Apple é a empresa tecnológica mais “green” do mundo

42 Comentários

Depois de ter sido eleita a empresa mais inovadora do mundo, a gigante de Cupertino continua a estar no centro das atenções e a arrecadar distinções.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple foi considerada a empresa tecnológica mais “green” do mundo, segundo um ranking da Greenpeace.



Mais um vez a empresa da maça foi considerada uma das mais ecológicas do mundo. O ranking pertence à Greenpeace (organização mundial cujo objectivo é mudar atitudes e comportamentos, para defender o meio ambiente e promover a paz) e além da Apple destaque também para o Facebook e para a Google.

Em termos de resultados a Apple consegui garantir como classificação final “A” e 83% no índice de energias limpas.

A empresa Facebook teve também “A” como classificação final mas apenas 67% no índice de energias limpas. A Google também se destaca por ter uma classificação final “A” mas o índice de energias limpas é chegou aos 56%.

A Netflix é também uma das empresas que se tem destacado do panorama tecnológico mas deixa muito a desejar. Contrariamente a outras plataformas de streaming de vídeo, a Netflix não envia com frequência dados de consumo de energia, emissões de gases de efeitos de estufa ou os tipos de energia que. Em termos de classificação final a empresa do streaming apenas obteve “D” como classificação final.

De referir que a classificação atribuída pela Greenpeace vai de A a F, sendo A atribuído às empresas mais ecológicas e F às menos ecológicas.

Via Greenpeace

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    …do mundo – que eles conheçam!

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      pois, daí a Greenpeace nunca usar o superlativo relativamente ao mundo, é relativamente à lista de empresas com maior impacto.

  2. Avatar de Delta
    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      boa pergunta

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Tesla não faz parte desta lista. É sobre empresas com grandes serviços na internet.

  3. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Vá, venham os haters botar abaixo…

    Se fosse em “estudo” qualquer de um site de vão de escada que nunca ninguém ouviu falar, já era verdade…

    1. Avatar de HA
      HA

      Recomendo que visite o site do GRI (Global reporting Initiative) e veja as diferenças. É de salutar a aposta em renováveis e aumentos de eficiência, mas a principal razão para acontecer, continua a ser financeira. Também dependendo do tipo de empresa o contributo da parte energética pode não ser o que tem maior peso na pegada ecológica, como é o caso.

  4. Avatar de coiso
    coiso

    as peças dos aparelhos da apple devem vir das árvores
    tretas no seu melhor

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Conclusão só contam o uso directo. Se tivessem em conta o indirecto aqueles valores eram totalmente diferente, quero ver manter uma fabrica com ventoinhas.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Na China….

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Esta lista é sobre serviços de e para internet, não é sobre hardware.
      A Apple tem também investido e incentivado em fontes de energia renováveis, para os seus fornecedores contractados, especialmente na China.

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Investe bastante, na mão de obra escrava, serviços de e para internet, enfim, só green,

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          mão de obra escrava? fazes ideia do qualidade dos salários que eles ganham em comparação com empregos idênticos na China?

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Compreendo o que queres dizer mas a realidade é que é escravatura. Lá por ganharem mais não significa que seja justo pois assim continuam os mesmo a encher os bolsos e os outros a subsistir. Não é o problema de uma empresa, é de muitas, com isto não quero arrastar para este problema “clubismos”.

        2. Avatar de Zé

          @joao magalhaes
          E no entanto as roupas que usamos vieram da India nas mesmas condições. Assim como todos os produtos Android, Win… etc
          É triste o mundo em que vivemos, e mais triste ainda é usar este tipo de argumentos como tu (troll) tanto o fazes.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Estrategias de empresas para tapar o sol com a peneira. 20MW dá para 15000 casas.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          O artigo fala em 80MW no total daquele projecto, mas o que a Apple está a fazer não se resume aquele projecto, por exemplo tem mais outros 200MW de energia solar para ser “construídos” na China. E para além desses a Apple está a trabalhar em conjunto com os seus fornecedores para haja mais 4GW de energia renovável usada no fabrico dos seus equipamentos.

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Obrigado

  6. Avatar de Raul Vidal
    Raul Vidal

    pelo que entendo o estudo referece á empresa enquanto empresa desenvolvimento digamos assim. Pois a produção dos equipamentos apple não é feita por eles mas subcontratada a outras empresas (chinesas e nao so), que nao tem em conta com o factor green tal como no solo Americano.
    Entenda-se que a fabricação dos produtos nao está incluida 😉

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      ‘The electricity we use in our supply chain to process raw materials, make parts, and assemble our products is the single biggest source of our carbon footprint. So in 2015, we created a program to help our partners around the world reduce their energy use, power their facilities with clean energy, and build high-quality renewable energy projects. We’re building 200 megawatts of solar in China, starting with a 170-megawatt solar project in Inner Mongolia, to begin offsetting our manufacturing emissions. We’re also working with suppliers to install more than 4 gigawatts of new clean energy worldwide, including 2 gigawatts in China by 2020. And over the next two years, Foxconn will install 400 megawatts of solar to cover the energy use of its iPhone final production facility in Zhengzhou.’
      http://www.apple.com/environment/climate-change/

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Válido para todos os incluídos.

    3. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Isto é uma lista exclusivamente sobre serviços de internet, de tal maneira que nem aparece a Samsung Electronics, aparece a Samsung SDS que é a subsidiária responsável por essa área no grupo.

    4. Avatar de Delta
      Delta

      Raul Moreira Vidal?

  7. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Pela-la mas ainda no mês passado falaram exactamente o contrario…

    1. Avatar de 4044logic
      4044logic

      agora mais um fanboy da apple saiu do armário na cave da pplware por isso é so artigos retardados daqui para a frente, não se aproveita 1

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      não entendi o que estás a dizer.

  8. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    e bastante conhecido de todo mundo a única coisa que Apple adora e o verde mas e das notas

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Se eu repetir que a Apple está acabada todos os anos, um ano vou acertar. Ass: uma pessoa não bilionária que gosta de mandar umas papaias.

  9. Avatar de lelo
    lelo

    Agora só falta mesmo é acabarem com a mão de obra infantil.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Até pode ser, mas só um parvinho que não percebe nada do que está a falar é que compara os serviços de cloud da Apple, Amazon, Microsoft e Google e não repara que um deles não é sequer vagamente como os outros.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      E o que é que a distinção entre serviços de cloud interessa neste assunto? Todas essas empresas operam infra-estrutura e investem em instalações para cloud muito semelhantes, que consomem energia. O foco está nas fontes de energia da infra-estrutura que serve os serviços que o consumidor acaba por usar.

  11. Avatar de David.pt
    David.pt

    Se for tão verdade quanto a notícia da empresa mas enovadora então isto é uma grande mentira.

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Sim, não é enovadora,é inovadora! 😉

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Sorry o SwiftKey as vezes é tramado..

  12. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    É melhor é começarem a trazer algo de novo para o mercado, algo inovador, coisa que já não fazem à uma carrada de anos e deixarem de se preocupar com o verde. A decadência que atravessam não os vai safar. A era da maçã já era.

    1. Avatar de Zé

      Sim, a era da maça já era… quem me dera à minha empresa vender 80-90milhões de um produto por ano.

  13. Avatar de Toni
    Toni

    Lógico, a Apple não fabrica NADA ! Se não fabrica, como pode ser poluidora ? A Apple contrata empresas chinesas para fazerem a produção. Olhem lá para a poluição na China. ( http://www.jn.pt/mundo/interior/poluicao-coloca-25-cidades-na-china-em-alerta-vermelho-5583139.html )
    Em relação á Greenpeace, convém primeiro saber quem a financia, e que grandes surpresas iremos ter, e saber quais os seus interesses…

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      É o lógico de quem nem sequer se apercebeu sobre o que é que esta lista se trata: serviços online e infra-estrutura associada. Preferires criar teorias da conspiração, em vez de procurar perceber o que a Greenpeace fez não abona muito a teu favor.