Android está quase a superar o Windows na Internet

42 Comentários

Com a tendência virada para a mobilidade, não é novidade nenhuma que, mais dia menos dia, as plataformas móveis vão superar os sistemas direcionados para desktop. De acordo com os dados StatCounter esse dia parece estar quase a chegar e a batalha é entre o Android e o Windows… onde o Windows leva a vantagem mínima à escala mundial.

Quantos dias precisará mais o Android para superar o Windows?



Os tempos mudam e na área da tecnologia é bem visível. A era da mobilidade tem sido responsável por várias alterações no mundo da computação e, como prova disso, estamos a chegar a uma fase em que o número de dispositivos com Android na Internet vai superar os com sistema operativo Windows. Os dados são da StatCounter.

Como podemos ver pelo gráfico seguinte, a presença de dispositivos com Windows na Internet, à escala mundial, tem vindo a baixar. Já no caso do Android, desde finais de 2013 que o crescimento tem sido significativo. Realçar ainda o facto de que há 5 anos (em Janeiro de 2012) o Windows liderava com 82%.

Em Outubro de 2016 o número total de smartphones e tablets com acesso à Internet tinha superado o grupo de portáteis e Desktops. Por agora a diferença do Android para o Windows é mínima e em breve o Android irá certamente ultrapassar o sistema operativo da gigante Microsoft.

The research arm of StatCounter, the independent web analytics company, finds that in February 2017, while Windows remained top of worldwide OS internet usage market share with 38.6%, Android came within striking distance on 37.4%.

Na América do Norte, e de acordo com dados de Fevereiro, o Windows continua a dominar com 40,7% seguido do iOS com 24,9% e o Android com 20,3%. Na Europa o cenário é semelhante, onde o Windows tem um share de 51.8%, o que é simplesmente o dobro do Android (23.5%). No entanto na Ásia o Android é o sistema operativo líder com 51.8%, comparado com os 29.8% para Windows.

E em Portugal?

Ainda de acordo com os dados da StatCounter, em Portugal o Windows lidera com 74,53% seguido do Android com 11.24% e do macOS com 7,48%. O iOS é o menos usado com apenas 4,71%.

Então na vossa opinião, quantos dias precisará mais o Android para superar o Windows?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    O meu desktop cada vez mais só serve para trabalho pesado. Navegar na NET, uso o telefone ou o tablet.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Depende para que o utiliza.Para alguns trabalhos é realmente preciso um desktop com um bom processador e uma boa motherboard e placa gráfica.Para navegar na internet para muitas coisas ou o telemóvel/smartphone ou o tablet servem perfeitamente,como diz o “censo”.Concordo inteiramente com o que afirmou.

  2. Avatar de Jairo
    Jairo

    O ano.do Linux está chegando

    1. Avatar de Jonithu
      Jonithu

      Para quê? 😉

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Se o Android superar o Windows, pode-se dizer que esse é o ano do Linux

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O IOS é que tem perdido…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          6pp em 4 anos…

  3. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    porque a admiração ?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Só não entendi porquê é que ainda não passou…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Uma grande parte dos utilizadores Android que eu conheço não utilizam browsers da Google, são bons demais que nem lhes tocam.

  4. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Normal… Mais normal ter 3 ou 4 telemóveis e/ou tablets que portáteis e/ou pc’s, por isso é normal que este número se inverta! Agora se formos ver em que grupos de acessos se encaixam é que tinha alguma relevância pois nos telemóveis e tablets é mais jogos básicos, redes sociais e pouco mais…

    1. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      O que a maioria das pessoas precisa fazer é justamente jogar, acessar redes sociais e navegar em alguns sites de informações. É provável q eles estejam equilibrados assim pq todo mundo tem uma máquina com windows que usa para trabalhar, porém se fosse feito uma pesquisa apenas com dispositivos pessoais que acessam internet, é provavel q o android ja leve uma boa vantagem.

    2. Avatar de luislelis
      luislelis

      OK então apresenta o que queres para nos vermos também,com relevância.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Simples os Android são para realizar coisas básicas, como por exemplo fazer telefonemas, jogar um jogo com a vantagem da mobilidade.
        Se queres fazer uma folha de calculo complexa, jogar um jogo pesado, trabalhares a sério com fotos, videos etc, vais para um pc, possivelmente com o Windows, pois a Microsoft tem 90% do mercado.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      A tendência dos dias de hoje é usar um telemóvel/tablet para redes sociais e tarefas que antigamente só podiam ser feitas por computadores pessoais, e para jogar jogos mais pesados usam consolas. Se vires as vendas da PS4 elas revelam recordes nunca batidos na história dos videojogos. E tem também a maior taxa de software por consola (mais jogos por pessoa, outro recorde). As pessoas querem conforto e dispositivos pequenos e não ficarem agarradas a secretárias e cadeiras, cada vez mais.

      Conheço pessoas que mal usam o PC já. O futuro vai ser colocar o teu telemóvel numa dock e teres ali o teu PC.

  5. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Porque carga de água é que estão a misturar sistemas operativos com objetivos diferentes?
    Se em vez de usarem a opção “All Platforms” (que é meter tudo ao molho e fé em Deus!) porque não usam “Desktop” para os sistemas operativos de secretária/portátil ou “Tablet” para os dispositivos tablet ou “Mobile” para os smartphones?
    Não chega colocar a palavra “Internet” no texto para misturarem tudo!
    É do conhecimento geral que nos dias de hoje há mais (ou um maior número de) dispositivos móveis que computadores/portáteis! No meu caso tenho dois telemóveis e um portátil…

    Posto isto, nos SO de secretária ou Desktop temos isto:
    http://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide/#monthly-201202-201702

    Nos SO Smartphones temos isto:
    http://gs.statcounter.com/os-market-share/mobile/worldwide/#monthly-201202-201702

    Não misturem tudo!
    Não é tudo a mesma coisa e nem sempre se substituem uns aos outros, quando muito complementam-se.

    1. Avatar de João
      João

      Não é a mesma coisa mas é uma tendência. A pouco e pouco as duas plataformas vão convergindo, e a pouco e pouco muito trabalho que era feito exclusivamente em desktop começa a ser feito em mobile.

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Muitas tendências não passaram disso mesmo, quem nos garante que neste caso não acontecerá o mesmo? Basta um valor fora do “normal” para que os dados se invertam.
        Sim, é verdade que cada vez mais os telemóveis são pequenos computadores mas neste momento, em março de 2017, é um erro misturar alhos com bugalhos. De futuro quem sabe mas agora não passará de uma tendência.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens razão, repara que isto é pura tentativa de manipulação, dai ser conveniente misturar tudo para induzir em erro quem não leia com atenção ou não tenha conhecimentos suficientes para ajuizar.
      Daquilo que li, gostava de saber como é que o Android vai conquistar mercado (não vou dizer qual o mercado) á Microsoft quando esta tem 90%. Só mesmo em sonhos…
      Ou seja a Google vai esmagar a Microsoft, é apenas isto que se pretende ao divulgar este artigo.
      A Google a esmagar a Microsoft, vou esperar para ver, mas sentado, é melhor comprar uma cadeira bastante confortável pois é capaz de demorar algum tempo isto se entretanto não acontecer o inverso.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é nem de longe essa conclusão que se tira ou pretende passar o artigo. Antes de mais é mostra o caminho já feito por uns e que o Android está a fazer, com os devidos proveitos. Depois é toda a mudança de paradigma. Leia bem.

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          A conclusão “que se tira” é aquela que nós, leitores, lemos e sobre a qual tiramos conclusões. As nossas, não as de quem escreve.
          A conclusão que se “pretende passar” é aquela que, os autores, pensam que os leitores irão apreender.
          Duma duas, ou nós lemos mos ou vocês explicaram-se mal…
          Sim o paradigma vem mudando mas cuidado que tenho uma filha pré-adolescente que liga pouquíssimo ao portátil (só para trabalhos escolares!!!) e ao telemóvel (só para jogar dois ou três jogos…) e não é por falta de incentivo!…
          Lá está, poderá ser uma tendência (sim, uma não é o mesmo que milhares mas começa sempre por algum lado…) ou então uma mudança de paradigma…
          Quem sabe? 😉

  6. Avatar de aeme
    aeme

    Um título de caca.
    Comparem o número de motos na Ásia com o número de automóveis por exemplo…….

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Ou o número de restaurantes chineses la

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    O meu telemóvel mal chega a qualquer lado onde há wifi liga logo a internet,o PC só liga quando eu o ligo.
    Mas de facto para coisas básicas passei a usar o mobile.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois tens razão para coisas básicas, para coisas com importância, lá vamos nós a correr para o nosso pc com o Windows, hehehe.

  8. Avatar de 4044logic
    4044logic

    como e que o trafego gerado pelo IOs é quase o mesmo que o OSX? afinal a apple não tem mesmo marketshare nenhum, nem em mobile nem em pc. Apenas tem um absurdo de lucro devido a margem de lucro praticada em todos os dispositivos e devido ao pouco dinheiro investido em R&D nas versoes seguintes.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ao menos tu és um entendido e vais trazer a luz ao mundo. Isso é só uma obsessão tua.

    2. Avatar de Torres
      Torres

      Há uma coisa que se chama marketing, e como toda a gente sabe, a Apple nem utiliza nada disso

  9. Avatar de João Antunes
    João Antunes

    Desculpem lá .. mas esta plataforma de estatísticas não tem qualquer pingo de rigor.. Huawei apenas com 3,95% de market share! lollll
    http://gs.statcounter.com/vendor-market-share/mobile#monthly-201601-201702

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Qual é a verdade então? A que tem rigor?

  10. Avatar de arkan
    arkan

    mas é pq pelo menos nos paises emergentes como o Brasil, india, africa, la se consegue um android basicao….e ai poe credito nos pre pagos e se navega, diferente de ter que se pagar uma internet wifi e telefonia fixa.

    aqui no brasil ate a empresa lixo positivo que vendia pcs a preço de ouro e com peças ruins, parou de fazer propaganda, e promove o aparelho ruim de celular dela.

    Eu mesmo nao largo meu desktop, jogo, trabalho, digito meus trabalhos, contratos, e n coisas…mesmo tenhdo um smartphone top, fooora que recupero dados no meu servidor ou no desktop.

    Mas confesso uma coisa, se nao por um adblock ou um navegador como uc browser, via, 3dblock….navegar em aparelho android é uma armadilha, fora os sites que identificam ( e eu acho errado ser exposto essa info) o tipo, localidade, e etc, VC ESTA COM VIRUS usuario do aparelho tal. É uma vergonha navegar com android.

    Google então vê isso e nao melhora a navegaçao do chrome no android, e pior deixa qq browser entrar na playstore e por browser q abre propaganda dele mesmo.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tinha Android, desde que mudei para smartphone com o Win 10 Mobile, utilizo o Edge e deixei de ter esses problemas de abrirem janelas do browser com publicidade e afins, e também não utilizo antivirus.
      Não é por acaso que o Win 10 mobile é considerado o SO mais seguro. https://www.nextlogik.com/which-mobile-os-is-most-secure-ios-android-or-windows-slideshare/

  11. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    macOS + iOS > Android

    Ayyyyyy LMAO!

    Só prova que os Android ficam é na gaveta

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Exato, eu também acredito no pai natal e no Coelho da páscoa!!

    2. Avatar de Phoenix
      Phoenix

      Era para rir? é superior en que?No preço e nada mais….

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      E aprenderes a fazer contas nao? Ou estás a utilizar uma calculadora Made in Apple?

  12. Avatar de knight
    knight

    JAMAIS USAREI O ANDROID.

    windows manda.

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Já cheguei a uma simples conclusão, por razões profissionais: todos os dados estatísticos, podem mostram aquilo que se quer mostrar, positivamente ou negativamente, é tudo uma questão de interesse e do resultado pretendido. Com os mesmos valores, posso apresentar coisas boas ou coisas más.

    Este é mais uma prova disso.
    Positivo: uma família de 4 pessoas, existirão 4 smartphones e se calhar apenas 1 ou 2 PCs Windows. Logo estamos a comparar uma coisa que pode existir 4 vezes mais que a outra. O resultado fica bom.
    Negativo: Sendo o Android responsável por mais de 80% do mercado mobile, ter apenas uns 35% de peso no acesso global a Internet… é um resultado muito mau!

    Mesmos valores… pontos de vista diferentes. Os valores adaptam-se aquilo que se pretende, de forma apresentar algo como positivo ou como negativo. É raro não ser possível com os mesmos valores, apresentar apenas uma solução, positiva ou negativa.

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Só falta o sector dos desktops para o domínio do Linux ser total. já não deve faltar muito tempo.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      “Luís”,deve estar a brincar… 😀 No sector dos desktops o domínio do Linux ser total ?? Como sistema operativo ?? O Windows rebenta com o Linux,caramba !! 😀 😀 Mas o artigo escrito pelo Pedro Pinto aqui no Pplware no passado dia 20 de Fevereiro(uma Segunda-feira) esclarece muita coisa.Ei-lo(https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows-domina-desktop-linux-domina-mundo/).

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Deixa vir os Snapdragon de 10nm e talvez mudes de ideias… quando o ARM dominar todos os sectores. Cumps.