Android celebra 4 anos de existência

40 Comentários

O sistema operativo da Google surgiu em 2008.

O sistema operativo mais utilizado em smartphones, já tem quatro anos de existência. O Android, assinalou esta momento no passado Domingo.

A Google lançou a primeira versão pública do seu SO móvel no dia 23 de Setembro de 2008, designada Android 1.0, e estes foram 4 anos de muita evolução!

 

parabens

O sistema operativo Android foi desenvolvido por uma pequena empresa designada Android Inc, nascida a 2003, a qual a Google adquiriu em 2005. Tem como co-fundadores Rich Miner, Andy Rubin, Nick Sears e Chris White.

Android é um sistema operativo desenhado para dispositivos móveis, e baseado em software open source Linux e o primeiro smartphone a ser comercializado com este SO foi o HTC Dream, lançado a 22 de Outubro de 2008.

T-Mobile G1

A 20 de Outubro a Google teria colocado o código no HTC Dream, e um mês depois este estreou-se nos mercados, sendo logo depois disponibilizado o código gratuitamente sob uma licença de código aberto.

Andy Rubin referiu, tempos mais tarde, que a versão Android 1.0 seria mais um Androd 0.8 que por sua vez foi ‘empurrado para o Natal’.

A partir daí a participação do Android no mercado esteve sempre em crescimento, chegando mesmo aos 68% de vendas no segundo trimeste de 2012 no mercado global de smartphones, segundo a ICD.

Já a 24 de fevereiro de 2011 surge o primeiro tablet a rodar Android, que seria o Motorola Xoom.

motorola-xoom

Também neste ano, outro estudo da Nielson dava conta que o SO Android detem a liderança de vendas em smartphones com 51%.

Actualmente o Android já tem uma vasta gama de versões disponíveis, e todas elas dedicadas a bolos, doces ou pastéis.

android-versions

Versões Android

  • 1.5: Cupcake (Abril de 2009 – última revisão a Maio de 2010)
  • 1.6: Donut (Setembro de 2009 – última revisão a Maio de 2010)
  • 2.1: Eclair (Janeiro de 2010 – última revisão a Maio de 2010)
  • 2.2: FroYo (Frozen Yogourt – Maio de 2010 – última revisão a Julho de 2011)
  • 2.3-2.4: Gingerbread (6 de dezembro de 2010)
  • 3.0-3.2: Honeycomb (Janeiro de 2011 – especialmente para tablets)
  • 4.0: Ice Cream Sandwich (Outubro de 2011)
  • 4.1: Jelly Bean (Junho de 2012)

O sistema operativo Android ja mostrou que tem muitas qualidades e características capazes de convencer a maioria dos utilizadores – que o diga Wozniak – mas decerto que ainda vamos ter muitas surpresas e novidades com a marca deste pequeno boneco verde.

Muitos parabéns Android!

Utilizam Android? Qual a versão que mais gostam?

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Mts parabéns. Para mim é o melhor sistema operativo do mercado.

    1. Avatar de helder
      helder

      Fututo do android:
      1- MORTE! Se a google continuar a insistir no JAVA!!! esta imagem diz tudo: http://cdn.iphoneincanada.ca/wp-content/uploads/2012/09/Android-Benchmarks.gif
      (explicação: um sistema mobile requer pouco consumo de energia…. o java executa sob uma plataforma logo perde tempo de execuçao quando comparado com o C(IOS,Windows mobile))… logo para o android ser tao rapido como a concorrencia precisa de um processador 2x mais rapido que a concorrencia!!!!!!!
      2- A google, troca para C e discute o mercado!

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Troca para c e discute o mercado?
        A trocar troca para uma linguagem de mais baixo nível, deves viver no passado.

      2. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Já agora Android vai morrer?

        Com uma quota de 51% de mercado, e com o sistema evoluir para melhor, não é fácil, só se tomarem péssimas decisões no futuro.

        É certo que uma linguagem de mais baixo nível como usa o iOs trás vantagens.

        Mas já agora Android não corre na conhecida JVM, mas sim numa feita para android.

        Mas se estiveres a falar de C# até estou de acordo contigo que com os mesmos recursos podia fluir muito melhor.

        Mas tenta ser mais claro “C#”

      3. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Esse benchmark está bem aldrabado 😉

      4. Avatar de Luis
        Luis

        Apple Fanboy detected..

  2. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Parabéns Android por uma rápida evolução e como um forte concorrente a um dos melhores SO móveis de todos os tempos.

  3. Avatar de Fábio Andre Teixeira
    Fábio Andre Teixeira

    para mim o melhor sistema operativo para os smartphones mas acho que o windows8 vai ter uma palavra a dar principalmente nos tablets

  4. Avatar de dude
    dude

    Gosto do 4.1 excelente.. parabéns android.

  5. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Realmente o Android está de parabéns. O caminho que percorreu foi espectacular, eu diria até que inédito. Ainda me lembro de ver um colega meu com o 1.5 e tinha de sacar uma aplicação qualquer para enviar ficheiros por BT, eu ri-me logo (tinha nokia) e disse: que #$&% de sistema operativo nem dá para enviar ficheiros por BT. E vejam onde estamos agora… JB Tenho o JB 4.1.1 nos meus dois equipamentos e recomendo vivamente.

    Happy B-day Android.

  6. Avatar de migue lCosta
    migue lCosta

    sou utilizador ha uns 3 meses do 2.3-2.4: Gingerbread

    tenho que experimentar o 4.0

  7. Avatar de nel
    nel

    Para quando o 4.1Jelly Bean oficial para samsung S3 ?

    1. Avatar de Jarda do Demonio

      Já tá a caminho…
      A Polónia já tem…
      Mais um bocadinho e já cá chega…
      Isto para Unbranded, operadoras é sempre muito incerto…

    2. Avatar de loool
      loool

      O jelly Bean para o Samsung s3 já é oficial, mas só está disponível por enquanto na Polónia

      1. Avatar de Pardinha
        Pardinha

        Mas podes instalar a vontade, apesar de ter CSC da polonia, funciona mt bem em PT, comprovado por vários utilizadores do forum androidpt.

        1. Avatar de Bruno M.

          Mas via oficial?? Ou através de roms cozinhadas?

          1. Avatar de loool
            loool

            Via oficial kies, Polónia

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Já podes ter uma versão quase final que funciona perfeitamente sem erros:
      Sacas a versão XXDLI8, flash no ODIN, se quiseres “rootear” sacas o CF-root…6.4 e já está, em 5 minutos ficas com o Jelly Bean no S3 :D.

      O melhor de tudo, não precisas de perder tudo o que tens instalado, mas à cautela, nada como um backup com o Titanium backup 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Falo por mim, tenho esta versão (XXDLI8) e o telefone está uma bomba! Mais rápido em termos de performance e novas funcionalidades. Já vem com o Google Now!

        E nota-se nos benchmarks, a performance no uso do CPU aumentou e não foi pouco!

        1. Avatar de Bruno M.

          + 1 razão para quando esse bicharoco sair oficialmente para se fazer novos benchmarks bem como actualizar as reviews e comparativos ao ios/iphone 😉

    4. Avatar de Chambel
      Chambel

      e para o s2?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Para o S2 sairá em finais de Outubro princípios de Novembro

  8. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    ICS @ WT19i 4.1.B.0.587 Sony Live walkman

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Tenho a versão 3.1 no Tablet e estou satisfeito, mas já vi a versão 4 a trabalhar e é muito boa. Ainda não tenho (encontrei) uma actualização para o meu equipamento por isso ainda estou com a versão 3.1 (toshiba at-100).

  10. Avatar de Chambel
    Chambel

    é o Android a fazer 4 anos e a versão 2 da melhor aplicação a ser terminada 🙂

    1o comentário teste da v2

  11. Avatar de fabio
    fabio

    Está de parabéns, teve uma evolução enorme! Confesso que a primeira vez que vi as reviews do Android não gostei e simplesmente pensei que era mais um SO sem futuro, mas enganei-me, agora tenho um e não quero outra coisa! Começei no Froyo e estou de momento no Jelly Bean!

    1. Avatar de Bruno M.

      +1 por estes lados 😀

  12. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Já usei todas as versões desde o Donut 1.6 e foi um sistema operativo, com uma evolução super agradável, principalmente devido ao facto de a google se preocupar em tirarmos partido ao máximo do nosso aparelho.

    Parabéns ao Android, a Google e a toda a comunidade que tanto ajuda a tornar a utilização de smartphones, o melhor possível.

    LG GW620 – 1.6 Donut
    Motorola Defy – 2.1 Eclair/2.2 Froyo/2.3 Gingerbread
    HTC EVO3D – 2.3 Gingerbread/4.0 ICS
    Asus Transformer – 3.2 Honeycomb/4.0 ICS

  13. Avatar de BFS
    BFS

    PARABÉNS Android!!!!!!!!
    E como cresceu e evoluiu este OS!!!!!
    😉

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Android faz 4 anos e o Firefox 10 anos :))

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa noite,
    Fico admirado, muito admirado, mas nada surpreendido quando verifico que este “post” sobre Andróid e só Andróid não tem um unico “funboy” a atirar pedras ou a fazer comparações parvas…
    Isto só prova que quem tem sempre uma palavra a dizer é quem realmente sabe que não esta bem servido!
    Hihi!

    1. Avatar de Bruno M.

      Mas no entanto tinhas que vir mandar a tua pedra para o charco para ver se consegues molhar alguém…

      Enfim.

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Isto porque devemos ser todos obrigados a dar >500€ por um Iphone ou então menos $$$ com um Iphone descontinuado.

      Comprei um Sony Ericsson X10 Mini Pro
      Vinha com o Android 2.1.1, mais tarde instalei o minicyanogen 9 (android 2.3.7) e sinceramente não podia estar mais satisfeito com o sistema operativo.

      Por isso não sei como me posso considerar mal servido.
      A única coisa mal servido é a bateria que o meu telemovel traz, mas basta olhar para certos android a ter uma duração normal.

  16. Avatar de famontPT
    famontPT

    SII com CM10, está do melhor!

    Uma das melhores coisas que o android tem é que existem muitos developers o que faz com que as ROMs existentes sejam muitas desde que seja um telemóvel minimamente conhecido e aceitável.

    Simplesmente quando quando alguém se farta de uma ROM e quer algo de diferente basta procurar outra ROM, já para não falar que a maioria das ROMs não oficiais são melhores e mais rápidas que o “lixo” que as marcas fazem juntamente com as operadoras!

    Como se pode ver já utilizo no meu S2 android 4.1.1 e a Samsung ainda vai demorar mais algum tempo a lançar a oficial que ainda por cima traz um launcher manhoso como o raio!

  17. Avatar de okapi
    okapi

    Eu tenho um G1 que comprei no 1º dia que saiu na Europa (HTC Dream) remarcado para a T-Mobile e não tem nada com o da foto do artigo ou estou enganado.Pelo que eu me lembro a T-Mobile teve o exclusivo.

    http://en.wikipedia.org/wiki/HTC_Dream

    Quase que diria que este G1 foi o 1º handset com Android.

  18. Avatar de Edexote
    Edexote

    CyanogenMod 9.1 com ICS 4.0.4 a bombar no meu Samsung Galaxy S original (GT-I9000). Está uma espectáculo, já que a Samsung não vai actualizar para além do 2.3.6, recomendo a todos! E já versões experimentais com Jelly Bean 😉