Apple quer que enviemos SMS sem perigo enquanto andamos

27 Comentários

A Apple procura constantemente reinventar os seus produtos e trazermos inovações que entende serem essenciais aos utilizadores, nas mais diversas áreas onde estes se posicionam e interagem.

Algumas ideias podem parecer mais descabidas, mas acabam por encontrar o seu espaço e tornarem-se corriqueiras. A mais recente patente que a Apple viu agora aprovada, procura resolver o problema de enviar mensagens e andar ao mesmo tempo.

apple_sms_1

A solução que a Apple patenteou pretende acabar com o problema que tantas vezes assola os utilizadores dos dispositivos móveis. A escrita e recepção de mensagens enquanto se deslocam a pé, sem prestarem a atenção necessária ao ambiente que os rodeia e com os perigos inerentes a essa situação.

A forma que a Apple encontrou para este problema é bastante simples, e talvez nada original. Ao utilizar a câmara traseira dos seus dispositivos e apresentando essa mesma imagem no fundo da aplicação de mensagens, o utilizador acaba por ter visível e no seu campo de visão e atenção, tudo o que se passa à sua frente, conseguindo assim evitar objectos, pessoas ou outros perigos que entretanto surjam.

Claro que esta funcionalidade não estar sempre activa e ficará a cargo do utilizador a escolha do momento em que pretende ter uma visão do que se passa à sua frente.

A integração do vídeo no fundo da aplicação será tal que até mesmo os balões de mensagens podem ter o fundo transparente e assim apenas o texto ocupará o ecrã, para além do vídeo recebido da câmara.

Esta patente da Apple estava submetida desde o ano de 2012 e apenas agora foi aprovada. A descoberta desta patente foi obra do site Apple Insider, que a descobriu na lista de patentes recentemente atribuídas.

apple_sms_2

Este conceito de aplicações não é novo e já desde 2010 que existem aplicações que fazem o mesmo quer no iOS quer no sistema operativo da Google. Um exemplo de uma aplicação destas é o Type n Walk.

Mesmo essas aplicações apenas implementam uma pequena parte do que a Apple se propõe trazer com esta nova patente e por isso não se prevêem problemas legais associados.

A Apple está preocupada com os utilizadores dos seus equipamentos móveis e assim consegue que estes estejam protegidos quando estão a enviar ou receber mensagens.

Mas será que a distracção será contornada com esta ajuda ou ela vai simplesmente ser ignorada em detrimento da conversa? Só o tempo o dirá!

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Pensava que ia remover os SMS’s dos iCones 😀

    Acho que vão preferir olhar para a frente de vez enquanto do que gastar mais bateria, para alem do mais que ninguém escreve enquanto anda com o telemóvel na vertical.

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      A moderação assusta-se sempre com o meu nome xD
      Só mudei o meu para isto porque havia ai alguem com um igual ao meu.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Fogo, ninguém escreve com o tele na vertical, para além de parecermos deficientes com problemas nos braços, as outras pessoas ainda pensavam que estavam a ser gravadas…
      not that smart apple… not that smart…

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    “A Apple está preocupada com os utilizadores dos seus equipamentos móveis” … mas quem é que se preocupa com alguém?

  3. Avatar de Joe
    Joe

    Da maneira que uso o telemovel ia era ver os meus pés e não o que está à minha frente, não faz lá muito sentido isto..

  4. Avatar de ruben
    ruben

    Boa, sempre a inovar. Acho que também vou começar a patentear coisas que já existem, mas não estão patenteadas. Tanta inovação que anda para os lados de Palo Alto…

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Inovação é com a Apple…

    Primeiro, vai ser ridicularizada…

    Quando sair, vai ser criticada…

    Daqui a uns anos, toda a gente está a copiar isso…

    Como de costume…

    1. Avatar de User1
      User1

      O problema é que não inovou, como podes ver é algo que já existe e não se limita a app de sms.

      Sinceramente, como o user a cima comentou, e falando por mim tambem, da maneira como uso o tlmvl nessas situações ia ver os meus pes, e não ia ser nada util.

      Em relação as patentes, hoje em dia é tudo patenteado… Uma coisa é quando é uma ideia inovadora e que não existe, ate concordo, mas patentear ideias que já existem a algum tempo, e que já não são novidade…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Vamos lá ver como é na realidade, não é?

        É que se for simplesmente pôr o video como background, não é nada de novo…

        1. Avatar de User1
        2. Avatar de OMG
          OMG

          Pois, mas o vídeo vai ser de alta resolução ou identifica obstáculos ou outra melhoria qualquer e já é aclamado como uma revolução, tipo o sensor digital. De novo, nada, apenas uma melhoria do que já existe, não tem ideias próprias, pega nas dos outros e com o imenso dinheiro que tem melhora-as, aclama-as como a reinvenção da roda e o rebanho rejubila.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Por isso é que a Apple anda por aí a comprar todos os dias empresas, para as reduzir a um botão… Oh wait… Isso é a Google…

            https://mobile.twitter.com/supertino/status/448842595934826497/photo/1

          2. Avatar de OMG
            OMG

            Google X

    2. Avatar de migue
      migue

      até parece que a tua apple inchhhh também nunca copiou.

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Yap, como de costume, a Apple copiou uma app do Android que faz isso…

    4. Avatar de Johnny
      Johnny

      Gosto como a Apple para ti inova sempre tudo e mais alguma coisa.

      Já inovou em certas coisas, agora em tudo o que aparece não.
      Abre os olhos e muda a tua ementa de fruta, que provavelmente é só à base de maçãs.

      Vive mais um pouco, em vez do quadrado lógico da Apple.

  6. Avatar de Fornost
    Fornost

    já não existe um app pra isso?? lembro que já foi postado isso aqui…

      1. Avatar de Fornost
        Fornost

        nossa…só agora notei que escreveram JUSTAMENTE isso que eu disse no bojo do artigo 🙂

        my bad

  7. Avatar de Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes

    No meu nexus 5 tenho a Mahdi-rom que tem essa opção mas funciona em todo o sistema e não só nas mensagens.

  8. Avatar de migue
    migue

    CONDUZIR NÃO SE DEVE USAR O TELEMÓVEL. parar o carro e fazer as coisas.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Isso é bem verdade.

      E BTW, quem pode comprar um mercedes, também pode comprar um kit bluetooth.

      1. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        parece que nao podem… pois gastam o dinheiro todo no carro e depois têm de meter combustivel no jumbo…

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Mais um exemplo da inovação da Apple, usar algo já feito e dizer que é seu…
    Alem disso ninguém que eu conheça escreve mensagens com o telemóvel totalmente vertical. A não ser que se tenha uma camera no topo do telemóvel, não vejo grande utilidade. Não deixa de ser uma patente para encher chouriços como muitas da Apple.

  10. Avatar de Winetree
    Winetree

    Mas não há uma única notícia que envolva Apple ou iOS que não atraia rebanhos de fanáticos por android a encher isto de comentários despropositados…
    Se já existe, suponho que já estivesse patenteado ou que processem a Apple por imitação.
    Quando e se sair, logo se vê o que de facto vai ser. As empresas tecnológicas patenteiam várias coisas que acabam por nunca implementar….

  11. Avatar de César Teixeira

    Boas,

    Será que algum dos iluminados aqui não consegue perceber que o exemplo demonstrado (com a árvore) no artigo é meramente para demonstrar o que se pretende?! Será que são todos uma cambada de imbecis que não entendem que não é para levar à letra o facto de andar com o telemóvel na vertical?! Santa paciência pah…. Abram os olhos e pensem um pouco por vocês, porque com a ânsia de criticar nem sequer se dão ao trabalho de puxar pela cabeça…

    Rais parta os fanáticos, seja porque coisa for…

    Cumprimentos,
    César Teixeira

  12. Avatar de paranoiasnfm

    Lá está… daqui a uns anos vai haver alguém a reclamar que a Apple roubou a ideia… mas esse alguém, esqueceu-se (ou não tinha €) de registar a patente.

    É uma ideia interessante, que já usei numa aplicação há uns anos, mas, respondendo à última questão, acho que vai ser ignorada, pois ficamos concentrados no que estamos a escrever e não damos pelo que está à nossa volta.