Android ICS já corre no Galaxy S, S II e LG Optimus 3D

39 Comentários

Ontem, ao inicio do dia, apresentámos um artigo que dava conta da possibilidade de estar já disponível no início do próximo ano mais uma versão do CyanogenMod, com a mais recente versão do Android, que a Google apresentou recentemente.

Todos esperam poder instalar nos seus telefones Android a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, seja de forma oficial ou mais alternativa. Os passos que vão permitir isso estão a ser dados e já existem resultados palpáveis dessas experiência. O ICS já corre no Samsung Galaxy S, S II e no LG Optimus 3D


No artigo de ontem de manhã, uma das perguntas mais frequentes era se o Ice Cream Sandwich teria suporte oficial por parte da Samsung e quando esta versão seria disponibilizada. As resposta a estas questões ainda não existem, mas existem sim algumas certezas! O ICS corre no Galaxy S e no S II e o processo de portabilidade para estas plataformas está em curso, se bem que nãos pelas formas mais oficiais.

Não existem ainda certezas por parte dos diferentes fabricantes de quais os telefones que vão receber esta nova versão do Android, o que tem deixado os utilizadores com alguma apreensão e com a esperança de que as fontes alternativas de ROMs consigam disponibilizar a tão desejada versão do Android Ice Cream Sandwich, a 4.0.

Com a disponibilização do código fonte desta nova versão do Android, ficou mais simples para todos os que desenvolvem ROMs terem acesso ao que necessitam para as criar.

Esperava-se que as novas ROMs ainda demorassem algum tempo a serem disponibilizadas, mas pelo que podemos ver nos vídeos abaixo, o tempo de espera poderá ser muito mais curto.

Para já a nova versão do Android já está portada para o Samsung Galaxy S, S II e para o LG Optimus 3D. Por agora, e como seria esperado, nem todas as funcionalidades estão plenamente operacionais, mas o caminho está traçado e decorre a bom ritmo.

Vejam o Android a correr no Samsung Galaxy S II no vídeo abaixo. Podem ver outros vídeos, com a progressão que tem estado a ser feita na página do seu criador, Ouverta.

 

Se quiserem instalar o ICS no vosso Galaxy S II basta que sigam as instruções que constam desta página. Caso tenham um Galaxy S e queiram testar esta ROM devem seguir os passos indicados nesta página.

Outro telefone para onde foi já portado o ICS foi o LG Optimus 3D. Este tem uma particularidade muito interessante e que vão poder verificar no vídeo. Este port foi feito em Portugal, ou pelos menos as imagens foram capturadas no nosso país.

Está então iniciado e em bom ritmo a passagem do Android Ice Cream Sandwich para os dispositivos Android. Novos equipamentos vão ser alvo deste processo e dentro em breve estarão disponíveis para todos poderem usar.

Homepage: Android Ice Cream Sandwich

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    É uma boa notícia. Até estou curioso para ver as diferenças desta para o android actual.

    Só não experimento visto não ter as funcionalidades todas aptas, pois de momento prefiro ter algo mais prático e funcional do que ter que andar com “truques” para meter a funcionar.

    Mas que me deixa com o bichinho atrás da orelha, isso deixa. 🙂

  2. Avatar de Duker80
    Duker80

    Instalei o CM7 no Desire HD e fiquei com este menu http://imageshack.us/photo/my-images/46/capturadeecr20111120095.png/

    mas queria colorido como aqui: http://imageshack.us/photo/my-images/855/capturadeecr20111120095.png/
    Já procurei nas opções e nada.
    Podem ajudar?

    Obrigado

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Duker80, podes enviar-me o teu e-mail para, jpedrofuturo@gmail.com? Obrigado 🙂

    2. Avatar de Luís
      Luís

      É um teme específico para CM7, podes instalar imensos, aconselho-te a instalar o cm7 theme chooser: https://market.android.com/details?id=com.jrummy.list.tmobile.themes&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5qcnVtbXkubGlzdC50bW9iaWxlLnRoZW1lcyJd

      Gratuito.

      Depois escolhes esse, que agora não sei o nome ou outro que gostes mais… e alterar o tema no ícone dos temas nas aplicações!

      Cumprimentos

  3. Avatar de jeton90
    jeton90

    Mais uma grande news para o meu SGS

  4. Avatar de Rui Peleja
    Rui Peleja

    Boas,

    para poder utilizar essa rom no meu Samsung galaxy S terei que o desbloquear?
    O meu pertence á vodafone e eles são um bocado lentos a disponibilizar versões android.

    1. Avatar de tolinhas
      tolinhas

      Isso è muito facil vais ao forum http://www.androidpt.com a secção samsung galaxy s tens tudo para por e tirar se precisares para mandar para a garantia

  5. Avatar de Filipe Galego

    As diferenças são grandes e para melhor. Aliás bastante melhor. Estive a ver um Nexus S com a 4.0 em fase quase final e as novidades eram muitas e muito bem vindas 😉

  6. Avatar de santiago
    santiago

    eu estou ancioso para comprar o meu ace xD

  7. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Estou ansioso por instalar isso no meu Galaxy S…vamos aguardar (a’

  8. Avatar de serva
    serva

    Bom dia

    Grande comunidade esta ……

    Cumprimentos

    Serva

  9. Avatar de Telmo Neves

    Fico a espera que chegue ao meu SE sk17i =D

  10. Avatar de jpng81
    jpng81

    Já estou a ver que o TMN A1 vai de certeza absoluta receber o ice cream. lol
    Como podem ver isto do android é muito bonito, mas já não vou novamente nesta conversa dos androids, ao fim de 1 ano updates acabam-se e é se não quiserem a andar a meter updates da cyanogenmod em que ou funcionam mal ou falta sempre ali qualquer coisa que não funciona a nem sequer a 90%.
    E isto é telemóvel da gama mais baixa, imagino é quem gasta cerca de 600 ou mais euros num android e depois updates kaput.

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      @jpng81: eu tenho um Samsung Galaxy S com 16 meses e neste momento estou a utilizar o CyanogenMod e posso garantir que este mod está fantástico… É extremamente estável, rápido e permite um controle bastante acima da média. Tenho actualizações diárias pelas nightlies, e os updates de versões saem poucos dias depois dos lançamentos oficiais para os telemóveis Google.

      Relativamente ao updates do fabricante (neste caso da Samsung) estes foram sendo lançados, embora com alguns atrasos… Houve updates do android 2.1, 2.2 e penso que até ao 2.3. Para pessoas que gostam de coisas mais bleeding edge, recomendo vivamente coisas tipo CyanogenMod, onde de facto se vê a grande força da comunidade android (neste momento já suportam cerca de 80 dispositivos – é obra).

  11. Avatar de Pdms
    Pdms

    Duker80, isso é muito simples, olha todo o processo aqui, so tens de clicar em “GET IT HERE” e testares as versoes que tem disponiveis, eu a ultima que testei foi a blue e esta muito boa. se preferes um estilo ICS para a versao CM7 aqui fica http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1310925. eu estou a usar e fica muito bom., podem ver o meu resultado final do lockscreen https://lh4.googleusercontent.com/-6i6IPPTRqW8/Tshy2-s7FzI/AAAAAAAAAIw/16Mx4BiJvII/s800/11%2B-%2B1

    Cumps

  12. Avatar de serva
    serva

    A Google , está neste momento a apertar com os fabricantes para que os updates sejam disponibilizados no mínimo por 3 anos , de qualquer das formas podes sempre fazer Root ao teu dispositivo e instalares uma Rom para que tenha suporte para o teu dispositivo , aconselho é não fazeres de imediato , é preciso lembrar que o código só foi libertado no dia 15.11 , e como podes ver já existem princípios de Roms cozinhadas .

    Quanto a questão dos telefones estarem agarradas as operadoras , eu não aconselho por vezes por mais € 20,00 tens uma versão livre , sabemos que a maior parte (diria quase na totalidade) dos telemóveis de marca branca são fabricados pela Huawei , assim fica mais fácil encontrares uma Rom sabendo qual as características do teu hardware provavelmente estás a um passo de descobrir qual o dispositivo da Huawei corresponde o teu A1 ou o que seja .

    Cumprimentos

    Serva

  13. Avatar de RC
    RC

    Eu tenho gingerbread, ao fazer update para o ics perco as coisas que tenho ou fica tudo?

  14. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Será que vem para o Samsung Galaxy ACE?

  15. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Para Incredible S?

  16. Avatar de Chico Silva
    Chico Silva

    Näo ficou legal nos gs2. Há perda de area útil da tela… Pelo visto só ficará realmente bom se houver uma versão oficial da Samsung

  17. Avatar de JC
    JC

    Pplware sempre em cima das novidades! 🙂

    Já alguém instalou no SGS? E funciona bem?

  18. Avatar de Pedro Panoias
    Pedro Panoias

    Instalei e primeiro ate deu chegou ao ecrã inicial mas quando quis aceder às aplicações o touch não funcionou. fiz reset e instalei de novo e agora fica sempre em BOOTLOOP ou seja não vale a pena.. :S

  19. Avatar de aver
    aver

    Saíram os primeiros benchmark Galaxy Nexus + ICS.
    Em navegação (browser e javascript)fica à frente do iPhone 4S, e do resto dos Android.

    Como não tem um hardware espectacular de facto o ICS trouxe melhorias de desempenho nesses dois aspectos.

    http://www.anandtech.com/show/5133/galaxy-nexus-ice-cream-sandwich-initial-performance

  20. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Acabei de adquirir um O3D e estou bem contente com a notícia. Usuários de Samsung G S, S2 e Lg O3D estarão entre os primeiros que receberão a atualização. Se eu fosse esperar pela LG … até agora nem o Gingerbread foi liberada pra O3D (0o)
    Resta esperar agora.
    Desculpem o Português, mas sou brasileiro.

  21. Avatar de K
    K

    Confesso que estava a espera de ver um link para as threads do XDA visto que é lá que o developer desta rom está a desenvolver e a colocar as versões mais recentes para o SGS.
    Não sei se também está a ser colocado em mais algum sitio.

    A thread é a seguinte:
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1338636

    Como no inicio da thread diz:

    What works:
    Both cellphones:
    Hardware Acceleration
    Audio
    calls, sms
    Touch
    Wifi (after manual scan, work flawless)
    Bluetooth
    Market (Fixed drm service problem, should work for everyone)
    Contacts syncs

    What does not work:
    Calendar Sync
    GPS
    Camera
    Video Recorder
    External SD
    3g (data connection)

  22. Avatar de mana
    mana

    e instalar o android no iphone 4, é possivel ?

    1. Avatar de Chico Silva
      Chico Silva

      Ahahahahaha

    2. Avatar de UxAtomica
      UxAtomica

      Para quê?
      Não deveria ter pensado nisso antes de comprar um iPhone?

      Já viu os problemas que eles estão a ter com um icecream ?

  23. Avatar de manu
    manu

    Parece que a o ICS para o LG Optimus (Maximo) Black também ja está em desenvolvimento 😀

    plus.google.com/115049428938715274412/posts

    E isso interessa-me imenso…

    Reparando que nem Gingerbread tenho no meu OB… So em Dezembro e com muita sorte….

    A LG é um desastre a nível de software.

    1. Avatar de antónio
      antónio

      Excelente!!! Tenho esse telemóvel. Tem imenso potencial, o mal é a LG se borrifar.

  24. Avatar de serva
    serva

    A Samsung está a melhorar , mas ainda têm um longo caminho a percorrer , penso que o Ice Cream vai ter um efeito duplo , por um lado corre transversalmente em smartphones e tablets , mas , penso que tão importante como acabar com a fragmentação , será o suporte que os construtores destes dispositivos irão fornecer a quem compre os seus equipamentos , será este agora o paradigma da questão .

    Cumprimentos

    Serva

  25. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Acedam sff a este Link , de facto as movimentações de bastidores são enormes , e os € envolvidos ?! …. bom tirem as vossas conclusões .

    http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5383019-EI15606,00-Microsoft+recebera+royalties+da+Samsung+por+Android.html

    Cumprimentos

    Serva

  26. Avatar de jedi
    jedi

    sinceramente, nao gostei muito video (onde tem amostra de SGS2 com ICS) por causa de ter/aparecer o “botoes” voltar, home e outra que nem sei o nome. Isto porque no gs2 ja vem com o botoes fisicamente, nao era necessario aparecer, so para ocupar espacço. Espero que ate la mudem isto. É que é mesmo desnecessario, no meu ver. Se nao, mais vale estar na versao que estou. LOL

  27. Avatar de K
    K

    update:

    What works:
    Both cellphones:
    Hardware Acceleration
    Audio
    calls, sms, 3g (with a ugly patch but it works.)
    Touch
    Wifi
    SDCards (internal and external)
    Market
    Contacts sync
    Calendar sync

    What does not work:
    Bluetooth
    GPS
    Camera
    Video Recorder

  28. Avatar de sEnD2u
    sEnD2u

    Só para esclarecer que a portabilidade dos LG optimus Black e 3D estão a ser feitos em tempo record por um génio chamado Ricardo Cerqueira, que é português… daí o vídeo gravado em Portugal. Ele pretende também adaptar o ics ao x2 assim que terminar os outros dois modelos.
    Podem acompanhar o trabalho dele através do google+·

  29. Avatar de serva
    serva

    fantástica noticia .

    Cumprimentos

    Serva

  30. Avatar de mana
    mana

    E instalar no iphone 4 ?

  31. Avatar de draw
    draw

    E já ha disponibilizado para o Galaxy S i9000?