Apple vai a tribunal depois de provada a recolha de dados e a falha de privacidade no iPhone

16 Comentários

A Apple sempre se focou de forma muito direta nas questões de privacidade e segurança dos utilizadores. Esta sua prerrogativa tem sido um dos argumentos para a escolha deste ecossistema, com vantagens óbvias para ambas as partes.

Ainda que seja uma preocupação constante, ficou já provado que a Apple tem algumas lacunas nesta área e agora a empresa está a ser chamada à sua responsabilidade. Um utilizador colocou a Apple em tribunal depois de ser provado que as configurações de privacidade não impedem o iPhone de monitorizar os utilizadores.

Apple privacidade iPhone proteção segurança

Apple tem mais caso a decorrerem tribunal

A base deste novo processo em tribunal vem contrariar o que tem sido uma das maiores ideias da Apple nos últimos anos. A empresa tem feito alarde de todas as medidas e proteções que tem em prática no campo da privacidade e proteção dos seus utilizadores.

Ainda assim, e como foi mostrado já antes, a Apple estará a recolher informações dos utilizadores, mesmo que estes decidam o contrário. Ao alterar as configurações de privacidade, o iPhone e o iOS ignoram esta decisão e mantêm a recolha e o envio de dados específicos do utilizador.

Problema com a privacidade no iPhone é sério

Esta descoberta foi feita no iOS 14, mas os investigadores de segurança garantem estar presente na mais recente versão deste sistema do iPhone. A avaliação foi feita em várias apps da Apple e todas revelaram esta situação, ainda que com diferentes níveis de recolha de informação.

No caso da App Store, ficou provado que a Apple recolhe os seus dados pessoais em tempo real, incluindo as teclas que tocou e as apps que visualizou. Vai mais longe e recolhe dados dos anúncios que visualizou e até o tempo que passou a olhar para uma lista de apps apresentada ao utilizador.

Apple privacidade iPhone proteção segurança

Segurança dos utilizadores pode estar em causa

Apesar de não se saber o que a Apple faz com estes dados, a verdade é que se contraria a si mesma ao afirmar várias vezes que os dados dos utilizadores estão apenas no iPhone. Para além disso, tem acesso a informação demasiado pessoal e que permite perfilar de forma completa o utilizador, sem o conhecimento destes.

Este é mais um problema que a Apple tem em mãos, em especial no que toca à privacidade. Sempre fez questão de usar esta ideia como uma vantagem, mas aparentemente está a recolher os dados que nega aos programadores e a outras entidades, como acontece com o Facebook e a Google.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A cada dia que passa a Apple está mais parecida com a Xiaomi, já lança vários modelos e sub modelos por ano, já mostra publicidade já recolhe dados, é a Xioami em versão €€€€€.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Smart phone e privacidade não combinam … ou um ou outro …

    1. Avatar de Leonel silva de Matos
      Leonel silva de Matos

      Mas corrige me se estou enganado um dos fatores do iPhone segundo consta por aí é a segurança. O pessoal fala tanto da segurança dos iPhones e que valem o que custam em parte pork é seguro e no final parece tão seguro quanto outro qualquer

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Nada que um DNS pessoal não resolva, ao bloquear as URLs de telemetria.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nada de novo, não é a primeira nem será a última vez em que são apanhados.

    Ninguém quer saber, o pessoal gosta de ser enganado. .
    Dizem sempre que confiam na Apple, e que o que eles dizem é verdade.

    Basta a Apple dizer que foi um erro ou que não sabiam e fica tudo contente.
    Lembrem-se como uma das maiores e mais ricas empresas do mundo, a prioridade deles é a privacidade e bem estar do utilizador. Lucro não está nem no Top 10 dos objectivos deles

  5. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Qualquer empresa que diga que protege a privacidade dos utilizadores e ao mesmo tempo não permite que o código fonte das suas aplicações e software sejam investigados pelas autoridades competentes é meio caminho andado para desconfiar. Podem alegar que é propriedade intelectual que poderá estar em jogo mas qualquer propriedade intelectual tem proteções legais que intervêm no caso de outra empresa utilizar a mesma sem autorização do seu autor.

  6. Avatar de Oh
    Oh

    Bom dia Vítor, tudo bem?

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Apple, Google, Meta whatever. Sim. quem sonha com privacidade, deve viver noutro planeta. lol

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Mas ao menos Google assume que não temos privacidade

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Tens razão, mas imagique ganhas a vida como youtuber ou outra qualquer aplicação a fazeres vídeos e afirmares que és vegetariano ou vegano e depois es apanhado a comer porco no espeto, é mais ou menos isso que está a acontecer com a Apple, que eles o fazem já todos sabíamos ser apanhado é que é novidade

  8. Avatar de Jose Paulada
    Jose Paulada

    Queriam que os servicos de mapas e siri melhorassem como? E normal que recolham dados mas ao contrario da google, estes permanecem anonimos e nao são vendidos para terceiros com dados sensiveis. A privacidade da Apple mantem se, apenas não admitiram recolher dados mas isso era obvio. Os que criticam usam google e microsoft que recolhe 1000x mais e sem a seguranca extra da Apple

    1. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Até agora pensava-se que não recolhiam dados nenhuns mas agora vimos que recolhem. Daqui a algum tempo vamos descobrir que o que recolhem afinal é vendido a terceiros.

      São todos uns hipócritas. A diferença é que uns são desleixados e outros são verdadeiros ilusionistas.

      Curiosidade: como é que conseguiste determinar que a Google e Microsoft recolhem, não 999 nem 1001, 1000x mais que a Apple?

  9. Avatar de Carlos Castela
    Carlos Castela

    Tudo normal, portanto!