Apple: Tim Cook pede regulação eficaz dos dados pessoais

43 Comentários

O escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica não está a deixar ninguém indiferente. Prova disso é o movimento #DeleteFacebook que cada vez tem mais força e mais apoiantes. Personalidades famosas no Mundo da tecnologia como Elon Musk estão a dar o exemplo e a cortar ligações com a rede social de Mark Zuckerberg.

O CEO da Apple, Tim Cook, também já expressou a sua opinião e mostra-se a favor da imposição de regulações às empresas de tecnologia, de modo que seja especificada a forma como os dados dos utilizadores são usados.

Apple Tim Cook Facebook

A privacidade é um valor fundamental

A Apple é uma empresa que, ao longo dos anos, tem vindo a defender ativamente a privacidade dos utilizadores. Para a gigante de Silicon Valley trata-se de um direito fundamental numa Era em que estamos a começar a testemunhar o impacto da tecnologia nas nossas vidas a longo prazo.

Tim Cook Apple

Durante o último fim de semana, numa palestra em Beijing, na China, o CEO da Apple apelou à criação de fortes regulações que permitam saber como é que os dados dos utilizadores são usados e para que fins. Segundo Tim Cook, este caso do Facebook é uma situação terrível.

A possibilidade de saber aquilo que pesquisam ao longo dos anos, quem são os vossos contactos, coisas que gostam e que não gostam, são detalhes íntimos das vossas vidas e, do meu ponto de vista, tal não deveria existir.

Tim Cook

A posição de Tim Cook faz todo o sentido e a ideia das regulações surgiu na entrevista da CNN ao criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que não se mostrou contra a ideia de regulação externa dos dados dos utilizadores.

Nesta entrevista foi também abordada a possibilidade de Zuckerberg estar disposto a justificar perante o congresso norte-americano o que se passou na rede social e o porquê de tal ter acontecido. Quanto a isto, Zuckerberg mostrou-se à vontade e afirmou que se for a pessoa mais indicada para fazê-lo não terá qualquer problema.


Facebook vs Utilizadores: que dados é que são recolhidos?

Esta controvérsia com do Facebook despertou a curiosidade dos utilizadores e levou muita gente a rever as suas definições na rede social. Como resultado dessa ação, muita gente ficou surpreendida quando descobriu o enorme volume de aplicações de terceiros que têm acesso a informação pessoal.

Mark Zuckerberg

No entanto, havia muita gente que não fazia a mínima ideia de que o Facebook tinha construído perfis detalhados dos utilizadores servindo-se da sua interação com a rede social. O Facebook analisa todo o histórico de gostos e interesses manifestados pelos utilizadores.

Tim Cook comentou também o facto de, em muitos países, as pessoas fornecerem os seus dados sem entender completamente como é que as coisas funcionam e, um dia mais tarde sentirem que a sua privacidade não foi respeitada porque foram tomadas decisões sem o seu consentimento. Hoje em dia não podemos confiar que os nossos dados pessoais vão ser usados de forma responsável.

Infelizmente, este tipo de situações aconteceram mais do que um vez.

Tim Cook


Conclusão

Sem dúvida, Tim Cook tem razão em muitas coisas que diz. De facto, se não estivéssemos a testemunhar o que hoje se está a passar como o Facebook, provavelmente pensaríamos que tudo isto tinha sido inventado tendo como ponto de referência o livro 1984 de George Orwell. A nossa informação está a ser utilizada e não de forma responsável e que nos beneficie.

Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg irá certamente continuar a dar muito que falar devido à complexidade e magnitude deste caso que já não se trata apenas da defesa de valores como a privacidade, mas que leva a repensar a forma como a nossa informação é utilizada. Como resultado de tudo o que se passou, o preço de stock do Facebook desceu mais de 13% esta semana.

O Facebook é utilizado por milhões de pessoas todos os dias que contam com a rede social para manter contacto com amigos e família e estar a par das notícias. É importante que a equipa de Zuckerberg se comprometa a rever o que correu mal e que esteja disposta a corrigir formas de agir para tentar reconquistar a confiança dos utilizadores.


Leia também:

Escândalo Cambridge Analytica: Facebook perde 35 mil milhões

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    kkkkk. A China vem aí pro resto do mundo. Só amaciando a carne.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Isto!

    O Facebook fez borrada e o NASDAQ inteiro é que sofre!

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Sofreu, como sofre quando é a Apple ou outro gigante qualquer a fazer borrada, foi óptimo para comprar e agora lucrar.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Estás a ser injusto como o Helder, a Apple no faz borrada deixa isso para as empresas pequenas como a Google ou M$

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Sim, a Google e Microsoft são empresas pequenas, ainda têm que comer muita sopa para chegar à Amazon…

          Já nem digo Apple…

          1. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            Pelo menos a Google dá de ganhar a muita gente, através do Adsense, já a tua querida Apple… fica lá com essa empresa grande que só quer tudo para ela.

          2. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            Nao digas isso a google é do povo mas o que ela espreme dele é bem mais que uma maça

  3. Avatar de KitKat
    KitKat

    Que moral este tipo tem depois do Fappening? Devia era estar calado.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      São coisas diferentes, até porque a cena do Fappening tem muito de descuido dos utilizadores e de alguma falta de robustez, naquela altura, da API do iCloud. Mas não foi um facto permitido ou que tivesse o consentimento da Apple. Alias, em termos de disponibilizar dados, a Apple é a quem mais combate essa política até com as autoridades quer americanas, russas ou chinesas, ao contrário de outros players. Até o gmail já teve problemas relacionados com estas tentativas de intrusão como aconteceram com o iCloud e o iCloud apenas atingiu algumas contas o que mostra um ataque muito direcionado.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          O que é que te interessa os utilizadores chineses?

          És chinês?

          Se és chinês, como é que estás aqui no Pplware?

          Se estás preocupado com isso, não estás mais preocupado com o governo em si?

          Lagrimas de crocodilo…

          1. Avatar de iRui
            iRui

            Elabora lá melhor pq embore não seja chinês o teu argumento tal como os restantes não têm sentido nenhum… Vá elabora lá melhor que não sei onde queres chegar

          2. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            O que é que te interessam os problemas do Android? És user Android?
            Coerência, pá!

          3. Avatar de LG
            LG

            Intressa me bastante. Tudo tem a ver com um princípio de uma empresa e a Apple podia ser exemplar naquilo que diz.

            A Apple é sempre o primeiro na fila para falar sobre a privacidade dos utilizadores e diz que da tudo para tal.

            Embora eu não seja cliente Apple acho que esta empresa tem uma filosofia boa no que toca a privacidade.

            Mas afinal tudo não passe de um conto de fadas. Pois a Apple não quer perder clientes e prefer comprometer dados pessoas de 20% da população mundial.

            Mas Helder, tu tomas as tuas próprias conclusões e criticas diariamente a Google pela falta de privacidade… e falando em Google, a Google deixou China em 2010 por uma questão de princípios que não correspondia à empresa…

          4. Avatar de Cortano
            Cortano

            Tem tudo a ver!
            O dinheiro, no final do dia, é que manda.
            Conversa da treta está o mundo cheio… o Tim Cook é mais um tretas

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Aqui o amigo KitKat é que devia informar-se melhor para não falar disparates. São coisas nada a ver.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Não percebes nada disto, mas tiveste de dar um tiro para qualquer lado…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E mesmo assim não foi um tiro em vão, há sempre alguém que cai 😀

    4. Avatar de KitKat
      KitKat

      Peço desculpa, Apple fanboys. Não queria ofender as virgens.

      1. Avatar de KitKat
        KitKat

        Desculpa, virgem.

  4. Avatar de informado
    informado

    Apple .. não passa de um linux caro. Linux Fedora mil vezes melhor que o Mac … Quanto ao que ele diz .. mais um zé que pensa que sabe muito.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é irrelevante para o tópico.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Linux caro, porquê?

      Que é que a Apple tem de Linux?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não tem base *nix, podes mesmo dizer UNIX, porque o macOS oficialmente tem CERTIFICAÇÃO para isso, o Linux é que não.

        O macOS não tem nada de Linux.

        Aliás, tu é que te devias informar antes de dizer disparates, Já que o Linux usa várias coisas da Apple, como o CUPS (sistema de impressão), WebKit (motor de renderização), LLVM (compilador), etc.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Não tem nada de linux? ora vai la à linha de comandos do teu mac e testa um comando de linux…
          Ambos baseados em UNIX, imagino que deve te fazer confusão, mas a tua querida Apple não inventou a roda!

          Quanto ao artigo, boa atitute Tim Cook 😉

        2. Avatar de arc
          arc

          WebKit -> Open Source License
          CUPS -> Open Source License
          LLVM -> NCSA Open Source License

          E mais não digo.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Diz antes Apple utiliza várias coisas do Linux. A Apple adaptou nao criou essas Tecnologias.

          KHTML is a HTML layout engine developed by the KDE project. It is the engine used by the Konqueror web browser
          KHTML and KJS were adopted by Apple in 2002 for use in the Safari web browser. Apple publishes the source code for their fork of the KHTML engine, called WebKit. In 2013

          Michael Sweet, who owned Easy Software Products, started developing CUPS in 1997 and the first public betas appeared in 1999.
          CUPS was quickly adopted as the default printing system for most Linux distributions. In March 2002, Apple Inc. adopted CUPS as the printing system for Mac OS X 10.2.

        4. Avatar de arc
          arc

          Obrigado @Toni da Adega, eu fui lá do que me lembrava. O seu a seu dono. Nada mais.

        5. Avatar de Helder
          Helder

          @Marco lol, não sabes mais, não dá para sequer discutir mais…

          @arc sim, licença, copyright Apple ou desenvolvido por engenheiros da Apple.

        6. Avatar de Marco
          Marco

          @Helder lol digo eu…fanatismo ridículo

  5. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    A posição da Apple tem sido de louvar neste aspeto.

    Contudo, convém ter em conta que eles também subscreveram o CLOUD ACT.

  6. Avatar de carlos p
    carlos p

    vou já mesmo deletar. loool. pplware já podem começar acabar com os vossos grupos la no facebook

  7. Avatar de helioM
    helioM

    Tanta treta por causa disso. Até parece que os lesados foram obrigados a colocar a informação à disposição do Facebook….

  8. Avatar de GA
    GA

    Vivi 7 anos de “mãos dadas com o Facebook”, desisti à 1 ano……………..resultado……………………..passei a viver melhor…………….muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito melhor……………..façam o teste…………..alguém que tenha desistido, que deixe o seu comentário. esta era uma boa pergunta para os membros do peopleware colocarem à comunidade. Os que desistiram, ou os que sentiram necessidade de voltar.

    1. Avatar de BGG
      BGG

      Nunca tive um…

  9. Avatar de LG
    LG

    Tim Cook tinha que fazer um apelo à privacidade do utilizador… marketing marketing marketing marketing

    Mas depois da nisto: https://appleinsider.com/articles/18/02/24/apple-to-move-chinese-icloud-keys-to-china-servers-opens-door-to-government-data-requests

  10. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Não tirando a razão ao homem, é curiosa a preocupação com a privacidade no… Facebook, onde as pessoas escarrapacham tudo e mais alguma coisa, a demagogia do costume.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sinceramente…. não percebo o alvoroço e o cinismo tanto destes como de todas as outras empresas…
    Todas elas recolhem os nossos dados e todas elas os vendem, para quê tanto drama?
    Depois vêm estes e outros com ideias para regulações para ficarem bem vistos no meio da polémica.
    Epá a sério?

  12. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Dava valor à Apple era se eles tirassem a APP do Facebook da APP Store. Isso é que era! o Facebook está é preocupado é em bloquear pessoal que mete fotos com rabos de mulheres… Enfim!

  13. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Penso ser este o momento certo para as tecnológicas europeias criarem um “facebook” europeu, um provedor de e-mail e até um sistema operativo que se distinga pela positiva do quase monopólio americano, aproveitando o descrédito do Facebook, as revelações de Snowden, o reforço da “net neutrality” nas operadoras móveis decorrente das directivas europeias e a guerra económica lançada pelo proteccionismo de Trump

    E tais iniciativas europeias nem tinham de vir necessariamente de um país da União Europeia.
    Penso que a Suiça, o país onde a internet foi inventada ( CERN) e com um historial relevante na defesa de dados pessoais e sem estar directamente a coberto das autoridades da União Europeia , seria o país ideal para tal..

    Na verdade, já existem browsers europeus, pelo menos um deles compete com os três grandes americanos. O Spotify é sueco. Porque não um sistema operativo e um provedor de e-mail ao mesmo nível ??

    Força, Europa !

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Spotify? Deves de andar a ouvir muita musica que até te confunde todo. Mozilla Firefox , é bom e recomenda-se.

      1. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        Eu não disse que o Spotify era um browser. Há um ponto final a separar as frases. Dei apenas com um exemplo de uma aplicação de sucesso não americana. Toda a gente sabe que é uma aplicação de música. Falta um sistema operativo europeu e um provedor de mail, ambos ao nível dos gigantes americanos.
        Mas não deixo de louvar a tua intenção correctora.
        Cumps

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    O mais incrivel nisto tudo, é que as pessoas acreditam mesmo nestas tretas! ahahah