Apple patenteia nova câmara para selfies com vista a remover o notch

16 Comentários

O notch veio mas, ao que tudo indica, não veio para ficar. Este entalhe no ecrã do iPhone, que depois levou a uma generalização no segmento Android, foi uma opção para colocar alguns sensores e câmaras no topo do ecrã sem que com isso se inutilizasse toda a largura do espaço central ocupado.

Várias marcas já mostraram como desocupar aquele espaço e a Apple agora patenteia uma nova câmara frontal com vista a deslocar do centro para dentro do ecrã, a lente e, com isso, apresentar um ecrã livre de qualquer monocelha.


Será o princípio do fim do notch no iPhone?

A patente US2018/0321571, datada de 8 de novembro de 2018, descreve uma câmara integrada no vidro, que pode ser um ecrã LCD, com algumas características que podem abrir o leque de opções a outras leituras.

Nesta patente, a Apple também detalha a solução de abertura do ecrã para minimizar molduras nos smartphones.

Este tipo de ecrã limpo já foi usado por vários outros fabricantes. Assim como no caso das câmaras e sensores também apareceram várias propostas. Uns usam um slide por trás do ecrã com a câmara e sensores, outros retiraram do topo a câmara mantendo os sensores por baixo do LCD e outros inseriram-na na moldura.

Dado que tem sido uma luta para perceber como alocar tecnologia sem interferir com a usabilidade, marcas como Huawei e Samsung já apresentaram as suas patentes, e os Infinity Displays da Samsung são um bom exemplo deste esforço feito e o Galaxy S10 deverá ter um ecrã ainda mais infinito, embora exista alguma incerteza dado que a empresa recentemente mostrou imagens de 3 novas opções que podem, algumas delas, trazer ainda uma espécie de notch.

O novo PDF da patente da Apple foi descoberto pela LetsGoDigital. A patente, contudo, foi submetida no dia 8 de julho, mas só agora foi aprovada pelo organismos norte-americanos de propriedade industrial. No que se entende, há claramente informações sobre a perfuração ou a inserção da câmara no vidro, que poderá cobrir a lente da câmara.

A patente em si fala da deslocação da lente, de como será colocada e que poderá ter um LCD por cima, além de vários detalhes que permitem perceber que haverá uma interligação entre as câmaras. É certo que deixa alguma margem para percebermos onde a Apple poderá colocar quer a câmara para o face ID, quer os sensores e abrirá notoriamente a porta ao fim do notch.

Poderemos assim entender que as gamas iPhone X, iPhone Xs, iPhone Xs Max e iPhone Xr serão os únicos que poderão mostrar na história da Apple esta monocelha que gerou muita fama à empresa de Cupertino.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    dead pixel gigante
    já agora.. porque não aderem ao bezel mais fino no topo como o do s9 da foto acima ? está perfeito e é mais que suficiente….

    1. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      Já viste o queixo e o desperdicio no topo do s9 ? Ate o oneplus aproveita melhor o ecra por metade do preco

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        O s9 custa 520 euros então o oneplus custa 260€ onde??

    2. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Por acaso já tinha comentado com amigos que esta ideia da Apple poderia ser o futuro. Se For bem feito num dos cantos superiores mal se daria pelo “dead pixel gigante”.

      Tenho é pena que quase todas as marcas tenham seguido a tendencia do notch da Apple em vez do notch da Essential.

    3. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      oh é claro Ricardo, num texto com 30 linhas, e sem bordas ficas a ganhar mais 2 linhas……….. ganhas meio centímetro de altura num ecrã de 15 centímetros……..
      e é tão bom assistir vídeos e no campo de visão repara-se sempre parte bem preta ou escura do notch a causar impressão
      dá pa esconder o notch.. a imagem do ecrã fica com tamanho de rácio diferente ou assimétrico

      por mim era com bordas finas nos 4 lados, e na primeira queda é mais provável que não aconteça nada e eu com mais de 3 anos o tlm caiu bem feio uma meia dúzia de vezes e não está nada rachado.

      1. Avatar de Polo
        Polo

        Assimétrico fica o 18:9

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Semelhante ao sensor de impressao digital do OP6T portanto

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      que ja existia antes do OP6T…
      isto de se ter a inovacao ja nao é como antigamente. Agora é melhor quem conseguir implementar e aplicar da melhor maneira a tecnologia existente. Se trouxer alguma inovacao é ainda melhor.

  3. Avatar de Tx2
    Tx2

    A patente da samsung não é similar?

  4. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    A melhor solução ao meu ver é uma borda fina na parte de baixo com a câmera embutida. Não é toda hora que se faz uma “selfie”, demodo que não é incômodo nenhum virar o telemóvel para registrar a imagem. E a borda inferior quase não se percebe.
    O problema da Apple quando lançou essa “moda” (eu diria engodo, mas tenho que reconhecer a esperteza da empresa… e a idiotice dos seus imitadores) nunca foi a câmera frontal. O problema deles era o sistema de reconhecimento facial que precisa ser colocado na parte superior do aparelho e exige uma área maior do que uma simples câmera.
    A empresa da maçã estava para lançar o sistema de reconhecimento facial como a grande novidade do seu iPhone X quando foi surpreendida pela tendência da “tela infinita” (nesse caso ridículo é só o nome, a tendência de bordas ultrafinas é compreensível ). A solução foi criativa, inteligente e por contar com a irracionalidade do consumismo e a força do “efeito manada”, era fadada ao sucesso.

  5. Avatar de security
    security

    O S9 não tem notch… nem ecrã ponta a ponta.
    Não faz sentido estar ali naquelas imagens acima. Bem como o outro do canto superior direito. São coisas distintas. Estão a comparar alhos e bugalhos (ecrãs ponta a ponta, com notch e ecrãs “normais”) .
    Metam qualquer dispositivo que não tem notch que encaixa nessa seleção de imagens.

  6. Avatar de Nildo
    Nildo

    Idéia sensacional fui o Nubia X, se viesse um Aifone assim os fãs boys iam a loucura, como é só a ZTE, pouco se fala.
    Esse sim da margem pra ficar sem margem alguma nas bordas, mais espaço pra melhores câmeras, até economizar em menor quantidade delas.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      e como usas capa traseira? se deixares cair e partir a traseira quanto pagas?

    2. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Tenho mixed feelings em relação ao NubiaX. Teoricamente é uma boa ideia (não é o 1º a apresentar algo do genero) mas a forma como foi implementado acaba por tornar o ecrã frontal (principal) um pouco inutil…

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Metam a porcaria do “notch” no hardware…. não no ecrã. sei la uma antena do lado direito serve.