Apple tem o pior início de ano de sempre! Perdeu $177 mil milhões de valorização

8 Comentários

A Apple, gigante da tecnologia e líder de longa data do mercado de ações, está a enfrentar o seu pior início de ano da história recente. As ações da empresa sediada em Cupertino caíram 0,4% na sexta-feira, o que marcou o quinto dia consecutivo de perdas.


A queda segue-se a relatórios que sugerem que o Departamento de Justiça está a aproximar-se da apresentação de um processo antitrust contra a Apple. Esta potencial batalha legal junta-se aos desafios crescentes que a Apple enfrenta, desde a diminuição das vendas do iPhone até às disputas de patentes sobre o seu inovador relógio.

A Comissão de Comércio Internacional (ITC) considerou a Apple culpada de infringir uma patente detida pela fabricante de oxímetros de pulso Masimo.

Apesar de ter oscilado entre ganhos e perdas na sessão de sexta-feira, as perdas registadas marcam a destruição mais significativa do valor de mercado da Apple no início de qualquer ano de que há registo.

Toda a gente está a vender os seus vencedores e a comprar os perdedores. Está a haver um grande reequilíbrio.

Disse Brian Mulberry, client portfolio manager (gestor de carteiras de clientes) da Zacks Investment Management, referindo-se à “rotação de carteiras” que os investidores normalmente fazem no início do ano.

Apple

Luta acesa entre Apple e Microsoft

A Apple, que detém o título de empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo desde julho de 2022, já viu o seu valor de mercado ser reduzido em 177 mil milhões de dólares este ano. Esta queda na sorte também reduziu a vantagem da empresa sobre a Microsoft, a sua rival tecnológica, para menos de 100 mil milhões de dólares.

As crescentes preocupações com as vendas do iPhone provocaram uma segunda descida da classificação dos analistas esta semana, intensificando o escrutínio sobre o preço das ações da Apple. O valor da gigante tecnológica caiu uns impressionantes 155 mil milhões de dólares, mais de três vezes o valor da Ford, numa única semana.

Embora a Apple continue a deter a coroa de empresa mais valiosa do mundo, com 2,83 biliões de dólares, a Microsoft, com uma avaliação atual de 2,73 biliões de dólares, está a diminuir a diferença.

Numa altura em que o mais recente iPhone da Apple foi apelidado de “o maior fracasso da história da Apple”, a Microsoft beneficiou dos seus empreendimentos de inteligência artificial, particularmente do seu investimento de 13 mil milhões de dólares na OpenAI e no ChatGPT.

Para além da dinâmica imediata do mercado, a Apple enfrenta outros desafios na China, sob a forma de concorrentes como a Huawei, que estão a ganhar quota de mercado, e as restrições governamentais à utilização do iPhone impedem ainda mais o crescimento.

 

Leia também:

WhatsApp prepara uma nova camada de personalização única para a versão iOS

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yesir
    Yesir

    Top. Vou comprar mais algumas ações

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Apple a provar do seu veneno.

      A empresa que se tornou o que tornou a conta das patentes estúpidas.

      E a comprar patentes da treta e a valorizar astronomicamente. Impedindo assim a progressão das tecnologias.

      Usando e abusando da sua posição dominante com a ajuda do sistema político dos EUA.

      Quando era para “comprar” ou utilizar as patentes de 3° era por um valor irrisório.

      Quando era para usar as da Apple era a um preço que não era competitivo.

      Ainda assim tem a benção do governo, mas como desta vez não deram a mão completamente deu nisto.

      Contudo é uma boa altura para comprar acções da empresa, eles são a maior empresa dos EUA, e há muito interesse por todos que seja e continue a ser.
      Isto foi só um pequeno precausso.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    A Apple perdeu 6,61% nos últimos. Com essa perda subiu 39,21% nos últimos 365 dias.
    De facto na primeira semana de vendas era possível ler comentários como: “O iPhone 15 Pro e o Pro Max foram descritos como ‘o maior fracasso da Apple na história’. Os utilizadores reclamaram de sobreaquecimento, poeira nos componentes, mudança de cor do metal e o telefone falhar no bendtest”. Mas isso foi há três mesee, convinha saber a fonte do post, se continua a referir-se ao mesmo … de que já ninguém fala.
    Apenas a última referência: o governo chinês desmentiu que houvesse restrições governamentais nos serviços públicos e empresas públicas.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      A Apple perdeu 6,61% nos últimos – cinco dias.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Obrigado Ana. Mantem-nos informados.

        1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          Ana? 🙂

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Apple é uma fraude (qualidade é inovação é zero) . Mas até o dinheiro é uma fraude (não passa de papel)… Portanto só acredita nela quem quer…
    Se um bocado de papel pode valer 500€. Um iPhone que vale menos que isso pode valer o valor q as pessoas estão a dar por ele.. Se vale 1600€ e é comprado então está tudo dito. Desde que vi pessoas a vender at de Fátima.. Já acredito em tudo…

  4. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Mais um exemplo de “literacia financeira”.