Apple retira da App Store a aplicação da principal rede social na Rússia

15 Comentários

A Rússia continua a receber sanções por parte de muitos países e empresas, estando a Apple incluída neste rol. A principal rede social no país é a VKontakte que, tal como outras apps do mesmo developer, foi removida da App Store.

Qual será o motivo?

Apple retira da App Store a aplicação da principal rede social na Rússia


A app VKontakte, bem como outras apps do mesmo developer, desapareceu da App Store da Apple. Trata-se da rede social mais popular no país que, sem ter declarado guerra, está a destruir o território ucraniano e a colocar em causa a economia mundial, que estava em franco crescimento depois de um período difícil de pandemia.

Esta app com milhões de downloads, simplesmente desapareceu da loja de aplicações da Apple.

A VK, a empresa por trás da app, partilhou um comunicado na segunda-feira, divulgado pelo The Verge, dirigido aos utilizadores a informar que as aplicações foram removidas da loja, incluindo, as Mail.ru, VK Musis e Youla classified.

O comunicado refere que, se uma app já estiver instalada num dispositivo compatível, continuará a funcionar. No entanto, os utilizadores poderão ter problemas com notificações ou pagamentos. É ainda referido que podem continuar a usar o VKontakte através dos browsers nos smartphones ou no PC.

Também na segunda-feira, o governo do Reino Unido promulgou novas sanções aos oligarcas russos em resposta aos falsos referendos que a Rússia realizou recentemente em partes da Ucrânia. As sanções afetam 23 executivos do Gazprombank, um banco russo ligado ao VK. Segundo a Apple, esta será então uma resposta da empresa perante as sanções do Reino Unido.

No entanto, o Ministério de Assuntos Digitais da Rússia disse ao meio de comunicação estatal RT que estava a investigar “as razões para excluir as aplicações VK e contas de developers, destacando o significado social e a escala de uso dos serviços fornecidos pela empresa russa”. As apps VK ainda estão disponíveis na Play Store do Google.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    O motivo: RUSSOFOBIA…

    1. Avatar de mamba
      mamba

      não é nada: é apenas uma operação digital especial.
      Vamos chamar as coisas pelos nomes sff

    2. Avatar de Estefêneo Empregos
      Estefêneo Empregos

      O motivo é política.

  2. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    quem ganha isto tudo sao os americanos como sempre

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      se a Apple nao faz nada, está mal.
      se faz…. tambem está mal 🙂

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Então o Putin, que é o único com poder para terminar esta guerra, e não o faz, deve ser algum americano infiltrado que está a destruir a Rússia.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Descriminação ao mais alto nível.

  4. Avatar de PauloS
    PauloS

    Realmente uma guerra que apenas favorece o dollar, empobrece a europa e poe as culpas na Russia serve a quem? Espanta me em pleno seculo 21 as pessoas ainda nao pensarem por si.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Realmente, a Ucrania declara guerra à Rússia, invade o seu território, mata, rouba e destrói em território russo, ameaça os restantes com armas nucleares e ainda põem a culpa na Rússia, coitada… haja quem “pense por si” 😀

  5. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Medida totalmente descabida..
    Isto no fundo só ajuda a anular toda a informação.. Assim como vai dificultar a organização de protestos..
    Sai a Rússia mais a ganhar do que a perder.

    Quando digo que quem lidera o Ocidente não passa de gente burra, afirmo com certeza tendo em conta todas as “sanções ” impostas..

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      As sanções foram burrice?! A burrice deles foi não as terem imposto mais cedo, e terem itão depndentes da Rússia. Valha-nos algo de positivo nesta guerra, que é precisamente acabar com essa dependência.

  6. Avatar de Zé Manuel
    Zé Manuel

    Os comunas estão com pena dos fascistas Russos.
    O tonto do Putin ataca um país vizinho e a culpa é dos americanos.
    Deixem de beber aguardente adulterada.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      O que faz um comuna quando chega a casa e apanha a mulher a trai-lo?…
      Sai a correr e vai apedrejar a embaixada americana.

  7. Avatar de darth
    darth

    quem ler alguns comentadores por aqui, fica com a ideia que os russos são as vitimas.
    é preciso ser lata