Apple Campus 2 – A nave espacial está a ficar pronta

62 Comentários

Esta é uma obra de Steve Jobs, um centro nevrálgico da empresa de Cupertino que foi sonhado e elaborado à imagem do seu criado, um edifício onde impera o factor ecológico e as energias renováveis.

As novas imagens do Apple Campus 2 mostram já um edifício estruturado. Sim, parece um ovni, mas os 5 mil milhões de dólares pagarão muito mais que escritórios.

apple_campus2_00

As imagens mais recentes, captadas por um drone, mostram já um edifício impressionante que deverá estar pronto entre o final de 2016 e o início de 2017. O ritmo de construção é de tal ordem acelerado que, em poucos meses, um simples terreno com alicerces se transformou num edifício onde estão já a ser colocados painéis solares. Este é um dos trunfos da construção, a autonomia energética do Apple Campus 2.

Como pode ser visto, a colocação dos colectores de energia solar está já iniciada. Este edifício funcionará totalmente a partir de energias renováveis, incluindo energia solar e biocombustíveis. Para o efeito vão existir cerca de 65.000 metros quadrados de painéis solares no campus, bem como uma central de baixa emissão de carbono no local. Durante os períodos de pico de consumo, a energia será complementada através da compra de energia renovável a partir da rede da cidade.

 

Estas imagens mostram já uma previsão do que será o novo auditório da Apple, onde acontecerão no futuro as apresentações das keynotes. Este auditório corporativo está projectado para acomodar 1.000 pessoas e está já construído numa área de 11.100 metros quadrados.

Esta construção irá albergar mais de 13 mil funcionários e as imagens já começam a mostrar onde serão necessários. Consta que tudo no seu interior (mobiliário), no que toca ao design, estará a ser preparado por Jony Ive, o líder do departamento de design industrial da empresa e Vice Presidente Sénior.

apple_campus2_01

As linhas de visão não poderão vislumbrar nada mais que natureza, segundo exigências dos “patrões” da Apple, e tudo o que não seja natural está “escondido”, como por exemplo os veículos dos funcionários e executivos da empresa. O edifício estará envolvido por arvoredo e vão ser plantadas cerca de 7.000 árvores em todo o campus. A Apple vai transplantar árvores fortes no local e usar espécies mais resistentes, como o carvalho, que estão bem adaptadas ao clima seco. Para além do carvalho, haverá também um elevado número de árvores frutíferas, incluindo macieiras e damasqueiros.

Curiosidade:

A região de Cupertino perdeu milhares de dólares em receitas, vindas da antiga proprietária do terreno, a Hewlett-Packard, contudo a construção do Apple Campus 2 levou a que a autarquia da cidade ganhasse uma injecção de capital extra de cerca de 30,6 milhões de dólares. Destes, 8 milhões serão usados para pagar um passivo gerado por créditos feitos para pagar serviços médicos aos funcionários na reforma. Além disso, a autarquia vai usar mais 8 milhões para melhorar a manutenção do pavimento, uma das queixas que mais se faz sentir em Cupertino. O restante será transferido para a reserva de capital da cidade.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de campeao
    campeao

    Qualquer pessoa dava tudo para trabalhar ali.

    1. Avatar de al
      al

      estás enganado 🙂

      1. Avatar de campeao
        campeao

        Não estou.

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Tas sim senhor.

          1. Avatar de campeao
            campeao

            Olha que não.

        2. Avatar de Eu
          Eu

          Estás, estás. Basta estar um pouco atento a comentários de antigos funcionários.

        3. Avatar de RVM
          RVM

          Espera aí que já vêm umas quantas pessoas a trabalhar 12 horas por dia para ganhar 500 e picos euros a dizerem que não é nada…

          Enfim…

          Apple é das melhores empresas do mundo para trabalhar.

          E é um local de trabalho que ao contrário das suas concorrentes (em especial da vizinha), onde os projetos são levados a sério, e não descartados a toda a hora quando a coisa aperta. (como: Google TV, Google Wallet, Robots Militares, até aos casos mais recentes de bullying da Nest/Dropcam por um gajo que pensa que é o Steve Jobs 2)

          E é um orgulho para qualquer engenheiro, designer, contabilista, marketeer, músico, etc. poder dizer “a minha equipa é responsável pela parte X da Apple”… uma empresa com sucesso reconhecido em tudo que se mete a fazer!

          1. Avatar de Mota
            Mota

            E tu que não viesses fazer o teu papel de isheep 🙂

          2. Avatar de Henrique
            Henrique

            Claro, as pessoas que gostam de Apple são sheeps, as pessoas que odeiam Apple sem razão aparente, são as “inteligentes”…

          3. Avatar de Ivan
            Ivan

            Diz isso às empesas na qual a Apple alterou contratos de vendas sem aviso prévio (Taboada e Barros, e nem só) e que fez com que originasse ainda mais desemprego.

            Apple quer é só por no bolso e marimba-se para o restante amigo.

        4. Avatar de Mota
          Mota

          Mas estás errado.

    2. Avatar de Diniz
      Diniz

      +1 Uma empresa exelente. Só espero que mais empresas se (pelo menos) assemelhem

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Tinham de me pagar muito bem para ir para lá trabalhar e mesmo assim pensava umas quantas vezes. Nem todos gostavam de lá trabalhar, seja por ser Apple ou pelo design do edifício.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não dava tudo, que há coisas que são sagradas para mim, mas gostava de la trabalhar.

    5. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      davas tudo para trabalhar ali? mesmo tudo?

    6. Avatar de Tony
      Tony

      É exactamente o contrário, esperava receber muito para trabalhar ali!

    7. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sabes lá o que “qualquer pessoa” dava ou deixava de dar.

    8. Avatar de rui
      rui

      Vieste mesmo à campeão comentar, mas estás mesmo enganadinho de todo. Eu não queria, por isso já estou fora.

  2. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Parece o símbolo da Cortana.
    Agora sem brincadeira: É uma obra fantástica.

    1. Avatar de RVM
      RVM

      Sim, a Microsoft inventou o circulo!

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        You must be fun at parties.

      2. Avatar de rui
        rui

        Pelo mesmo motivo que a apple anda a sacar o dinheiro a marcas que fazem telemóveis com cantos redondos? Foi a apple que inventou? NÃO. Mas compreendo o teu comentário. Foi às 3 da manhã. Estavas cheio de sono RVM.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Não, mas a Apple não processou ninguém por fazer telemóveis com cantos redondos…

          Mas processou alguém por fazer telemóveis igualzinhos ao seu iPhone 3GS, desde o exterior até aos ícones!

          A única coisa que a samsung mudou foi o botão de rodando para quadrado.

          Hás-de aprender um dia o que constituí o “trade dress” de uma empresa!

    2. Avatar de Rodrigo Costa
      Rodrigo Costa

      É uma diversão colocar um comentário com uma piadinha sobre a apple e ver o pessoal a passar-se.
      Lol

  3. Avatar de flavio
    flavio

    Sem dúvida será uma grande obra de engenharia e sustentabilidade

  4. Avatar de sakura
    sakura

    o Jonathan Ive sabe o que faz….
    já agora deve haver 1 ou 2 por la…
    http://hackaday.com/2016/04/01/apple-introduces-their-answer-to-the-raspberry-pi/

  5. Avatar de Serato
    Serato

    Isto é uma noticia?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso foi um comentário?

      1. Avatar de PMS
        PMS

        buuuuurn!!! 😀

  6. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Gostava de receber um convite para ir lá quando estiver pronto.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    Impressionante!

  8. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Hmm… Finally something that explains those prices…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      +1 🙂

    2. Avatar de Squirrel777
      Squirrel777

      Ora lá está… Tudo tem um sentido…

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Abençoados contributos de quem compra iphone$ a 600€-700€, quando há aparelhos que fazem o mesmo por 150€-200€….. Desculpem, já me esquecia, fazem tudo mas não dão status!! 🙂

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      top. disseste tudo

    2. Avatar de Lesma
      Lesma

      És mais um dos que pensa que um smartphone dá status a alguém ? Ainda se fosse um bugatti veyron…

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Para ele dá… coitadito…

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Muita gente acha que certos devices lhes dão status, e eu conheço algumas destas pobres almas.

        1. Avatar de João Paiva
          João Paiva

          tudo depende do contexto… até um par de sapatos te pode dar status, se mais ninguém à tua volta os tiver…

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Não tem nada a ver.

    3. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Porque tanta azia? Estás com inveja? Se as pessoas compram, problema delas, elas é que mandam nas carteiras, não tu.

    4. Avatar de rui
      rui

      98% de quem tem iphones (ou outros produtos da marca) é apenas para status. Para mostrar aos amigos e vizinhos. Se ainda há alguém que tenha dúvidas sobre isto, que abra os olhos pois estamos em 2016 e já há pessoas que não são tapadas como eram há algum tempo atrás.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        que precisão de números… Ainda me lembro da altura quando muitos diziam basicamente o mesmo só por as pessoas terem um pequeno telemóvel e não foi assim há tanto tempo.

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Tenho casa, um carro bom, um curso superior, um bom emprego, visto-me bem, viajo, vou comer fora quase todos os dias, etc…

        “Vou comprar um iPhone para ter status”…

        –‘

  10. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Brutal. É uma grande obra de engenharia, e sim… Não me importava de la trabalhar

  11. Avatar de Olga Seixas
    Olga Seixas

    Que maravilha! Quem me dera poder lá trabalhar 🙂 São construções assim que o mundo precisa!

  12. Avatar de costex
    costex

    status é velocidade… e durabilidade..

  13. Avatar de RVM
    RVM

    Uma casa digna da empresa… agora já condiz a cara com a careta… 🙂

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Concordo, porque não se estava a ver onde estavam até agora, a utilizar a grande margem de lucro dos produtos

    2. Avatar de Emagon
      Emagon

      Ainda bem que não é o Campus da Microsoft, se não ias já encontrar uns quantos “bugs” no edifico! lol

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Lol, mal estravas, davas-te logo com uma parede, e tinhas de ler um manual para não caír nos buracos escondidos…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        É aqui que falham redondamente os fanboys 😛
        De um lado só vêm o que é bom, do outro tudo o que é mau.

  14. Avatar de Tony
    Tony

    e um paralelo com o iOS nos últimos anos, sempre a andar as voltas e as voltas e as voltas

  15. Avatar de João
    João

    A parte que achei mais interessante é o fato de todo o edifício funcionar com base nas energias renováveis, gostava de ler mais sobre toda a tecnologia que vai ser usada.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      sim, esse discurso é como a água em pó. Como se faz água em pó? Pega-se no pó e basta juntar água

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Chama-se neve e basta deixar ao sol.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E como se faz a neve?

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            Não é preciso pó para fazer neve e com a tecnologia certa pode ser feita neve que parece quase pó

  16. Avatar de Barão Vermelho
    Barão Vermelho

    A parte mais interessante para mim é mesmo a parte das energias renováveis, só espero é que a inovação não se esgote na construção das instalações.

  17. Avatar de Tony
    Tony

    Aqui os empregados da Apple ja nao vao fazer xixi pelos cantos

  18. Avatar de Primavera BSS
    Primavera BSS

    Aqui em portugal há uma empresa assim inovadora, com um edifício fora do comum que até ganhou um prémio internacional de arquitectura…
    Quantos daqui dariam tudo para lá trabalhar?
    http://headquarters.primaverabss.com/pt
    Fica o desafio à PPLWare para fazer também um artigo acerca da nova casa da Primavera em braga