Apoio de 125 euros pago a partir de 20 de outubro! Atenção ao IBAN

57 Comentários

Os apoios de 125 euros e de 50 euros às famílias anunciados pelo Governo no pacote de medidas para compensar o impacto do aumento dos preços serão pagos por transferência bancária a partir de 20 de outubro.

A data foi avançada pelo Ministério das Finanças. Não se esqueça de validar o seu IBAN nas finanças e segurança social.

Apoio de 125 euros pago a partir de 20 de outubro! Atenção ao IBAN


O apoio excecional aos rendimentos, que será de 125 euros por titular adulto e de 50 euros por dependente até aos 24 anos de idade (inclusivamente), ou sem limite de idade no caso dos dependentes por incapacidade, será pago por transferência bancária. O Governo já anunciou a data da transferência que será a 20 de outubro.

Caso não seja possível avançar com o pagamento do apoio no dia 20 de outubro “por insuficiência de informação ou invalidade do IBAN, a Autoridade Tributária repetirá mensalmente as transferências durante meio ano“, acrescenta o gabinete. Verifique aqui, como pode atualizar o seu IBAN.

O ministério diz que, desta forma, permite-se “que as pessoas não sejam prejudicadas, podendo atualizar o IBAN no Portal das Finanças posteriormente de modo a salvaguardar o recebimento do apoio”.

A portaria que será publicada em Diário da República estabelece ainda que os bolseiros passam a estar expressamente abrangidos pelo apoio extraordinário de 125 euros sempre que paguem seguro social.

Já quem receba complemento excecional a pensionistas (que corresponde a metade do valor da pensão) inferior a 125 euros, receberá posteriormente a diferença a título de apoio extraordinário.

O apoio aos rendimentos é atribuído aos residentes com rendimento até 2.700 euros brutos por mês, sendo também abrangidos beneficiários de determinadas prestações sociais.

Este apoio excecional aos rendimentos custará cerca de 840 milhões de euros e deverá abranger perto de 5,8 milhões de pessoas, segundo o Governo.

Já o complemento para pensionistas deverá chegar a 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações e tem um custo associado de cerca de 1.000 milhões de euros em 2022.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Se calhar ainda é cedo, mas não vi uma definição de como será processado esse pagamento em caso de troca de IBNA face ao IRS. Mais numa situação de divórcio: o IBAN do IRS continua a existir, apenas já não é de um titular.
    Talvez escolham a “informação de IBAN mais recente”.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Simples, no portal das finanças tu tens um IBAN na tua conta, a tua ex-esposa tem outro. O mesmo acontece no site da segurança social. Qual a dúvida?

      1. Avatar de Ze Nandoooo
        Ze Nandoooo

        A dúvida é que tem sido veiculado pela imprensa que será feita a TRF para o IBAN da última declaração de IRS. E podes ter (desde sempre até) dois IBANs diferentes: um colocado no respetivo portal e outro na declaração, ou, como a minha situação: um na declaração e nenhum no portal.
        Daí a pergunta: havendo 2 válidos e diferentes qual é escolhido?

        https ://www.publico.pt/2022/09/07/economia/noticia/fisco-paga-125-euros-iban-indicado-declaracao-irs-entregue-ano-2019681

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Acho que estás a fazer uma complicação desnecessária.
          Vais ao site das Finanças e da Segurança Social e actualiza o IBAN.

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          estás a complicar as coisas, basta ires ao menu iban no teu portal das finanças e alterares para o numero que quiseres de iban.
          Pode ser que a tua mulher se esqueça de alterar dela e á parar a alguma conta tua de onde ela tenha saído lol.

          independentemente se o irs foi transferido mil vezes para o iban X no passado, tu podes a qualquer momento definir qual o novo iban para comunicar com as finanças

        3. Avatar de Kripper
          Kripper

          Efetivamente está correto o que consta no decreto de lei é mesmo isso:

          4 – O pagamento do apoio é efetuado preferencialmente por transferência bancária através do International Bank Account Number (IBAN) que conste na declaração de rendimentos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS referente ao ano de 2021 ou nos sistemas de informação da AT ou do ISS, I. P.

          Fonte: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/57-c-2022-200734337

  2. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Tenho uma dúvida: eu pus o meu IBAN na AT para os meus filhos menores, mas eles não tem conta, logo pus o meu, e recebi um email a dizer que o titular da conta bancária e o contribuinte não eram o mesmo.
    E agora? vou ter que abrir uma conta bancária para cada filho por causa de um subsídio? ou deixo o meu? ou pior ainda, não recebo por não ter conta bancária no nome deles?

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Eu penso que o dinheiro é pago ao adulto responsável por o menor e não diretamente ao menor.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Os sujeitos passivos são os pais, os filhos são dependentes, o NIB a colocar é o dos pais (sujeitos passivos que descontam IRS).

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Então no meu caso que recebi o aviso da AT, mantenho o meu nib na conta do meu filho correto? e já agora Obrigado

        1. Avatar de José Alves
          José Alves

          Sugiro retirar o IBAN da conta dos filhos na AT para não haver confusões. Dessa foram todos os apoios são canalizados para o IBAN constante na declaração de IRS

      2. Avatar de Kripper
        Kripper

        Segundo o que consta no decreto de lei o pagamento é feito preferencialmente para o IBAN que foi inserido na declaração de IRS do ano de 2021.

        Efetivamente está correto o que consta no decreto de lei é mesmo isso:

        4 – O pagamento do apoio é efetuado preferencialmente por transferência bancária através do International Bank Account Number (IBAN) que conste na declaração de rendimentos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS referente ao ano de 2021 ou nos sistemas de informação da AT ou do ISS, I. P.

        Fonte: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/57-c-2022-200734337

  3. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    E quem não tem iban?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas quem é que tem internet e não tem conta bancária?

      1. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Eu tenho mais que uma conta. Mas tenho muitos familiares que não têm conta. Por isso é que isto do iban não é ter atenção. Quem não tem recebe por vale como recebe o fundo de desemprego.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          É só abrir uma conta gratuita, ou de serviços mínimos bancários.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não acredito… que um jovem adulto não tenha conta bancária

          1. Avatar de Carolina Costa
            Carolina Costa

            se uma pessoa com, 70 anos é um jovem adulto. não tem conta nem vai ter para receber os 125€, vão ter que pagar como pagam até aqui. em vale

    2. Avatar de Zé Urtigueiro
      Zé Urtigueiro

      recebes uma carta

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Como recebes ordenado?

    4. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      recebe o cheque postal como são pagas as reformas aos pensionistas nas mesmas situações

    5. Avatar de Sergio
      Sergio

      Os teus familiares podem dirigir-se a um balcao das finanças e resolver o assunto.
      Ao contrário do que a malta arrogante te respondeu, ainda há muitas pessoas sem conta bancária

  4. Avatar de Rps
    Rps

    Obrigado Costa!….. é uma pequena ajuda para comprar o iphone 14 pro…..mas ajuda!!

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Se o costa desse 1000€ reclamavam, dá 125€ reclamam, não dava reclamavam na mesma…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tem a ver com o valor fixo pago apenas 1 vez para resolver o problema da inflação…
        A Inflação é percentual e progressiva.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “O Costa dá”? Como assim? Esse dinheiro não é dos contribuintes? Querias dizer “devolve”?

      3. Avatar de J Martins
        J Martins

        Ze Manel, O Costa Dá?
        Também és do que pensa que em Maio “recebes” do IRS, como se de um bónus se tratasse?

        O Costa não dá nada a ninguém. O mais lindo disto tudo é que a malta diz que dá mas há quem pague quase 30% ou mais de IRS + SS ao estado pelo seu rendimento e o estado “na sua benevolência” dá-te 125€ como se de uma prenda se tratasse. Que tal o estado em vez de ser benevolente com o dinheiro dos outros não baixasse a carga fiscal? Há, pois, não pode… anda a gastar dinheiro em aumentos que não consegue pagar da FP e pensões e a contratar mais para a maquina do estado. Quantos mais na “mama” do pai estado mais fácil é ganhar eleições. Pode ser que pelo menos os pensionistas tenham acordado com esta “prenda” que o Costa também lhes deu-

      4. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Rexebi agora 3 embalagens de panos. Queres uma?

      5. Avatar de Filipe
        Filipe

        Dá, dá! Estes 125, quase que aposto que irão ser descontados em quem recebe do IRS no próximo ano. Preparem-se só.
        Será outra jogada como fizeram com os pensionistas que só os irá prejudicar nos anos seguintes

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Eu nem sei o que faça com tanto dinheiro. Se é desta que compro um carro eléctrico ou invista num imóvel!!!!!

    ironia off:
    Enquanto o aldrabão do Costa distribui menos de 2 mil milhões de euros, vai cortar mil milhões nas reformas e o Estado já arrecadou a mais em impostos, só este ano e até Agosto, cerca de 8 mil milhões de euros!!!!!!

    Temos um benemérito!!!!
    Temos um governo tão espetacular e honesto que eles próprios nem se falam e nem se podem ver à frente!!!! Nada mau para um desgoverno que teve maioria este ano!!!! Temos de gramar com estes mais 4 anos!!!!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acabar com duplas e triplas reformas ou por um tecto máximo (reforma max de 2000€) isso doí e não querem, o povo é que vai pagar isto…

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Tudo a queixar-se,mas ele ganhou com maioria absoluta… Quem é que votou nele?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sendo da Madeira penso que estou safo até dessas suposições, apesar de que nem votei nos partidos mais conhecidos

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Shhhhh…a culpa é do PPC, não estragues a narrativa xuxa, nada de mal para ver aqui, siga em frente!

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Claro que ninguém estraga a narrativa, o costa anda a gastar o dinheiro que todos se queixaram que o PPC roubou ao povo, já viste o que seria todos que votaram no costa começarem a falar mal, era irónico.

    4. Avatar de J Martins
      J Martins

      A culpa é do GrAnDe CaPiTaL e do Passos Coelho e da Troika e da guerra e da pandemia e do bacalhau à Brás . O coitado do Costa está a fazer todos os possiveis para ir contra esta maré de azar!! temos de ter paciência!

    5. Avatar de Sergio
      Sergio

      Aqui o problema até é mais grave do que parece, assusta-me mais ser a União Europeia quase toda a optar por dar o dinheiro em mãos as pessoas, do que ser só o costa.
      Se a UE quer fazer algo contra a inflação não é espetar 60 mil milhoes de euros nas maos das pessoas como fez a alemanha.
      Em vez disso os estados deveriam de recorrer à diminuição fiscal e ter um controlo mais assertivo sobre estes apoios

  6. Avatar de °0°
    °0°

    Que palhaçada

  7. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Acho muito pouco tal como acho que o salário mínimo é muito baixo para este país!! Antes do covid ter 800 euros como salário mínimo é o ideal mínimo (tendo em contas os preços de um quarto e contas) mas agora nem como ideal chega. Os preços aumentam mas quem recebe menos de 1200 euros está tramado.

    1. Avatar de E---lectrão
      E—lectrão

      infelizmente, quem recebe mais de 1200 euros também está tramado 🙁
      em portugal, os (des)governantes acham que as pessoas são ricas quando têm um salário bruto mensal de 2700 euros, mas veja que no final do mês, isto se for funcionário do estado, apenas recebem 1600 euros, já com os subsídios 🙁

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      A inflação não se resolve a colocar mais dinheiro na mão das pessoas, faz-se precisamente ao contrário, daí que umas das soluções ser a do aumento das taxas de juro.
      O problema é quem recebe pouco, mas está apenas nas mãos dessas pessoas lutar para ter melhores salários.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        “O problema é quem recebe pouco, mas está apenas nas mãos dessas pessoas lutar para ter melhores salários.”
        Como se isso fosse assim tão linear..
        Só faltava dizeres a seguir que está nas mãos dos africanos erradicar com a fome em africa.

  8. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu como trabalhador independente que passo recibos verdes, não tenho direito aos 125€ o que é uma verdadeira palhaçada, pois eu faço os meus próprios descontos de segurança social.

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Também não tens direito ás chamadas pensões douradas, e ás duplas e triplas pensões como o cavaco silva..o ultimo rosto da ditadura em Portugal.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “cavaco silva..o ultimo rosto da ditadura em Portugal.”
        O costa vai governar cerca de 11 anos, vais-lhe chamar o quê?
        eu lanço uma ideia
        costa…a última bolacha do pacote da roubalheira socialista

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          E o PS nos últimos vinte anos quantos esteve no poder?
          Já não chama ditadura a isto?

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Joaomatos, vão ao médico, a sério.
        Está a precisar e não espere por amanhã.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Isso é mentira. Essas notícias circulam por aí porque o Governo não é mais claro na comunicação. Na documentação não é mencionada qualquer restrição sem ser o rendimento bruto. Mas por isso não ser tão claro surgem estas afirmações enganadoras.

      https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/trabalhadores-precarios-e-independentes-nao-vao-receber-apoio-de-125-euros-alega-se-no-facebook

      «A resposta é simples: não. Logo no dia 6 de setembro, numa conferência de imprensa que juntou vários ministros para explicarem com maior detalhe as medidas aprovadas, o ministro das Finanças, Fernando Medina, garantiu que o apoio de 125 euros “abrange todo o tipo de rendimentos”, incluindo titulares que acumulam diferentes tipos de rendimentos.»

  9. Avatar de Rodrigues JC
    Rodrigues JC

    Estes valores são uma anedota e não resolvem/ajudam em nada 🙁
    Seria bem mais interessante “pegar” neste valor e reduzir o IRS da classe média, para ver se conseguimos que os salários médios deixem de estar tão “colados” ao salário minimo.

  10. Avatar de Z-Life
    Z-Life

    Vai ser 125 euros em raspadinhas

  11. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Há tanto tempo que andam anunciar está ajuda e ela só será paga quase em fins de Outubro.
    Quem precisa mesmo dessa esmola está tramado,com este governo de faz de conta.
    Desde o inicio das ferias parlamentares que está situação era falada..

  12. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    Eu aguardo para ver.
    Já quando foram aqueles 60€ em duas ocasiões, para que tem tarifa social de eletricidade, fiquei a ver navios.
    Vou esperar sentado para não me cansar.
    E sim, tenho os meus dados atualizados na AT e na SS direta.

  13. Avatar de paulo
    paulo

    Palhaçada de governo! Mais valia terem dito que vão entregar a esmola em Novembro…

  14. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    No meu caso aparece que não terei direito ao pagamento do apoio extraordinário, por ter rendimentos superiores a 37800, quando os meus rendimentos são muito inferiores à metade desse valor, tudo declarado no IRS! Aconteceu a mais alguém?

    1. Avatar de Kripper
      Kripper

      Olá Gonçalo, o valor dos 2700€, anunciados pelo governo, são referentes ao valor do ordenado bruto e não ao valor liquido.