Angosat – Primeiro satélite angolano foi lançado em órbita

8 Comentários

Foi lançado hoje, a partir do Cazaquistão, o primeiro satélite angolano. Angola passa, assim, a ser o sétimo país africano a colocar um sistema de telecomunicações no espaço, depois da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia.

O investimento rondou os 270 milhões de euros.


Batizado de Angosat, este é o primeiro satélite angolano a ser lançado em órbita. Apesar do investimento, na semana passada, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de informação, Carvalho da Rocha, informou que, comercialmente, 40 por cento da capacidade do satélite já está reservada e que espera a recuperação do investimento em, pelo menos, dois anos.

Para poderem prestar serviço de telefonia móvel, todas as nossas operadoras alugam espaço noutros satélites, que dão cobertura à nossa região. Se todas elas gastarem em média por mês entre 15 a 20 milhões de dólares, o investimento será rapidamente pago.

Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de informação, Carvalho da Rocha

De acordo com as informações, este satélite foi construído por um consórcio estatal russo e foi lançado às 20:00 de Angola, com recurso ao foguete ucraniano Zenit-3SLB, envolvendo ainda a Roscosmo, empresa espacial estatal da Rússia.

Este satélite começou a ser construído em 2013 mas só hoje foi lançado, devendo permanecer em órbita por cerca de 18 anos.

O primeiro satélite 100% português estará em órbita no fim de 2020. O Consórcio é constituído por nove empresas e o investimento é de cerca de nove milhões de euros para três anos. O satélite já foi batizado de “Infante”.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sakura
    sakura

    Gosto do Angosat e do Infante … desenvolver tek é o futuro a humanidade.
    Boas festas a Todos.

  2. Avatar de José Canastro
    José Canastro

    Mais satélites no espaço para quê? Já tem tanto lixo lá em cima.

    1. Avatar de int3
      int3

      deves pensar que dura tudo para sempre.
      e os satélites vão em orbita decrescente, ou seja, depois de um período util, eventualmente já desativado vão queimar ao cair na terra.

  3. Avatar de censo
    censo

    Pois, e parece que já se foi!!!

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Até parece um país desenvolvido!

  5. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Dasse, um pais com 90% da população sem electricidade, e estou a ser simpático, lança um satélite (cooperação com os russos-só pode dar m34d@). Enfim, povo ignorante papa tudo.

  6. Avatar de Whesley fernandes
    Whesley fernandes

    Até parece que este satelite é só Angolano um Ango — Sat