Apple vai deixar China ver código do iOS para avaliar segurança

44 Comentários

O receio da segurança e da escuta dos dados na China é grande. Várias foram as situações em que o governo deste país abandonou software de terceiros para apresentar as suas soluções, sempre com receio de que estes pudessem levar à fuga de dados.

Mas como há situações que são incontornáveis, é agora a vez da Apple ter de se render a este gigantes e dar acesso ao seu código, para que seja garantido que os equipamentos da Apple estão livres de backdoors e de outros mecanismos de recolha de informação.

iphone_china_1

A necessidade de verificação do código do iOS e do próprio hardware da Apple foi requerida pelo governo Chinês para garantir que a venda destes equipamentos no seu território não representa uma falha de segurança e que estes equipamentos e respectivo sistema operativo estão livres de problemas.

Esta é uma situação anormal para a Apple, mas necessária para esta empresa continuar a poder vender os seus equipamentos na China. O próprio Tim Cook aceitou esta avaliação e assim conseguir ter um aval total do governo Chinês.

Segundo o jornal The Telegraph, que cita um artigo do Beijing News, o próprio Tim Cook já se terá encontrado com altos elementos do governo Chinês para que seja dado acesso ao código do iOS a elementos da equipa de segurança especializada Chinesa.

O resultado desta avaliação será a garantia e a confirmação do que a Apple tem vindo a anunciar há já bastante tempo e que declara que os seus equipamentos estão livres de qualquer software das agências governamentais Norte Americanas ou de qualquer backdoor que permita a escuta de comunicações ou a recolha de informações dos utilizadores.

iphone_china_2

Apesar de esta ser uma situação de excepção na Apple, é importante entender que o mercado Chinês é um dos que mais dispositivos da Apple tem comprado.

Os valores de vendas dos novos iPhone 6 superaram todas as expectativas, com a Apple a ter afirmado que pretendia vender só no continente Chinês mais de 100 milhões de dispositivos.

As imposições e as avaliações do governo Chinês não são novas e já durante o processo de homologação do iPhone 6 pelo regulador foram reportados problemas e situações que foram consideradas anormais, tendo sido estas de imediato respondidas pelas Apple.

Mesmo com estes esclarecimentos o governo Chinês conseguiu agora que a Apple abra as suas portas a equipas especializadas em segurança que vão avaliar todo o código e esclarecer de forma clara estas dúvidas.

Está a Apple a ceder num campo onde ainda teria algum controlo?

Daria esta empresa o mesmo acesso a outro país?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Apple vai deixar a China examinar o código do iOS”
    Na verdade o que a fonte diz é “vai deixar a China fazer auditoria de segurança” (informática).

    Parece a mesma coisa, mas não é. Se fosse, boa sorte para os que fazem auditorias informáticas que nunca mais de lá saíam.

    Não quer dizer que não deixem examinar componentes do código – mas não é “o código”.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      exacto!
      E mais do que isso, quase de certeza que será feita em condições controladas pela Apple, para que qualquer código que possa ser analisado nunca saia para fora.

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Mesmo.

      Coitados dos chineses a lerem gigabytes de código!

      Mas é um bom exemplo de que quem não deve, não teme.

      Vamos lá ver se eles encontram ou não o código que envia os teus dados todos para a NSA, como diz o advogado russo do Snowden…

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Não é exatamente como se a Apple tivesse escolha, lá na China é como em todo o lado, se o governo diz que não se vende nem mais um, não se vende nem mais um impunemente! Além de que podem bloquear o acesso dos iPhones às redes de telemóveis, logo mesmo que alguém os arranja-se à socapa não os conseguiria usar facilmente.

        Os chineses claramente tem pessoas suficientes para analisar o código fonte todo de alto a baixo, e descobrir as vulnerabilidades (se existir alguma) para espiolhar os outros… que se realmente tivessem preocupados com a segurança e privacidade da sua população não permitiam nem iPhones nem outros smartphones e telemóveis normais… visto que nenhum usa comunicações 100% seguras nem sequer do ponto de vista teórico!

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Meu caro…

          Qualquer parte do código, pode ser composto pela Apple, a qualquer momento.

          Se eles usarem falhas que tenham descoberto, é como o jailbreak… a Apple fica a saber, e corrige as falhas…

          A Apple tem mais escolhas que o governo chinês…

          Se o governo chinês proíbe a venda de iPhones, nada impede dos chineses comprarem iPhones em contrabando, que é pior para o estado (impostos, controlo)…

          E nada impede da Apple sair da Foxconn e de todos os fornecedores chineses, o que não interessa nada para a Foxconn… e como qualquer empresa desse tamanho… devem ter grandes lobbies no Partido Comunista Chinês… isso não pode acontecer, a menos que seja uma decisão de um truta demasiado grande…

          Portanto, o Sr. Tim Cozinheiro vai evitando que as coisas corram a mal…

    3. Avatar de Mota
      Mota

      +2

      Exatamente. Eu mal li este o título vi logo que algo não batia bem, o grande trunfo da Apple é mesmo esse, fechar o código de tal maneira para garantir segurança (e perder liberdade 😉 ) .

      Auditoria sim, ler o código fonte não!

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        A Apple tal como qualquer outra empresa é OBRIGADA a fazer o que o governo Chinês ou outro da mesma dimensão exigir para lá vender os seus produtos!! Alguém no seu perfeito juízo acha que os acionistas da Apple(ou outra grande empresa)iriam abdicar de um mercado de mais de 1 bilião de consumidores…por causa de algumas “ninharias” que a eles,pessoalmente, em nada os prejudica??

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S essa é de coçar a cabeça!
          Dar o código fonte de todo o sistema de qualquer maneira, seria uma irresponsabilidade tremenda para a empresa! Poderia pôr em causa vantagens competitivas, caso todo o código caí-se nas mãos dum concorrente. Podes ter a certeza que a Apple só aceitou isto mediante condições.

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Desde quando é que um programa ser de código fechado traduz-se em uma segurança acrescida?

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          +1
          Tem-se visto 😉

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se forem mesmo “examinar” o código é desta que aí vem um iOS chinês!! 🙂

  3. Avatar de Rebelde
    Rebelde

    Mas o hardware já não é visto pela China? É que no iPhone da minha moça fiz “made in china”?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Quase nenhum dos chips é feito na República Popular da China

      1. Avatar de Rebelde
        Rebelde

        Isso no sei sei que o iPhone da rapariga diz: designed by apple in california assembled in china
        Agora o resto já não sei.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Pois diz, e ser montado na China dá tanta oportunidade de ser “visto” como depois de montado e comprado na loja

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Dizes tu…

  4. Avatar de JJ

    É agora que vai surgir uma replica do iOS…

    Agora a serio… A Apple abrir este procedente, pode fazer com que outros governos queiram ter o mesmo tipo de acesso. Apple não terá argumentos lógicos para dizer que não.

    NOTA:
    “com a Apple a ter afirmado que pretendia vender só no continente Chinês mais de 100 milhões de dispositivos.”
    Não sabia que a China é um continente…

    1. Avatar de Chic e esperto
      Chic e esperto

      Oh JJ tu nem sabias onde eram as Malvinas..

      1. Avatar de JJ

        Não me digas que as Malvinas, não são ilhas é são um país continental?

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Poderá ter se para que isto aconteça o governo chinês tenha concordado com algumas condições pedidas pela Apple, especialmente quanto à segurança do código que possa ser visto na auditoria

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Já estou a ver que és o senhor especulação.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          É assim tão improvável que uma empresa proteja os seus interesses? Será mais provável que dê um dos seus “segredos” sem pedir qualquer garantia, sem definir condições?

    3. Avatar de AG
      AG

      Como a China considera Taiwan como parte do seu território, qual é a admiração da Apple usar o termo “continente”? Ou será que os açorianos e madeirenses também não sabem o que dizem quando se referem ao “continente”?
      Cabecinha pensadora…

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Antes do 25 de Abril em Angola visitar o “continente” era viajar para…o “puto”!!rsrs

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        não foi a Apple que usou o termo, nem sequer a frase! A Apple poderá, no máximo, referir-se à China como China continental.

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    [modo_ironico_ON]

    O iOS vai virar opensource! 😀

    [modo_ironico_OFF]

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Lol, o iOS tem uma base open source.

      1. Avatar de Carlos
  6. Avatar de Chic e esperto
    Chic e esperto

    O mercado chines vale milhoes e a apple sabe disso, agr copiar o ios e impossivel pois e um SO fechado e limitado a un so tipo de hardware…e os chineses vendem qq coisa mas optimizar nem sabem o que isso

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    “com a Apple a ter afirmado que pretendia vender só no continente Chinês mais de 100 milhões de dispositivos”
    Quando é que a Apple disse tal coisa?? É uma afirmação muito estranha para ter sido feito pela Apple.

    1. Avatar de JJ

      São Americanos (EUA)… sempre tiveram problemas em geografia, não é por serem da Apple que não tenham esses problemas.

      Eu conheço o (e normalmente utilizados):
      Continente Europeu
      Continente Asiático
      Continente Americano (América do Sul e América do Norte)
      Continente Oceania
      Continente Africano
      Continente Antárctica

      Agora “Continente Chinês”, não conheço…

      1. Avatar de naoliveira
        naoliveira

        Por enquanto ainda é do Belmiro… mas nunca se sabe!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S
        sim porque era mesmo disso que me estava a referir, e necessitava de repetir o que outros já tinham notado!! Irónico!!

  8. Avatar de camt
    camt

    Que interessante, pedem um exame ao software para verificarem se há algum backdoor (neste caso americano) mas, ao fazerem isso conhecem os pontos fortes e fracos so dito “iOS” o que lhes dá a possibilidade de eles próprios criarem os seus para este ou outro software.
    Conhecendo a mentalidade “educacional” e “moralizadora” que últimamente têm tido sobre o que o cidadão pode ou não ver na Net é bastante auspicioso, enfim o dinheiro fala mais alto.
    Uma coisa que há muito me ensinaram foi que ” quanto mais uma pessoa se dobra mais se vê o rabo”.

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    É para o Goophone passar a ser um clone mais perfeito, até no SO. 😀

  10. Avatar de joao
    joao

    la teve de o tim baixar as calcinhas

  11. Avatar de int3
    int3

    estes comentadores aqui… *facepalm*
    o iOS grande parte é open source. o que não é basicamente são os programas e o UI da apple. e certos kernel modules (aka drivers) .
    Depois inocentemente aqui dizem “vai aí o segundo iOS” lol claro. como o codigo fosse fechado….

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Consegues compilar alguma coisa com o código que te dão?

      1. Avatar de int3
        int3

        E é preciso compilar para descubrir serviços vulneráveis. estou esta area ha um tempo razoavel para saber vulnerabilidades pelo código….

  12. Avatar de Devpython
    Devpython

    Vocês acham mesmo que a apple vai fazer uma loucura dessas?,É logico que se ela der acesso ao codigo, ela vai dar acesso a outro codigo modificado e não o original =P

  13. Avatar de LP
    LP

    Vai ser interessante… Os chineses a ver se conseguem descobrir backdoors a partir daquilo que a Apple vai deixar vasculhar e a Apple a ver se conseguiu esconder bem a coisa… Batalha tecnológica, com a Apple a parecer segura de si própria.

  14. Avatar de sakura
    sakura

    a china quer Single.Nan NS_a e por NsaBayCina.

    depois de terem cortado as Fibras,Op. da ms google…. etc vão perder tempo com o ios? ja o devem ter, quern é o ukernel 120Kb enbutido no hardware.

  15. Avatar de AlexX
    AlexX

    Um desses elementos da comitiva ou tem memória fotográfica ou leva uma camera oculta dentro dum olho postiço. Bastará um descuido lá vai o código, e brevemente abrindo uma Appli na China…