Android L irá incluir suporte para multi-utilizadores

19 Comentários

Os dispositivos móveis por norma estão “presos” a um único utilizador, tendo este concentrado na sua conta todos os seus dados e as suas aplicações. Esta verdade já não é aplicada nos tablets, pelo menos no universo Android, onde existe a possibilidade de haverem vários utilizadores configurados no mesmo aparelho.

Mas a Google pode estar a preparar uma mudança radical nesta funcionalidade, ao preparar-se para dar também aos smartphones Android a possibilidade de terem vária contas por dispositivo.

Esta novidade pode estar a ser preparada para chegar já na próxima versão do Android a ser lançada, a L, conhecida na última conferência I/O.

android_l_1

Apesar de estar presente no Android desde a versão 4.2, a capacidade de ter múltiplos utilizadores nunca foi bem recebida e nunca foi muito usada e publicitada, em parte por não estar muito desenvolvida.

A chegada da versão 4.3 veio melhorar algumas destas capacidades, mas mesmo assim nunca foi das funcionalidades mais usadas e agraciadas pelos utilizadores.

Mas segundo um pedido que surgiu num dos fóruns de suporte do Android, a Google tem já essa capacidade de ter multi utilizadores preparada para chegar aos smartphones, provavelmente na nova versão L.

O pedido feito por este utilizador era bem simples e pode ser resumido na forma da existência de multi utilizadores, cada um com zonas distintas de permissões e de acesso e com as suas próprias aplicações instaladas.

Apenas duas horas depois do pedido ser registado, um gestor de projecto do Android deixou uma resposta bem clara e que indicia a presença de uma excelente novidade no Android L.

The development team has implemented this feature and it will be available as a part of the next public build.

A funcionalidade de multi utilizadores está já implementada e será disponibilizada na próxima versão pública do Android.

A ideia descrita pelo utilizador não se focava na possibilidade de ter multi utilizadores activos, mas sim algo similar ao que já se vêm noutros sistemas móveis, onde é possível criar zonas de acesso mais controlado e com restrições, dando acesso apenas a um conjunto limitado de aplicações.

android_l_2

A resposta apesar de bem explicita deixa algumas dúvidas no ar. A primeira é se será um modo Kids, como existe por exemplo no Windows Phone ou se será mais abrangente com a possibilidade de criar utilizadores distintos.

A segunda dúvida é quando será disponibilizada essa funcionalidade, se na próxima versão pública do Android L ou se noutra qualquer actualização que surja no KitKat.

Esta funcionalidade tem sido implementada de forma autónoma ao Android por alguns fabricantes, sempre numa perspectiva mais virada para as crianças e para a limitação do acesso a áreas mais sensíveis do Android, mas não é de ignorar a possibilidade de a ver aplicada noutras áreas, tais como a separação entre dados e contas de cariz pessoal e empresarial.

Está então a caminho uma das funcionalidades que se esperava que a Google implementasse a curto prazo. A maioria dos sistemas concorrentes já o tem e com um grande utilização e satisfação elevado.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SemEspinhas
    SemEspinhas

    Segundo percebi tanto o Android como o Windows Phone, permitem multi-user’s.
    Apenas o iOS não!
    certo?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Eu tenho a mesma dúvida.

      Tenho um Nexus 7 (2013) com 3 contas de utilizador associadas, e no Nexus 7 anterior, com android 4.1 (se não estou em erro) também tinha. No entanto, não sei se esta funcionalidade apenas está disponível para tablets, ou se está disponível tanto para tablets como para samrtphones.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Até agora só vi nos tablets.
        No Windows Phone não sei bem, mas penso que só há o Kids Mode. Corrijam-me se estiver errado.

        1. Avatar de MM
          MM

          Sim, o WP tem o kids corner que tanto jeito dá.
          Não sei se fará muito sentido o multiuser em tlm (apenas o dono + espaço para crianças independente é suficiente).
          Para tablets sim, multiuser/múltiplos login faz todo o sentido e não percebo porque o android demorou tanto a perceber isso. Quando comprei o primeiro tablet Android foi a maior desilusão que apanhei – a primeira de muitas.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O Android já suporta contas múltiplas de utilizador desde Novembro de 2012. De momento, das 3 grandes famílias de SO móveis, só existe uma que não suporta contas múltiplas nos tablets, o iOS.

      2. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Também comprei um nexus 7 2013 para a minha mana e sobrinhas. (neste momento está para a garantia. Acontece).
        Tenho 3 contas de utilizador criadas, mas acho a gestão fraca. As contas são completamente independentes. Acho que há uma forma, mas naobtenho o tablet muitas vezes na minha mão para testar.
        Mas a parte pior é que no tablet se um utilizador instalar uma app e um segundo também quiser terá que instalar a app como se à primeira não existisse. Nunca explorei em termos de directórios mas parece que são mantidas duas instâncias completamente independentes.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por enquanto o multi-user só está disponivel para tablets…

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Obrigado.
        +1

    3. Avatar de monk
      monk

      MULTI-USER É PATENTE DA NOKIA!! E NO ANDROID SÓ PODE SER USADO NOS TABLETS!!! E ESSA FUNÇÃO JÁ VEM DO ANDROID 4.3

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Essa é para rir?

        1. Avatar de Guente Anijo
          Guente Anijo

          Eu não vejo qual é a razão de termos multi-user num dispositivo pessoal como um celular. No tablet sim pode ter, porque um tablet pode muito bem ser usado por uma família e cada membro da familiar pode criar a sua conta pessoal para fazer gestão dos seus dados.

  2. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Um modo kids faz todo o sentido. Um modo multi-utilizador poderá porventura ser necessário em casos muito específicos. Provavelmente será uma daquelas funcionalidade à lá Samsung. Existe para aqueles mais nerds ou geeks dizerem que tem, mas na realidade não usam. Volto a dizer, por ventura poderão haver casos muitos específicos onde possa ser útil.

    Curiosamente hoje de manhã, enquanto descia pela A1 vinha a pensar num caso particular em que daria jeito duas contas. É o caso dos equipamentos android com root, ou iOS com jailbreak. O acesso root deveria ser apenas temporário para a instalação de apps específicas , tweaks, ou outros casos em particular. Na utilização normal deveria correr sempre em modo utilizador.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu só vejo vantagens já que não ocupa espaço: muita gente quer espaços diferentes com perfis diferentes, aí podes ter uma conta com apps de trabalho, contactos de trabalho, etc, e quando estás em casa mudas de conta e tens o outro espaço aí, e não corres o risco de mandar fotos ou SMS íntimas ao teu chefe lol

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        não ocupa muito espaço!!! ocupa o “dobro”. Queres uma app tens de instalar 2 vezes. Grande gestão de perfis.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Desenvolvimento ágil. Ciclo “infinito” de:
          * Ideia para nova funcionalidade (ou sub-funcionalidade)
          * Planeamento da mesma
          * Desenvolvimento da mesma
          * Testes da mesma
          * Lançamento da mesma

          Nesta altura podemos dizer que já passaram por algumas iterações deste ciclo, no que trata a funcionalidade de multi-user.
          A optimização é considerada uma sub-funcionalidade e pode estar já planeada nas próximas iterações (ou então já está concluída para ser lançada no Android L).

    2. Avatar de Cris
      Cris

      >Curiosamente hoje de manhã, enquanto descia pela A1 vinha a pensar num caso particular em que daria jeito duas contas. É o caso dos equipamentos android com root, ou iOS com jailbreak. O acesso root deveria ser apenas temporário para a instalação de apps específicas , tweaks, ou outros casos em particular.

      LOL!
      Bem pensado, génio… e é exactamente isso que acontece e SEMPRE aconteceu.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        já não tenho android há 3 anos, portanto não me recordo ao pormenor, mas estás a dizer que num tlm com root não estás com previlégios root qd instalas um apk via um explorador qq?

        Não estou a falar de consola, ou de acesso via ssh

        Estou a perguntar. Já passaram 3 anos, como disse. E tirando esses casos (consola e ssh) não me lembro de ter que meter passwords de root

        1. Avatar de Nop
          Nop

          Nao, nao estás. A aplicação quando requer acesso root, é despoletada uma janela a informar o mesmo e perguntar se damos acesso ou não. Semelhante ao que acontece em sistemas linux. Quando és o utilizador admin, não o estás a ser em 100% do tempo. Sempre foi assim, desde (pelo menos) do android 2.1.

          1. Avatar de Sérgio J
            Sérgio J

            Ok. Tinha-se me levantado essa dúvida ontem. Como disse o último equipamento que fiz root foi há já 3 anos.
            No iphone só meto pass. de root para entrar por ssh ou consola