Android ultrapassa Apple

53 Comentários

Segundo um estudo publicado pela NPD, os smartphones Android ultrapassaram pela primeira vez o iPhone, por 7% nos Estados Unidos e, ao continuar assim, podem vir a ultrapassar a RIM, líder do segmento.

null


Observando a imagem, podemos ver que o primeiro trimestre de 2010 foi muito positivo para a Google e o seu Android. Temos a RIM que continua a cair, mas não tão acentuadamente como no último trimestre de 2009. Temos a Apple que estagnou em relação ao último trimestre de 2009. Temos ainda as quedas do Windows Mobile e da Palm, recentemente adquirida pela HP.

Neste momento temos no pódio:

  • RIM –  36%
  • Android – 28%
  • iPhone OS – 21%

O grande vencedor é sem dúvida, o Android, pois o facto de saírem novos smartphones com esta plataforma todos os meses, ajuda imenso a sua propagação.

Existem algumas conclusões a retirar deste estudo:

Por um lado, o facto da Apple estar ao que tudo indica, a preparar uma nova geração de iPhones para Junho, pode ser a razão para a Apple ter estagnado. Além disso, nem podemos comparar a quantidade de smartphones com Android com os iPhones, por isso é mais que normal que o Android continue a subir.

Em relação à RIM, o novo Sistema Operativo que a fabricante apresentou pode vir dar um novo alento, impedindo assim a subida vertiginosa do Android.

Quanto ao Windows Mobile e o Palm WebOS, vamos esperar pelo Windows Phone 7 e veremos também o que a HP faz do WebOS, pois estão também a perder terreno.

Fonte: electronista

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    vamos ver como fica esse grafico lá pra novembro/dezembro 🙂

    1. Avatar de MobileAppS

      em novembro, vai estar o Android em primeiro….mesmo que tenha saído o windows phone 7 nao vai afectar porque o windows phone 7 é para o novo smartphones…. 😉

      1. Avatar de The Duke
        The Duke

        Duvido, com a saída do iPhone, isto vai disparar outra vez…

        1. Avatar de a Friend®

          É capaz de subir mas não muito. O iPhone vai andar numa média sempre, porque o poder de compra e preço também é um factor a ter em conta.

          O Android irá dominar isto, mais dia menos dia. Não pela vendas dos seus topos de gama, mas pela grande variadade de low cost existentes que estão mais ao alcance de todos.

          Se filtarassem os topo de gama Android, versus iPhone, aí o iPhone continua a liderar…

        2. Avatar de caco2
          caco2

          entao não

          as pessoas ja não se deixam enganar pela publicidade duvidosa e enganadora da apple … para que um iphone quando temos htc 3x melhores…

          finalmente o mundo abriu os olhos e nao se deixa ficar preso pelo OS da apple que alem das suas limitações deixa muito a desejar nem mesmo com iphone novo … vai melhorar pq o consumidor é exigente e quer tanto potencia como um sistema operativo completo e sem limitações ai o windows 6.5 com htc sense e android são vencedores absolutos …

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Qual o sistema operativo completo de que falas e que tenha coisas que o da apple não faça?

          2. Avatar de a Friend®

            @Hugo

            É aquele que nem com topos de gama nem com low costs, todos juntos, conseguem vender mais que o carissimo iPhone, de tão bom que é… lol

            Acho que está ali algures naquele gráfico, com uma linha em amarelo quase a desaparecer… um tal que com SENSE UI é 3x melhor que o iPhone, segundo repete o CACO2 vezes sem conta aqui no pplware 😉

  2. Avatar de Rammy
    Rammy

    Já se vinha a adivinhar há uns tempinhos… E é mais uma grande notícia para a liberdade de informação!

    1. Avatar de jmtdstoc

      🙂 . Não, é boa notícia para o Google.

  3. Avatar de a Friend®

    “Por um lado, o facto da Apple estar ao que tudo indica, a preparar uma nova geração de iPhones para Junho, pode ser a razão para a Apple ter estagnado”

    Se subir é pouco mais, mesmo com a saída do novo iPhone “4G” …

    É perfeitamente normal e totalmente previsivel que o Android, mais dia menos dia ia passar o iPhone e até ao final do ano quem sabe liderar o ranking. São muitas marcas, modelos, low cost e gama alta, todos com Android. Se não antigisse níveis elevados seria de estranhar 😉

    1. Avatar de Fernando Luís Santos

      Realmente aqui tens razão.
      É impressionante a percentagem do iphone visto ser só a Apple a produzi-lo e a comercializá-lo. O Android é utilizado por quase todas as marcas claro que passa à frente.

      1. Avatar de The Duke
        The Duke

        Quase todas as marcas. A nível mundial, a Nokia ainda domina, e bem se pode dizer que o Symbian está para durar. E com o lançamento do N8, não sei não…

        A tendência do mercado é a Apple recuperar com o novo iPhone 4G. É de louvar o Android, mas não é um OS refinado, falta-lhe um suporte à plataforma mais avançado como tem o OS da Apple ou o Symbian. São terminais em que tu ligas ao PC e tem um programa que te trata de tudo, simples, se queres fazer um backup, transferir dados, update ao firmware, etc. Com o Android é muito confuso, pois cada marca tem o seu software e em algumas tens de ir à net “procurar” pelos programas, é quase uma caça aos gambuzinos. Ora um para um utilizador normal de TI’s, isso não é complicado, mas para a maior parte dos utilizadores normais, é complicado…

        A plataforma Android ainda tem muito que andar.

  4. Avatar de fran
    fran

    uma coisa é certa, ainda bem que nasceu o android. veio limpar muito “esterco” de sistemas operativos que andavam pelo mercado… motorolas, samsungs e afins…

  5. Avatar de Tagus
    Tagus

    Boa noticia para nós consumidores, isto vai fazer com que a Apple fica ferida no orgulho e dê o melhor de si pelo novo iPhone e a Microsoft idem.
    Independentemente dos fanboys da Apple, Microsoft ou Android o que interessa retirar daqui é que existe uma disputa enorme pelo dominio das vendas dos smartphones e que os grandes vencedores com isto tudo sermos nós, consumidores.
    xD

  6. Avatar de paranoid_not_android
    paranoid_not_android

    Eu n entendo é o que o Google “ganha” com o Android

    1. Avatar de Vitor Oliveira

      Eles directamente não devem ganhar nada, mas indirectamente eles devem ir buscar muito dinheirinho.

      1. Avatar de paranoid_not_android
        paranoid_not_android

        Pois mas como? E quais são os custos que eles têm com o Android.

        Não há almoços grátis e nem nunca vai haver!

        1. Avatar de jmtdstoc

          Claro que há. Faz o download do Ubuntu, usa-o e percebes o que quero dizer.

        2. Avatar de Zé Miguel
          Zé Miguel

          O negócio deles são as pesquisas de internet. Qualquer aparelho com internet que tenha o google como default browser é dinheiro em caixa.

          O problema é que têm que pagar à firefox etc… Se o browser for deles, ou o OS, ou o phone OS, cortam os atalhos, e ficam com 100% da receita. Com a quantidade de telefones que andam a vender, estamos certamente a falar de números com muitos zeros (à direita claro).

    2. Avatar de a Friend®

      Aumenta o “target” de consumidores.

      Vende Software no Android Market e tem o AdMob lá embutido a difundir a maior fonte de lucro da Google, que são os anuncios. Ou seja, eles quando apresentam aos clientes que pagam publicidade, quanto mais share o Android tiver, mais caro podem vender o espaço de publicidade e lucrar ainda mais.

      Antes a publicidade era só difundida via Google.. mais tarde passou a ser via Youtube também… agora já têm via Android (nas Apps). Ou seja lucram mais e gastam menos. Porque os Ads embutidos noutras plataformas (WindowsMobile e iPhone) saem anualmente caro à Google, mesmo que a margem de lucro seja elevada.

      1. Avatar de paranoid_not_android
        paranoid_not_android

        Então o Android é um Ad-ware?

        1. Avatar de a Friend®

          Não propriamente. Mas a publicidade que pode ser difundida via Apps (normalmente as gratuitas) eles não precisam de pagar a ninguém o “alojamento” dessa publicidade, ou seja, lucram mais e gastam menos. 😉

        2. Avatar de Rui Oliveira

          Não necessariamente. Já viste isso embutido em alguma build do android? Eu não.

          Além que como o Android é open source, os fabricantes como a HTC, samsung ou sony, podem escolher se devem activar ou nao esse sistema.

          Quanto ao AdMob, penso que ainda não está implementado no android. Só se for na última versão (2.1) ou está prestes a ser implementado, já que o AdMob foi há pouco tempo comprado pela google.

          1. Avatar de paranoid_not_android
            paranoid_not_android

            Ok certo… então se o Google está a fazer um sistema operativo grátis e open source e nem é para lhe meter publicidade? Então qual é o objectivo, sinceramente não faz lá muito sentido.

          2. Avatar de a Friend®

            Não vem embutido no sistema, mas sim nas Apps.

            E segundo li, sobre as licenças do Android, ele pode ser modificado, adicionadas funções, etc.. mas certas funções não podem ser removidas. Talvez aquelas que a Google tenha interesse que não sejam.

            “on every licensed file, any original copyright, patent, trademark, and attribution notices in redistributed code must be preserved (excluding notices that do not pertain to any part of the derivative works); and, in every licensed file changed, a notification must be added stating that changes have been made to that file.”

            Ou seja, ele mesmo sendo “Open and Free” tem licenças de uso a serem cumpridas por parte das marcas que o distribuem.

      2. Avatar de sn
        sn

        O que queres dizer com tem o admob lá embutido?

        O admob é uma plataforma de publicidade, assim como é o adsense. A diferença é que a especialidade do admob são os dispositivos moveis. A google obtém lucro porque algumas aplicações têm publicidade e assim gera lucros tanto para quem desenvolve as aplicações como o google.
        Quem não quiser publicidade nas aplicações pode optar por comprar as versões sem publidade dos programas.
        Isto é śo tens publicidade se quiseres.

        1. Avatar de a Friend®

          “Quem não quiser publicidade nas aplicações pode optar por comprar as versões sem publidade dos programas.”

          Ambos resultam no mesmo:
          “Lucros para a Google” 😉

    3. Avatar de Pedro Correia
      Pedro Correia

      Só um exemplo. Cada aplicação vendida no market, parte do dinheiro é para eles…

  7. Avatar de aver
    aver

    Os gráficos são sobre as vendas em cada trimestre, a consumidores, excluido empresas. Lêem-se assim

    – Dos smartphones vendidos nos EUA no 1.º trimestre de 2010, 36% eram Blackbarry/RIM, 28% eram Android/das várias marcas, e 21% eram iPhone.

    Há várias explicações. Uma delas é o dos Android serem vendidos para as quatro principais redes de comunicações móveis (a maior é a Verizon) enquanto o iPhone se limita a uma, a AT&T. Outra, ter havido das promoções lançadas pela Verizon. Facilmente se arranjam mais umas quantas.
    Que haja smartphones bons e baratos.
    P.S. O mais forte contributo para as vendas o Android foi o Motorola Droid.

    1. Avatar de aver
      aver

      Outro modelo a vender bem – o HTC Droid Eris, vendido pela Verizon a 80 dólares. Diz-se que amanhã fica disponível o Android 2.1 para ele.
      http://bit.ly/3KNoiS

      Uma frase que li por aí sobre estes os números iPhone/Android: “A Apple que fazer o melhor. Para a maioria das pessoas o bom é chega-lhes”.

    2. Avatar de a Friend®

      Por exemplo, cá não sei mas nos EUA há planos de contrato que o Smartphone (com Android) é simplesmente oferecido.

      E eles lá funcionam muito com planos e não com pré-pagos como nós 😉

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        E com contrato de fidelização ficam muito mais barato, e se se tem um smartphone também se quer ter um plano 3g, portanto não há problema com isso, só vantagens. Aqui é que não há disso e os planos 3g para smartphone são uma vergonha.

        1. Avatar de a Friend®

          Com contrato de fidelização acaba por ser mais caro que o Android mais barato.

          E não é só isso, saiu agora esta noticia que já esquecia.

          http://www.engadget.com/2010/05/10/confirmed-apple-and-atandt-signed-five-year-iphone-exclusivity-de/

          Ou seja, a Apple em 2007 assinou um contrato de 5 anos de exclusividade com a AT&T nos EUA, contra as várias operadoras que lá existem que não são nada poucas. Outro factor prejudicial é que AT&T é também a operadora mais criticada pela fraca qualidade 3G que tem, e tem vindo a perder muitos clientes contra a Verizon, que para além de melhor cobertura, tem melhores planos.

          Até existe uma campanha da Verizon a “ironizar” os anuncios do iPhone “Theres an App for that”

          http://www.youtube.com/watch?v=VZPjJI0K7Bk

          😉

  8. Avatar de Uma pessoa
    Uma pessoa

    Eu nem era para comentar, mas mete-me impressão os comentários do a Friend. Será que os senhores do Pplware não conseguem arranjar um plugin anti-espalhadores de desinformação ou simplesmente anti-fanboyismo?

    É que sinceramente é preciso não ter vergonha na cara para escrever algumas atrocidades que por aqui se lêem na secção de comentários. É o único ponto negativo no Pplware. Bom, isso e o facto dos links no Facebook levarem às notas e não ao site, mas pronto…

    Haviam de implementar um sistema igual ao do Engadget, os comentários estão escondidos, quem os quiser ler basta carregar num botão.

    1. Avatar de jmtdstoc

      Se calhar a minha “percepção” do PPLWARE está errada ao pensar que este Portal existe PELA comunidade PARA a comunidade, ou seja, impera um espírito democrático onde cada qual é, e deve ser, livre de expressar a sua opinião livremente. Só assim é possível manter uma comunidade livre e saudável. A diferença ajuda a evolução…

      O @Friend manifesta as suas opiniões como cada um de nós, sem ofender ninguém. Cabe a cada um de nós interpretar as opiniões e fundamentações dos outros, podendo ou não aceitá-las.

      Se os comentários de alguém metem confusão a um terceiro nada melhor que contra-argumentar… este espírito de queixume é que não fica bem…

    2. Avatar de a Friend®

      Podias ter poupado as teclas. No fundo escreveste um texto grande e não disseste nada de jeito nem contributivo.

      “plugin anti-espalhadores de desinformação ou simplesmente anti-fanboyismo”

      Se ele existisse, não terias conseguido deixar o comentário, já pensaste nisso?…

  9. Avatar de jmtdstoc
  10. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Onde vejo a M$ eu fico contente, fico pois podem dizer o que quiserem de mim mas fico fico fico.

  11. Avatar de alftuga
    alftuga

    o titulo devia ser iphone killer mas…

  12. Avatar de Adriafix
    Adriafix

    Independentemente das estatísticas e estudos que possam ser apresentados, na minha opinião o iphone é de longe a melhor opção para que quem ter um smartphone actualizado com excelentes e úteis programas.
    Todos os outros poderão estar à frente em termos de hardware (caso do htc hd2) mas de nada vale se não temos programas à altura do equipamento.
    Eu gosto android, mas acho que neste momento ainda tem algumas limitações, como é o caso de não podermos instalar aplicações no cartão de memória (só na próxima versão esta opção estará incluído, segundo li algures).
    Por outro lado, acho que o android, ainda está numa fase de sedimentação e evolução da sua estrutura, por isso, nada me garante a compatibilidade de programas entre as diferentes versões do sistema operativo (os programas da versão 2.1 não funcionam na 1.5)
    Neste aspecto a apple funciona muito bem e como é lógico não existe este tipo de problemas porque só existe um aparelho e tem todos as mesmas características.

    Eu sou um utilizador de já há alguns anos de windows mobile, mas neste momento tenho que me render ás evidências e não há nada melhor que uma plataforma fechada como o iphone que tem aplicações de uma qualidade que não existe nas outras.
    O android poderá até ter mais sucesso nas vendas,até porque é bem mais barato, mas ainda tem de crescer muito para eu a considerar uma proposta válida.

    Só é pena o preço absurdo que a apple pede pelo iphone, senão já teria comprado um para mim

    1. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
      viperbruno Windows7@Opera

      Não confundas iPhoneOS com iPhone (aparelho). Acho que estas a fazer um pouco isso. iPhoneOS é um sistema que tem um potencial grafico e performances muito a custa de ser para um unico aparelho sem com isto tirar merito a Apple. Agora a quota dele, principalmente em países em que é habitual haver muitos programadores (USA e agora Japão tem quotas absurdas para um aparelho) + o modelo de negocio (devido as limitações do aparelho, apenas um aparelho para ter de dar suporte, etc…) faz com que o sistema mesmo sendo fechado da forma que tem, tenha “obra feita” o que acaba de valoriar o sistema e por consequência o aparelho. O aparelho em si, considerando que as limitações não devem ao sistema mas sim a opções da Apple, é uma má compra não só pelas limitações mas pelo preço… Era nisso que referia que te atropelaste no teu comentário. Mas não deixas de ter razão por isso.

    2. Avatar de Ezequiel (Brasil)
      Ezequiel (Brasil)

      1-“…o iphone é de longe a melhor opção para que quem ter um smartphone actualizado com excelentes e úteis programas” – O aparelhos da HTC são melhores que o iPhone. Veja o exemplo do NexusOne da Google, tem processador, camera, memória, tela, resolução, etc. tudo superior. Provavelmente o novo iPhone será algo parecido, mas com um pouco mais de recursos.

      2-“…se não temos programas à altura do equipamento” – Ainda o Apps do iPhone são em maior número, mas os da Google Market são muito interessante, principalmente pela integração entre eles e com os serviços da Google. Sem contar que já são mais de 50.000 apps e destes 60% são gratuítos.

      3-“…nada me garante a compatibilidade de programas entre as diferentes versões do sistema operativo”. Já rodei apps antigas no meu NexusOne com Android 2.1 e não tive muito problemas. – Este problema ocorre com os programas do iPhone?

  13. Avatar de Mouzinhas
    Mouzinhas

    Este comentário foi removido por desrespeitar as regras do site.

    1. Avatar de Quasar
      Quasar

      LOL, tás bem da cabeça ?

    2. Avatar de Sun II
      Sun II

      troll alert

      1. Avatar de Vítor M.

        Obrigado pelo alerta. Não tinha visto o comentário vi agora o vosso alerta.

        Estou sempre a falar no mesmo. Respeitem as pessoas se querem ser respeitados… sempre a bater na mesma tecla….

  14. Avatar de Alque
    Alque

    Qual é o espanto?

    Primeiro
    “Android ultrapassa Apple”
    Correcto devia de ser Android ultrapassa iPhone OS.

    Depois
    iPhone OS = iPhone e iPodTouch.

    Android = HTC(vários modelos) entre outras empresas, motorola, acer etc etc.

    Com vários terminais disponíveis é fácil ultrapassar o iphone OS.
    Se a nokia mudasse o seu SO para android iram ver o android OS a disparar.

  15. Avatar de texasflood
    texasflood

    Meus amigos as notícias têm de ser lidas por completo e de forma correcta. O título que aqui leio é completamente falso. Não venho aqui defender nenhuma marca, mas apenas repor a verdade do que li aqui.

    Assim sendo, isto é um ESTUDO, espero que tenham lido bem “UM ESTUDO”. Isto não é feito com base em nenhumas vendas ou coisa que o valha. Estes dados surgiram de um inquérito a 150.000 americanos, feito online, e que deu nisto que todos estão para aqui a discutir.

    Independentemente das guerras que algumas pessoas aqui gostam de alimentar, todos sabemos que a nível mundial, as vendas do iPhone ultrapassam qualquer soma de equipamentos com Android. Pelas contas que verifiquei em vários sites, a Apple já vendeu desde 2007, qualquer coisa a rondar os 51 milhões de iPhones, aos quais podemos adicionar mais de 35 milhoes de iPod Touch, número esse ainda muito díficil de alcançar por todos HTC’s que andam no mercado. Não se esqueçam que os HTC são mais que as mães, nascem novos modelos quase todos os dias, enquanto o iPhone tem 3 modelos em 3 anos e o mesmo sistema operativo de base.

    Já nem trago aqui para a discussão o Nexus One, o tão famoso smartphone da google, porque esse nem aparece em estatísticas de vendas.

    Eu sei que nem todos gostam de maçãs, uns gostam mais de bananas, outros de laranjas e alguns só salada de frutas. Mas por favor, leiam ou transcrevam as notícias de forma correcta para não gerar contra informação.

    Cumprimentos a todos.

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    Eu tenho contribuído assiduamente para que o Android cresça mais!