Apple continua a guerra dos processos contra a Samsung

159 Comentários

ÚLTIMA HORA:
A Apple ganha processo aberto no tribunal de Düsseldorf e suspende a venda do Galaxy Tab 10.1 no mercado alemão…

A guerra da Apple contra a sua concorrente Samsung tem sido uma verdadeira novela em vários actos. A última acção que foi conhecida levou a que a Samsung tivesse de remover da IFA todos os tablets que tinha em exposição, publicidade a este e até qualquer referencia que tinham no seu site alemão.

Pensámos que ficariam por aqui até haver novidades do tribunal onde esta acção decorre na Alemanha, mas a Apple resolveu continuar a sua guerra sem quartel e agora voltou a colocar uma acção em tribunal contra a Samsung, desta vez no Japão




Segundo informação que está a ser avançada pela Reuters, a Apple avançou com uma acção num tribunal de Tóquio contra a sua rival Sul Coreana, acusando esta de violação de patentes que detêm.

São vários os equipamentos visados e a Apple reivindica que a Samsung violou algumas patentes que tem aplicadas nos seus equipamentos iPhone e iPad. Em concreto a Apple pretende que a Samsung seja proibida de vender no Japão os seus telefones Galaxy S e Galaxy S II. Quer ainda que o tablet de 7 polegadas da Samsung seja também banido das lojas.

Esta guerra teve inicio em Abril deste ano e tem-se alastrado a vários países do mundo. Na maioria das acções que foram intentadas pela Apple, esta alega que a Samsung copiou várias patentes suas na construção dos telemóveis Galaxy e nos Tablets com o mesmo nome.

Neste caso concreto a Apple reclama que a Samsung lhe pague 100 milhões de yen’s e que sejam proibidas as vendas dos seus equipamentos. Como curiosidade, o Galaxy S da Samsung vendeu mais que o iPhone da Apple no primeiro trimestre deste ano.

Até agora a Apple tem conseguido parar as vendas dos equipamentos da Samsung nos países em que colocou a empresa Sul Coreana em tribunal e são esperadas para breve algumas decisões importantes desses mesmos tribunais.

Caso a Samsung perca essas acções o resultado para a empresa pode ser bastante desastroso e abrirá com certeza caminho para que essas acções se alastrem a outros países onde a Apple ainda não avançou com processos e poderá também fazer pender o fiel da balança para o lado da Apple em países onde também se aguardam decisões do tribunal.

ÚLTIMA HORA:

O tribunal de Dusseldorf, após acção interposta em Agosto pela Apple, que visava travar a distribuição e venda Samsung Galaxy Tab 10.1 no mercado alemão, deu razão à Apple.

Recentemente a 9 de Agosto, no tribunal regional de Dusseldorf na Alemanha, havia ficado decidido que a Samsung teria de parar a publicidade e as vendas do seu mais recente tablet na Europa (com excepção para os Países Baixos) a favor de uma imposição preliminar pedida pela Apple. O motivo é o mesmo que vigorou para cessar a actividade deste tablet na Austrália: o tablet da Samsung infringe patentes e copiou elementos do iPad 2.

Este é o confirmar da decisão preliminar que volta a dar razão à Apple nesta frente. São vários os processos levantados pela marca de Cupertino, o desfecho deste poderá influenciar de alguma forma outras acções já iniciadas noutros países.

Artigos relacionados:

Fonte: Reuters

Partilhar:
Tags:

Comentários

159

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Por mais que leia sobre este assunto, continuo a achar que a Apple só está a demonstrar o medo que tem dos seus concorrentes. De facto aquela expressão que muito se ouviu sobre os equipamentos da gama GALAXY serem os iPhone killer, parece ser verdade. A tábua de salvação da Apple é mesmo as acções em tribunal. Palhaçada!

    1. Avatar de GP
      GP

      A samsung fabrica melhor e mais barato e como o Márcio diz, a Apple já a sentir o tapete a fujir-lhe debaixo dos pés e só tem como bóia de salvação as barras de tribunal.
      Empresas Monopolistas como a Apple deveriam ser processadas por isso mesmo. Porque é que as marcas de peneus nãose processam umas ás outras por fazerem todas os peneus redondos? Lol.
      Existem tantas marcas que copiam “em grande estilo” os Iphones e Ipads, mas como não têem um nome “grande” associado, não representam qualquer perigo e nem geram dividendos em tribunal.

    2. Avatar de GP
      GP

      Já agora, a Apple e seus defensores sempre criticaram o PC e os sistemas operativos desenvolvidos para PC.
      Agora pergunto-me, se os Apple tivessem um leque vasto de hardware para todos os gostos, bolsos, necessidades, tipos e feitios, como existem para PC, com uma lista interminável de companhias a desenvolverem esse hardware (o mesmo se aplica ao Software), como seria que os famosos Apple se portariam? Seria que o famoso MacOS conseguiria dar conta do recado? A avaliar pelas provas dadas na nova versão, a Apple mesmo com uma margem bem mais pequena para erros, consegue bater em larga escala o ecran azul que o Bill Gates “mostrou” ao mundo… LOL

      1. Avatar de Leandro Pereira
        Leandro Pereira

        Assino por baixo

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Mas isso é logico, os SO’s para PC’s são fantasticos pela sua versatilidade. Mas há quem se esqueça disso.
        Olha para a MS, criou regras de hardware para o WP7 e aquilo corre espetacularmente.

      3. Avatar de Mexa
        Mexa

        Fabrica melhor?? Essa é mt boa! A qualidade de construçao de tudo o q é maçã é quase inigualavel, e os que la chegam de certeza q nao sao coreanices! A cegueira e inveja é mt maior q a “tacanhice” acusada a utilizadores e defensores da maça. E o facto dos tribunais estarem a dar razao deve ser pq.. Enfim.

        Usem o q querem e acabou! Agora estar sempre a atacar uma marca gratuitamente é q ja mete impressao.

      4. Avatar de Mario Mendes
        Mario Mendes

        O Iphone 4 é um buraco as avarias são constantes ate ao abrir da embalagem alguns já eram.

          1. Avatar de Mario Mendes
            Mario Mendes

            Na empresa onde trabalho iphones é aos montes ( nao trabalho na apple nem para a apple ) mas iphones com problemas sao aos montes e como mencionei ate ao abrir da cx ja eram, as estatisticas a mim não me dizem nada na pratica é que se vê o que vale,as versoes anteriores eram robustas a 4 não.

        1. Avatar de ze
          ze

          curiosamente é o iphone o telemovel que tem menos taxas de avarias, e o maior indice de satisfaçao dos clientes.

          informa-te antes de falar.

          1. Avatar de Mario Mendes
            Mario Mendes

            Pois na tasca onde trabalho iphone é o pão nosso de cada dia.
            e avarias é aos montes.

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Depois ainda dizem que a Google é a evil , mas onde andara o verdadeiro demónio, talvez disfarçado de maçam “Apple”

    1. Avatar de Bruno Filipe
      Bruno Filipe

      maçam – novo acordo ortográfico? que significa?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Deixa-te de ser idiota, ultima vez que verifiquei os humanos não são perfeitos, é normal errar.

        1. Avatar de Mossmann
          Mossmann

          José to the rescue!!

        2. Avatar de Vítor M.

          Acho que o José, que tem razão… ou não, quereria dizer ideólogo de ideias 😉 e não idiota.

          Vamos com calma caríssimos.

      2. Avatar de PM
        PM

        Haja paciência para estes comentários…

  3. Avatar de Carina
    Carina

    A apple parece uma criança … GOD … Não sabem enfrentar a concorrência e depois metem é processos … Haveria de haver limite de processos por pessoa porque esta história já mete nojo …

    1. Avatar de Carina
      Carina

      * Pessoa/empresa

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Existe um limite de processos sem fundamento, que não te sei dizer qual. A partir do momento em que o atinges deixas de ter aceitação e até és obrigado a pagar uma multa bem choruda. Penso que na maioria da Europa.

    3. Avatar de Relvas
      Relvas

      Engraçado dizeres isso., já experimentaste um iPad. E um galxy tab???
      É que nao tem comparação… Nao há fluidez no galaxy tab LOOOL.. Logo por aí.. Nao podes dizer que a Apple nao sabe enfrentar a concorrencia.. Quando nao há concorrencia porque nao precisam….
      Claro que os processos Sao demasiados… E já chateia.. Mas há que tentar defender ao máximo…
      Aquilo que se reinventa…

  4. Avatar de Serva
    Serva

    @Pedro Simões ,

    O Pplware sempre frente nas noticias , os meus cumprimentos pelo teu artigo , infelizmente é mais do mesmo , mas revelaste na parte final do teu artigo a principal razão pela qual a Apple está a abrir esta frente de guerra com um dos seus principais fornecerdes de hardware , que tem sido o sucesso de vendas deste modelo da Samsung .

    Penso que este teu artigo deita por terra a teoria que estas acções eram de alguma forma concertadas entre as 2 empresas para que ambas beneficiassem de publicidade , ora como podemos constatar de facto não é disso que se trata .

    Os meus cumprimentos pelo vosso incansável trabalho em informar esta comunidade .

    Serva

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Errata deve-se ler ” sempre a frente ” , desculpem

    Serva

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pensem no seguinte:

    Tenho uma ideia/produto inovadora que vai revolucionar o mercado, para a concretizar tenho que contratar alguns parceiros(orientais, sai mais barato), durante a realização dessa ideia/produto alguns parceiros percebem a potencialidade da(o) mesma(o), copiam o conceito sem qualquer zelo por “mim” pelo que custou a investigar e criar, colocam o item no mercado sem qualquer custo em investigação e afins, apenas na produção do mesmo, pessoalmente eu ficava piurso.
    A maioria dos países orientais limita-se a copiar e vender nada mais.
    Sejam criativos.

    De salientar que não estou a defender a APPLE, coloquei o tema nem contexto geral.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      *tema num contexto geral.

    2. Avatar de Mondrulho
      Mondrulho

      O que a apple esta a fazer nao é bonito, nao fica bem fazer queixinhas… No entanto a razao esta do lado deles… Eu ja previa uma guerra destas a muito, so nao via quem nao queria. Ninguem gosta de vyer os seus produtos copiados e muito menos por a empresa que fabrica alguns componentes…

    3. Avatar de racpxt
      racpxt

      Primeiro misturas esses “asiáticos”. Uma coisa é a Coreia do Sul, outra é a China, Indonésia, etc… A Samsung é uma marca de um país desenvolvido e com um bom nível de vida.

      Depois a Apple não é também 100% inocente. Basta ver que já perdeu contra a Nokia, só que, ao contrário do que a Apple é para os concorrentes, a Nokia foi toda paninhos quentes e cedeu-lhes um acordo. Se vamos por aí, todas terão razões para andar à pancadaria uns com os outros. Por exemplo, a HTC já partiu ao contra-ataque.

      E para quem não está a defender a Apple foste logo buscar o “iArgumento” mais batido de todos. Se achas o iPhone assim tão inovador, pesquisa acerca de um LG Prada, smartphone preto, ecrã touchscreen capacitivo (primeiro de todos) que tem tanto de semelhante com o iPhone, como o iPhone tem de parecido com um Galaxy: discutível.

      Mas a mentalidade de alguns é assim: “Olha um carro com frente mais baixa, p/brisa inclinado, tejadilho relativamente plano, e traseira achatada. COPIÕES.” Simplesmente há coisas cujo o formato mais prático não dá para fugir muito, daí que irão haver sempre semelhanças entre produtos diferentes para a mesma funcionalidade.

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        Concordo plenamente. o lg prada e bem parecido com o galaxy e o iphone 4. e no entanto saiu bem antes

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Saia mais um processo da maçã agora contra a LG !!!!!!!!

      2. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Mas olha a google também não o é!!! e por Exemplo a HTC já perdeu(só falta “validar”) e não foi por nenhuma patente da treta!!! é uma daquelas que sem ela o Android dana-se(e não sou eu que digo é quem percebe minimamente do assunto..usa o google)!!!Que levam a google a ceder patentes a HTC…!E ainda vamos ver se o Tribunal aceita! que há possibilidades que e não são poucas de o tribunal simplesmente dizer que a htc não pode processar a Apple com patentes “compradas” à 15 dias!

        1. Avatar de Mossmann
          Mossmann

          desculpa lá, mas não percebi nada do que escreveste.

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Ok!Eu esplico melhor
            1- A google tambem não está 100% inocente!
            2- A HTC(Google) já perdeu para A Apple(só falta “confirmar” a sentença), uma das patentes pela pela qual a HTC foi condenada é segundo os os “especialistas” “fundamental” que dará muito trabalho a google para dar a volta! Por isso a google ter cedido patentes à HTC.
            3- Vamos ver se o processo da HTC contra a Apple com as Patentes da google é valido. há quem diga que o tribunal pode considerar que a HTC não pode usar contra a Apple neste momento patentes “compradas” à +-15 dias!

      3. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Como também vez no caso da Nokia os 2º Sentaram-se e resolveram os diferendos.A apple cedeu-lhes patentes e de certeza que obteve “descontos” nos royaltis que fica a pagar à Nokia. Alias que foi sempre o que Apple quis! “Obrigar” a Nokia a baixar o valor que pedia..! Qua alias foi sempre o que a Apple disse. que achava que a Nokia estava a pedir de mais pelas Patentes!
        Não vejo aqui a google a querer se sentar com quem quer que seja e negociar! Só anda com tácticas para protelar o problema seja no caso da oracle seja no caso da HTC!

        1. Avatar de racpxt
          racpxt

          E só se sentaram à mesa depois de não haver outra saída, essa guerra Nokia vs. Apple começou em tribunal, com processos e isso tudo. E quando a Apple se vê do lado oposto já não há cá negociações nem acordos, mas sim tentativas de empurrar a concorrência para fora. Sim, eles já deram a entender que a táctica deles é mesmo a de lutar até à dizimação da concorrência.

          Apple década 2010 = Microsoft década 2000!

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            E Como é que achas que a Apple sabia o valor que a Nokia queria de royaltis? Por telepatia? Simplesmente não chegaram a acordo! O que leva a Apple a processar a Nokia e esta em resposta a Apple! Para se obrigarem uma à outra a chegar a um acordo se querem vender!Enganas-te é lutarem até receber royaltis das invenções deles que os outros usam!

      4. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Mesmo o LG Prada podia ter um aspecto mais rafeiro, mas pela lógica da Apple o iPhone 4 é uma copia do LG Prada, o tijolo com os cantos arredondados!

        Nunca tinha reparado nisso, Apple feia a copiar design.

    4. Avatar de Zé

      Ou seja, a titulo de exemplo alguém inventou o telemóvel e mais ninguém podia fabricar telemóveis !!!
      Será que a Samsung utiliza os software e outras coisas mais da Aplle?

      1. Avatar de alfie
        alfie

        É melhor pensar antes de falar. E já agora tentar saber qual é, exactamente, a acusação feita pela Apple

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Neste momento a única que lhe foi dada razão no tribunal da Alemanha, foi o do desbloqueio ser feito por arrastar de uma imagem.

          Pelo menos a ultima vez que li.

    5. Avatar de Pisca
      Pisca

      Isso é o dia a dia.
      Nunca lhe sucedeu o Chefe chamar e pedir a sua opinião sobre um assunto, e depois de ouvi-lo, repetir palavra por palavra o que acabou de dizer, como se tivesse descoberto a roda, dando aquele ar de “estás a ver se não fosse eu ?”
      Olhe que já vi peças dessas e muito piores, eram brilhantes nisso
      “Portantos” imagine agora a outros níveis

    6. Avatar de Carlos
      Carlos

      O problema é que o processo na Alemanha (e pelo que parece, na Holanda) não tem a ver com conceitos, que na minha modesta opinião não deviam ser patenteáveis/registáveis, tem a ver com o registo do design industrial do iPad.

      Vê a coisa da seguinte maneira, supõe que alguém registava o design da sua máquina de lavar roupa e desatava a processar toda a gente que fizesse máquinas de lavar roupa parecidas (que, se fores a uma loja de eletrodomésticos qualquer, irás reparar que são todas). Parece-te boa ideia isso?

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        Olha para aquela imagem neste artigo. Parecem uma cópia chapada, certo?

        Pois pesquisa bem e encontrarás facilmente as provas em como a Apple forjou essa imagem e a apresentou em tribunal.

        Depois o iPad faz lembrar muito uma moldura digital avançada, que a Samsung lançou em 2006!
        http://www.engadget.com/2006/03/09/samsung-digital-picture-frame-stores-pics-movies-music/

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          A Samsung podia usar esta moldura como defesa!!

  7. Avatar de rodasp
    rodasp

    esta história já enjoa.. gostava de saber porquê que a apple não foi penalizada por falsificar a imagem apresentada em tribunal..

    a apple com tanta processo só demonstra medo da concorrência, se fosse a eles processava tudo e todos porque agora vão vir os ultrabooks

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Pelo mesmo motivo que não foi processada por copiar a interface da iriver, propina e corrupção.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “contra a sua rival Sul Coreana”

    Ta tudo dito! lol

  9. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    E se a Apple já era riquíssima, então com estas indemnizações e exclusividade de vendas…

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    É por estas atitude que não gosto da Apple. Se querem mandar a Samsung abaixo que se esforcem por fazer produtos melhores / mais baratos. Reclamam por tudo e por nada, entretanto não podem fazer um table rectangular porque é a patente deles, têm de o fazer redondo, lol

  11. Avatar de Tiago Magalhães
    Tiago Magalhães

    Na minha opinião, estas acções tomadas pela Apple estão certas, não querendo desfazer da Samsung.

    Mas fiquei sem saber quais as patentes que a Samsung da Apple.

    Agora espero que isto seja provado, senão é muito mau para a imagem da Apple.

  12. Avatar de Vítor M.

    Esta situação é mais profunda do que se julga. Existem vários tribunais já a dar razão à Apple, o que faz antever grande acordos dentro em breve em estas duas empresas.

    Depois, sim a Google está “à rasca”, não só com o processo movido pela Oracle mas também porque está a ver vários dos seus parceiros Android também à rasca, como é o caso da HTC.

    Numa tentativa de aliviar a HTC a Google “ofereceu” à HTC várias patentes que havia adquirido às empresas Palm, Motorola e Openwave Systems, no entanto o “ataque”, perpetuado pela Google através da HTC à Apple foi mal preparado [ver aqui], segundo os especialista, a acusação feita à Apple foi tão genérica que algumas patentes apontadas nas infracções gozam já de Pior Art, o que levará a Apple a exigir que sejam especificados os pontos concretos onde estão as infracções, será outra novela que a Google está a preparar contra a Apple. Mas a Apple terá de se esforçar agora, embora tenha algum lastro, ver aqui.

    No processo que a Oracle tem contra a Google, ficaram a saber-se pormenores interessantes, onde os engenheiros da Google admitem que existe fortes indícios de haver código copiado de java no Android. Ver aqui.

    A frente agora é gigante com os juízes no caso da Oracle vs Google a solicitarem a presença dos CEO’s das empresas para decidirem, seguindo informações mais recentes, especialistas no caso refere que…

    “By strongly recommending the attendance of both CEOs, Judge Alsup clearly shows that he believes any settlement of this case will be a huge deal. He previously said that this lawsuit could cost Google billions, and if he didn’t believe at this (even more advanced) stage that there’s a whole lot of money at stake, he would probably be fine with negotiators who don’t have the ultimate decision-making authority (except for board approval) in their organizations.”. Ver aqui

    Não é só a Apple que está em várias frentes, agora até a Microsoft está a fazer o seu jogo, como podemos ver aqui, mas também a Google, usando os seus piões, a Oracle… e outros aparecerão.

    Há indícios fortes que o Mantra da Google é uma treta.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      O Caso da google com a oracle tem sido rico em divulgar documentos que contrariam algumas posições Publicas da google! Que mostram que esta tem duas caras! E uma delas é em relação às intenções com a compra da Motorola Mobil.
      http://fosspatents.blogspot.com/2011/09/shocker-for-android-oems-google.html

    2. Avatar de racpxt
      racpxt

      “segundo os especialista, a acusação feita à Apple foi tão genérica que algumas patentes apontadas nas infracções gozam já de Pior Art”

      Então é triste ver que a HTC já desceu quase ao nível da Apple, pelo menos ainda não falsificam imagens comparativas.

      Quanto ao Java no Android a Sun demonstrou o seu apoio, mas logo de seguida foi comprada pela Oracle e o sr. Larry Ellison mudou de ideias, curiosamente um dos parceiros da salvação da Apple no final dos anos 90 a quando do regresso de Steve Jobs.

      Mas mesmo que a imagem fosse real, tudo indica que o design do iPad de 2010 é a coisa mais original do mundo: http://www.engadget.com/2006/03/09/samsung-digital-picture-frame-stores-pics-movies-music/

      Depois o link final já é qualquer coisa. Parabéns. Seguindo essa lógica vou dar mais valor aos discursos do Pinto da Costa e L.F. Vieira quando falam acerca dos seus rivais, pois devem ser do mais sério e objectivo que existem. Principalmente se tiverem mais de ano e meio de existência.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        A Oracle não mudou de ideias! e os documentos do processo provam-no! A Sun pode ter demonstrado o seu apoio mas não era de Graça!! Ao contrario do que a google diz.!
        http://fosspatents.blogspot.com/2011/09/sun-proposed-red-hat-style-android.html

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Não se referiu que a Oracle mudou de ideias.

          Estava a dizer que a Sun mostrava o seu apoio, mas após a Oracle comprar a Sun, não mostrou tal apoio.

          É um bocado diferente.

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Peço desculpa mas referiu-se lé melhor o post ao qual eu respondi! Para te ajudar 3º paragrafo: Quanto ao Java no Android a Sun demonstrou o seu apoio, mas logo de seguida foi comprada pela Oracle e o sr. Larry Elliso(“director executivo da oracle) mudou de ideias, ….

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Marcelo o que a google quer fazer passar e que muitos parece que acreditam (por isso o racpxt dizer que a oracle mudou de ideias, nada tem a ver com a oracle mostrar apoio ou não) é que a sun apoiaria e sedia gratuitamente o Java! Tiveram azar que o juiz deixou/autorizou que se divulgassem documentos do processo! e Esse documentos mostram que não era bem assim! O Sr. da Sun ate apoiaria mas não de graça!

    3. Avatar de Ryan
      Ryan

      Porque esta guerra? Simplesmente porque o/a Google entrou no mercado dos telefones onde a Apple nao os queria ver. Pessoalmente achei interessante a Apple ter entrado no negocio dos smartphones. Depois tambem gostei quando o/a Google entrou na corrida. Isto so vem trazer vantagens e escolhas para o consumidor. Obviamente que nao quero ver toda a gente com um iPhone (todos os modelos sao o mesmo) e nao quero ver todos com Android. Eles querem minimizar a todo o custo o sucesso do Android. Obviamente que atacar o/a Google talvez nao faca muito mal mas atacando os que tem Android e mais facil. Eu por muito que ja se tenha explicado continuo a nao perceber e a nao ver razao senao tentar deitar abaixo a concorrencia. Isto continua a parecer uma guerra de miudos.
      Monopolios so gostei do jogo (de vez em quando ainda vou dando uns toques) mas seja la no que for nao gosto de ver gigantes por perto. Entre o Google e a Apple venha o diabo e escolha.

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro que é bom para a concorrência e para o desenvolvimento tecnológico, mas espera-se que haja esse esforço de inovação e não uma colagem, com subtracção de propriedade intelectual e sorridentes com cara de anjos… uns são demónios e andam por aí indivíduos a dizer que lhes mete nojo a posição da Apple… e na verdade… a Google é bem pior!

        Mas claro, andam todos atrás do mesmo… money! E ainda bem, para poderem pagar salários aos funcionários. Agora meus caros amigos… quando formos a ver a Apple está a defender-se e não a atacar, basta ver o jogo que a Google tem feito ao movimentar os seus piões (samsung, htc, acer, sharp, lg, motorola, etc…) num ataque sem precedentes aos vários sistemas operativos mobile.

        Vejam agora a posição da Microsoft a “pressionar” os seus parceiros de sempre a decidir para que lado querem cair…

        Não se iludam, o cordeiro é um lobo…

        E o lobo… é um lobo que sempre se mostrou como tal 😉

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não me parece que seja “para além da Oracle” mas sim “principalmente a Oracle”.

      Dos documentos que têm vindo a público, parece que a Oracle agarrou o Android pelo pescoço como uma chita agarra uma gazela. Se é fatal para o Android parece que só depende da boa vontade da Oracle, e do dinheiro que possa estar em jogo no caso (que deve ser uma quantidade astronómica).

    5. Avatar de p.

      De qualquer modo toda esta questão de patentes tecnologicas a este nível não é benefico para o progresso. Se Benz tivesse patenteado o motor diesel como agora qualquer empresa faz ainda andavamos a cavalo.

      Acho que na guerra das patentes quem sai a ganhar é a Google pois dá a imagem do Robin dos Bosques (independenteme de ser verdade) e a Apple de Xerife de Nottingham. A longo prazo isso vai ser consequências.

    6. Avatar de Paulo Cardoso

      Continuo a achar que a Apple tem mais a perder do que a ganhar com este tipo de processos já que está a alimentar uma comunidade cada vez maior de “ihaters” (não sei se já existe patente disto… :D).
      Por outro lado, é óbvio que se os tribunais lhe dão razão, isto irá ter implicações fortes para o lado dos tablets já que a Apple depois deve começar a processar os outros com os mesmos pressupostos. A ideia deles é certamente ter apenas um tablet no mercado 😀

      No final, quem ainda se vai lixar vamos ser nós com o ipad a passar a custar 2000 Euros :d hehe

      Pronto, não vamos ser alarmistas, a Samsung irá certamente dar a volta a isto, mesmo que tenha que reformular o produto.
      Se o tribunal der razão à Apple, é porque em algum lado a Samsung errou e não irá ter alternativa se não corrigir o erro.

      A Apple podia ter sido mais inteligente e metia o processo em Portugal. Com jeitinho, com a velocidade da nossa justiça
      , a Samsung ficava impedida de vender, à espera do recurso, uma meia dúzia de anos :d

  13. Avatar de K
    K

    Certo mas… só agora é que se importam? Aparentemente eles querem bloquear toda a linha Galaxy que já anda por cá há bem mais tempo do que desde Abril deste ano. Se fosse só mesmo pela patente, penso eu, teriam feito logo barulho no inicio, não quase 2 anos depois. Concordo com a ideia generalizada de propriedade intelectual ser respeitada e de seu a seu dono, mas neste caso específico, estou mais inclinado a concordar com afirmações do género:

    “Não sabem enfrentar a concorrência e depois metem é processos … Haveria de haver limite de processos por pessoa porque esta história já mete nojo …”

    e

    “continuo a achar que a Apple só está a demonstrar o medo que tem dos seus concorrentes”

    Embora ache que eles já tem um grande produto bem implementado e não precisavam de nada disto…

    1. Avatar de Vítor M.

      Este processo começou a ser discutido internamente, perante os ouvidos moucos da Samsung é que tudo passou para um patamar jurídico.

      Isto não apareceu só agora, lembra-te das primeiras acções intrepostas pela Samsung a querer obrigar a Apple a mostrar os projectos do iPhone 5 e iPad 3…

  14. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Gostava de ver suportado essa curiosidade que o galaxy S vende mais que o iphone. Porque nos EUA os 2º mais vendidos são o em 1º o iphone 4 e em 2º o iphone 3gs os galaxy s nem nos 5 primeiros está!
    http://technoportugal.com/2011/09/06/iphone-4-ainda-e-o-smartphone-mais-vendido-nos-estados-unidos/
    Mundialmente a Apple Vai vender 87m e a Samsung 67m. Por isso não sei como é possível o Samsung S venda mais que o iphone 4! Mas tudo é possível…

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      O que fez realmente peito foi o Galaxy S2 na Europa. Pois o Galaxy S2 nos EUA ainda está para chegar:
      http://samsunggalaxys2review.org/samsung-galaxy-s2-release-dates/

      Daqui a um mês já fará algum sentido que uses esse mercado como comparação.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Mas eu até acredito que no que o S2 na altura do seu lançamento tenha vendido mais do que o iphone 4 um smartphone que já tinha quase 1 ano e que todos pensavam que estava prestes a ser substituído nada de estranho, Mas dai a querer “insinuar” que o galaxy S(ou S2) vende mais que o iphone! Se a Apple por ano vende quase mais 20 m que a samsung que tem meia dúzia de smartphones com Android! E acredito que a Sanmsung pela variedade e pela qualidade vai passar a Apple se esta não alterar a sua politica e lançar diversos modelos de iphones ou “abrir” o ios a terceiros!

  15. Avatar de aver
    aver

    Já dei várias vezes para este “peditório”. Para mim já chega, fico à espera da decisão dos tribunais.

    Lembro apenas que também a Samsung apresentou queixas contra a Apple em vários paises. Nos EUA, por exemplo, quer a suspensão da importação de iPhones e iPads.

    Esta coisa dos comentários Apple – Samsung (Android) já parece os comentários dos jornais desportivos. Pouco se pensa e muito se fala – de ódios e paixões.

  16. Avatar de Jose
    Jose

    Mais um passo no jogo de terror de Apple o:

    Apple mete-me pena, cheia de medo a encher de rival de processos para serem os maiores outra vez.

    Já são tantos processos, que acho que isto só serve para servir de publicidade, bem eu nunca gostei da Apple, gosto mais de quem joga limpo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem querer sequer contrariar a tua opinião, apenas sugeria, sugeria, que lesses o meu comentário, onde deixo vários links que mostram o quanto podes estar errado.

      Mas, repito, é apenas uma sugestão, pois acho muito bem que cada um tenha opinião.

  17. Avatar de Nuno J.
    Nuno J.

    Acho que tenho de ir comprar o SGS2 e o tablet antes que deixem de ser comercializados…

  18. Avatar de Pisca
    Pisca

    A nova frase da Apple

    – UMA SÓ SOLUÇÃO UM IPHONE EM CADA MÃO

    pode ser Ipad ou coisa assim

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Isto como é óbvio é uma reacção à concorrência. Se usarem 100 patentes minhas mas não me roubarem nem 2% do mercado, tou me bem a lixar.. Agr se começam a afectar bastante, tenho de intervir.. A razão está do lado da Apple, a Apple só o faz pq a Samsung está forte. Mas a samsung está forte, usando material da Apple, porque se não usasse ninguem garante que alguma vez tivessem chegado ao topo.

  20. Avatar de bynelsinho

    Aqui no Brasil, apesar dos preços elevados dos Ipad, tablets, da APPLE, custam aqui cercade U$1300,00 o top 64gb versão II
    Até o momento 300 mil tablets foram vendidos no Brasil em 2011

    Mundialmente, a liderança no mercado de tablets é da Apple, com folga. Segundo dados divulgados pela IDC em janeiro, a companhia de Steve Jobs responde por cerca de 90% das vendas do setor.

    seja como for, devemos progredir e isso se faz com a livre concorrência. Na verdade “nada pertence aos homens”, tudo é de Deus.

  21. Avatar de Misterious
    Misterious

    Muitos que criticam, gostaria de vos ver..
    Vocês fabricam um iphone / ipad. E depois vem outra empresa que constrói algo muitissimo parecido em vários aspectos ao vosso, sem pedir autorização.

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      Pois. É isso.
      Só não sei porque é que a Toshiba ainda não saiu a processar HP, ASUS, ACER, APPLE, SONY VAIO, etc… por copiarem um formato que eles inventaram chamado PC Portátil Laptop. E é que antes desse não existia nada parecido, ao contrário de smartphones com touchscreen.

      Nem como FIAT, VW, Renault, Peugeot, Ford,… não se andam a matar por criarem todos “equipamentos” muito parecidos em vários aspectos sem pedir autorização.

    2. Avatar de Hã?
      Hã?

      O que é isso de muitíssimo parecido?
      Meus amigos, isto vai mt para lá de guerra de marcas,isto mexe com as economias de cada país,na Alemanha andam a dar razão à Apple pq a Merkel anda nos mesmos lençois do Obama, nao sejam ingénuos,a Apple (marca de yuppies) levou um rombo da Samsung e d Google e andam a subir paredes, dai estes processos,alguns absurdos como o de “ser parecido pq é arredondado nas pontas” LOL.
      A LG que é coreana, devia juntar-se À Samsung nesta guerra pq como alguém ja escreveu aqui e com razão,o LG Prada saiu mt antes do iPhone e este ultimo COPIA mtas coisas deste.

  22. Avatar de Hugo Araújo
    Hugo Araújo

    Não é nada de importante mas não resistiram a colocar uma fotografia dos tablets com o mesmo tamanho…

  23. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia , gostei foi da posição do Steve Jobs , nós não nos metemos nos motores de busca e agora a Google meteu-se no mercado dos smartphones , essa merece uma medalha , e a ameaça de seguida também merece o meu comentário desportivo , nós estamos a pensar em implementar o Bing como motor de pesquisa predefinido no Ios (não sei porque que ainda não fizeram) , talvez porque é simples mudar o motor de busca será ??…. é porque o Bing coitado tem um algoritmo muito mau , até existem outros motores que demonstram melhor produtividade nas pesquisas , mas se isso fosse assim tão fácil , certamente que o Bing que vem com o Windows predefinido já teria uma outra cota , que infelizmente não tem .

    Ao contrario do que possam estar a pensar eu não sou um defensor inequívoco de ninguém ,tento escolher o que me parece ter mais razão , porque no fim lava-se tanta roupa suja que se perde o norte e fazem-se uns disparates pelo meio .

    Cumprimentos

    Serva

  24. Avatar de Serva
    Serva

    @filipe ,

    Tu realmente leste o que escreveste ???… tenho muitas dúvidas que o tenhas feito , ora fundamenta lá SFF , assim não vale , isto assim parece uma daquelas discussões de 2 adeptos 1 do Benfica e outro do F.C do Porto , estão a falar para as paredes .

    Cumprimentos

    Serva

  25. Avatar de Ivo Bazilio
    Ivo Bazilio

    Já peso + 10 kilos só de comer pipocas a ver os comentários a estes artigos apple vrs the world que aparecem aqui de qd em vez. Paz.

  26. Avatar de Victor D
    Victor D

    Por acaso uma marca que gosto bastante é a Samsung, pelo design, qualidae e fiabilidade dos seus produtos, já a Apple diz-me literalmente nada, zero.
    Tentando ser o mais imparcial possível, a Apple parece aqueles miúdos parvos que só eles é que podem ter e os outros não, e quando isso não acontece a bem, acontece a mal, que é o caso de todo este processo que no meu entender vai-se tornar numa verdadeira “Never ending story”.
    A prova está nas vendas, poucos são aqueles que acham aquela lata do iPhone uma coisa boa, senão vejamos, a Apple supostamente investiu este mundo e o outro no desenvolvimento daquela porcaria no entanto a Samsung, que aparentemente copiou uma série de coisas, vende muito mais, ora, se a “cópia” (Samsung) é melhor que o “original” (Apple) é de pensar duas vezes…
    Aquele povo (americano/Apple) tem uma mentalidade no mínimo duvidosa. Os Green Day têm uma música que diz tudo, chama-se “American idiot”, eles têm a mania que são mais que os outros, que são superiores, e depois corres-lhes mal porque vem outra nação “inferior” e espeta-lhes um upercut que os deixa KO, é o caso do 11 de Setembro, este Apple vs Samsung e muitos, muitos outros.
    Só para verem como a cabecinha deles (americanos) funciona aqui vão duas histórias, que me enviaram por e-mail, bem ilustrativas:
    História 1 – Um americano compra um Chrysler (marca também americana e bem conhecida). O carro tem cruise-control. O homem activa essa funcionalidade em andamento em plena auto-estrada, larga o volante e tira os pés dos pedais, esperando que o carro ande e inclusive curve sozinho. Obviamente espetou-se na primeira curva que apanhou. A Chrysler foi processada porque no manual do carro, na parte do cruise-control, não dizia que o condutor tinha que manter as mãos no volante e direccionar o carro quando esta função fosse activada. A Chrysler perdeu e foi condenada a dar outro carro ao homem, pagar uma indemnização de uns milhões de dólares e a recolher todos os manuais para alterar o texto referente ao cruise-control.
    História 2 – Uma americana vai ao McDonald’s, pede a comida e senta-se à mesa a comer. Ao trincar o hamburger queima-se num pickle e faz um gesto brusco entornando a bebida para o chão. A funcionária veio, pediu desculpa pelo facto dela se ter queimado, limpou o chão com uma esfregona e ofereceu-lhe outra bebida em compensação. Ficou tudo bem. A mulher entretanto levantou-se, escorregou no chão molhado e caiu. PUMBA. Processo contra o McDonald’s por ter queimado a ponta da língua e escorregado no chão e mais não sei o quê. Obviamente a mulher ganhou a causa e uma pipa de massa à conta disso.
    Agora tirem as vossas conclusões.
    Um abraço para todos/as.

    1. Avatar de Pisca
      Pisca

      Uma das instituições nos USA,e forma de ganhar dinheiro em especial os advogados são os processos por tudo e por nada.

      Por exemplo eu convido alguém para jantar, a sopa está quente e o parvo mete a colher à boca, vai de me processar

      Em tempos li um apanhado de “instruções” que constam dos mais diversos produtos, são de “ir às lagrimas”.

      Coisas como nos protectores de sol que se colocam no vidro do carro a tapar quase totalmente o mesmo, constar esta perola “Remover antes de por o carro em andamento”

      Mas são mais que muitas

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Ainda estou à espera que a Samsung sozinha vende mais semarphones que o iphone eu já coloquei links que demonstram o contrario. fico à espera Que sustentes as tuas afirmações com “provas”…:! A não ser que 67(samsung) seja maior que 87(Apple)!! :):)

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Errata. ainda estou à espera que provem que a Samsung…

  27. Avatar de Ultima hora...
    Ultima hora…

    Familiares de Henry Ford processam Fiat,VW,o Grupo GM,Porsche,Ferrari,Renault e demais marcas.
    Razão?
    Todos usam 4 rodas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sofre de Prior Art essa patente do Ford, as carroças medievais já tinham 4 rodas 😉

      Caso encerrado 🙂

      1. Avatar de Ultima hora...
        Ultima hora…

        Optimo então! Vitor M.
        Pague-se ao homem que inventou a carroça!

        1. Avatar de Vítor M.

          E se ele não registou a patente?

          1. Avatar de andre
            andre

            senão registou.. voltamos ao mesmo.. paguem a ford.. lool

          2. Avatar de Vítor M.

            Lá está, não pode, pois mesmo que a Ford tenha registada essa patente, como já havia sido utilizada essa patente é dada como inválida, chama-se a isso Prior Art. Como podes ver neste link.

      2. Avatar de p.

        E prior art do motor de Benz?

  28. Avatar de Serva
    Serva

    @Ivo Bazilio

    Essa foi boa , eu também já estou farto , mas se verificares muitos escrevem a dizer que existem cópias de patentes e tal …. mas não sabem de que patentes estão a falar , falam porque falam e isso é mau , no fundo isto o que se trata é de € e mais nada .

    Um abraço

    Serva

  29. Avatar de racpxt
    racpxt

    O sonho dos iFanBoys:
    1º A cair Android
    2º Balckberry
    3º WindowsPhone
    4º Bada
    5º Evitar (re)nascimento de Symbian e Bada.

    Depois sim, serão felizes com o seu iPhone de 2500€ (têm que o comprar e 2500€ por aquele logo não é nada), que pouco evolui (boa fé para não criar complicações aos utilizadores), que morre no dia seguinte ao fim da garantia (coincidência, pois a causa é o mau uso continuado),… Que mundo maravilhoso de sonho que esse será, só iPhones e nada mais que iPhones.

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      Erro, no 5º seria Symbian e Meego.

    2. Avatar de Relvas
      Relvas

      2500?
      fonix.. a dor do cotovelo.. ui… “ca” dor de cotovelo….

      1. Avatar de Luis Sousa

        cais-te? precisas de ajuda? 😛

        1. Avatar de Relvas
          Relvas

          mas em palavra alguma acima proferida por mim.. alguma vez falei em cair? ou não saberás o que são interjeições e onde se aplicam?

  30. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Isto já parece cada vez mais o Futebol! O jogos cada vez são mais disputados fora do campo do que dentro dele.
    A Apple que se preocupe em desenvolver o melhor produto que consegue, em vez de ficar amuada pq alguém pegou na ideia dela e a melhorou.
    Aliás, a no que toca a ideias inovadoras, a Apple teve poucas. A única coisa que fez foi patentear essas ideias antes dos outros…

  31. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Para os interessados. Parece que o juiz não concorda com os android fanboys!Na Alemanha hoje passou de preliminar a definitiva! O galaxy está proibido!Claro até ao recurso!!
    http://www.engadget.com/2011/09/09/german-court-upholds-injunction-against-samsung-galaxy-tab-10-1/

  32. Avatar de Serva
    Serva

    Ridículo , é o que digo , então proibisse porque são similares , fantástica decisão a deste tribunal , aliás os Alemães têm umas palas e só sabem olhar em frente , isto até parece o que aconteceu na América com o presidente do FMI , primeiro vai-se com tudo a força , retira-se o homem do avião , vai preso e depois como que por passes de mágica solta-se o homem e pede-se muitas desculpas olhe afinal o testemunho da vitima tinha muitas incongruências , o que é um facto é que o mal já estava feito , quem tinha razão sinceramente não sei , mas a justiça funciona assim no século XXI em alguns Países que se orgulham de ter uma justiça rápida , chiça quem não queria esse tipo de justiça era eu , vão mas é dar banho ao cão ou vão colar cartazes .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      “O Tribunal é da opinião que o design minimalista da Apple não é a única solução técnica para fazer um tablet, outros designs são possíveis” (do link posto pelo Francisco Pinto).

      Não podia estar mais de acordo, porque considerei o Galaxy Tab 10.1 (fininho) e o iPad 2 iguais como duas gotas de água (tirando a diferença de localização do cabo de dados e dos botões).

      Por acaso li o que escreveste sobre os dois, que os consideravas muito diferentes. Até pensei que estavas a fazer a comparação com o Galaxy Tab 10.1 (grosso) que saiu antes do iPad 2, e por isso a Samsung foi a correr produzir o fininho.

      Continuo a ler em alguns comentário a questão dos “quatro cantos arredondados”, “todos os tablets são parecidos”, o “formato tablet já existia antes do iPad”. Tudo isso é verdade, mas não é isso que está em causa. O que está em causa é que no Galaxy Tab a Samsung copiou – excessivamente – o iPad 2.

      Para se ter a percepção excata disto é preciso lidar com eles ao lado um do outro. Parece que nem assim a coisa funciona, porque fizemos os dois isso e chegámos a conclusões diferentes.

  33. Avatar de Serva
    Serva

    A todos os leitores do Pplware ,

    Tentem sff não chamar de fans qualquer coisa ? , tentem ser mais educados uns com os outros , debatam os vossos pontos de vista sem esse ”suposto” ódio que parece reinar , uma coisa são as empresas guerrearem ,outra são as noticias que aqui lemos e que comentamos com propriedade ,aonde deveriam estar ausentes esse tipo de comentários que não acrescentam nada ao discurso e que ainda por cima vêm com réplicas .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  34. Avatar de Pinho
    Pinho

    Sempre ouvi dizer quem é o melhor não deve temer os outros e só vejo a Apple a tentar fechar o mercado para as outras marcas.

    Deixem o mercado evoluir….

  35. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Porque é que a União Europeia, ou mesmo a Samsung, não processa a Apple por “abuso de posição dominante” no mercado Europeu? Já que a jurisdição da UE é basicamente a UE, e basicamente é isso que a Apple está a fazer.
    Pessoalmente não gosto nem da Apple, nem da Samsung. Em termos de Tablets, acho que as potencialidades dos SOs é que permitem o sucesso do respectivo tablet, e neste parâmetro acho o Android 3.x bem melhor que o iOS, no entanto, e por ser um sistema mais fechado acho que o iOS permite uma maior segurança, pelo menos na hora de instalar aplicações. Já o tablet da Samsung parece-me francamente bom, mesmo que tenha uma aparência parecida com o iPad. E não sejamos mais papistas que o Papa, pois senão qualquer dia “o gajo” que inventou o controlo de volume no lado do telemóvel/smartphone vai ganhar uma pipa em processos judiciais.

  36. Avatar de Estejam atentos...
    Estejam atentos…

    O tribunal alemão deu razão à Apple pq a Alemanha e os EUA estão a fazer a panelinha económica na Europa,especialmente nas Eurobonds,os EUA fazem o pressing aos restantes membros da UE para deixar cair a ideia das Eurobonds (o que a Alemanha no fundo quer) e a Alemanha faz estes “biscates” à Apple…
    Complicado? Nada disso! Bem simples até.

  37. Avatar de alfie
    alfie

    Acho que ninguém está a ler bem a noticia. A Apple acusa a Samsung de copiar patentes. Ora uma patente só o é depois de registada. O que foi feito pela Apple. E que não foi respeitado pela Samsung. Simples claro e racional como argumento. E o resto, comentários incluídos, são balelas.

    1. Avatar de Bónus Betclic
      Bónus Betclic

      “Quem muito fala pouco acerta”.
      Tu foste dos que falaste menos e acertaste mais. 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Basicamente é o que está em causa…

      Lembro-me e podem ir lá ver, que no dia que escrevi sobre as patentes da Nortel que foram adquiridas por um consórcio, onde a Apple era uma das partes integrantes, alguém apareceu e desvalorizou a notícia e eu nessa altura referi “cuidado que isto vai mudar o rumo de muita coisa nesta industria da mobilidade”… pois muita coisa está a mudar.

  38. Avatar de Victor D
    Victor D

    @Francisco Pinto
    Não quero estar aqui a entrar em picardias mas… o link que deixaste aí é de um artigo que o título é “iPhone 4 ainda é o smartphone mais vendido nos Estados Unidos”, onde chamo a atenção para as 2 últimas palavras desse título.
    Que eu saiba, Estados Unidos não é o mundo todo, como tal, mesmo que os iPhone sejam os mais vendidos nos States ainda te falta contabilizar o RESTO DO MUNDO.
    Dixi 😀

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Victor D! Tens razão esse link é só do EUA na altura pensei que também tinha posto este:
      http://r5noticias.com.br/noticias/idc-preve-aumento-de-55-nas-vendas-de-smartphones-em-2011/
      Mas também basta googlar para descobrires por ti!!

      1. Avatar de Victor D
        Victor D

        Obrigado 😀
        Apple com um crescimento de 141,7%
        Samsung com um crescimento de 380,6% diretamente relacionado com o sucesso do Galaxy S – é 2,68 vezes o crescimento da Apple
        Porque será que a Apple quer travar a venda dos Galaxy’s?!
        Devem estar a pensar: “Raio dos coreanos… se eles fazem outra vez outro telefone melhor que o nosso estamos tramados, temos que parar isto de alguma maneira” 😀

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Sim nesse período é! Mas também é preciso ter em conta os ciclos de renovação dos aparelhos! Nesse período normalmente o galaxy tem uma modelo recente! Já o iphone tem normalmente um ano e está prestes a ser lançado um novo!! 🙂 Logo é natural que o crescimento seja menor! surpreendentemente é ainda o iphone crescer nesse período!!!ilol

          Globalmente a Apple é neste momento a marca que mais vende. Claro que vai ser ultrapassada se não mudar de estrategia e lançar mais modelos ou abrir o ios a terceiros! Mas ainda não vai ser este ano.. :):)
          http://www.digitimes.com/news/a20110906PR202.html

  39. Avatar de darth
    darth

    o lixado nisto tudo é que a Samsung poderia facilmente fazer um design mais apelativo que o do ipad… epa, esta longe de ser incontestavelmente perfeito. se se deixassem da vontade de querer lixar a apple, e se concentrassem em inovar (algo que a samsung deve saber), estaria tudo melhor.

    alem disso, nao percebo para que armar esta confusao toda, para depois por no mercado tablets ao mesmo preço, ou ate mais caras. para quando uma boa tablet a 200-300€?

  40. Avatar de Serva
    Serva

    E para quando Smartphones de topo a preços mais racionais € 600,00 por um smartphone ??? bom eu não dou , todos os dias tinha um treque sempre que pegasse nele e me lembrasse do custo , penso ser mais lógico dar mais algum por um tablet do que por um Smartphone que neste momento estão com os preços muito altos porque há procura .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de darth
      darth

      concordo. ainda estamos na fase da novidade. tal como com os tablets, nao percebo porque os concorrentes estao a concorrer com a apple lançando muitas vezes produtos mais caros. ja que a apple nao quer lançar algo a um preço acessivel (por estrategia de prestigio, so pode), o campo esta aberto para que a concorrencia conquiste essa fatia de mercado, que é onde estão a maioria dos clientes, ao fim de contas

  41. Avatar de Anog
    Anog

    Não querendo lançar lenha para a fogueira, isto das patentes já chateia à muito tempo. E já chateia desde o tempo e que toda a gente queria uma fatia da Microsoft, agora toda a gente quer uma fatia da Apple(pie). Qualquer dia começam os processos contra a Apple por trazer software já pré-definido nos seus OS’s, o que impede a livre concorrência (lembram-se do IE no Windows?)

    As patentes deviam servir para fomentar a inovação, mas aquilo que servem hoje em dia é para proteger os lucros que daí podem advir (enquanto a vaca der leite, é espreme-la à força toda)

    Enfim, já devíamos saber como a Apple funciona nestas coisas: “All this has happened before, and it will happen again”

  42. Avatar de Pisca
    Pisca

    Para quando em Portugal ? Com uma manif tudo de Iqualquer coisa na mão e escrito nos ecrans:

    – Morte à Samsung e a quem a apoiar !!!!

    ps; onde é a festa hoje ??? Com tanta alegria aqui posta

    1. Avatar de Vítor M.

      Pisca, são os factos e não os incendeies, é uma atitude de pouca moderação.

      Vamos apenas acompanhar os factos, isto não é um jogo de futebol, são apenas os desenvolvimentos num mundo onde os milhões falam bem alto e erguem ou destroem empresas e postos de trabalho.

      A competição e a disputa aumentam a concorrência e levam a um desenvolvimento maior desta deste mundo da tecnologia.

      Haverá muita coisa boa que resultará destas acções, mesmo a Samsung sairá a ganhar, com a popularidade… quem ouve falar dos tablets da Toshiba, da LG ou de outro qualquer player?

      Nada meu caro. Vai com calma.

      1. Avatar de Pisca
        Pisca

        Vitor
        Eu já desisti, até porque isto é muito mais que “a minha é maior que a tua”

        Apenas vou brincando com alguns comentários fundamentalistas que por aqui se vão vendo, nada mais

        E algumas “palavras de ordem”, não cobro direitos de autor, são apenas versões autorizadas, já cairam no dominio publico

        Numa primeira leitura o ridiculo da sotuação, indo mais longe quem está ou não a ganhar com o assunto

        No final a maioria das pessoas quer lá saber dos cantos e dos “homes”, certo, certo é que os transportes aumentaram e muito mais vem por aí

        Um dia destes ficam os telemoveis, os tablets, os pda’s em casa arrumados nem guito há para ter rede

        Isso sim é outra conversa

  43. Avatar de Joana
    Joana

    tanta inveja pelo Ipad. 🙂
    gasta-se $ em investigação, trabalho e depois vê-se o “vizinho” a copiar-nos e a ganhar money à custa das nossas ideias e depois o mau da fita somos nós!

    Interessante discussão dos extremos.

    Eu estou de acordo com a postura da Apple. Estudou, investigou, inovou … e gastou muito suor e dinheiro nisso. Há que defender a propriedade intelectual, com toda a força.

    1. Avatar de Victor D
      Victor D

      A questão não é por aí, no meu entender todo este processo entra no ridículo a partir do momento que começam a entrar em detalhes como a forma arredondada dos cantos do equipamento, o passar do dedo no ecran pra desbloquear, entre outras. Desenvolveram, criaram, inovaram… tudo bem. Têm as patentes… tudo bem. Há uma coisa que se chama royalties. Se acham que devem receber por isso que recebam, agora entrar em preciosidades ridículas como algumas que constam nos precessos… por amor da santa.

      “Ah, nós criámos um telefone que tem uma tecla verde para atender as chamadas e uma vermelha para desligar. Vamos pôr processos a todas as marcas porque isso da tecla verde e vermelha é nosso, mais ninguém pode vender telefones assim.”

      Epá vão-se catar.

      Get a life!!!

      1. Avatar de Victor D
        Victor D

        Errata: processos

      2. Avatar de aver
        aver

        Acho que se a Samsung se chegar à frente e quiser pagar a Apple não vai fora disso. Ou então fazem um encontro de contas, nos processos de patentes que a Samsung pôs contra a Apple e venha a ganhar. 😉

    2. Avatar de darth
      darth

      o ipad nao inventou nada. alias, a Apple nao esta onde esta por inventar algo, mas por conseguir dar-lhe um uso e dinâmica aos produtos que outras marcas nao sabem dar (antes do ipod ja havia leitores mp3; antes do ipad ja havia tablets; antes do iphone ja havia smartphones; antes do itunes ja havia lojas online de musica; etc…)

      1. Avatar de aver
        aver

        Pois. Faltava-lhes sempre qualquer coisa … persistência para limar as arestas do que não estava bem. Persistência para resolver os problemas, se calhar mais do que imaginação, é o que tem a Apple.

        Podes pegar em qualquer produto, como o MacBook Air que saiu em 2008. Só agora a concorrência começa a aparecer.

  44. Avatar de rcc
    rcc

    passei pelo site da tek e reparei na noticia que a apple ganhou na batalha da samsung sobre este caso. ora então num dos comentários colocaram la um link http://techdonkpt.blogspot.com/2011/09/apple-processa-sony-playstation.html mas falem a sério por causa de uma mariquice? que mostra neste site. por amor de deus

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso, segundo sei e tento andar informado, é mentira e gostava de ver essa notícia nalgum site de referência dedicado ao assunto sff.

      Não acreditem em tudo, tentem recolher o máximo possível de informação, para terem um juízo completo dos factos.

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Esta história do botão é humor que já começa a circular como verdade. Faz lembrar quando o Obama matou a mosca e no Twitter apareceu “RIP Jeff Goldblum”… O homem até teve de fazer um desmentido.:)
        A questão das patentes está a ficar ridícula mas tem muitos interesses e poder associados.
        Ganhar um processo com base nestes aspectos de design é triste. Mas triste para os tribunais, por não terem o “bom senso” que deviam. Enfim…

        1. Avatar de Vítor M.

          Pensa, porque será que desenharam o iPad com os cantos arredondados e com determinada filosofia posicional dos botões?

          Será porque é dessa forma que os componentes têm melhor desempenho?

          Cuidado, tenham cuidado com a observação directa, é a mais simples mas atrás disso e porque implica propriedade intelectual, pode estar ligada a um vasto leque de interacções técnicas. Digo eu!

    2. Avatar de darth
      darth

      esse blog nao inspira confiança. nada mais do que trolling para conseguir visualizações. então as citações que os autores do texto “publicam” sao no estilo conversa de cafe do tipo: “É vergonhoso vermos que a empresa mais criativa da galáxia, e talvez da Terra,…”. a apple de certeza que nao tem portavozes chungas.
      … quer dizer, é na piada esse artigo. acho que é de caras

      1. Avatar de Vítor M.

        Não sei que tipo de visitantes o autor tem… mas assim vai longe…

        1. Avatar de licas
          licas

          Eu ate gosto deste blog pois venho ca todos os dias aprender e distrair-me ja outros blogs que nao gosto e sou critico pelas publicacoes simplesmente nao vou la deviam fazer o mesmo.opiniao pessoal.

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Também acho! Os Pais do steve deviam processar os pais desse Sr.Thom Mayen… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Excelente, quem será o mais velho? 😀

  45. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Eu não quero saber da Apple, eu estou a espera é do Android Ice Cream Sandwich (4.0).

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Estive a pesquisar Outubro ou Novembro já esta ai.

  46. Avatar de licas
    licas

    Eu acho que a Apple esta a morder na mao de quem lhe da de comer e ou nao verdade que a samsung produz parte dos tablets da Apple?

  47. Avatar de William Sarto
    William Sarto

    DEVEMOS CONSIDERAR O SEU ESFORÇO E CONTRIBUIÇÕES…

    OBRIGADO, STEVE!!!

    http://imageshack.us/photo/my-images/16/550xstevejobs02pcncred.jpg/

  48. Avatar de Antonio
    Antonio

    Ainda se lembram dos comentários quando foi anunciado o iPad! Muitos analistas diziam na altura que não ia vingar. Agora toda a gente copia e quer a sua fatia do mercado.

    E esta, ein!!!

  49. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Já chateia.. qualquer dia patenteiam o espirro, tenham cuidado!

  50. Avatar de Marco Marques
    Marco Marques

    Opa isto é tão ridículo. Eu ate tenho um produto da Apple. gosto dos produtos da Apple. mas quer dizer, qualquer dia uma marca de carros X mete a marca Y em tribunal porque os carros da marca Y tem portas janelas e rodas PARECIDAS com as da marca X. É só estúpido.

  51. Avatar de B80
    B80

    Parece que Apple acabou de matar as inovações tecnológicas. Bem vindos ao futuro.

    1. Avatar de aver
      aver

      Qual inovação tecnológica é que a Apple (e o tribunal) matou ?

    2. Avatar de Misterious
      Misterious

      inovaçoes? onde?? Depois de a apple ter lançado o conceito do iphone/ipod, os outros limitaram-se de fazer algo que ja foi construido e sentar-se à sombra.

  52. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Todos os fabricantes já arranjam era maneira de meterem as baterias dos smartphones a durarem mais de um dia.

    Isso sim é que deveriam fazer e deixarem-se de palhaçadas.

    1. Avatar de aver
      aver

      E as dos portáteis também.
      Vá lá que já se descobriu forma de conservar o cabelo por tempo ilimitado.

  53. Avatar de phixie
    phixie

    Não consigo perceber esta “coisa” do design…
    Deixem ver se percebo…
    A Apple quer patentear “um rectângulo com cantos arredondados”!?

    1. Avatar de aver
      aver

      Acho até que essa é uma das 313 patentes da Apple que tem Steve Jobs entre os inventores.

      http://www.nytimes.com/interactive/2011/08/24/technology/steve-jobs-patents.html?ref=technology

  54. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Depois de ver este vídeo do @Aver , imaginem que no caso dos portáteis se tinha patenteado o touchpad , os portáteis da Apple não podiam ser comercializados mesmo que o conceito de touchpad em Mac seja diferente no que respeita aos toques versus instruções que dão não deixa de ser a forma como interages com a maquina , agora patentearem-se cantos e o não sei o que mais fico a pensar qual é o senso de tudo isto e se de facto este conceitos deveriam ser considerados propriedade intelectual , quando muito os dispositivos que copiassem o suposto design seriam apelidados de cópias chapadas de outro e aí suponho que a qualidade quer do So quer dos componentes faria a diferença , agora guerrearem pelo Design num produto tecnologico que poucas alternativas tem de se destacar em termos de design , bom ficará certamente para a história esta guerrilha de trincheira ora agora atacas tu , ora agora ataco eu , agora vamos fazer um armistício porque vem aí o Natal , não é serio , e de facto a maioria das pessoas que aqui se manifesta defendem a tal propriedade intelectual que afinal não está ainda claro ara ninguém , uns dizem ” é pá isso é muito mais que isso , há muitas coisas envolvidas , outros são tão lacónicos que só defendem a dita propriedade intelectual , bom vamos por toda a gente com Iphones com os cantos devidamente arredondados e com um controlo de qualidade milimetrico .

    Fiquem bem , espero não ter se ser obrigado a vestir as batinas que os Chineses vestiam no tempo da Mao .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      Pensei que pondo alguns exemplo de produtos específicos da Apple – desde embalagens, teclados, ratos, iPods, iPhone, portáteis e iMac, etc, – se percebia que a Apple tem, e protege, o um design específico dos seus produtos.

      Obviamente não impede ninguém de ter as suas próprias embalagens, teclados, portáteis, etc. O que não quer é que copiem o design dos seus produtos, o que acho que está no seu inteiro direito. Custa-me até a perceber como é que seja defensável uma posição diferente.

      Chegando à questão do iPad 2 e do Galaxy Tab é exactamente o mesmo. A questão não é de haver tablets com algumas semelhanças. É o de haver cópia excessiva. Por acaso alguém quer impedir a Samsung de produzir um tablet saído da sua própria cabeça ? O juiz alemão é isso que diz e eu concordo.

  55. Avatar de Serva
    Serva

    Errata deve-se” no tempo de Mao ”

    Serva

  56. Avatar de Joana
    Joana

    bem, vou ser um poquinho irónica para piada:
    Sim, o que a Apple faz/processa é ridículo. E os Juízes que a dão razão são todos ignorantes.

  57. Avatar de Fernando Mauro
    Fernando Mauro

    A Apple está no direito dela processar a Samsung.
    Até porque a última produz peças importantes do iPhone, como o processador, memória e SSD.
    Portanto a Samsung sabe exatamente como o iPhone funciona e esse diferencial que a leva a produzir smartphones iguais ou melhores que a maçã.
    Eu só acho que a Apple está exagerando e ainda não percebeu que essa avalanche de processos vai acabar afetando a imagem da empresa.
    O fato de tentar tirar a concorrência do mercado não garante que eles venderão mais aparelhos.