Ao fim de 16 anos… O portal Clix.pt foi desligado

54 Comentários

Durante 16 anos em actividade, o Portal Clix sempre teve um papel bastante activo no domínio da comunicação apesar de nos últimos meses se notar uma forte quebra ao nível da quantidade de informações.

Hoje o portal anunciou o seu fim, referindo que face ao contexto e à evolução de quebra verificada nos últimos anos, o Portal foi desligado.

clix_02


Quem tentar aceder hoje ao portal clix.pt vai ser certamente surpreendido com a mensagem que informa que o portal foi desligado. Curiosamente, depois de desligar a janela onde é apresentada a imagem, o utilizador é redireccionado para o portal iol.pt.

clix_00

Lançado em 1999, o portal Clix foi um dos primeiros a disponibilizar conteúdos de língua portuguesa. Em 2000 a marca chegou mesmo a alcançar a liderança no negócio residencial de Internet. Em 2002 o portal mudou a imagem e também começou a disponibilizar novos conteúdos.

 

(em actualização)

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    “Fazer Clix custa Nix”… RIP

    1. Avatar de someone
      someone

      Foi um dos slogans mais épicos dos anos 90!

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        “clix rapidix”
        https://www.youtube.com/watch?v=jnrmS6MNA6s

        ainda me lembro de instalar a “clix noitadas” no velhinho pentium 3 xD
        velhos tempos, tempos em que só havia pessoas inteligentes na tecnologia, tempos em que as pessoas queriam o que era melhor e mais rápido em vez daquilo que está na moda, enfim..

        RIP CLIX

        1. Avatar de Darth
          Darth

          Tipo que? Moda em que sentido? Vai ai muito snobismo na tua mente

  2. Avatar de mariza
    mariza

    quando não se é isento a dar noticias, o fim é rápido.

    1. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      O Sapo vai com o cão também. Pelo menos o (in)desporto . sapo . pt já ia bem.

  3. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    Estranho sendo um portal da antiga Optimus deveria redirecionar agora para a NOS! Deve ser por causa de disponibilizar notícias!

  4. Avatar de Olly
    Olly

    Tenho de confessar que não sabia que ainda estava activo.

  5. Avatar de SXAC
    SXAC

    já hoje foi tarde…, tive só problemas com eles quando eram o meu fornecedor de net.
    Nunca mais visitei o portal… XAU!!!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Desde que a clix passou a disponibilizar fibra (foi um dos pioneiros, senão o pioneiro de FTTH) a preços justos para a altura, só tive problemas quando estavam para passar e depois passaram para a optimus (pouco antes de se saber que iam ser oficialmente nos).
      Antes da transferencia de operadoras a fibra era das melhores (senão a melhor) do país..

  6. Avatar de Woot!
    Woot!

    Nem sabia que esse portal ainda existia. O próximo deve ser o IOL.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O IOL serve como agregador do grupo MediaCapital que detém a TVI, a rádio Comercial entre outras. Do ponto de vista de um grupo de comunicação social continua a ter muito mais interesse manter um portal na Web.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Compreendo, mas quantos acessos achas que existem ao site IOL (http://www.iol.pt/)?

        Se tiver 1000 visitas mensais já é bom. Fiz um pequeno teste à minha volta e ninguém conhecia sequer o IOL, isso diz tudo.

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          1000 visitas mensais tem o blogue do meu cão.
          Segundo o Alexa, é o 14º sítio mais visitado em Portugal.

          http://www.alexa.com/siteinfo/www.iol.pt

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Essa informação é sobre todo o *.iol.pt não apenas o portal.

  7. Avatar de Olver
    Olver

    Uma parte de mim morreu após ler esta noticia. RIP CLix

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    olha o clix… ainda existe?

    lol

    RIP

    ps: o servidor mail ainda funciona.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    E a sapo encaminha-se para o mesmo caminho…

    1. Avatar de André
      André

      Ao contrário do Clix, O SAPO ainda se “mexe”. É muito mais visitado.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      O sapo é muito conhecido. Para além de ser o site português mais conhecido, foi o primeiro site português de buscas.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Oh rapaz, tu achas mesmo que isso é assim?!

      O sapo é o portal mais usado. Tão cedo o sapo não vai saltar pra lado nenhum lol

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        O próprio pplware está nos servidores do sapo. (ou algo parecido) 😉

    4. Avatar de Entra Sapo
      Entra Sapo

      Na minha modesta opinião, pese embora com algumas tendências clubistas algo duvidosas, é
      o site de notícias, devidamente arrumadas em separadores, bem organizadas e de fácil consulta.
      Diáriamente, abro a Net, e o Sapo é sempre a minha primeira visita, afim de me informar dos últimos acontecimentos neste planeta.
      E só para acabar, não trabalho no Sapo, nem conheço ninguém que lá trabalhe, mas também penso que não devemos dizer mal de tudo… também devemos dizer bem quando um produto é
      bom.

    5. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      E o sapo ainda não fechou também? Quem e que visita aquilo???

      1. Avatar de André
        André

        Digamos que é só o 5º site mais visitado em Portugal!

  10. Avatar de Alucard
    Alucard

    Já estava em coma há muito tempo. Tenho pena pelo Clix, mas desde que não me tirem o SAPO e o Aeiou.pt, estou bem. A NOS não deveria ter ainda assim desistido de uma marca histórica.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Vives na pré história da internet.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      LOL o aeiou ainda existe???
      LOLOLOL

      Antigo………………………… e neandertal!

      1. Avatar de NunoR
        NunoR

        Pré história, ou vocês é que não sabem que a internete não é só redes sociais ou pornografia?

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        Lol, estes putos de hoje em dia acham-se muito modernos por só usarem a Web pelo Google e Facebook.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Alllucard, rapazinho, e isso dá-te quantos anos a ti?

          O aeiou ficou conhecido com os chats do blabla quando o mIRC cá na república das bananas começou a mudar as suas políticas de utilização e o pessoal começou gradualmente a sair…
          Quanto os canais de warez mudaram-se para os sites warez, e emules, e até mesmo kazaa’s (não necessáriamente por esta ordem).

          Portanto, sim, aeiou é neandertal visto que comecei a utilizá-lo por volta de 98/99.

          Como não sou saudosista, e como gosto de utilizar e experimentar serviços novos quando aparecem, e sendo melhores, utilizo-os, optei por “esquecer” o aeiou (e até mesmo o sapo) e usar outros serviços identicos que entretanto foram aparecendo.

          Mas sim, o aeiou é neandertal e agora que acabei de o voltar a visitar (quase 10 anos depois) está diferente e o que era um agregador de links, e salas de chat posteriormente e até mesmo serviço de email, tornou-.se um agregador de noticias.

          Sim, é neandertal!

          P.S. a net para mim é muito mais que google e facebook, ainda que os use, e use os serviços da google.

          Mas este puto está cá desde os 56kbps e as linhas Rdis! 😉

          Cumps.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            P.s. ainda sou da altura do velhinho e defunto site “putakepariu”… coisa que talvez, nunca tenhas ouvido falar nem utilizado!

  11. Avatar de fran
    fran

    foi através de um cd da clix que davam nos hipermercados que tive acesso ao épico age of empires 2

    1. Avatar de André Alves

      Já joguei isso com os meus colegas à menos de 2 anos

  12. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Ainda hoje conservo um endereço de email que criei há muitos anos.

  13. Avatar de Klaus Khan
    Klaus Khan

    O primeiro site portugues de buscas (espero não estar a dizer uma bacorada) foi o Altavista que agora já não existe.

    1. Avatar de Klaus Khan
      Klaus Khan

      Que tinha dominio .pt, no entanto acho que pertencia a uma empresa dos EUA.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O Altavista era um motor de busca da DIGITAL (Digital Equipment Corporation).
        Para a malta sub-20 ;^) a DEC foi adquirida pela COMPAQ, que foi adquirida pela HP, que agora se dividiu em 2 empresas…

        1. Avatar de Antóniomatos
          Antóniomatos

          O altavista foi mudando de maos e nunca foi pt . Mas foi o melhor site de busca de sempre. Pena que os russo e mais tarde os espanhóis mataram o altavista, o terra.es perdeu 500 milhoes de euritos… Foram eles que inventaram o fundo branco e não a google e também foram eles que inventaram os crowlers e nãoa google. altavista falhou no que sea refere a ppublicidae e nisso o google foi muito melhor….

  14. Avatar de sccp
    sccp

    e o servidor de mail do clix tb vai acabar?
    pelo menos avisem antes de desligarem tb!

    1. Avatar de sergio
      sergio

      O email da clix não vai acabar. E se fosse, obviamente que os seus utilizadores iriam ser avisados com bastante antecedência.

  15. Avatar de David.pt
    David.pt

    Foi a minha primeira experiência com a net :D. O pior foi a conta de telefone…

  16. Avatar de Revolution_909
    Revolution_909

    Dizem que o SAPO está na penúria…..visitam o PPLWARE! 😛

    PS: Tenho o SAPO como homepage. Vejo sempre as notícias por lá…

  17. Avatar de Marco
    Marco

    Eu usava muito o portal de SMSs, que funcionava 10******!
    http://smsborlix.clix.pt/

    Descrição do serviço: http://olhaborla.blogspot.pt/2015/07/sms-borlix.html

    Alguma alternativa??

    Era um GRANDE serviço da CLIX… fabuloso… para todas as redes… totalmente de borla… :-\ E com a vantagem de não ter de andar a escrever no telefone (SECA monumental)

  18. Avatar de Dinarte
    Dinarte

    E o Google existe desde 97 e não e neandertal…

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Que sites portugueses dos anos 90 ainda existem? Alguém se recorda?

  20. Avatar de GadgetManiac
    GadgetManiac

    Ainda teve direito a publicidade por parte da CP.

    UME 3429 a sair de Penafiel com destino a Caíde (linha do Douro), ostentando publicidade da Clix nas laterais.

    Vídeo de Jorge Lopes, filmado em 2007.

    https://www.youtube.com/watch?v=Sa-bwl6nXVw

    1. Avatar de GadgetManiac
      GadgetManiac

      Ainda tinha uma cena fixe, que era o SMS à borlix… Pena aquela assinatura a fazer publicidade ao serviço, mas pelo menos poupei uns trocos. 😛

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Tenh9 muitas saudades do clix. Talvez um dia vo!te.