta
          Beta

          Ninguém lhe pega? heheh, se a Apple é segunda marca no mundo, atrás da Rolex, que mais relógios vende é um “ninguém lhe pega”, imagina se pegassem.

          1. Avatar de Daniel Pinto
            Daniel Pinto

            A pessoa que se queixa da bateria de um smartwatch é por norma aquele que nunca usou um porque sim. É o típico não gosto de alheira porque não!

            Se eu carrego o meu telefone todos os dias porque não o relógio? Qual é o grande problema? E na verdade o meu watch aguenta-se bem 2 dias.

          2. Avatar de FAB
            FAB

            Não é só isso, Daniel.

            Carregar o telemóvel, uma pessoa normalmente não anda com ele quando chega a casa, o relógio está sempre connosco, no pulso. Aquela coisa de quando se vai para a cama “onde é que está o telemóvel”.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            @ Beta:
            Estás a comparar o incomparável. Os (verdadeiros) relógios não ficam desatualizados, nem se trocam num ou dois anos como acontece com os smartwatches, para além de serem as vendas iniciais, enquanto novidade, é preciso esperar até o mercado estabilizar. Compara antes com outro gadget da Apple, como o iPhone…

            @Daniel:
            É verdade que não tendo comprado um não tenho necessidade de o gabar irracionalmente para justificar a mim mesmo as centenas gastas e assim posso dizer que prefiro salpicão a alheira. Se carregas o telefone todos os dias, porque não encher o depósito do carro todos os dias? 2 dias para algo que é suposto ser prático não é satisfatório, a não ser que durmas sempre em casa, tens de andar com o carregador atrás, não é prático, gostes de alheira ou não.

        3. Avatar de Portimão
          Portimão

          Oh Alpha, deixa-te lá de tretas.
          Chamas de flop o Apple Watch mas vende mais que todos os smartwatchs com Android Wear juntos.

          LOL… O verdadeiro smartwatch é o Apple Watch! É o melhor e mais completo smartwatch do mercado. Aceita que doi menos.

          Se os smartwatches sao uma tecnologia muito útil? Isso já é outra discussão, mas o Apple Watch é o melhor do mercado. Se achas que vende pouco o que dizer das porcarias que têm Android Wear… LOL!

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Ah, quanto ao “se era o melhor smartwatch porque é que a Apple atualizou?”… Parece que não tens cérebro. Por algo ser a melhor peça de tecnologia dentro do segmento vai ficar parado sem ter atualização de hardware e software?

            Continua a ser o melhor smartwatch do mercado, mas agora com uma distância ainda maior dos outros.
            Chora que é de graça.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Se os smartwatches são inuteis e o AW é um smartwatch… adivinha!
            Para um gadget Apple vende pouco, comparado com o iPhone vende muito pouco. Aceita ou não, o problema é teu e os números falam por si.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Quanto ao “se era o melhor smartwatch porque é que a Apple atualizou?”, onde é que o teu cérebro viu isso?

    3. Avatar de Pedro Guedes
      Pedro Guedes

      Mas tens algum para saberes o que realmente cada uma destas e de muitas outras funções servem no dia a dia?

      Não mene tu desconheces a cena 😉

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Não tenho, por isso não sei para que serve capturar o ecrã, ou um despertador, ou… é com cada teoria!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Relógios de há 10 anos atrás permitem ter alarmes!!

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Quantos relógios é que dão para usar assistente pessoal com reconhecimento de voz para acertar alarmes, e depois tocam os alarmes só com feedback táctil com motor silencioso, e auto-ajustam para os fuso horários?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Como é que temos sobrevivido sem uma coisa tão útil? -.-

        1. Avatar de ricardo
          ricardo

          Inovação é algo útil!! eu defendo que o pior critico é aquele que desconhece… diga o que disser, mas a apple está sempre um passo a frente…

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            E de vez em quando em quando até troca o passo 😉

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que está…a Apple e as outras todas.
            Provavelmente já têm protótipos do iphone 8 e galaxy S8 e andam a chular aos geeks ás centenas e milhares de euros.
            As empresas estão à frente disseste bem, dos utilizadores, onde me incluo, já não se pode dizer o mesmo. Acreditem ou não, tenham um nokia 3310 ou um iphone 7 não estão necessariamente “mais à frente”.

  4. Avatar de K0izo
    K0izo

    E mesmo assim com taaantas funções extremamente úteis ninguém o quer!

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Ya, o smartwatch mais vendido, não o quer em países como Portugal onde não há €€€, se fores ao estrangeiro, tens muitos mais.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Não há dinheiro para o watch, mas há para o iPhone, bem mais caro… Faz sentido!

        1. Avatar de RF
          RF

          Pois… prioridades… o que é que nasceu primeiro? o ovo ou a galinha? Para poderes usar o Watch precisas do iPhone… se compras primeiro o iPhone ficas sem €€€ para o watch ou simplesmente não vez utilidade…. Faz sentido!

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Lol! Gastas uma fortuna no iPhone e depois já não podes comprar um iPhone, nem um MacBook, nem um iPad… lol! Mais uma teoria para o saco…

        2. Avatar de Mário S.M
          Mário S.M

          Não é bem mais caro.

          O meu Watch custou tanto como o iPhone.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Quanto custa o 7? Quantos vão vender?

    2. Avatar de Pedro Guedes
      Pedro Guedes

      Apenas… o mais vendido dos smartwatches 😉 if u know what I mean 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O conceito de smartwatch ainda está anos-luz atrás do smartphone.
        No fundo o que fazes com ele podes fazer com a mesma rapidez no telemóvel. não acrescenta nada de novo nem de melhor (ainda). É um gadget bastante redundante e acho que a razão de o da Apple vender tão bem face à concorrência é bastante óbvia: “nada como andar com uma maçã no pulso”.
        Deixei de usar relógio precisamente no dia em que me deixou pendurado sem pilha e agora ia comprar um que tenho que andar a carregar dia sim dia não?
        Iphone é sem dúvida alguma um bom produto, já smartwatches é para inglês ver.

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Não sei como os outros faziam, deixei de usar relógio quando tive o 1º telemóvel.

          Actualmente tenho um smartwatch e uso todos os dias.

          Gosto principalmente quando vou correr ou andar de bike, utilizo para ouvir musica e para ver kms/pulsação, etc, também uso bastante para chamadas e mensagens quando vou a conduzir.

          Em relação à bateria não faço nada de especial que não fizesse quando tinha uma normal, ou seja, quando vou deitar tiro o relógio e volto a colocar no outro dia de manhã.

          Como disse anteriormente “todas as pessoas são diferentes, com pontos de vista diferentes e vivem em realidades diferentes”

        2. Avatar de FAB
          FAB

          Está?

          Na Apple está bem maduro.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            No que tu acreditas não me diz respeito.
            Uma coisa é certa: não há nada que o relógio faça que o telefone não faça e enquanto assim for as pessoas vão continuar a dar preferência aos smartphones.

          2. Avatar de Catarino
            Catarino

            @Hugo

            Não leves a mal o reparo, mas acho que o relógio é, e sempre será um acrescento/acessório extra, porque não substituiu nem nunca irá substituir um smartphone, basta não ter uma ecrã das mesmas dimensões.

            Não acho que seja essa a ideia, na minha opinião tudo o que consigam colocar no smartwatch que te ajude no dia à dia para mim é uma mais valia.

            Vou só dar um exemplo que para mim foi bastante importante porque substituiu bastantes acessórios num só.

            Por exemplo para quem faça desporto e gosta de ouvir musica, já não precisa de levar o smartphone dentro do bolso ou leitor de mp3/mp4 que não dava jeito nenhum para correr.

            Basta levar um smartwatch com uns auriculares bluetooth de 20€ e tem problema resolvido.

          3. Avatar de FAB
            FAB

            Mentes tão bem, que até mentes a ti próprio.

            Há sim coisas que o relógio faz: como ser à prova de água por 50 metros, medir a pulsação, e caber no pulso.

          4. Avatar de LR
            LR

            E, se for realmente assim, para que queres um smart watch á prova de água até 50 metros? Quanto muito vais usá-lo no máximo a 2 metros. Ou vais-me dizer que um smart watch substitui um computador de mergulho?

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Catarino, o registo de actividade e reprodução de música são para mim das melhores aplicações destes gadgets, mas por si só, para mim, não valem o que pedem por eles. Para fazer desporto é melhor levar um relógio que um telemóvel de 5′ colado ao braço lol
            Não sou contra os smartwatches, apenas acho que ainda não ganharam aquela “popularidade” e a prova disso é que embora vendam bem há muita gente que nem sequer pensa em comprar.

            FAB a 50m de profundidade vais telefonar ou desbloquear o iphone que ficou no barco? LOL

  5. Avatar de mins
    mins

    Em suma, não serve rigorosamente para nada.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ah,ah,ah. 🙂 🙂

    2. Avatar de Pedro Guedes
      Pedro Guedes

      calma, isto não é um ferro de soldar. Acho que não percebeste a tradução de smartwach 😀

  6. Avatar de FAB
    FAB

    É só más línguas dos fandroids, mas a verdade é que o Android Wear já foi à vida, já faliu o “revolucionário”…

    2 anos depois, e andam eles com os LCD ainda iguais ao primeiro Moto 270 (oops… 360), ainda não têm metade das funções, e em termos de Apps nem para lá perto caminha…

    A Apple neste mercado não deu hipótese, e mais um passo dado para a dominação global, especialmente quando sair o 3, com electrocardiograma.

    1. Avatar de LR
      LR

      Electrocardiograma? Mas tu sabes o que dizes, rapazito? Tu sabes o que é um electrocardiograma? Provavelmente estás a confundir com aquele que devias fazer, um electroencefalograma…

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Há quem esteja a desenvolver soluções para electrocardiograma em aparelhos de pulso.

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Há esse exemplo, mas também já se ouviu falar de outros, inclusive dum projecto da Google.

        1. Avatar de LR
          LR

          Não, isso não é um electrocardiograma. Quando a pplware moderar a minha resposta, entenderão que digo. É só ter paciencia, e esperar…

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Dá ideia que sim se pode ser usado no pulso, porque não?

            Um eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

            O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.

            O aparelho que registra o eletrocardiograma é o eletrocardiógrafo. São usados sensores no peito e no abdômen. Pode ser usado no pulso.

            Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrocardiograma

          2. Avatar de LR
            LR

            Exato, informação correcta. Mas o meu comentário inicial deveu-se ao absurdo (para mim) de colocar um electrocadiogrado num smartwatch. Já agora, porque não uma máquina de RX apicais, caso doa algum dente? Ou uma centrífuga de indução, pode dar jeito, não?

          3. Avatar de LR
            LR

            Electrocadiogrado= electrocardiografo

          4. Avatar de Trend
            Trend

            LR, não é por não usar vários eléctrodos em diversos pontos do corpo e não ter o tamanho das máquinas usadas para obter registos de qualidade que deixa de se poder chamar electrocardiograma e que não tem qualquer utilidade. É preciso ter consciência que os usos não são os mesmos.

          5. Avatar de LR
            LR

            Trend, claro que os usos nunca poderão ser os mesmos. Para “ler” um ECG é necessário ter formação adequada, o que a grande maioria das pessoas não tem.
            Repara, não tenho nada contra a Apple, ou outra qualquer marca, conceber um ECG de pulso, preocupa-me, isso sim, a (má) utilização/interpretação que se possa dar a esses resultados, podendo os mesmos induzir as pessoas em erros graves. Única e exclusivamente.

          6. Avatar de Trend
            Trend

            LR, não é preciso ter alguém com formação para que um computador dê alguns conselhos básicos à pessoa, não é feito para dar um diagnóstico clínico e evitar a ida ao médico, pelo contrário. Pode até ter outras aplicações além de saúde, havendo quem tenha proposto como um método de identificação do utilizador.

      2. Avatar de LR
        LR

        O que está em desenvolvimento são sistemas de monitorização cardiaca de pulso, ou seja, são aqueles aparelhos que vemos em hospitais, ao lado das camas, com todos os parâmetros cardiacos, como frquência cardiaca, tensão sistólica e diastólica, etc. Isso poderá ser concebido em forma de pulseira, para poder ser utilizado em ambiente não clinico, junto com desfibriladores portáteis, kits de primeiros socorros, etc. Não é um electrocardiograma, que é um exame profissional complexo, feito por profissionais, em ambiente clinico.

        1. Avatar de Trend
          Trend

          Estás enganado, há quem esteja mesmo a desenvolver soluções para electrocardiograma com um aparelho de pulso. Podes encontrar alguns artigos e patentes de empresas respeitadas a abordar soluções deste tipo.
          Não é o exame ser feito por um profissional e em ambiente clínico que o torna um electrocardiograma! É o que é registado que define se é um electrocardiograma. A interpretação é outro passo.

      3. Avatar de FAB
        FAB

        Toma lá e cala-te

        https://www.youtube.com/watch?v=zr8y5GHuUXY

        Um “absurdo”, diz ele…

        1. Avatar de LR
          LR

          E, já agora, para os que achem que o meu comentário (ainda em moderação) vá contra o que tenho dito, o que digo é que os resultados que mostram no video já estão disponiveis em outras aplicações (mas não em smart watch, é certo. A César o que é de César).

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      Sabes o porquê do insucesso dos smartwatches Android? Porque os seus potenciais clientes são suficientemente espertos para entender a inutilidade dos smartwatches (atualmente).

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Porque os potenciais clientes mal dinheiro têm para um smartphone de 200eur quanto mais para um smartwatch de quase 400 (Huawei Watch, LG Watch, Moto 360 II)….

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Aí está o argumento do “trolha” a que tão bem estamos habituados LOLOL

          O Alpha tem razão, embora o mesmo se aplique também a muitos clientes Apple como é óbvio.
          Agora não duvidem que o facto de ser “Apple” vende, nem que fosse um canivete suíço.
          Ninguém está a por em causa a qualidade do produto, apenas a sua utilidade/custo.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Essa já é velha, tens de arranjar outra, pelo menos tão inovadora como o AW.

  7. Avatar de me and me
    me and me

    Mais um artigo para desesperadamente glorificar a Apple…

    Ps: Aposto que este comentário vai ficar 4 horas a espera de moderação como ultimamente

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Essa mania da perseguição não vos faz nada bem 🙂

  8. Avatar de Serato
    Serato

    Gostei da parte de que tem alarme…. sem dúvida uma “inovação” .
    E como bónus, dá horas!!!

    1. Avatar de ding-doing
      ding-doing

      méne, se queres ver as horas vais aos chineses e compara um relógio quartz por 99cts!

  9. Avatar de Catarino
    Catarino

    Começo a achar que os comentários aqui são como nos jogos de futebol.

    Já não existem benfiquistas, sportinguistas, portistas, etc existem sim anti-benfiquistas, anti-sportinguistas,anti- portistas,etc.

    Engraçado que sempre que saí algum post sobre apple, existem mais pessoas anti-apple que realmente alguém a comentar alguma coisa de útil para o post em si.

    Ou seja caem no ridículo.

    E normalmente todos os comentários demonstram uma completa falta de conhecimento sobre o assunto.

    Qual é a parte que não percebem que todas as pessoas são diferentes, com pontos de vista diferentes e vivem em realidades diferentes?

    E como estou a referir isto provavelmente também me vão “cair” em cima.

    Cumps.

    1. Avatar de ding-doing
      ding-doing

      Boa! Estou contigo.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não deixas de ter razão, no entanto acontece o mesmo em posts sobre Android ou Samsung.

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Nos artigos sobre a apple é um exagero.

        Eu sei que acontece sempre, ter sempre um ou outro a dizer mal e muito sinceramente penso até que alguns seja apenas para meter “achas para a fogueira” e ver “arder”.

        Normalmente estes dizem algo similar a “iphone é o melhor e android é uma m****”

        Estes muito provavelmente nem nunca tiveram iphone simplesmente querem dar a ideia errada sobre os utilizadores dos mesmos.

        Normalmente eu costumava ler os comentários para saber mais informação que por vezes o artigo não mencionava, ou esquecia de mencionar.

        Chega ao ridículo de por vezes achar que estou a ler o artigo errado.

        Actualmente parece que estamos numa bancada política a discutir os podres uns dos outros, resumindo não se aprende nada.

        1. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Nos comentários falou-se de experiências de quem tem um Apple Watch…e foram discutidos aspectos dele também. As críticas também são informativas para o consumidor/outros leitores. Chegar aqui e dizer que não serve para nada, dizer que podes fazer o mesmo com o smartphone etc, é igualmente uma crítica e comentário válido. Não se trata só de dizer mal da Apple.

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            “Em suma, não serve rigorosamente para nada.”

            “Gostei da parte de que tem alarme…. sem dúvida uma “inovação” .
            E como bónus, dá horas!!!”

            “Relógios de há 10 anos atrás permitem ter alarmes!!”

            entre outros comentários similares.

            Dizer que isso é uma experiência?
            Aspectos que se compara a um smartphone?

            Será o mesmo que dizer que uma mota é igual a um carro, para quê comprar uma mota se o carro já te leva do ponto A para o ponto B.

            Eu ainda sei ver a diferença entre uma critica/opinião construtiva, e uma opinião sem base alguma.

            Se se diz mal simplesmente por dizer, não é de todo no meu ponto de vista um comentário válido.

            Mas se calhar devo ser eu que não sei interpretar os comentários….

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @Catarino
          Nunca ouviste dizer:
          Mentes pequenas discutem pessoas (neste caso marcas)
          Mentes grandes discutem ideias.
          É difícil encontrar ideias úteis na secção de comentários do pplware.
          Já discussões e ataques a uma marca e seus utilizadores, isso é o que não falta por estes comentários.

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Isso é verdade.

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            “Mentes pequenas discutem pessoas ”
            Essa saiu-te bem, dado que era o Catarino que estava a discutir pessoas…

        3. Avatar de Alpha
          Alpha

          O exagero nos artigos sobre Apple é o mesmo dos restantes, pergunta por exemplo ao FAB…

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            Alpha tu tens o exemplo ideal de tudo o que já referi.
            Criticas tudo e todos e para além disso só tu és dono da verdade absoluta.
            Para ti e para pessoas como tu só tenho a dizer isto …

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Antes pelo contrário, caro Catarino eu, ao contrário de ti, não discuto pessoas, não critico “todos”. Criticar tudo, para além de imparcialidade (que não tenho) manifesta espírito critico, não vejo mal nenhum nisso. Dono da verdade absoluta, nunca, por isso é que discuto, estou sempre aberto à discussão e aos argumentos e consigo fazê-lo com algumas pessoas aqui, para aquelas que “só têm a dizer isto…” ou que só vêm com histórias dos “droids não terem dinheiro, bla, bla, bla…” é que respondo basicamente “com a mesma moeda”. Quando quiseres discutir ideias e não pessoas, és sempre bem-vindo!

          3. Avatar de Catarino
            Catarino

            Caro alpha, desculpa mas tudo o que sabes fazer é criticar por criticar e não criticas construtivas, precisas trabalhar mais um pouco nisso.

            Quando aprenderes a diferenciar uma ideia construtiva com uma ideia baseada na tua realidade és sempre bem vindo.

            E já deves ter reparado que mais pessoas aqui já referiram isso mesmo da tua pessoa.

            Só para também perceberes um pouco eu discuto atitudes de pouco carácter informativo das pessoas e não das pessoas em si.

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            Insistes em discutir pessoas e logo aquelas a quem meto comichão (com muito prazer, devo dizer). As atitudes das pessoas, não são parte integrante das mesmas?
            Se queres ver comentários construtivos, procura discussões com pessoas que me ofereçam comentários construtivos, se só leres as respostas aos suspeitos do costume que não têm capacidade para passar do “androids são invejosos e não têm dinheiro e Apple é perfeita, bla bla bla”, que partem para o insulto pessoal (atitude que raramente me podes apontar), então aí é garantido leres comentários “na mesma moeda”, não desperdiço pérolas com porcos. (https://pt.wiktionary.org/wiki/dar_p%C3%A9rolas_a_porcos)

    3. Avatar de Isheep
      Isheep

      Simplesmente, cometeste o erro que apontas aos outros…mas está certo

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Foi apenas uma apontamento, não é preciso levar tudo à letra.
        Podes é explicar como faria apenas um apontamento sem o referir desta forma… mas está certo.

    4. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      É normal, é o chamado “quem desdenha quer comprar”.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        O rapaz a criticar e eles a insistirem nos comentário estúpidos…

    5. Avatar de Alpha
      Alpha

      Há de tudo, mas não menosprezes os comentários “clubistas”, são intrínsecos à natureza humana, se não possuis tais sentimentos não és humano 😉

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        E já agora, desde que se respeite os restantes, porque não ” meter “achas para a fogueira” e ver “arder””? Afinal acaba por só arder quem quer.

  10. Avatar de JAndreF
    JAndreF

    a dor de cotovelo e tao fod….. go APPLE!! 🙂

  11. Avatar de LR
    LR

    Eu, pessoalmente, até considero um smartwatch útil em algumas situações. Quando se está numa reunião, pode ser útil ver algum sms ou mail sem ter de agarrar no smartphone e ligá-lo. Tenho 1 (não, não é da Apple), e confesso que não o uso regularmente, apenas quando sei que vou ter situações como a que referi durante o dia. Mas as funcionalidades que apontam acima, a maioria delas não tem qualquer utilidade prática.

  12. Avatar de Jaime
    Jaime

    É um delírio é uma risada ver muitos dos comentários. Muitos batem no ceguinho, outros por desconhecimento ou só porque sim mandam postas para o ar, outros apple haters dispensam comentários… uma coisa é certa: cada qual terá uma opinião baseada ou na sua utilização ou no seu desconhecimento . Ponto! Não há intervalos aqui. Antes de alguns até talvez nascerem, já eu usava aquilo que se pode dizer que foram os avós dos smartwatches. Para que é que eu usava aquilo? Eu iludido: sendo professor e não sendo por norma dependente do telemóvel nas aulas até por que é proibido, o mesmo ficava na mala. Na altura aquilo que era notificado eram chamadas, sms e pouco mais. Mas dava um jeitão! As sms apareciam escritas num espaço minúsculo onde também aparecia o nome de quem ligava. Acreditem que em ambientes destes da muito mas muito jeito um relogio – vibrava apenas, e o relógio era hibrido. Era basicamente um relógio normal em aspeto ligado por bluethoot ao telemóvel. Os modelos da Sonyerycsson eram fabricados pela FÓSSIL apesar de mais de 15 anos continuam lindos e ainda os uso ( são vários modelos MBW 150). Reuniões, aulas, ambientes similares são o contexto de utilização destes gadgets. SIM só quem não usou não sabe ou não imagina a sua utilidade. A bateria dos mesmos, já de lítio durava semanas. Com o andróid continuam a ser usados através de app. Não se venderam em Portugal. Depois surgem os smartwaches da Sony que usei com os mesmos propósitos. Finalmente temos a panóplia de marcas, como a apple com este. Se me agrada? Não gosto do seu aspeto. Não gosto da duração da sua bateria. Que Dao jeito? Obvio! Mas isso seria uma conversa infrutífera pois aqui do conta a utilização que cada um lhe dá! Os outros continuarão a bater no ceguinho porque sim. Mas que já não passo sem um, não! 🙂

  13. Avatar de PedroT
    PedroT

    Como e que ponho bilhete da Sata Wallet ?