Apagão: esta é a causa «mais provável» de termos ficado às escuras

20 Comentários

Apesar de já ter acontecido há algum tempo, ainda se procuram razões para o apagão que deixou Portugal e Espanha às escuras. Um grupo de peritos da Rede Europeia de Operadores de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E), revelou qual terá sido a causa «mais provável» para o sucedido.

Apagão: esta é a causa «mais provável» de termos ficado às escuras


O ENTSO‑E é a organização que coordena os operadores das redes elétricas em toda a Europa. Após o grande apagão que deixou Portugal e Espanha sem eletricidade a 28 de abril de 2025, o ENTSO‑E lançou uma investigação detalhada para perceber as causas e propor melhorias.

Apagão: o que aconteceu segundo o ENTSO‑E?

  • Perda súbita de 2,2 GW de geração no sul de Espanha causou desequilíbrio imediato na rede elétrica.
  • A frequência da rede caiu para cerca de 48 Hz (abaixo do normal, que é 50 Hz na Europa), provocando oscilações e picos de tensão.
  • As linhas que ligam a Península Ibérica ao resto da Europa (nomeadamente França) desligaram-se automaticamente por proteção, isolando a rede ibérica.
  • Este isolamento dificultou o restabelecimento rápido do fornecimento de energia.

Apagão: esta é a causa «mais provável» de termos ficado às escuras

Segundo os investigadores, o apagão foi causado por um fenómeno raro designado “blackout por alta tensão”, que provocou um aumento de tensão em cascata, levando a desligamentos súbitos das centrais elétricas.

Os investigadores vão publicar um relatório detalhado com a cronologia dos eventos e as causas técnicas. Sabe-se que serão recomendadas melhorias nas interligações europeias para aumentar a resiliência da rede ibérica. Também vão ser revistas e reforçadas as estratégias de gestão da tensão e os protocolos de emergência.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Até o relatório preliminar da comissão independente nomeada pelo governo espanhol é melhor Este, a bem dizer, é uma caca.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu acho que não é preciso inventar coisas estupidas como desculpa.

    Houve um requesito de demasiada energia devido aos electricos, e a rede em sobre cargam claro a frequencia baixou, como a parte Portuguesa de backup nem sequer funcionou, colapsamos de vez.

    Ou seja, resumindo em 2 palavras:
    corrupção, incompetência

    Nunca se deve usar a tecnologia para veiculos, nas casas, e vice versa.
    As formas de locumoção devem ter processo independentes, se uma é a gas, a outra deve ser a gasoleo,gasolina, ouelectricidade, e por ai a fora.

    Caso contrário, pois faltando a electricidade, para tudo.
    Nem comida há.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Tretas, mas qual raro, estão a tentar fugir as indemnizações!!!
      So o ano passado Espanha teve 3 vezes em risco de ficar as escuras, ainda a semana passada passou pelo mesmo, e vem dizer que é raro….

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        3 vezes em 365 e nenhuma delas ficou parece me bastante aceitável até porque pelos visto nunca se concretizaram

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pois…
        É todods os dias na corda bamba.

        Todods os dias, ao anoitecer, tenho problemas de electricidade, sempre as lampadas a piscar, tipo, na eminenncia de ir abaixo,árvore de natal, todos os dias!!!!!!!!

        Eu não sou o unico a ter este problema, pois a Electricidade é um sistema distribuído, todos á minha volta sofrem do mesmo.
        As lampadas em casa, de baixo consumo, teem componentes electrónicos, com estas coisas tipicas de arvores de natal, estou sempre a ter que mudar as lampadas, porque avariam com uma frequencia tremenda.

        A unica forma de mitigar o problema, é quando a arvore de natal activa, é rapidamente apagar a luz, para proteger as lampadas.
        Mas depois fico ás escuras, e muitas das vezes nem consigo faze-lo porque fui a aoutra divisão,etc.

        Os Equipamentos electrónicos também avariam.
        Tenho um carregador de telemovel, que agora até dá choques electricos, tive que o retirar.

        E o mesmo pode ser dito para muitas coisas a nossa volta.
        Basta pensar, se um carro tiver uma bateria de 150KWh, uns 300K carros, isso dá 45GWh.
        150000*300000=45000000000 Wh

        Claro não se vão carregar todos, mas se apenas 10% carregar, são 4.5GWh, e se 20% tentarem são 9.0GWh.

        Ora eles dizem que a perda de 2.2GWh causou a perda.
        Ora 2.2GWh dá para menos de 14700 carros, e pelos vistos isto é suficiente para deixar o País completamente ás escuras, até deixar as escuras o País vizinho, imaginem a loucura.

        14700 carros..
        Só Portugal tem mais de 300000 veiculos, agora vocês pensem!!!!!!

        Poderá o futuro ser electrico?
        Só electrico a mim não me parece.Nem mesmo com energia nuclear conseguiremos ter redes de distriuição, capazes de gerar mais 45GWh para 300000 veiculos.

        1. Avatar de narcesudo
          narcesudo

          Também tenho dado conta das lâmpadas a piscar mas ainda não tive avarias.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ahahah Ás 11h da manha devia estar a carregar uma quantidade absurda de eléctricos ahah e mesmo que houvesse uma sobrecarga o país não vai abaixo por causa disso.
      A malta acho que os eletricos comem eletricidade como se não houvesse amanha ahah então quando passou tudo de candeeiros a petroleo para ter electricidade em casa e fornos eléctricos o planeta tinha ido abaixo

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Na Holanda não é as 11 mas entre as 14 e as 21, o governo pede q não se carregue o elektro.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, então ia abaixo todos os dias ahahahah

    4. Avatar de Deve ser deve!
      Deve ser deve!

      és um iluminado, tens de ir para a NASA.
      Perda súbita não me parece ser carros a carregar, mas eu não vou para a NASA!

    5. Avatar de carlosf.
      carlosf.

      É tão simples a tua explicação, nem sei porque a REN não te contrata de imediato! Haja paciência…

    6. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quantos milhoes de electricos estavam a carregar? E nos outros dias esses milhoes não carregam?

  3. Avatar de Malagueta
    Malagueta

    deviam explicar o que é um “blackout por alta tensão”

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Na Holanda já andam a racionar electricidade, ao .esmo tempo que o valir do kWh sobe para o nivel dos mais altos da UE e do mundo, claro.
    Tb pensavam q iam lá com espelhos e ventoinhas.

  5. Avatar de Zé

    A culpa foi dos espanhóis. Isso soube-se logo mal a eletricidade foi abaixo. Aliás, nem tinha caído e já se sabia que a culpa ia ser deles. Mais concretamente, um mês atrás já se falava disso nas redes sociais. O apagão já estava previsto desde o ano passado como teste à rede elétrica.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Continuo a colocar como possibilidade um ataque directo a um sistema de controlo integrado nos painéis solares fabricados por empresas chinesas (tenham vindo da China ou de um qualquer outro país) por parte da China, para testar a eficácia do ataque que depois efectivamente fez à Índia dias depois quando a Índia atacou o Paquistão.

    Quanto a Portugal, seria interessante colocar capacidade em baterias para não só manter a estabilidade da energia eléctrica vinda de Espanha, como caso seja Portugal a fornecer para garantir um fornecimento estável a Espanha. Além é claro de baterias espalhadas pela rede em Portugal para garantir estabilidade e que existe tempo para retomar as operações em caso de falha em Espanha ou em caso de falhas em algumas centrais de geração em Portugal.
    Naturalmente que tal sistema de baterias deveria ser 100% desenvolvido por empresas 100% nacionais por indivíduos devidamente verificados pelo Estado para garantir que não trabalham para outros interesses (ex.: China, Rússia, ou outros que possam ter interesse em ser capazes de mandar abaixo a rede a um clique de distância). Antes ainda me vinha à cabeça a EFACEC, mas agora pertence a uma empresa estrangeira que sei lá eu quem está por de trás da mesma.

    Mais importante será garantir que toda a rede está preparada para picos electromagnéticos sejam eles causados por uma explosão proveniente do Sol, ou provocada artificialmente por armas de impulsos electromagnéticos, por exemplo usados pela Rússia para avariar a rede eléctrica Europeia caso decida atacar o resto da Europa.

    1. Avatar de Max
      Max

      Ganda paranóia.

  7. Avatar de abilioesilva
    abilioesilva

    A cegonha continua no ninho a chocar os ovos toda contente pois desta vez não foi constituída arguida.