Apple patenteia tecnologia que remove palavrões das músicas

54 Comentários

A Apple sempre foi uma forte defensora da moral e dos bons costumes, quer dentro da sua política de conteúdos quer no que toca a ferramentas de controlo parental. Ao que parece não desarma a sua luta.

A empresa de Cupertino garantiu uma patente para uma tecnologia que, automaticamente, procura nas músicas via streaming insultos, edita as mesmas, remove os palavrões e oferece a letra limpa para os seus ouvidos ficarem protegidos.

Apple patenteia tecnologia que remove insultos das músicas


A patente que a Apple acabou de garantir chama-se “Management, Replacement and Removal of Explicit Lyrics during Audio Playback” e foi apresentada para análise ao organismo que gere marcas e patentes em Setembro de 2014. Esta patente, em linhas gerais, vasculha uma música para remover palavrões e tornar a música “family-friendly”.

A Apple refere na patente que a tecnologia remove o palavrão e coloca um som, um “beeping”, ou poderá também distorcer a palavra para que esta não seja perceptível. O sistema patenteado pela Apple também descreve a tecnologia dizendo que esta pode detectar a música por trás das letras e, simplesmente, remover os palavrões, gerando música de fundo para que a faixa continue sem problemas.

Apple patenteia tecnologia que remove insultos das músicas

Mas a empresa quer ir mais longe e a patente não se limita à música. Estão igualmente contemplados os audio books. A Apple poderia, em teoria, editar para remover dos livros os palavrões e as cenas de sexo, podendo, com esta medida, adequar as edições para crianças.

Não há nenhuma indicação de que a Apple esteja realmente a querer censurar a música no iTunes ou no seu novo serviço de streaming Apple Música, a ideia subjacente passa por outra ferramenta disponível ao utilizador. Isto porque a Apple já oferece nos seus serviços uma estação de rádio online com edições não explícitas de músicas.

A Apple é conhecida por ter regras estritas em todo o tipo de conteúdo que existe iTunes Store e na iTunes App. Steve Jobs enviou um e-mail em 2010, onde deixou claro que não iria permitir pornografia na App Store.

Folks who want porn can buy an Android phone

A Apple também proibiu uma aplicação de dicionário a partir da App Store depois deste incluir definições para palavrões.

 

Business Insider

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fantástico! Enquanto isso, qualquer pessoa compra uma espingarda automática no Walmart mesmo ao pé da secção dos queijos. Ridículo 🙂

    1. Avatar de idroidmicro
      idroidmicro

      lol ya… e quem decide o que é um palavrão?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        e estão a esquecer-se da vontade do cliente final!! são ridículos…

  2. Avatar de Kekes
    Kekes

    Fixe assim os meus filhos de 5 anos vão poder ouvir as 50 sombras de grey antes de dormir! Parece uma tecnologia super útil!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ainda devem ser resquícios do Steve Jobs, o homem que proibia apps com mulheres com pouca roupa na App Store…

  4. Avatar de WP_10
    WP_10

    Sendo assim muitas musicas ficam sem parte da letra lol

  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    mas eles tem autorização do autor da musica para fazerem isso?

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Provavelmente outra tecnologia “US Only”…

  7. Avatar de diogo
    diogo

    bela m****. Agora a malta já não vai poder ouvir música Rap, fica quase só instrumental.

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      RAP, isso é estilo que se ouça?! Se ainda fosse um bom metal…

      1. Avatar de Thrasher
        Thrasher

        Concordo com o Dreamliner, nao uso apple mas ng quer ouvir piiii no meio de slayer ou kreator xD Entre muitas outras bandas, isso é vergonhoso cada um ouve o que quer, e metal sem palavroes nao passa a mm msg xD

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Metal, isso é estilo que se ouça?

        1. Avatar de Thrasher
          Thrasher

          Nao se ouve, sente-se. Queres algumas bandas para ouvir ouço Heavy Metal, Thrash Metal, Death Metal e Black Metal, nao me digas q musica feita por um gajo a carregar em quadradinhos que fazem barulhos (musica sintetica) é melhor que o som de instrumentos a serio (que levam muitos anos a aprender e aperfeiçoar) nao critique se nao sabes o que dizes

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Queres bom RAP (sem musica sintetica)? O grupo francês IAM, Lino, Eminem, 2 PAC… Não critiques se tb não sabes o que dizes…

          2. Avatar de Ivo
            Ivo

            Estou contigo Trasher. Os ouvintes de metal até lá chegarem ouviram toda a porcaria que a indústria tem para vender. Por isso já ouvimos rap e hip hop, e não gostámos. Por isso Bruno, não critiques tu o que não sabes.

          3. Avatar de Simão Monteiro
            Simão Monteiro

            Ouço rock, metal hip-hop e alternativa, devo ser satanás :p
            Há hip-hop bom e mau, assim como metal bom e mau. Miley Cyrus é que não é música que se ouça

  8. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    Não sei para que é tanta indignação?!!!
    Rapaziada dos lagdroids… wake up! isto é para iDevices, macbook, apple tv, apple watch e quejando… isto não inclui os androids chinocas. Isto nunca vos afetará… podem continuar no degredo… ahahahahahahahah.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A ironia do nome 🙂

      1. Avatar de badsector
    2. Avatar de diogo
      diogo

      Calma, o único aqui que falou em Android, até ao momento deste comentário, foste tu…

    3. Avatar de Theboice
      Theboice

      ainda bem senão só me sobrava o windowsfone…

    4. Avatar de Branets
      Branets

      cuidado que ele anda á solta, consertem a cerca p.f.

    5. Avatar de Serato
      Serato

      A gente já sabe, que só pessoas “inteligentes” como tu é que podem comprar produtos da Apple.
      Se a estupidez pagasse impostos tavas todo carimbado

    6. Avatar de Bruno
      Bruno

      “Podem ficar no degredo…”
      Vais me desculpar, mas a ficar no degredo estamos nos, utilizadores Apple, a algum tempo que não me sinto tão bem com a marca, esta a perder qualidade, o “Requinte” de antigamente….

      Ja para não dizer que vejo familiares a fazerem o mesmo e até mais sem qualquer problema,e muitas vezes mais rapido nos seus equipamentos “Chinocas”.

    7. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      O iPhone é chinoca amigo…

    8. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Tenho um iPhone, um Mac, um iPad, um iPod, uma Apple TV. Espero bem que a Apple não avance com isto. Sou crescidinha, sou maior de idade, estou mais do que habituada a ouvir palavrões. Quem é a Apple para decidir a forma como eu ouço ou deixo de ouvir? Sou bastante apreciadora de música e não quero estar a ouvir uma música que gosto e no meio meterem um BEEP ou palavras distorcidas. Não é que eu ouça muitas músicas com palavrões.
      Ainda por cima sou subscritora do Apple Music.

      Quanto à boca dos Androids chineses… Sem comentários. Essa discriminação é ridicula, tomara muitas marcas ocidentais ter a qualidade da Xiaomi e ter uma interface tão bela quanto a MIUI.
      No meu Xiaomi Redmi Note 3 também tenho a aplicação do Apple Music.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        +1 Finalmente alguém com bom senso

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Basta irem ao YouTube por exemplo, verem alguns vídeos dos Limp Bizkit, que os palavrões são censurados. Qual o drama? Reclamem com a Google também!

        1. Avatar de Simão Monteiro
          Simão Monteiro

          Vais ao youtube e tens limp bizkit sem censura também, é só escolher. E é horrivel ouvir Limp Bizkit censurado, como qql outra coisa

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Sim,eu sei Simão.
            Se esta “ideia” da Apple seguir em frente, será de certeza empregada a mesma lógica que o YouTube. Terás versão Explícita e a versão “censurada”.
            Apenas dei um exemplo entre “milhentos”. Irá existir sempre existir as duas versões, depois o utilizador é que escolhe! Mas a versão “family friendly” terá poucos “compradores”
            😀
            Lol

          2. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Melhor dizendo, olhando bem para o artigo, provavelmente será uma opção em que o utilizador poderá activar ou desativar por exemplo nas definições.
            Ficando ao critério de cada um se quer com ou sem censura.

  9. Avatar de KingDi
    KingDi

    A isso chamo de comprar musica incompleta xD
    Se não querem os palavrões nas musicas, comprem as versões “clean”. Que deve ser bem mais fácil…

    1. Avatar de john
      john

      as chamadas “radio versions” …

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    À Apple está sempre a colocar outras empresas em tribunal por violar patentes e agora querem alterar as letras das músicas, coisa mais estupidamente, estou mesmo muito preocupado porque sou daqueles que acha os IPods o melhor produto da Apple.

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Eu duvido que os iPods que não o Touch venham a ter essa função.

  11. Avatar de João
    João

    lá se vai o death metal

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      +1, RIP 🙁

  12. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    WT*!
    A seguir vão patentear uma tecnologia que remove as palavras android e windows..

  13. Avatar de Limbus
    Limbus

    É a censura en acção, bem vindo ao mundo Apple.

  14. Avatar de tavares
    tavares

    Uma musica ou um livro são “produtos” com um autor que pode não autorizar a “edição” pretendida pela Apple…nem sequer acredito que “isso” possa ser autorizado! O que a Apple pode fazer é não aceitar a distribuição ou venda dos mesmos através dos seus gadgets…mas censurar o trabalho de alguém NUNCA!!

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Só me ocorre uma palavra: Novilíngua.

  16. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    No alfabeto não existem letras impuras.
    O “F” de “F***” na boca do cavalheiro da foto é o mesmíssimo “F” de “Fraternidade” ou de “Fé”.

    Se no alfabeto não existem letras impuras também a conjugação fraterna das várias letras que resultam numa palavra não só não as torna impuras como não geram impureza nas palavra que delas resultam.

    Basta meditar um pouco e chegaremos à conclusão que quase todas as palavras consideradas
    impuras têm conotações com sexo, a manifestação física que nos faz pacientes dessa fatal doença sexualmente transmissível que é a vida, para a qual os guardiões da pureza das palavras ainda não conseguiram a cura ( não desesperemos ! ), aliás, ainda a tornam mais agreste ao manterem um “index” de palavras que não devemos pronunciar, mais, até tapam as vergonhas das estátuas da renascença italiana aparentemente porque glândulas mamárias, vagina e pénis serão classificados segredos de estado impedidos de “disclosure”.

    Assim, um pornógrafo visual ou oral é aquele que visiona um casal a fazer o que os paizinhos, com mais ou menos requinte, fazem, ( oxalá o tenham feito com muito requinte) ou aquele que solta uma palavra proibida pelo “index” das convenções sociais . Enfim um prevertido !

    Já os que lançam o mundo num conflito que causou várias centenas de milhares de de vítimas entre civis, mulheres e crianças e, indirectamente, a maior onda de refugiados desde segunda guerra mundial, não têm o hábito de dizer palavras impuras mas palavras bem articuladas como “armas de destruição massiva”, “offshore” e outras que tais com a delicadeza de uma flor de nenúfar, onde a banalidade do mal até se nos aparece travestida de bondade.

    Enquanto escrevia este escalotógico escrito os “boches” de Munique ( atenção guardiões do index, disse “boches”, sem mais outra letra intermédia ) marcaram o primeiro golo na Luz eu soltei um vigoroso
    “F***-**”!. Estamos “F*****s !

    1. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      “Escatológico” em vez de “Escalotógico” . Foi mais um dano dos “boches” de Munique que não me deram tempo de ir ao Houaiss ou ao Dicionário da Academia para encontrar as derradeiras palavras que melhor descrevessem o sentimento que senti a quando do primeiro golo. Duvido que lá as encontrasse.

      Quanto a esta aplicação da Apple “não havia neccchessshidade ssh shh” !

  17. Avatar de nckportugal

    liberal que raio é um quejando.
    Agora mais a sério.
    isso é basicamente alterar a obra do artista além que para tal faceta é necessário autorização do autor da obra segundo consta em diversos países.
    Cá em Portugal o pessoal vai ficar a ouvir apitos em todas as entrevistas feitas aos adeptos antes e depois da bola.

  18. Avatar de Alex Fabiano Longo
    Alex Fabiano Longo

    funk brasileiro vai ficar totalmente mudo kkkk

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      E que bom isso é para a nossa saúde.

    2. Avatar de Mendes
      Mendes

      Tirando meia dúzia de de indivíduos sem qualquer cultura musical, quem é que ouve isso?

  19. Avatar de daniel
    daniel

    Gosto muito do conceito de liberdade de expressão e de liberdade criativa da Apple!
    “Sejam ousados”, “pensem diferente” dizia o Jobs, mas com juizo como diz o Daicono Remédios!

    1. Avatar de Bruno Costa
      Bruno Costa

      Nem mais. Não se limitam apenas a degradar a liberdade de expressão como o fazem num meio artistico. Já para não falar que os ditos palavrões tendem a mudar consoante o tempo.

      Também não vejo qual é o problema em ouvir coisas como fuck, shit e outros (para não ser exaustivo nos palavrões e não ferir a susceptibilidade de ninguém). Se estas mesmas palavras fossem ditas com maior frequência e não fossem censuradas, elas seriam vulgares como todas as outras.

      E se alguém nos chamar son of the bitch, só temos é que agradecer, porque no final a única coisa que aconteceu foi que nós tivemos a capacidade de perturbar essa pessoa (isto só se aplica se essa perturbação for feita de forma cordial).

      Eu espero bem que 99% dos utilizadores dos serviços de música da apple estejam indignados e que parem de os usar se isto for avante.
      Pode ser que uns cantores reforcem o números de músicas com palavrões para ridicularizar a apple ;).

  20. Avatar de Pirata
    Pirata

    E vão censurar depois os filmes? Lol, não sabia que não havia porno nos iDivices… Agora percebo, o porquê da procura do Jailbreak.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Os utilizadores Apple não gostam de sexo, coisa mais porca… Viva o celibato!

  21. Avatar de vrael
    vrael

    Vai haver musicas so com bips

  22. Avatar de mad
    mad

    https://www.youtube.com/watch?v=XmKJOdRf_3s fatboy is fkkkk in heaven…. lol nunca na vida iria ser um sucesso

  23. Avatar de João Machado
    João Machado

    Se eu fosse músico processava-os por estarem a alterar a minha obra.
    Também vão começar a censurar obras de arte? Tapar partes de um quadro porque tem nudez?