Apple bloqueou atualizações do WordPress para iOS até a empresa integrar compras na app

35 Comentários

A Apple tem estado a forçar os programadores das aplicações que estão dentro da App Store a corrigir algumas falhas no sistema de compras integradas. Depois do caso da Epic, que quis contornar as regras, e por isso foi colocada fora da loja da Apple e da Google, agora aparece um caso com a aplicação WordPress para iOS. Depois de algumas semanas sem atualizações, o seu responsável veio partilhar em público a estranheza das exigências da empresa de Cupertino.

Segundo os pedido da Apple, a app WordPress tem de colocar as compras dentro da App devidamente assinaladas e apagar as comissões devidas. Mas que compras, se o serviço é gratuito?


App WordPress com compras integradas dos planos wordpress.com

A Apple supostamente bloqueou as atualizações da aplicação WordPress para iOS até a empresa implementar compras integradas para planos pagos wordpress.com. Contudo, num tweet feito ontem, o responsável do WP, Mat Mullenweg, disse que a falta de atualizações da app nas semanas anteriores foi devido ao processo estar “bloqueado” na App Store.

O caso tem contornos que inicialmente parecem estranhos. Então o WordPress não vende nada e a Apple está a pedir que estes incluam o modulo de compras integradas? Será um erro da Apple?

O fundador do WordPress até partilhou no Twitter a sua admiração com as exigências da Apple, dado que a app WordPress tem os mesmos contornos desde que nasceu. Além disso, Mat detalhou o problema e até pediu feedback à sua comunidade no Twitter.

Pese o facto da atitude de Mat Mullenweg parecer genuína, há algumas informações que não foram referidas. Inicialmente o responsável referiu que o WordPress não estava a tentar contornar alguma regra ou que não ia cumprir o que a Apple pediu, apenas deu a entender que seria um mal-entendido da Apple.

 

A Apple sabia que não estava tudo “bem contado” no WordPress

A explicação dava a entender que de facto havia algo estranho. Afinal a app WordPress para iOS é open source e só permite que os utilizadores criem um site WordPress alojado gratuitamente. Portanto, tudo era informativo e não era possível sequer comprar um domínio único. Contudo, conforme Ben Thompson observa, nesta situação, a Apple está a pedir 30% das vendas de domínios dos planos .com da Automattic.

Mas então se não há qualquer vendas, o que quer a Apple?

Verdade que não há, mas a app WordPress, segundo parece, violou as restrições da Apple sobre o direcionamento de utilizadores para sites de compras e pagamentos fora da app. Isto é, pese o facto da app declarar não  ter planos de armazenamento dentro da app, na área “Help Center “está lá o link para enviar os utilizadores para os planos pagos deste serviço de alojamento.

É importante notar que a app WordPress para iOS é um projeto do WordPress.com. É um serviço de alojamento construído no backbone do WordPress, mas tecnicamente separado da plataforma de código aberto em wordpress.org.

As regras são claras e, segundo parece, tentar contornar as políticas aceites pode ser imensamente prejudicial. A empresa já disse que em 30 dias tem o pedido da Apple implementado.

Provavelmente que este “desabafo” do CEO do serviço de sites e blogs era para aproveitar o “ruído” causado pela Epic depois de ter posto em causa as comissões de 30% da Apple e da Google. Assim, esta poderá ser uma forma de tentar pressionar a empresa de Cupertino numa altura em que esta está num processo de escrutínio antitruste mais amplo dos reguladores nos EUA e na Europa.

 

Leia também:

Apple compara a Epic Games a ladrões que levam produtos sem pagar

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Desculpem lá mas há alguma coisa que não bate certo.
    A app não vendia nada. Mas agora passa a vender para a Apple cobrar comissão?!
    A vender o quê, exatamente?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas diz lá no texto. Vende alojamento em vários planos. E na app estava lá o link que encaminha os utilizadores para esse produto, comportamento que é proibido pelas regras das lojas.

      Está tudo bem explicado 😉 se não quer vender, porque é parte da sua informação de ajuda? 😉

      1. Avatar de Pedro Teixeira
        Pedro Teixeira

        Isto tem um razão valida para SaaS/plataformas.
        Vamos imaginar o DropBox, o utilizador pode usar o site dropbox.com para pagar por uma subscrição e usar o iphone/ipad simplesmente como uma forma de acesso. O produto principal é o site, não a app para ios. Foi dito pela própria Apple, anos atrás, que não teriam de pagar taxas se o utilizador fosse redirecionado para uma pagina externa, onde não haveria integração com as compras da App Store.

        Hoje verifiquei no meu iPad, e se eu fizer uma compra na app do DropBox, já passa pela apple pay e pagam 30%. Isto representa um grande problema para empresas de software. No caso do Fornite, a app é o produto e acho legitimo os 30%. No caso de produtos onde a app iOS não representa o produto em sim só podemos esperar uma grande batalha legal. Por esta lógica, daqui a nada a Google também cobra comissões a quem quiser vender algo via Chrome.

        1. Avatar de AD9
          AD9

          O pior é que para IOS não tens forma de os mandar passear e instalar apk que é o que eu vejo muita gente a começar a fazer no android.
          30% de comissão é um abuso, seja qual for o produto. As “stores” tambem ganham milhares de downloads com estes jogos/apps “de nome”, uma percentagem a rondar os 10% acho que já era mais do que justa.

          1. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            Por acaso acho 10% demasiado baixo, tendo em conta a exposição que a Apple e a Google dão aos developers

          2. Avatar de FAR
            FAR

            “Por acaso acho 10% demasiado baixo, tendo em conta a exposição que a Apple e a Google dão aos developers”

            Claramente não trabalha no ramo. Ou então é dos que gosta de pagar impostos. (não digo que também não o faça, mas não gosto de o fazer)

          3. Avatar de FAR
            FAR

            E continuando, a store vive dos developers e o ecossistema iOS vive das apps. Parece-me que poderá estar a ver as coisas do ângulo errado.

            Ab

          4. Avatar de Rrrrrr
            Rrrrrr

            Percebo o que queres dizer, mas tanto a apple e Google vivem dos developers e da apps, como o contrário também acontece. No final os developers têm de disponibilizar as suas apps em alguma plataforma. Claro que têm de ter o seu retorno, mas tb tem de contribuir para a store .
            Sobre impostos não tem a ver se gostamos De pagar ou não, mas sim o propósito do mesmo.

          5. Avatar de HRamos
            HRamos

            Mas FAR, podem desenvolver as suas Apps para a loja da Huawei, sendo o maior fabricante mundial, têm biliões de utilizadores e por conseguinte clientes dispostos a pagar pelas Apps. Ninguém os obriga a desenvolver para a plataforma da Apple ou Google, existem mais felizmente.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Se tivesse lido a notícia toda iria perceber o porquê.

  2. Avatar de Fulano
    Fulano

    30% aqui, mais 30% ali e continua a procura de lucro fácil para apresentar lucros aos share holders…

  3. Avatar de Ricardo Guerreiro
    Ricardo Guerreiro

    Posso estar a apanhar a notícia por alto mas ainda hoje existiu uma actualização da WordPress na App Store e actualizou 5*

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, depois do WordPress ter dito que vai fazer o que a Apple tem nas regras. Diz isso mesmo no texto, que o compromisso da empresa permitiu a atualização. Tem agora 30 dias para fazer a devida correção.

  4. Avatar de supersilva
    supersilva

    Qualquer venda no IOS tem de pagar para a dona, não adianta, só não usando.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Então pelo que percebi a Apple vai fazer com todas as app store quer sejam gratuitas ou não a ter compras na app. Que grande tiro de caçadeira no pé.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      ?! Não percebeste bem…

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Mais de 80% das apps na App Store não pagam comissão à Apple. Se uma app está disponível como “free” não paga.
      Isso inclui as apps de vendas de produtos como a Amazon, OLX e as muitas lojas chinesas.
      Nem se pode falar que são apps de venda de produtos de terceiros porque a Amazon vende montes de produtos próprios através da app.
      E há mais montes de apps de venda produtos e serviços, de terceiros e próprios.
      Nem percebi ao certo o que aconteceu com a app da WordPress – que não atualizava – mas hoje atualizou – mas só implementa o que a Apple quer nos próximos 30 dias.
      Mistérios.

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          O texto não diz, por certo não se sabia,que na atualização da app (de ontem) a opção que a Apple considera in-app-purchase já não existe. Foi o que aconteceu. A Apple disse que o assunto ficou resolvido e pediu desculpa pela confusão.
          Se vai depois introduzir uma forma de in-app-purchase com pagamento de comissão à Apple não se sabe ao certo.
          Facto é que a app estava assim há anos sem a a Apple dizer nada. Não houve qualquer mudança de política, parece mais que algum funcionário demasiado zeloso embirrou com a app.

          1. Avatar de Vítor M.

            O problema existia boa algum tempo, mas não deixava de estar a violar as regras.

            The problem seems to be the WordPress.com premium plans and domains, which are accessible through the app via Support.

            Portanto, nesta atualização não tem o que a Apple pediu mas os responsáveis dizem que na próxima já terá essa opção. Não foi nenhum funcionário demasiado zeloso nenhum.

          2. Avatar de Os Rótulos
            Os Rótulos

            Não houve mudança de política na App Store.
            A app não teve alterações durante anos (teve ontem, para a WordPress evitar chatices).
            Ou antes os funcionários que fazem a revisão das apps estavam a dormir ou usavam critérios diferentes do último zeloso funcionário.

            O que é facto é que o caso está a ser associado ao da Epic quando em nenhum dos dois a Apple alterou a política.
            No caso da Epic percebe-se perfeitamente o se passou. No da WordPress nem por isso.

          3. Avatar de Vítor M.

            Até ontem a Apple tolerou, mas agora fez valer as regras. O Worpress removendo os links, podem continuar como estavam. E por isso saiu a atualização sem os links e sem as compras integradas.

            Se quiserem colocar os links para os planos pagos, têm de assumir as compras integradas e pagar as devidas taxas.

            Provavelmente a Apple estará a rever todas as apps e a fiscalizar se cumprem as regras.

  6. Avatar de Monte Gordo
    Monte Gordo

    A lógica é simples:
    – gratuitas não pagam comissões
    – pagas pagam 30% à Apple / Google
    – gratuitas ou pagas que vendam algo dentro da app são obrigadas a vender via “in-app” em que dão 30% às empresas.

    O que alguns “chicos- espertos” faziam era na app (por exemplo gratuita) reencaminhar para o site e aí vender algo e ficar com 100% do dinheiro.

    Como podem contornar isso legalmente? Fácil. Avisam que existem planos pagos e que para tal devem ir ao site contratar. Aí não pagam nada mais; se quiserem via app… 30%.

    Não vejo qual o vosso problema, as empresas têm opção in-app e dão 30% mas vendem muito mais; ou dizem que o utilizador via (manual é não via app) vai à web no PC ou iPad ou smartphone ao site da empresa e compra. Claro que pode é perder clientes.

    A Apple e outras só estão é a acabar com os chicos espertos.

    1. Avatar de Pedro Teixeira
      Pedro Teixeira

      Errado, mandar o utilizador por fora agora tem taxa ou ficou proibido.

      1. Avatar de Tekman
        Tekman

        Não uso a app do WordPress, mas penso que anunciava a venda de domínios e alojamento através dessa ligação.
        Mas fico na dúvida se a presença de uma simples ligação (no logo da app por ex.) sem anunciar produtos/serviços, para um site que também tenha vendas, é suficiente para a Apple achar que a venda tem de ser feita dentro da app e recolher os 30% de comissão.
        Isso sim, seria abusivo.

          1. Avatar de Os Rótulos
            Os Rótulos

            Não há taxa porque a WordPress retirou da app os tais links.
            O pedido de desculpa é por inicialmente não ter sido suficientemente explicado à WordPress que isso resolvia o assunto.

        1. Avatar de Vítor M.

          Retiraram os links e podem continuar.

  7. Avatar de LA
    LA

    A Google e a Apple a quererem ganhar este mundo e o outro.

  8. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Certamente estão recordados do caso da Epic que anda a fazer o barulho que anda , e numa das noticias aqui no pplware eu ter afirmado que o que estava em causa não era os 30% mas sim a epic querer uma loja.
    Foi agora confirmado nos documentos em tribunal :

    https://twitter.com/kifleswing/status/1296896197035270145/photo/1

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Lê bem o terceiro parágrafo do texto que puseste.
      E agora faz as contas com a segunda imagem deste post (opção de compra que a Epic introduziu no Fortnite e por isso foi banido pela Apple e pela Google) :
      https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-retira-fortnite-da-app-store-depois-da-epic-games-oferecer-descontos/

      Vais ver que dos 30% de comissão da Apple e da Google, o jogo ficava 25% mais barato ao comprador, a Epic recebia mais 5% e a Apple e a Google não recebiam nada. Se não são os 30% que estão em causa é o quê?

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        O facto de a EPIC querer colocar uma loja no iOS ! concorrente da Apple.
        A EPIC paga os 30% ás consolas aos anos e nunca se queixou.
        Lê o ponto 2 do email.

        Abc

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          Qual é a diferença comprando numa loja da Epic para iOS? Não era o mesmo:
          “dos 30% de comissão da Apple e da Google, o jogo ficava 25% mais barato ao comprador, a Epic recebia mais 5% e a Apple e a Google não recebiam nada.”

          Por acaso, com a loja separada, como faz para Android depois do jogo ter sido banido da Google Play, a mama nem era tão grande. É que a instalação por APK par Android sempre é preciso ter uns bons gigabytes livres para a instalação. Mama da boa era a Apple e a Google deixarem instalar o jogo da Apple Store e da Google Play sem receberem nada.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Nao , era o mesmo que eu chegar ao continente /modelo / pingo doce / e abrir uma bancada lá dentro a vender as minhas coisas mais baratas e nao pagar renda nem luz nem agua .

            Abc