Apple contrata criador do Jailbreakme.com

27 Comentários

É muito normal as empresas de tecnologia contratarem elementos das comunidades que conseguem quebrar as barreiras de segurança dos seus produtos. A Apple não é excepção e acabou de o fazer, contratando Nicholas Allegra, também conhecido como @comex, um dos membros mais activos na comunidade que se encarrega de quebrar as barreiras do iOS e permitir o Jailbreak aos equipamentos que o usam.



Nicholas Allegra é um dos elementos mais activos e conhecido de uma grande comunidade que se dedica a contornar os mecanismos de segurança do iOS. Foi ele que criou o conhecido site Jailbreakme.com, que permite explorar uma falha no iOS e assim desbloquear os equipamentos que o usam.

Este site é sem dúvida a forma mais simples de efectuar um jailbreak, bastando aceder ao seu endereço e seguindo as instruções.

Esta contratação foi anunciada por Nicholas Allegra, num tweet na sua conta.

So, the week after next I will be starting an internship with Apple.

Este tipo de contratação não é novidade na Apple, que já no inicio do Verão tinha juntado à sua equipa um programador que desenvolvia aplicações disponíveis no Cidia, e que criou uma que criava um sistema de notificações muito similar ao que a Apple vai apresentar no iOS5.

A comunidade que trata de quebrar as barreiras impostas pela Apple no iOS e se dedica a achar pontos de falha está um pouco mais pobre. É um grande passo para Nicholas Allegra, que espera que o seu trabalho seja continuado e desenvolvido pela equipa que o ajudou a criar o Jailbreakme.com.

Para a Apple é uma contratação de peso e Allegra irá certamente trabalhar agora para suprir e resolver todos os problemas que durante anos andou a explorar.

Consideram este tipo de contratação uma forma inteligente das empresas adquirirem formas de bloquearem as suas vulnerabilidades?

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ApacheDraco
    ApacheDraco

    Sem dúvida, é uma grande jogada por parte da Apple.

    1. Avatar de Cigano
      Cigano

      Caiu um,… aparecem outros… esta batalha nunca terá fim… a não ser quando disponibilizarem tudo de forma aberta…
      hack4ever

      1. Avatar de ze
        ze

        leste o artigo?

  2. Avatar de aver
    aver

    Provavelmente o melhor texto sobre @comex saiu neste artigo da Forbes:

    “Sinto-me como se fosse um revisor de erros para a edição de um jornal inglês. Simplesmente vai-se andando à procura de erros. Não sei como sou tão efectivo nisso”.

    No artigo compara-se o jailbreakme 3 criado por @comex ao worm criado pelo Governo israelita para controlar as fábricas nucleares iranianas e outras ameaças aos sistemas informáticos e diz-se que @ comex vai cinco anos à frente.

    Repito aqui uns parágrafos que já escrevi noutro lado:

    Excepto pela questão do jailbreak todos devem actualizar para o iOS 4.3.5. Por causa do jailbreak deve ter havido, como eu, quem ficou no 4.3.3 ou inferior.

    No Cydia há dois patchs:
    PDF Patcher 2 – para corrigir a vulnerabilidade “PDF”, que permitia o jailbreak do 4.3.3 e anteriores (através jailbreakme 3 de @comex) , e que foi corrigida com o iOS 4.3.4
    iSSLFix – para corrigir a vulnerabilidade “SSL”, corrigida pelo iOS 4.3.5.

    Isto do jailbreak tem os seus riscos. Às vezes a actualização do firmware, como o 4.3.4 e o 4.3.5, não é para introduzir/melhorar funcionalidades, é para corrigir vulnerabilidades. Quem não actualiza/”patcha” fica vulnerável.

    Parece claro que pelo menos as actualizações que corrigem vulnerabilidades de segurança vão poder ser, no iOS 5, instaladas “by air”, sem necessidade de ligação ao iTunes, no computador. Comprovou-se que cerca de metade dos utilizadores não fazia essa ligação para fazer a actualização.

    http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2011/08/01/meet-comex-the-iphone-uber-hacker-who-keeps-outsmarting-apple/

    1. Avatar de aver
      aver

      Só uma coisa. O que @comex disse é que ia só fazer um estágio na Apple. Tem 19 anos e anda a estudar. Agora, alguma forma há-de ter a Apple de o contratar.

  3. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Antes dele foi o GeoHot para o Facebook, mas a vida é mesmo assim, e é salutar que assim seja, que sejam reconhecidos os grandes crânios que conseguem ultrapassar as barreiras impostas disponibilizando gratuitamente isso mesmo a todos. Vão uns, aparecem outros, isto é a roda da vida.

  4. Avatar de Hattori Hanzo
    Hattori Hanzo

    Acho muito normal. O GeoHot agora trabalha para o Facebook, um criador de Roms para Android agora trabalha na Samsung, etc. As empresas tem que procurar os melhores para os seus quadros, com o intuito de oferecer o melhor serviço ou produto ao cliente. Se o indivíduo conseguia criar soluções para problemas ou necessidades que os clientes tem, nada melhor que a própria empresa disponibiliza-los.

  5. Avatar de Reis
    Reis

    A seguir o FCP irá contratar o Messi. 🙂

  6. Avatar de sérgio
    sérgio

    bem jogado mas aparecem sempre novos cranios.. não os podem contratar todos

  7. Avatar de Almada
    Almada

    que idade tem esse chaval?

    parece uma miniatura

    1. Avatar de Misterious
      Misterious

      tem 19 anos…..

  8. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Só uma pequena observação! “Internship” não é bem uma contratação… é mais uma espécie de estágio (provavelmente remunerado).
    Será uma mais valia para a Apple, se souber aproveitar para melhorar a segurança dos sistema!

  9. Avatar de Abílio
    Abílio

    Boa sorte para o @comex.

  10. Avatar de Navyseal

    Lá vai o jailbreakme à vida…

  11. Avatar de K
    K

    Pior que ir o jailbreakme a vida, agora tens um brutal revisor de erros para evitar futuros jailbreaks.

    É bom para a carreira deles mas mau para a comunidade :p

    Bocadinho offtopic:
    li ai acima que a samsung contratou alguem que fazia roms. Quem foi o contratado? Não sei, mas não deve estar a tirar partido dele como deve ser, as roms oficiais da samsung são uma bosta e nem sequer se dignam a corrigir um bug importantíssimo no sgs existente no gingerbread desde que saiu. Basicamente o fone depois de carregado a 100% mesmo ligado ao carregador gasta da bateria e não do ac. Mas mostra a bateria sempre a 100% até desligar o carregar, onde nesse ponto passa logo para a bateria real tipo 70% ou pior. Isto ainda e pior porque como o tele esta ligado ao carregador, nao entra em sleep mode e gasta mais… :/

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Instala uma rom como deve ser nisso mas é. Roms originais são bastante fraquinhas.

      Tive a experimentar mexer num SGS II e aquilo sim é um bixo. É o hardware certo para o SO sem dúvida. Até com a rom de origem aquilo corre rápido. fiquei impressionado.

      1. Avatar de K
        K

        Ao tempo que eu não uso uma rom original. Ja experimentei quase tudo que ha, darky, juwe, simplyhoney, jetpack, miui,cyanogen, etc. há muita gente a dizer que não tem este problema com a 2.2 mas ja desde aí que eu tenho este problema e procurando um bocado, fica se a saber que é um bug conhecido que ainda não foi corrigido.

        1. Avatar de K
          K

          O sgs2 é muito bom, mas o gps continua a ser a mesma bosta do sgs1, notoriamente conhecido por ser fraco (e é). Mas o dealbreaker do sgs2 é a fragilidade do material. A capa de traz é do plástico mais fraco que pode haver, fica picado com a maior facilidade e é fino como uma folha de papel. O vidro de um de uma amiga partiu com a maior das facilidades por ter caído de 10 cm de altura. :/
          Pena as outras marcas nao terem samoled…

          1. Avatar de zylor
            zylor

            Ve o stress test à capa de tras no youtube e depois falamos. o ecra é plastico espertinho.. o meu ja caiu de 1.50m de altura e ta como novo.. quem nao percebe nada so manda pro ar…. enfim.

  12. Avatar de Jonas
    Jonas

    A Apple seguiu a seguinte máxima: Se não os podes vencer, junta-te a eles.

  13. Avatar de Antonio
    Antonio

    Se o gajo for esperto implementa um codigo para fazer o jailbrake ainda mais facil 😀

  14. Avatar de C
    C

    O objectivo da Apple ao fazer isto não é combater os “hacks” aos seus dispositivos. Até porque eles estão fartos de saber que desaparece um, e aparecem logo 3 no lugar dele.
    Apenas reconheceram o conhecimento do rapaz e decidiram contrata-lo por ser uma mais valia para a empresa. Levar isto como uma medida para combater o jailbreak é ridiculo.

  15. Avatar de toni
    toni

    basicamente é matar dois coelhos com um só tiro… tirar um grande cranio da cumunidade, se calhar com um pouco de sorte com um contrato que nao lhe permite fazer nada em prol da comunidade, e colocar o site dele “offline”…
    e ter um revisor de erros que certamente saberá onde atacar o problema…

    cumpz
    73’s a todos

  16. Avatar de K
    K

    @zylor
    o que tu acabaste de fazer foi de uma tremenda falta de educação. eu falei da fragilidade do sgs2 com conhecimento de causa. Estou me nas tintas para os testes que aparecem no youtube, o da minha namorada tem uns 2 meses e esta todo picado por tras do uso normal (pousar na mesa, bolso, carteira, etc). Quando ela o deixou cair uma vez de uns 10cm (eu estava la e vi) o ecra estalou na horizontal de fora a fora, a uns 2 ou 3 cm de altura a contar de baixo. Não é uma quebra por fora, é por dentro do ecrã, não afecta a funcionalidade do touch, mas fica horrível porque é extremamente perceptível e afecta a imagem. Se ainda duvidas, não me importo nada de colocar ai uma foto dele quando ela chegar de férias e a optimus nem a samsung quiseram saber quando lhes falei do gorilla glass que era suposto ter proteccao acrescida, e realmente, não foi por fora que partiu.
    Se tu tens tido sorte com o teu, tanto melhor, cada um acredita no que quiser, mas que aquilo, para mim, não é muito resistente, pelo menos por dentro, é óbvio.

    aos restantes, peco desculpa pelo offtopic, mas não gosto de ser descredibilizado e passado por mentiroso por uma coisa da qual me aconteceu e tenho pleno conhecimento de causa.

  17. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    O meu ponto de vista vai ao encontro das seguintes afirmações:

    – Qd desaparece o comex, ira aparecer outro.
    – Q era um membro importante e bem activo da comunidade JB, era.
    – Fico feliz por ele, uma vez tanto trabalho nos deus de mão beijada, tb merece ser recompensado por isso.
    – Coitado do iOS à beira do Android sem JB, o próprio iOS já apresenta algumas limitações que mm com JB n consigo contornar, limitações essas que n existem no Android, se vir-mos o iOS a nu, então ai é q era bater no fundo.
    – Por ultimo, a Apple foi buscar gd parte das suas novidades para o iOS5 à comunidade JB, com isto quero dizer, se n houver comunidade JB o iOS6 n ira trazer nem metade das novidades que este iOS5 trás (just saying…)

  18. Avatar de Pisca
    Pisca

    Já repararam bem no fabuloso sistema de feedback que a Windows/Android possui ? o Xda-Developers ? Onde tudo vai sendo “mexido”, por todo o mundo ?

    Naturalmente também utilizado pelos fabricantes de aparelhos, em especial a HTC e a Samsung

    É só por uns fulanos a ler aquilo