Apple aumenta vantagem relativamente a Samsung

22 Comentários

…no nível de penetração de dispositivos móveis no Estados Unidos

A disputa de liderança entre a Apple e Samsung no mercado dos dispositivos móveis já não é de agora. Os números, à escala mundial, dão actualmente vantagem a empresa Coreana Samsung (leia mais: Samsung ganhou claramente à Apple neste Natal de 2013), mas nos Estados Unidos, o mercado dos dispositivos móveis continua fiel à Apple.

Num estudo divulgado hoje pela consultora NPD, a Apple tem aumentado a vantagem relativamente à concorrente Samsung no que se refere à adopção de equipamentos da marca de Cupertino por parte dos utilizadores.

samsung_apple_01

Os dados à escala mundial indicam que a Samsung é hoje a empresa número um no que se refere à venda de dispositivos móveis. Em Outubro do ano passado informamos que a Samsung vende mais telefones que Apple, Nokia e LG juntas e o mercado mundial tem mantido essa tendência.

Já nos Estados Unidos, à medida que os consumidores norte-americanos migram para smartphones, há cada vez mais a tendência por escolher iPhones e também smartphones Samsung com Android. Tal cenário é confirmado com o relatório divulgado hoje pela NPD, onde podemos verificar que a penetração de smartphones aumentou significativamente de 2012 para 2013.

No caso da Apple, em 2012, a empresa tinha 35% de penetração de mercado americano, tendo aumento para 42% no ano de 2013…isto relativamente ao quarto trimestre. Em segundo lugar está a Samsung, que também cresceu de 22%, em 2012, para 26% em 2013 (igualmente no quarto trimestre). Em conjunto, a Apple e Samsung representam 68% da taxa de penetração de smartphones nos Estados Unidos.

No gráfico seguinte podemos verificar esse crescimento da Apple e Samsung, mas também observar a quebra de domínio da Motorola, HTC e Blackberry.

samsung_apple

Como a penetração de smartphones aumentou significativamente em relação ao ano de 2012, houve também um aumento no consumo de dados, que passou de 5,5 GB por mês no 4 º trimestre de 2012 para 6,6 GB por mês no 4 º trimestre de 2013, isto nos Estados Unidos. O relatório justifica este aumento de dados com a utilização cada vez mais frequente de serviços de streaming.

A tabela seguinte apresenta o TOP5 de serviços de streaming nos Estados Unidos.

apple_samsung

Estes são dados para os Estados Unidos, que não reflectem o que acontece a nível Europeu. Ainda para o mercado americano, existe um estudo que indica que em 2017 a Apple dominara por completo o mercado dos dispositivo móveis com 68% de penetração de dispositivos – ver aqui.

Acham que os valores para os Estados Unidos poderão algum dia reflectir-me a nível europeu?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de elesabe
    elesabe

    ja vais puder dormir de noite nelson…

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não interessa as vendas.

    O estudo é de “ownership”.

    Toda a gente sabe que os utilizadores Apple estimam mais os seus telemóveis, e por mais tempo, e o mercado de usados é mais competente no caso da Apple.

    Dado que o iPhone é um “3310” dos Estados Unidos, é óbvio que a Apple está de parabéns, pois demonstra que os utilizadores iPhone têm, gostam, e estimam os seus telemóveis.

    1. Avatar de João
      João

      Nem mais 😉

  3. Avatar de ruben
    ruben

    Ligeiramente off-topic, mas não deixa de ser uma noticia/entrevista interessante: http://bgr.com/2014/01/16/apple-vs-google-innovation-isaacson/

  4. Avatar de Tá tudo grosso
    Tá tudo grosso

    Mas a Samsung não foi proibida de comercializar alguns produtos e smartphones nos EUA?

    http://www.reuters.com/article/2013/10/08/net-us-apple-samsung-itc-idUSBRE9970LJ20131008

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, produtos obsoletos, que já tinham sido descontinuados.

      E só alguns no meio das dezenas de produtos da samsung.

  5. Avatar de Nunes
    Nunes

    “(leia mais: Samsung ganhou claramente à Apple neste Natal de 2013)”
    não vejo qual a relação desse estudo com o que é dito!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É uma estimativa…que será próximo do resultado final.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        mesmo que se aceitasse que esses dados tivessem alguma ligação com a realidade, o facto é que esses dados são relativos a tablets e nos Estados Unidos, não telemóveis “à escala mundial”!
        Quanto à questão da ligação dos dados à realidade, existem vários problemas, desde o tipo à variedade da amostra, ao tipo de dado invocado nesse artigo, muito sensível à modificação de hábitos das pessoas no período analisado, modificação essa responsável pela maior parte da alteração verificada. Para além disso, não faz qualquer sentido falar nesse dado quando se discute penetração de mercado, pois essa mesma empresa acabou por confirmar que o iPad representa a larga maioria dos seus utilizadores, com a Samsung a ter uma pequena percentagem.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu li isto noutro lado, e vou aqui fazer copy&paste:


        Apple Releases new phone which during the time period outsells Samsung:

        Tech Media Reaction: . . .

        Samsung Releases new phone which during the time period outsells Apple:

        Tech Media Reaction: Oh my god Apple is dead within the year!

  6. Avatar de luislelis

    só dois comentários e nem cadeiras no ar?
    eu cá penso que o pplware manipulou os dados cpq tem investimentos na apple ou a Samsung não lhes pagou esta semana.
    outra possibilidade e Portugal estar a mudar.
    eu pessoalmente nem de tarte de maçã gosto.
    Samsung? pois pois, s3 e parei. ha outros muito melhores e por metade do preco.
    desiludiu-me pela atitude comercial muito idêntica a Apple.
    sou virado para o produto/preço justo, coisa q nem Samsung nem Apple o são.
    a Apple vende mais ? e depois? só me faz inveja de resto nem you ai.
    aquele abraço (q querem?) ninguém comentava.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Normal é nos USA … não esperava outra coisa.

  8. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Em um mercado em por 200 dólares compra-se um equipamento de topo atrelado a um plano é paradigmática essa vantagem da Apple, pois indica que se o preço não for um condicionante a maioria opta por smartphones da companhia. No nosso mercado tal realidade é bem diferente, pois apenas quem tem contas empresariais ou carteiras chorudas pode escolher o equipamento independentemente do preço.

    1. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      Isso dos telemóveis ligados a planos e a ficarem bem mais baratos já começa a dar os primeiros passos em Portugal. Com a Meo e a Zon a darem esses primeiros passos (por exemplo, Iphone 5C por 45€ e pagar 22€ por mês se não me engano), outras operadoras (TMN, Optimus e Vodafone) seguirão a tendência em breve.

      1. Avatar de Rui

        Não sei até que ponto é mais barato. Quando são 24 meses de contrato… em que estás agarrado a eles.

        1. Avatar de justanotherone
          justanotherone

          Eles nunca ficam a perder, nem quando te oferecem minutos mensagens ou dados à internet, eles ficam a perder.

          A questão é: é mais fácil para o bolso do português. Tão simples quanto isto.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            True !
            A tmn baixou a comparticipação nos equipamentos. e o M4O analisando bem não é uma grande oferta..(2000 minutos e sms, e 200 mb de net).
            Lá fora a oferta é maior

  9. Avatar de NokTham
    NokTham

    Desculpem lá o off-topic, mas vi a imagem e tive que ir procurar o wallpaper, http://www.scenicreflections.com/files/When_Worlds_Collide_Wallpaper_c8td2.jpg apenas encontrei 1024×768

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      Correção* foi a maior que encontrei…

  10. Avatar de Raimei
    Raimei

    Se noticiarem que a nível global a Mercedes foi a clara vencedora, mas em França a clara vencedora foi a Renault, o que se tira daqui? Que a marca nacional ganha vantagem no seu próprio país, o que é normal. Já para não dizer que o estado americano protege a sua marca, nem que para isso, tenha de revogar decisões do tribunal que dão razão às outras e isso aconteceu há pouco tempo com a Samsung ….

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Parabéns pelo argumento.

      Vendas de carros nos USA:

      #1
      Toyota Camry
      408,484 404,886 0.9%
      #2
      Honda Accord
      366,678 331,872 10.5%
      #3
      Honda Civic
      336,180 317,909 5.7%
      #4
      Nissan Altima
      320,723 302,934 5.9%
      #5
      Toyota Corolla/Matrix
      302,180 290,947 3.9%
      #6
      Ford Fusion
      295,280 241,263 22.4%
      #7
      Chevrolet Cruze
      248,224 237,758 4.4%
      #8
      Hyundai Elantra
      247,912 202,034 22.7%
      #9
      Ford Focus
      234,570 245,922 -4.6%
      #10
      Hyundai Sonata
      203,648 230,605 -11.7%

      Só 3 modelos, no top 10, são americanos.