Apple confessa porque alterou o sítio do botão de alimentação do Mac Mini M4

42 Comentários

O recente lançamento do Mac Mini da Apple marcou uma das atualizações mais interessantes dos últimos tempos. No entanto, uma caraterística específica do novo design gerou alguma controvérsia entre os utilizadores: o botão de alimentação está localizado debaixo da máquina. Mas a empresa já veio explicar-se.


Apple explica o motivo por trás da mudança

Quando a Apple apresentou o Mac Mini atualizado há algumas semanas, o reposicionamento do botão de ligar/desligar tornou-se um dos principais pontos de discussão. Durante anos, o botão de alimentação esteve situado perto da entrada de alimentação, mas agora os utilizadores têm de o premir na parte inferior do chassis.

Em resposta às crescentes críticas, os executivos da Apple explicaram o motivo por trás dessa mudança. Durante uma entrevista a um meio de comunicação chinês, IT Home, John Ternus, vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, e Greg Joswiak, vice-presidente de marketing, partilharam a sua perspetiva.

Explicaram que, dada a redução drástica do tamanho do Mac Mini – cerca de metade do tamanho do seu antecessor – era necessário deslocar o botão de alimentação.

É muito confortável de premir, basta deslizar o dedo por baixo do canto e premir o botão.

Acrescentaram.

Utilizadores do Mac Mini raramente quererão desligá-lo

Embora isto possa parecer um pequeno pormenor, é importante reconhecer que a função do botão de ligar/desligar é diferente nos Macs em comparação com os tradicionais PCs com Windows. A gestão de memória superior do macOS significa que a maioria dos utilizadores de Mac não desliga frequentemente os seus dispositivos.

De facto, muitos simplesmente colocam os seus Macs “a dormir”, confiando que o sistema gere a memória de forma eficiente. Reiniciar o computador só é necessário em raras ocasiões, como após atualizações de software ou para resolver problemas de desempenho.

Como um dos executivos referiu, o botão de ligar/desligar não é algo com que a maioria dos utilizadores de Mac interaja regularmente.

Nem me lembro da última vez que desliguei um Mac.

Disse Ternus, sublinhando a pouca frequência com que o botão é necessário.

De um ponto de vista prático, é pouco provável que esta alteração no design do Mac Mini afete a maioria dos utilizadores. De facto, o novo Mac Mini com o chip M4 oferece um bom valor para quem procura uma opção económica dentro do ecossistema Apple.

 

Leia também:

Problemas no OneDrive do seu macOS? A Microsoft está a tentar resolver e dá umas dicas

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    lol primeiro era porque não era preciso desligar, agora é porque não tinham espaço.

    Digam lá a verdade “fizeram merd@ da grossa” porque queriam ser diferentes e como não tinham ideias “bora lá meter o botão no sitio mais difícil de aceder” não contaram é com as críticas da comunidade Apple.

    1. Avatar de Zé Alfa
      Zé Alfa

      Pois é, Rodrigo, não estás lá para orientar os gajos. Ainda temos de fazer uma visita guiada à tua fábrica.

    2. Avatar de Pulito
      Pulito

      Rodrigo desempregado com 9 ano mas mania que sabe mais que chief engineer de silicon valley. Escreveu estes disparates enquanto palitava os dentes e mandava a mae po alho

      1. Avatar de Croft Lara
        Croft Lara

        Então o que queres dizer é que, enquanto Chief Engineer da Apple, o tipo acerta em todas e o que decidiu está correcto? Pois na história é isso que reza e todos os “gate” da Apple foram treta, portanto, o Chief Engineer de torno é que tinhas razão, os milhões de clientes não. Lolol estás no bom caminho pulito…

        1. Avatar de Pulito
          Pulito

          Repara que quem tem mac nunca usa o power button entao escondido e o melhor. O meu mac não e encerrado desde 2019

  2. Avatar de LA
    LA

    Desculpas esfarrapadas. Faz-me lembrar a memoria 8GB do iMac ser mais que suficiente, assim como o tamanho do ecrã ser de 24″ e como a ficha de carga do rato, ser debaixo do rato. É só iluminados, na área de desenvolvimento, dos iMacs e dos Mac Mini.

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Nem sei o que estás a fazer aqui no Pplware a fazer comentários. Tens tempo livre entre as tuas obrigações como CEO de uma tecnológica multinacional??

      1. Avatar de LA
        LA

        Por acaso até tenho. Porque senão, não vinha para aqui comentar.

        1. Avatar de Pulito
          Pulito

          Vai para a fila do rsi pa

          1. Avatar de LA
            LA

            Já fui. Agora só para o mês quem vem 😉

  3. Avatar de Mamaki Funini
    Mamaki Funini

    Faz lembrar o rato que tem a porta usb por baixo, volta Steve, estás perdoado

    1. Avatar de Vítor M.

      O rato é verdade, é só parvo. Mas no Mac mini M4 não vejo grande problema. O meu Mac mini M2 tem o botão no canto direito traseiro e raramente vou lá usar o botão. Normalmente saio apenas da frente o ecrã, 5 minutos depois o Mac adormece e o ecrã desliga. Quando volto, mexo no rato e tudo está onde parou. Muito raramente mesmo uso o botão. Se neste a questão do espaço trazia problemas para colocar o botão no mesmo lugar, não vejo problemas em estar na parte de baixo.

      1. Avatar de HPTD
        HPTD

        Eu cá desligo sempre. Mesmo suspenso existe sempre mais desgaste dos componentes e a vida útilo do equipamento acaba por diminuir alguma coisa. Além de que, no caso de não se ter uma UPS, existe maior risco de apanhar com uma descarga eléctrica e lá vai á vida. Na Zona onde vivo a rede eléctrica não é muito estável e já tive amigos com esse problema por isso prefiro não arriscar. Cada caso é um caso, na mimha opinião não deixa de ser inusitavel essa localização do botão power…

        1. Avatar de Vítor M.

          Qual componente? Não digo que não haja, mas tenho uma das minhas máquinas, um iMac de 2016, ligado SEMPRE, com o software de gestão, e não dou conta de qualquer desgaste. Atenção, não estou a dizer que não há, não sei é como se pode ver esse desgaste. Este meu iMAC (já não tem Fusion Drive nativa, só tem SSD).

          Sobre as descargas elétricas… é verdade, mas nas residências mais antigas. Hoje com os disjuntores e diferenciais modernos, além da estabilidade das redes, ainda há esses casos de descargas? Pergunto.

          Por isso, e por experiência, o botão não é nada de uso corrente.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O desgaste existe mas não é notório, vai sempre durar mais de uma década a menos que esteja sempre muito quente.
            Desde os G3 que não sei o que é desligar um Mac, só sleep, infelizmente quando passaram para Intel o sleep fazia pior gestão da bateria nos portáteis mas hoje está em níveis aproximados à gestão de PPC

          2. Avatar de Vítor M.

            Hoje os M nem aquecem. E, tal como referes, eu muito raramente desligo os Macs. O MacBook Air, fecho-lhe a tampa e siga. Nunca faço um Desligar. O Mac mini abandono-o e ele adormece 🙂 o iMac está sempre ligado, até porque fica com o ecrã desligado e quando acesso remotamente ele liga-se, faço o que tenho a fazer e ele depois adormece. Não sei se vão ter desgaste, mas não noto. Nem no consumo de eletricidade.

          3. Avatar de FernandoS
            FernandoS

            Boas. Bem, eu tenho formação em electrotecnia e o que apenas quero referir é que qualquer componente em que esteja constantemente a passar corrente eléctica desgasta, podem não notar e até durar muitos anos mas desgasta sempre mais, não significa que não dure muitos anos. Quanto aos disjuntores, sim evitam as descargas electricas, o problema não é esse, são as oscilações de corrente, isso é estraga muitos equipamentos, tenho muitos clientes que os equipamentos estragam essencialmente por causa disso. Na minha humilde opinião o que o HPTD disse não é totalmente descabido:)

          4. Avatar de Vítor M.

            Mas se está em modo sleep, passa corrente onde? Aliás, não havendo um disco “mecânico”, quer em modo sleep quer desligado, a corrente que chega ao componente não será a mesma? Atenção, não faço a mínima ideia de como funciona, apenas estou a falar senso comum. Lembro.me que nos Macs antigos que tive, quando entrava em modo sleep desligava o disco, o ecrã e outros componentes. Atualmente isso já nem é considerado, porque o ecrã desliga-se como predefinido, o “disco” não existe e o restante é de baixíssimo consumo. O desgaste, que possa haver, é irrisório, não?
            Como referi, nunca desligo (desde há décadas) as máquinas. Eles desmaiam quando as abandono 😀 e ressuscitam com topo no rato 😀

          5. Avatar de Fred
            Fred

            @Vítor M.. Falando em senso comum… para que qualquer equipamento possa ser activado externamente, caso de um acesso por rede, ele tem que ter algum ou alguns dos seus circuitos em actividade, como é evidente. Daqui resulta que a fonte de alimentação está obrigatóriamente ligada e a fornecer energia. O que acontece em modo sleep é a colocação do processador no estado de baixissima velocidade, desligar periféricos, e manutenção de energia nos circuitos de ligação às redes. Quando qualquer um destes recebe um sinal de chamada lança uma chamada ao cpu que o desperta e é reposta a energia em todos os circuitos e feito um “refresh” do último estado do PC. A partir desse momento é retomado o funcionamento normal.
            Ora como é evidente é a fonte de alimentação e mais 2 ou 3 circuitos que estão permanentemente em carga e não todo o PC. O resultado da entrada em modo sleep traduz-se por um consumo mínimo de energia, gerando assim alguma poupança. Quanto ao desgaste dos componentes dirai que estamos na beira de um mito urbano

          6. Avatar de Vítor M.

            Era aí que queria chegar. Estamos na beira de um mito urbano. Gracias amigo!

          7. Avatar de Zé

            Da minha experiência de vários anos a virar frangos, os PCs e outros equipamentos que ficam sempre ligados têm a mesma ou até mais vida que os que são ligados e desligados todos os dias. A única coisa que terá desgaste adicional será bateria (se for equipamento que a tenha).
            Quanto aos picos de corrente, as fontes de alimentação modernas são bem mais resistentes que as de há uns valentes anos atrás, mas é verdade que pode acontecer.
            Vitor M. Sim, ainda existem “picos” de corrente. Aqui no trabalho temos vários detetados por ano. E como temos sistemas de controlo, sabemos que o problema não é nosso. No edifício maior, o quadro elétrico tem sistema de corte se ocorrer alguma anomalia.
            Num dos outros edifícios chegámos a medir 280V à entrada do quadro elétrico, o que veio explicar porque tínhamos tantas avarias e lâmpadas queimadas.
            Isto para não falar onde morada antes que era o degredo total na zona…

          8. Avatar de Vítor M.

            Obrigado Zé pela partilha.

        2. Avatar de Miguel A.
          Miguel A.

          Qual desgaste? Os Macs mais antigos que estavam lá no meu trabalho, são eMacs de 2002. Sempre trabalharam até ficarem descontinuados, não eram desligados, eram usados e abusados. Estão arrumados há 15 anos, e seu eu chegar lá agora, eles ligam normalmente. Isso é uma ideia descabida…

          1. Avatar de FernandoS
            FernandoS

            Olhe que não é totalmente descabido, lá por os equipamentos estarem a funcionar sempre ligados á X anos não significa que não tenham mais desgaste do que se desligarem ao final di dia. Mas veja o meu comentário mais acima.

      2. Avatar de Croft Lara
        Croft Lara

        O meu Mac Mini M4 base é muito fixe, mas o botão é a coisa mais estupida. E porquê? Porque o senhor lá tem que saber a vida da malta e saber se eu quero por segurança e consumos de energia desligar completamente ou fazer cá à EUA e sempre a queimar carvão. É pouco? É. Mas é assim que eu gosto e desligado não me acedem a ele, e se eu fizer tudo no meu iPhone e só esporadicamente usar o Mac, não preciso dele activo. Mas claro está, o chief engineer é que sabe como devo levar a minha vida…

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas tem botão. Não percebo o teu comentário. O Mac mini é leve, está seguramente ali à mão, levantar para clicar demora um segundo, tanto quando ir atrás do atual Mac mini desligar! O teu stress é porque não sabes o que estás a dizer ou porque é fixe arranjar algo para dizer mal da Apple? Eu ainda não tenho o Mac mini, estou a tratar disso, mas já o tive na mão e levantar aquilo para o ligar custa tanto como pegar no telefone. Não percebo a tua indignação!!!

  4. Avatar de Aves
    Aves

    De facto concordo “Nem me lembro da última vez que desliguei [o] Mac”, exceto, enfim uma vez de muito longe em longe, se bloquear.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      +1

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      … mas será de facto saudável a máquina estar tannnnnnto tempo sem desligar/”hibernar” alguma coisa está em esforço para estar a funcionar de um momento para o outro ao acordar de um sono!!, digo eu, não sei!! elucidem-me por favor!!

      1. Avatar de Fernando Pessoa
        Fernando Pessoa

        No caso de windows há problema se o uptime for muito grande

        No caso dos Macs não, basta ele entrar em sleep e é tranquilo. A gestão do SO é excelente e, pelo menos neste aspeto, imbatível.

        Digo isto sendo utilizador de ambos os SO.

        1. Avatar de Pulito
          Pulito

          O windows se não levar um shutdown pelo menos por semana fica passado, o mac não encerrei desde o covid e continua a funcionar

          1. Avatar de Xanax
            Xanax

            Boa “istória”. Quase que soltei uma lágrima… De tanto rir.
            Tenho um Laptop ligado 24/7 desde 2012 e ainda estou á espera que “fique passado”

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Tenho lá no meu escritório 2 iMacs de 2009 que foram desligados a ultima vez há 4 anos para fazer umas remodelações e mudar de sítio, foram ligados no dia a seguir… De resto…. Estão sempre ligados.

      3. Avatar de Fred
        Fred

        Lê o meu comentário mais acima

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já estou a ver a UE a obrigar a Apple a reposicionar o botão…

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Se a Apple afima que na parte inferior traseira é o local ideal, só temos que aceitar. O problema é que o pessoal durante anos teve o botão no local errado e habituou-se a isso

  7. Avatar de Miguel+M
    Miguel+M

    Desligar: ir ao menu Apple – Shut down
    Ligar: carregar no teclado para o ligar.
    Qual o drama…?!

    1. Avatar de mike
      mike

      e quem não quer usar teclado Apple, como faz para ligar?

      1. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Nem o meu portátil eu desligo, quanto mais um fixo. Ficariam admirados a quantidade de vezes que um utilizador comum Mac, carrega nesse botão por ano….

  8. Avatar de PTO
    PTO

    Por muito bem que o sistema faça a festão da memória, a verdade é que um equipamento eletrónico em modo sleep continua a gastar energia e a estar sobre tensão elétrica, o que não é ecológico e a longo prazo desgasta os componentes. Ao menos tinham posto o botão na mesma debaixo, mas na parte da frente.

  9. Avatar de Xanax
    Xanax

    Simplesmente a desculpa mais esfarrapada de sempre.
    Já estou a ver os vídeos sobre esta “justificação” e os consequentes memes.
    Tirando quem já inventou alternativas á inutilidade do botão, quem defende esta falha incrível só pode ser mesmo um iSheep.

  10. Avatar de andy
    andy

    Uma solução para resolver este handicap é abrir a tampa e desconectar o botão da tampa e deixá-lo pendurado pela lateral.
    Outra solução é mecanismo feito em impressão 3d:
    https://makerworld.com/en/models/744386#profileId-677132