Ano Novo, novos preços de electricidade

71 Comentários

Saiba mais sobre o mercado liberalizado!

Como não há tecnologia sem electricidade e tudo gira à volta da mesma, deixamos aqui algumas ideias que consideramos importantes sobre o novo funcionamento deste mercado.

Perceba o que é o mercado liberalizado do sector energético, conheça as empresas que comercializam electricidade, o que oferecem ao consumidor doméstico, veja quanto pode poupar ao transitar para o mercado liberalizado e o que pode perder!


O final do ano ficou marcado pela corrida aos agentes de atendimento EDP para a alteração dos contractos da electricidade. No entanto, deu para perceber que as pessoas não sabiam, na sua maioria, porque o estava a fazer; desconheciam outras empresas que comercializam electricidade, as condições de contrato e as diferentes soluções as suas necessidades.

 

O mercado regulado e o mercado liberalizado

Durante muito tempo a comercialização de electricidade, para os consumidores domésticos em Portugal, esteve sob o monopólio da EDP, sendo os preços praticados fixados pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

No entanto, Portugal, estando inserido na União Europeia, viu-se obrigado a seguir as políticas energéticas da União, que continuam a ter como objectivo a criação de um mercado interno de energia assente na existência de uma rede energética europeia de electricidade e gás natural segura e coerente, a fim de contribui para a diversificação e para a segurança do abastecimento.

Apesar deste objectivo prever um processo gradual e de Portugal já se encontrar empenhado em seguir o caminho proposto pela UE ainda se encontra bastante atrasado. Por isso mesmo, a Troika, assim que começou a intervir na economia nacional, exigiu que o sector energético no segmento doméstico fosse liberalizado,até ao final do ano passado, de forma a que todo o sector ficasse a operar no mercado livre.

De forma simples, esta alteração leva a que os preços que eram anteriormente fixados pela ERSE e que de certa forma estavam protegidos das oscilações do mercado, sejam agora livremente praticados, apenas com a salvaguarda da ERSE que além de continuar a fixar as tarifas de acesso à rede manterá o seu propósito de salvaguarda dos direitos do consumidor.

 

A extinção das tarifas reguladas, o período transitório e as tarifas transitórias

O fim do mercado regulado não aboliu por completo as tarifas reguladas, na verdade, quem não efectuou a transição para este novo mercado encontra-se abrangido pelas tarifas transitórias que continuam a ser fixadas pela ERSE, mas que serão revistas a cada 3 meses, durante um período transitório, e praticadas pelo mesmo comercializador, o comercializador de último recurso.

Período transitório:

 
Há que ter em conta que as tarifas liberalizadas são, em geral, definidas com base nas tarifas transitórias, às quais cada empresa aplica um desconto sobre o preço do consumo ou da potência contratada, o que faz com que as tarifas transitórias sejam, na sua maioria, superiores às liberalizadas.

 

Análise à concorrência

Apesar de ainda existirem poucas empresas a comercializar electricidade para o segmento doméstico, é importante conhecer quem comercializa e os preços que praticam, antes de efectuar qualquer alteração ao seu contrato.

No segmento doméstico são quatro as empresas a comercializar electricidade em Portugal Continental: EDP, Galp, Iberdrola e Endesa.

Em geral, estas empresas apresentam descontos para novos clientes sobre o preço da potência contratada, com base nas tarifas transitórias e algumas delas apresentam soluções para contratação conjunta de electricidade e gás natural. Os contratos têm todos mais ou menos as mesmas características: contratos de 1 ano, renováveis automaticamente por mais um ano, caso não haja comunicação à empresa com antecedência de 30 dias.

 

EDP

A EDP além de comercializador de último recurso ainda apresenta várias soluções para o mercado liberalizado.

Como comercializador de último recurso pratica as tarifas transitórias, que abrangem todos os clientes que ainda não transitaram para o mercado livre e que serão revistas a cada 3 meses pela ERSE e que, em geral, são superiores às tarifas no mercado regulado.

No mercado liberalizado, a EDP é a empresa com mais oferta para o consumidor doméstico, tendo as soluções casa, verde e casa total.

Na solução casa oferece um desconto de 2% sobre a potência e o consumo contratados, para as contagens simples e tri-horária. A contagem bi-horária também está disponível mas sem qualquer desconto.

O verde é o primeiro produto ecológico do mercado energético. Apenas está disponível para potências contratadas a cima dos 6,9kVA para as tarifas simples e bi-horárias. Neste caso os preços são ligeiramente superiores à solução casa.

A solução casa total é destinada a consumidores de electricidade e gás natural. A estes é oferecido um desconto de 2% na electricidade e 5% no gás natural para os escalões 1 e 2 face ao preço do comercializador regulado.

Para aderir a alguma das soluções da EDP pode fazê-lo presencialmente numa loja ou de um agente autorizado, ou online através do site da empresa.

 

Endesa

A Endesa assume-se como um dos maiores grupos energéticos da Europa. Está presente no mercado nacional desde 1993, envolvida em diversos projectos de produção de energia e a participar no processo de liberalização do mercado da electricidade.

Actualmente oferece um desconto de 5% sobre o preço da potência e da energia em função da potência contratada, durante 1 ano. Este desconto é exercido sobre o valor das tarifas transitórias, não sendo válido para as tarifas bi-horária e tri-horária.

O contacto com a empresa para esclarecimentos ou celebrar contrato será feito preferencialmente via telefone, podendo solicitar o contacto através do site.

 

Iberdrola

Este grupo espanhol é uma das maiores companhias eléctricas do mundo, líder na produção de energia eólica. Além da participação em vários projectos hidroeléctricos e eólicos em Portugal, a Iberdrola ainda comercializa electricidade e gás.

Tal como as outras empresas, a Iberdrola ofereceu um desconto de 10% sobre o preço, mas neste caso, além de ser apenas sobre o preço da energia, essa oferta já expirou no final do ano anterior. Não estão abrangidos consumidores abaixo dos 3,45kVA, apenas está disponível para a tarifa simples e a melhor forma para contactar a empresa é via telefone.

 

Galp On.

A Galp tem vindo a operar em Portugal no mercado do gás e dos combustíveis, contudo, com a liberalização do mercado energético surge a Galp On. que engloba a comercialização de electricidade e gás natural.

A empresa oferece 3 opções de contracto, electricidade, gás natural e electricidade+gás natural. Para os três casos apresenta dois tipos de contrato, o plano simples e o plano comfort, sendo que o plano comfort obriga à contratação de um serviço de assistência à casa ou ao gás nos valores de 3,90€ e 5,90€, respectivamente.

Para a electricidade o plano simples apresenta os mesmos preços que no operador de último recurso; o plano comfort oferece um desconto de 2% com base na tarifa transitória, para as tarifas simples e bi-horária. Na contratação de gás natural, os contratos são semelhantes aos da opção anterior.

Para electricidade+gás o plano simples tem um desconto de 2% para a electricidade e 5% para o gás para a tarifa simples, para a tarifa bi-horária não há desconto na electricidade, mas o desconto no gás natural é de 5%. Para o plano comfort são oferecidos descontos de 5% tanto no gás como na electricidade para a tarifa simples e para a tarifa bi-horária, 2% na electricidade e 5% no gás, com a contratação de um serviço de assistência.

Para obter mais informações ou para celebração do contrato pode fazê-lo directamente numa loja Galp Energia, por telefone ou através de e-mail. No site da Galp On. pode ainda efectuar simulações de poupança.

Outros sites, como o da ERSE ou da DECO também permitem efectuar simulações, com os dados da sua factura ou de exemplos representativos, contudo, desde o início do ano, os simuladores encontram-se desactualizados, ignorando alguns comercializadores.


 

Exemplo de poupança

O exemplo que se segue foi elaborado com base numa simulação da ERSE para um cliente modelo comparando a diferença de preços entre a tarifa transitória e algumas tarifas do mercado liberalizado.

Características do consumidor:

  • Tipo de Fornecimento: BTN, Potência Contratada até 20,7 kVA
  • Discriminação de Contagem: Simples
  • Escalão de Potência Contratada: 3,45 kVA
  • Consumo (1 mês): 230 kWh

 
Gasto médio mensal: 49,32€
Gasto médio anual: 591,84€

Segundo esta simulação a maior poupança ocorrerá com a contração do tarifário disponibilizado pela Iberdrola.

No caso da Galp, a poupança também é elevada, mas uma vez que o plano comfort obriga à contratação de um serviço de assistência, essa poupança pode ser apenas de 5,43€ com a contratação da assistência à casa, e no caso da assistência ao gás não há qualquer poupança relativamente à tarifa transitória.

Há que ter em conta que este exemplo apenas prevê a tarifa simples, no caso clientes de bi-horária, ou de potências contratadas superiores, ou até mesmo da conjugação dos serviços de gás e electricidade a melhor solução poderá passar por outra empresa que não a Iberdrola.

É previsível que durante o período de transição surjam novas ofertas por parte destas empresas e espera-se que novas empresas venham a investir neste mercado de forma a estimular a concorrência. É também previsível que, tal como aconteceu noutros países, depois do período de transição, os preço venham a sofrer um aumento generalizado em todo o sector.

Já está no mercado liberalizado de electricidade? Sobre que empresa incidiu a sua escolha?

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homem do Leme
    Homem do Leme

    Obrigado. Altamente claro e esclarecedor. Autêntico serviço público.

    1. Avatar de Joji
      Joji

      só faltava por o comparativo para tarifas bi-horarias que é o que tenho em casa..

      1. Avatar de Telmo Sousa
        Telmo Sousa

        Concordo com o Joji 😀 há cerca de 2 meses o meu pai foi à EDP saber o que deveria ser feito para migrar para os novos serviços, resposta da mulherzinha que lá estava: “ah e tal não vale a pena mudar, você tem bi-horário por isso não compensa, deixe-se estar como está!”

        Uma comparação em bi-horário ajudava imenso a esclarecer este asssunto.

        Mas está um tópico muito bom para ajudar as pessoas, os meus parabéns.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          E disse muito bem. A tarifa Bi-Horária se reparares no site da ERSE (recomendo a consulta – http://www.erse.pt) irás verificar que atualmente a tarifa que a EDP e a GALP propõe são ligeiramente superiores (os espanhóis ainda não oferecem isto).
          Eu tenho Bi-horário e vou manter até haver reais descontos.

          Como o Hugo Costa disse e bem existem simuladores, e estão á distancia de um click e aí com a tua conta de eletricidade não te enganas.

          1. Avatar de Telmo Sousa
            Telmo Sousa

            Pedro por acaso fui lá antes de ver o teu comentário e simulei e realmente ainda fica mais caro se trocar.

        2. Avatar de JG
          JG

          Se fizerem as contas para bi-horário, se calhar vão descobrir que compensa.
          Eu tinha simples e fiz as contas e compensa-me mudar para bi-horário mesmo estando na tarifa regulada. Com as novas tarifas compensa-me a EDP (infelizmente).

          NÃO esquecer que a Iberdrola e Endesa não tem planos bi-horários e os planos de gás da Endesa é para empresas.

          Façam bem as contas e não se deixem enganar por propaganda do eu quero é sair da EDP. Quem me dera a mim sair da EDP, no entanto não é vantajoso como está.

          Para finalizar. Como podem assumir que é um mercado livre quando impingem planos de “limpeza de estores” nos contratos?

          Pouca vergonha.

          1. Avatar de JG
            JG

            e somente por débito directo…

          2. Avatar de Mara
            Mara

            Ao fim e ao cabo, a EDP ainda mantém o monopólio.

            And å procure de uma forma de matter a electricidade mas eu agora resido no estrangeiro . Só venue a Portugal uma vez pro ano.

  2. Avatar de Fakir
    Fakir

    Bom trabalho. Mas acima de tudo, o importante era haver uma entidade que regulasse e sancionasse os abusos cometidos pela EDP, que se auto financiou, burlando os clientes do sistema bio-horário, ao não proceder correctamente no acerto do relógio. Portanto, ainda bem que vou poder mudar.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      As Entidades reguladores nunca se regem como deveriam, viu-se pela gasolina. Em vez de por um tecto/valor máximo e depois ai todos os fornecedores lutavam pelo valor mais baixo para angariar mais clientes. Mas ai não roubavam tanto. enfim… Eu continuo sem saber para qual mudar, parece-me todas iguais.

    2. Avatar de Frederico Santos
      Frederico Santos

      O Distribuidor, é sempre a EDP, independentemente do comercializador que escolhas, ou seja… Viva o monopólio.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        A PT faz o mesmo.

      2. Avatar de Mara
        Mara

        Sim ! Pois que continue a viver até o dis em que todos protesters be alto. Mas dará resulted ? Portugal já não pertence aos Portugueses há muito .

  3. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Bom dia! Realmente é uma boa notícia, porém, gostaria de saber se estas opções estão disponíveis para as ilhas, nomeadamente a Madeira. Ou é só a nível continental?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho
      Maria Inês Coelho

      É só para Portugal Continental. No site da ERSE pode ler-se com mais detalhe essa informação. Julgo que o mercado nas ilhas é ligeiramente diferente, mas segundo o que li as tarifas vão continuar a ser fixadas e aplicadas pelos comercializadores de último recurso.

  4. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Eu já estou no mercado liberalizado há cerca de meio ano. Contratei com a GalpON o fornecimento de electricidade.

  5. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    Muito bom, apesar de já ter mudado para a iberdrola estes resultados vêm confirmar aquilo que já estava a espera, uma boa poupança, por pouco que seja por mês, é muito ao final do ano…

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Eu por acaso já estou no mercado liberalizado, assim que a GalpOn começou a operar para os particulares.

    Na altura, nas simulações que realizei na ERSE, foi a empresa que apresentava os melhores preços.

    Até agora, estou satisfeito.

  7. Avatar de euqrop
    euqrop

    Como em todos os outros modelos de liberalização de mercado, que visam a melhoria da concorrência e o melhor serviço para o cliente vamos ver, como vimos nos combustíveis, que empresas concorrentes vai ficar todas amigas e subir preços em consonância e as autoridades reguladoras que “protegem” os direitos dos consumidores … adormecem, vejam o caso da telecomunicações.

    Tinha um poster no meu quarto que dizia : Pagas e não bufas !!
    cá estamos nós ….

  8. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal

    Trabalho em Gestão de Condomínios e este é um tema quente relacionado. Encontramos aqui o essencial da questão.
    GRANDE ESCLARECIMENTO. PARABÉNS.

  9. Avatar de Jose Ribeiro - Portugal

    Publiquei antes de acabar:
    Sugiro que passem pelo site da Deco e prestem atenção ás dicas referentes ás clausulas penalizadores acrescentadas aos novos contratos: em suma saiba bem o que assina a troco dos descontos referidos.
    Boa Sexta-Feira.

  10. Avatar de Senh0r
    Senh0r

    Sim senhor, bom artigo e muito interessante. Numa altura que temos que fazer contas à vida, mais do que nunca.
    Os meus parabéns à autora e à equipa do pplware.

  11. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Atenção à letras pequenas, no caso da Iberdrola: Oferta Válida até 31 de Dezembro de 2012.

    Curioso é que se fiz simulação na ERSE e a Iberdrola não aparece na lista, fiz na Deco e é logo a 1ª aconselhada.

    1. Avatar de Zaskar2097
      Zaskar2097

      Sim, tenham em atenção que neste momento não há nenhuma oferta válida da Iberdrola. Esta ofertas dos 10% era, de facto, apenas até final de 2012 (já tinha confirmado com o apoio ao cliente deles).

      1. Avatar de Maria Inês Coelho
        Maria Inês Coelho

        É verdade! A informação já foi corrigida no texto.
        Obrigada

        1. Avatar de André Pereira
          André Pereira

          sim, se aderissem até dia 31 de Dezembro terão esse desconto,
          o desconto não é até 31 de Dezembro…

  12. Avatar de Rocha
    Rocha

    Bom trabalho muito esclarecedor só falta mesmo um simulador onde se possa aplicar o nosso caso e ver qual o mais vantajoso.

    Bem haja.

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Se bem percebi tens no site da DECO e da ERSE.
      Na noticia diz mesmo isso.
      “Outros sites, como o da ERSE ou da DECO também permitem efectuar simulações, com os dados da sua factura ou de exemplos representativos…”

  13. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Bom dia,

    Gostava apenas de saber se a poupança feita com Iberdrola já inclui os 10% de desconto. É que esses 10% são apenas para potências superiores a 3.45 kVA, logo não seria possível poupar nada com uma potência contratada de 3.45 kVA. Pelo menos foi o que percebi ao ler o texto.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho
      Maria Inês Coelho

      Sim, todos os valores no exemplo já incluem os respectivos descontos.

      1. Avatar de Hugo Silva
        Hugo Silva

        Já percebi, eu é que estava a fazer confusão e a não incluir os 3.45 kVA no intervalo de oferta. Mas a poupança na Galp/EDP poderá ser maior tendo em conta os consumos de gás, sobretudo para quem tiver aquecedores a gás, esquentadores e fogões a gás. Era interessante saber isso, mas de resto, óptimo trabalho

  14. Avatar de Rui Lapa
    Rui Lapa

    Para além do problema relatado neste link

    http://www.ionline.pt/dinheiro/vai-mudar-fornecedor-luz-gas-prepare-se-os-dramas

    Tenho um colega, que mudou para a Galp On, que tem problemas na programação do Bi-Horário. A Galp-On diz que a responsabilidade é da EDP, a EDP diz que ele não é cliente.

    E Viva a liberalização! Parece o mercado dos combustíveis.
    Quando se aplicam as multas?

  15. Avatar de Valente
    Valente

    Quem dá mais rebuçados?

    Isto está bem mas não foca o que para mim é o mais importante. Fisicamente quem é que fornece a electricidade, quem é o dono das linhas, dos postos de transformação, etc,?
    Se houver uma avaria quem dá a assistência, quem é o responsável por esta situação? Quem responde com mais prontidão a estas situações? Ou aí vamos assistir a um jogo do “isso não é conosco” contacte “X”, e nós á espera.

    Isto é um aspecto que também deve ser esclarecido. Não se pense só nos preços dum ou doutro. A assistência é importante.

  16. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Sugiro que façam igualmente os vossos testes no simulador da DECO PROTESTE. Atenção que há uma opção de “Editar perfil” que vos permite colacar os vossos consumos de uma forma mais afinada. http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/simule-e-poupe/eletricidade-gas-melhor-tarifa

  17. Avatar de Picasso
    Picasso

    Essas empresas estão previstas fornecer para às Regiões Autónomas?

    1. Avatar de João Caldeira
      João Caldeira

      Pois, aparentemente ninguém sabe disso… pelo menos, pelo que pesquisei, e foi pouco, não encontrei nada sobre as regiões autónomas..

    2. Avatar de Maria Inês Coelho
      Maria Inês Coelho

      Julgo que para já não, não conheço o mercado nas Regiões Autónomas, mas segundo a ERSE mantêm-se as tarifas reguladas. http://goo.gl/gP1bx podem ver aí mais informação.

      1. Avatar de Picasso
        Picasso

        Obrigado pelo links. Já conhecia.

        O que reina mais neste país é a falta de informação e a incerteza.

        Já agora alguém me sabe dizer qual a melhor forma de calcular a potência ideal. Tenho neste momento 6,9 kwh e penso ser demais.

  18. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Parabéns, o artigo está muito esclarecedor. Porém, em Portugal, um país em que os governantes têm reminiscências da ditadura. São na sua maioria incompetentes, têm atitudes de prepotência para o seu povo e de servilismo para com a Europa, o que iremos encontrar daqui por uns tempos é o mesmo que, como já alguém aqui referiu, se passa com as comunicações. Mas não só! Durão Barroso, voltou costas ao país! Antes de sair, liberalizou os combustíveis. Todos sabem o que aconteceu! Como país rico que somos, temos os combustíveis mais caros da Europa! Antes disso já os telemóveis rondavam por cá. O que temos? Serviços quase iguais com as mesmas tarifas. Mudam apenas os nomes! A concertação é palavra de ordem nestas empresas! Depois vieram novas medidas da União Financeira. Imponha-se o TDT sim senhor que Portugal absorveu sem mais, como bom aluno que é! Quem continua a “sofrer” com tal medida, o povo! Gente pobre e abandonada nos confins do mundo rural, sem nada mais para se distrair que a televisão, em muitos casos o único elo que mantém com a civilização, foi-lhes retirado sem mais. Agora vêm as energias. A quem interessam tais mudanças? Ao povo? A Erse vai continuar a regular? Como quem? Como a Anacom? Daqui por uns tempos, aumentará significativamente. Dêem tempo ao tempo! Infelizmente, é a minha opinião, vivemos num estado de má fé, patrocinado por uma União que se rege por interesses financeiros e nada de bom advirá destas medidas. Seja como for, creio bem que entretanto havemos de regressar à lenha, porque poucos serão os que terão capacidade para pagar bens de primeira necessidade ao preço do ouro. Disse!

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Disseste tudo. Concordo.

    2. Avatar de Joji
      Joji

      Já se verifica o aumento do recurso à lenha.. Conheço muita gente que parou o aquecimento a gasóleo ou electrico e investiu em caldeiras de lenha.. para além de ser mais agradável..

  19. Avatar de Zé de Gaia
    Zé de Gaia

    Isto é como a liberalização dos combustiveis, é quase igual em os postos.
    Ter em atenção que nas promoções tem tempo de fidelização.

  20. Avatar de Info
    Info

    Todos falam nesta potencia: Escalão de Potência Contratada: 3,45 kVA mas na realidade só com a de 6kva se consegue funcionar bem com vários aparelhos em simultâneo ou estou enganado?

    1. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Estas correcto.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Depende. É o quadro geral que desliga? Por vezes o que mais condiciona isso é a corrente máxima do disjuntor de determinada secção de alimentação da casa, devido a um mau dimensionamento.

    3. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Contas por alto e muito arredondadas,
      6Kva ~ 5000 W
      3K45va ~ 2800 W, o que dá perfeitamente para a maior parte dos apartamentos, exceto no inverno que é quando se ligam os aquecedores.

  21. Avatar de Ary
    Ary

    Grande post.
    O mercado liberalizado normalmente é para melhor…mas pelo que constato em Portugal, existe sempre interesses, o que acaba por não ter a finalidade prevista (normalmente existe uma subida dos preços).
    No caso das redes móveis existe diversas operadoras, embora os preços sejam quase idênticos (diferenciando-se a UZO e outros). Mas no caso do serviço de Triple-play, existe ainda muito a fazer. A MEO e ZON tem o grande mercado, talvez porque a suposta entidade ANACOM não regula como deve ser. O caso da TDT, supostamente era para existir mais canais, mas não é para já, talvez um dia.
    Em relação ao serviço de Triple-play, eu acho que deveria existir uma entidade (ou várias) que coloca-se toda a infra-estrutura e depois empresas como MEO, ZON, Vodafone e etc. pagavam uma taxa (espécie de renda) à empresa que é detentora da infra-estrutura. Assim, penso, que existiria muito mais concorrência, porque os utilizadores poderiam escolher qual o seu fornecedor de serviço e a cobertura poderia ser muito superior. Pois não existiriam “zonas sapo” por exemplo, nem dependência de um único fornecedor de serviço.
    Este é um exemplo que poderá ser transposto para o caso da eletricidade, entre outros serviços.

  22. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    No ano passado passei da EDP para a EDP5d e fiquei muito deliludido, pois pagava cerca de 50€ mensais e fiquei a pagar entre 90€ a 120€, pois eu tinha a tarifa bi-horária e na altura ainda não havia essa tarifa nos operadores liberalizados.
    Agora, antes de mudar tenho que fazer bem as contas.

  23. Avatar de LJMXQ
    LJMXQ

    Boas!
    Excelente artigo…
    Ainda não mudei para nenhum fornecedor, logo estou abrangido pelas tarifas transitórias…
    Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o que fazer, ficar ou arriscar escolher um fornecedor?
    Obrigado…

  24. Avatar de Rui
    Rui

    Caro @Hugo Cura,
    é por estas e por outras que o PPLWARE é o melhor Site/Blog/Forum,etc…
    Aqui temos tecnologia a actualidade, autentico serviço publico, no entanto sobre este tópico gostaria de colocar a colherada!!!!

    O pessoal que tenha atenção ao facto do tarifário BI-HORARIO poder compensar face ao tarifário SIMPLES.

    Obrigado pelo excelente artigo!!!

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Compensa e muito.

    2. Avatar de Hugo Cura

      O mérito é todo da Maria Inês Coelho, o artigo é muito bom.
      Sim, uma tarifa bi-horária poderá compensar dependendo da utilização e da capacidade de cada equipamento para que, de forma cómoda, inicie o trabalho no período económico. Existem também pequenos (e baratos) dispositivos programáveis que ligam/desligam a corrente eléctrica no horário desejado. O investimento nesses produtos também poderá compensar. É uma questão de fazer as contas.
      E claro, tudo também pode ser feito manualmente.

  25. Avatar de Paulo santos
    Paulo santos

    ATENÇÂO.. ao ler na diagonal estão a dar uma informação errada

    A Iberdrola só aceita clientes da EDP-SU. Desde que começou a oferecer este tarifário para o mercado liberalizado que impõe essa condição, APESAR DE não o dizer na sua página, só o confirmando quase que obrigados em contacto posterior verbal quando é para enviar o contrato. E a ERSE, apesar de já ter recebido informação sobre a “ilegalidade” desta violação do princípio da não discriminação e transparência, ainda nada fez sobre o assunto.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Falta dizer também que a iberdrola impõe fidelização de 12 meses

      1. Avatar de Maria Inês Coelho
        Maria Inês Coelho

        A Iberdrola e todas as outras empresas, essa informação é referida no artigo.

        1. Avatar de Frederico Santos
          Frederico Santos

          Não é verdade. a lei permite a mudança de comercializador 4 vezes por ano. A EDP Comercial não tem fidelização.

  26. Avatar de Mark Silva

    Artigo muito bom!!!!
    Obrigado pela info e partilha!!!!

  27. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Faltam ainda informações para quem tem contratos de venda de energia com a EDP-Serviço Universal. Os produtores particulares de energia ficam assim obrigados a pagar a tarifa transitória agravada, por tempo indeterminado, visto que já passaram vários meses e ainda não há respostas.

    Se aqui alguém tiver mais informações sobre o assunto agradeço que partilhem.

  28. Avatar de Zé

    Obrigado!
    Muito bom.

  29. Avatar de Marco
    Marco

    Pelos simuladores, para o meu caso a melhor será a EDP – EDP Casa (bi horária) + Protocolo DECO/Goldenergy, mas como não sou assinante da DECO não devo poder usar, por isso deverei ir para a seguinte que é igual sem o protocolo com a DECO fica 5 euros mais caro (anualmente falando)

    Obrigado por toda informação, fiquei esclarecido.

  30. Avatar de sideshow
    sideshow

    Estranho pois o meu exemplo é parecido com o apresentado e a Iberdrola nem aparece nas opções apresentadas, nem tampouco a Endesa como boa opção. Os primeiros 5 tarifários aconselhados são da EDP.

    O MEU CASO:
    BTN, Potência Contratada até 20,7 kVA
    Bi-horária 3,45 kVA

    Consumo (2 meses): 363 kWh
    (Horas fora vazio): 228 kWh
    (Horas de vazio): 135 kWh

    A mais barata é: edp casa (bi-horária) €453,94/ano

  31. Avatar de João Carvalho

    Gostei do que li, bom trabalho!
    Os consumidores têm de tentar encontrar alternativas para “organizar” o mercado liberalizado e “influenciar” os comercializadores para obter melhores propostas de energia.

    Juntos, podemos ter energia mais barata!
    Partilhe esta ideia com a família, amigos e conhecidos!
    Junte-se a nós!
    Inscreva-se!

    http://www.soliemoe.pt/inscreva-se-xinscritos

  32. Avatar de Jonas
    Jonas

    Por aquilo que li sobre os tarifários ,eu tenho um bi horário e acho mesmo que não vale a pena mudar diferenças de 10 a 20€ por ano..vou mesmo continar a doar alguns dos meus trocos aos chineses.Custuma-se dizer na minha terra que quando se muda de moleiro muda-se de ladrão..

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    Booas!
    Gostava de saber qual o preço do kw/h, no mercado regulado, edp serviço universal, tarifario simples, para potência 3,45 kva?
    Já procurei no site da edp, mas o site no mercado regulado, esta um bocadinho confuso para mim.
    Também gostava de saber se o ( Imposto especial Consumo eletrecidade – 0,001 * (consumo efectuado no ano) ) e a (Taxa Exploração DGEG, 0,07 cent/mes )estes + iva a 23% e a contribuição audiovisual 2,25€ + iva 6% se mantem os mesmo valores do ano passado ( ano 2012 ) ?
    Tenho conta certa e a fatura só vem no final do ano, fazem uma estimativa para o ano seguinte e indicam o valor pago de fevereiro a dezembro, a valor de janeiro vem com os acertos do ano anterior indicado na fatura de dezembro.
    Talvez se me registar no site da edp, eles talves enviem a fatura eletronica para a area de cliente e indiquem os valores faturados na conta certa.
    Obrigado.

  34. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Eu mudei para o mercado liberalizado há pouco, escolhi a empresa ‘LuzBoa’ e estou muito satisfeito, tanto com o preço como o atendimento e apoio ao cliente. Se quiserem ver os preços deixo aqui o site deles: http://www.luzboa.pt
    Façam as contas, porque vale a pena, ao fim de um ano a poupança é significativa!

  35. Avatar de Nuno Brito
    Nuno Brito

    Eu já estou no mercado Liberalizado, tinha EDP, passei para a Endesa, mas logo me arrependi, e agora tenho IBerdrola, passado 2 anos, desde que a Iberdrola foi considerada a melhor empresa no que toca a poupar, pude agora, em Agosto de 2015 usufruir dos preços mais baixos e de 11% no consumo da fatura.
    http//www.iberdrola.pt

    ja fiz as contas, e verifiquei que para potencias 3,45 a 6,90 kVA o preço da energia ativa é de 0,1428 e 10,35kVA a 20,70kVA o valor da energia ativa é 0,1480

    vale apenas experimentar durante 1 ano, para ver a poupança !