Apple: Firmware do HomePod releva Face ID do iPhone 8 e não só

54 Comentários

Estamos a poucas semanas da revelação do iPhone 8 mas parece que a Apple quer levantar o véu mais cedo do que irá trazer de novo este modelo do décimo aniversário. O firmware do HomePod disponibilizado aos developers parece confirmar que o iPhone 8 trará suporte para a nova tecnologia “Face ID”.

Será que o Touch ID perdeu mesmo o seu trono de “chefe da segurança” no iPhone para o Face ID?


Face ID a nova funcionalidade do iPhone 8

Na semana passada, a Apple lançou a primeira build ou versão do firmware do seu dispositivo HomePod que será lançado no final deste ano. Os programadores mais curiosos apressaram-se a “desmontar” toda a estrutura do código para “olhar” para os detalhes adicionados à coluna inteligente da Apple. Agora, essa investigação, levada a cabo pela mão do programador Steve Troughton-Smith, revelou a existência de código que, aparentemente, confirma que o próximo iPhone suportará o desbloqueio através do rosto, a tal funcionalidade “Face ID”.

O programador explica que o código indica a existência de funções para o desbloqueio através do rosto (Face ID) por infravermelho dentro do framework BiometricKit, que é o framework responsável pelo Touch ID. O código sugere ainda que o recurso ao desbloqueio do rosto da Apple será capaz de detetar rostos destapados e parcialmente obstruídos de vários ângulos. O nome de código para o projeto é Pearl ID.

Esta funcionalidade de segurança é um “rumor” que vem de há muitos meses e que muitas pessoas indicavam como sendo a tecnologia que iria substituir o Touch ID por completo. Enquanto alguns expressaram ceticismo quanto ao modo de desbloqueio de rosto em termos de precisão e real eficácia, o código da Apple parece indicar um nível decente de segurança, incluindo confronto com fotografias da pessoa ou modelos do rosto em 3D.

A partir da identificação do rosto, o código do HomePod também parece confirmar o design do iPhone 8. Embora isso seja um pouco mais difícil de verificar, segundo o que refere Steve Troughton-Smith, a renderização acima foi escondida no firmware do HomePod. Especificamente, a imagem foi enterrada no framework que administra autenticação para o Apple Pay.

A imagem estava guardada num ficheiro de animação principal, sendo esta a forma como a Apple armazena as imagens vetoriais para que elas possam ser exibidas na interface do utilizador em qualquer resolução. O código também mostra o nome do código do iPhone 8 como “D22”.

Claro que a Apple pode ainda mudar as regras deste “jogo”, ainda que estejamos a poucos dias da apresentação do iPhone 8, contudo, estas pistas oferecidas na primeira versão do firmware do HomePod revelam já muitas informações sobre o novo iPhone e os novos recursos que este apresentará.

No futuro, as próximas versões deste software também poderão desmistificar outras que estão ainda por esclarecer, mas para já a imagem do novo iPhone mostra como a Apple lidará com o recorte de “entalhe” para a câmara frontal e outros sensores. Isto diz-nos que há rumores e algumas imagens “supostamente falsas” que têm muitas coisas em comum e que podemos agora voltar a puxar para o cenário real.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sujeitoi
    Sujeitoi

    “renderização” não existe meus amigos.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Existir não existe. É usada, e aceite (é diferente de existir ou ser reconhecida como uma palavra – verbo – portuguesa).
        Em qualquer dicionário, como referido no link até, Português, a mesma não existe. Mas, isso são coisas da vida 😀
        Eu infelizmente costumo dizer renderizar, ou até mesmo, a titulo de brincadeira, e aos clientes ou colegas menos entendidos “a imagem está a render!” (duplo sentido: renderizar, e render uns trocos ahah)

        1. Avatar de Vítor M.

          Desculpa lá meu caro. Disseste que não existia. Respondi que existe e, como está no link, além de existir é aceite.

          Portanto.

          1. Avatar de jabfg
            jabfg

            Mas se procurar pelo termo “renderizar”, no priberam ou na infopédia não aparece nada, não sendo então reconhecida como neologismo. Por isso, formalmente, não existe.
            Agora, isso não quer dizer que não possa ser usada num contexto informal…

          2. Avatar de Vítor M.

            A palavra renderizar é de facto um verbo que adapta ao português o anglicismo rendering. Já está dicionarizado, pelo menos, em obras editadas no Brasil; assim, o Dicionário Unesp do Português Contemporâneo (2004) define-o como termo da informática, com o significado de «aplicação de técnica que permite melhorar a visibilidade»: «alta performance para renderização de imagens 3D» (ibidem)

            Então existe e já foi dicionarizada… logo existe 😉

          3. Avatar de Insider
            Insider

            Mas és português ou brasileiro?

          4. Avatar de Flávio Ferreira
            Flávio Ferreira

            Sim não esta no Priberam e Infopédia, não pode ser reconhecida pelo menos formalmente

          5. Avatar de Vítor M.

            Possivelmente, mas existe e consta em publicações portuguesas.

          6. Avatar de Vítor M.

            Inside mas tu não sabes ler? Então que estás a dizer?

            Ora lê, mas agora tranquilamente:

            A consulta do corpus CetemPúblico (português europeu) faculta 33 ocorrências do anglicismo rendering, uma ocorrência do substantivo renderização, mas nenhuma do verbo renderizar. Por outro lado, uma pesquisa no Google indica que renderizar surge em 322 resultados relativos a páginas do domínino .pt.

            Posto isto, não é fácil chegar a conclusões quanto ao uso ou à criação de uma palavra genuinamente portuguesa que corresponda a rendering. Mais uma vez, é o corpus CetemPúblico que nos dá algumas pistas: nas referidas 33 ocorrências da palavra inglesa, há uma, datada de 1995, que apresenta paralelamente a tradução «composição de imagem» e outra (também de 1995), que parece propor a de «representação». Penso que se trata de traduções que podem constituir uma alternativa ao inglês, mas que só pelos especialistas em informática poderão ser validadas.

            Se não quiseres usar… não uses, mas isso é lá contigo 😉 mas desde 1995 que essa palavra existe documentada em Portugal.

        2. Avatar de 8bit
          8bit

          Sempre utilizei o termo “renderizar”, para o ato de render por assim dizer, e “renderização” como render final. Não sou o único a usar esses termos penso eu 😀

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ja experimentaste usar palavras Portuguesas? Demonstra mais inteligência de quem usa e menos subserviência a linguas que nao sao a nossa.

            Se todos inventarem palavras Portuguesas que sao apenas estranhas adaptações de outra língua corremos o risco de vir a ter uma péssima manta de retalhos ao invés de uma língua.

    1. Avatar de ic
      ic

      é quase como alocar; existe mas raramente é usada fora do mundo de informática —

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Alocar é uma palavra bem portuguesa.

  2. […] Apple: Firmware do HomePod releva Face ID do iPhone 8 e não só  Pplware […]

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    E em ambientes com pouca/nenhuma luz, como é feito o desbloqueio?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Surface pro 4 uso isso e SEM LUZ funciona 100%

      1. Avatar de Miguel Pinto
        Miguel Pinto

        Tb tenho um e isso é mentira…mesmo de dia nem sempre funciona

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A questão é que é em ambientes muito mais iluminados que os problemas começam a surgir.

        2. Avatar de Jota
          Jota

          Ou o seu está com algum problema ou está mal configurado, o meu funciona perfeitamente ao sol, na praia ou de noite com todas as luzes apagadas…

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Essa é a questão que também coloco!

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Infravermelhos.

    4. Avatar de Bruno
      Bruno

      Usa supostamente sensores de infravermelhos, com um emissor de infravermelhos.

    5. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se não me engano os FaceID’s usam IR para fazer um scan à cara portanto a baixa luminosidade não é uma questão. O problema está quando está luz a mais por estupido que pareça. Por exemplo tens o telefone apontado para ti mas o sol está a incidir na câmera, está situação pode causar problemas no FaceID. Eu nunca tive nenhum dispositivo com esta tecnologia, só conheço a teoria

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Lamento se tenho estado fora das noticias mas nao percebo esta insistencia em iPhone 8… Nao é sempre logico a Apple lancar os modelos S no ano seguinte?

    Podiam pelo menos colocar 7S e/ou 8 nas noticias, porque é que dao o “8” como dado adquirido?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não é um dado adquirido que será esse o nome, mas é usado para distinguir do iPhone 7s que se espera igualmente este ano – haverá duas linhas diferentes de iPhones este ano.

    2. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Isso acontece porque há rumores de que a Apple vai lançar um iPhone 7s (pequenas alterações ao 7) e o “iPhone 8”, que muito provavelmente será chamado de “pro” ou algo parecido.

    3. Avatar de toshi
      toshi

      acho q vai ter 3 modelos
      7s, 7s plus e 8 ou x

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Vamos ver se há ou não Touch ID.

    Vamos fazer aqui um inquérito: quem acha que vai deixar de ter Touch ID?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Para quê?

      Achas que eles conseguem ou não fazer o sistema com base em inquéritos?

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      O que veio agora a público não aponta nem para um lado nem para o outro. A existência de FaceID não impede a existência de TouchID.

  6. Avatar de Helder
    Helder

    A sair assim, vai ter os bezels mais pequenos do mercado, e sem câmeras na parte debaixo, que é horroso.

    Quero ver onde estão os nazis dos bezels, vão agora comprar um iPhone?

    1. Avatar de gentleman
      gentleman

      E eu quero ver os haters do lumia 950 que reclamavam por ter iris sensor e nao fingerprint criticarem o iphone

      1. Avatar de Alexandre L
        Alexandre L

        a microsoft é como um jogador de voley. passa a bola para os colegas faazerem o ponto.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          A Microsoft não usa reconhecimento facial 3D em smartphones!

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Eu quero te ver a ti e a outros quando a Apple lançar o modelo e veres que tem o melhor dos dois mundos.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        E porque é que isto seria o mesmo que o Lumia 950?

      4. Avatar de Miguel Pinto
        Miguel Pinto

        Eu tive um lumia 950 e aquilo funcionava mal…o do note por ex era muito melhor e acredito que o do iphone seja ainda superior. microsoft tem boas ideias mas executa mal, a apple pega nas boas ideias dos outros e transforma em algo bom

    2. Avatar de F. F
      F. F

      Estás enganado, vai ter 4mm de bezel na parte inferior e laterais, face a 6mm do S8 inferior e 0mm laterais. No topo vai ter um recorte em que tanto terá 4mm de bezel como 8mm.
      Portanto não ver ter as bezel mais pequenas do mercado. Não é propriamente um ecra edge to edge porque tem corte e 4mm ainda é consideravel.
      Dou-te um exemplo de comparação: o Iphone 7 tem nas laterais também 4mm de bezel. Ou seja lateralmente a diferença será zero, vai é ter bezel mt menor em baixo e no topo.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ele não pode dizer o que disse, mas também ainda não sabes qual será a dimensão do bezel do iPhone 8 para dizeres com essa certeza que será 4mm!
        No Galaxy S8 não é 0mm nas laterais, tem bezels, por muito que digam que não, até nas fotos promocionais da Samsung é visível.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        O telemóvel não saiu, já estou com milímetros de bezel!

        O iPhone vai ter menos, basta ver a imagem, o S8 tem enormes bezels em cima e em baixo.

        Não tem dos lados, e depois? Depois queres por uma capa que ofereça alguma proteção, e não podes!

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Onde estarão os acérrimos defensores do touch id, “a melhor tecnologia de sempre”?
      Bezels pequenos? Bem-vindos, já não era sem tempo, puxem uma cadeira e juntem-se aos muitos que já cá estão.

      1. Avatar de Vítor M.

        Ainda não se sabe se o vai perder, espero que não, sou um acérrimo defensor e utilizador, quer no iPhone quer no MacBook Pro. Espero mesmo que a Apple não o remova, é o melhor sistema atualmente no que toca à segurança.

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          De acordo.

  7. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    UAU…. (bucejo) mais uma fantástica “inovação” que o meu Android de 2015 já tinha.

  8. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    wow ja nem durmo esta noite. Nada exciting mas venha ele.

  9. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Seria… Engraçado… Depois de tanta fanfarra com o touch id que enchia a boca a tantos fãs e que seria de modo inovador incorporado no próprio ecrã, acabar assim de repente.

  10. Avatar de Blash
    Blash

    aquele recorte em cima é simplesmente horrendo… é esta a inovacao do “anniversary edition”? Seguir a tendencia da samsung para o “infinity display”. Nem o touchID vao conseguir implementar a tempo debaixo do display (segundo estes rumores). Isto em vez de iPhone 8 ou Anniversary Edition esta a parecer uma Rushed Edition.
    Talvez o 7s seja uma melhor compra para quem quer continuar continuar com iPhone (partindo do principio que o lancem)

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não me parece nada horrendo, até dá um recorte de ecrã bastante agradável que ao que parece será ocupado com a barra de estado (informação de rede, bateria, etc).
      Não segue a tendência da samsung para o “infinity display”, o OLED não será curvo, lateralmente será mais semelhante ao iPhone 7.

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Como é óbvio, A Apple não resolve a fazer um ecrã é assim, porque a Samsung lançou um há seis meses. Acho que é exatamente o oposto. Há dois anos que se fala do iPhone do 10º aniversário terá um ecrã sem bezels, ora não é preciso muito para entender que a Samsung se quis adiantar ao ter ouvido o rumor

  11. Avatar de McGomes
    McGomes

    Face ID!? Só agora.. Microsoft há q’ anos!

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Também já haviam leitores de impressão digital em computadores Windows. Não quer dizer que não tenha sido o TouchID a mostrar como se faz bem feito

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    É por estas e por outras que eu só acredito quando vejo a apresentação da Apple. Uns dizem que vem com FaceID outros TouchID embebido no ecrã, outros já têm medidas para os bezels. Eish deixem-se de rumores e esperem. Depois sim, se quiserem, andem à batatada uns com os outros

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Mais nada