Apple é a empresa mais inovadora do mundo, diz estudo

75 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Ao longo dos anos temos assistido a uma constante evolução em vários mercados a nível mundial e para que esta evolução seja possível é necessário inovar, palavra que descreve perfeitamente o que tem acontecido no sector da tecnologia e no sector das comunicações.

Sectores estes que têm ganho uma enorme relevância no mercado, contrariando sectores como por exemplo o sector automóvel que ao longo destes anos tem vindo a perder importância.

Desta forma a empresa Boston Consulting Group divulgou recentemente um estudo que elege uma lista de empresas como as empresas mais inovadoras do planeta.

E quais serão essas empresas afinal?

imagem_empresa_inovadora00


A empresa Boston Consulting Group de modo a conseguir eleger as 50 empresas mais inovadoras do planeta, entrevistou cerca de 1500 executivos em todo mundo, para que desta forma fosse possível estabelecer um comparativo com o último estudo semelhante efectuado, que data do ano de 2005.

A BCG com estas entrevistas, chegou à conclusão que embora a inovação seja a maior ou uma das maiores prioridades das empresas a nível mundial, os executivos depositam menos confiança na sua capacidade de criar e apresentar produtos inovadores, tendo essa confiança vindo a diminuir ao longo dos anos.

Ainda no campo das comparações e antes de divulgarmos a lista de empresas mais inovadores em 2014, podemos avançar que o mercado automóvel teve uma grande queda neste ranking, onde apenas quatro empresas do ramo automóvel estão presentes nos 20 primeiros lugares. Comparando com 2013, nos primeiros 20 lugares contabilizamos cerca de nove empresas do ramo automóvel.

Empresas mais inovadoras em 2013
Empresas mais inovadoras em 2013

A Apple foi apontada, sem surpresas, como a empresa mais inovadora de 2014. A gigante de Cupertino foi considerada este ano a empresa mais inovadora do ano em todo o mundo, sendo seguida pela Google que arrecadou o segundo lugar e pela gigante Samsung que ficou no terceiro lugar do pódio.

texto aqui
Dos 20 primeiros lugares, 15 são empresas do ramo das tecnologias e telecomunicações,

Estas são as três empresas que lideram uma lista maioritariamente constituída pelo mercado tecnológico e pelo mercado das telecomunicações, o que também não constitui uma surpresa. Mas há algumas “alterações” no padrão.

Além dos três primeiros lugares estarem por conta de três das maiores empresas de tecnologia do mundo, podemos ver também que nos 20 primeiros lugares a lista é preenchida por 15 empresas do ramo das tecnologias e telecomunicações, o que demonstra o poderia actual deste sector a nível mundial.

imagem_empresa_inovadora03
10 das 50 empresas presentes serem de origem asiática

Outro aspecto muito curioso e que demonstra o poder de um mercado que continua a emergir de dia para dia é o facto de nesta lista, 10 das 50 empresas presentes serem de origem asiática. Facto que denota a grande capacidade inovadora destas empresas e de um mercado que de dia para dia está a conquistar o mundo.

Uma vez apresentados estes resultados surge uma questão, como é que a empresa BCG seleccionou estas empresas e quais são realmente os critérios?

Segundo Carlos Barradas, responsável pela BCG em Portugal, o que faz uma empresa ser inovadora é o facto de a empresa conseguir ser competitiva a nível global e ao mesmo tempo terem em foco o lançamento de produtos que os utilizadores necessitam e que possam ser úteis nas suas vidas, não levando os consumidores a investir em produtos só porque são novidade.

Além disto Barradas destaca ainda que uma empresa para ser considerada inovadora tem de ser uma empresa que encara o fracasso como uma oportunidade para melhorar os seus produtos no futuro.

imagem_empresa_inovadora05
Poderá voltar a tempos de grande fama, o novo sector automóvel

Com esta lista temos uma pequena visão do mercado a nível mundial actualmente, mercado que está neste momento a ser liderado pelas gigantes das tecnologias e pelas gigantes das telecomunicações e embora o sector automóvel esteja em declínio, com certeza num futuro próximo iremos ver o seu crescimento aumentar novamente, pois com certeza estas empresas vão querer continuar a inovar nesse sector, e em conjunto com o sector das tecnologias, iremos com certeza muito em breve ter novidades nestes dois sectores conjuntos.

Além disso, podemos também concluir que o mercado asiático é um mercado que vai continuar a crescer e a inovar em vários sectores, mostrando desta forma que está e estará com pé firme neste luta pela liderança.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Apple é a mais inovadora e ainda não inventou uma mão cheia de coisas sequer?

    Ok…

    1. Avatar de João
      João

      Comentário ridículo. A inovação não é de todo medida pelo número de “invenções” como as está a tentar definir. O impacto das mesmas na sociedade também tem de ser um factor tido em conta. Se pensarmos de forma a acompanhar a linha do tempo, e compararmos o antes e o depois do lançamento de alguns produtos da marca a diferença é avassaladora. O antes do iPhone, o antes do iPad, ambos sabemos que a diferença é obvia. O mercado dos tablets é hoje um mercado com maior crescimento do que o dos pc’s.
      E inovação vem de outras formas do que apenas com produtos. Vem com a forma como introduziram por exemplo os ecrãs multi touch. Hoje toda a gente espera que quando afasta os dedos no ecrã de um smartphone a imagem amplie. Apesar de agora ser obvio esse pensamento foi inovador.

      Não podemos ser assim tão básicos como esta a sugerir.

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      A Apple inventou os smartphones, os tablets que hoje todos adoram..os androids copiaram e mal..

      1. Avatar de Rui Cruz
        Rui Cruz

        Estava à espera de um comentário do género, devia ter publicado logo o vídeo.

        Have fun: http://youtu.be/wFeC25BM9E0

        1. Avatar de Abílio
          Abílio

          Hein?

          Que é que interessa a opinião de um canal do youtube que odeia a Apple?

          O que é que eles inventaram para julgar outros inventores? Pois, absolutamente nada… nem um emprego devem conseguir arranjar…

          A Apple é uma empresa que sempre fabricou bens para o consumidor, é isso que inventam, e inventam razões para as pessoas comprarem os seus produtos.

          Claro que a Apple não inventa processadores como a Intel, não inventa muita coisa, mas é a Apple que paga adiantado à Intel e outras empresas para inventarem coisas para eles venderem.

          É por isto que eles têm 30% ou mais de lucro, e os outros não… investem em parceiros inovadores antes dos outros, por isso, para a Apple um CPU custa X, para outras empresas custa 2X, para o retalho custa 10X.

          Quem não percebe isto, não percebe de negócios, e nem vale a pena ouvir…

          1. Avatar de Hugo Nogueira
            Hugo Nogueira

            de negócios eu já n posso falar pois não é a minha área e so iria dizer asneiras no entanto tu acabaste de dizer tudo a Apple investe em parceiros inovadores logo ela não é inovadora é apenas uma empresa com capital e uma boa mentalidade de marketing, quanto ao canal do youtube não sei se eles odeiam apple ou não o que é certo é que um deles disse mesmo que tinha uma computador Apple e quanto eles arranjarem emprego penso que para eles não deve ser difícil, pelo que vejo eles fazem o que gostam, são pagos para isso e patrocinados e recebem “brinquedos” para testarem talvez quem te dera a ti ou a mim ter o emprego deles

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Na verdade a Apple “inventa”/cria processadores

        2. Avatar de Hugo Nogueira
          Hugo Nogueira

          Adorei o video, até acredito que ninguém tenha ganho o rato lol, pelos comentários que vi não me pareceu ninguém ter conseguido mencionar nada.
          Infelizmente não consigo entender pessoas que vêem dizer que a Apple inventou isto e aquilo baseados em nada, mostrando a sua ignorância e falta de conhecimento o que por um lado isso reflecte nas vendas da Apple, mais gente com palas nos olhos a compras material deles (atenção o mac os apesar de não gostar tenho noção que é um sistema bastante bom no entanto baseado em Unix o que mostra que desde o inicio que pegaram em algo que não era deles alteraram e toca a cobrar)

        3. Avatar de João Felix
          João Felix

          A apple não inventa, inova. Sao dois conceitos bem diferentes!

        4. Avatar de Marco
          Marco

          US Patent No. 4,136,359: “Microcomputer for use with video display”[43]—for which he was inducted into the National Inventors Hall of Fame.

          US Patent No. 4,210,959: “Controller for magnetic disc, recorder, or the like”[44]

          US Patent No. 4,217,604: “Apparatus for digitally controlling PAL color display”[45]

          US Patent No. 4,278,972: “Digitally-controlled color signal generation means for use with display”[46]

          Só um gajo que trabalhou na Apple tem estas patentes, e as patentes tb tem o nome da Apple.

      2. Avatar de Não TU
        Não TU

        substitui “inventar” com “popularizar” e aí estarás correcto!

      3. Avatar de Galo
        Galo

        @Só um gajo

        Andas tão enganadinho….só te começaste a interessar por tecnologia quando?
        Apple não inventou smartphones, nem inventou tablets!

        Agora que inovou, principalmente com o iphone e com isso criou uma mudança de paradigma isso sim!
        Há que ser realista e não abusar…

      4. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Outra vez o gajo que necessita de vida própria?

        Só para informar que eu não escrevi aquilo ali.
        Se alguma vez escrever algo do género, internem-me!!

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Já agora mais uns números – valor de mercado (n.º de ações x cotação) em milhares de milhões de dólares.

    – Apple, em 1.º, anda nos valores mais altos de sempre: 629,5
    – Exxon, em 2.º: 403,4
    – Microsoft: 384,3
    – Google: 375,6

  3. Avatar de LP
    LP

    “Sem surpresas”?!
    Mas em que é que a Apple inova para além da área das TI??

  4. Avatar de Eu
    Eu

    A Apple inova em marketing. Novas maneiras de incutir às pessoas produtos banais, com um design bonito, a preço do ouro. De resto estes «estudos» valem zero, porque as empresas que realmente inovam ou são pequenas demais e nunca ninguém ouviu falar nelas, ou chamam-se universidades.

    1. Avatar de João Felix
      João Felix

      esses não inovam , inventam.

      1. Avatar de JJ

        Será mais ao contrario… o que eles fazem bem é inovar.

  5. Avatar de YaBa
    YaBa

    Inovadora em termos de marketing e visão.
    Tecnologicamente falando não fez mais que melhorar ideias já antigas e da concorrência.
    E sim, podemos rebobinar até aos tempos do Woz.
    Umas ideias da HP, outras da XEROX, produtos que essas empresas não souberam aproveitar, a Apple soube (o Jobs).
    Tem mérito sim, por saber vender o peixe, por ter olho para o que irá ter sucesso.
    De resto… não inovaram em nada (tecnologicamente falando).

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Mesmo?
      E se alguém te disser que o primeiro carro não é uma inovação o que é que dizes?
      É que se formos a fazer a mesma análise generalista que fazes aos produtos que a Apple lança, então o que verias era alguém a pegar numa carruagem (que já existia) e a colocar
      um motor, outra coisa que já existia (quer eléctrico, quer de combustão interna), não importando as optimizações mecânicas ou o ganho de funcionalidade do produto final!
      O mesmo se diga dos comboios, já que as linhas férreas já existiam, motores a vapor tb (aproveitando os avanços da maquinaria da revolução industrial), carruagens tb, etc
      Onde é que está a inovação?
      A inovação está em combinar “peças” numa nova maneira, optimizando o conjunto para melhor e/ou mais alargada funcionalidade.

      1. Avatar de JJ

        O primeiro carro não é uma inovação é uma criação, invenção! Se é o primeiro é porque não existia, se não existia é uma criação/invenção.

        Se já existe e é alterado/melhorado, passa a ser uma inovação.

        No caso do comboio, o primeiro a vapor, foi criado/inventado… todas as outras melhorias que sofreu foram inovações.

        Não se inventou o avião a jacto, inventou-se o jacto e inovou-se o avião… são conceitos diferentes. Apesar de muitas vezes a combinação de invenções com inovações, são consideradas invenção.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Primeiro, Inovação engloba quer invenção quer melhoria de algo que já existe.
          Segundo, e se prestares bem atenção ao que eu disse, o primeiro carro não passava duma carruagem com motor (coisas que separadamente já existiam), que fazia exactamente o mesmo que uma carruagem a cavalo – transporte. É óbvio para qualquer um que houve inovação, e a maioria até diria que houve invenção, mesmo que nem tenham criado peças novas e tenham aproveitado aquilo que já vinha a ser criado por outros. E é aí onde quero chegar, não é por usar ideias e peças que já existem, construir sobre algo que já foi feito, que não se consegue criar algo novo.
          Todos dizem que já havia smartphones e telemóveis antes do iPhone, mas o facto é que não havia nada que se assemelhasse ao que o iPhone introduziu em termos de funcionalidade, foi uma alteração de paradigma, ao ponto de haver gestores de companhias rivais que não acreditavam que era possível fazer isso. A diferença aqui é que as pessoas não “viram” cavalos a “desaparecer”

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Primeiro, Inovação engloba quer invenção quer melhoria de algo que já existe.
          Segundo, e se prestares bem atenção ao que eu disse, o primeiro carro não passava duma carruagem com motor (coisas que separadamente já existiam), que fazia exactamente o mesmo que uma carruagem a cavalo – transporte. É óbvio para qualquer um que houve inovação, e a maioria até diria que houve invenção, mesmo que nem tenham criado peças novas e tenham aproveitado aquilo que já vinha a ser criado por outros. E é aí onde quero chegar, não é por usar ideias e peças que já existem, construir sobre algo que já foi feito, que não se consegue criar algo novo.
          Todos dizem que já havia smartphones e telemóveis antes do iPhone, mas o facto é que não havia nada que se assemelhasse ao que o iPhone introduziu em termos de funcionalidade, foi uma alteração de paradigma, ao ponto de haver gestores de companhias rivais que não acreditavam que era possível fazer isso. A diferença aqui é que as pessoas não “viram” cavalos a “desaparecer”

    2. Avatar de JJ

      O tu queres dizer é que “não INVENTARAM em nada”… porque o que eles fizerem foi INOVAR o que já existiam (recriar, melhorar, alterar)!

  6. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Estou perfeitamente de acordo! só um telemóvel com os cantos redondos manda toda a concorrência para um canto.
    Então e a registar patentes? de certeza que vai em numero um.

  7. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    a maior gargalhada que dei foi ver a samsung que copia tudo em segundo

    1. Avatar de Galo
      Galo

      @Só um gajo

      Alguma coisa está errada não está?

      ou este “estudo” é uma bela duma treta, já que como tu dizes “samsung que copia tudo” está em 2º, e consequentemente o primeiro lugar da apple também será uma “gargalhada”

      ou este “estudo” é válido, a apple inova muito e se calhar a samsung não copia assim tanto

      em que ficamos?

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Gargalhada por que razão? Porque achas que a Samsung esforçou-se mais que a Apple, mas ainda assim não passou de segundo?
      Só pode ser essa a razão, já que as duas empresas trabalharam exactamente no mesmo sentido. Não podes dizer que a Apple inovou o que quer que seja, sem dizeres o mesmo da Samsung – Se uma empresa inventou meia duzia de coisas e inovou outras tantas, a outra fez exactamente o mesmo.

    3. Avatar de JJ

      O estou não é sobre INVENÇÃO… é sobre INOVAÇÃO, são coisas diferentes!

    4. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Sentes-te mais feliz ao fazer-te passar por mim?
      Vá, anda, mete aí troll para a frente.

      E já agora, quando te quiseres fazer passar por mim, pelo menos escreve como deve ser, com maiúsculas, vírgulas e pontos.

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Acho estranho, estava crente que a Google liderava pela variedade de frentes em que investe, além das condições laborais e satisfação dos funcionários. Mas prontos, anda lá perto.

  9. Avatar de Abílio
    Abílio

    O que é que está ali uma empresa “Samsung” a fazer no meio da Apple, Google e Microsoft?

  10. Avatar de MS
    MS

    Inovadora em quê?
    Só se for em telemoveis que dobram!!!
    Tenham dó….agora que viram a bosta que é a apple…estão apressados em inventar publicidade boa!!!
    agora inventem outra!!!Inovadora….essa não…!!!

    1. Avatar de JJ

      Sabes o que é ser Inovadora?

      Pelo o menos parece que sabes ser “Inventor”…

      Inovar é pegar em algo que existe, alterar/melhorar.
      Inventar é criar algo que não existe.

      Portanto, com base nos teus argumentos, é bem verdade… a Apple é Inovadora!

  11. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Então foi hoje que o Tim Cook se declarou gay(aos 50 e tal anos,demorou a sair da “carapuça”),com orgulho,citando palavras de Luther King e outros,para dizer de sua razão 🙂 🙂 Está em todo o lado na net.Que tristeza!!O Steve Jobs deve estar a dar voltas na campa. 🙂 🙂 Caiu “na mouche”,como se diz,este estudo,da Boston Consulting Group. 🙂 🙂

    1. Avatar de Que tristeza!!
      Que tristeza!!

      Já cá faltavam os tristes puritanos.

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Já agora para vcs quem é a empresa mais inovadora?

  13. Avatar de Manel
    Manel

    LOL

    Inventaram ecrãs que se dobram pahah

    iPHHAGOTS!

  14. Avatar de JM
    JM

    Na minha opinião, que vale tanto como a vossa, pela natureza e amplitude dos projetos em que se envolve, alguns deles muito ambiciosos e sonhadores, a empresa mais inovadora do top é a google!
    E tentar relacionar o ser inovador com o valor de mercado só para mentes iluminadas!

  15. Avatar de Alex
    Alex

    *Não existem essas imagens (das listas) sem ser para formigas?

  16. Avatar de JJ

    Por alguns comentários, estão a confundir INOVAÇÃO com INVENÇÃO. São coisas diferentes.

    Invenção: é criar algo que não existe que se torna útil para a sociedade.

    Inovação: é recriar, alterar, melhorar algo que já existe, para se tornar mais útil para a sociedade.

    Se verificarmos bem, a Apple talvez não é de inventar, mas sim de inovar.
    Os smartphones, já existiam… mas com o iPhone eles melhoram esses equipamentos.
    Os tablets, talvez tenham sido “quase” uma invenção, não me lembro de existirem antes. Mesmo que já existe-se, eles inovaram o conceito e tornaram-se populares.

    Ou seja, como inovadora, não é de admirar a Apple estar no topo.

    Agora, estes estudos, valem o que valem, e os argumentos usados são sempre muito subjectivos…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      http://www.priberam.pt/dlpo/inovar

      Como podes ver inovar é sinónimo de inventar/criar. Logo não há que fazer confusão pois é similar. Inovar implica inventar. Seja adicionar novas funcionalidades ou recriar algo já existente. Na verdade, o processo de inovação requer invenção de algo novo, seja a partir do zero ou em cima de algo já existente. Na história da Apple existe zero de criação e muito de alteração. De qualquer das formas a grande bandeira (e qualidade) da Apple, foi ter um CEO que sabia vender e que deixa como legado novas maneiras de fazer marketing e incutir as mentes (fracas a meu ver) a necessidade de um produto que as pessoas não têm qualquer necessidade. Como produtos, tudo o que apresentou pouco de inovação tem e zero de invenção. Diria mesmo que o que salvou a empresa terá sido o iPod e o negócio da música digital.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Obrigado pelo link, mas do mesmo link fica-se a saber:
        1. Introduzir novidades em. (oi? vai em linha de conta com o que disse o JJ)

        2. Renovar (em linha de conta como que o JJ disse); inventar; criar (em conta com o que dizes e muitos dos utilizadores, mas esquecem-se do da primeira permissa “Introduzir novidades em”.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          o que aparece em 1) não é uma premissa para o 2) – não é isso que a organização do dicionário representa.
          O que a aparece são os diferentes significados da palavra

          1. Avatar de JJ

            Por isso tem que se enquadrar o contexto ao significado da palavra.

            O dicionário diz que “Inventar” significa “Fingir”, será que aplica-se esse significado a tudo? Logicamente que não.

            Por outro lado, temos de ver não só o significado das palavras mas a sua origem. As vezes a origem das palavras ajudam muito a intender o verdadeiro significado.

            Seguindo o significado da palavra Inovar, podemos correctamente concluir que significa ‘renovar algo que existe com algo novo’.

            Por exemplo, quando foi criado/inventado o multi-toque para os ecrãs… não se criou/inventou os ecrãs, mas inovou-se os ecrãs com a invenção do multi-toque. Consegues ver a diferença entre INVENTAR/INOVAR?

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            É sempre bom saber a origem da palavra, mas a origem não implica um significado actual para a palavra, as palavras e o seu uso evoluem.
            Quanto ao resto, não andes ás voltas a tentar justificar o que assumiste erradamente originalmente.

          3. Avatar de JJ

            Eu não estou a tentar justificar algo que assumi erroneamente.

            Isto porque o que eu disse, não esta de todo errado e tem fundamento.

            Por outro lado, a origem das palavras por mais evoluções que tenham, são sempre a base para se chegar a um verdadeiro significado.

            Qualquer das formas isto já entrar no campo linguístico, que até os entendidos/especialistas tem divergências. Bastou-se olhar para o AO.

            Por isso, eu não disse nada de errado, assim como tudo não disseste nada de errado.

            Voltando ao tema, a Apple pode ser a mais INOVADORA, mas não tem de ser a mais INVENTORA.

        2. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          don’t feed the troll 😀

      2. Avatar de JJ

        Logicamente que o processo de juntar uma criação a algo que já existe, pode-se dizer que é uma INVENÇÃO. Mas será mais lógico que será dizer que é uma INOVAÇÃO.

        Em vez de utilizarmos a palavra INOVAÇÃO e utilizarmos a palavra RENOVAÇÃO, as coisas tornam logo outro sentido.

        – Renovou o conceito de smartphone
        – Renovou o conceito da musica digital
        – Renovou a utilização dos equipamentos electrónicos

        Logicamente que no meio dessas renovações surgiram criações. Visto que se mistura as duas, utiliza-se o termo INOVAÇÃO, sendo aplicado assim:

        – Inovou o conceito de smartphone
        – Inovou o conceito da musica digital
        – Inovou a utilização dos equipamentos electrónicos

        Qualquer das formas, apesar de poder existir um processo de criação, aplicação do termo INOVAR deve-se ao facto de que os produtos já existiam, mas foram renovados/alterados/melhorados, tornando num produto mais apelativo a sociedade.

        Esta explicação vai em linha de conta com o significado da palavra INOVAÇÃO.

      3. Avatar de Nunes
        Nunes

        Acho que é inventar que implica inovar!
        Inovação engloba quer invenção quer a melhoria

        1. Avatar de JJ

          Inventar não é inovar, é: Fazer o invento de; idear; criar no pensamento – http://www.priberam.pt/dlpo/inventar

          Ou seja, quando se cria algo não se esta a inovar/renovar/melhorar algo, visto que isso não existia. Se não existe e passa a existir, torna-se uma criação, não uma inovação.

          Agora a inovação, pode incluir uma invenção. Por exemplo, podemos dizer que não se inventou o avião a jacto. O que se inventou foi o jacto e inovou-se o avião. Isto porque o avião já existia e o jacto não.

          Podemos olhar para a origem da palavra INOVAÇÃO, que vem do latim “innovo” – renovar. Se é renovar/introduzir algo novo, não é uma criação, mas sim um alteração ao que já existe.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            aconselho-te a ler com cuidado o significado de inovar no dicionário, e a pensar o que é implicação.
            Inovar pode ser inventar, criar, entre outras coisas, sendo assim inventar implica inovar. Mas como inovar pode ser mais do que inventar, e inventar tem um significado mais específico, a palavra inventar não é equivalente à palavra inovar, pois não alberga todos os significados de inovar.
            Percebes agora?

          2. Avatar de JJ

            Talvez, não me tenha explicado bem…

            Como referi anteriormente, uma inovação pode incluir uma invenção.

            Tudo vai depender do contexto, e por isso é que tem mais do que um significado, conforme as circunstancias. Se só tivesse um significado, aplicava a tudo, mas como tem mais do que um significado, tudo vai depender do contexto.

            Ou seja, neste contexto, trata-se de INOVAÇÃO no sentido de modificar/melhor algo existente em conjunto de com coisas novas (INVENÇÕES).

            https://pplware.sitedev.pt/informacao/apple-e-a-empresa-mais-inovadora-do-mundo-diz-estudo/comment-page-1/#comment-1163031

          3. Avatar de JJ

            Não estando a defender este estudo, e nem sou utilizador de produtos Apple, mas tem que se concordar que Apple inovou diversas coisas, apesar de não as ter criado directamente.

            – Inovou o smartphone com o iPhone… mas não inventou/criou o smartphone

            – Inovou nos leitores de MP3 com o iPod… mas não inventou/criou os leitores de MP3 ou leitores de musica portátil

            – Inovou os computadores (ou o seu conceito) com os MAC… mas não inventou/criou o computador que era objectos para empresas

            Isto são só alguns exemplos.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S o que estás dizer é o que tu queres que seja, não o que é! Ninguém vai estar a dar-se ao trabalho de por de parte invenções para olhar para inovação nas empresas. Inovação é tudo.

          5. Avatar de JJ

            Mas eu não disse que tinha de se por de parte. O que eu disse é que uma INOVAÇÃO pode incluir uma INVENÇÃO.

            Mas isso não quer dizer que todo o que é INOVAÇÃO seja uma INVENÇÃO!

            Logo quer dizer que a empresa mais inovadora, não é obrigatoriamente a mais inventora.

            Em muitos comentários dão a intender que a Apple não é a mais inventora… isso pode ser verdade, mas não deixa de ser a mais inovadora, pois pega em muita coisa que existem e melhora/aplica noutros contexto ou em condições melhores.

            É esta a ideia… talvez anteriormente não tenha explicado tão bem, ou tenha destacado uma diferença entre INOVAR e INVENTAR, para perceber-se que uma empresa que INOVA, não é obrigatoriamente INVENTORA.

            Espero ter conseguido explicar o ponto onde quero chegar.

  17. Avatar de rxl
    rxl

    Apple inovadora? LOL. quanto muito aquando do lançamento do 1º iPhone e iPad que deu um real impulsionamento a palavra smartphone e tablets. mas de resto tem sido do melhorar e não tem inovar. por isso não acho justo esta atribuição… afinal de contas o que é que a Apple inovou no ano passado?

  18. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Deve ser algum estudo pago pela apple…. E a Google, não é mais inovadora que a apple? Devem estar a brincar.

    1. Avatar de JJ

      Talvez a Google seja mais inventor/criador.

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      A Google é inovadora em comprar..99% dos seus “produtos/serviços” são comprados.. 🙂 🙂

  19. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Esse estudo parece-me bastante estranho e nem apenas por ter a Apple em primeiro lugar (mas coitado do mundo estaria se as principais inovações fossem um melhor telemóvel ou tablet). Mas há ai outras empresas nessa lista Target?! Wal-mart?!

    1. Avatar de JJ

      Inovações… não são criações/invenções.

      Essas empresas certamente inovaram (renovaram/modificaram/melhoram) algum produto ou conceito, útil para a sociedade ou realidade da empresa/negocio.

      1. Avatar de Miguel Rodrigues
        Miguel Rodrigues

        Nada muda o que disse, eu referi mesmo inovações. Se as melhores INOVAÇÕES a que a humanidade teve direito nos últimos anos foram em telemóveis, pouco mais havia a dizer do estado do mundo.

        Ainda bem que por exemplo na área médica se continua a inovar e muito com melhores equipamentos e medicamentos.

        Por outro lado ao nível da energia muito se tem inovado para conseguir levá-la a sítios em que antes não existia de uma forma mais simples e barata.

        1. Avatar de JJ

          Tem razão… mas a questão é “a mais” o que indica que faz isso mais vezes que as outras.

          No ramo da medicina ou da energia, existem varias empresas a mostrarem inovações, mas se por ano cada uma delas apenas apresentar 2 ou 3, e uma empresa (mesmo de outro ramo) apresentar 7 ou 8, a mais inovadora é aquela que apresenta 7 ou 8.

          O estudo não esta apontar o sector mais inovador o qual é as melhores inovações. Pelo o que percebi o estudo simplesmente aponta para as empresas que mais apresentam inovações. Isso não quer dizer que sejam as melhores ou as mais úteis.

          Agora lá esta, estes estudos são muito falíveis, porque se analise foi feita a todas as empresas de todos os sectores e comparadas entre si, então não será justo, visto que cada sector tem um desenvolvimento diferente e o numero de empresas e recursos também são diferentes entre sectores. Se fosse feito por sector, e estes resultados fossem apenas do sector de TI, seria mais justo.

  20. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Quando vemos a amplitude de coisas que a Google faz, desde pesquisa do cancro a balões solares para espalhar internet, desde elevadores espaciais a carros que se conduzem sozinhos passando pela vida após a morte, alguém que olhe para um estudo destes só pode soltar uma valente gargalhada… Imaginem a Google aplicar todos estes milhões dispersos em projectos laterais de R&D e aplica-los em Markting AKA Lavagens cerebrais, como a marca da maça mordida faz??

    Só para não me chamarem faccioso vou enumerar todos os projectos da Apple que me lembro fora do core bussiness (telemóveis tablets, etc..):
    …..
    ….
    ….
    ….
    Pronto já está…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Se os produtos não chegam aos consumidores….

      Ah espera, vão chegar em forma de skynet, ou publicidade.

    2. Avatar de JJ

      Se ainda são projectos/pesquisas/estudos… enquanto não chegarem aos consumidores e não passar dos testes, não podem ser levados em conta. Isto porque podem nunca chegar a serem lançados e ficarem em “laboratório”.

      Logo não se pode contar com coisas que ainda não estão acessíveis a qualquer um que queria (possa) adquirir.

  21. Avatar de joao dias
    joao dias

    a certos indivíduos aqui que se roem por não poderem comprar um produto APPLE, é um valor elevado para certos portugueses é, mas em relação a inovação, designer e qualidade ninguém bate a APPLE podem dizer o que for e não sei que nem o que mais…

    1. Avatar de LP
      LP

      Ainda existe disto? Tens de inovar nos comentários!

  22. Avatar de HB
    HB

    A Apple é precisamente a antítese da inovação. A inovação da Apple é roubar as ideias existentes e fazer delas suas patenteando-as.
    Uma empresa que passa a vida a processar outras por causa das suas patentes, muitas delas, absolutamente ridículas e provenientes de roubos não é uma empresa inovadora é uma empresa anti-inovação.
    A Apple não quer que as outras empresas apresentem novos produtos ou que em conjunto apresentem novas ideias, o que a Apple quer é aniquilar toda e qualquer empresa.
    O mundo desenvolve-se graças à cooperação entre empresas e não seguindo a filosofia da Apple.

  23. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Bom… vou oferecer-vos o que sinto. Encomendei um imac à coisa de uma semana, já sei que vai demorar entre 3 a 5 semanas para chegar cá! Sim, é personalizado!
    Mas 3 a 5 semanas?! Que grade treta de marca!
    Ainda liguei para a Apple, visto que comprei através de um revendedor. Mas a certa altura o telefonista diz-me que se tivesse comprado online era mais cómodo e poupava dinheiro de combustivel para não ter de levantar o pc na loja. E claro… respondi logo ao menino assim… Ouça lá… se eu pago mais de 3500€ por um mac acha que estou preocupado com a porcaria do combustivel de casa à loja? Que porcaria de serviço personalizado este!!

    Independentemente de continuar a achar que para este projecto profissional a opção correcta é com este equipamento e sistema operativo, mas a gestão q noto…enfim… deixa muito a desejar!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      estás a referir-te ao novo iMac? A máquina acabou de ser lançada e a procura é naturalmente nesta fase muito maior que a oferta, por isso 3 a 5 semanas num revendedor por uma configuração personalizada é mais do que natural