Como se tem visto nos últimos tempos, Steve Jobs não é homem para estar parado e a Apple não pára de trabalhar. Já é normal vermos notícias por toda a Internet a adivinhar o próximo passo da Apple: os novos produtos, as alterações ao que já existe, tudo é muito discutido na Web muito antes das apresentações oficiais. Então do que fala o mundo sobre as próximas novidades?

Depois da recente problemática associada às antenas do novíssimo iPhone 4, muito se especula acerca da atitude que a Apple irá tomar para o futuro do seu smartphone. Também acerca do iPad muitas questões se colocam. Criticado por muitos mesmo antes do seu lançamento, o iPad saiu para o mercado e tem vencido. No entanto, muitos esperam ainda o lançamento de uma 2ª versão deste tablet, com a esperança que esta venha mais completa e madura que a primeira. Existe ainda o iPod Touch, um “iPhone sem vitaminas”, mas não menos poderoso, que já pede uma actualização. Com todas estas perguntas no ar, surgem pela Internet vários rumores acerca do que a Apple estará a preparar para um futuro próximo.
Vamos dissecar aqui um pouco para que possamos enquadrar as novidades num espaço temporal alargado, bem ao estilo da filosofia Apple. Depois de todos os lançamentos, a Apple já prepara mais uma época de grandes novidades.
iPod Touch:
O iPod Touch foi uma revolução no segmento de iPods que a Apple tinha apresentado até então. Um iPod deixou de ser apenas um leitor de música e passou a ser um autêntico computador de bolso. As potencialidades do iPod Touch são enormes, tirando partido da mesma App Store que serve o iPhone, não existe praticamente nada para o qual não se encontre uma aplicação.
Apesar de já ser um óptimo produto, o iPod Touch já começa a pedir uma pequena “remodelação” que traga novas capacidades ao dispositivo. Uma das coisas que um utilizador de iPod Touch mais sente falta neste momento é internet em todo o lado, ou seja, 3G. Já poucas são as aplicações que não recorrem ao uso da internet e com o constante aumento de serviços que usam a cloud como suporte, ficaria muito bem ao iPod um acesso à internet por 3G a complementar o wi-fi, de forma semelhante ao que está presente no iPad.
Já existem ideias para capas que dão ao iPod possibilidade de ligação por 3G – a mais recente até permite transformar o iPod Touch numa espécie de iPhone…
…mas essa capacidade embutida seria sem dúvida bastante melhor.
Fala-se ainda de outro tipo de capas que a Sprint está a tentar lançar, fabricadas pela ZTE. Estas “capas” não teriam ligação directa ao iPod. Seriam antes uma espécie de hotspot 3G, permitindo a ligação de até 5 dispositivos.
Fala-se também bastante da inclusão de câmeras no iPod Touch. Esta é talvez a possível novidade mais falada e mais esperada e até a que tem maior probabilidade de vir a ser confirmada. Em Maio deste ano foi supostamente encontrado no Vietname um iPod Touch provido de câmera traseira. No início de Julho apareceram fotos de um vidro frontal de um iPod Touch com um pequeno buraco na parte superior destinada a uma câmera frontal semelhante à do iPhone 4, para a realização de chamadas pelo FaceTime.
Há no entanto um pequeno senão na inclusão da câmera traseira no iPod Touch. As pequenas dimensões do dispositivo tornam impossível a colocação de uma câmera traseira de 5MP, igual à do iPhone 4, e até uma câmera semelhante à encontrada no iPhone 3GS seria difícil de colocar no iPod. Restam outro tipo de soluções à Apple: mudar o formato do iPod para um iPhone 4 style, deixando assim espaço suficiente para a câmera, ou encomendar novos módulos de câmeras, de menores dimensões, visto que a tecnologia já avançou desde o lançamento do iPhone 3GS.
No início de Agosto voltam a aparecer fotos do suposto ecrã frontal de um novo modelo de iPod Touch, fornecidas por um fabricante de peças para o iPhone. Notícias recentes deixam clara a ideia que é quase certo que a 4ª geração de iPod Touch venha equipada com câmera frontal para chamadas pelo FaceTime, com uma nova possibilidade de ligar para endereços de email e não apenas números de telefone.
Também há grandes expectativas que o iPod tenha uma câmera traseira de 3.2 ou 5 MP, com flash para fotos com pouca luz, e com possibilidade de gravar vídeo em HD, a 720p como no iPhone 4, e ainda a possibilidade de fazer upload desses vídeos HD directamente para o YouTube.
Há ainda outra característica que não ficava mal ao iPod Touch: GPS. A presença de GPS será no entanto o desejo mais difícil de realizar e talvez não muito necessário. Um iPod touch com 3G, câmeras e GPS seria um iPhone que não faz chamadas, e a Apple ficaria com dois dispositivos muito semelhantes. Já para não falar do preço, que sairia sem dúvida do patamar que se encontra actualmente. O iPod Touch deve ser neste momento o produto da Apple menos overpriced e seria bom manter os preços próximos dos actuais.
Concluindo: O iPod Touch é provavelmente o gadget da Apple que mais se espera que seja actualizado. O acesso à internet em todo o lado (por 3G) é sem dúvida algo que, nos dias de hoje, podia/devia estar presente neste tipo de dispositivos, mas pouco se tem falado sobre isso, por isso não há muita esperança que tal seja implementado (no entanto há cada vez mais hotspots com wi-fi, o que é bom).
Uma câmara também era bem-vinda, e há fortes indicações para que isso aconteça. Mas será câmara traseira de 3.2 ou 5MP? Ou frontal para chamadas no FaceTime? Ou as duas?!
Há ainda a possibilidade do uso do novo retina display, presente no iPhone 4, e do processador Apple A4, presente no iPad e iPhone 4, nos novos iPod Touch que estão prestes a ser lançados. Ainda à semelhança do iPhone 4, adivinha-se um giroscópio, além do acelerómetro já existente, permitindo um controlo mais preciso para os jogos da App Store. Um aumento da autonomia da bateria também é possível. Resta-nos esperar e ver o que está reservado para a 4ª geração do iPod Touch.




















