Apple patenteou óculos de realidade virtual que usa o iPhone

33 Comentários

As novidades do mundo da tecnologia estão a criar novas formas de visualizar a informação e de interagir com a mesma. Se algumas empresas estão a investir em equipamentos que permitem uma interacção com realidades aumentadas e mais virtuais, outras ainda não chegaram a este campo.

A Apple tem estado pouco activa nesta área, mas agora parece ter dado um salto grande ao conseguir registar uma patente que lhe permitirá criar uns óculos de realidade virtual, usando como ecrã o iPhone.

apple_vr_oculos_1

Esta nova patente que a Apple agora conseguiu vem definir a criação de um novo dispositivo que dá acesso a realidade virtual, usando para isso apenas um dispositivo móvel.

A patente foi atribuída pelo U.S. Patent and Trademark Office e estava em análise desde o ano de 2008. Com o nome “Head-Mounted Display Apparatus for Retaining a Portable Electronic Device with Display”, pretende dar à Apple a entrada num novo tipo de equipamentos.

A utilização deste dispositivo foi detalhada com rigor na patente e mostra que bastará apenas um smartphone, naturalmente que um iPhone, para apresentar toda a informação.

Este dispositivo móvel poderá ser colocado ou retirado sempre que o utilizador pretender usar os óculos de realidade virtual, sendo o ecrã do smartphone o ecrã do mesmo.

apple_vr_oculos_2

Uma curiosidade que pode ser vista na patente, e que é essencial para a sua utilização, é a disponibilização de um controlo remoto, que deverá ser usado para controlar o smartphone.

A necessidade deste controlo remoto prende-se com o facto de o ecrã do smartphone estar ocupado a apresentar os conteúdos e não estar disponível para receber toque ou ser controlado.

Claro que outros elementos dedicados ao áudio vão estar disponíveis, interagindo directamente com os próprios óculos.

apple_vr_oculos_3

Este tipo de óculos e este tipo de utilização do smartphone nestes equipamentos não é novo. Existem já no mercado várias propostas similares e que fazem exactamente o mesmo que esta patente agora revelada.

A própria Samsung tem já uma oferta que pode ser comprada, o Gear VR, criada em parceria com a Oculus Rift, e que também faz uso dos smartphones da marca Sul Coreana.

Resta saber como vai a Apple tratar esta sua nova patente e quando estará disponível a primeira versão deste equipamento. Isto claro, se algum dia a Apple resolver investir nesta sua tecnologia.

Por outro lado é importante ver como vai a concorrência reagir agora à existência desta patente e à sua obrigação de respeitar o que foi definido como propriedade da intelectual da Apple.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Cá para mim essa patente não é para a Apple fazer esse equipamento, será é para a Apple evitar que outras empresas façam algo parecido e não ganhar nada.

    Assim, se alguma empresa desenvolver algo que esta patente abrange, tem de pagar a Apple.

    Julgo que foi mais nesta perspectiva que a Apple registou esta patente.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      esta patente parece vir no seguimento de outras patentes da Apple relativas ao iPod, em que propunha óculos com ecrã incorporado para ver conteúdos guardados no iPod. Foi uma evolução lógica do conceito

      1. Avatar de Bicla Man
        Bicla Man

        Claro que sim, logo agora que a Microsoft aposta forte no conceito de realidade virtual com base em exemplos práticos e já com sistema operativo adaptado para o efeito.

        O conceito de evolução lógica da apple atrasa a evolução lógica de outros.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S a patente é de 2008!!! Já lá vão quase 7 anos.
          é uma evolução lógica dum conceito naquela altura. Será assim tão complicado de entender?

    1. Avatar de Liberal da cerca
      Liberal da cerca

      Só que 8 anos antes…

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        o conceito de 8 anos antes é interessante, faz este ano exactamente 8 anos que saiu o 1º iphone, 2007 e também curiosamente à 8 anos não haviam 1000 marcas de smartphones a fazerem 1000 modelos de smartphones com ecrãs de 5” 6” 5,5” 4” etc etc…..,

        mas sim… a google usou o mesmo modelo de caixa de cartão à 8 anos atrás e a apple 8 anos depois patenteou-as…, =O faz sentido!.., as fotos também ãos de à 8 anos atrás…,

        boa tentativa..

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Esta patente é de 2008, basta ler o texto ou ir ao site da patente.
          A imagem inicial que mostram é que não tem nada a ver com a patente

          1. Avatar de RogerDC
            RogerDC

            Não faz sentido, porque a imagem do Iphone é o “Iphone 5”
            a 8 anos a traz o formato do Iphone não era este

      2. Avatar de RogerDC
        RogerDC

        já reparas-te que o Ihone na imagem é Iphone 5? como pode ser 8 anos a traz?

    2. Avatar de zeze
      zeze

      Achas mesmo! A Apple não copia ninguem, toda a gente é que copia a Apple….Not!

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      a primeira imagem não tem nada a ver com a patente da Apple

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      A imagem onde se vê o iphone é mesmo o cardboard da google (pelo menos parece, a diferença é que tem um iphone).

      Pelas imagens da patente, o que a apple pretente é ter mesmo um dispositivo e não uma caixa de cartão, ou seja, a meu ver é uma solução que é um misto das soluções atuais em que é realmente um dispositivo mas precisa do iphone para funcionar. O da google não pode ser considerado um equipamento, é “apenas uma caixa de cartão”.

      São soluções diferentes para o mesmo fim, não comecem com as guerras de quem inventou o quê…

      1. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        A patente foi entregue em 2008.

        Caso encerrado.

      2. Avatar de Gato Preto X
        Gato Preto X

        A patente foi entregue em 2008.

        Caso encerrado.

    5. Avatar de Filipe
      Filipe

      Como te atreves a dizer isso? 😮 é óbvio que isto é uma inovação sem parecença da Maçã Trincada 😮

    6. Avatar de Gato Preto X
      Gato Preto X

      Essa patente foi entregue no cartório (e tornada pública, como todas as patentes provisórias) a 30 de Setembro de 2008.

      A Google só sabe é “inventar” aquilo que os outros inventaram por ela…

      Sem vergonha! Depois vêm os fãs criticar a Apple pelas patentes, e que copia, e não sei que mais…

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Se os outros já têm essa solução certamente está patenteada já algures.
    Portanto, acho que a Apple já vem tarde

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A patente é de 2008, muito antes desta vaga de óculos de realidade virtual.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Isso não invalida de os outros também terem patentes 🙂

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Invalida no mínimo dizer
          “Portanto, acho que a Apple já vem tarde”
          Podendo se dar o caso de que mesmo havendo outras patentes, se essas forem mais recentes a patente da Apple se tornar relevante. Depende do que é descrito nas patentes e o que os produtos fazem!

  3. Avatar de larterpt
    larterpt

    Vai ser agora que eles vão deixar de dizer que os 300 dpi são suficientes 😛

  4. Avatar de darth
    darth

    isso de respeitar patentes vale tambem pra apple, caro pedro

  5. Avatar de Marcelo Frazão
    Marcelo Frazão

    um poste de alta tensão pelo cú acima ainda era pouco

  6. Avatar de Joaninha
    Joaninha

    Aquele cartão foi roubado de um sem abrigo ali na Almirante Reis ha ha ha ha

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    mais uma revolucao da apple, ja tou a imaginar os androids cheios de inveja com lag glasses a correr o 2.3 num octa core

    1. Avatar de TheosKratos
      TheosKratos

      *slow claps* Woow cresceste prai 10 metros com esse comment, congratz! So uma pergunta… trabalhas para a apple? Ou tas a ver se te dao um iphone de graça a fazer essa publicidade toda? Grow up, ja tens idade (provavelmente) para ter um um bocadinho de juizo, e fazer algo construtivo em vez de andar a arranjar flame wars. Just saying…

      1. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        nao alimentes o troll

  8. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Realidade virtual com telélés à frente dos olhos, acho que deixa muito a desejar.
    Que façam uma coisa de jeito, mas fazer render o peixe e chamar RV, acho um absurdo.

    Eu cá continuo à espera do Ocullus Rift, mesmo que infelizmente venha do FB.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Claro agora é possível experimentar realidade virtual por 10€ e tu críticas, dizendo que estas a espera de um equipamento que vai custar largas centenas.

      Achas que as pessoas vão a correr comprar uma coisa que custa caro, e que só vai atingir o seu potencial daqui por uns largos anos?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Claro que vão. Especialmente se tiver a imagem de uma maçã já trincada.

  9. Avatar de chr_27
    chr_27

    Isto é ridículo. E nao falo em relação á patente da Apple, que me parece legitima qdo foi pedida á 8 anos.
    Ridiculo é o sistema de patentes que demora 8 anos a atribuir uma patente, deixando que entrem no mercado e se estabeleçam soluções exactamente iguais, para ao fim de algum tempo vir dizer “lamento mas já não podem fazer mais este produto sem pagar royalties.”

    A Apple está a tornar-se naquelas empresas patent troll. Apesar de lançar a patente nada fez com ela.