Apple garante patente do gesto “unlock”

189 Comentários

O organismo norte-americano que tutela as patentes, garantiu ontem, dia 25 de Outubro de 2011, a patente do gesto “unlock”, o Desbloquear existente no iPhone, iPod Touch e iPad à Apple.

A patente 8,046,721 é “banal” no contexto tecnológico, mas é suficientemente importante nos Estados Unidos para ser considerada uma função especial nos dispositivos com ecrãs sensíveis ao toque.


A descrição da patente 8,046,721 é extremamente simples e ambígua, tal como toda e qualquer patente deve ser, estado registada com o texto abaixo:

 O dispositivo será desbloqueado quando no ecrã for feito um gesto predefinido para esse mesmo dispositivo. O dispositivo apresenta uma ou mais imagens da acção desbloquear onde nessa área está predefinido o gesto a realizar. É dessa forma que o dispositivo fica desbloqueado.

Essa imagem deverá conter uma forma por onde o gesto terá de ser feito e estar devidamente identificado. Feito esse caminho indicado, a acção resultará no desbloqueio, estando agregados à imagem e ao sistema todo o movimento necessário para o efeito. Essa imagem deverá conter também pistas ou indicações para que seja feito o devido gesto, o utilizador deverá ter indicações de qual o gesto a usar.

São estes pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e, depois de estar em causa esta patente, entre muitas das acções que a Apple tem contra a Samsung, este gesto está garantido como patente Apple.

Em resumo, para ser considerado válido o gesto, fazem parte do registo da patente os seguintes requisitos.

  • Desbloquear um dispositivo usando um gesto aplicado num ecrã sensível ao toque;
  • Apresentar um ícone a mostrar onde deverá ser feito o gesto;
  • Desenhar um ícone que mostre onde e em que direcção deve ser feito o gesto de deslizar o dedo para desbloqueio
  • Fornecer indicações visuais para os utilizadores terem a percepção da acção de desbloqueio;

… e com estes dados pormenorizados a patente define o gesto como único!

Claro que este tipo de gesto ou de requisitos podem ser aplicados a muitas funcionalidades similares em outros sistemas operativos, principalmente no Android. São requisitos tão comuns que, registada esta patente nos Estados Unidos, poderá abrir uma série de outras questões de propriedade intelectual

Como podem ver na imagem em cima, tudo está devidamente explicado e, acredito, que será mais uma frente de batalha jurídica a entrar nos tribunais. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

189

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé das Couves
    Zé das Couves

    Só podem tar a gozar! LOL

    1. Avatar de santiago
      santiago

      é um atentado ao futuro xD
      a apple tem patentes de tudo , lol!

    2. Avatar de Lokier
      Lokier

      Esta treta das patentes já anda assim à vários anos. É cada uma pior que a outra. Vai chegar a um momento que não podes fazer nada com relativo sucesso que te caem todos em cima.

      P.S.: Vou registar a patente do método como se respira antes que alguém se lembre.

      1. Avatar de PedroH
        PedroH

        @Lokier
        Eu vou registar o processo da divisão celular. ehehhehe xD

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Isto só prova que a apple não tem capacidade de lutar com os restantes fabricantes! Só se safa com patentes e afins, com jogo sujo para impedir o desenvolvimento das coisas; tal como está a acontecer na Austrália, a conseguirem privar o acesso a outros dispositivos; ou seja, a acabar com a concorrência, não por qualidade superior mas por serem queixinhas! Haviam de lhes aplicar era processos por fazerem perder o tempo dos tribunais! Lembrem-se… ninguém no mundo pode ser parvinho; de certeza que a apple também tem essa patente!

  2. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Também me parece exagerado… mas enfim.
    Cada um sabe os ventos que quer semear…

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Mais uma patente parva…

  4. Avatar de P.Ferreira
    P.Ferreira

    Estrados Unidos ? Não será Estados Unidos ?

    Cumprimentos

  5. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    No lugar da Maçã eu faria a mesma coisa. O facto de coisas tão genéricas serem aceites como pedidos de patentes validos é, só por si, assombroso. Aceitar uma patente destas é no mínimo criminoso, mas a culpa não é de quem tenta passar uma patente mas sim de quem a aceita. No lugar da Maçã eu faria a mesma coisa 😀

    1. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      Que contradição!

      1. Avatar de Vicente
        Vicente

        Ya.. Enfim..

      2. Avatar de ?
        ?

        Onde é que está a contradição..? Ele acha que é assombroso serem aceites patentes daquele género, mas, visto que isso é uma realidade, ele apoia que a apple se aproveite disso.. Não vejo contradição nenhuma! Ele põe as culpas e aponta o dedo às entidades que gerem as patentes e aprova o facto da Apple se aproveitar de tal estupidez. Enfim…

    2. Avatar de Cum caraças...
      Cum caraças…

      Concordo… até porque as patentes têm um custo… e para estes organismos de patentes… quantas mais M$ELHHOR!

  6. Avatar de mig
    mig

    Um pouco exagerado, acho!
    Apesar de preferir produtos apple, acho que esta situação da patentes (em geral) é muito complexa, mas que existe existe

  7. Avatar de johnito
    johnito

    hoje é 1 de Abril? 🙂

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Até a Apple sabe que é uma patente ridicula, mas empresas como a Samsung que copiam tão fielmente à risca, só mesmo estas patentes ajudam a ganhar casos, porque grão a grão a Samsung conseguiu fazer um ripoff do iPhone quase todo.

    Para não falar que até no site deles usam imagens do iOS…
    http://www.redmondpie.com/samsung-gets-caught-using-apples-ios-screenshot-in-its-galaxy-player-5.0-promotion/

    Há patentes ridiculas, como é o caso desta… mas copias descaradas acabam por o ser muito mais e há que proteger propriedade intelectual. Quem é contra, naturalmente não tem criatividade.

    1. Avatar de Daniel©
      Daniel©

      lembro me tambem de uma certa vez a nokia fazer anuncio à sua marca e está uma mulher a atender o seu telemovel, qual era o dispositivo? Iphone 😛

    2. Avatar de alf
      alf

      ai ai ai… esta Samsung copia tudo…

      http://www.youtube.com/watch?v=Tj-KS2kfIr0&feature=player_embedded

      http://www.neonode.com/background/

      realmente andamos todos cegos! Obrigado a Friend®

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas a tecnologia é a mesma apresentada pelo iPhone? O tipo de ecrã é o mesmo, a forma de desbloquear é a mesma, as características são as mesmas?

        Se tens aí a informação, facilmente podes ver que são coisas diferentes.

        Não é que não tenham gestos nesse dispositivo, que, só com a versão N2, lançada em Agosto de 2007 é que se aproximou do que realmente se pode chamar gestos, nesse, como podes ver no vídeo não é de todo parecido com o interface da Apple.

        Tens as características necessárias para eles terem aceite a patente.

        Como sabes, cada tipo de ecrã exige tecnologias diferentes de funcionalidade e o que a Apple patenteou fou o gesto sobre um ecrã capacitivo.

        Ceguinhos não, mas com interpretações livres… muiiito livres isso sim, pois no texto diz exactamente o que foi requisitado para ser aceite a patente. 😉

        1. Avatar de Valter
          Valter

          um pouco tendencioso (para não dizer muito).. quando é a apple acusada de copiar “não é exactamente igual” “as caracteristicas não são as mesmas” mas quando são os outros basta ser “remotamente” parecidas com algo da Apple.. desculpem mas é a pura das verdades..

          1. Avatar de Vítor M.

            Prova isso. Só tens de provar.

            Sempre que foi acusada… pagou, como fez com a Kodak e com a Nokia.

            Aí bateram palmas… agora aaa e tal não é assim e mais não sei o quê.

            Prova.

            Não se trata de ser tendencioso, o mesmo posso dizer de ti… trata-se de encarar a realidade. Se estudassem a história não diziam alguns mentiras. Façam como eu, leiam e prendam.

        2. Avatar de the_doop_man
          the_doop_man

          Victor mais valia estares calado, por quem venha regularmente a este forum\site sabe bem o fanboy da apple que és, e nem se quer preciso tentar justificar a minha afirmação vasta ir aos post que tenham algo a ver com a apple e a tua opinião esta la expressa. Faz nos um favor e sai do armário da apple.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não é verdade, aliás eu sou um utilizador maioritariamente de Windows. Aliás, eu sou dos que digo que não há nenhum sistema operativo tão bem desenvolvido como o Windows…

            E mais, a minha máquina de trabalho, o meu smartphone é o Omnia 7 com Windows Phone 7 Mango… nesta altura tenho o android, o Galaxy S II parado.

            Agora eu tenho é opinião, não sou como tu, certamente e pelas tuas palavras, que tens uma opinião em carneirada. Eu não, eu tenho opinião e sustento-a, com argumentos válidos e não com essas coisas de criança de fanboys e coisas tipicamente de meninos.

            Os Homens argumentam, trazem dados, conversam e não colocam etiquetas…

        3. Avatar de Scheldon
          Scheldon

          Herege, podes apagar os posts que lhe contradizem, mas a verdade sempre aparece.

        4. Avatar de Invision
          Invision

          podias ser um bocadinho menos fanboy…lol enfim

          1. Avatar de Vítor M.

            Tens de falar com mais detalhe, e especificar o que pensas estar a ler, acho que não percebeste bem o que se anda a falar.

            Argumenta, etiquetar as pessoas é coisa de meninos, aposto que podes fazer melhor.

          2. Avatar de Invision
            Invision

            Até consigo, mas sinceramente nao tenho muita paciencia para apple fanboys(ou qualquer fanboy). Já deu para ver isso em comentarios teus sobre tudo o que é da apple;)

    3. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      É mentira! Quem diz isso são os apple fan boys que dizem que copiaram tudo!! xD

      A Samsung nem imaginação tem… GOD!

  9. Avatar de Yourpaysafe

    isto está cada vez mais ridiculo.

  10. Avatar de Nuno R.
    Nuno R.

    Simplesmente ridiculo!

  11. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Quem vai a guerra dá e leva, a Apple só está a “lutar” com as armas que estão ao dispor.. mas digamos que já chegou a um extremo que qualquer gesto pode ser patenteado..

    Cumprimentos.

  12. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    Só podia vir desses lados… América e Apple.

    Começo seriamente a pensar patentear o movimento da ida ao urinol…

    Devo conseguir viver bem com os processos judiciais de violação de patente

    Cumps

  13. Avatar de Rúben M.

    fácil façam a barra para a esquerda :X

    1. Avatar de Bruno Bastos
      Bruno Bastos

      Mas se disser que tem de deslizar para a esquerda já esta na patente! Nunca no texto sobre a patente leste que seria para a direita! Até diz na direcção em que o gesto deve ser feito!!

      1. Avatar de GreenTuxer

        Mas e se disser “Não deslize para o lado direito, nem nas diagonais ou na vertical, para desbloquear.” ? Já não diz o que tem que fazer, mas sim o que não deve fazer! lol

        1. Avatar de Bruno Bastos
          Bruno Bastos

          Concordo! Não sei que apreciação isso teria em tribunal, mas seria de facto chato aparecer um testamento cada vez que acedia ao telemóvel!! xD

    2. Avatar de rodasp
      rodasp

      para a esquerda fazem agora os nokias.. até o 5800 (com a última actualização versão 60.3)

  14. Avatar de jo
    jo

    Ui não digam que é ridículo pq senão vem os adoradores da maça já criticarem….

    1. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      E não é para criticar…
      Os nossos fantásticos engenheiros inventaram a roda e, e…lololololol

  15. Avatar de K
    K

    Com a quantidade de lockscreens distintos existentes no android, penso que algum se deve safar. Este tipo de descrições costumam ser levadas à letra e pelo que percebi, para ser considerado violação tem que cumprir todos os pontos dos requisitos e não só alguns.

    O unlock do iOS realmente usa todos esses pontos. Mas nem todos. Por exemplo, vi uma versão do “glass” da samsung que não dizia em lado nenhum o que tinha que ser feito para realizar o unlock. Também nao tinha um ponto especifico pre-definido no ecra para tocar e nem um caminho especifico pre-definido a realizar. Pode ser em qualquer parte do ecrã e para qualquer direcção.

    Agora depende da interpretação que as pessoas lhe quiserem dar.

    Num plano maior, não estou a ver isto a fazer ninguém mudar nada…

  16. Avatar de Paulo Alves
    Paulo Alves

    •Abrir uma porta usando um gesto aplicado numa maçaneta;
    •Apresentar um sinal a mostrar onde deverá ser feito o gesto;
    •Desenhar um sinal que mostre onde e em que direcção deve ser feito o gesto de rodar a maão para desbloqueio
    •Fornecer indicações visuais para os utilizadores terem a percepção da acção de desbloqueio

    Quem tem esta patente?

    1. Avatar de phixie
      phixie

      deve ser patente da Apple, ainda para mais sendo uma acção efectuada numa MAÇÃneta… 😀

  17. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Mais uma da novela da Cupertino… :X

  18. Avatar de alf
    alf

    lol vamos é patentear o levantar da cama pela direita e pela esquerda

  19. Avatar de lol

    Yup ja sei como ficar rico… Vou patentear o gesto do pirete _|_.

  20. Avatar de Rafael
    Rafael

    Fácil, permitam ao utilizador desenhar o padrão de desbloqueio numa só linha. Se o utilizador desenhar da esquerda para a direita… temos pena!

  21. Avatar de Rui Cardoso
    Rui Cardoso

    Vou pedir direitos de autor pela musica do Atirei o pau ao gato tambem…

  22. Avatar de Lopes
    Lopes

    Simplesmente ridículo. Apple no seu melhor mais uma vez

  23. Avatar de lol

    “Eu vou destruir o Android, porque é um produto roubado. Eu vou entrar no modo ‘guerra termonuclear’ nesse caso”, disse Jobs, segundo seu biógrafo, em janeiro de 2010, quando a HTC lançou um smartphone com Android que tinha funções populares do iPhone. “Eu vou gastar cada centavo do que a Apple tem em banco para deixar isso certo”, afirmou o executivo. Fonte: Biografia autorizada.

    1. Avatar de Vítor M.

      E ele se o falou… olha que a Oracle e a Apple, Microsoft and… other… estão a provar de que é feito o android… não está fácil a vida para a Google. 😉

      1. Avatar de the_doop_man
        the_doop_man

        a vida pra google n podia andar melhor eles só fazem o SO que é livre quem quer usar é que tem de licenciar e que pelos visto a microsoft se tem safado bem pois tem acordos com mais de 50% dos fabricantes que usam android, e com isso anda a ver rios de dinheiro entrar nos seus cofres e tem 2 SO mobiles no mercado por assim dizer, e quanto a apple quem o que mesmo? Dinheiro empatado em tribunal milhões com advogados e no fim nao ve um tostão pois quer ee impedir os outros de vender, ele la pensam que se nao houver android que eu vou andar a comprar as coisas overpriced deles.

        Há e antes que me esquece enquanto isto anda assim a google anda a fazer milhões em publicidade movel que foi pra isso que fizeram o android lol.

        Vamos ver se com a saida do jobs de cena a apple perde as palas e abre os olhos

        1. Avatar de Vítor M.

          Vistes os resultados da Apple do ano comercial?

          Aposto que não viste.

          repara que a Microsoft já está a facturar à conta do Android, pela mão de cada smartphone vendido pela Samsung.

          A Oracle está com a Google pela trela, a coisa não está fácil.

          Na Austrália… é o que se sabe…

          As vendas do iPhone 4S batem recordes e ainda não vi nenhum tribunal a impedir a sua vendas… não sei do que falas, não deve ser da realidade que todos os dias vemos.

          Mas ok… se entendes assim… 😉

  24. Avatar de Silva
    Silva

    vou patentear o piscar de olhos.
    sucesso garantido.

  25. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    É ridiculo e mais, na União Europeia esse mesmo pedido de patente foi considerado inválido, e foi por duas razões: porque antes da Apple, já a Compaq tinha (e tem) essa patente (cá e nos EUA) desde 1997, e além disso na UE não se patenteiam “gestos”.
    Embora tenhamos cá a situação ridicula do “Community Design”, pelo menos a nível de patentes somos um pouco mais clarividentes que os Americanos.

    Fiquem Bem.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Apesar de achar exagerado, ninguém patenteou o gesto. Patentearam sim o modo como fazem o unlock, o útilitário em si….

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Americanos não, estados unidos. Americanos há muitos!

      1. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        Tens razão, EUA.

  26. Avatar de LL
    LL

    Por amor de Deus! Ridículo!

  27. Avatar de Flippado
    Flippado

    A Apple tem cá uma moral para acusar outros de copiar.. 😐
    Se não tivessem copiado/roubado o rato e as interfaces gráficas e ainda hoje estariam na garagem…

    Não deixa de ser curiosa a citação do Jobs (a citar Picasso) ‘bons artistas copiam, grandes artistas roubam’

    (já agora.. http://www.edibleapple.com/2010/03/03/steve-jobs-referenced-good-artists-copy-great-artists-steal/)

    1. Avatar de Daniel©
      Daniel©

      mas é preciso saber roubar, jobs roubou e admitiu, e para se precaver tinha que ser mais esperto que os espertos que roubavam:)

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Há uma enorme diferença entre copiar e inspirar, mas mesmo assim, inovações não Apple foram compradas, até mesmo o GUI da Xerox, que era um projecto abandonado, Jobs fez negócio. Não chegou, viu a ideia e copiou, como estas marcas de agora fazem… sem pensar nas consequências ou quando enfrentam as consequências fazem-se de coitadinhas com “Don’t be Evil”…

        O intuito desta patente não é o conceito em si, mas para patentearem uma ideia, no caso de cópia fiel, só assim é que é válida e pode ser reclamada. E aposto que é por causa de marcas como a Samsung que chegam mesmo a usar imagens do iOS para vender. Tal é o cumulo que chegam. Depois a Apple (ou outra marca) naturalmente tem que tomar medidas mais estupidas ainda para tentarem ao máximo proteger a propriedade intelectual.

        1. Avatar de Pedro Coelho
          Pedro Coelho

          Boas

          Não é verdade, a GUI da Xerox foi baseada em protótipos de 1945 que não eram patenteados por serem segredos militares. Em 1975 a Xeros criou então um GUI e Jobs numa visita à Xerox decidiu que o próximo Mac Lisa teria uma GUI baseada na da Xerox, para contornar o problema dos direitos intelectuais, já que não havia uma patente por parte da Xerox, a Jobs “levou” consigo alguns técnicos da Xerox para a Apple para continuar a desenvolver a GUI e compensou a Xerox com acções da Apple (que na altura pouco valiam).
          Quanto ao rato, o rato da Xerox era um bicho de 3 botões que custava 300 dolares e durava um mês. O Jobs gostou da ideia, chegou à Apple e disse aos engenheiros que queria um rato de um só botão, que durasse uma vida e custasse quase nada. Sobre a patente, esta não é nem da Apple, nem da Xerox, é de um catedrático de 1963, Douglas Engelbart, e nunca recebeu um tostão de royalties pela patente, pois esta expirou antes da massificação dos ratos nos PCs.

    2. Avatar de José
      José

      Tas mesmo Flippado e só demonstras a tua ignorância….copiado/roubado. A Apple chegou a acordo com a Xerox sobre as interfaces gráficas e o rato não roubou nada a ninguém.

      Sobre o assunto em causa também acho esta patente no mínimo ridícula mas tenhamos bom senso e sejamos ignorantes como aqui este indivíduo que deve usar computador há um mês e que nunca se deu ao trabalho de estudar a história da Apple e já agora da Microsoft. Enfim…crianças parvas e mimadas que gostam de mandar uns bitaites.

      1. Avatar de Scheldon
        Scheldon

        Bem meu caro, tu chamar o colega de “criança” é um tanto engraça já que tu acredita em um conto da carochinha recheado de estroçao e revisionismo histórico.

  28. Avatar de Filipe
    Filipe

    “Google purchased the initial developer of the software, Android Inc., in 2005.”

    “The operating system was unveiled with the iPhone at the Macworld Conference & Expo on January 9, 2007”

      1. Avatar de Invision
        Invision

        telemoveis totalmente diferentes, ponto de vista fail;)

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Não percebeste que o Android era pra ser um rival do Blackberry até surgir o iPhone? lol

          Por isso mesmo é que levaram (e ainda levam) com botões “home”, “voltar” e afins… só agora no Android 4 é que finalmente vão dizer adeus a alguns 😉

          Os aficcionados do Android gostam de puxar argumentos como se o povo tivesse memória curta (e em certa parte até têm razão… muitos têm memoria curta).

          Mas o Android a publico só veio 1 ano depois do iPhone, espantosamente “touch”, através de um CEO que foi obrigado a ser afastado da Apple por ter tirado proveito desse cargo para levar as ideias conceptuais do iPhone para o Android.

  29. Avatar de Filipe
    Filipe

    peço desculpa, mas esqueci de mencionar que a fonte das minhas citações são da Wikipédia… e a primeira se refere a Android e a segunda iOS

  30. Avatar de Qu1cK
    Qu1cK

    Offtopic:
    Lembrei-me agora de uma boa ideia para um artigo:
    Um artigo sobre as aplicações mais úteis e indispensáveis para iOS (do género daquele com as 20 aplicações úteis do Mac)
    Que acham?

    Cumprimentos 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim estou a compilar isso. Já tenho 8 reunidas e explicadas. Queres ajudar?

      1. Avatar de Qu1cK
        Qu1cK

        Até que não me importava de ajudar, mas eu perguntei isso mesmo porque ainda estou um pouco “verde” nesse sistema operativo.
        Mas, se ainda assim, quiseres que faça umas pequenas reviews de algumas apps que acho úteis, diz 😉

        Cumprimentos

  31. Avatar de Trop
    Trop

    Vou patentear o gesto de carregar num botão ou numa superfície para ligar um dispositivo que estava desligado. Terá sucesso?

  32. Avatar de Cognitivo

    Mais uma para a secção: sem comentários…

  33. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Uma pergunta! Não foi o iPhone que trouxe pela primeira vez esta forma de desbloquear o ecrã? Os outros usavam botões…
    Por isso não entendo o porquê de tanta celeuma. Aliás a patente não tem nada de ambíguo… pela sua discrição muitos dos mecanismos de desbloqueio doutros telemóveis evitam esta patente, basta não dar indicação de como desbloquear – é o que acontece em muitos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro que sim, mas é só iluminados a falarem do assunto.

      As outras empresas patentearam siglas, imagens, embalagens, tons e sons, patentearam teclados, tipos de plástico, tipos de letra e menus… Entre tantas outras coisas… a Apple não pode patentear nada.

      Enfim 🙂

      1. Avatar de Luís Miguel
        Luís Miguel

        Já o meu PDA HP com vários anos de existência, com o windows mobile, tem este sistema de desbloqueio. Temos pena.

        1. Avatar de Pedro Tiago
          Pedro Tiago

          Sou da opinião que quem inventa tem direito a patentear a sua criação.
          Segundo li a Apple iniciou o processo de patentear o gesto “unlock” em 2009.
          Neste caso como em muitos mais não foi a Apple a primeira empresa a comercializar telemoveis com o gesto “unlock” mas sim uma empresa Sueca de seu nome Neonode com o telemovel N1m em 2005.
          Como deveriam saber aqui na Europa o pedido de patentear esta criação foi recusado devido a este telemovel.
          Cumprimentos,
          Pedro Tiago

          1. Avatar de Vítor M.

            O N1m apareceu em Agosto de 2007. Depois do iPhone e não era a mesma tecnologia, não tinha um ecrã capacitivo mas sim era um ecrã com matriz em quadrícula 4×4 salvo erro.

            Nada a ver. Não tinha a indicação do gesto, não tinha ícone… etc.

        2. Avatar de Vítor M.

          Luis o teu PDA não tem tecnologia capacitiva. Esquece, são coisas diferentes.

          Temos pena 😉

    2. Avatar de Pedro Coelho
      Pedro Coelho

      Não, não foi, foi a Compaq em 1997.

  34. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Toda a gente acha ridicula esta patente. Mas alguem se lembra como se desbloqueava um telemovel touch antes do iPhone?!?! Como era???

    É uma patente muito válida, já que a ideia e a concepção da mesma, foi da própria Apple. Se fosse com voces não fariam o mesmo para proteger e segurar os vossos produtos??? Todos falam que é ridiculo, pois é algo banal para todos nós que usamos esta feature em telemoveis touch, mas temos que nos lembrar que isto não existia, que teve de ser pensado e inventado.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Nada foi inventado, foi melhorado!
      Se me permitem a correcção… 😉

    2. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Amigo, telefones com Windows CÊ já tinham esse desbloquio a pelo menos 2 anos antes do iPhone, além disso é uma patente tão genérica que chega a ser risível, eqüivale a registrar o ato de acenar.

  35. Avatar de ozie
    1. Avatar de ozie
      ozie

      entao quando existe uma apresentação mundial do iphone ou androide, existe aqui cobertura total e sobre hoje da conferencia da nokia em UK nada?

      1. Avatar de Vítor M.

        Nada? Estás a brincar?

        Vai ver se vês algo com tanta qualidade como a que temos. Meu caro, não deixamos os nossos créditos por mãos alheias. Estamos sempre ON TOP… mas as coisas dão trabalho sabes?

        É necessário tempo para as fazer, é necessário contato com os nosso colaboradores em Londres… enfim… dá trabalho 😉

  36. Avatar de pph
    pph

    Uma vergonha isto, é o poder do capitalismo, porque so assim se consegue justificar o registo de tais patentes. Se fosse eu ou outro ze ninguem kk a tentar efectuar tal registo, mandavam-me um fax um grande pirete.

    O mundo nao se vai desenvolver nos prazos previstos por muitos, a conta das patentes, vao atrasar tudo.

    “Patentes” = o travão de mao do capitalismo

    1. Avatar de Vítor M.

      Travão ou desafio a inovar, diferenciar e criar de raiz?

      Existe um outro lado, nessa questão, não concordas?

  37. Avatar de TouNaLua
    TouNaLua

    Porque é que eu não patenteei o duplo clique do rato?!

    1. Avatar de Bónus Betclic

      A Microsoft já patenteou.
      Essa já não é ridícula, pois não?

  38. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Como se vem a rasca com as vendas, tem que pegar por todos os lados para ganhar algum…
    Do meu telemovel já n me tiram esse “unlock” mesmo não sendo iphone

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Vêm-se à rasca???
      Por acaso sabes o que escreveste?
      Só a venda do Iphone 4S superou as expectativas nas primeiras 24h…..
      O 3GS vende-se que é uma coisa doida e tu falas em ver-se à rasca para vender????

      1. Avatar de Tiago Dias

        Não é nada isso.. a Apple está à rasca 😀

        Então as acções… estão mesmo à rasquinha.. 😀 😀

      2. Avatar de Carlos Miguel [CM]
        Carlos Miguel [CM]

        muito do pessoal só comprou o iphone 4s por causa da morte de steve jobs

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Sério? O único iPhone que ele não pôs as mãos pois andava focado no iPhone 5 devido ao redesign totalmente novo, já que muito tempo não lhe restava infelizmente para andar focado no 4S..

          Se esse argumento tivesse algum cabimento as pessoas compravam o 4, já que foi o ultimo que ele apresentou ao público e ainda poupavam dinheiro. Sim o 4 ainda está à venda.. como o 3GS também. E estão para ficar ainda.

      3. Avatar de Valter
        Valter

        com planos de troca de 99$ nos estados unidos quem é que não troca o telemóvel?? isso é atirar areia para os olhos das pessoas!

  39. Avatar de Emannxx

    [OFF-TOPIC]

    A Nokia já “apresentou” o primeiro smartphone com o WP7.. chama-se Nokia Lumia 800. A press release é dentro de 14 dias.

    http://www.facebook.com/nokia?sk=app_279021082121305

      1. Avatar de alf
        alf

        que? mais uns a copiarem! 😉 obrigado pela noticia!
        essa sim com alguma relevância!

        1. Avatar de Vítor M.

          Temos melhor publicado 😉 não falhamos 😉 sempre ON TOP

  40. Avatar de Tom
    Tom

    Não falando da apple (porque de certa forma é legítimo quererem patentear tudo o que fazem, mas isso já é outro assunto), acho que o sistema de patentes dos estados unidos é simplesmente patético. Quando falamos de tecnologias, ou coisas muito em específico concordo com patentes. Agora patentear todo e qualquer gesto no ecrã que seja para desbloquear o equipamento, deslocando o dedo por um caminho pré definido ou não é algo tão genérico que não deveria poder ser patenteado. Deveria existir um limite mínimo e razoável para poder definir patentes, se não qualquer dia surgem patentes tão disparatadas como os leitores comentaram acima de forma irónica.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, nos Estados Unidos aquilo vai a um ponto que é mesmo muito de ridículo, mas aqui na europa o sistema também não é perfeito, aliás ainda não existe um sistema perfeito, por isso existem zonas “cinzentas” o que dão aso a alguns atropelos.

      Por exemplo, foram célebres as batalhas entre a Sony e a Samsung, onde a Sony se queixou de usurpação de patentes por parte da samsung e ganhou muitos dos casos.

  41. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    pergunta:

    antes da apple apresentar esta forma de desbloquear, algum outro fabricante apresentava algo similar? Claro que não. Simplesmente limitaram-se a copiar

    OFF-TOPIC

    Porque é que o PPLWARE não apresentou um único artigo dedicado ao Nokia World 2011. Foram apresentadas os primeiros Nokia’s com WP7. Acho que esta noticia seria bem mais importante que qualquer outra aqui. Mesmo que não gostemos. Poderá ser que seja o dia da reviravolta da Nokia e da Microsoft no mundo mobile

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      e já agora, o XP fez 10 anos. Não direito a mençãosita?

      obviamente que vocês publicam o que querem, nós só temos de agradecer por esse bom trabalho

      1. Avatar de Vítor M.

        Sérgio.. tem lá calma, se queres podes vir escrever ou gerir a nossa linha de edição.. deves pensar que é fácil… enfim!

    2. Avatar de Pedro Simões

      Calma, muita calma. O dia ainda não acabou…

      Estejam preparados que ainda vão sair mais dois artigos hoje.

      Pode ser que um deles seja dedicado à Nokia e ao seu evento mundial.

      1. Avatar de Vítor M.

        Scheldon.. não és mau, mas esse dispositivo apareceu em Agosto de 2007, depois do iPhone ter sido lançado. Portanto…

        Mais… o tipo de ecrã e de interactividade nada tem a ver com o ecrã e a tecnologia que o iPhone apresentou.

        Nada a ver mesmo 😉

  42. Avatar de Wesley
    Wesley

    Em breve e Apple terá patenteado a lockscreen e o formato arredondado do ícone de aplicativos.

  43. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Todos criticam a atitude mas, ninguém dá razão.

    Estão a patentear tudo pois a Samsung e Google estão a copiar descaradamente.

    Pois se fizessem algo de novo não exisitiria esta “guerrinha”.

    Mas em vez de abrir os olhos o povo português decide defender o que lhe convém, em vez de se colocar no lugar da razão ou mesmo observador.

    1. Avatar de Vítor M.

      E se fossem elas a defender algo que lhes pertence? Queres apostar que mudavam logo de opinião?

  44. Avatar de jpng81
    jpng81

    E então se uma pessoa usar o midlle finger ou o dick? pode não ser obrigatório usar o dedo indicador!!! lololol que estupidez 😀 Isto é já a prepararem-se para roubar um milhões no fututo, pode ser que alguma marca se descaia e faça algo semelhante.

    1. Avatar de Mahovis
      Mahovis

      Só um aviso, eu já patenteei todos os gestos realizados com o middle finger.

    2. Avatar de Vítor M.

      Eichhh comentários profundos e inteligentes 😉

      jpng81 :d tu sabes mais do que isso, vá lá… não deixes de dizer o que realmente achas de forma perspicaz, depois levas logo com comentários como o Mahovis.

      És capaz de ajudar?

  45. Avatar de Valente
    Valente

    E as Custom Roms tais como a Oxygen, a MIUI, a CyanogenMod que também usam esse tipo de bloqueios, como é que é, os tribunais vão-se lançar contra o XDA-Developers ?????????

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Nunca chega a mods, senão já tinham bloqueado até mesmo aqueles que conseguem simular o iOS de uma ponta à outra.

      Estas patentes servem apenas para evitar outras marcas lucrarem com a propriedade intelectual de outra marca.

  46. Avatar de pmsm1100
    pmsm1100

    São patentes estúpidas como esta que limitam a evolução da tecnologia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não limitam, porque achas que limitam? Porque os outros não sabem fazer melhor ou diferente?

      Parece-me que limita os que querem copiar. Os outros não, fazem muto melhor provavelmente e isso não os limitou.

      Nã0 achaS?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Se eu estou a tentar desenvolver / criar algo novo, sem orçamento e se para isso tenho que utilizar algo que esta patenteado por outro, onde eventualmente tenho que pagar royalties, pode perfeitamente levar a uma limitação da evolução.
        Não podemos esquecer que as patentes servem para proteger ou rentabilizar a propriedade intelectual, mas também só são úteis se forem exequíveis, de nada serve eu patentear o acto de respirar se depois não conseguir evitar que a população mundial pare de respirar ou me pague as minhas devidas royalties.
        Ou seja, concordo perfeitamente com o acto de proteger / beneficiar com uma patente, mas tem que ter justo valor, (para eu consumidor, poder pagar, porque, sim, no fim quem paga a conta somos nós consumidores), ou reconhecimento caso contrario,é ridículo e faz-me lembrar um filme recente chamado ” A crise do subprime”

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim a questão do valor justo é pertinente, mas penso que isso é outro assunto. Mas sim concordo contigo.

  47. Avatar de B80
    B80

    A partir do momento em genes individuais do nosso próprio ADN pessoal já são patenteados por grandes empresas, já nada me espanta.
    Quem tem dinheiro e poder ganha ainda mais dinheiro e mais poder à custa dos outros…
    Qualquer dia até para respirar temos de pagar, pois entretanto alguem registou uma patente para esse efeito, esperem para ver.

  48. Avatar de Carlos Miguel [CM]
    Carlos Miguel [CM]

    não se pode haver uma notícia da apple que vão logo falar de android ou outra coisa qualquer. pois as conversas que aqui andam já foi muito falado por aqui. nem sei porque razão andam agora a discutir o mesmo assunto. só mesmo para fazer offtópics. agora a sério criar uma patente por causa do desbloqueio do touch? lol

  49. Avatar de razy
    razy

    A empresa da maçã não inovou neste sistema para desbloquear um telemóvel. A Samsung ganhou o processo, (na Holanda) referente a essa patente, ao provar que que esse método já existia antes do iphone ….apresentaram o Neonode N1m.
    O questionável é a decisão do juiz americano …deveria ter levado em conta a pré-existência do Neonode N1m.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ganhou? Onde diz isso?

      O Neonode N1m é de Agosto de 2007, enquanto o iPhone é de Junho de 2007.

      Vejam lá bem estas datas. Depois, como podem ver nos vídeos desse dispositivo, a tecnologia nada tem a ver com o que a Apple patenteou… leia a petente, deixei lá o link.

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        “In the beginning of July 2004 released their first model “N1”, which the company had planned to release two years earlier. In March 2005 an upgrade came, the “N1m”.”

        http://en.wikipedia.org/wiki/Neonode

        “The Dutch judge concluded that the Neonode N1m already implemented the entirety of Apple’s claimed invention with only one difference remaining: Apple’s slide-to-unlock patent also claims an unlock image that moves along with the finger as the sliding gesture is performed.”
        http://fosspatents.blogspot.com/2011/08/dutch-judge-considers-apples-slide-to.html

        Fiquem Bem!

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva meu caro.

          Ora lê:

          Neonode has produced three handset models: the “N1”, the “N1m”, and the “N2”, which were available as of August 2007.

          O ecrã do iPhone e os gestos de interacção foram registados em 2004 e lançado em Junho de 2007.

          Em relação à decisão do juiz pode-se ler o seguinte:

          The Dutch judge concluded that the Neonode N1m already implemented the entirety of Apple’s claimed invention with only one difference remaining: Apple’s slide-to-unlock patent also claims an unlock image that moves along with the finger as the sliding gesture is performed. But that difference didn’t convince the judge that Apple was entitled to a patent.

          Portanto, foi considerado apenas parte da acção, não a acção completa. Se fosse o mesmo critério ao qual permitiu o registo da patente, tal como é apresentada.

          São, portanto, pontos diferentes do que foi patenteado ao que foi relegado pelo juiz.

          São coisas diferentes.

          1. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            “Neonode has produced three handset models: the “N1″, the “N1m”, and the “N2″, which were available as of August 2007.”

            Parece-me que o “available as of August 2007” corresponde ao N2 e nao ‘as duas versoes anteriores. Na seccao do “History”, e’ indicado que o modelo N1 e N1m foram lancados em tempos diferentes, um em principios de Julho de 2004 e em Marco de 2005, respectivamente. O N2 so’ aparece dois anos depois (“In February 2007, Neonode unveiled their new product called N2 at the 3GSM World Congress in Barcelona.”) Talvez depois de uns 6 meses para o lancamento ao publico(?), o que corresponderia a “August 2007”.

            Se a imagem, que e’ a unica “claim” que o Neonode nao implementou, tornam a patente valida, entao sera’ que usar uma barra que segue o dedo, ou um contador ate’ 100%, nao seria facilmente usado para passar a patente?

            Fiquem Bem!

  50. Avatar de razy
    razy

    twitpic.com/5zpbt3
    outro exemplo que li na net: a Ford já tem argumentos para processar todos os outros construtores…já que inventaram o uso da chave para ligar os carros…vão todos que voltar à manivela!!!

  51. Avatar de Bónus Betclic

    Para quem acha que isto é tão ridículo, que só podia vir da Apple, pesquisem por exemplo pela patente nº 6.727.830.
    Essa já não é ridícula, pois não? 🙂

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Uma coisa é uma patente criada para um produto singular até então e que nunca foi levada as vias de tribunais pois até seus “criadores” percebem o seu ridículo, outra é patentear algo que existe a 3 anos antes e ser amplamente difundido, mas crio que no. Seu mundo da fantasia a lógica seja inversa.

      1. Avatar de Vítor M.

        Desculpa, amplamente onde?

        Dá-me um exemplo sff.

  52. Avatar de Hélio
    Hélio

    Paneleirisses , o meu nokia 5800 também se desbloqueia assim 😀 o mundo copia a apple só pode

  53. Avatar de The STK
    The STK

    É por estas e por outras que nunca vão ver o meu dinheiro novamente (já tive iPod)… Lá patentear o design não me choca, agora tudo que vá para além disso é estúpido e só serve para destruir a evolução… Fala-se muito da Samsung, mas conheço vários produtos da Asus, LG e da própria Samsung que ganharam vários prémios de design e não copiaram nada da Apple. Vá lá que a Ford foi copiada por muitas marcas, só por isso temos tantos modelos de carros espetaculares com escolhas várias para qualquer carteira e tipo de pessoa…

  54. Avatar de rodasp
    rodasp

    eu lembro-me de alguns samsung desbloquearem com uma letra do alfabeto escolhida pelo utilizador. isso também foi a apple que inventou?? ou samsung teve a criatividade que alguns dizem que não tem?

  55. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Nao sei oque é mais triste, essa corrupção alarmante ou os lunáticos defendendo um empresa que só lhes ridicularisa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Qual empresa? Posso dizer que é uma empresa que ti admiras.

      E como sei isso?

      Porque parto da mesma premissa que tu usas para dizeres que a empresa em causa ridiculariza os seus clientes.

      Na verdade sabes bem que não é assim e é essa convicção que move tanta gente a ser cliente e move outra a querer ser.

      Se não gostam, porque seguem de tão perto ao ponto de criticaram o que desconhecem?

      É que embora não seja nada de especial, numa primeira abordagem, tem tecnologia por trás e na verdade toda essa tecnologia tem investimento em investigação.

      Assim como os outros exigem à Apple que pague para usar tecnologias deles, patenteada pelos outros.

      Se a Apple usar tecnologia Nokia, como já o fez, que pague, se for da Kodak… que pague, meus amigos se não têm essa tecnologia que paguem por ela. O mesmo têm de fazer os outros à Apple.

      Não concordas?

  56. Avatar de misterious
    misterious

    é uma boa maneira de ver os outros evoluírem, em vez de se sentarem debaixo da palmeira dos outros.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem visto. Essa é a maior das verdades.

      O Windows Phone 7 usa essa tecnologia? Não pois não?

      Então existe evolução para lá do que faz a Apple.

      1. Avatar de Bónus Betclic

        Parece que é muito difícil a certas pessoas fazer essa distinção, entre o evoluir e o copiar.
        O exemplo do Windows Phone 7 é um grande exemplo, em todos os aspectos, para essas empresas que andam sempre a copiar tudo o que tem sucesso, em vez de criarem eles próprios.

  57. Avatar de Xis
    Xis

    Se a apple não copiasse, não tinha iphone, pois eles não inventaram o smartphone.
    Se a apple não copiasse não haveria o ipod, pois eles não inventaram o leitor de mp3.
    Se a apple não copiasse, não haveria macbooks’s, pois eles não inventaram os portáteis.
    E agora vêm com a conversa de que os outros copiam??

    A apple tem de aprender a viver com estas coisas, todos utilizam coisas inventadas por outros, desde hardware a software.

    A apple até hoje nunca inventou o que quer que fosse, não tem moral para vir com estas guerras de patentes que não fazem sentido nenhum…é a única a fazer este tipo de jogo por algum motivo, o facto de ser um jogo ridículo!

    1. Avatar de a friend®

      Onde viste a Apple dizer que inventou o Smartphone? O leitor de Mp3? O computador portátil?

      TPC: encontrar na net a definição de “copiar” e definição de “conceito”.

      Depos fica a explicação: Todos os produtos Apple são conceitos já existentes, apenas inovados na forma como são usados. Antes do iPhone, andava-mos todos a mexer em smartphones com caneta, pois os dedos mal davam para mexer na vasta maioria dos menus. Multi-touch então, nem vê-lo.

      Chama-se isso inovar um conceito já existente.

      Na vasta maioria das tecnologias que a Apple mexeu, conseguiu torna-las standard ainda usado nos dias de hoje. Só isso chega para merecer a distinção da vasta maioria das marcas, dos quais até mesmo os rivais o admitem.

      Desde o rato e teclado, à interface gráfica, passando pelo multi-touch, entre outras coisas mais…basta saber um pouco de história tecnológica, que infelizmente ainda é pouca. Em Portugal aprendeu-se Windows, Windows, e mais Windows e assim ficaram. Depois ainda vemos uns quantos a dizer que o Bill Gates é que inventou o PC…

      1. Avatar de Xis
        Xis

        Olha lá…
        Aprende a ler e a interpretar, sim?

        Não vivas com palas nos olhos…

        1. Avatar de Vítor M.

          Xis… ficava-te bem argumentar 😉 agora dar uma resposta dessas é como dizer que não consegues contra-responder à altura.

          Aposto que consegues, ora tenta lá sff.

          1. Avatar de Xis
            Xis

            Tal como eu disse antes, é só interpretar o que eu disse.
            Acho que não preciso estar aqui a ensinar o b.a.ba a ninguém.

            Mas vá, O que eu quis dizer é que em todas as áreas as pessoas/empresas utilizam coisas patenteadas por outras pessoas/empresas, é assim que funciona. Se todas as empresas entrassem nesta guerra ridícula que a apple faz com as patentes não teríamos um único dispositivo à nossa disposição pois ninguém tem as patentes necessárias à concepção de praticamente nada.
            E a apple tem de aprender a viver com isso, pois se todos fossem como eles, eles não teriam nenhum produto à venda.

            O que eu acho ridículo acima de tudo não são as patentes em questão, é o facto de que a apple luta para que os seus concorrentes não possam sequer utilizar as suas patentes.

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @XIS

            A Apple está a proteger a propriedade intelectual da empresa. Está no seu direito. E não é unica, todas elas fazem-no.

            Mas tens várias tecnologias feitas pela Apple que eles deixaram como “open-standard” ou seja, nem cobram patentes e cada marca pode usar se bem entender, sem pagar 1 centimo à Apple.

            Sabes o Chrome, Browser do Nokia, RIM e tudo mais? Usam o Webkit, desenvolvido pela Apple, a custo zero, pois a Apple deixou-o como Open-source.

            Sabes o MiniDisplay? É igualmente Open-Standard. Cada marca se entender usar, pode usar. Entre outros tantos exemplos que nunca aqui foram falados.

            Agora se há coisas que eles não querem que seja copiada, as outras marcas só têm que respeitar. Clonagem não é inovação nem tão pouco concorrência. É dar aos clientes mais do mesmo.

    2. Avatar de misterious
      misterious

      engraçado que o Bill Gates é que copiou certas coisas do Macintosh nos primórdios da era dos PC’s.

  58. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já estão fdd os chineses, agora vão colocar nos iphones deles umlock ou unluck ou qlqr coisa diferente lol

  59. Avatar de João P.
    João P.

    É este tipo de patentes que estes gajos apresentam?

    Julgava que patente era por exemplo o código fonte de efectuar esse “desbloqueio”, e não a ideia em si. É com este tipo de patentes que anda a apple, estou a ver.

    Quem é que tem a patente de telemóvel?
    Patente de teclas? Patente de caracteres? Alfabeto no visor? Antenas? Patente de carregamento? Ecrã?

  60. Avatar de m6
    m6

    eichs tanta coisa para ler por causa de um desbloqueio de teclado 😀

  61. Avatar de wolf
    wolf

    Não pode! Isto é o cumulo do ridículo!! E ainda se acham como uma marca inovadora num país desenvolvido!!! É isto que querem como um futuro tecnologicamente avançado?! Nunca vi tamanha parvoíce, isto apenas desvaloriza todo o trabalho de quem realmente trabalhou nos equipamento e aos demais de outras empresas/marcas pois as patentes penso existirem para a protecção de trabalhos árduos muito específicos e obras de arte únicos pelo menos do conhecimento de quem os fez e nunca para coisa banais e comuns utilizadas num infinito número de equipamentos já existem no mercado e do conhecimentos de todos mas é mais um motivo para evitar compras da apple, cabe a cada um fazer as suas opções.

    1. Avatar de a friend®

      Acabaste de dizer o motivo das patentes existirem.

      “isto apenas desvaloriza todo o trabalho de quem realmente trabalhou nos equipamento”

      É precisamente o que eles sentem quando vêm o seu trabalho a ser copiado. Perde-se horas a ter ideias, passa-las do papel para o uso.. para depois chegar um qualquer copiar, usar, vender e lucrar.. à custa dos demais.

      1. Avatar de João P.
        João P.

        Isto é uma forma de a apple se proteger que copiem o que fizeram, daquilo que já copiaram.

        Por mim até podem patentear o “unlock” a andar para um lado, dar meia volta de 180º, andar para cima e para baixo; desde que não patenteiem o “unlock” em si e me peçam dinheiro que sempre eu queira desbloquear o meu samsung ou lg da maneira como estão neles.

        Acho mesmo estanho patentear coisa assim, em vez de tecnologia em si. O código fonte era mais importante de patentear.

        Agora que a apple vai criar a TV, espero que não patenteiem essa caixinha mágica. A não ser que não patenteiem nada em si, mas sim a projecção… espera lá… já existe essa ideia. Mas pelo que vejo, seriam mesmo capazes de patentear projecção de TV a partir de um dispositivo menor, tipo… iphone.

      2. Avatar de João P.
        João P.

        Só falei nisto da projecção de TV, ou holograma, porque vi e acreditei temporariamente num vídeo a divulgar o próximo iphone. Mas foi um trabalho brincadeira, em que o iphone projectava um holograma que dava para ver vídeo, e um teclado. Num pequeno objecto de bolso, o iphone, dava para ter totalmente um PC com monitor e teclado virtuais aceitáveis. 🙂

        Pena que não era verdade. Dava totalmente o mérito da palavra “inovação” à apple.

        1. Avatar de a friend®

          Isso era um concept criado por algum fan, também havia um da mozilla.

          Mas lá está, essa tecnologia já existe, a Apple ou outra marca se a quiserem adoptar, vão ter que pagar a quem a inventou. É assim que as coisas funcionam. 😉

          O kinect, por ex, é outro grande exemplo disso. Não foi a MS que o inventou, mas pagou caro para o poder usar.

  62. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu cá vou registar a patente de computador pessoal. Ridículo

    1. Avatar de a friend®

      E podias. Tinhas é que o ter inventado primeiro.

      Vocês por acaso têm noção que todos os aparelhos que usam, desde TV, Smartphones, Leitores de DVD.. etc.. tudo isso tem patentes e essas patentes são pagas antes de serem comercializadas?

      Ao ler os comentários já não sei o que me choca mais.. as patentes ou a falta de conhecimento que têm sobre elas…

      1. Avatar de Tiago Dias

        Eu gostava era de ver as decisões dos críticos na posição da Apple (ou de qualquer empresa nesta situação).

        Devia ser algo do género: “Bem, concorrência, gastámos milhões a pensar nesta ideia, mais alguns milhões a desenvolvê-la, outros tantos a fabricar os equipamentos com a tecnologia desenvolvida, agora está aqui para todos aqueles que ficaram sentados à espera usarem à vossa vontade… no hard feelings, usem e abusem do resultado do nosso trabalho!”

        Isto de criticar é fácil, o problema é quando nos tentamos por na mesma posição das entidades/indivíduos que criticamos. Muitos não admitem, mas é óbvio que faziam o mesmo… Não há outra forma de encarar o mercado. Quem não o fizer, quem não se defender, não resiste…

        1. Avatar de João P.
          João P.

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Patente

          Temporariedade das patentes

          A concessão se dá por um tempo limitado (a partir da vigência do Acordo TRIPs, normalmente 20 anos a contar da data de depósito). Ao fim desse período o objeto do direito de exclusividade (ou seja, a tecnologia descrita e reivindicada na patente) cai em domínio público e pode ser usada por todos sem quaisquer restrições.

          TRIPs (do inglês Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights)

          1. Avatar de Tiago Dias

            Sim, mas faz todo o sentido que assim seja.

            Ao fim de 20 anos, ou 10 que sejam, já existirão outras tecnologias, essa patente que passa para o domínio público, com 20 anos, já não terá a mesma importância que uma patente com 2 anos.

            Ao contrário do que dizem alguns, que as patentes não promovem a evolução da tecnologia, eu penso o contrário, as patentes são o que de melhor existe para impulsionar a tecnologia, para a evolução da tencnologia, obrigam a haver investigação, invenção, desenvolvimento de novas formas de fazer as coisas, e daí sim vem a evolução.

            Evolução não é um trabalhar e os outros esperarem e usarem o fruto desse trabalho.. evolução é todos trabalharem, e a vontade de estar na frente, de ser melhor que o concorrente, é que pode trazer grandes inovações…

        2. Avatar de a friend®

          Os criticos se pensassem um pouco em vez de ter sede de ataque, basta pegarem no manual de instruções dos aparelhos que têm em casa e encontram as patentes usadas nos aparelhos que usam.

          Um breve exemplo do manual da PS3.
          http://manuals.playstation.net/document/en/ps3/notices.html

          E isto é só a nível de hardware.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            para a inovação tens 10 anos no máximo, para a patente tens 20 anos no máximo. Depois disso, quem quiser utilizar essa tecnologia, pode na utilizar na boa sem pagar nadix!

      2. Avatar de João P.
        João P.

        As patentes têm uma durabilidade. Há muitas que já expiraram de modo a receber algo pelo produto, apesar de existirem.

        Ainda há pouco tempo divulgaram que aumentaram as patentes de discografia em 20 anos, não sei se para 40 ou 50.

        Na tecnologia não sei se será tanto tempo. E poderá haver diferença para atribuir direito financeiro de patentes a pessoas e a empresas.

        As TV’s em si, duvido que ainda tenham que pagar patente da ideia em si. Há muitas tecnologias na TV que ainda deverão ter patente com lucro como LCD, plasma, LED, os tipos de cabos, portas de entrada.

  63. Avatar de nando
    nando

    130 comentarios, a maior parte deles feito por ignorantes, mal informados pelos media.

    1- nem fazem ideia da tecnologia necessaria para todo este processo do unlock ocorrer.
    2- se a apple faz patentes das suas invençoes o resto do mundo apenas as copia sem pagarem um tostao ?
    3- neste momento a apple tem 1000 engenheiros a trabalhar no desenvolvimento do iphone, 1000 carolas a pensar para fazer um iphone melhor. algo de jeito vai sair dali com certeza-

    4– ou sera que os ignorantes que comentam e criticam vao ficar sem o metodo de unlock desenvolvido e revolucionado pela apple nos seus androids e wp7.
    5- parece que o ice cream android desbloqueia pela expressao facial, boa sorte nessa versao beta do google, falhou uma serie de vezes no keynote, alias no google e´tudo beta ate abandonarem de vez.

    5- em outras noticias depois do tribunal frances rejeitar a pedido de bloqueio do iphone 4s pedido pela samsung em frança, foi a vez do tribunal italiano dar razao novamente a apple e o 4s nao sera bloqueado em italia .

    6- como veem ate os juizes percebem quem e´o copycat.

    go apple.. the year of copycats 2012 is coming…again

    1. Avatar de Jo§e
      Jo§e

      2004 Neonode launched the N1, worlds first finger based mobile phone. The N1 is based on zForce. For the first time consumers can now fully control a mobile phone with their fingers using gestures, taps and sweeps.

      http://www.neonode.com/background/

  64. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    É incrível, anda tudo estúpido. Estes tipos acabaram de patentear algo porque alguém chegou lá e pagou para se patentear. Só isso, porque esta patente é tão abrangente que nem sequer diz que tem que ser da esquerda para a direita. Por exemplo imaginem que alguém que desbloquear o smartphone simulando o rodar de uma chave na fechadura. Não podem, isso significa deslocar o dedo no ecrã… Que estupidez, ainda mais o facto de, por exemplo esta patente é de uma tranca mas num ecrã, aliás o unlock da Apple é simplesmente aquela protecção que muitos usam nas portas onde têm uma corrente a agarrar a porta e depois se desliza para tirar a corrente. Mas caraças, o que vale é que nos EUA basta pagar para se patentear, mesmo que outros já o utilizassem antes da Apple (ver Neonode), que se lixe… Então e se quiser-mos pensar que aqueles telemóveis em que tinha-mos o teclado escondido e tínhamos que deslizar para ter acesso ás teclas já era o conceito associado ao telemóvel?

    Oh pah, ao menos na Holanda a patente foi rejeitada e só faltou chamarem estúpidos à Apple. A Samsung apresentou o Neonode, apresentou vídeos de 1992 onde já eram propostos gestos para desbloquear, ligar ou desligar funções (http://www.open-video.org/details.php?videoid=8120&surrogate=storyboard) e ainda o simples facto de que por exemplo para ajustar o volume em qualquer computador, sistema, etc, existe em grande parte dos casos uma barra que terá que ser movimentada (muitas vezes até identificando o gesto), segundo um gesto pre-definido e para produzir o efeito desejado. Entre muitas ouras coisas.

    As patentes atingiram o limite do ridículo. Começo a pensar se a própria autoridade que aceitou esta patente não virá a ter bastantes problemas…

    1. Avatar de nando
      nando

      caso nao saibas as patentes teem um maximo de 20 anos de validade.

      mais estúpidos sao os comentarios de quem acha estupido esta patente
      digam la o cambada de espertos, porque e´que voçes prorios que criticam nao patentearam o unlock da apple ? hoje ja tinham milhoes nos bolsos, antes a apple que alguma empresa de patent trolls.

      a pois foi a apple e tal vamos criticar….

      1. Avatar de Texugoelectrico
        Texugoelectrico

        Mas tu leste o meu comentário todo? E preocupas-te-te em ir ver os exemplos que eu dei? E já agora o que é que interessa isso da patente durar 20 anos, no máximo isso quer dizer que daqui a 20 anos podes usar toda a tecnologia que for patenteada este ano, não fica livre para que outra pessoa a patenteie, que raio!!??

        Antes de responderes vai lá ver os exemplos que eu dei e vê lá se ainda dizes o mesmo…

        1. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Pensa antes de falares pah…
          Vantagens e desvantagens das patentes.

          By the way, o Neonode saiu em Agosto de 2007 e o iPhone em Janeiro de 2007 😉

    2. Avatar de wolf
      wolf

      Exactamente, nos EUA o «negócio» das patentes está que é uma loucura e não apenas no ramo da informática e como já tinha referido esta e outras patentes «da» apple já são utilizadas mesmo antes de existirem os equipamentos da apple que as usam, esta de desbloquear já era utilizada antes do primeiro iphone existir mas há pessoas que se acham mais espertas e não dão o braço a torcer, nem devem ter conhecimento nenhum do assunto mas já pensam que sabem mais do que todos. Saliento que patentear este tipo de coisas não é forma de proteger o trabalho de ninguém pois são coisas banais e já existentes, apenas estão a dificultar a vida a todos os outros trabalhadores do sector e afins porque a patente abrange infinitas situações. Meus caros a evolução, exclusividade, genuinidade e o talento está na procura constante de novas ideias e na criatividade e nunca em formas de anti-cópia e patentes aberrantes mas infelizmente há quem ganhe com isso mas muitos mais a perder. Desejo a todos melhores informações.

  65. Avatar de Ryan
    Ryan

    Pessoal porque andam por aqui todos a discutir? Ainda năo perceberam que a Apple iNventa tudo e o resto copia. Copiar é muito feio. Os “donos” da Apple e a fiel congregaçăo detestam que lhes copiem alguma coisa. A propriedade intelectual deles é muito preciosa.

  66. Avatar de hm
    hm

    Tem sido mais do que repetido que a data de lançamento do neonode n1m é 2007, a interpretação que faço daí (das datas) é um pouco diferente, acredito que o n2 tenha sido lançado em 2007, mas o n1, já cá andava, mas quando encontrar demonstro 😉
    quanto à patente é ridicula, assim como é ridiculo dizer que é em ecrã capacitivo e por isso completamente diferente, aliás se isto do tipo de ecrã é válido para justificar a diferença então não vejo porque é que usar outro dedo deixa de ser válido e passa a ridiculo.

    1. Avatar de RaCcOn
      RaCcOn

      “Neonode has produced three handset models: the “N1”, the “N1m”, and the “N2″, which were available as of August 2007.”

      http://en.wikipedia.org/wiki/Neonode

      Agosto 2007 meu caro…

      “The iPhone—retroactively labeled the original iPhone, iPhone 2G, or iPhone EDGE—was the first generation of iPhone designed and marketed by Apple Inc. and was succeeded by the iPhone 3G. It was announced on January 9, 2007[10]”

      Janeiro de 2007 meu caro…

      7Meses mais tarde… 😉

      1. Avatar de hm
        hm

        Não podemos nem devemos citar apenas o que nos interessa “meu caro”:
        “…In March 2005 an upgrade came, the “N1m”…”
        Não vale a pena colocar o link pois é o mesmo que colocou o meu caro amigo.
        Portanto 1 ano e 9 meses antes.

        Cumps

  67. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Deixem-se lá de guerras.
    A Google, mais uma vez, já ultrapassou a Apple e tem o desbloqueio facial. Sim falhou na apresentação e depois? Já o viram a funcionar? Olha-se para o telemóvel e pronto. Até um paraplégico consegue.Um milhão de vezes melhor.

    Isto é “tecnologia velha”, “old stuff”, passado… Eles que patenteiem à vontade. E que gastem muitos milhões em processos. O ICS está ai, e não vale a pena perder tempo com tecnologia ultrapassada. Esta “flame” é totalmente desnecessária.

    1. Avatar de a friend®

      A parte boa é que a Google não tem tecnologia própria. Usa tecnologia de todas as marcas, umas lembra-se de pagar patentes.. as outras faz-se de coitada.

      Depois, é tudo BETA…funciona bem ou mal não interessa.. o cliente que se vire.

      PS. Aparte disso.. já tens o Android 4? Que achas dele?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Claro que ainda não tenho, porque como já disse aqui muitas vezes estou à espera do Asus Padfone.

        Para mim ter 1 smatphone e 1 tablet também já é coisa do passado 😀

        Mas quando sair (lá para Dezembro) posso fazer-te uma review!

        Grande abraço a friend ( e já agora o SIRI, pelo que tenho ouvido falar não é nada beta, funciona que é uma beleza 😉 !!! )

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          O Siri é beta, mas por dois motivos.

          1. Não está totalmente implementado em apps de terceiros, só mesmo apps de sistema.

          2. Não está disponível em todos os idiomas.

          De resto funciona na perfeição. O que me espanta nele não é os comandos de voz, pois isso é algo perfeitamente banal nos dias de hoje, é mesmo a interacção que ele tem com o utilizador e percebe o que nós queremos dizer, sem mesmo darmos comandos especificos. cumps.

      2. Avatar de misterious
        misterious

        ai ta uma grande diferença google vs apple, a maça nunca se permitiria a lançar algo que nao funcionasse minimamente.

    2. Avatar de misterious
      misterious

      wow…. ja ha muito tem-se isso no simples windows, tanto por impressao digital como pela webcam.

      1. Avatar de Miguel

        sim
        e metes uma fotografia do sujeito à frente da câmara e ele..
        aceita
        😀

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      eheh.. muito bom!

      Mas cuidado, slide to unlock salvo seja! Isso se não tiver lubrificado bem que precisas de uma marreta 😀

  68. Avatar de xicobandito
    xicobandito

    Ainda bem que patentearam o inspirar e o expirar… Safa!

  69. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Coitados de nós se a Apple tivesse inventado a roda

  70. […] não pode continuar essa baderna que está hoje em dia, na qual empresas ficam patenteando coisas absurdas, como “gestos”. Esse mecanismo de patentes e de copyright vêm sendo abusado pelas empresas, e […]