Apple pode enfrentar uma multa de 23 mil milhões de euros numa investigação da UE à Siri

25 Comentários

A Apple e outras gigantes da tecnologia poderão estar de novo na mira da UE. Depois desta semana a empresa de Cupertino ter recebido uma decisão judicial a seu favor, que a livra de um pagamento à Irlanda no valor de 13 mil milhões de euros, a empresa estará de novo na mira de uma possível investigação. Agora será a Siri sob escrutínio, estando a Apple sujeita a uma multa de cerca de 23 mil milhões de euros.

Além da Apple estarão também sob escrutínio o Google Assistant e a Alexa da Amazon.

Imagem Apple Watch com Siri, tecnologia debaixo de olho da UE


União europeia de novo com os olhos postos na Apple

Conforme foi noticiado, a empresa de Cupertino recebeu esta semana uma primeira vitória num processo movido pela União Europeia em 2013. Assim, na base deste processo estariam impostos que não foram pagos e que a UE entendeu serem ilegais. Em 2016, a comissão aplicou uma multa à Apple no valor de 13 mil milhões de euros. A empresa americana contestou e esta semana o Tribunal Geral da UE deu-lhe razão.

A conduzir este processo está a vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, responsável pela pasta da Concorrência. A comissária tem agora em mãos a análise de informações de 400 empresas para ver se existe alguma possível má conduta com assistentes de voz. No alvo estarão os sistemas Siri da Apple, Google Assistant da Google, e Alexa da Amazon.

Nesse sentido, se eventualmente for encontrado algum crime, as empresas responsáveis por estes assistentes de voz podem enfrentar uma acusação antitrust (leis adotadas para travar práticas de monopólio).

Imagem Google Home com Google Assistant debaixo de olho da União Europeia

 

Google, Amazon e outros também estão no radar

No passado, tais inquéritos levaram à aplicação de multas multimilionárias contra várias indústrias relacionadas com a energia, finanças e até mesmo farmacêuticas. Conforme é referido, a UE está a tentar obter informações de 400 empresas, para enviar uma mensagem a gigantes da indústria como a Apple, Amazon, e Google. Uma mensagem que se destina a mantê-los sob controlo.

Às empresas que quebram as regras do assistente de voz relativamente à concorrência, pode ser imposta uma multa de 10% do seu rendimento global. Ou seja, as receitas globais da Apple de 260 mil milhões de dólares do ano passado poderiam ser multadas em 26 mil milhões de dólares (cerca de 23 mil milhões de euros).

Esta medida chega devido à quantidade inerente de dados dos consumidores com que os produtos IoT e os recentes produtos inteligentes trabalham e armazenam.

 

Leia também:

Tribunal Geral da UE dá razão à Apple e anula multa de 13 mil milhões de euros

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Qualquer dia abandonam a UE, e ficamos todos com android. Vai ser só lag.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Tens lag no teu Android?
      Deixa de ser forreta 😀

      Hoje em dia existe bons equipamentos Android chineses, japoneses, etc…, agora se queres comprar um Android de 50€ chinoca que chega cá a 100€ é normal que não vais ficar muito contente!

    2. Avatar de miguel
      miguel

      No entanto concordo que a UE está sempre a deitar a mão aõs milhões das tecnológicas americanas para sustentar todo o modo de vida da politiquice em Bruxelas…

    3. Avatar de xnelox
      xnelox

      Sempre podemos reactivar o symbian e mostrar que ainda pode dar cartas

    4. Avatar de whatever
      whatever

      Acho que emigro se isso acontecer.

    5. Avatar de Woot!
      Woot!

      Se comprares um telemóvel de jeito não tens lag.

    6. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      dás 1000€ por um iphone e depois comparas com um android de 100€!! :facepalm

  2. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Tragam de volta o Clippy do Office!!! o melhor assistente de sempre!!!!!!!

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não tenho pena nenhuma da Apple e das outras empresas.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Elas também não têm pena de ninguém, são organismos cujo único objectivo é o lucro e são implacáveis. E têm cada vez mais poder. Tem de haver (algum) controlo

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Concordo contigo mas discordo em “Tem de haver (algum) controlo” acho que tem de existir muito controlo sobre o que estas empresas fazem.

  4. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Como utilizador da Apple acho que estou intitulado a pelo menos 1 milhão desses 23 mil milhões.
    É favor tratarem do caso rápido para eu receber esses “trocos”.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não te preocupes, os advogados vão tratar desses trocos por ti, por mim e por todos os consumidores.

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    já sabemos o desfecho

  6. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    É do género Sonae e grupo Pingo Doce trabalham em Portugal e depois vão pagar os impostos à Holanda só porque lá pagam 10% 20 % menos … Mas nestes casos dispares, a UE já não se mostra indignada. Uma União Europeia mas vários sistemas financeiros :\ É ridículo.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Não fale do que não sabe.
      Para que está a falar da Sonae e do Grupo Jerónimo Martins em particular, como se fossem as únicas empresas portuguesas com sede fiscal na Holanda?
      Fique vc a saber que o Grupo Jerónimo Martins foi, das cotadas no PSI20 a última a ir para a Holanda.
      Antes deles, empresas estatais ou com controlo estatal como a PT e a Galp, já lá estavam.
      Porque não falou nessas e nas outras que foram antes?
      Só se lembrou da última, foi?
      Sabe porque razão o Alexandre Soares dos Santos perdeu a paciência com este país de gatunos e foi para a Holanda?
      Não sabe? Tb não lhe vou dizer. Informe se antes de dizer coisas que não entende.
      Sonae e Pingo Doce pagam todos os impostos dos dividendos que obtêm em Portugal.
      O que se paga na Holanda é diferente.
      Não fosse este país um antro de gatunos parasitas da pior espécie e as empresas antes prefeririam pagar aqui que lá fora.
      Mas com estas leis, com esta fiscalidade, com estes impostos altíssimos, é legítimo que cada um procure outras paragens.
      Tivesse sido comigo e em vez de ser a última seria a primeira…
      Baixem os impostos, façam estabilidade fiscal, copiem o que a Holanda faz, e as empresas vêm para cá.
      Pois, é difícil, não é? Há muita barriguinha para alimentar.
      O monstro precisa de mais e mais dinheiro. Nunca é suficiente.
      Não hão de as empresas ir lá para fora, não que não vão, só se fossem otários.
      Até os portugueses estão a ir embora daqui, quanto mais as empresas…

      1. Avatar de Luis Maia
        Luis Maia

        Referi o Pingo Doce e Sonae porque me apeteceu, mas sentiu-se dorido foi ?? Não me diga que tenho o “DESprazer” em falar com alguém importante, É fácil, meta um bocado de gelo que isso passa. Gelo faz milagres às inflamações.
        Se calhar referi essas empresas, pois foram, das primeiras que nesta “covid 19 crysis” a vir para os meios de comunicação pedir para se baixar os impostos, para não pagarem energia, águas e até rendas … Se calhar mencionei estas duas porque eram locais onde fazia compras de bens essenciais, e onde via funcionários explorados e fornecedores espoliados (coisas banais cá nesta republica das bananas), e como eu não como nem telefones “PT” nem bebo petróleo “galp” acho que dá para perceber a razão inerente ao meu comentário. Mas adiante.
        Não devia ser possível uma empresa que “trabalha” em Portugal ir pagar os impostos SOBRE OS LUCROS que obtém a “um paraíso fiscal” como a Holanda. Sim eu sei que estas empresas pagam os impostos cá em Portugal (pagam os impostos como TSU e outros aos cais não podem fugir) não me vem ensinar nada meu caro.
        Se as pessoas fogem “ao fisco” é porque podem, olhe, eu como não posso fugir, tenho que me contentar em sustentar a famelga Xuxalista :\
        Numa coisa estamos de acordo é que isto é uma bandalheira total … Mas mais de 40 % votou neste “DESgoverno” portanto tenho que me aguentar.

  7. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Luís concordo consigo!São estás empresas que fazem publicidade para comprar-mos produtos nacionais e depois vão pagar impostos,em outros regimes fiscais mais vantajosos para eles.Pura hipocrisia!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ser patriota e português não implica aceitar automáticamente tudo o que o governo nos impõe. Principalmente a nível fiscal. O nível de taxação em Portugal há muito que ultrapassou o razoável. Estamos num nível que já é pura extorsão.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        O que as autoridades tributárias fizeram ao Alexandre Soares dos Santos era motivo mais que suficiente até para que um dos melhores homens que alguma vez pisou estas terras, Rei D Afonso Henriques, se pusesse a cavalo a caminho da Holanda com as espadas e as trouxas atrás.
        Uma vergonha.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Vai pagar os impostos de uma empresa na Alemanha e logo vês o que é pura extorsão.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Mas lá os impostos vê se que são bem geridos, ou mais ou menos.
          Aqui é o que se sabe…

      3. Avatar de Manekas
        Manekas

        Concordo plenamente consigo, Paulo. O sistema fiscal português é asfixiante. Mesmo sem serem empresários, a maioria dos cidadãos comuns, quando podem, fogem ao IVA.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    As tecnológicas americanas a substituir os pagamentos do Reino Unido…para os parasitas da UE.

  9. Avatar de Njag
    Njag

    Se não consegues combater com tecnologia,
    combate com leis.