Apple apresentou os seus novos MacBook Pro

313 Comentários

Apesar de serem máquinas com padrões elevados e com níveis de performance acima do que se pode encontrar no mercado, os MacBook Pro são frequentemente melhorados pela Apple.

São pequenas alterações que resultam da oferta de hardware mais recente e mais capaz, mas que elevam estas máquinas a novos patamares.

No seguimento de outras melhorias recentes já apresentadas na sua gama, a Apple anunciou hoje os seus novos MacBook Pro.

MBP_1

As melhorias agora anunciadas nesta gama de portáteis da Apple abrangem os dois modelos disponíveis. Tanto o modelo de 13 polegadas como o de 15 polegadas viram as suas características serem melhoradas a vários níveis e com o esperado aumento de performance.

A linha que todos conhecem e associam ao MacBook Pro foi mantida, tendo as optimizações sido realizadas ao nível do hardware que o compõem.

Ao nível dos preços, os mesmos foram na generalidade mantidos, mas dois dos modelos viram o seu preço ser reduzido.

As novidades podem ser já encontradas na Apple Store, incluindo a Portuguesa, e a entrega está garantida em 24 horas.

MacBook Pro 13

mbp_13

O modelo de 13 polegadas do MackBook Pro teve como melhorias a mudança de processadores e de memória.

Os modelos com menores capacidades viram os seus processadores passarem de 2.5 GHz para 2.6GHz. O topo de gama passa agora a contar com um processador de 2.8GHz.

Ao nível da memória todos os modelos viram a mesma ser duplicada passando agora a contar com 8 ou 16GB.

O armazenamento (discos) não sofreu qualquer alteração neste modelos de 13 polegadas.

MacBook Pro 15

mbp_15

A actualização do modelo de 15 polegadas do MacBook Pro seguiu a mesma linha do modelo de menores dimensões.

Ambas as ofertas disponíveis viram os seus processadores serem alterados. As novas velocidades propostas são 2.2GHz e 2.5GHz respectivamente. Está disponível uma opção de melhoria que passa a incorporar um processador de 2.8 GHz.

No campo da memória as alterações são também visíveis, passando ambos os modelos a disponibilizar 16GB de memória.

Apesar de não haver alterações em termos de espaço de disco, passou a estar disponível uma opção de disco de 1TB.

Todas estas alterações vão melhorar as excelentes prestações que podemos obter destas máquinas, onde aliado a um design distinto temos também uma performance imbativel.

Estas máquinas são na actualidade o melhor compromisso entre o preço e a performance que disponibilizam.

Homepage: Apple Store – Mac Book Pro

Comentários

313

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    Ahahah mas afinal pelo que é que eu estou a pagar ao comprar um equipamento destes?!? Que valores tão absurdos, se em vez de uma maçã tivesse um pêssego, já custava metade disso. Enfim, acho que nunca irei perceber…

    1. Avatar de Blop
      Blop

      Então compra um pessego e quando te deparares com o caroço, não te queixes 🙂

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Oh rapaz vai apanhar fruta… Ao menos o caroço do pêssego é maior que os da maçã. 😉 (isto para entrar na tua gracinha, visto que não deves ter muito a dizer sobre o assunto…)

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Caro Simão,
          Pode ou não gostar da Apple, mas os preços não são assim tão absurdos para os specs em questão.
          Deixo-lhe um desafio: Deixe-me aqui um ou dois links com computadores com os mesmos specs a um preço significativamente mais baixo – e em Portugal.
          Portanto, no mínimo 8GB Ram, 256GB SSD, bateria para durar 10h, um bom ecrã… para não falar em OS.

          1. Avatar de MM
            MM

            Lenovo T440s, com i5 2.9, 8GB e SSD 250 GB = cerca de 1.200 euros.
            Bate-se sem problemas nenhum com qualquer MacPro – podendo puxar o Lenovo até 12GB de ram e indo até ao i7.
            O SO, windows 8.1 com MS office de oferta.
            Alguma dúvida em como tenho a mesma performance com um Lenovo do que a que tenho com um MacPro? Bem, se calhar tenho menos 2 horas de bateria, mas depende do que fizer e dos sistemas de segurança que use.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Posso dar um exemplo, este bate o Macbook Pro de 13″ topo de gama e tudo por metade do preço, já para não falar que dá para fazer upgrade mais tarde.
            http://www.clevocenter.com/index.php/seriew/w230ss/w230prime.html

          3. Avatar de Ricardo Pontes
            Ricardo Pontes

            @Bruno

            Os Clevo batem qualquer um.
            Estou a escrever de um W730ET.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            @MM

            O Lenovo T440s tem um ecrã só FHD (2MP), o Mac de 13 tem um ecrã retinal (4MP)

            O lenovo tem uma gráfica inferior 4400 contra 5100

            O lenovo tem muito menos bateria

            O lenovo é bastante mais grosso, e mais pesado

            O lenovo não é feito de alumínimo

            O lenovo, no modelo básico, só tem 4GB, o Mac tem o dobro

            O lenovo não tem SSD PCI-Express

            O lenovo não tem duas portas Thunderbolt de 20gbps

            O lenovo não tem iluminação de teclado

            O lenovo não tem um trackpad multitouch…

            É preciso ir mais a fundo?

            @Cacun

            Essa porcaria de SP3 não vem com teclado no preço, é um processador Ultra Low Voltage, que é comparável com o MacBook Air, tem um ecrã mais pequeno, e inferior, o que é que queres provar?

            @Bruno

            Mais um desses portáteis claramente inferiores que passados 2 anos estão todos rotos… nunca vi ninguém a dizer bem de um clevo! LOL!

          5. Avatar de uxatomica
            uxatomica

            boa tarde, na firma foi preciso comprar um computador novo para o CEO, como viaja muito, decidimos algo de leve e rápido, pedimos cotação aos nossos fornecedores e foram estes computadores apresentados:

            . MacBook Air 13-inch dual-core i5 1.4GHz/4GB/128GB flash

            . NB Dell Latitude E7240 i5-4210U 12,5 PHD 4GB 128SSD W7/8P

            . NB TOSHIBA Port Z10T-A-13V I5-4220Y 4Gb 128Ssd 11.6Pfhd W8,P

            . HP EliteBook Folio 9470M ultrabook – Intel Core I5-3437U

            como já devem ter dado conta, as características mínimas seriam: i5, 4Gb RAM, 128SSD, <=1,30Kg.

            o que ganhou foi mesmo o MacBooK Air 836€ + IVA.

            digo-vos que fiquei muito admirado, porque o Dell, que é o computador com melhor preço a seguir, custa mais 100€

          6. Avatar de Manuel Santos
            Manuel Santos

            Mais uma querer ver isso…
            Construção em alumínio já agora também…

          7. Avatar de MM
            MM

            @NELSON: conheces tanto o Lenovo que só acertaste 2 ou 3:
            Lenovo T440s tem um ecrã só FHD (2MP), o Mac de 13 tem um ecrã retinal (4MP): IRRELEVANTE, não quero um laptop para ver filmes FULL-HD PLUS x2
            O lenovo tem uma gráfica inferior 4400 contra 5100: IRRELEVANTE: não é para jogar
            O lenovo tem muito menos bateria: POSSO meter-lhe bateria maior e tu no mac, podes?!
            O lenovo é bastante mais grosso, e mais pesado: WHO CARES, até porque nem é assim tão pesado 🙂
            O lenovo não é feito de alumínimo: WHO CARES?! poupo 500 euros
            O lenovo, no modelo básico, só tem 4GB, o Mac tem o dobro: 8GB (vês como nem sabes do que falas)
            O lenovo não tem SSD PCI-Express: Mesmo assim com win 8 cosegue ser mais rapido que o MacPro!!
            O lenovo não tem duas portas Thunderbolt de 20gbps: Tem USB3.0
            O lenovo não tem iluminação de teclado: TEM e com 2 níveis de iluminação (não sabes mesmo do que falas)
            O lenovo não tem um trackpad multitouc: ERRADO. TEM!!

            Com vês, não sabes do que falas! 🙂

          8. Avatar de Rochita
            Rochita

            Para não falar em OS? Se mac é o único que têm esse é absurda a tua questão. Deixo aqui então o seguinte: O meu asus n56vz de 2012 Não está assim tão pior que isso, custou 800€ na altura e tinha as mesmas specs que o topo de gama da apple da altura ;).
            Ora bem 800 mais 200 do ssd e basta fazeres tú as contas. Está aqui e passado dois anos de arder forte e feio com 3ds max, photoshop, autocad e Lumion têm-se aguentado muitissimo bem. Melhor que o Mac 14´ que certos colegas de trabalho meu têm, que não trabalham com metade dos programas necessários á minha profissão.

          9. Avatar de Nelson
            Nelson

            @MM, eu fui ver os preços ao site da lenovo.

            É tudo muito bonito, mas depois deparas-te com os factos, ai e tal, é irrelevante, não interessa, etc…

            Enfim…

            É pa rir??

            @Rochita, ai que engraçado, ainda no outros dia, o teu emprego era compor telemóveis, dizes tu, agora já é designer 3D?

            Cura-te, não existem Mac’s de 14″ sequer, e que faz isso, não usa portáteis sequer…

          10. Avatar de Rochita
            Rochita

            ? O meu trabalho era o quê? Onde viste isso eu gostava muito de saber, sempre referi neste website quais os programas que uso diariamente, sou desenhador de arquitetura e trabalho fora de Portugal. Deixa lá que a diferença entre 13.3 para 14 é enorme -_-.

            E não usa portáteis? Sabes ao menos do que estás a falar? Deves ser muito inteligente e experiente na área. Um portátil podemos trabalhar em viagem, em casa a par do fixo do escritório. Isto com um ssd faz tudo, claro que não é fixo nenhum com uma nvidia quadro, mas para um portátil de 800€ faz bem o que lhe peço ;). Mas vai lá procurar o comentário onde disse que arranjava telemóveis fiquei mesmo deveras interessado.

        2. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Bem, para vos calar,
          ASUS N550JV

          Ecrã Full-HD, 15,6″
          Intel Core i7 4700HQ 2.4Ghz (turbo até 3.4)
          16GB DDR3 1600mhz
          NVIDIA GTX 850M (é a nova geração de placas gráficas da Nvidia, SUPERIOR à que está no macbook pro 15″ mais caro!)
          750gb 7200rpm ou 1tb 5400rpm
          Leitor de bluray
          Bluetooth 4.0, camara HD 720pm e ainda possui o melhor sistema de som que alguma vez vi num portátil, e que trás até um subwoofer externo.

          Este portátil tem teclado iluminado e é todo construído em alumínio tal com os macbook. Ah, e o logo da ASUS também acende.

          Preço? 1169 euros na PCDIGA.
          Eu conheço este portátil, até porque tenho a edição anterior – o N56VZ que é igualzinho ao macbook pro 15″ mais caro, de mid-2012.

          Agora, só esbanja dinheiro quem quer.
          Abraços.

          PCDIGA: http://www.pcdiga.com/2/13666/Portatil-Asus-15-6-N550JK-CN104H
          Asus: http://www.asus.com/pt/Notebooks_Ultrabooks/N550JV/overview/

          1. Avatar de Emannxx
            Emannxx

            Ah, e se o problema for o SSD, bem, com o dinheiro que poupam em NÃO COMPRAR o Macbook, é perfeitamente possível comprar um Samsung 840 PRO (um dos melhores SSD no mercado) de 256Gb, por 170 euros.
            http://www.pixmania.pt/disco-rigido-ssd/samsung-ssd-interno-840-pro-series-basic-2-5-256-gb-mz-7pd256bw/19080491-a.html

          2. Avatar de André
            André

            Tem tudo, menos aquilo que é bom,mesmo ecrã hidpi, ssd pci-express, o peso e espessura, duração de bateria, qualidade do ecrã, etc…

            E todo em alumínio? Deves estar passada da cabeça, lá por ser cinzento, não é alumínio.

          3. Avatar de Rochita
            Rochita

            Se nunca estiveste com o portátil na mão fecha a boca, a qualidade dos ecrã da asus são espetaculares, especialmente os ecrã mate.

            Eu tenho o dito n56vz e para quem dizia que durava pouco têm aqui dois anos a bufar como um touro diariamente, se tivesse o uso que a maior parte dos mac têm que é usar o facebook durava bem os 6 anos e tinha uma “durabilidade espetacular dos mac”.

          4. Avatar de Rochita
            Rochita

            E só para quem está cheio de letra que os mac não desvalorizam e os outros sim, este portátil com dois anos está á venda por 650-700€, com apenas um ano está á venda por 800. O preço dele era 1000 na altura, só que eu consegui por 800 na worten. Claro que não os vamos vender ao mesmo preço que os mac, isto porque nenhum deles custa 2000€ 🙂

          5. Avatar de Luis
            Luis

            Eu adoro ver estas discussões sobre Mac e outros. A verdade é que aposto a quase 100% que não encontro aqui um utilizador que já tenha tido em Mac e depois mudou-se para um pc que use Windows.LOL.

            Ao contrário há muitos, eu sou um deles. E digo que só voltarei a um pc Windows.LOL se de facto não tiver posses para comprar um Mac.

            A risada que me deu ver aí um artista dizer que com Windows8 consegue ser mais rápido que um Macbook pro.

            Mac não se fica só pelo hardware, e esse é um factor que as pessoas não têm em conta a fazer comparações.

          6. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            para mim já me chegava não ter windows
            mas vamos ao hardware

            ai é tal:

            -dual core, tão mas eles não conseguem melhor que dual core?

            -ssd pci express, tão e onde é que estão as velocidades?

            -alumínio, já que é tão caro, porque que não usam carbono? ainda era mais leve e tudo

            -Thunderbolt de 20gbps? qual é a vantagem de 20gbps se não vais ligar nada que dê 20gbps..
            a velocidade maxima do usb 3 não serve?

            -bateria 9 horas, se calhar com o dinheiro extra ainda dava para comprar uma bateria extra para ter 15, 16 horas de trabalho seguido

            -iluminação de teclado, pois só a apple é que faz disto.. é um dos pontos mais importantes, sem duvida..

            -trackpad multitouch, fd.. multitouch
            ..e ecra touch não era melhor?
            à espera não tem windows, talvez não fosse uma grande experiência..

            etc

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ ptpedropt
            – os modelos de 15‘ são quad core
            – thuderbolt: podes ligar vários periféricos em cadeia sem perda de performance; podes ligar discos RAID o que até pode saturar a ligação; podes ligar placas externas com comportamento idêntico a placas PCIe internas; e tb permite ligar facilmente monitores, já que é igualmente compatível com o DisplayPort que aparece cada vez mais em monitores, especialmente os de alta resolução

            “-trackpad multitouch, fd.. multitouch, ..e ecra touch não era melhor?”
            num portátil, usar um ecrã touch não é produtivo. Não só isso é ergonomicamente mau para trabalhar, como se perde mais tempo na transição entre teclado e ecrã, do que entre teclado e um trackpad ou rato.

        3. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          para mim já me chegava não ter windows
          mas vamos ao hardware

          ai é tal:

          -dual core, tão mas eles não conseguem melhor que dual core?

          -ssd pci express, tão e onde é que estão as velocidades?

          -alumínio, já que é tão caro, porque que não usam carbono? ainda era mais leve e tudo

          -Thunderbolt de 20gbps? qual é a vantagem de 20gbps se não vais ligar nada que dê 20gbps..
          a velocidade maxima do usb 3 não serve?

          -bateria 9 horas, se calhar com o dinheiro extra ainda dava para comprar uma bateria extra para ter 15, 16 horas de trabalho seguido

          -iluminação de teclado, pois só a apple é que faz disto.. é um dos pontos mais importantes, sem duvida..

          -trackpad multitouch, fd.. multitouch
          ..e ecra touch não era melhor?
          à espera não tem windows, talvez não fosse uma grande experiência..

          etc

        4. Avatar de Blop
          Blop

          Tenho a dizer que até encontras algumas alternativas aos Macbook, no entanto com a mesma qualidade de construção, hardware e software, encontras mas muito acima destes valores. Lenovo? Recebi um na empresa e coitado, é bom de performance mas os plasticos parecem vindos directamente da loja dos chineses

    2. Avatar de Fábio
      Fábio

      Tens razão, tive esperança que baixassem o preço do modelo com 256 GB de storage, 1549 € é muito dinheiro e 128 GB nao dá para quase nada.
      Pelo menos davam a possibilidade de upgrade.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Para o PC que é, o preço está muito alto. Para isso comprava um de 13′ não Retina, e depois fazia upgrade, e ficava com um PC melhor. Mas pronto, também se está a pagar pelo o ecrã xD

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Pois, é verdade, se existisse uma opção não retina mas com um SSD maior, essa seria a minha opção.
          O ecrã apesar de muito bom, para mim não se justifica, pois quando chego ao trabalho, ligo-o a um monitor externo de 22″.

          Abraço,

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Eu comprei um e os 120Gb reais são mais que suficientes para o uso normal e permite ainda que o utilizador não encha o computador de palha que só faz com que este perca performance. Se o tem muitos videos e afins compra um disco externo (super barato um de 500 GB) e fica logo com 620 GB o que é mais que suficiente se pretende portabilidade.

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Sim, é verdade, mas no meu caso, sendo programador java / .net, tenho necessidade de correr Windows via bootcamp e por isso para mim, infelizmente tenho de ter mesmo os 256 GB de storage.

          Concordo com o que diz, o facto de ter menos espaço, evita que se acumule tanta palha, no entanto infelizmente para mim e para pessoas como eu esta é a única solução.

          Abraço,

          1. Avatar de Marco
            Marco

            bootcamp? mete isso numa vm, se um dia tiveres de mudar de pc/mac e so copiar a vm.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            128GB continua a ser muito pouco se o Fábio quiser correr o Windows para desenvolvimento, mesmo que este esteja numa VM. Uma instalação limpa do Windows + Office + Visual Studio ocupa para aí uns 40 GiB a 45 GiB. O Mac OS ocupa por volta dos 10 GiB a 15 GiB. 128 GB de espaço traduz em quase 120 GiB, ou seja, 60 GiB a 70 GiB disponíveis com o “computador limpinho”. Se houver necessidade de instalar mais aplicações no Windows e Mac, o espaço disponível torna a reduzir. Os discos virtuais com o tempo também vão crescendo em tamanho, isso significaria que tinha que passar a vida a os compactar. Resumindo, 128 GB são simplesmente insuficientes para o uso que o Fábio quer dar.

        2. Avatar de Ricardo Pontes
          Ricardo Pontes

          Não são, acredita.
          Principalmente quando as principais compras dos Mac’s é para edição de video e/ou música.

          1. Avatar de Ricardo Pontes
            Ricardo Pontes

            Agora se for um Mac para ir ao facebook e andar pela net, ai nem sei porquê que pagam este preço.
            Sim, porque para o resto é preciso muito mais espaço em disco.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Para edição video (e imagino que para audio seja algo parecido) não vais estar dependente do tamanho do disco interno, excepto para programas e afins. Vais querer trabalhar com esses ficheiros em discos externos, daí a aposta no Thunderbolt pela Apple.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Nem mais @ Nunes.

          4. Avatar de renato
            renato

            fogo eu tenho uma torre, tenho 2,3T b de espaço, sim é bastante…
            eu não me via com 128 ou mesmo 250gb… hoje em dia isso é um treta quando tens um jogo a ocupar 30gb torna-se ridicuo (não me venham com tretas de hdd externos, em jogos é um laggggggg).
            mesmo que seja um pc de trabalho, e musicas e documentos e programas… 128 gb… depois acontece como a muitos, haa o winrar não da.. diz que não tenho espaço (esquecem-se dos ficheiros temporários, logo tem de ter 2x espaço livre do ficheiro que queres descomprimir)

            só mesmo os fanboy e os utilizadores da apple para dar essas desculpa
            se fosse outro tipo de equipamento era lixo

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Renato
            relê o que eu disse!
            Para uso em edição de video, 250, 500 e nalguns casos 1000 GB, tornam-se rapidamente em nada. Nestes casos discos externos tornam-se melhores alternativas, ou então armazenamento em rede, até porque muitas vezes é uma óptima maneira de usar e transferir para outros computadores.
            Quanto a velocidade, Thunderbolt e/ou discos RAID facilmente consegue ultrapassar o teu disco interno.

      3. Avatar de André
        André

        128Gb não dá para quase nada?

        Tem juízo, isto não é o Windows, 128GB chega e sobra para muita gente…

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Sou macuser desde 2001 e sempre precisei de mais de 128 GB, agora não sei o que você faz para não precisar mais que isto.

          E sim, digo e repito a minha afirmação, 128 GB (128 Gb é que não serve mesmo para nada) não dá para quase nada.

          Tenha juízo!!!

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            ok pronto, sempre também não, o meu iMac G3 de 2001 tinha 20 GB de disco. e o meu iMac G5 de 2004 tinha 80 GB, só neste último tive de comprar um disco externo por causa da minha câmara mini DV.

            No entanto as minhas necessidades de storage obrigam-me a ter pelo menos 256 GB, pois tenho mesmo de usar o bootcamp, se você consegue fazer tudo com 128 ainda bem para si.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Tenha juízo você, sou engenheiro electrotécnico, e tenho um disco de 512GB, com 70 a 100GB ocupados.

            Para quem não tem tentas aplicações como eu (como Photoshop, Lightroom, 2 Xcode, suite Office, suite Apple, máquina Virtual XP com o Quartus, ModelSim, suite da National Instruments, etc.) e tanta música (20GB), precisa de bastante menos.

          3. Avatar de Fábio
            Fábio

            OK, e eu sou neste momento pós graduado em informática, estando a preparar a proposta de tema para a dissertação.

            Um amigo meu, foi até há bem pouco tempo gestor de uma cadeia de lojas Apple em Portugal, e recomenda-me vivamente os 256 GB, pois são muitos os clientes que sentem falta disso, quem melhor que ele, que lida com tanta gente para saber isso?

            Mas se dizes que 128 GB são suficentes para ter windows e osx instalados juntamente com o photoshop+xcode+sybase powerdesigner+office nos dois lados+visual studio+netbeans+ uma máquina virtual com ubuntu (ok, neste caso talvez se colocar a vm num disco externo USB 3.0 consiga ter resultados)+servidor mysql,entre outras coisas por mim tudo bem.
            Já experimentei o Windows por VM, no entanto frequentemente tenho de fazer tarefas que exigem bastante processamento como extração de grandes quantidades de informação de bases de dados, e a minha última experiência no vmware fusion deu um resultado péssimo no meu macbook late 2008 com 4 GB de RAM (máximo suportado).

            Mas pronto, este é o meu caso.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Nem toda a gente tem juízinho com espaço em disco, é verdade… especialmente em música, que tem albuns que sacaram da net, a 320kbps para aí com 0 ou 1 reproduções em anos… Não é?

            Se uma pessoa não valoriza o espaço em disco, não há nada a fazer, não há discos infinitos.

            Podes ter um disco de 128GB e pode-te servir, como há pessoas que têm discos de 1TB e precisam de mais, porque simplesmente são hoarders e não têm inteligência para apagar as séries que já viram, os filmes em 4K que não esperam ver outra vez, as músicas que descarregaram numa colectânea e nunca ouviram, nem nunca vão ouvir, etc…

            Eu em baixo pus um screen do meu disco…

            Mas nem toda a gente tem essa catrafada de aplicações…

          5. Avatar de Fábio
            Fábio

            Sim, e têm razão quando dizem que bem gerido 128 GB até são suficientes, e em caso de necessidade compra-se um disco externo ou isso, se for thunderbolt a diferença então provavelmente será mínima, talvez até com máquinas virtuais.

            No inicio, fui um bocado exagerado quando disse que 128 GB não dava para quase nada, peço desculpa por isso, é que fiquei um pouco desapontado e levei algumas coisas um pouco ao “extremo”.

            Abraço,

          6. Avatar de OMG
            OMG

            So música, fotos e vídeos, e já lá vão os 128, mas cada um tem as suas necessidades…

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          lol 128gb ? O que vocês fazem com o computador além de verem porno !?

          Qualquer pessoa que trabalhe um mínimo, 128gb simplesmente não dão.

          Instalação limpa com 0 % de tralha – 150 Gb.

          Já quanto aos preços dos apple se tiverem com 50% de desconto penso em comprar um…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Estás muito habituado ao Windows…

          2. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            na apple não conhecem a palavra backup

            quando o ssd se for.. ups, secalhar devia ter um HDD tambem

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ ptpedropt
            antes do SSD se ir terás tempo para fazer backups. Os sinais de degradação aparecem primeiro, é para isso que os discos têm espaço reservado não utilizado. Só mesmo se as pessoas não quiserem saber…

          4. Avatar de renato
            renato

            haha oh Nelson eu nem me lembrava, filmes em 4k num disco de 128gb haha 20gb cada um… 40gb de espaço para descompactar haha só te enterras

            eu ficava claustrofóbico..

            alias eu quero uma internet de 100mb para que?? em em 4h ancia o meu disco se estivesse num dia bem disposto a sacar uma serie completa

            comprava um mac e metia net a 2mb que chegava para ir ao mail, e ao face

    3. Avatar de Sérgio Cardoso
      Sérgio Cardoso

      +1

      1. Avatar de Roberto T.
        Roberto T.

        Tenho um MacBook Retina há ano e meio 256g e digo que é pouco! No mínimo deveria ter 512! Tinha VM instalado para correr windows 7 se fosse preciso que me ocupava no minimo 20gigas mas já desistalei! Vou me safando com os 256 mas tenho de tirar tudo (filmes, musica e fotos) para o disco rígido! Para mim é um aborrecimento, principalmente com as fotos que vão sendo às milhares!

        1. Avatar de André
          André

          Aliás, até devia ter 10TB…Vai ver quanto custa isso, mesmo em peças para PC, em SSD PCI-Express de mais de 700MB/s depois fala…

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tens razão, os preços são altíssimos, eu que diga, visto ter um MacBook Pro que me custou 1800€, mas também quem quer produtos de qualidade e de confiança, também não espere estar a dar 800€ ou menos.

      Muitos queixam-se da Apple, por causa dos preços, mas e se fosse a Microsoft a fazer o mesmo, será que as pessoas reclamavam? Não estou a defender nem a criticar ninguém, mas por favor, já chega desse tipo de ataques às empresas, qualquer que seja!

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Dei 1200 euros pelo primeiro macbook 13′ de aluminio. Na altura não havia melhor deste tamanho que desse para andar todos os dias na rua com ele. 256gigas, firewire, USB2, a nova display port, 2GB ram, um core 2 dual, teclado iluminado, tackpad que não há igual (só quem nunca usou um trackpad deste tipo é que nao sabe a falta que faz. Bem melhor que um rato em muitas tarefas exepto desenho e gamming). Concluindo tem 6 anos e nem lhe toquei. Continua rijo como tudo, apenas tem uns riscos nas laterais de andar acertar com ele nas esquinas da minha casa. As borachas debaixo do ptt parecem novas e o aluminum faz aparecer que ainda só tem um ano. Não parece uma carcaça velha como muitos com 3 anos parecem.

        A unica coisa que preciso de meter é talvez 4 a 8 gigas de ram pois acredito que no novo SO já comece a chorar com pouca ram e para ajudar a transição das maquinas virtuais e o OSX. Sim meus senhores consigo ter dois SO abertos com 2 gigas de ram e mal sinto problemas de desempenho. E talvez trocar a bateria pois só me dura 5-6 horas quando no passado durava 9-10.

        é nestas pequenas coisas que vemos qualidade. Se tivesse dado 800 euros por outro portatil se calhar hoje já tinha gasto mais 800 duas vezes por sejamos sinceros porateis de 800 euros não duram mais de 2 anos sem problemas.

        Ás vezes é preferivel dar mais 200-300 euros mas sbaes que tens um portatil rijo com capacidade para durar do que comprar coisas de platico barato que passado dois anos parecem ferro-velho e arrastam-se em tudo que fazes.

        1. Avatar de renato
          renato

          uii que rijo, deixa o cair para o chao que vais ver o rijo que é esse alumínio haha, falo por experiência própria, tive um toshiba ele ia comigo para a obra, cheio de pó, sofria como tudo no carro do trabalho, caia lhe cimento… sempre a trbalhar.
          o mac estava no sofa de casa escorregou, ficou todo empenado, para abrir a tampa de baixo foi uma carga de trabalho, o alumínio amolgado ficou a fazer pressão nos parafusos.. e olha o imaculado macbook foi.se

    5. Avatar de Roberto
      Roberto

      Sim o preço e elevado, mas o software aliado ao hardware desta máquina bate tudo, provavelmente não tens muita experiência com esta máquina…. Mas sim concordo o preço e muito alto.

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Para mim, só o magsafe, o unibody e o indicador de bateria ao lado bem como o touchpad já valem a pena.
        Só queria que a versão de 256 GB tivesse baixado de preço 🙁 .

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Que indicador de bateria?

          1. Avatar de Fábio
            Fábio

            Encontra-se no lado esquerdo, basta carregar num botão e ele diz qual o seu nivel de bateria mesmo estando desligado.
            Podes ver um nesta imagem:
            http://cdn-ak.f.st-hatena.com/images/fotolife/t/tomoya/20120625/20120625072947.jpg

        2. Avatar de Andre
          Andre

          Eu tenho um MBP 15″ de 2010 e sei o que é o indicador. Bem como o receptor de infravermelhos na frente (lado direito) e a led de standby.

          Também tenho um retina de 15″ de finais de 2013 e garanto-te que não existe indicador de bateria. A apple decidiu poupar uns centimos. O mesmo aconteceu com a led e o receptor infravermelhos.

          Mas o que mais me irrita é mesmo a ausencia de receptor de infravermelhos, não posso usar o controlo remoto para fazer apresentações com o retina por exemplo, e não quero fazer figura de parvo e usar um iPhone como controlo remoto.

        3. Avatar de Andre
          Andre

          Eu tenho um MBP 15″ de 2010 e sei o que é o indicador. Bem como o receptor de infravermelhos na frente (lado direito) e a led de standby.
          Também tenho um retina de 15″ de finais de 2013 e garanto-te que não existe indicador de bateria. A apple decidiu poupar uns centimos. O mesmo aconteceu com a led e o receptor infravermelhos.
          Mas o que mais me irrita é mesmo a ausencia de receptor de infravermelhos, não posso usar o controlo remoto para fazer apresentações com o retina por exemplo, e não quero fazer figura de parvo e usar um iPhone como controlo remoto.

          PS: houve cortes nos preços, vê na store americana os preços. Cá em Portugal é que estão uma porcaria. Se não fosse o raio da alfândega comprava os portareis de lá, ja que eu compro normalmente com teclado americano de qualquer maneira.

    6. Avatar de Hugo
      Hugo

      Oh Simão agora é que sabes que a marca também tem imenso valor?! ah e para não falar da qualidade e o design do Macbook Pro que é incomparável e o Sistema Operativo também, quer dizer tudo nele é incomparável… sim o preço é elevado, mas o produto também é de grande qualidade!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A marca não teria o valor que tem, se não fosse a qualidade dos seus produtos.

        Por exemplo, em Portugal, não me lembro de ver um anúncio da Apple.

    7. Avatar de Sergio
      Sergio

      Ao Simao,

      Obviamente nunca tiveste com um Mac.
      Sempre tive maquinas com Windows, desde a faculdade (MS Windows 3.1 instalado com disquetes LOL) até agora continuo a ter um portatil com Windows 8.

      Hà cerca de dois anos e meio, decidi comprar um Mac. Tambem eu nao acreditava que o preço justificasse a diferença (e nao o justifica no caso do iPhone) mas quanto aos Mac, estao anos à frente (por enquanto) das maquina windows.

      Trabalha com um mac durante uns meses e depois volta a fazer um post aqui. Vamos ver se mantens a mesma opiniao.

      Cumps.

    8. Avatar de André
      André

      Comentário desinformado…

      http://www.fnac.pt/HP-Spectre-13-3001sp-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a777534

      Exemplo de um computador PIOR, e ainda por cima é mais caro ou custa o mesmo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        São 350 euros de diferença a favor do HP… E pior porque?…

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Não são 350 euros.
          Ou se compara com a versão de 1549 (mais 50) e aí o Mac ganha em termos de placa gráfica (Iris vs. HD4400) ou compara-se com a versão de 1850 onde o disco SSD é apenas o dobro (512 vs 256). Tem ideia de quanto custa uns extra 256 GB de SSD?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            O Mac Pro Retina 13″ com i7 e 256GB ssd custa 1850 euros. são 350 euros de diferença.
            A Placa Gráfica Intel tem uma diferença de performance que estou eu a negligenciar, que para além de efectivamente negligenciavel, refiro que nenhuma é adequada ao uso que dou a um PC. E sei bem qual a diferença de 256GB SSD, pois já comprei para cima de 3000 pc’s tendo configurado e testado talvez 500 ou 600(entre desk e laptops). Não acho que os mac’s sejam caros pois a qualidade está lá, e como nenhuma marca consegue fabricar pc’s de qualidade num numero sequer próximo… Agora que há outras opções, há. Tenho um Dell XPS15 que tem um SSD PCIe de 256GB e um HDD 1TB com ecrã FullHD com ecra gorilla glass com tres anos e esta como novo. O novo tem um ecra com resolução tactil 3200 x 1800. São no entanto caros… não tanto como os mac, mas caros!

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sendo que, pessoalmente, por força da minha actividade profissional tive para cima de 15 portateis diferentes incluindo 1 MB PowerPC e MB pro Intel.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            @Nuno, largo o tinto, s.f.f., não está a ver em cima o preço deles?

            1850€?

            O i7 que lhe faz custar isso é o de 3.0GHz, o HP é o i7 de 1.8GHz…

            É preciso dizer mais?

            O i7 do HP tem mais a ver com o i5 do Mac!

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Compara com o Mac do mesmo tamanho e preço (256gigas)

          O HP é pior em CPU, GPU, tem um ecrã com menos resolução (apesar de ser multitouch, não interessa, não dá para utilizar como tablet), tem pior construção (tem peças em plástico), tem pior autonomia, não é tão silencioso, tem uma MiniDP, o mac tem duas miniDP que também são Thunderbolt 20gbps.

          Basicamente, não é mau, mas não é tão bom, e custa o mesmo que um Mac!

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            PS: para estudantes e professores, o mac tem desconto de estudante, o HP, tem?

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            1º Nao andei consigo na escola (Mas presumo que os seus pais lhe deram educação)
            2º Estou a ver o preço no site Apple e a configurar o de 256GB com um i7 como referi no meu comentário
            3º O i7 no HP é um processador de ultra baixa voltagem (que produz um desenho termico próprio para produzir menos calor, semelhante aos que estão presentes nos MBA) e para que perceba o problema, O preço de um i7 4500U (agora 4550U) é até ligeiramente superior em fabrica do que um i7-4578U (o novo i7 dos MBP). E como o que estavamos aqui a discutir é o facto de o MAC ser ou não caro… São opções de engenharia. A mim parece-me faccisoso dizer que um ecra tactil nao é importante quando dizemos que ter uma placa grafica 5000 é importante em oposição a uma 4400! São bons PC’c os MAC, tem um preço que corresponde á qualidade do produto como um todo. Não são os unicos! E o HP é um bom exemplo. A questão do silencio… Tem os dois ou experimentou os dois para afirmar isso? Como é obvio não… leu em algum sitio?

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            não interessa o preço inicial, o preço que interessa é o presente, o Mac é mais silencioso, porque simplesmente nem se consegue ouvir, tem uma ventoinha de desenho assimétrico, é um airflow que nenhuma empresa consegue competir.

            Leia a review do notebookcheck…

            A verdade é simples e dura, o Mac é um computador melhor, e custa o mesmo, ou menos se qualificar como estudante.

            Quanto ao ecrã, a resolução superior, a gráfica superior, o vídro superior, fácil de limpar e com tratamento anti-reflexo. Não há qualquer duvida, sobretudo com o facto de não haver nada de jeito para utilizar touchscreen no Windows…

            Se fosse um portátil que desse para utilizar mais ou menos como tablet, como os vaio flip… Ok, mas não é o caso. É só para dizer que tem, porque ninguém aguenta com o braço no ar tanto tempo, o tradição também é sempre mais rápido é preciso que o braço.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno
            A questão é que este Envy é mais semelhante a um MacBook Air do que um MacBook Pro, no global do hardware, sendo que configuras o Air mais barato, embora sem o ecrã com resolução elevada.
            Não sei onde viste o preço dos processadores, mas segundo a Intel
            i7 4500U $393
            i7-4558U $426.00

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Precisamente… falava do 4550! Mas efectivamente este HP tem um 4500! O importante é perceber que é uma opçao de Engenharia e queria apenas equiparar um preço de um componente. Ser de baixa voltagem nao justifica o preço. Antes pelo contrario! Um i7 de ultra baixa voltagem é mais caro que um i5 com TDP 28W. Ai sim seria injusto a comparação. Dai ter usado o i7 do MBP. Mantenho a diferença de 350 Euros.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não acho que os mac sejam caros per si. A qualidade está lá. Já o disse. Há é efectivamente alternativas em qualidade e performance!

      4. Avatar de Nuno
        Nuno

        No entanto, dizer “o melhor compromisso entre o preço e a performance” parece-me ser um disparate!
        A performance de uma MBP não justifica o preço! O produto num todo esse sim.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          http://www.laptopmag.com/best-laptops.aspx

          Os 3 portateis que a Apple comercializa estão aqui no top, cada um na sua categoria.

        2. Avatar de Pecas
          Pecas

          Amigo, o que nao falta e gente constantemente recorrendo a tecnicos com seus PCs e algum tempo depois toca a pensar noutro. Sem contar com o balurdio usado nos anti-virus. Por exemplo, tenho um Macbook pro 17 edicao de 2011 ( creio que ultimo antes da Apple deixar de o fazer), i7, 8GB ram. Com 5 anos continua uma bomba, uma caterpilar. Impecavel. O que nao falta sao gente querendo compra-lo se o quisesse vender.

    9. Avatar de Antonio
      Antonio

      Quando a maçã vier inteira compro um.

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois logo vi 🙂 então o que vais comprar é uma batata… nunca saberás então o que é um verdadeiro Macbook 😉 andas sempre pelo mundo das batatas 😛 tu e muitos que dizem mal e tal mas nunca trabalharam num, no limite mexeram no teclado e no touch pad na Fnac e daí tiraram toda uma experiência de vida!!!!

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Estou diariamente numa sala com mais de 20 mac ao dispor, só os utilizei para ver o email.

          1. Avatar de Vítor M.

            Fazes bem, assim não “apanhas vírus”!!!

  2. Avatar de FOAD
    FOAD

    A maçã dourada.

  3. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    “níveis de performance acima do que se pode encontrar no mercado”

    Eu adoro o meu MacBook Pro, mas por favor…

  4. Avatar de jedi
    jedi

    os preços em 2008 e 2009, era mais acessíveis, que foi na altura que comprei o macbook pro de 13. hoje em dia é de tirar o chapéu, ainda para mais com iva a 23 %. ;( .

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Também comprei o meu nessa altura com disconto universitário. Nao existia melhor daquele tamanho aquele preço.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    AhAh

    Só de ver aquele pessoal hoje todo na Media Markt desesperado para comprarem MacBook’s

    Deve ser triste para eles verem esta noticia.

  6. Avatar de Rsantos
    Rsantos

    É impressão minha ou o processador não mudou?

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Digam que os produtos têm bom desempenho, ok concordo.
      Digam que os produtos têm um bom design, ok tudo bem.
      Digam que os produtos usam bons materiais, Sim!

      Mas daí a dizerem que os produtos são “o melhor compromisso entre o preço e a performance”…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas na verdade são.

    2. Avatar de Ace
      Ace

      Ups não era pra responder a este post.

      Btw sim, os processadores são quase os mesmos, mudou a geração.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A geração do processador não mudou, já que nem sequer ainda saiu a nova geração. O que aparece são processadores com velocidades superiores, que foram introduzidos na semana passada pela Intel!

      2. Avatar de ACS
        ACS

        A grafica é a mesma por isso são processadores da mesma geração. A apple deve estar a espera que a intel lance os novos haskwell para refazer a motherboard para suportar os novos processadores e as novas graficas.

        A apple faz sempre isso sempre que o core muda eles mudam o resto. Se nao mudar fazem pequenos upgrades.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      mudou a velocidade do processador, e aumentaram a RAM

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Um bom monitor e um pc com estas carateristicas deve de rondar metade ou menos disto ja tive o prazer de mexer num Mac e adorei o sistema sem duvida mas dar este dinheiro todo penso que não teria coragem se tivesse outro simbolo aposto que o preço seria outro tal e qual como uma tshirt que tem um rabisco diga se Nike custe X e sem o dito rabisco custe menos…mas cada um compra o que quer com o simbolo que quer.

    1. Avatar de André
      André

      Se achas que é por causa da marca, continua a comprar esses portáteis que passados 2 anos já estão todos rotos nas dobradiças, o plástico já cheio de falhas, lentos, a bateria a durar 2 minutos, o ecrã que não tem nem nitidez, nem contraste nenhum, azulado, e sem cores… E o teclado que verga quando se escreve… Tão tipico…

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Que engraçado parece que o meu têm dois anos, e não está roto nas dobradiças, o plástico não está com falhas, porque não é de plástico, ainda dura umas três horinhas e meia, o ecrã continua nitido como sempre com ecrã mate, o teclado continua perfeito e o backlight do mesmo também. Vocês devem pensar que só os macs é que duram…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Há mais coisas que fazem o preço começar nos 1300 e não nos 600€. Basta começar a analisar bem para perceber

  8. Avatar de Mendes
    Mendes

    “Apesar de serem máquinas com padrões elevados e com níveis de performance acima do que se pode encontrar no mercado”

    Ein!?

    É preciso ter cuidado com estas afirmações. O software da apple é muito estável… agora o hardware está muito aquém dos valores praticados pela apple.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, onde é que encontras essa performance e refinamento em QUALQUER outra marca no mercado?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tens os Lenovo Carbon, Dell XPS, HP, Fujitsu….
        E qualquer um destes tem acran IPS com touch, coisa que a Apple não tem!

        A Apple é superior a alguma dessas marcas que referi? E em quê? No preço…….

        1. Avatar de Miguel

          não consigo encontrar utilidade num ecrã sensível ao toque num portátil

          talvez por, há já nove anos, utilizar trackpads da Apple(?)

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não tenho grandes dúvidas de que o futuro são os híbridos (tablet + portátil), que é o oposto que a Apple tem (2 mercados bem separados que não se canibalizam, os mac e os ipad).

            Sou adepto de portáteis minimalistas, leves e com o máximo de funções.

            A máquina mais parecida com o que procuro até nem descrevi em cima, chama-se Surface Pro 3!!! Mas isso é o que eu procuro, leveza, multitarefa e produtividade.

        2. Avatar de André
          André

          É… Quase que é tão bom como o scrool do Mac… Quase!

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Já usaste algum Mac (uns meses) para dizer o contrário?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Tenho aqui ao meu lado um macbook core 2 duo 7300….. quase sem uso….
            É que o Office 2011 para mac não é a mesma coisa do Office 2013 para PC! Aliás, muitos documentos nem abrem no office 2011!!!!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Penso que o Office seja desenvolvido pela Microsoft e não pela Apple.

            Julgava que estavamos a falar de Apple e não do MS Office.

            Apesar de reconhecer que o Office para Mac não é igual ao do Windows, ainda não tive nenhum que não fosse aberto. Mas isso, é Microsoft.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Eu utilizo ficheiros de excel xlsx que não funcionam no office 2011 do mac!

            Não, eu argumentei pelo facto de haver excelentes máquinas, nomeadamente portáteis, que em nada perdem para a Apple. E em relação às marcas que referi em cima, só não acrescentei o ex-Sony Vaio porque é um desastre nos drivers!

            Se compararmos a linha empresarial dos portáteis da HP, Fujitsu, Dell, Lenovo (são portáteis que não se vêem na Fnac 🙂 estes em nada ficam atrás da Apple!

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rui
            e tens o Office no Mac actualizado? é que não deverias ter problemas em abrir documentos Word, Excel ou Powerpoint. No máximo poderias ter problemas com formatação ou com alguma fórmula ou macro no Excel, mas o documento deveria abrir.

          5. Avatar de Rui
            Rui

            @Rui, e são excelentes máquinas as que referiste, é verdade. Mas é a escolha de cada um.

            O que não entendo é virem para aqui contestar e argumentar tanto contra a Apple e o Macbook. São excelentes escolhas os Macbook’s, com uma qualidade de construção que não ves em muitos outros portateis, com excelentes caracteristicas, e mesmo assim deviam, segundo muitos, ser vendidos como low cost.

            Podem custar muito dinheiro, mas se começares a comparar N aspectos, o preço não é assim tão elevado.

          6. Avatar de Rui
            Rui

            Utilizo o Excel versão 14.3.0

            Obviamente não é em todos os ficheiros que tal acontece, mas o que mais utilizo, em xlsx, não abre!

          7. Avatar de Miguel

            @Rui

            Reino Unido
            esse país pobre e subdesenvolvido
            que não tem dinheiro para pagar nem conhecimentos para perceber as vantagens do pseudo‑ooxml da ms
            http://www.esop.pt/Default/pt/Destaques/Noticia?A=12

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rui
            tens aí algum problema, tal não deveria acontecer… experimenta noutro Mac com uma versão actualizada do Office.
            Só consigo imaginar tal coisa se o ficheiro tiver embebido alguma informação doutro programa ou ficheiro, que por algum motivo “empanca” o Excel.

      2. Avatar de Mendes
        Mendes

        Constróis o teu próprio pc?

        Estou mais que satisfeito com o meu pc de à quase 2 anos. A apple entretanto lançou um modelo (mac pro 6 core) que tem as mesmas características (a nível de hardware) que o meu… à uns MESES atrás e… custa o dobro do que o meu custou.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Quer dizer que colocaste no teu PC um processador Xeon e placas gráficas profissionais?

          1. Avatar de Mendes
            Mendes

            Processador:

            http://www.theinquirer.net/inquirer/review/2157358/intel-xeon-e5-2670-vs-core-i7-3960x-review/page/2

            Acho que este link resume o facto de ter o i7, ser mais barato versus ter de esperar 4 meses pelo e5.

            Gráfica:
            http://www.game-debate.com/gpu/index.php?gid=2111&gid2=576&compare=firepro-d300-vs-geforce-gtx-680

            A gráfica que uso é melhor que a original dos mac pro.

          2. Avatar de ACS
            ACS

            Não te esqueças de comparar as motherboards também. É que esses teste foram feitos em motherboards generalistas e na apple a motherboard é feita á medida do que se mete lá dentro.

          3. Avatar de Miguel

            mais um que ainda não percebeu que o desempenho de uma máquina está dependente do componente mais fraco

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mendes
            bem… depois do que dizes, acho que não é preciso muito mais para perceber que não fazes a mínima ideia sobre os requisitos duma workstation. Não é uma máquina para jogos, é para trabalho. Achares que é o mesmo é ridículo

          5. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Mendes

            WTH… Primeiro dizes que o computador têm as mesmas características. Depois afinal já não têm. Depois fazes uma comparação de material de workstation com material mainstream.

            Colocas uma comparação entre um Xeon e um i7, comparação esta que mostra claramente a vantagem do Xeon. Mas o ridículo é mesmo a comparação das gráficas que nem têm um único benchmark e apenas compara especificações.

            Já agora, as tuas memórias são ECC?

          6. Avatar de Mendes
            Mendes

            @Nunes
            Todos assumimos muita coisa. Nunca foi a minha intenção mencionar workstations. O meu post de “comparação” entre processadores e gráficas assume-se que seria uma comparação entre qualidade/preço/data de lançamento.

            Da mesma forma que eu decidi falar em desktops tu decidis-te falar em workstations.

            Acho que o tópico já vai em níveis que nem sequer têm nada haver com o post inicial.

          7. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Tu é que decidiste falar em workstations ao dizer que tinhas um computador com as mesmas características que o Mac Pro. O Mac Pro é uma workstation.

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mendes
            :S
            mas estás a mangar com as pessoas!?
            Não fui eu que decidiu comparar uma workstation com um desktop montado, para depois dizer que têm as mesmas características.
            Se não tinhas intenção de mencionar workstation, então não deverias ter feito a comparação. Ou será que não sabias que era uma workstation?
            Pior que isso é que achas que seria o mesmo, sem te dares ao trabalho de confirmar a natureza da máquina.

          9. Avatar de Mendes
            Mendes

            @Nuno Vieira
            Ein?!

          10. Avatar de Mendes
            Mendes

            @Nunes e Nuno Vieira
            Levem lá a bicicleta e as vossas workstations.

          11. Avatar de Miguel

            bicicleta?
            QUERO!
            manda

          12. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Miguel
            não sei se ficas bem servido… ainda te manda uma para criança e diz que é o mesmo que para adulto

          13. Avatar de Miguel

            não tinha pensado nesse risco

            mas tenho sobrinhos
            não se iria perder tudo
            😀

        2. Avatar de ACS
          ACS

          Está a confunfir computadores que se constroem para jogar jogos com os que são usados para utilização proficional!! Grafica diferentes e processadores completamente diferente.

          Metes graficas e processadores proficionais a correr jogos e nunca terão o mesmo desempenho exatamente porque não são optimizados para correr jogos.

          A nivida ou ati nunca na vida iria gastar dinheiro a refinar drivers e graficas para correbem bem os ultimos jogos no mercado para graficas que nao são usadas para isso.

          1. Avatar de Mendes
            Mendes

            @Nunes
            É sempre bom ler-mos aquilo que escrevemos antes clicarmos no “Responder”.

            Nunca falei em workstation, falei sim em PC. O tópico nem sequer se refere a estas máquinas como workstations.
            São portáteis… e cada um utiliza da maneira que bem entender. Jogos, trabalho, development, edição de video ou som…

            Ridículo é o facto de não saberes que a comparação de peças de hardware é feita através de testes de benchmark.

            Ainda queria ver um pc destes a funcionar como enterprise “workstation”, a trabalhar para 2000 pessoas.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mendes
            Acho que deverias seguir o teu próprio conselho.
            Nunca disseste a palavra “workstation”, mas fazes uma comparação sem sentido entre uma workstation e hardware que não é de workstation… logo, workstation está implicito!

            “São portáteis… e cada um utiliza da maneira que bem entender. Jogos, trabalho, development, edição de video ou som…”
            desculpa!? Mas agora o Mac Pro é um portátil e o computador que construíste é um portátil!??? Lá porque decidiste começar a falar em desktops num assunto de portáteis, não quer dizer que esses sejam portáteis!

            “Ridículo é o facto de não saberes que a comparação de peças de hardware é feita através de testes de benchmark.”
            Rídiculo é continuares a teimar, mesmo depois de te avisarem para os requisitos necessários de cada um. Uma workstation é uma máquina de trabalho especializada, com hardware que dá garantias de fiabilidade no uso com programas profissionais, e com drivers com suporte alargado… Os benchmarks não te vão dar nada sobre este tipo de requisitos…
            Para além disso os processadores Xeon permitem maior largura para interface PCI, para ligar periféricos, de grande importância neste tipo de ambiente, e normalmente suporte para mais memória!

  9. Avatar de DS
    DS

    Com os 1300 do modelo mais barato já comprava um Laptop 15,6″ com muito boa performance.
    Agora se for um profissional que precise de algo dedicado para produção ia para um Apple (a muito custo)

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Quem dá os 1300 é porque quer 13′ e nao 15.

    2. Avatar de André
      André

      Sim, vais comprar um canhão de 15, que tem menos resolução que o Mac de 13…

      Isto é que São escolhas inteligentes! É melhor e mais pesado? Melhor!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Eu comprei um Air de 13 porque queria o de 13 com 1,35Kg e não queria um de 15 com 3Kg 😀

      Vamos lá ver o que significam os nomes dos Mac:

      Macbook Air = leve

      Macbook Pro = Profissional

      Macbook Lowcost = Não existe

      Quem quer pagar menos, vai à FNAC, Worten, Radio Popular, Box, etc etc etc, e tem lá portáteis dos 300 aos 3000€. Comprem o que quizerem.

      Se tiverem paciência, analizem o custo do software que vem num Mac, as actualizações, a qualidade do hardware. Se não quiserem fazer isso, paciência 😉

  10. Avatar de Jonny Boy
    Jonny Boy

    E eu que queria exprimentar mac… que absurdo esses preços!
    O mac retina de 15” que so custa 2500€, tem o mesmo hardware que o meu asus de 17” já com um ano que me custou 1300€.

    uma pergunta!? (retorica) é o software (digo OS) que o faz valer assim tanto? nao me parece

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Impossível, porque os componentes do Mac não existiam há 1 ano atrás.

      E de certeza absoluta que há um ano atrás, pelo menos, não compravas um Asus de 17″, por 1300€ com ecrã IPS-LCD de 5 Megapixels, nem Full HD, se calhar…

      Nem o teu Asus de 17″ dura 10h, tem atualizações gratuitas de software, 2kg de peso, etc…

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        “Impossível, porque os componentes do Mac não existiam há 1 ano atrás.”

        Exacto… existem à mais que 1 ano. lol

        Asus de 17” por 1300? aos pontapés…

        A microsoft n têm actualizações gratuitas de software (minor versions)? Estranho… se bem me lembro a microsoft lança todos os meses actualizações.

        Os primeiros ecrãs dos macbook pro retina tinham problemas, portanto n sei se considera isto também uma vantagem ou n. :/

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          LOL, vale tudo…

        2. Avatar de André
          André

          Onde é que existe há mais de um ano?

          A Apple tem updates desses de todos os meses, e também os major gratuitos, como o novo Yosemite.

          No Windows, por exemplo, do 7 para o 8, é preciso pagar…

          1. Avatar de Mendes
            Mendes

            Lá pq o i7 2.xpto versão chinesa saiu na semana passada, n quer dizer que não exista melhor já ao tempo.

            A Microsoft é uma empresa de software e faz dinheiro a vender software. A apple é uma empresa supostamente de “hardware”, ou pelo menos era antigamente, e oferece o software.

            A realidade das empresas de topo mundial funcionam assim. Vendes o teu hardware e ofereces o software como parte do produto.
            Já trabalhei numa empresa que vendia material para a grande AT&T e faziamos o mm.

    2. Avatar de Miguel

      o teu asus com um ano tem um processador que foi lançado na semana passada?

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        … e a apple meteu nos pcs de hoje um processador que saiu na semana passada? hmm

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Duh, é claro que para a Apple sai primeiro!

        2. Avatar de ACS
          ACS

          Claro que sim. Eles estão sempre a conversar com a intel. Achas que intel não é precisionada pela apple todos os anos para produzirem mais e melhor? A apple já o ameaçou 3 vezes que se nao melhorarem a qualidade do processadores de baixo consumo para os airs que saem da intel.

          Os macbooks são sempre os primeiros computadores a serem lançados com os mais recentes processadores. Não te esqueças que a apple produz a motherboard por isso precisa de as fazer á medida. É essa a razão porque a apple nunca melhora as grafica quando o core não muda. Porque redesenhar o componente principal só para meter uma grafica melhor não vale a pena.

          Por isso estes não trazem a grafica mais recente do mercado porque a intel está bastante atrasada com o novo core.

        3. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Já não é a 1º vez que a Intel disponibiliza os processadores à Apple antes de qualquer fabricante ter acesso a ele! Um dos exemplos é o processador que equipava os 1º MacBook Air. Que só foram disponibilizados aos outros fabricantes mt meses depois, e não é caso único.

  11. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    bem…..os componentes devem ser todos de ouro 😀

    1. Avatar de DyMo
      DyMo

      sim são, como muitos outras companhias de fabricação de circuitos integrados.

      Mas compreendo o teu ponto de vista

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        querias dizer banhados a ouro?

  12. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Bom produto disso não tenho duvidas agora o preço não será bastante exagerado?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      o preço é alto, mas quanto a ser exagerado não parece! Há que ter em conta o hardware que tem, acima da média, como disco PCIe, Thunderbolt, ecrã Retina, etc. São componentes caros

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        O que é ecrã retina?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não deveria ser complicado descobrires, já que esse nome aparece repetidamente no artigo…

  13. Avatar de Kupriyanov
    Kupriyanov

    Mas não é por isso que fazem menos vendas.
    A Apple é qualidade, vicio, prestígio, etc… E as pessoas vão continuar a pagar por isso.

    E ainda são os melhores para trabalhar com Vídeos e Musicas

    1. Avatar de MM
      MM

      “E ainda são os melhores para trabalhar com Vídeos e Musicas”
      Mais um mito urbano que se criou à volta da Apple…

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Talvez porque quem os compra para isso fica satisfeito? Melhor publicidade é a experiencia com o produto ou o concelho do vizinho.

        Boa qualidade construção, incomparavelmente bonitos e bons componentes. É exatamente o que o pessoal quer. Não ves nenhum dj ou produto de musica a andar na rua com ptt de plastico que parecem custar 300 euros.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois é…

        Por isso é que quase todos os DJ’s… usam Mac’s ao vivo…

        Quase todos os produtores musicais… têm Mac’s no estúdio…

        Quase todos os editores de filmes… têm MacPro’s na sala de edição…

        Quase todo o hardware para televisão e cinema (por exemplo, Matrox), é feito a pensar no Mac primeiro…

        Um mito!

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          ainda fico a pensar como criam os filmes sem projectores e câmaras apple.

          1. Avatar de André
            André

            Eu ainda fico a pensar em como criam estupidezes dessas…

            Como é que ligam as câmeras aos computadores…

            Deves pensar que é por usb…

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Será que a mudança de 2,4GHz para 2,6GHz fará grande diferença?

    Em lojas como a Fnac, etc o computador de 1549€ por exemplo a única diferença que tem para o novo é o processador de 2,4 e este de 2,6.

  15. Avatar de Marco
    Marco

    peguem la nos lenovo, ou nos samsung com características idênticas e depois falamos do preço.

  16. Avatar de Marco
    Marco

    Really? esta me a escapar alguma coisa, em termos de hardware o que e que estes computadores tem melhor que os outros do mercado? 0.o depois esses preços.. enfim.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Deixo-lhe um desafio: Deixe-me aqui um ou dois links com computadores com os mesmos specs a um preço significativamente mais baixo – e em Portugal.
      Portanto, no mínimo 8GB Ram, 256GB SSD, bateria para durar 10h, um bom ecrã… para não falar em OS.

      1. Avatar de JJJ
        JJJ

        assim de cabeça… http://www.asus.com/pt/Commercial_Notebook/ASUSPRO_ADVANCED_BU400V/

        10h de bateria?? pela diferença de preço, eu ligo à tomada sem problema nenhum…

        1. Avatar de ACS
          ACS

          Para andar com o ptt ligado á tomada par aisso compras um computador de secretária. Estas pessoas não sabem para que serve um portatil –‘

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          LOL!

          Esse computador ainda tem um disco rígido!

          Voltamos outra vez aos anos 90?

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          longe de ter specs idênticas aos Macbooks Pro

        4. Avatar de André
          André

          A sério?

          É como comparar o Cristiano Ronaldo ou o Messi e Zé Manco que joga aos fins de semana uma partida com o pessoal do trabalho, para ir depois mandar uma francesinha abaixo… LOL!

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Estava com a ideia que todos esses componentes pode ser comprados a parte, e fazer um hakintosh bem mais barato ou ate mais potente com o dinheiro que sobra, ou estou enganado?

  17. Avatar de Nelson R.
    Nelson R.

    Belas máquinas, pena tenho de receber tão pouco. Se podesse era disto que comprava. O iMac de 2008 já começa a ficar curto.

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu usei Windows durante anos e mudei há pouco para Mac.
    Muitos questionam o preço, e eu pergunto o seguinte:

    Qual é a oferta nacional que ofereça portáteis com os mesmos specs (8GB RAM, 256GB SSD, 10h Bateria, qualidade ecrã) a um preço significativamente mais baixo?

    Fica o desafio 🙂

    1. Avatar de Pirika
      Pirika

      10 horas de bateria?!esta é para rir!!
      Com wifi e brilho no minimo talvez 6 horas…

      Agora concordo plenamente na qualidade de ecrã…muito a frente em comparação com muitos portáteis que estão no mercado.

      1. Avatar de Oupa
        Oupa

        “10 horas de bateria?!esta é para rir!!”

        Chego à faculdade com o meu MBPr e ligo-o às 8h. Às 13h ainda tenho 70% de bateria! Se quiseres fazer as contas…

        1. Avatar de Pirika
          Pirika

          vou mandar vir umas baterias novas…é que 20 horas de autonomia…é do outro mundo!

          Não sei que uso dão ao vossos macs, mas gostam de os valorizar no preço e na performance!

      2. Avatar de Rui
        Rui

        É um Mac, não é Windows. Falas sem saber

      3. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Realmente o que dizes é para rir. Nos MacBook Pro retinas consegues facilmente ter 8 a 9 horas de utilização. E com grande grau de certeza daqui a 3-4 anos ainda deves conseguir essas 6 que dizes, o que está mesmo em novo no sonhos na maior parte dos pc win sem falar que na maior parte ao fim de 1-2 anos a bateria morreu.

      4. Avatar de André
        André

        É de rir como os utilizadores Windows não conseguem sequer conceber a realidade de que é trabalhar num Mac!

        LOL!

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    o que gosto mesmo é da gráfica “Intel Iris Pro” (eventual Intel 4200/4600 que são bastante medíocre por acaso) mas como está num apple passa a iris pro que traz como grande vantagem suportar ecrãs, com resolução bués de dpi’s bastantes, e capacidades fora de série para utilizadores muito ….

    Epá sou fã e utilizador de vários de produtos apple mas isto chega a ser ridículo.

    Isto é mesmo virado

    1. Avatar de André
      André

      Errado.

      A íris que vem, não são essas, e tem um desempenho bastante bom na GUI, e não têm qualquer problema com a resolução.

      Até parece que a Apple alguma vez iria pôr no mercado um produto assim… Deves pensar que isto São as outras marcas que fazem qualquer concessão so para colocar brinquedos de 500€ ou menos no mercado…

      Estás a falar da Apple, estás a falar da melhor marca de computadores de décadas a fio. Não tem comparação com qualquer outra marca.

    2. Avatar de João
      João

      Amigo você não sabe o que diz… a Iris Pro é muito mais potente que a serie HD 4000/5000, é equivalente quase a uma NVIDIA GT650M… não têm comparação possível com as Intel HD Graphics!

      http://www.notebookcheck.info/Intel-Iris-Pro-Graphics-5200.106625.0.html

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      O IRIS Pro é a designação dada pela Intel, não é uma invenção da Apple. É bastante diferente do Intel 4200/4600. Podes procurar por mais informação

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sim não me dei a trabalho de investigar bem a versão da gráfica intel que utiliza pois nenhuma gráfica intel tem valido grande coisa, posso ainda apostar que a intel nomeou este produto como iris e iris pro por estar a dar alguma exclusividade à apple (pelo menos durante algum tempo).

        No entanto agradeço ao sr. João que me enviou a literatura para me educar sobre este assunto. Após uns breves minutos confirma-se novamente que as gráficas da intel são de qualidade e utilidade dúbia certamente tem pouco de pro, se reparar bem a intel 5200 no global está a 15% atrás da gama da 650m que tem mais ou menos 2 gerações de idade.
        Esta grande gráfica está é na verdade on par com uma gt720m pelo menos nos testes de openGL cinebench 15, que como sabe é um bom barómetro para prever comportamentos de software profissional da adobe e companhia, vai ser engraçado ver este equipamento a trabalhar com resoluções retina.

        Opá por mim podem e que vedam milhões destas unidades agora não me atirem areia para os olhos com iris pro e book pro pois para alem da qualidade do ecrã e da caixa que contem estes componentes isto de pró tem pouco.
        Realmente acho incrível que este produto apple tipificado como premium possa vir com aquilo que é na minha opinião componentes fulcrais ao desempenho medíocres.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não entendo essa teima!
          O Pro inclui uma grande cache dedicada no próprio processador, com impacto significativo na performance!
          Para além disso, a aposta da Apple na área profissional é com o OpenCL, e estes GPUs dão muito boa conta do recado

        2. Avatar de ACS
          ACS

          A apple andar a precionar a intel á anos para melhorar as duas graficas. No passado usavam nvidea como tenho no meu mas a intel está todos os anos a melhorar a qualidade das mesma e consegue meter tudo no mesmo chip e daí a apple ter voltado á intel.

          Se uma coisa podem agradecer á apple é o facto desta precionar a intel todos os anos a fazer mais e melhor nas graficas e no consumo. Chega ao cumulo da intel fazer produtos desenhados apenas para o macbook.

          Há 3 anos que a apple andar a dizer á intel para melhorar o processadores de baixo consumo ou entao mudam os airs para ARM. Isso tem precionado a intel a trabalhar bastante todos os anos para produzir melhor cores e no final todos ganhamos com isso.

  20. Avatar de David Melo
    David Melo

    Mais uma Press Realese da Apple disfaçada de noticia.
    Entre ser uma optima máquina e ser “níveis de performance acima do que se pode encontrar no mercado” vai uma grande distancia.
    Se assim for o que dizer desta??
    http://www.msi.com/product/nb/GT72_2PE_Dominator_Pro.html#hero-overview

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não compare uma coisa com a outra.
      Estamos a falar de um portátil de 13″, não de um desktop disfarçado de portátil. Claro que o exemplo que deu é um excelente computador, mas duvido seriamente que é um ‘portátil’ que levaria diariamente para o trabalho ou escola ou semelhante.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      MacBook Pro: 1.5kg
      Isso: Peso 2 MacBook Pro + Peso 2 iPad Mini Retina e ainda sobra

      MacBook Pro: 2,2cm de espessura
      Isso: espessura de 2 MacBook Pro e ainda sobram 4mm…

      MacBook Pro: 4 Megapixels em 13.3″
      Isso: 2.1 Megapixels em 17.1″

      MacBook Pro: duas portas Thunderbolt de 20Gbps
      Isso: Nada

      E gostava de ver quanto é tempo é que isso se aguenta de bateria…

      E o tamanho do carregador de 230W que isso precisa, e quanto tempo é que demora a carregar…

      E o barulho que essas ventoinhas fazem com essa gráfica pesada, e esse CPU pesado…

      Portanto, se queres um gameboy de 17″, tens aí, se queres um portátil para trabalhar, tens outras opções…

    3. Avatar de João Lima
      João Lima

      Estás a comparar um laptop dedicado a trabalho multimédia (audio, video) com um laptop dedicado a Gaming. Não tem nada a ver e os fins a que se destinam são completamente diferentes.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Se me dessem esse desktop para trabalhar, na 1ª hora deixava-o cair dum 2º andar!

      4KG + cabos e transformador ?????

      Há pessoal que vive completamente noutro mundo.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        fiquei curioso com o teu trabalho, trabalhas com o portátil ao colo? o ecrã mais pequeno é melhor?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não trabalho com ele no colo mas viajo com muita frequencia, logo autonomia de bateria e peso são muito importantes para mim.

          Não tenho escritório fisico para estar todos os dias logo o peso é muito importante.

          Sabes o que é carregar todos os dias com um portatil e a diferença para um transportável?

          A tua curiosidade está esclarecida? 😉

  21. Avatar de Simão Cardoso
    Simão Cardoso

    Sou utilizador Mac (computadores de secretária e portáteis) desde 1988. É verdade que gasto muito mais na compra, mas só por volta dos 12 anos de uso, sem avarias, é que tenho de trocar por causa do novo software que vai surgindo. Acabo, no final de contas, por gastar de uma só vez e menos. E trabalhar no sistemas Mac os x é outra coisa. Windows? Não, muito obrigado. Estes são como os Fiat 500 ao lado de um Mercedes topo de gama. Não me venham com cantigas, Mac acima de tudo.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      estas comparações partem-me todo.

    2. Avatar de MM
      MM

      Tanta balela junta…

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Até que acho que são bonitinhos, mas são portáteis e são para o que são, têm preços extremamente elevados e por esse preço compram maquinas bem mais superiores com desempenhos muito acima da média. Continuo a achar que são equipamentos muito caros para aquilo que fazem e para os componentes que os compõem.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Então diz-me lá o que eles fazem ou não que os fazem tão caros? (com exepção de harcore gamming)

  23. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se a qualidade for tão boa como é habitual na Apple pós Iphone, vai acontecer o mesmo que ao meu Macbook pro early 2011, avaria massiva da placa de video (milhares de casos em todo o mundo que a Apple não quer assumir como defeito de fabrico, é só procurar na net) e passados dois anos estão a gastar mais €700, porque a logic board foi à vida por causa da placa de video que a Apple sabia que sobreaquecia.
    Tenho computadores da Apple desde 1991 (LCII) mas qualquer semelhança dos produtos atuais(mais comparáveis a electrodomesticos chineses sem qualidade, o que se compra agora é só o visual) com os verdadeiros Apple é pura coíncidência.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Lá vêm os queixosos das placas gráficas… a Apple lá tem culpa dos defeitos da Nvidia?

      Também há muita gente queixosa de outros portáteis de placas Nvidia e ATI… compraste esses portáteis? É que se fosse só problema da Apple…

      E ao contrário do que dizes, a Apple assumiu responsabilidade na garantia, e algumas fora da garantia, sim.

      Ao contrário do que dizes, os piores Mac de sempre, foram os que saíram de inícios de 1990’s a 1997 (iMac original)… eram tão maus, que não eram melhores que um PC de marca branca, e a Apple era tão fraca que chegava ao ponto vergonhoso de instalar placas de CPU’s Intel nos Mac, para ver se os vendia…

      Esses é que são os falsos Mac, que foi a altura que a Apple perdeu a guerra para o PC, tanto em software como hardware.

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    A questão aqui é simples… e só não percebe quem não quer…
    Os computadores apple são caros?! São, sem dúvida. Pelo mesmo preço conseguia-se outra maquina com melhores especificações?! Muito provavelmente… mas e o resto?!

    Estabilidade a nivel de S.O… um utilizador regular de OSX sabe o que isso é… principalmente quando trabalhamos com software gráfico por exemplo, onde conseguimos obter melhores desempenhos e uma estabilidade em nada comparável a um PC com outros S.O….

    Sempre fui utilizador de Windows, e gosto bastante do sistema a nivel de jogos etc, mas a nivel de trabalho por exemplo com photoshop?!?!?!!? Mil vezes o OSX… a velocidade de desempenho não se compara e a estabilidade dentro do proprio software é completamente diferente… quem diz edição de imagem, diz também por exemplo edição de som… a nivel profissional, na area multimédia, o OSX tem muita vantagem em relação a outros S.O…

    Já para não falar, no caso por exemplo dos MacBook Pro, que a bateria dura 2 ou 3 vezes mais do que qualquer outro portátil no mercado… consigo ter um MBP a trabalhar um dia inteiro, continuamente, com brilho reduzido, enquanto que num qualquer outro portatil, consigo umas 4 ou 5h no máximo… isto custa dinheiro meus amigos… se o preço do produto fosse assim tão descabido, este não tinha a saida que tem… pode não vos interessar por falta de necessidade, mas há quem tenha necessidade de ter um produto com tais características…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Eventualmente até se conseguia um desktop a melhor preço, mas em termos de portáteis, dificilmente há por aí mais que 2 ou 3 com preço mais barato do que isto em termos de specs.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      E consegues encontrar com melhores spec’s… mas para joguinhos…

      Agora como um todo, resolução, qualidade do ecrã, duração de bateria REAL, etc… isso também são spec’s…

      Só não vê quem não quer.

          1. Avatar de MM
            MM

            Queres mesmo comprarar o brinquedo ipad com um Surface Pro 3?! coitadinho…

          2. Avatar de Rui
            Rui

            MM, Queres comparar o preço do surface pro com o do iPad? Queres comparar a finalidade de um e de outro? queres comparar a arquitectura de um e do outro?

          3. Avatar de André
            André

            Lol, são os dois tablets…

          4. Avatar de Rui
            Rui

            André, não concordo. O Surface Pro é um portatil em formato de tablet, usa processadores com arquitectura x86, e tens o Windows lá. O iPad usa arquitectura ARM e tens o iOS, não tens o OSX.

    3. Avatar de MM
      MM

      ERRADO! Mitos e resposta de quem já não usa PC para trabalhar há 10 anos.
      O Windows evoluiu muito e se tivers um PC limpo (da mesma forma que um OS), o PC é estável. Se tiveres hardware de qualidade e não do xinoca, com drivers certos e actualizados, não tens problemas nenhuns a editar videos, usares DAW (espero que saibas o que é isto já que falas em música), a gravar pistas de uma bateria sem problemas.
      Photoshop num PC bem montado é igual a um Mac (só mudam os atalhos), Performance é a mesma. E desafiu a fazeres teste sem preconceitos com um PC bem montado e um Mac, lado a lado… se calhar vais ter surpresas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Falo por mim, e a diferença Win vs Mac, é que tive um Macbook Pro durante 3 anos, só fiz os updates via App Store, nunca formatei o Mac, nunca reinstalei o SO, nunca tive problemas de drivers, nunca tive problemas de performance. Mudei para o Air à 1 ano e tal, idem.

        O Win é bom, mas passado algum tempo, tens esses problemas que falas e que não tens quando no inicio está tudo direitinho, na tal instalação limpa.

        No Mac, não tens esse problema, instalas, desinstalas, fazes o update, copias, apagas, passas com o Mac ligado dias e dias e só o reinicias quando te apetece (sim, o meu Air passa semanas ligado). Ah, e com a bateria a durar 7 a 9h dependendo do uso.

        No Windows consegues isso assim? Baixar a tampa e levantar no dia seguinte para voltar ao trabalho? Semanas assim? Já andei com Dell e Lenovo assim e não davam para este andamento. Se calhar andei com modelos defeituosos!

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          o meu portátil não é desligado à mais de 6 meses, apenas mando ibernar, não tenho qualquer problema dos que falas.

      2. Avatar de Paulo Costa
        Paulo Costa

        Bom timing no comentário MM.

        Ainda hoje abri uma caixa selada com um portátil virgem que um cliente comprou para ser preparado para utilização de edição 3D/arquitectura “leve”, com aplicações que até existem em Mac.

        Após a primeira meia-hora a esperar que o Windows 8.1 mostrasse o desktop, não demorou nem outra meia-hora para disparar consecutivos ecrãs azuis ao tentar detectar uma impressora, reiniciava constantemente com o famoso BSOD, mas agora a MS mostra literalmente um 🙂 para não assustar tanto quando aparece.

        Parto do princípio que qualquer portátil “bem montado”, como referes, o será assim de fábrica, independentemente da qualidade das peças. O portátil é recente e da HP. O sistema operativo é da Microsoft – Windows 8.1. Vou ver quanto tempo vai durar este portátil a ser usado.

        Fica o testemunho.

        Abraço.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Caro MM… Tenho a dizer-te que quem esta Errado és tu… Trabalho na área do Design Gráfico e CG, e comprovo todos os dias o que escrevi acima… já por mais de uma vez, com várias versões do software da Adobe por exemplo fiz um teste muito simples… peguei numa maquina com WINDOWS acabada de montar, com o S.O ainda “virgem” e a mesma coisa com um Mac, ambos com as mesmas specs, e lamento informar que a velocidade de processamento não é igual meu caro… desde a velocidade a abrir os programas, até ao simples arrastar de um brush com maiores dimensões, ha bastante diferença… já para não dizer que o OSX gere a memoria de maneira diferente que o WINDOWS e enquanto que no WINDOWS é comum aparecer a mensagem de que não é possivel gravar o ficheiro de grandes dimensões porque não ha memoria disponivel, no MAC isso é rarissimo acontecer… Mas claro, tu é que sabes… aliás fazes-me um desafio de algo que estamos fartos de fazer aqui na empresa… enfim…

        E atenção, com isto nunca disse que não gosto de windows, por exemplo para mim é imprescindível a nivel profissional devido ao 3D Max, mas que o OSX tem pontos favoráveis tem e os que mencionei são extremamente validos e comprovados não só por mim, mas como pela maioria das pessoas que precisa trabalhar nestas areas…

      4. Avatar de Sem nome
        Sem nome

        Neste fim de semana estive a preparar um surface pro2 e, mal fazia o primeiro upgrade. Nunca mais de lá saía.

        MS-Dos User – Windows User (20 Anos) – Mac User (há 2 anos)

  25. Avatar de Nelson
    Nelson

    LOL…

    Há sempre aqueles que ano após ano dizem mal do Mac, e que só se paga a marca, e que na concorrência é mais barato, e que não sei quê, não dá para fazer isto, e aquilo (errado)…

    Pois bem, estes são os melhores, é pegar ou largar, e tudo que a concorrência tem, é sempre pior que os Mac em pelo menos alguma coisa importante, como a qualidade do ecrã, como a duração de bateria, peso e espessura, CPU, ou GPU, ou RAM, e quase nenhum tem SSD PCI-Express, capaz de transferências de mais de 700 megas por segundo nos modelos de 256 para cima…

    É sem dúvida a melhor máquina do mercado, e continua a ser.

    Quando tive à venda o meu primeiro Mac, mesmo com 2 anos, consegui quem me desse 50% do valor dele, o que é brutal para um computador, e mesmo ofertas de troca por portáteis novos, cujo valor de mercado excedia o dele, quando novo! Mesmo assim, como a minha mãe precisava de um, ficou na família e ainda funciona perfeitamente hoje.

    E para quem acha que 128GB ou 256GB são poucos, pode olhar para o estado do meu disco, com Yosemite instalado, uma porrada de aplicações pesadas, uma máquina virtual do Windows XP com algum software legacy instalado, e a minha música preferida no iTunes em MP3 VBR até 320kbps.

    http://i.imgur.com/C1BLCk5.png

    A única coisa que não guardo no PC são fotos em alta qualidade (DSLR) que estão num disco de rede.

    É claro que nem toda a gente precisa de um MacBook Pro para ir ao facebook, e escrever umas cartas no Pages e fazer as contas aos trocos no Numbers… por isso é que existe o MacBook Air! LOL!

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Compreendo, mas no meu caso a questão dos 128 GB são as pessoas que têm necessidade de particionar o disco para ter Windows no bootcamp, porque para o teu caso discos externos / pens são mais que suficientes.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        “são as pessoas que têm necessidade de particionar o disco para ter Windows no bootcamp”

        Eu tenho uma VM com Windows XP para o software que só há para Windows XP 32 bit ou funciona melhor com isso (aqueles drivers que não têm assinatura, etc…)

        Nesse caso (bootcamp), é claro que é melhor comprar um SSD maior, ou se não pensar em usar o Windows fora de casa, usar uma case USB 3.0, que já tem uma boa performance para HDD ou mesmo para SSD 😉

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Tens noção que perdes toda a razão nos primeiros 2 parágrafos do teu comentário, certo?!

      Em cima dizes que és engenheiro electrotécnico. Não sei se já acabaste o curso ou não, mas eu não quereria alguém teimoso como tu a trabalhar na minha equipa. Só demonstras falta de abertura a coisas diferentes, e isso pode revelar-se muito prejudicial, especialmente num engenheiro.

      1. Avatar de Mendes
      2. Avatar de Rui
        Rui

        Caríssimo, pegando no teu raciocínio, este artigo está carregado de pessoas que não tem qualquer abertura a coisas diferentes.

        Independentemente de saberem ou não do que falam, vem para um artigo que publicita a alteração dos preços dos Macbook Pro para baixo e com melhores componentes, falar que Mac é mau, Mac é caro, Mac é etc etc etc.

        Quem é que perde a razão? Quem já usou Windows e passou para Mac e está muito satisfeito ou quem nunca usou Mac mas julga-se dono da razão só porque vê os preços e as specs de N portáteis nas montras?

        Claro que um Mac não é opção para todos, mas quem anda por aqui a dizer mal, faz porque na maioria dos casos nem sabe do que está a falar.

        1. Avatar de André
          André

          É, mais um daqueles “abra a mente”…

          Aposto que quando vai ao supermercado, compra maçãs das mais baratas, quer estejam podres ou não, e não se importa de andar com sapatos fora de número… Se estiver em promoção…

          Para muita gente um portátil é para ir ao facebook e ao pplware para mandar comentários destes, e ver filmes no pirata tuga… Para outros, é uma ferramenta de trabalho…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            O comentário foi mesmo para mim??? Já tinha referido:

            “Claro que um Mac não é opção para todos,”

          2. Avatar de André
            André

            Não, não era para ti 😉

  26. Avatar de stoned
    stoned

    Vá lá: trabalhem com um Mac destes (ou até muito inferior), façam o mesmo num PC com Windows e no fim de alguns dias, digam-me qual é o melhor. Este SO faz a diferença. Quem usa sabe: quanto tempo vos dura um Mac a correr as últimas versões de software? Por experiência própria: bastante (tenho 2 e um deles com 7 anos), e ainda com 2 a 3 horas de bateria. PC’s? Ao fim de 1 ano só na bateria é o que se vê… Portanto, comparem como deve ser.

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      Acho que o senhor “stoned” é que n leu o post. Eles fizeram upgrade ao hardware.

      SO =/= HW

      Este hardware já é antigo e usado por “PCs com windows” à muito tempo atrás.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        “Este hardware já é antigo e usado por “PCs com windows” à muito tempo atrás.”

        Há quem não perceba nada de computadores… para dizer barbaridades destas…

        Como é que é antigo, se são os primeiros portáteis com este chip da Intel?

        1. Avatar de Mendes
          Mendes

          Nelson, não sei que idade tens, nem se já acabaste o teu curso, mas aconselho-te a ler um pouco mais sobre a “tua” área.

          A tecnologia quad core já é antiga, se não me falha a memória tem uns 7 anos.

          Lá pq decidem meter mais uns transistors para mais capacidade de processamento, até pq já atingimos o tamanho mínimo fisicamente possível do transistor, não quer dizer que a “tecnologia” que lançam hoje seja nova.

          Barbaridades é aquilo que o senhor anda a “postar” como comentários.

          Sugiro que aprenda um pouco mais sobre as novas tecnologias… e que não venha para aqui armado em sabichão tentar ensinar aos outros aquilo em que eles trabalham aos anos.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            LOL

            A tecnologia a gasolina e diesel já existe há mais de um século e todos o anos são lançados motores novos. Ou será que alterar componentes e arquitectura etc não significa inovar?

            Se são modelos novos e lançados recentemente, significa que não foram lançados à 1 ou 2 anos atrás.

          2. Avatar de André
            André

            Lol, “já atingimos o tamanho mínimo fisicamente possível do transistor”

            Essa é boa…

            Mas este senhor sabe alguma coisa do que está a falar?

            E os quad-core são muito bons, mas os dual core são mais rápidos em tarefas single-core que os quad-core AO MESMO PREÇO, além disso são mais frescos e consomem menos, por isso, a maioria dos portáteis usam-os excepto as máquinas mais exigentes.

          3. Avatar de Mendes
            Mendes

            @André:

            http://computer.howstuffworks.com/small-cpu.htm

            Lê mais e fala menos.

            @Rui:
            Depende do tipo de inovação que estejas a falar.
            Inovação evolucionária, revolucionária.

            A que te referes penso que seja a evolucionária… e se olharmos para os últimos anos da indústria automóvel podes notar que muitas empresas estão na falência e foram compradas por outras empresas.

            A revolucionária é outra história… e essa é a próxima geração. Híbridos, eléctricos, hidrogénio…

          4. Avatar de Rui
            Rui

            @Mendes, acho que é óbvio que é um upgrade no hardware mas, terá certamente inovações dentro da sua linha.

            Dizer que é hardware antigo é não querer assumir que há evolução.

          5. Avatar de André
            André

            @mendes, onde é que diz isso no artigo?

            Não diz, e a prova é que a Intel já está a preparar a produção em massa de transistores de 14nm, e já há estudos para transistores com menos de 10nm, e por aí fora…

          6. Avatar de Mendes
            Mendes

            @Rui
            Estava mais a referir-me à tecnologia em si e não a uma versão de hardware.

            A tecnologia quad core não é nova. Colocar uns transistor a mais lá para o meio n é bem inovação. Chama-se economia e estratégia de mercado.

            Se tivesses uma empresa que usa tecnologia de ponta e assim que descobrisses uma inovação revolucionária a colocasses no mercado n ias vender o teu “peixe” durante muito tempo. A não ser que passado um ano tivesses uma nova inovação.

            As empresas de hoje em dia espremem bem os seus produtos e para isso de tempo em tempo “lançam” uma “nova” versão do hardware deles. Qd realmente sai algo que é novo… aí é caro e só para quem pode.

            Um exemplo “parvo” de como a economia funciona assim é o mercado de estomatologia. Existe supostamente um tratamento que pode prevenir os nossos dentes de aprodecerem, ficarem amarelos e todos os problemas inerentes. No entanto, isso não é “vendido” pelo simples facto de que iria afectar este mercado.

            Nunca queres “jogar” os teus trunfos todos na primeira jogada.

        2. Avatar de Mendes
          Mendes

          @André
          Os chips de 10nm (para 2015) são ainda fabricados a partir de silicon.
          A partir daí n é fisicamente possível, pelo menos até ao momento, construir um transistor estável, daí os estudos para 7nm e 5nm serem em graphene.

          Respondi-te à pergunta “Mas este senhor sabe alguma coisa do que está a falar?” ou nem por isso?

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Sim, e? Eu tenho um Vaio com 7 anos que ainda me dá 90% do tempo de bateria que me dava quando o comprei.

      Não há nada que tu faças num Mac que eu não faça no meu Vaio com o Windows. E para que fiques a saber esse Vaio corre tudo o que eu lhe atirar para cima.

      Em contra partida, tenho em casa o MacBook Pro de 2010 e o gajo só sabe soluçar. Além de não dar mais de 3 horas de bateria.

      Não sejas parvo.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Quanto é que custou o Vaio?

        Deixa-me adivinhar… mais ou menos tanto como um Mac.

        Eu tneho um MBP de 2010, e não soluça, e aguenta 3 horas, mas com mais de mil ciclos, e com GPU activo. De certeza que o teu vaio não aguenta mais, porque nem em novo aguentava mais.

    3. Avatar de André Ferreira
      André Ferreira

      Eu tenho um Macbook Pro Late 2012 a correr o Mavericks, e digo-te que o bicho só me dura com 4 horas e meia de bateria, basta ligar o firefox ou o skype que começa a fazer o som de um aspirador (pelo menos é o que os meus amigos ouvem no skype visto que o microfone fica perto da saída de ar). O photoshop cs6 borra-se todo a abrir ficheiros com mais de 30 megas (mais de 2 minutos), e o After Effects para abrir é uma eternidade.

      Ainda vou é espetar o Elementary OS aqui, que já estive a experimentar e funciona muito melhor.

    4. Avatar de Antonio
      Antonio

      o Niquel ou o Cadium da tua bateria deve ser extraterrestre, ou então alguma formula que veio do futuro.

      1. Avatar de Miguel

        o meu MacBook 2007 tem bateria de polímeros de lítio
        [ sim, uma fórmula do futuro 😀 ]

        e também tem um controlador de carga
        [ que faz muita diferença na longevidade ]

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Sério? O meu mini disc da Sony de 2000 já trazia bateria de lítio e já agora era todo em alumínio (já que dizem que a Apple é bom por ser em alumínio ) . O meu HP dv6610 de 2007 a bateria ainda aguenta 3 horas e não tem controlador de carga.

          1. Avatar de Miguel

            serei só eu a achar que este comentário não bate certo com o do níquel e do cádmio?

  27. Avatar de Platão
    Platão

    PLATÂO : Que portátil vais comprar ?
    PROTARCO : Mac Book Pro retina 15′ 2,5 GHZ

    PLATÂO : Quanto custa ?
    PROTARCO : Dois mil quinhentos e quarenta e nove €uros.

    PLATÂO : Com esse preço vais ter certamente ter a melhor suite de produtividade do mercado !
    PROTARCO : Vou ter o Microsoft Office em versão reduzida.

    PLATÂO : Se não é a melhor máquina para suite de produtividade então será a melhor para jogar ?
    PROTARCO : Também não. Os melhores títulos e hardware pertencem ao mundo do Windows/Xbox, Playstation e Wii.

    PLATÂO : Terás então escolhido essa a máquina por ela ter um grande armazenamento para nela colocares todos as tuas fotos, filmes e músicas ?
    PROTARCO : Não. Nela não cabe nem um centésimo de todas as minhas fotos, filmes e músicas, apesar de a máquina ser uma referência em edição de vídeo.

    PLATÃO : Então, vais rodar curtas metragens ?
    PROTARCO : Para dizer a verdade, eu vou comprar aquilo porque é LIIIINDO !

    PLATÂO: Cuida da tua retina e carteira rapaz !

    1. Avatar de ÁRF
      ÁRF

      lolll adorei o Philebus

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      LOL, achas que o público alvo que estas máquinas se dirigem se preocupam com o (caro) Microsoft Office, e com joguinhos de PC?

      Isso faz tanto sentido como chegar para trabalhar nas obras de Mercedes Classe S, e depois queixar-se que os bancos em pele desgastam-se depressa demais com a roupa de trabalho.

      1. Avatar de Platão
        Platão

        PLATÂO : Parece-me que estás a pagar um preço demasiado elevado tendo em conta aquilo que referiste que ele não permite
        PROTARCO : Um Mercedes Classe S também custa caro.

        PLATÂO : Mas o preço do portátil é comparável a um Lamborghini e não ao Mercedes classe E, já que para Ferraris tens o da Asus que é mais barato.
        PROTARCO : O design, a aura da marca, e alguns softwares merecem o preço

        PLATÂO : Mas como é possível uma coisa valer tanto se nem lá cabem todas as fotografias do álbum de família ? É como comprares um Lamborghini para os familiares irem a pé !
        PROTARCO : Continuo a dizer que é … LIIIINDO !

        PLATÂO : Por Zeus, eu que pensava que era o único a ver sombras projectadas na parede da caverna.

        1. Avatar de André
          André

          Ferrari? Asus?

          Então o que é um MacPro? Um Bugatti Veyron?

      2. Avatar de Sacrefi
        Sacrefi

        Se os bancos do mercedes forem mesmo em pele pode levar mais tempo do que estás á espera para se desgastarem xp
        O Classe S que te referes deve ser o Mac, leva-lo para as obras era inconveniente kkkkkkkk 😀

    3. Avatar de António
      António

      Caríssimo “Platão”, o Mac OS tem a a suite de produtividade Microsoft Office 2011, pode utilizar a versão web, da mesma suite, sem precisar de nenhuma instalação especial.

      Falar em jogos quando estamos a falar de Máquinas de Trabalho não é grande ideia, mas digo-lhe uma coisa correr jogos num PC com Windows e gráfica da Intel deve ser algo penoso.

      Só lhe posso dizer uma coisa, EU gostava de ter 2500euros para dar por um MAC BOOK PRO, mesmo sabendo que um com Windows custa metade.

  28. Avatar de ÁRF
    ÁRF

    Eu reconheço razões para existirem anti-corpos, alguns deles até sociais, contra a Apple. Também acho os preços, numa análise simplista, excessivamente altos.

    Acontece, que a longevidade dos MacBooks faz com que a relação custo beneficio seja equilibrada.

    After Mac there’s no way back (mesmo que seja para de vez em quando dar uns tirinhos ou uma futebolada no windows)

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      longevidade? não percebi.

  29. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Aproveitando a promoção do MediaMarket (“dia sem IVA”, ou seja PVP=PVP habitual/1,23) comprei hoje um MacBook Air. Amanhã, com o Bootcamp, meto-lhe o Windows e o Office “de empresa” (licenças para os postos de trabalho e mais algumas para se trabalhar em casa) e vai ficar uma coisa em condições: OSX + apps para OSX e Windows+Office+ uma ou outra aplicação para Windows.

    E 1kg e 12 h de autonomia. Ist’é qu’é portátil 🙂
    (Pena não ser eu a ficar com ele)

    1. Avatar de Marco
      Marco

      máquina virtual, n metas bootcamp.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Porquê?

        Não sei mesmo, só me meti nisto hoje. Mas do que li, a partir de 2013 o Boot Camp do MacBook Air melhorou e está recomendado.

        Já agora, com o Boot Camp, fazendo uma partição no” disco”, de 256GB, ficando uma para os ficheiros OSX e outra para os Windows, por exemplo metade/metade, é possível depois alterar, por exemplo, passar o Windows para 200GB (e o OSX para 56GB)?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Vejo poucas vantagens no Boot Camp em relação a uma máquina virtual pois acho a MV mais versátil e pratica.

          Poderás ter vantagem no Boot Camp em alguma ligação via USB, para comunicação com aquele dispositivo específico e que não funciona na MV. A web cam para ser usada na MV precisa do driver que é instalado no Boot Camp.

          Após criada a VM, o espaço de disco é alocado dinamicamente, fazes os backups, repões o backup com facilidade, podes partilhar a MV. Para mim, OSX a funcionar e a MV ao lado.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Nem tinha pensado nas VM. Acho que a coisa aqui está bem explicada. Usei VM por três motivos:
            – ou era um meio para experimentar diferentes SO, com um carácter temporário
            – ou era a forma de continuar a usar aplicações que só corriam em sistemas operativos anteriores (como o XP)
            – ou para ligar a serviços, no exterior, que só aceitavam por exemplo, versões mais antigas de Java.

            Usar o Windows com o OSX não é a mesma coisa. Estive a ver e, para já, vou usar o Boot Camp em vez de VMs. Tem a desvantagem de que ser preciso reiniciar e não se poder usar os dois SO (e respetivas aplicações) ao mesmo tempo.

            http://www.macwindows.com/winintelmac.html

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Se tiveres o VMWare Fusion ou o Paralels, podes arrancar com o Boot Camp como se fosse uma MV, e as aplicações do Windows podem aparecer no Mac como um app normal

  30. Avatar de Sacrefi
    Sacrefi

    Estes Mac’s são de este ano, certo?
    Se sim, porquê que a versão mais “potente” ainda vem com uma GT 750?
    E sim os Mac’s tem muita qualidade, mas não se justifica o preço 😛 tambem gostava de ter um, mas é demasiado para a minha carteira.
    Dei 1200€ por um asus e em termos de especificações de Hardware é melhor que o Mac (Falta-me o SSD = 100€ – 150€).

    De resto tenho:
    16 GB de Memória – 1600 MHz
    GTx 850m
    i7 – 4ª geração (4700 HQ)
    FHD (não sei se é anti-glare)
    som surround incorporado (traz um mini Subwufer externo xp)
    cooler igual ao do Mac (com as ventoinhas atras)
    parte de trás do ecrã em aluminio
    uma série de extras da asus que não uso para nada

    Se os Mac’s tivessem este hardware mais ao menos ao mesmo preço que o asus, ai provavelmente comprava o Mac.
    E é preciso ver que em ambiente empresarial de certeza que usaria Windows 7/ 8.1, para Arquitetura/ edição de video e imagem é melhor Mac, mas para trabalhar com som, por amor de deus não é preciso um mac nem um asus topo de gama, ai já seria necessário um computador com boa placa de som e um set de colunas porreiras.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Gostava de saber onde é que arranjas um SSD PCIe por 150 euros… são dos discos mais caros por aí.

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        http://www.amazon.com/Plextor-Series-Express-Internal-PX-AG128M6e/dp/B00J69VMB2

        Aqui. Tudo bem que este é só de 128 GB.
        Apesar de saber que esta comparação é um tanto falaciosa porque a Apple não deve utilizar SSDs da Plextor, mas sim da Intel que são substancialmente mais caros, e convenhamos também têm mais qualidade.

        O Sacrefi está a referir-se a um SSD Sata que se compra na boa por 100/150€ com 256GB. Apesar de a diferença de 1300€ entre o PC dele e o melhor Macbook ali apresentado dar para comprar o que difere do Asus para o Macbook ambas as máquinas e ainda poupar dinheiro.

        Convenhamos que que a versão de 2 549€ deveria trazer uma gráfica dedicada melhor, talvez da série 800 da NVidia, até porque o target dessa versão deverão ser os utilizadores que trabalham em multimédia e isso seria uma mais valia para a própria máquina.

        1. Avatar de António
          António

          Desculpa lá, mas vocês falam mal só por falar. Debitam preços à chefe, quando vos pedem para justificar os vosso preços vêm com a conversa “ah e tal”…meu amigo o senhor disse que arranjava um disco SSD entre 100 e 150 euros. Ora, sabendo que o disco da sua máquina é de 750GB não me parece muito rigoroso.
          Sabe, eu tenho um PC igual ao seu…e já tive um MAC, mas neste momento não podia disponibilizar 2500euros…mas sinceramente já estou arrependido.

          1. Avatar de Sacrefi
            Sacrefi

            Só compraria um Mac para trabalho de edição de imagem/ Video ou para o Autocad… nisso concordo, mas para isso o trabalho tinha de de ser bem remunerado, senão não se justificava visto que quem trabalha com esses programas tenciona sempre ter um PC potente com uma gráfica potente (teria de o trocar de 3 em 3 anos).
            Em relação ao Asus se sentes que foi uma má compra olha compra o Mac, Qosmio, RoG, Allienware, Msi…. Não se justifica comprar um Mac se não vais usar as suas funcionalidades, normalmente programo para windows por isso a mim não me interessa e mesmo assim podia programar para Mac com Windows, mas o Eco-sistema Apple não é para mim (sai muito cara a brincadeira e eu não ia usufruir da suas funcionalidades enquanto programador)

          2. Avatar de André
            André

            Quanto é que custa uma licença para o Visual Studio?

            É que o Xcode é grátis.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Estás a gozar, certo?
          por essa ordem de ideias podia tb argumentar que é uma roubalheira porque posso comprar um portátil por 250 euros, já que só importa ter uma parte da especificação.
          Muitos dos SSD encontrados nos MacBook são da Samsung, provavelmente os melhore SSDs para consumidores. Não é com 150 euros que lá chegas!

          “Convenhamos que que a versão de 2 549€ deveria trazer uma gráfica dedicada melhor, talvez da série 800 da NVidia”
          Poderia… mas a questão é qual seria o ganho para as aplicações alvo do portátil, e o efeito no consumo e dissipação térmica! Provavelmente teria que ser um portátil diferente.

          1. Avatar de Sacrefi
            Sacrefi

            A nova série da Nvidia (serie 800) tem consumos mais baixos e sempre terias uma gráfica mais recente…
            E sim terias ganho em todo o programa que usar a Gráfica…

          2. Avatar de Só um gajo
            Só um gajo

            Eu não falei de um PC de 250€ que só tem os USBs iguais. eu estava a referir-me a um PC que tem praticamente as mesmas especificações, salvo o ecrã e a placa gráfica. Não se confundam alhos com bogalhos.

            Em termos de placa gráfica, apesar de a GT 750M ser uma boa placa gráfica, acho que só se teria a ganhar se fosse usada a 850. Eu sei que isso poderia tornar as coisas relativamente diferentes na construção do Macbook, mas acho que é uma opção lógica. Atenção que estou a falar do Macbook de topo, não do mais reles.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Só um gajo
            Parece que não entendeste o que quis demonstrar! Não é por alguns dos números serem parecidos que torna o hardware praticamente igual… longe disso. E as diferenças pagam-se, pois logo à partida esses componentes são mais caros.
            O que tu podes argumentar é que para ti não faz muita diferença o ganho com esses componentes, pois não tirarás todo o partido deles!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      qt tempo de bateria? resolução do ecrã?

      1. Avatar de Sacrefi
        Sacrefi

        Bateria não sei tá quase sempre ligado á corrente xp
        E em relação à resolução FHD é 1900 por 1080px

        1. Avatar de André
          André

          LOL, então porque é que não compraste um fixo.

          1920×1080 é uma janelinha, mesmo no 13.3″

          Tens noção da diferença?

      2. Avatar de Sacrefi
        Sacrefi

        Eu só não uso mesmo um fixo porque tenho de ir para vários lados, se pudesse usava o fixo…. tomadas nunca foi problema para mim tambem 😛 A bateria na maior parte das vezes só precisa de aguentar até eu chegar à proxima tomada 😀 (tou a brincar, mas no meu caso nunca olhei para a bateria, 3h acho suficiente, volto a repetir, no meu caso)

  31. Avatar de Zefra
    Zefra

    ARGGGHHHH onde esta o saco do dinheiro

  32. Avatar de André
    André

    Tanto comentário por uma revisão desse computador dessa marca!

    É obrigatório agora?

    É que parece que é, já que há tanta gente indignada com não sei bem com o quê, mas há…

  33. Avatar de Rui Nogueira
    Rui Nogueira

    Tinha um macbook pro 13 de 2010 e estava super contente contudo o meu novo update não passa por esta versão e aparentemente pelas versões futuras. Acho um insulto a gama pro da Apple usar uma placa gráfica integrada e não venham com tretas porque o desempenho da iris pro não se assemelha nem de perto nem de longe com uma placa gráfica verdadeira (e sim não estou a falar à parva porque tenho um mac mini em casa e simplesmente não convence)! É simplesmente vergonhoso!!
    Para terminar, acho também vergonhoso a versão base dos iMac virem equipados com placas gráficas de portáteis!!!
    70% do meu equipamento é Apple, não sou nenhum fanboy e acho que as pessoas tem de ser criticas em relação ao que compram e ao preço que pagam.

    1. Avatar de André
      André

      Experimenta a íris pro antes de dizeres barbaridades…

      E depois de tantos problemas de reballings de mídias e ati’s, já era altura da Apple oferecer intel’s, queixam-se do problema é queixam-se da solução…

      1. Avatar de Rui Nogueira
        Rui Nogueira

        Barbaridade dizes tu, que pareces que tens duas palas nos olhos. Uma coisa é argumentares que os pc’s estão a deixar de existir e que as produtoras de jogos investem menos neste segmento e dai os portáteis e afins virem mal equipados, outra coisa é fazeres uma afirmação dessas.
        A coisa que eu gosto mais da Apple é o hardware (porque o SO da apple é uma bela porcaria!!!- excluindo o IOS) e mesmo isso cada vez mais deixa muito a desejar, dois exemplos:
        – mac mini actual borra-se a trabalhar incluindo o xcode;
        – teclado da Apple com fios com numpad, tanta publicidade às portas usb’s que incluem que os dispositivos que ligo correm mal e porcamente uma vez que não têm potencia suficiente.
        Não estou a dizer que a Apple é má a comparar com o que há por ai estou simplesmente a dizer que nem tudo é rosas e é preciso ter espírito critico

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Boas eu tenho um Mac Mini late 2012 e para mim é uma grande máquina, o único (grande )defeito que lhe aponto é o HDD, acho que apple aqui falhou, devia ter ido para um ssd igual aos dos Air. Desde que lhe meti um ssd de 256 gb, a diferença é abismal. Arrannca em em menos de 10s.

  34. Avatar de João
    João

    Isto significa que até final do ano não vão ser apresentados portateis? Os Air a uns tempos também sofreram um upgrade. Estava a espera que saissem novos agora em setembro mas afinal com estes upgrades não deve ser apresentado nada. Espero pelo menos que venha apple tv!

    1. Avatar de André
      André

      Não.

      Só devem ser apresentados outros quando saírem os Broadwell…

    2. Avatar de Miguel

      não é completamente fiável
      mas para teres melhor ideia
      http://buyersguide.macrumors.com/#Mac

  35. Avatar de Continuem ignorando...
    Continuem ignorando…

    Já sem querer ir a fundo nas specs dos produtos das diversas marcas acima referidas, propunha apenas que abrissem os sites de todas essas fabricantes… Acho que até por aí se torna claro qual delas a mais eficiente, mais informativa, mais cuidada, de melhor apresentação, aquela que eu realmente sei, vejo, aprecio os produtos que estou a comprar…

    E FICO SÓ PELO SITE 🙂

  36. Avatar de Luis
    Luis

    Eu adoro ver estas discussões sobre Mac e outros. A verdade é que aposto a quase 100% que não encontro aqui um utilizador que já tenha tido em Mac e depois mudou-se para um pc que use Windows.LOL.

    Ao contrário há muitos, eu sou um deles. E digo que só voltarei a um pc Windows.LOL se de facto não tiver posses para comprar um Mac.

    A risada que me deu ver aí um artista dizer que com Windows8 consegue ser mais rápido que um Macbook pro.

    Mac não se fica só pelo hardware, e esse é um factor que as pessoas não têm em conta a fazer comparações.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Eu tive um macbook pro 15” durante anos e voltei ao windows com um portátil HP. Sinceramente gosto mais de windows que OSX.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      A maior parte da diferença é do IVA: taxa de 20% em França e de 23% em Portugal.

  37. Avatar de FanaticoRelegioso
    FanaticoRelegioso

    Boa tarde,

    Em termos de hardware não se justifica tal preço? Dizem que o OSx é barato/oferecido(pelo menos os update são baratos, óbvio e normal na compra do Portátil já pagaram 10 OSx).

    Mas quem gosta mais de OSx faz bem em comprar, só não me venham dizer que as migrações de OSx são baratos, estas já foram pagas na compra do Portátil com um preço tão alto, caso contrario hardware, chassi justificaria um preço tao inflacionado.

    Cumprimentos.

  38. Avatar de Faustino
    Faustino

    Imaginem que estao numa jaula, de joelhos, com os pes e maos amarrados por correntes e que de vez em quando vai la alguem e da-vos uma fatia de pao e um copo de agua. Parecem animais e comem com toda a fe do mundo, julgando ser o melhor banquete do mundo. Pois bem, sao utilizadores da apple.

    1. Avatar de Miguel

      \o/

      quantos utilizadores Apple conheces que nunca tenham utilizado windows?
      alguns até Linux conhecem…

      quantos defensores do windows conheces que já tenham utilizado outros sistemas?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Estou a tentar imaginar essa comparação mas não estou a alcançar o que queres dizer. Podes traduzir? LOL

      1. Avatar de Faustino
        Faustino

        LOL e facil. Ja viste um filme que se chama “oldboy”? e’ igual, so que no oldboy o gajo fica uma maquina, com a apple fica-se burro.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Descobriste isso tudo sozinho ou tens algum estudo que fundamente essa tua teoria?

          É que chamar de burros os outros só por ódio ou ignorância acaba por ser falta de educação (entre outras coisas que nem vale a pena referir)

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          acho que andas a ver demasiados filmes!
          Antes de andares para aí com fantasias algo doentias, tenta te informar melhor sobre o que se pode fazer num Mac… O OS X é Unix, só isto já te deve dar uma ideia sobre as possibilidades

          1. Avatar de Faustino
            Faustino

            Ve as coisas como uma metafora. O filme lembrei me na hora, mas pronto.
            Em relacao ao OS X, apresenta me entao um argumento sobre a flexibilidade e liberdade que tens em alterar o sistema? (nao vale dizer que podes alterar os temas)

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Faustino, não me digas que também te lembraste de chamar idiotas a milhões de pessoas só porque não te apetece pensar ou não sabes do assunto?

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Faustino
            Temas? O OS X não tem temas, pelo menos não os temas que deves estar para aí a pensar, já que o sistema gráfico é da Apple, embora haja suporte para aplicações que usam sistema X-Window.
            Mas podes modificar muito código no sistema, com o devido cuidado para não criar incompatibilidades. O kernel é open source e mesmo fora do kernel há tb código open source, e isto sem falar no suporte para adicionar tanta coisa que existe no mundo Unix!

      2. Avatar de Faustino
        Faustino

        Nao chamei idiota a ninguem, mas se calhar foi so’ mesmo porque e’ um facto. Nao me estou a dirigir a ninguem em particular. Para alem disso, tenho algum conhecimento sobre o assunto.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Podes explicar melhor que facto é esse?

          E em que te baseias para dizer isso?

          Assim sempre ficamos a perceber que conhecimento tens do assunto 😉

  39. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Bem, como “Mac user” desde 3ª Fª (dia da promoção do Media Market), devo dizer que o OSX é muito jeitoso.

    Passado a fase do onde é que está o PgUp/PgDown, Home/End e umas coisas assim, e depois de ler umas dezenas de páginas do suporte da Apple estou a gostar (pode ser só uma fase, como quando andei de volta do Ubuntu e depois passou).

    O scroll e os gestos “multitouch” do Trackpad são excelentes, mas obriga a torcer o braço (talvez, se em vez de o pôr ao centro, para canhotos e direitos, o pusessem do lado direito a coisa melhorasse). Assim, vou ter que comparar um rato ou um Magic TrackPad. Aceitam-se sugestões, embora já tenha percebido que as opiniões se dividem.

    http://www.macworld.com/article/1159694/magic_trackpad_magic_mouse_fight.html

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Compra o Magic Mouse

    2. Avatar de Miguel

      a mão/braço não tem de estar perpendicular ao trackpad
      vai experimentando

      não compres nada
      sem dar quinze dias de certeza-que-não-funciona para ti

      1. Avatar de Rui
        Rui

        não é uma questão de não funcionar. eu pessoalmente uso imenso o trackpad. no entanto o magic mouse dá imenso jeito

        1. Avatar de Miguel

          pois, ou isso

          mas não deixo de ter razão com os quinze dias 😉

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Claro que não 😉

      2. Avatar de Rui
        Rui

        só para complementar, há muita coisa que o trackpad faz e o magic mouse não faz. acaba por ser um complemento e também uma forma de alterar os gestos que nós fazemos com a mão/pulso.

  40. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe se estão para sair novos iMacs?

    1. Avatar de Miguel

      consta que as páginas de suporte técnico em apple.com apresentaram, por momentos, referencia a iMac mid‑2014
      e a Mac mini mid-2014 também [finalmente]

      ¿ iminentes ?

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu até tenho 3 Apples, um Air, um iMac e um Mini… mas não entendo como a PPLWARE escreve este tipo de artigos… nem o mais aguerrido vendedor, nem o maior fanboy da Apple conseguem ter este tipo de discurso.

    “Apesar de serem máquinas com padrões elevados e com níveis de performance acima do que se pode encontrar no mercado, os MacBook Pro são frequentemente melhorados pela Apple.
    São pequenas alterações que resultam da oferta de hardware mais recente e mais capaz, mas que elevam estas máquinas a novos patamares.”

    Afinal de contas são pequenas evoluções nos CPUS e aumento da especificação mínima de memória… dito seja para garantir que a próxima versão do OSX pelo menos corre em condições nos PCs que vendem atualmente.