Apple falha registo noutra classe da marca iPhone no México

69 Comentários

Actualização 04-11-2012.

A Apple tem marcas muito fortes e iPhone será, provavelmente, uma das mais fortes marcas mundiais. Esta, em todos os países, está sob propriedade intelectual Apple e registada em várias classes que a protegem. No Mºéxico isso não está tão certo e, por haver outra marca foneticamente parecida a Apple tentou registar iPhone noutra classe mas o tribunal mexicano voltou a negar o apelo da Apple.

A Apple perdeu, numa primeira instância, apelo para registo da marca iPhone numa nova classe.


Segundo novas informação, a Apple não perdeu a marca iPhone no México, mas sim não conseguiu que o tribunal permitisse que houvesse um registo noutra classe, mais concretamente na classe 38 (telecomunicações e serviços) onde existe um registo de outra marca, foneticamente parecida, o iFone.

A luta da Apple é para provar que a empresa que detém a marca iFone já não a utiliza e que, portanto, a Apple pretende estender a acção da marca iPhone para outra classe. Além das classes 9 e 28, a Apple quer também a classe 38 para que os seus serviços FaceTime e iMessenger possam estar totalmete enquadrtados com a lei, nesse país.

Assim, ao contrario que inicialmente foi avançado por várias fontes, a Apple não perdeu a marca iPhone, perdeu sim uma injunção, junto do tribunal mexicano para provar que a empresa que detém a marca iFone já não a utiliza e que pretende dessa forma registar na classe 38 a marca iPhone, isto contra a empresa que alega ainda usar a denominação iFone. [via The Verge]

Partilhar:
Tags:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de henrique
    henrique

    Vá lá perdeu uma! 🙂

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Fontes próximas da apple garantem que o novo nome será ElPhono

  2. Avatar de Márcio Lima
    Márcio Lima

    vai perder é uns milhões largos a comprar os direito do nome iFone 🙂

  3. Avatar de eduardo
    eduardo

    A Apple não perdeu a marca do iPhone, perdeu isso sim um processo que a Apple tinha movido contra a marca iFone!
    Há outro processo a decorrer em que a Apple é visada pelo o uso da marca iPhone – ainda não há decisão!
    Por isso é errado dizer que Apple perdeu a marca, dado não haver qualquer decisão judicial que tenha reflexo sobre essa questão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Perde direitos sobra a sua utilização porque, nesse país, existe já uma marca que tem iFone registado. Como tal, está com a marca incapacitada da sua utilização real. Será o mesmo que dizer que não a tem, verdade?

      É verdade e como diz no texto, que a Apple está ainda a lutar por uma decisão final, mas no actual momento, não tem direitos de registo da marca iPhone no Mexico.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        não estás a perceber o que digo!
        Esta noticia foi lançada por alguns meios de comunicação porque não perceberam sobre o que é que o tribunal estava a decidir.
        O processo tinha sido iniciado pela Apple contra a marca iFone, para que esta marca deixasse de poder ser usada! O facto de não ganhar este processo não tem qualquer efeito sobre o uso da marca iPhone pela Apple. Apenas não dá providência ao pedido da Apple.
        O processo contra o uso do iPhone é à parte!
        Será que percebes agora o teu erro. Se quiseres uma fonte tens aqui
        http://www.macrumors.com/2012/11/02/apple-loses-iphone-name-rights-in-mexico-over-phonetic-similarity/
        http://www.theverge.com/2012/11/2/3591380/iphone-ifone-and-apples-mexican-trademark-standoff-whats-really-going

        1. Avatar de André Sousa
          André Sousa

          E checares as tuas fontes também?!

          http://digitalanatomy.wordpress.com/2012/11/02/apple-perde-mais-um-processo-desta-vez-no-mexico-fica-sem-iphone/

          e o original, nada dessas traduções que colocas:
          http://www.eluniversal.com.mx/finanzas/98620.html

          “El pasado jueves 25 de octubre, el 18° Tribunal Colegiado de Distrito en materia Administrativa negó el amparo interpuesto por Apple en contra de la resolución que confirma a iFone S.A. de C.V. como el legítimo titular de la marca iFone para la comercialización de servicios de telecomunicaciones, informó la marca en un comunicado.”

          Daqui dá para entender que se a única marca que pode comercializar serviços com esse nome ou marca, será a empresa mexicana. E mais:

          “La empresa mexicana iFone buscaba evitar que Apple le quite su nombre y comercialice su marca de teléfonos inteligentes iPhone en México, tras haber presentado una demanda este año que esperaba ser aceptada ante las autoridades en materia de propiedad industrial.”

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            :S
            mas compreendeste sequer o que escreveste!?
            A marca da Apple é iPhone e não iFone! E a decisão é referente ao processo movido pela Apple contra a marca iFone, não iPhone!, sem consequência sobre a marca iPhone, pois não era esse o “objecto” visado!
            E tal como dizes no último paragrafo a outra empresa tb pôs um processo contra a Apple para impedir o uso da marca iPhone pela Apple. Esse processo ainda não teve qualquer decisão.
            Tudo exactamente como eu disse!

          2. Avatar de Vítor M.

            eduardo:

            De facto depois de ler novos artigos percebi que a Apple perdeu novo apelo para registar a marca iPhone numa nova classe. 😉

            Como tinha sido mal veiculada a notícia por vários sites, também a interpretei de outra forma.

            Obrigado.

        2. Avatar de Vítor M.

          Eduardo, a notícia foi actualizada, desta forma deve estar conforme.

          Obrigado.

  4. Avatar de Vander Pereira
    Vander Pereira

    E a maçã esta apodrecendo… depois de mordida a anos, hoje em dia ela já deve estar cheia de bicho. O declínio dela esta começando…

    1. Avatar de Nobre
      Nobre

      Este senhor deve com certeza ser um conceituado analista com muitos conhecimentos!

      1. Avatar de gargoyle
        gargoyle

        Por muito estranho que te possa parecer, não e preciso ser um conceituado analista para ver que o declinio da marca está a começar…
        Os produtos trazem cada vez menos inovação, e design não aparenta grandes alterações, ja para não falar do ios que bem precisa de um facelift…

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          E as vendas crescem, e crescem, e crescem. Certamente o declínio é eminente. O mercado não é infinito 🙂

          1. Avatar de Shikai
            Shikai

            Não querendo dar razão mas já dando as vendas do iPhone 5 ficaram a quem do espectado penso eu e a inovação nao tem sido grande.

            Analisando bem, era dificil a Apple segurar-se muito tempo no topo contra marcas como Samsung, Lg, HTC e outras aliadas a uma Google.

            Duas cabeças pensam sempre melhor que uma :p

    2. Avatar de Vítor M.

      Não é de todo verdade que a marca esteja a perder fulgor, bem pelo contrario, o mercado dos tablets e dos computador, ainda detidos em todo o seu esplendor mercantilista por esta marca, foi conquista recente. O mercado dos smartphones ainda é dos mais poderosos do mundo, se bem que, como é natural, a concorrência está a fazer-se sentir mais, mas não é coisa que intimide a Apple, até porque ainda tem o mercado asiático como trunfo 😉

      Depois há segmentos que ainda não estão cobertos: a iTV, por exemplo, é outro produto que vem trazer à Apple um mercado novo, entrando de certeza com um grande produto.

      Mas há mais segmentos: repara, por exemplo, no mercado dos jogos, cada vez mais as editoras estão a desenvolver para Mac OS X e iOS, isso é uma vantagem enorme, depois há uma coisa que mais ninguém tem: ecossistema perfeito.

      Quem tem hardware, software, serviços e Store?

      Só a Microsoft e ainda muito mas muito desfalcada em vários destes pontos. Mais ninguém. A Google não tem, a Samsung também não, a Amazon também não, a Sony também não, a LG também não, o Facebook também não, a HTC também não, a HP também não (se bem que algumas destas estão a tentar), mas estas são as que podem fazer alguma frente nalguns segmentos… mas a Apple vive e cresce neles todos e não num só.

      Reparem no revenieu que a Apple consegue na iTunes Store:

      Apple CFO Peter Oppenheimer announced today that iTunes store revenue was $1.8 billion for the third quarter of 2012, which is down $100 million from last quarter, in which Apple took in $1.9 billion.

      The ecosystem is still healthy, with 650,000 apps in the app store, 225,000 of which are optimized for iPad, but the $100 million decrease in revenue is somewhat astonishing.

      Mais nenhuma outra marca no mundo tem estes valores e isto é mercado sem concorrência à vista… isto é saúde numa marca que ainda pode entrar em tantos segmentos e… vingar!

      Portanto, aos profetas da desgraça… não sonhem, não se sintam tentados a dizer que a Apple não inova, porque inova sempre, mas à sua maneira, conforme os sues clientes gostam e preferem e ainda e quem mais influencia o mercado tecnológico.

      Agora, para o bem e para o mal… não está sozinha no segmento dos smartphones, nem dos tablets, nem dos leitores de música… já pensaram quantos iPods vende a Apple por ano?

      Já pensaram nos milhões que a Apple vai buscar só nos acessórios das suas “Stores”?

      Vamos ver o que venderá o iPad mini 😉 pois este segmento novo, vem novamente trazer aqueles clientes que ainda não era clientes Apple e agora querem um dispositivos diferente.

      1. Avatar de Jarda do Demonio
        Jarda do Demonio

        Resumindo as tuas palavras:
        Traduzes a marca que já foi considerada a mais inovadora e “fashion”…

        1. Avatar de Vítor M.

          Cada um emprega aquilo que mais lhe vai na alma, eu nem de perto nem de longe tenho essa tua compreensão dos factos, mas se lidas dessa forma com os mecanismos de mercado. Serve-te à vontade!

          1. Avatar de Jarda do Demonio
            Jarda do Demonio

            Posso ter sido um bocado “bruto” com as minhas palavras mas acho que é válida…
            Hoje em dia só se fala de vendas para aqui, vendas para ali.
            Até parece que um produto só é bom se vender muito…

            Que é feito dos tempos em que eu vejo um produto que a primeira coisa que disse foi “WTF… Que raio é isto? Um Iphone grande? Tenho que ir ver.. Tenho que mexer…”
            Que é feito daqueles anuncios para mim brilhantes tal como o do IPAD em que se demonstra que a unica coisa que não serve é para matar moscas ( Alusão dum IPAD a um jornal )?
            Que é feito desses tempos?
            Hoje em dia é só vendas para aqui vendas para ali….
            Já não há “fashion” na Apple..

          2. Avatar de Vítor M.

            Repara num exemplo simples: na publicidade que recorre a imagens de computadores ou smartphones, repara que sempre aparecem os “modelos” Apple. Depois, embora não seja transversal a todas as pessoas, a grande maioria sabe o que é um iPhone, quer um iPhone, quer uma Mac… já o resto… são normais equipamentos daquele segmento, banais produtos com preços… competitivos… portanto, se a Apple não é fashion… o que ºe ser fashion?

          1. Avatar de Vítor M.

            Em relação ao discurso… bem, uns entram outros saem… é o curso normal das coisas, pelo que se vê são muitos mais os que entram, isto pelo número de dispositivos vendidos.

            Quando a bugs??? Isso é normal existir e podes reparar que é dos ecossistemas mais seguros e dos que mais movimenta pagamentos 😉

            Seja como for… é o melhor ecossistema, não há outro actualmente com esta tentacularidade.

          2. Avatar de henrique
            henrique

            +1 eu já fui apple user …

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    É assim. O post do 9to5Mac tem dois links. Um, o original, de um jornal mexicano, o Universal, e outro o pai da notícia em inglês, o Electronista. Lendo o original em espanhol percebia-se que a história era completamente diferenta da reproduzida neste post. Foi a Apple que pôs uma acção em tribunal para proibir a marca iFone e perdeu. Nunca houve nenhuma acção em tribunal contra a Apple para a impedir de usar a marca iPhone.
    O Electronista já fez um update, em inglês, para quem não se sentir à vontade com o castelhano 😉

    Sharp eyes at The Verge have noticed and noted that the decision does not, in fact, prohibit Apple from selling iPhone-branded products in Mexico. The decision, instead, reaffirmed iFone’s right to continue using its brand name. iFone’s countersuit is reportedly still pending, iFone’s demands — a portion of iPhone sales and a potential sales ban — have not yet been enforced. Electronista regrets and apologizes for the error in reporting.

    1. Avatar de Vítor M.

      No post diz o que está nesses locais, já depois de haver mais factos sobre o assunto. Há novos desenvolvimentos, os mais importantes: a portion of iPhone sales and a potential sales ban — have not yet been enforced.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        “Há novos desenvolvimentos, os mais importantes: a portion of iPhone sales and a potential sales ban — have not yet been enforced.”

        será que não percebes que isso é do outro processo que ainda não teve qualquer decisão!? É essa a confusão desta notícia… confundem os processos e assumem consequências que não se aplicam!

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo. Depois de surgirem mais informações, afinal o assunto era diferente do avançado pela imprensa local.

          Post actualizado.

  6. Avatar de Fornost
    Fornost

    o engraçado é que no méxico estarão a vender “Iphony’s” , isso sim.

    > phony – english

  7. Avatar de alberto
    alberto

    mas pq isso pode abrandar a entrada do iphone 5 na america do sul? mexico eh america do norte…. seria america latina?

    1. Avatar de Rui Pt.
      Rui Pt.

      Não vês que ele foi procurar o México ao novo serviço de mapas da Apple! 😉

      1. Avatar de CPereira
        CPereira

        O post não deveria ter indicado quando foi alterado e o motivo da alteração?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim e tem. Logo no início diz actualização.

  8. Avatar de Vander Pereira
    Vander Pereira

    como minha esposa gosta de falar: o marketeiro deles e muito bom, mas nem so de marketing vivem as empresas…

  9. Avatar de JP
    JP

    Quem semeia ventos colhe tempestades…
    Foi a propria Apple que começou essa guerra ao processar a iFone, sendo que nem fazia qualquer sentido uma vez que a merca iFone é mais antiga que o iPhone.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mentira, a marca iPhone foi registava no ano 2000, pela Cisco:

      Cisco obtained the iPhone trademark in 2000 when it acquired Infogear, a small Redwood City, Calif., start-up that developed consumer devices that allowed people to access the Internet without a PC. Infogear had actually registered the iPhone.

      Estão a ver como muito do que vos parece.. na realidade não é 😉

      1. Avatar de JP
        JP

        sim, de facto já não me lembrava dessa. Penso que até a Cisco processou a Apple por isso não foi?

        1. Avatar de Vítor M.

          Exactamente. Mas porque a marca tinha sido, salvo erro, abandonada, a Apple conseguiu registar.

      2. Avatar de JP
        JP

        Vítor M, se for possível responde ao meu comentário/pergunta no post: Apple – Google Voice Search finalmente no iO

      3. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        isso é o registo nos Estados Unidos! Não fazes ideia quando é que poderá ter sido no México

        1. Avatar de Vítor M.

          Atenção aos registos internacionais, por norma as marcas fazem registos internacionais.

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            que lógica é essa!?
            não tens dados em que possas basear o que disseste. A única coisa que sabes é que o registo foi feito nos Estados Unidos nesse ano.
            Tudo o resto que digas não passa de mera especulação. Por isso não tentes subverter a lógica invocando a ideia de registo internacional, que por sinal nem funciona na maneira que tu pensas.
            As marcas têm que ser sempre submetidas a cada autoridade local para registo!

          2. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas lá está, em cada país precisam de registar em diversas classes para cumprir não só com o produto genérico mas com os seus serviços. Tal como está a acontecer no México. Mas também não sabes se o registo não foi feito verdade? Especulas sobre o possível não registo.

            Repara na lógica da coisa. A Apple quando lança uma marca, como é obvio, tem que a registar em todos os países que entenda e faz isso através do registo de marca internacional, depois, em cada país, pode existir ou não, impedimentos, isto nas muitas classes pedidas.

          3. Avatar de eduardo
            eduardo

            vamos lá ver uma coisa!
            para não variar tentas contornar a falha de lógica com mais lógica falhada. Dizes que a marca da Apple é mais antiga por ser de 2000. Só que a única coisa que sabes é que isso foi feito nos Estados Unidos. Ainda por cima feita por uma pequena empresa – não a Apple.
            Não fazes ideia se foi feito no México!
            Por isso não tens base para o que dizes, ponto final!
            não é nenhuma especulação minha, é uma constatação de não teres provas do que dizes.

          4. Avatar de Vítor M.

            O que te disse e não mistures as coisas, foi que as empresas quando fazem este tipo de registo, como este por exemplo:

            LINK

            fazem-no não só ao nível “nacional” como o fazem a nível internacional. Vou encontrar esse registo da Cisco, até mais para te calar que em vez de dizeres algo concreto, só te limitas a dizer que não é assim, em vez de apresentares factos.

            Mas para já, ficas com esse exemplo comunitário que está também válido em Portugal.

            UPDATE:

            Vou encontrar o México, mas enquanto não o encontro, para não ficares a falar sozinho, vê este exemplo:

            http://tsdr.uspto.gov/documentviewer?caseId=refA0005967&docId=MO220060927093444

          5. Avatar de eduardo
            eduardo

            acho te cá uma piada! eu misturo as coisas?
            basta olhar para sequência de “comentários” para ver que estou sempre a falar o mesmo, o mesmo não se diz dos teus argumentos.
            Eu limito-me a constatar a ausência de base para o que dizes e ainda achas que eu é que especulo, quando apenas digo o que se pode dizer dos dados que apresentas – dizer que havia ou não havia no México é pura especulação de acordo com esses dados, apenas se pode ter a certeza que havia nos Estados Unidos.
            Se encontrares dados sobre o registo não estarás a fazer mais nada do que aquilo que deverias ter feito desde o início.

          6. Avatar de Vítor M.

            Tu limitas-te a dizer que é especulação, mas dados concretos… nada! Eu pelo menos estou-te a falar de factos e mostrei-te documentos onde mostra, embora ainda não nesse caso em concreto, que é assim que as coisas funcionam. Tu não, limitas-te a abanar com a cabeça.

  10. Avatar de João Simões

    Isto é aquele tipo de situações em que nem sei se hei-de rir ou chorar (de rir!).

    Esta malta da Apple tem mesmo a mania que faz o que lhe dá na ideia. Sorte a deles de a marca iFone não ser de um mercado com maior poder de compra, tipo UK. Chegam ali, uma marca que já existe antes do iPhone e iniciam um processo destes. Felizmente ainda há por ai juízes que não lhes dão bola.

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção que há marcas que a Apple regista e que só anos mais tarde as usa:

      http://www.apple.com/legal/trademark/appletmlist.html

      Aí podes ver a lista das marcas Apple da actualidade.

      Não conheço os pressupostos que levaram as autoridades mexicanas a aceitar o registo de iFone quando já existia o registo internacional de iPhone, embora não fosse da Apple, tinha já um registo por parte da Cisco:

      http://www.idownloadblog.com/2012/01/27/apple-cisco-iphone-trademark/

      Portanto, há, nesta visão mais lata dos dados conhecidos, matéria de facto para a Apple alegar que tem direitos sobre a fonia do iPhone no México.

      Mas vou pesquisar mais um pouco sobre o assunto.

      1. Avatar de Bravellir

        Portanto, acabamos de aprender ( está escrito na net, deve ser verdade ), que qualquer produto registado nos EUA automaticamente se torna um registo de marca internacional e global?
        Os EUA são assim um tipo de pai benevolente para o mundo inteiro ou as entidades de registo de marcas e patentes do resto dos países do mundo são sucursais, tipo Macdonalds mas das patentes?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é nos Estados Unidos. Sugiro-te que leias um pouco sobre marcas e patentes para não dizeres “incongruências”

          http://www.inpi.pt

          1. Avatar de Bravellir

            Não me interessa se foi aqui ali ou acolá. Não quis discutir isso porque nem sei nem tenho acesso a informação fidedigna sobre o registo da Cisco.
            Tu é que afirmaste que era internacional sem que a fonte que citaste de alguma forma o confirmasse ou não.
            A ironia queria apontar para o facto de se ver cada vez mais, infelizmente, uma afirmação acompanhada de um link para um texto qualquer, que para além de não existir qualquer garantia de esse texto ser factual, muitas das vezes nem sequer confirma ou desmente a dita afirmação.
            Aborrece-me, especialmente num local que é lido por muita gente como uma bíblia.

            Quanto a Marcas, tenho algumas registadas, já defendi uma delas e estou ao corrente do processo, pelo menos em Portugal.

          2. Avatar de Vítor M.

            Conclusão, tu não disseste nada de nada 😀

            Embora não tivesse encontrado ainda o exemplo concreto do México, mas ao contrario de ti pesquiso para saber o que se está a dizer e não fazer como tu que te incomodas pelo que escrevemos mas não vais à procura de factos para contradizer o que está escrito, apenas dizes NADA, deixo-te então estes exemplos existentes no link que te deixei do INPI 😉

            Existem marcas que são nacionais e comunitárias:

            Community TradeMark

            Quando as registas, num qualquer pais, estas são propagadas pelos membros da comunidade europeia e registadas aí.

            Podes ver aqui o caso da Apple, em Portugal está registada no mesmo dia que a Apple a registou noutros países:

            Registo comunitário da marca iPhone (algumas categorias)

            Depois existem as regras do tratado de Viena e mais informação que podes ler… para não dizeres incongruências.

            Se os links não te disserem nada, não te incomodes, avisa que imprimo e mando em papel!

            Update:

            Enquanto não encontro o México, vê este exemplo:

            Registo de marca iPhone nível internacional (algumas categorias)

  11. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    “Quem semeia ventos colhe tempestades…” e quem tudo quer tudo perde!
    Custa-me empregar o termo, mas estes tipos metem nojo com estas guerras.
    Até uma mercearia Polaca foi processada!
    http://www.publico.pt/Tecnologia/depois-da-samsung-a-apple-quer-levar-a-tribunal-uma-mercearia-polaca-1562871

    1. Avatar de Vítor M.

      Se fosse o teu negócio em causa… ou o meu… garanto-te que faziamos o mesmo!

    2. Avatar de Re0
      Re0

      Sim, porque há certamente risco de confusão nos consumidores…

      1. Avatar de Vítor M.

        Muitas marcas são instrumentos que apresentam felicidade potencial para os consumidores. Como tal, existe ao nível mental um ideia formada de imediato quando uma marca conceituada está associada a um produto ou serviço.

  12. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Muito bem foneticamente parecido, mas no Mexico já existia a a marca ifone ainda antes de aparecer o iphone.
    Um juiz mais duro podia usar a razão que a Apple intervinha em tribunal e proibir a apple de usar a marca iphone nesse país.

    Era mais que justo.

  13. Avatar de XPTOman
    XPTOman

    Sr. Dr. Eng. (entre outros) Vítor M.

    O sr é uma fanboy-zito da maçã não é? Não!… a sério? Ia jurar que era porque parece mesmo!

    😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Não sei que eu entendes por funboy, mas ao contrario de ti, tenho opiniões formadas sobre os assuntos e não classifico as pessoas mediantes esses teus padrões, bizarros e escassos, o que denota uma personalidade desviante e limitada.

      Claro que não tens como conversar sobre o tema, é demais para ti (?!), portanto, voltas-te para as pedras, é típico comportamento ignóbil.

      Em todo o caso, temos um consultório e qualquer dúvida podes expor 😉

      Qualquer palavra que não tenhas entendido, diz que eu traduzo 😉

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ainda a apple não se lembrava de criar um smartphone e eu já instalava isto:
    http://tek.sapo.pt/Arquivo/cabovisao_com_tarifa_telefonica_unica_224381.html

      1. Avatar de Vítor M.

        Hugo, nesta altura já a marca iPhone era propriedade da Cisco:

        The Cisco iPhone trademark was registered 16/11/1999 (Reg. No. 2293011)

  15. Avatar de j0n
    j0n

    Vítor M. estás a defender com unhas e dentes em todos os posts a marca, o hardware sabes lá tu se é mesmo essa marca a desenvolver, ou produzir, muitos dos colegas até me dizem que quem fabrica o Iphone é a Apple, só por aí podes ver, na vida nem tudo é transparente como à agua. But wait…water

    O tuga diz, o segredo é a alma do negócio.

    Termos empresas como Intel, Amd, Nvidia, e muitas outras, o consumidor é que ganha, acredita muita tecnologia vem destas, acrescento dizendo que deveriam haver mais.

    stay tuned!

    1. Avatar de Vítor M.

      Quê? Andas confuso! Que estás dizer? A Apple não produz hardware, a Apple projecta, entendes? A Apple pesquisa, projecta e, como é obvio, outras empresas seguem o projecto.

      E como o segredo é a alma do negócio, a Apple, na falta dele, partiu para cima da Samsung, como é obvio e sendo a Samsung uma empresa asiática, onde sabemos o seu modus operandi, é que muitos problemas passaram a constar nas agendas dos tribunais, percebeste?

      Intel? São parceiros da Apple, depois da IBM foi a Intel que deu um boost aos iMacs e Macbooks.

      AMD e nVidia são outros grandes parceiros da Apple, essencialmente ao nível das gráficas. Portanto… não estou a ver onde queres chegar, até porque a Apple tem imensos parceiros e cada vez mais verás a Apple a sair da Samsung, por exemplo e a ter outras empresas como fornecedoras das tecnologias desenhadas pela Apple.