Apple lança o iOS 10 Golden Master ao público

71 Comentários

Depois da apresentação de ontem do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, tudo o que faltava era o anúncio do dia ao certo que o iOS 10 versão final estaria disponível. Assim, no Keynote foi referido que estaria já no próximo dia 13 e Setembro disponível para download.

Seguindo a tradição deste tipo de lançamentos, a Apple acaba de disponibilizar, a todos os que se submeteram como beta testers públicos, a versão iOS 10 Golden Master. Uma versão que é conhecida por ser a versão “final dos developers”. Vamos conhecer então algumas novidades.

Apple lança o iOS 10 Golden Master ao público


Como foi referido por Tim Cook, o iOS 10 foi o maior lançamento do iOS de sempre. Esta nova versão vem carregada de novidades e transforma quase por completo o modo de funcionar de um iPhone.

Assim, estas são as novidades:

 

Mensagens

  • mensagens expressivas:
    • envie mensagens com efeitos, tinta invisível, suavemente, com força ou com um estrondo;
    • celebre os momentos especiais com efeitos em ecrã completo;
    • reaja rapidamente a mensagens, hiperligações e fotografias com Tapback;
    • veja as suas mensagens manuscritas aparecerem no ecrã como tinta no papel;
    • envie desenhos, toques e batimentos do coração com Digital Touch;
    • transforme as suas palavras em emoji com um só toque;
    • partilhe páginas web através de hiperligações complexas que mostram uma pré-visualização do conteúdo.
  • aplicações para iMessage:
    • nova App Store para iMessage;
    • use outras aplicações em Mensagens para partilhar e colaborar com os seus amigos;
    • descarregue stickers para enviar e colocar em balões de texto e fotografias.

 

Siri

  • Siri pode agora efetuar as seguintes ações em diferentes tipos de aplicações:
    • enviar, procurar e ler mensagens de texto em aplicações de mensagens;
    • efetuar chamadas em aplicações VoIP;
    • procurar imagens e fotografias em aplicações de fotografia;
    • procurar e reservar viaturas em aplicações de serviços de transporte privado;
    • efetuar pagamentos pessoais em aplicações de pagamento;
    • iniciar, parar e pausar treinos em aplicações de fitness;
    • ajustar definições de temperatura, rádio, posição dos assentos e outras definições pessoais em aplicações dos fabricantes automóveis compatíveis com CarPlay.

 

Mapas

  • look completamente novo:
    • sugestões proativas de locais onde pode querer ir, com base na sua rotina ou em eventos no Calendário;
    • pesquisa melhorada com design novo, resultados agrupados e filtros de categoria;
    • a sua morada, o endereço de onde trabalha, locais favoritos e localizações de eventos agendados no Calendário aparecem agora no mapa;
    • veja onde estacionou o carro através do CarPlay ou Bluetooth;
    • informação do estado do tempo na zona que estiver a ver no mapa.
  • extensões:
    • faça uma reserva dentro da aplicação Mapas através de extensões de aplicações compatíveis;
    • use a aplicação Mapas para reservar uma viatura através das extensões de aplicações de serviços de transporte privado.
  • melhorias a nível das indicações passo a passo:
    • procure bombas de gasolina, restaurantes e cafés ao longo do seu itinerário;
    • veja automaticamente as alterações ao itinerário inicial;
    • use zoom e mova a zona visível do mapa durante a navegação;
    • nova opção para evitar portagens e autoestradas.

 

Fotografias

  • tecnologia avançada de reconhecimento facial concebida com aprendizagem profunda para agrupar automaticamente rostos semelhantes;
  • reconhecimento de objetos e paisagens permite uma pesquisa inteligente das fotografias através de uma leitura avançada da fototeca local;
  • álbum Locais para ver todas as fotografias, vídeos e Live Photos num mapa;
  • Recordações:
    • destaque inteligente de eventos, viagens e pessoas numa coleção única;
    • filmes de recordações editados automaticamente com música, títulos e transições cinemáticas;
    • redescubra fotografias da sua fototeca com a possibilidade de relacionar recordações com base na localização, na data e em pessoas, paisagens e objetos fotografados;
    • partilhe facilmente com amigos e familiares.
  • controlo da luminosidade aplica ajustes específicos a diferentes partes da fotografia para melhor regular o brilho, as luzes fortes e o contraste.

 

Casa

  • nova aplicação Casa para poder controlar e gerir com segurança os acessórios da sua casa compatíveis com o HomeKit;
  • cenários que permitem controlar grupos de acessórios com um só toque;
  • notificações informativas com ações rápidas para controlar os acessórios;
  • opção para partilhar o acesso à casa com amigos e familiares;
  • acesso remoto e automatização de acessórios através da Apple TV ou do iPad.

 

Apple Music

  • interface nova, mais clara e fácil de explorar;
  • explore a sua biblioteca através do menu melhorado e veja toda a música descarregada que pode reproduzir offline no seu dispositivo;
  • veja recomendações em Para si, com destaques, listas de reprodução, álbuns e publicações do Connect – tudo selecionado para si com base na música e intérpretes de que gosta;
  • em Explorar, encontre os lançamentos exclusivos, listas de reprodução selecionadas e descubra os novos lançamentos mais importantes – escolhidos semanalmente pelos nossos editores;
  • ouça rádio mais facilmente – veja o que está a ser transmitido em direto na Beats 1, ouça os seus programas favoritos quando quiser ou escolha uma estação pelo género que lhe apetecer ouvir;
  • em A reproduzir, veja as letras que estão disponíveis ou edite as músicas que quer ouvir a seguir – basta passar o dedo para cima.

 

Apple News

  • secção Para si totalmente redesenhada, com tipografia bem legível, cores vibrantes e secções distintas que facilitam a procura de artigos por tópico;
  • na secção Artigos mais relevantes, atualizada ao longo do dia pelos nossos editores, encontre os artigos mais importantes do dia;
  • encontre os artigos mais lidos na secção Artigos populares;
  • veja e consulte os seus artigos agrupados em secções segundo os tópicos que segue ou lê;
  • descubra os artigos mais interessantes da semana na secção Artigos em destaque, organizada pelos nossos editores;
  • partilhe artigos com facilidade – basta tocar no ícone de partilha em qualquer artigo para o enviar a um amigo diretamente da secção Para si;
  • receba notificações acerca de notícias de última hora das nossas fontes mais fidedignas;
  • assine os seus jornais e revistas favoritos diretamente na aplicação News;
  • novo widget personalizado da vista Hoje que lhe permite manter-se informado(a) ao longo do dia.

 

Experiência

  • funcionalidade Levantar para acordar acende automaticamente o ecrã do iPhone quando o levanta;
  • notificações complexas que suportam informação em tempo real, áudio, fotografias e vídeo;
  • vista Hoje redesenhada com suporte para todos os novos widgets de aplicações como Meteorologia, Agendado, Mapas, Bolsa e muitas mais;
  • central de controlo redesenhada, proporciona melhor acesso aos diferentes controlos e inclui fichas separadas para a reprodução de música e a aplicação Casa;
  • uso do toque 3D Touch mais abrangente:
    • nas notificações no ecrã bloqueado, permite uma vista mais ampla e acesso a ações rápidas;
    • novas ações rápidas para as aplicações do sistema (Meteorologia, Bolsa, Lembretes, Saúde, Casa, FaceTime, iCloud Drive e Definições);
    • nos widgets do ecrã principal;
    • na central de controlo, permite acesso rápido a ações com a Lanterna, Temporizador, Calculadora e Câmara;
    • possibilidade de Limpar tudo na central de notificações.

 

QuickType

  • novos emojis, incluindo versões diversificadas de caracteres existentes, variantes para famílias monoparentais, bandeira arco-íris e novos desenhos dos emojis mais usados;
  • tecnologia de rede neuronal profunda usada nas previsões contextuais para localização atual, endereços recentes, informação de contacto e disponibilidade;
  • sugestões de emoji;
  • eventos do calendário preenchidos de modo inteligente com informação proveniente das suas conversas nas aplicações Mail e Mensagens, através da tecnologia de aprendizagem profunda;
  • escrita multilingue permite escrever em duas línguas ao mesmo tempo, sem ter de mudar de teclado;
  • nova tecnologia no iPad permite adaptação inteligente aos padrões de escrita e de utilização do teclado de cada utilizador;
  • a escrita preditiva usa agora tecnologia de rede neuronal profunda para melhorar a relevância das sugestões.

 

Telefone

  • transcrição de voicemail (beta);
  • avisos contra chamadas de spam, através de aplicações de terceiros especializadas;
  • suporte para receção de chamadas no ecrã bloqueado através de aplicações VoIP de terceiros, incluindo suporte para Chamada em espera, Tirar o som e Não incomodar.

 

Outras melhorias

  • Apple Pay no Safari
  • veja duas páginas ao mesmo tempo no iPad, com Split View no Safari;
  • colaboração na aplicação Notas permite convidar pessoas para contribuírem para a elaboração de notas;
  • suporte para marcação nas aplicações Mensagens, Fotografias e documentos PDF guardados na aplicação Notas;
  • aviso para ir dormir na aplicação Relógio permite estabelecer um horário de sono regular e receber lembretes à hora de deitar;
  • suporte para registo de saúde e doação de órgãos na aplicação Saúde (disponível unicamente nos EUA);
  • suporte para estabilização para Live Photos, melhorando a qualidade das imagens;
  • suporte para filtros Live durante a captura de Live Photos;
  • iCloud Drive suporta agora pastas de documentos e da secretária do macOS;
  • resultados de pesquisa no Spotlight mais abrangentes em chinês e japonês;
  • Siri tem suporte para novas variantes do chinês (cantonês), do espanhol (Chile) e do inglês (Irlanda e África do Sul);
  • tipos de letra Ling Wai e Kaiti Black para chinês;
  • tipos de letra Yu Kyokasho e Toppan Bunkyu para japonês;
  • novos dicionários de chinês tradicional e dinamarquês, e dicionários bilingues de holandês e italiano;
  • novo teclado para espanhol (América Latina).

 

Acessibilidade

  • Lupa usa agora a câmara do iPhone ou iPad como uma lupa digital para objetos do dia a dia;
  • nova gama de filtros de cor para diferentes tipos de daltonismo ou outro tipo de insuficiência visual;
  • novo editor de pronúncia do VoiceOver permite personalizar o modo como são pronunciadas as palavras, assim como vozes adicionais e suporte para várias fontes de áudio;
  • funcionalidades de destaque de texto adicionais com as opções de enunciação do conteúdo do ecrã e enunciação de conteúdo selecionado, assim como capacidade de enunciar as letras dos teclados e as sugestões de escrita que facilitam a aprendizagem multimodal;
  • o controlo de manípulos permite controlar o iOS, macOS e tvOS do mesmo iPhone ou iPad, evitando a configuração dos manípulos no dispositivo secundário;
  • software de TTY permite efetuar e receber chamadas TTY sem necessitar dos acessórios de hardware tradicionais;

Durante os primeiros dias após o iPhone 7 chegar ao mercado, iremos ver algumas destas funcionalidade com o mais recente equipamento. Poderá ainda não estar tudo dito!

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gaguiel
    gaguiel

    Eu queria era o dark mode… existe alguma novidade sobre isso?

  2. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Sou só eu que penso que o meu Android N já tem isso tudo? 🙂

    1. Avatar de Else Matters

      O meu Samsung A5 2016 com leitor de impressão de digital quando chega a casa ou a outra localização que queira definir desbloqueia apenas com o arrastar do dedo no ecrãn bloqueado. Imagina se um iphone user tivesse isto.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        É fixe isso, roubam-te o Galaxy, calha de chegarem a um sitio onde costumas ir e desbloqueiam na boa. Imagina que acontece sem o ladrão querer…

        1. Avatar de untrace
          untrace

          Sim porque o ladrão, depois de roubar o telemovel, vai por acaso calhar em casa dele sem ele proprio saber.

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Estás a dizer que é impossível a um vizinho apanhar a rede WiFi doutra casa? Que não há ladrões espertos?

      2. Avatar de Nothing
        Nothing

        Faz muita diferença realmente essa feature. Desbloquear com o arrastar do dedo ou colocar o dedo no Touch ID… nossa que inovação surpreendente.

        1. Avatar de Else Matters

          Ao menos é uma inovação coisa que a porcaria da Apple não faz desde a morte de Steve Jobs

          1. Avatar de Trend
            Trend

            Geofencing já existe há alguns anos no iOS mas não para andar a reduzir a segurança do aparelho.

      3. Avatar de Trend
        Trend

        Muito esperto, sim senhor, nada como deixar as chaves de casa debaixo do tapete de entrada, segurança fantástica.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Então para ti é mais fácil arrastar o dedo no ecrã, do que encostar o dedo no botão home para desbloquear….
        Se é preferível para ti, então estás bem servido com o que tens.

      5. Avatar de FAB
        FAB

        Para quê?

        O Samsung A5 não vem com encriptação ativa, e as pessoas não ligam, porque não sabem, e as que sabem, não ligam, porque a memória é muito mais lenta assim…

      6. Avatar de Jack
        Jack

        Independentemente da utilidade ou não desta “feature” que indicas o qualquer máquina Android ou iPhone pode fazer isso sem grandes complicações “If This Than That” é o nome da aplicação, que entre muitas coisas, se pode configurar para “Se cheguei a casa desbloquear telefone”.
        No entanto qual a utilidade de desbloquear o telefone apenas com o arrastar do dedo, se basta colocar o dedo no botão “home” e desbloquear com impressão digital? Poupa-se assim o trabalho de arrastar… Se bem que em certos Androids é preciso levantar o telefone para colocar o dedo no leitor de impressão digital que está na parte traseira do telefone…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Hás de me dizer onde é que tem opções para pessoas com daltonismo…

    3. Avatar de Jorge Manuel
      Jorge Manuel

      Sim, és

    4. Avatar de Apoquentado
      Apoquentado

      Hehehe nem precisa nada disso… basta fazer um reset ao tlm

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Onde está a Siri em português de Portugal?

    1. Avatar de O Gajo
      O Gajo

      Man up and learn english.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Segundo essa tua lógica a Siri só existiria em inglês e não é verdade. Apple é suposto ser mais intuitivo que as outras, e intuitivo é eu falar a minha linguagem materna.

        1. Avatar de MAça
          MAça

          Fala lá com o Android em Madeirense ou Algarvio a ver se ele te percebe.. As pessoas destes sítios também têm ligua materna…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Isso não são linguagens.

          2. Avatar de Azedo
            Azedo

            Oh pa tens problemas com o Madeirense?

          3. Avatar de APereira
            APereira

            Sim sao pronuncias, logo como o MAca diz, deviam de estar presentes entao…

          4. Avatar de Trend
            Trend

            Luis, o que está aqui em causa não é a língua/linguagem, se assim fosse já podíamos dizer que se tinha serviços em Português, que conseguem funcionar até certa medida com o Português de Portugal. O problema são os vários dialectos do Português, cada um com as suas peculiaridades em sotaque, expressões típicas, etc.

  4. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    falta o mais importante a SIRI em português

  5. Avatar de J
    J

    Para quando o Siri em português de Portugal!!

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Logo depois de haver Google Now em Português de Portugal!!!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Nem sequer estamos a falar da mesma empresa. Este post é sobre a Apple.

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Não vos dá jeito.

  6. Avatar de carlos
    carlos

    deixem la , um dia vao ter € para comprar um iphone 🙂

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      E já faltava a conversa do dinheiro. É só um telemóvel não é um carro de luxo ou uma casa.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        É a conversa que percebem…

        Pensam que enganam ninguém… dizem mal, porque não podem chegar lá.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          O roque e a amiga.

        2. Avatar de Zéi
          Zéi

          LOL ter ou não ter é uma questão de escolha, mas sim sou pobre porque não tenho iPhone. Ganho o suficiente para comprar 2 iPhones por semana (OK no UK são mais baratos), mas sou pobre porque não tenho iPhone. Numa noite de cinema/jantar com a mulher nunca fica por menos de 200/300€ mas sou pobre porque não tenho iPhone.
          Vou de férias 3x por ano, mas sou pobre porque não tenho iPhone.
          Carro foi pago a pronto, mas sou pobre porque não tenho iPhone. Lá consegui juntar algum e comprei casa em Londres, mas sou pobre porque não tenho iPhone.

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Mas muitos adorariam ter um e não conseguem. Depois falam mal.

        É uma realidade. Assim como a realidade de que há muitos que se acham uma Britney Spears ou um Michael Jackson só porque têm um iPhone.

    2. Avatar de Eunas
      Eunas

      Sou utilizador de iPhone mas deixe que lhe diga que o dinheiro não compra educação. Ficou-lhe mal

    3. Avatar de Alpha
      Alpha

      Deixa lá, um dia vais ter maturidade para não tecer comentários desses, ou então não…

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Incríveis estes comentários, um dia também vais ter dinheiro para te tratares…

  7. Avatar de Golden
    Golden

    Parece que sempre não ira ter a opção para colocar em dark mode, estarei certo do que digo?

    1. Avatar de Forever
      Forever

      Não,se mudares para Android metes a cor que quiseres,mudas os ícons e ainda nos samsung podes deixar lá desenhos sempre activos no ecran de bloqueio

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Amigo eu tenho um S6 Edge Plus e o iPhone 6s Plus, felizmente tenho o melhor dos dois mundos, não é por acaso que não ando aqui ao tete a tete que este tem a pili…. melhor e maior que a tua, esperava era uma resposta mais informativa e útil, mas prontos passa a frente.

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Parece que nao da para activar o darkmode.

          1. Avatar de Golden
            Golden

            Pois…., ia ficar 5 estrelas ver o menu de definições todo a preto.

  8. Avatar de Afonso Duarte
    Afonso Duarte

    A funcionalidade das lyrics está disponível para todos os utilizadores ou só para os subscritores da Apple Music?

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Já existe, se tiverem no ID3Tag da musica.

      Existem apps (PC/Mac) que põe isso automaticamente, e as vezes, acho que o itunes também o faz.
      E fica logo a funcionar.. Pelo menos desde o 8 que sei que existe, antes, nunca tinha reparado xD

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Já existe desde o Phone OS 1. Mas era um campo que tinha de ser preenchido manualmente . O iOS 10 só vai colocar as letras automaticamente no Apple Music

      2. Avatar de Afonso Duarte
        Afonso Duarte

        Já consegui fazer manualmente através do iTunes, obrigado!

  9. Avatar de Modem
    Modem

    Golden Master. Esta malta da Apple tem mesmo a mania das grandezas…

    1. Avatar de Trend
      Trend

      Acho que é mais meteres o pé na poça. A terminologia é comum em muitas empresas e usada há muitas décadas, com raiz na terminologia usada na gravação de música

    2. Avatar de Pilot Eyes 737
      Pilot Eyes 737

      Quem desdenha quer comprar.

    3. Avatar de APereira
      APereira

      E tu com complexos de inferioridade….

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Será que as pessoas que falam tanto em dinheiro também são assim para outras coisas como o carro, a televisão e etc.? Estou a ver que anda tudo em Renault 4L 😉

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Não que isso, em bom estado, é caro!
      Deve ser tudo é carros sem extras, e motorização mais pequena e baixa que houver.
      Porque faz o mesmo que um mais caro, e é mais barato! E em relação às casas, devem viver tudo em T1 e T0 com 40m2, dependentemente de serem familias de 1, ou de 6 pessoas 😀

      pronto, já chega 🙂

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    A lançar o hate completamente . Tenham calma amigos 🙂 foi só uma piada fácil . Usem iOS , experimentem e deixem se de “android é que é” sem nunca terem usado o telefone 1 semana 😉 iOS é topo .! E quem diz o contrário não sabe do que fala

  12. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    Siri em português, nada?

  13. Avatar de Pedro Palma
    Pedro Palma

    Enquanto o Android não tiver uma simples coisa como uma app de Mail que me permita selecionar os meus emails todos e apaga-los ou marca-los como lidos (numa caixa Pop por exemplo), não tem argumentos para dizer nada.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      iOS user here!

      Android tem isso…………..

    2. Avatar de Zéi
      Zéi

      Um dia ainda vão dizer que iOS é o único sistema que dá para receber e enviar emails …

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Está a chegar a actualização que vai fazer muitos utilizadores comprar o novo iPHONE.

    Obsolescência programada no seu melhor..

    PS: “Todos os fabricantes são iguais”

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já é possível alterar os atalhos no centro de controlo?
    Ou toda a gente usa os mesmos?

    1. Avatar de Pedro palma
      Pedro palma

      Já é possível selecionar todos os e-mails numa ao de Mail no andróide?

    2. Avatar de Pedro Palma
      Pedro Palma

      Já é possível selecionar todos os e-mails numa app de Mail no andróide?

  16. Avatar de Henrique Martins
    Henrique Martins

    A Apple News ainda está indisponível em Portugal?

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Sim… Experimentei agora e continua indisponível.

      Se queres as news tens de mudar a região do telemóvel para EUA mas claro ficas com noticias de lá loooool..

  17. Avatar de alex
    alex

    Poderemos fazer este grande update sem risco de perder o que temos instalado?

  18. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    este já permite partihar coisas com outros telemóveis por Bluetooth? sim…porque Bluetooth ainda existe. uns tempos atrás só dava com outros iphones.

    1. Avatar de el dizzy
      el dizzy

      Se não colocar os utilizadores Apple em risco ou vulneráveis, acredito que disponibilizem rapidamente a ferramenta.
      Se não serve, não vale a pena criticar.
      Há que vender o iphone e optar por outro SO.

    2. Avatar de Trend
      Trend

      Tanto existe que o iPhone usa para muitas outras coisas e deixa as transferências de ficheiros para algo bem mais rápido

  19. Avatar de tiago
    tiago

    Com tanta critica daqui a pouco estão a pedir para que os velhinhos telemoveis voltem… lol