App Me Up – Comece a desenvolver para o Windows Phone

29 Comentários

A notícia não é nova: a Microsoft lançou no fim do mês passado a iniciativa App Me Up, pensada para todos os entusiastas do Windows Phone que têm uma ideia para uma app, mas não sabem por onde começar. A grande novidade é também o programa App VIP que dará Nokias Lumia aos criadores de 5 ou mais apps.


Depois do passatempo APPlware Challenge que ofereceu Windows Phone às duas melhores ideias para uma app, a Microsoft lança o seu portal App Me Up e o programa App VIP, para todos aqueles que pretenderem materializar as suas ideias usando a SDK.

“Esta iniciativa foi desenhada a pensar em todos aqueles que têm uma ideia para um app, mas não sabem por onde começar, sejam pessoas já experientes na área da programação ou que ainda não possuem os conhecimentos necessários”, afirma Miguel Vicente, Responsável pela Comunicação com Audiências Técnicas, da Microsoft. Segundo Miguel, o grande objectivo é tornar Portugal “a” referência no mercado mundial de aplicações e, para isso, é necessário ajudar qualquer entusiasta a desenvolver a sua ideia.

O programa App VIP, lançado em conjunto com o portal App Me Up, permite:

  • O acesso a suporte no desenvolvimento de aplicações, com experts Microsoft.
  • Apoio na divulgação das melhores apps.
  • Acesso ao grupo exclusivo do Facebook “App VIP Portugal”, onde são recebidas todas as novidades e é possível contactar com experts Microsoft e outros App VIPs em Portugal.
  • Por último, ganhar um Nokia Lumia, caso o candidato submeta 5 ou mais aplicações que sejam aprovadas.

Para começar a desenvolver aplicações para Windows Phone é preciso seguir 4 passos muito simples:

  • Descarregar o Windows Phone SDK, que inclui gratuitamente o Visual Studio, Expression Blend e Windows Phone Emulator.
  • Aprender acerca do desenvolvimento em Windows Phone, através dos vídeo-tutoriais disponibilizados.
  • Publicar a aplicação no Marketplace.
  • Divulgar a aplicação nos canais oficiais do Windows Phone, Microsoft e seus parceiros.

Se esta ideia lhe agrada, mas não tem uma Developer Account no Microsoft App Hub, nem é estudante com Dreamspark, não há problema. Basta ter pelo menos 3 aplicações prontas a submeter receberá uma Developer Account, gratuitamente. Saiba aqui como (separador VIP).

O Pplware já tem a sua app no Marketplace. Desenvolvida por Nuno Silva, Developer Envagelist da Microsoft e também expert em Windows Phone, a aplicação pplware permite aceder às últimas notícias, comentários e novidades do fórum do Pplware a partir do Windows Phone. Experimente.

Aceda ao portal App Me Up e quem sabe poderá descobrir uma nova oportunidade de negócio no mercado das aplicações móveis em Windows Phone. Para não falar em ganhar um Nokia Lumia. Boas aplicações!

Homepage: App Me Up | Windows Phone

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ribeiro

    Já tenho 2 apps prontas para publicar mas como eu ando como a maioria dos Portugueses (sem dinheiro) ainda não consegui pagar a taxa dos 99 euros ou dólares, e como não sei se vão render o que quer que seja tenho adiado. tenho mesmo pena que todas as app stores sejam de que S.O. forem peçam €, compreendo, mas tenho pena. E não devo ser o único afectado…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      viva Paulo,

      como é que te posso contactar? para tirar umas dúvidas

      1. Avatar de Paulo Ribeiro

        boas nuno, manda-me um mail com o teu contacto para aqui
        ojfoccczd8yvsu6@jetable.org
        (google talk, msn ou mail)

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Se tiveres 3 apps prontas, a MS fornece uma conta DEV como parte deste programa.

  2. Avatar de Caps
    Caps

    Alguém sabe dizer se estas apps serão compativeis com o windows 8?
    Ou se já existe um SDK para o windows 8?

    Obrigado,

    1. Avatar de Ricardo Vieira

      Windows 8? Isto é para Windows Phone.

      Quanto ao Windows 8, vai sair uma versão BETA no final de Fevereiro, provavelmente já com alguma informação relativa a App Store do Windows 8.

      Já agora, boa iniciativa da Microsoft.

      Cumprimentos,

      1. Avatar de Caps
        Caps

        Ricardo,
        Sim Windows 8, o objetivo do windows 8 não é criar um sistema para correr em todos os dispositivos (ARM)?

        O Windows Phone é um passo para o windows 8, o sistema gráfico é muito semelhante.

  3. Avatar de Semnome
    Semnome

    Eu já “publiquei” uma, pus entre ” ” porque foi chumbada numa pequena coisa.

    1. Avatar de Semnome
      Semnome

      The title of the application’s pin-to-start icon appears to be a generic title, “sdkLocalDatabase” and is not representative of the application named “1, 2, 3 Learn!”

  4. Avatar de Ninhau
    Ninhau

    estou muito interessado no Windows Phone. Pessoalmente, para mim não serve o iphone, e procurava uma alternativa. Android é porreiro, mas se a Microsoft gerir bem esta sua nova plataforma, tem tudo para liderar.

    E a nivel de jogos estou à espera de grandes coisas. o Xbox Live já é a referencia ao nivel das consolas, e espero que possa trazer aos smartphones jogos com uma maior profundidade do que os do iphone. ter estudios profissionais da Microsoft a fazer jogos para ele da outras garantias de qualidade 🙂

    idela ideal seria haver uma grande ligação entre X360 e WinPhone, da mesma maneira que existe na plataforma Steam, tipo se comprares num sitio, podes tamber jogar noutro,… e nao nos podemos esquecer que o WinPhone pode vir a ser um pilar importante da proxima Xbox.

    Força ai a todos os que pretendem publicar apps nesta plataforma. Bom trabalho. Isto promete 🙂

  5. Avatar de André
    André

    Olá a todos.
    Fiz um jogo para wp7, demorei 3 semanas a fazer ( muitas horas a bater código e muitas horas no photoshop),antes de publicar acrescentei-lhe alguma publicidade ( Microsoft Pubcenter ) e como tenho conta student aproveitei e publiquei no market.
    Depois de aprovado, comecei a ver que o jogo estava a ter sucesso. De repente já estava oitavo lugar do top mundial e a render cerca de 1000 US dollars por mês :).
    Se alguém esta a pensar em desenvolver, concelho wp7 e para motivar umas publicidades. Há que aproveitar pois isto ainda vai dar muito que falar.
    Já agora o jogo é o WILD WEST
    http://windowsphone.com/s?appid=01bea2fb-d2ab-e011-a53c-78e7d1fa76f8

    Abraço.
    Vamos mostrar que os Portugueses também andam na vanguarda.

    1. Avatar de Caps
      Caps

      É mesmo isso André,

      Força aí…

    2. Avatar de Ninhau
      Ninhau

      parabens… o que é preciso é iniciativa 🙂
      minecraft so aconteceu porque alguém tentou 😉

      fixe é que o game seja a borla, mas ganhas $ pela pub

    3. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Quanto dinheiro já conseguiste facturar, se é que podes dizer?

      1. Avatar de André
        André

        Um pouco mais que 3600$. Devia ter feito um update ao jogo para continuar a facturar, mas vou começar um projecto maior com um equipa.

    4. Avatar de luis
      luis

      Já testei o teu jogo.
      É relativamente simples mas bastante interessante e com um otimo design

    5. Avatar de K
      K

      Como é que tiveste acesso à PubCenter? Pelo que tive a investigar ainda não está disponível a developers Portugueses

      1. Avatar de André
        André

        Meti como developer USA. Mas agora já da para alguns países do Europa (ainda não portugal)

        1. Avatar de Paulo Ribeiro

          já agora andré, programaste o jogo em visual studio ? (C ou vb) certo?

          qual é a periodicidade dos pagamentos do lucro de vendas ou da publicidade, sabes?

          1. Avatar de André
            André

            Sim fiz em C# (silverlight) no visual Studio.
            Nos 3 primeiros meses tens bons lucros depois tens que fazer updates para manter os jogadores activos.
            Vê aqui um exemplo a seguir.
            http://www.occasionalgamer.com/

          2. Avatar de Paulo Ribeiro

            hmm ok andré obrigado pela dica. vou ter de começar a programar em silverlight para fazer joguinhos certo?
            a minha onda sempre foi vb.net
            espero que não seja muito diferente.

          3. Avatar de André
            André

            Para fazer jogos é melhor XNA .
            Eu fiz em silverlight porque já estou familiarizado.
            Se vais começar de novo faz em XNA é mais direccionado para jogos. Silverlight é mais para aplicações.

          4. Avatar de Paulo Ribeiro

            já estou a ver o visual studio com o XNA e suporta vb afinal dá tudo, eu é que não tinha perdido 5 minutos de atenção a olhar para o menu de “novo projecto” com olhos de ver.
            tenho algumas ideias vamos lá ver se consigo fazer um joguito pk até agora só fiz apps normais.

      2. Avatar de Paulo Ribeiro

        isto de lançarem coisas para programadores e depois não nos fornecem as ferramentas todas é a mesma coisa que chegar ao pé de um agricultor e lhe dar uma enchada para cultivar um terreno enorme em que ele iria precisar de um tractor.
        Não estou a dizer que com isto seja impossível trabalhar, ou ganhar dinheiro, sempre se pode vender a app, mas de facto incomoda-me.
        Já com as outras app stores foi a mesma treta.

        1. Avatar de André
          André

          Tens toda a razão.
          Mas temos que mostrar trabalho para eles perceberem que aqui têm excelentes developers e que têm de virar os mercados para cá (ex: pubcenter).

  6. Avatar de André Presumido
    André Presumido

    Boas pessoal.
    Cheguei aqui até este post pelo google, a pesquisar por developers de wp7 portugas e parece que encontrei qualquer coisa, já vi que há maltinha a programar e a facturar! Parabens ao Andre, excelente jogo e excelente resultados!

    Porém, tenho uma questão: a nivel de impostos alguem me sabe explicar como é que isto funciona, inscrevendo-me como Português?

    Ja vi que inscrevendo como USA, estou insento de impostos certo?

    Obrigado a qualquer resposta, e força a todos os tugas.
    Abraços.

    1. Avatar de André
      André

      Já consigo levantar o meu dinheiro. Agora a pubcenter abriu na Europa, em portugal ainda não. Mas tenho um primo na França que me faz isso. Metemos a conta bancaria dele e o nif . Na o França ando a pagar de imposto 14%. Sei que na Espanha também dá, só não sei quanto se paga de taxas.

  7. Avatar de André Presumido
    André Presumido

    Hey! Obrigado pela resposta André 🙂

    Estou a ver. Mas diz-me uma cena, tiveste de preencher e enviar por correio para a Microsoft aquela folha de dados a “W-8BEN”?

    Tnks

    1. Avatar de André
      André

      Não foi tudo preenchido com formulários online.