Android 4.x é duas vezes mais estável que o iOS 7.1

163 Comentários

O titulo pode parecer estranho até porque a opinião pública é completamente oposto! Quando o assunto é estabilidade nas plataformas móveis, o iOS é, de longe, considerado o sistema operativo mais estável. No entanto é também verdade que o iOS 7 foi provavelmente a versão que mais problemas tem trazido aos utilizadores e também à própria Apple.

Num relatório divulgado recentemente pela empresa Crittercism, a informação é que o Android 4.x é duas vezes mais estável que o iOS 7.1.

android_a00

Num estudo publicado recentemente realizado pela Crittercism (empresa de monitorização de aplicações móveis) no sentido de apurar qual dos dois sistemas operativos (Android e iOS)  é o mais estável, o Android demonstrou ser, mais uma vez,  claramente o vencedor no campo da estabilidade.

De acordo com o relatório, o Android Gingerbread é a versão mais instável (com cerca de 1,7% de crashes) dentro do ecossistema Android e o Android 4.x é aquele que apresenta menos falhas (uma percentagem de 0,7% que corresponde ao total das falhas do KitKat, Ice Cream Sandwich e Jelly Bean). Isto quer dizer, segundo resultados de Março que referem que 19% dos utilizadores usam uma versão do Gingerbread (2.3.3 a 2.3.7), que muitos utilizadores têm uma versão problemática do Android. 

android_a01 A empresa deixa também por terra o “mito” que o iOS é de facto o sistema operativo móvel mais estável. Segundo os dados, a Apple tem as seguintes percentagens de bloqueios:

  • 2.5% no iOS6
  • 2.1% no iOS 7
  • 1.6% no iOS 7.1

Tais números levam a concluir que a última versão do iOS falha mais do dobro que qualquer Android 4.x.

Equipamentos

Relativamente às marcas, o estudo indica que a Samsung tem os dispositivos móveis mais estáveis dentro do Android. Já o iPhone 5 é o dispositivo que apresenta mais estabilidade dentro do segmento Apple.

Aplicações

No campo das aplicações, o estudo refere que que cerca de 47% das aplicações já bloquearam mais do que uma vez. Nessa área, os jogos são os que mais bugs têm, com uma taxa de 4,4% (o dobro de qualquer outra categoria). Na segunda posição estão as aplicações para fotografia com 1,8%. As aplicações de Ecommerce são as que têm uma taxa mais baixa de bloqueios.

android_a02O estudo revela também também estatísticas relativamente aos tempos de resposta de alguns serviços na Web. O Google Analytics, Cloudfront e o Admob são os serviços que apresentam mais delay, na ordem dos 237 a 389 ms, enquanto o Facebook e Twitter são dos mais lentos (entre 574 e 750 ms).

Ficou impressionado com os resultados apresentados? Concorda ou discorda?

Comentários

163

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peixoto
    Nuno Peixoto

    Acontece aos melhores 😀

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Temos de reconhecer que o iOS7 foi feito em cima da hora (Menos de um ano de dev e testes). Não estamos a falar de uma evolução mas de um SO novo rescrito em 64 bits! é normal qu este tenho problemas de estabilidade inferiores ao IOS anteriores que eram afinações e fizeram a fama que fizeram do SO. Quero ver isso acontece no iOS8 já com varia situações por cima

      1. Avatar de Joao silva
        Joao silva

        2.5% no iOS6
        2.1% no iOS 7
        1.6% no iOS 7.1

        ate pode ser novo mais é melhor que o ios6 pelos vistos, mas a opinião publica e a minha ate agora era que o IOS 7 era o pior ja não sei em que acreditar.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nelson em 3…2…1…. lol

    O Android tem evoluído muito na estabilidade. No 4.4.2. não me lembro de ter FC nem nada do género

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Vinha mesmo para fazer esse comentário ou pelo menos ocorreu me logo essa ideia no momento em que li o titulo… xD
      Apesar de não o conhecer, os comentários que são postados por ele por vezes deixam um pouco a desejar e seria melhor não dizer nada de todo se o objectivo é apenas criticar.

  3. Avatar de Joel Ribeiro
    Joel Ribeiro

    Estou um pouco impressionado com esta noticia.
    Já agora, uso android 😀

  4. Avatar de Luis Cambra
    Luis Cambra

    IOS é um sistema, Android é um puzzle.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Por isso é que a partir do 7.1 virou um quebra cabeças…

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      HAHAHA!! Muito Bom!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O IOS é um sistema que funcio0na mal e o Android é um puzzle q

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Parce que não funcionou o suficientemente bem para enviar essa mensagem 😀

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Gosto de android porque vai mais de encontro ao que quero, mas devo ser muito burro porque nao percebi ponta do artigo..

    “2.5% no iOS6
    2.1% no iOS 7
    1.6% no iOS 7.1
    Tais números levam a concluir que a última versão do iOS falha mais do dobro que qualquer Android 4.x.”

    então a versão 7.1 tem só 1,6 (menos que as outras versões e falha mais vezes? e já agora qual Android 7 ? lool ainda só vamos no 4.4.2…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Android 4.x falha 0,7%
      iOS 7.1 – 1,6%

      (mais do dobro)

    2. Avatar de ppp
      ppp

      resumindo e concluindo.
      ios 7.1–> 1,6%
      android 4.x.—>0,6%
      logo mais do dobro…

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já tive vários telefones Android com versões desde o Froyo até ao KitKat. Actualmente tenho um Nexus 5 com KitKat e devo dizer que é a versão mais estável até a data. Parece muita mais leve que as anteriores, mais fluída e com menos crashes.

    1. Avatar de jorge desirat
      jorge desirat

      O poder de processamento também é maior, logo mais fluida.

      Também tenho o N5 e até à data não trocava por nenhum smartphone. É google, é estavel, o melhor investimento que já fiz.

      Crashes até agora 0.

  7. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    Ainda faltam 3 dias para o 1 de Abril…

    1. Avatar de Christian

      seria este o meu comentário =)

  8. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    O Nelson diz que não.

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Mas, na verdade, eu usava um 2.3 e esses 1.7% eram multiplicados, e não era preciso aplicações para aquilo bloquear, reiniciar, etc…

  9. Avatar de ppp
    ppp

    e só eu sei porque não uso iphone lalalala XD

  10. Avatar de Nelson
    Nelson

    Só se for desligado…

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Contra factos nem tu arranjas argumentos! Rennie!

      1. Avatar de monk
        monk

        estranho o android falhar tão pouco.. estranho..

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, sim… o android é o pináculo da estabilidade!

        Muito bom, crashes em android? Pergunta a qualquer um! Isso não passa de um mito!

        1. Avatar de joao baterista
          joao baterista

          tenho um QUILIVE 40,dualsim,com android 4.2.2, e até à data não sei o que é um crash, e tem montes de APP, e passo muito tempo na net com ele, tendo em alguns casos deixado de usar o notebook,estou super satisfeito.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Uma coisa é certa o numero de iphones com iOS 7 ligado á internet deve ser bem mais superior que os kitkat. Mas também temos de reconhecer que o iOS7 foi feito em cima da hora (Menos de um ano de dev e testes). Não estamos a falar de uma evolução mas de um SO novo rescrito em 64 bits! é normal qu este tenho problemas de estabilidade inferiores ao IOS anteriores que eram afinações e fizeram a fama que fizeram do SO.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Isso foi bem verdade, mas eu usei o 7.1 beta desde muito cedo, logo, não me afetou muito.

        Porém, o IOS 7 no meu iPad 2 era bastante estável…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Só se for nesse, eu tenho o iPad Air e queixo-me sempre, o ios é um bug, por mais que seja bom não é tão perfeito como o android, aliás ele nem apanha a net na minha universidade até as pessoas do departamento ficam parvas com esta coisa. Foi de longe a pior compra de sempre. Ainda bem que ele tem seguro…. Só estou à espera do note 12.2

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Que tu não saibas configurar o iPad para aderir a rede( presumo que é a eduroam) eu até posso acreditar apesar de bastar fazer uma pesquisa no Google para obter as instruções para qs todas as universidades do planeta. Que as pessoas do it não saibam até fico parvo. Mas pronto há mt incompetentes ou simplesmente não tem formação na área. Mesmo não sabendo em que univ. Andas, na maioria é necessário 1° No Safari descarregar/instalar um certificado/perfile. Pergunta lá no It a onde o podes fazer( se é que eles sabem lol). 2° desliga e volta a ligar o wifi 3° volta a aderir à rede e pronto deve estar a bombar. Opcional se aderiste a guest Antes de aderires a rede vai as definições “esquecer a rede”.
            Se quando dizes que não apanha net estas te a referir que não apanha rede só pode ser por uma de 2 razões tens um problema na placa wifi ou está a inventar para picar o Nelson 🙂 🙂

  11. Avatar de André Gouveia
    André Gouveia

    Boas a todos meus amigos

    Pedro, Se o patrão Vitor M vê isto vais fazer fila ai no IEFP mais próximo!!! 🙂

    Grande abraço a todos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh
      Eu um dia vou escrever uma biografia…o “patrão” usa mais Android daquilo que o pessoal pensa 🙂

      1. Avatar de JG
        JG

        Então é como eu, sempre tive iOs (Iphone) e Android (sempre HTC, desde o magic até ao Htc One) e só no início usava mais o Iphone. Nos últimos anos cada vez uso menos o iOs, atualmente já tenho o iPhone com meia dúzia de aplicações e uso o HTC One a tempo inteiro, para tudo. praticamente só recebo chamadas no iPhone, nem faço. Por uma simples razão, é mais versátil e o equipamento é de qualidade idêntica ou superior ao iPhone, tanto em qualidade de construção quanto estética. Ao menos o Android deixa-me dispor as coisas como eu quero, e como me dá jeito, porque em termos de aplicações, o que existe num, existe no outro, acho até que agora pende mais para o Android, o que é npormal por ter mais utilizadores…

        Não entendo as guerrinhas para saber qual tem a “pila” maior, entre utilizadores de iPhone e iOs, comparem mas é modelos em particular e de preços idênticos. por vezes vejo gente a comparar androids de 70 euros com iPhones de 700!!! Mas nestas guerras chego à conclusão que tenho a pila maior que o Vitor M. porque ao menos assumo sem qualquer vergonha que uso mais aquele que é menos “chic”, mas uso os dois :), e uma “pila” envergonhada é sempre uma “pila” murcha…

        P.S. – não levem a mal a ironia 😉

        1. Avatar de JG
          JG

          Esqueci-me de dizer: Não me lembro de uma falha no HTC One, se aconteceu foi antes do 4.4.2… O iOS 7.1 está também mais estável e fluido, sem dúvida. O 7 estava pior que o último 6. Mas sou daqueles que esteticamente preferia o 6, não sei porquê mas também sou daqueles que acha que o aspeto do iOS 7 é mais tipo aquelas chinesisses que imitavam o iOS… é a minha opinião.

    2. Avatar de OMG
      OMG

      Ele daqui a uns dias faz um artigo a dizer o contrário, baseado na experiência dele…

  12. Avatar de Fornost
    Fornost

    meu Gingerbread crasha bastante mesmo… 3x por semana, às vezes mais 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Não é versão 4.X

    2. Avatar de lmx
      lmx

      só 3 vezes??

      tas com sorte 😉

      1. Avatar de JG
        JG

        Isso depende do hardware que tens!

        Não me acontecia isso com tanta frequência nos telemóveis que tive com o 2.3 (Gingerbread). Mas já lá vai há muito que não uso…

        Falem do que está em questão, não do passado, estão a comparar alhos com bugalhos. E se olharem para o artigo lê-se que só tinha 1.7% de falhas, logo o vosso hardware era uma porcaria não representativa… ou foi comprado já fora de tempo e queriam usar aplicações que não corriam bem no Gingerbread.

        Metam aplicações atuais num 3gs e vão ver… 🙂

  13. Avatar de rt
    rt

    eu ja tive iphone e neste momento tenho android. Eu só estou a espera que saiam os novos iphones para voltar ao ios. No ios nunca tal acontecia actualizar apps e elas despareceremm como ja aconteceu varias vezes com varias apps no meu android. eu so troquei de tlm devido ao tamanho do display tornou-se demasiado pequeno

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Actualizar apps e elas desaparecerem ? Nunca me aconteceu tal coisa e já vou no 3º Android.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso que te acontece chama-se desinstalar, nao actualizar apps 😛

      1. Avatar de Miguel

        é um bocadinho chato
        o sistema desinstalar
        quando o objectivo do utilizador é atualizar

    3. Avatar de User1
      User1

      iOS fanboy?

      Digo isto sem querer ofender ninguem, mas nunca ouvi falar de tal coisa, nem nunca me aconteceu tal coisa…

      E pelos vistos es o unico a quem isso acontece lol

    4. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Tens de aprender a utiliza-lo…
      Por vezes depois de uma actualização, o atalho no home screen deixa de funcionar e tens de o eliminar e criar um novo.
      Agora desinstalar a aplicação nunca me aconteceu.
      Este comportamento também depende muito das alterações que o fabricante fez no android.

    5. Avatar de Joao
      Joao

      A mim acontece-me varias vezes no android 4.4.2.
      Tenho iPad e iPod touch e gostava de saber que aplicaçoes usaram para ver os crashes. Muitas aplicaçoes tem bugs como e o caso do facebook, nao e problema do sistema operativo.

  14. Avatar de J T
    J T

    Uso android desde a versao 2.1, ja tive diferentes equipamentos de diferentes marcas. Tenho neste momento um tablet a rodar o 4.1 e um telemovel a rodar o 4.2 e quem me dera que esses numeros fossem reais!! Porque estao longe, mas muito longe da realidade. Nao sei se o iphone eh mais ou menos estavel que o android porque nunca tive um nem estou interessado em ter, mas fico desapontado ao ler noticias destas a promover mentiras so para vender mais.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      JT (e outros)estou curioso acerca do pessoal que se queixa tanto do android…que equipamentos são esses com tantos FC’s ? ja tive varios androids desde 2.1 ate 4.4.2 e tirando falhas devido a roots/roms e testes variados não me lembro de ter…PS nunca tive hardware de marcas “duvidosas” apenas htc(hero) e samsung/asus nexus

    2. Avatar de John
      John

      Roms cozinhadas e telemóveis xiaomei cantupai não contam 🙂

      1. Avatar de Gonçalo Trindade
        Gonçalo Trindade

        Usa o tal xiaom(e)i e depois diz o que achaste , não sei qual telemovel tens, mas pelo preço de qualquer xiaomi vale bem a pena. 😉

    3. Avatar de JG
      JG

      JT o melhor será dizeres as marcas e modelos daquilo que tens. EU tenho HTC One e um tablet Nexus 7 e não tenho problema nenhum!! Nenhum mesmo!!! E o Nexus já caiu de 3 metros abriu em dois e funciona na perfeição, foi só encaixar… e até o puto lhe mexe e se diverte com ele, acho que só o reiniciei uma vez quando atualizou o sistema e comprei-o quando saiu em Portugal, já lá vão uns meses.

      De vez em quando aparecem-me amigos com tablets e telefones android que aquilo nem se consegue mexer no ecran, não se obteém resposta, no entanto no media markt dizem-lhes que são fantásticos, mas custam 100 euros ou cento e pouco! Bem, assim por esse preço, não se pode esperar coisa boa… senão também eu comprava!

      Podes comprar um Mercedes ou Fiat, mas não esperes a mesma qualidade nos mesmos… 😉

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Desculpa mas de que marca é o teu tablet?
      Deve ser daqueles baratos com “altos” cpu´s de marcas chinesas nao?
      Porque se é a culpa nao é do SO, mas sim da marca que poe drivers manhosos nesses tablets, com cpu´s manhosos.
      Isso é a mesma coisa que usares peças de marca no carro, ou peças dos chineses… Sao mais baratas porque têm falta de qualidade, mas a culpa nao está no carro…

      1. Avatar de J T
        J T

        Ja agora, o estudo de que estamos a falar por acaso diferencia os telemoveis chineses?? Nao me parece, fala do android SO e nao do hardware, por isso mesmo que venham dizer que que SO esses telemoveis eh que sao instaveis ja estao a tirar a veracidade ao estudo. Mas se querem saberos telemoveis a que me refiro vao desde em galaxy S3 a um ZTE blade. E o mais estavel de todos foi mesmo o ZTE, um telemovel chinoca! Nunca me bloqueou uma chamada nem reiniciou involutariamente e tinha um single core de 600mhz, menos memoria que um 386 (estou a exagerar claro) e o android 2.1. E nao me estou a basear apenas na minha experiencia mas na de dezenas de amigos meus que usam android e queixam-se do mesmo! Epa eu adoro android mad nao quer dizer que seja cego aos problemas que tem e por isso acho estranho estes numeros: um SO “aberto” que funciona em milhares de dispositivos com diferendes chipsets de varias marcas mais estavel que um SO fechado que funciona em meia duzia de aparelhos especificos? Ou a apple faz um pessimo trabalho ou a google fez o milagre da programacao! E a cereja no topo do bolo? A samsung ser a mais estavel! A mesma empresa que foi recentemente acusada de instalar spyware de fabrica…

      2. Avatar de joao baterista
        joao baterista

        atenção a uma coisa, os aparelhos são todos chineses,ate o meu QUILIE 40, que é francês é feito na china…

  15. Avatar de User1
    User1

    Daqui a pouco o Nelson e outros users da apple já passam cá para dizer que a noticia é mentira, não tem credibilidade, etc.

    Acho que cada um tem uma opinião pessoal sobre o assunto, mesmo que por vezes não seja a mais correcta, opiniões são opiniões.

    O pior cego é o que não quer ver.

    Ah e pode ser que esta noticia gere uma discussão interessante, visto que na outra sobre o Iphone o senhor Vitor M. da ban a users sem qualquer motivo… Mais uma vez, opiniões são opiniões e desde que nos expressemos com respeito…

    Tudo dito 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pela minha experiência de ter um Samsung com a versão 4.2.2 e um iPhone coma versão 7.1 posso dizer, o iOS 7.1 para mim é muito mais estável que o Android. O Samsung tenho de fazer um reboot semanal para o reanimar (pelo menos 1X), enquanto que o iPhone faz reboot quando me esqueço de o carregar… passa meses ligado 24/7.

      São opiniões 😉

      1. Avatar de User1
        User1

        Exacto, mas eu não estou a dizer que não seja verdade.

        Quando disse “o pior cego é aquele que não quer ver” estou me a referir a certas pessoas que por aqui andam e defendem e arranjam argumentos muitas vezes invalidos para justificar tudo.

        Ambos os sistemas tem vantagens e desvantagens, é uma questão de gosto e opiniões.

        Eu pessoalmente gosto de ambos, mas não ando a dizer que o android é o melhor nem que o iOS é o melhor… Simplesmente são dois sistemas diferentes, e com varias grandes diferenças. O importante é servir para o que quero, e ter a certeza que cumpre as minhas necessidades.

        Ah e como referi na outra noticia ainda a dias, nem sempre um samsung por ser samsung é melhor que outro android de uma marca qualquer mais barata, o mesmo se passa com a gama nexus. Por experiencia propria aqui em casa o Nexus apesar de ter o tal “android puro” da google é o mais lento e instavel de todos os dispositivos android que tenho.

        Cumprimentos 😉

        1. Avatar de Winetree
          Winetree

          Só posso dizer que a minha experiência com android não tem sido positiva, ao contrário do ios, daí usar dispositivos com ios.
          Com isto não quer dizer que seja um sistema perfeito e que não tenha falhas, na verdade nas várias versões do ios 7.0x, tive problemas num iPad air (estranhamente, num iPad 4 não aconteceu) e no iphone, mas desde que actualizei para a 7.1, voltou tudo à normalidade – 0 crashes.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          “Samsung owns the top spots for both Android and tablets stability”

          Para mim é um grande… LOLOL

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Se correres um Samsung sem apps manhosas garanto que é.
            Instala apps manhosas num iphone e ves a tua vida a tornar-se um inferno pela app puxar pelo misero CPU que o iphone tem… é que depois nem bateria tens para remover caso o iphone crash de vez e nao responda a nada

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @Pedro, no meu posso garantir que o firmware é o oficial e as apps são todas da Play Store, e crasha.

            No iPhone não precisas de remover bateria para reiniciar na eventualidade remota de crashar. Procura na net que encontras 😉

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Mesmo… grande LOOOOOL

      2. Avatar de golias17
        golias17

        Nesta notícia fala em factos.

        Mas pode ter a ver com o facto de corrigir bugs em apps para Android ser muito mais rápido para Android. Visto que a Apple leva tempo a autorizar a APP.

      3. Avatar de lm
        lm

        Passa meses ligado? meses? com a 7.1? passa, passa…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Inteligência, estava a falar desde que me lembro de ter um iPhone, ou seja, desde a versão 4. Já percebeste?

          1. Avatar de lm
            lm

            Ò Inteligência x2, falavas do 4, onde?? Não disfarces, falavas, sim do 7.1.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Sim falava do 7.1 efectivamente de ser mais estável do que o Android 4.2.2 do Samsung porque não faço reboot nem desligo o iPhone, ao contrario do Samsung que volta e meia lá tenho de reiniciar.

            Complementei com: “enquanto que o iPhone faz reboot quando me esqueço de o carregar… passa meses ligado 24/7”

            Infelizmente não tiveste capacidade para entender que nesta frase estava a englobar as outras versões.

            Em próximos comentários vou tentar ter isso em conta e fazer o desenho completo para não haver equívocos.

            Por isso, as minhas humildes desculpas.

            Saudações

      4. Avatar de OMG
        OMG

        Pois são, que nada valem contra factos.

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Nós já sabemos como isto funciona.. e como é obvio são guerras sem fim.. e quando comecei a reparar que os meus comentários que não continham insultos ou algo do genero eram bloqueados só por apresentar argumentos contra o que o Sr. Vitor M. dizia, simplesmente deixei de comentar nos artigos dele.. Simples.. não vou perder o meu tempo a tentar discutir um assunto com uma pessoa que não sabe admitir as coisas..

      1. Avatar de User1
        User1

        Pois, eu deixei de conseguir comentar por afirmar que o meu nexus 7 apesar de ser um nexus era mais lento que o meu smartphone… e ambos tinham 1GB de ram.

        Resultado: Todos os comentarios que tentei fazer depois disso foram eliminados e agora nem consigo postar.

        Mas pronto, parece que a liberdade de expressão não existe para todos por estas bandas, pelo menos nos artigos do senhor CEO.

  16. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Por esses números significa que o iOS 6 crasha muito mais que o iOS 7?

    Sem jailbreak não me lembro de alguma vez ter visto um crash

  17. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    Está-me a querer parecer que este estudo foi “encomendado”. Nem costumo a entrar em guerras iOS vs Android, pura e simplesmente porque as acho estúpidas, mas dizerem que os dispositivos Samsung são os estáveis dentro do android parece-me algo estranho, quando basta ler por essa web fora para se verificar que os clientes dizem o contrário. Sou utilizador android (Nexus 5) e de iOS (iPad Air), e apesar de achar que o android melhorou muito nas ultimas versões, e de o iOS 7 ter vindo um pouco mais verde que o habitual, a minha experiência continua a dizer-me que o iOS é mais estável, pois dou bastante uso a ambos os dispositivos, e no iPad nunca noto necessidade de o reiniciar, já no Nexus de longe a longe lá aparece um pouco de lag que que obriga ao restart, no entanto nada de grave.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Encomendado?
      Sabes que muitas pessoas se queixam de muita coisa mas depois quando vais a ver perdem a razão.
      Tenho um Samsung Galaxy 3 e no inicio ele tinha muitos lags e crashs até ao dia que roteei o telemovel e desinstalei tudo que era app da vodafone. Apartir dai o telemovel teve outra vida e se num mes reiniciava 5 a 6x por semana, agora passado 10meses nao reiniciei nem mais uma vez. De quem era a culpa? Equipamento ou as apps que estavam la instaladas? conheço N de pessoas a queixar do mesmo e depois de fazer o que fiz so dizem maravilhas. Agora a vantagem do iphone é so de os operadores nao encherem os equipamentos de tralha e tirarem a experiência que um bom equipamento pode dar.
      Ha, e para que se conste, nao, na Samsung isto nao implica perda de garantia. Ate porque ja tive equipamento crashado por andar a tentar instalar rom´s, foi a marca e custo 0. Aconteceu o mesmo com muito pessoal conhecido.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A culpa é da Samsung.

        Os iPhones, têm o problema resolvido, as operadoras não são autorizadas a colocarem o seu “software” de treta.

    2. Avatar de Profect
      Profect

      A diferença meu caro.. é que de um lado tens um smartphone que usas (de certeza) muito mais que o tablet..

      Logo é maior a probabilidade de um equipamento crashar quando comparares com um equipamento com menos tempo de utilização..

      Tenho um Portatil com Windows 8.1 que crasha mais que um desktop com xp.. a diferenca é que o portatil trabalho nele todo o dia.. o desktop serve-me de NAS..

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Focaste um ponto interessante.. Que não é abordado no artigo.. Segundos as dezenas de artigos que andam por essa net fora o iOS em termos de utilização domina o mercado.. Logo como tem mais utilização tem mais probabilidade de crashar… 🙂 🙂

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Como é que é essa?! Não sabes o que são percentagens/probabilidades…

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Não! Estou à espera que me expliques!;)

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Mesmo…

          Ó Profect, foste logo pôr o dedo na ferida…

          http://www.asymco.com/2013/05/31/100-billion-app-downloads/

          Os iOS têm em média quase o dobro das App’s dos Android’s…

          Isto sem contar naqueles androids que pura e simplesmente não conseguem não ter mais que 2/3 app’s…

          Além disso, toda a gente sabe que os iPhones são os que mais têm probabilidade de terem dados móveis, os que mais usam a net, etc…

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Que ferida? Começa a usar a cabeça antes de dizeres asneiras.. ou aprender a ler o que escrevo..

            A nivel de utilização o Android predomina por completo.. quantidade de smartphones, tablets, android box’s, pen’s.. tudo a usar android.. a nivel de utilização do sistema o IOS nem aos calcanhares chega.

  18. Avatar de Zé de Gaia
    Zé de Gaia

    Deve ser porque os utilizadores do iOS 7 são mais exigentes.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Os utilizadores com iphones posso dizer que da minha experiência pessoal sao dos menos exigentes.
      Conheço muita gente com iphone que pouco exige do telemóvel e é so para status social, e pessoal com android´s de 100€ a querer que façam mais do que o hardware que tem.
      E antes que critiquem, conheço gente que a empresa lhe da um iphone e so tem as apps basicas sem saberem o que podem instalar la. Logo, em base da minha experiência pessoal, os utilizadores de iphones sao muito menos exigentes mesmo

    2. Avatar de peduxe
      peduxe

      A maior dos meus conhecidos – facebook, Youtube, Instagram e por fim mensagem/chamada.

  19. Avatar de Blop
    Blop

    Tenho um iPhone 5 com iOS7.0.4 jailbroken e até hoje não me crashou, quando usava android tinha um Motorolla Atrix 4G, grande maquina, ficou na versão 2.3.6 mas tinha a 4.0.4 e também andava estavel! Resumindo, depende muito do que se faz com o telm para ele crashar…

  20. Avatar de Tubias
    Tubias

    Isto é mesmo noticia da treta, estes testes são feitos sem os telemóveis estarem cheios de apps e utilizados por profissionais. o problema do android é o mesmo que o windows. as pessoas não sabem usar e é só next em tudo o q aparece dp é virus por todo o lado e os sistemas operativos é q são maus.

  21. Avatar de Jesus
    Jesus

    Mas que tipo de crash testaram aplicações de terceiros ou da marca? E foram testadas as mesmas aplicações para ambas as plataformas (app facebook android vs app facebook ios)?
    Da minha parte nãoo tive muito tempo para analisar corretamente o relatório apresentado, mas é preciso ter atenção as estes fatores que são os que ditam a estabilidade do sistema ( principalmente as aplicações do fabricante).

  22. Avatar de João R.
    João R.

    Não sei se alguém referiu ou não, mas o iOS 6 tem muito mais tempo nos dispositivos que o iOS 7.
    Se formos a ver o iOS 7.1 foi lançado há semanas e já conta com 1,6 % que para mim já é bastante.
    Desde que actualizei para o iOS 7 só tenho tido problemas no equipamento. Lento, bateria drena bastante, apps que fecha inesperadamente, acusta 30% de bateria ligo a câmara e desliga-se e por aí fora…

  23. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Tenho um dispositivo com ios 7.1 e outro com android 4.3.
    O android é BEM mais instável.
    O com ios eu nunca precisei reiniciar e os apps nao tem crash.

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não me lembro, e desde 2011 que tenho iphone, de alguma vez ter que o desligar ou reiniciar!…
    Isto quer dizer alguma coisa, não?…

    1. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Nos anos que tenho o Windows Phone 7 ao 8 também nunca tive que desligar ou reiniciar os meus telemóveis.

      1. Avatar de fernando silva
        fernando silva

        digo o mesmo tenho windows phone 8, e tablet com android perfiro de longe o windows phone 8, e outra estabilidade nunca me crachou.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não. Tambem tenho um android de 50€ que so tenho mesmo o que veio com o telemovel e uma app gps e durante anos nunca precisei reiniciar.
      O reiniciar nao implica que o SO tenha crash ou nao. A uns tempos atras o FB para android era muito instável e no entanto nunca precisei de reiniciar o telemóvel por causa da app, mas a app é instável.
      Um SO tem capacidade de se reiniciar quando crasham ser necessário reiniciar o telemovel e tal pode acontecer no teu bolso. ja aconteceu em iphones perder muita chamada a custa disso, a pensar que o iphone estava ok quando ele esta a reiniciar por si mesmo

  25. Avatar de Rui
    Rui

    Eu até ia acreditar neste artigo, mas depois li uma frase que arrasou comigo.

    “Samsung owns the top spots for both Android and tablets stability”

    HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA

    Se falassem noutra marca que não a Samsung nesta frase, tinha algumas dúvidas mas vá… até acreditava. Sendo eu proprietário de um Samsung com a 4.2, olho para este artigo e fico a pensar… há pessoas a fumar coisas estranhas no trabalho.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mesmo!

      É só queixas na play Store de que a app não funciona o seu samsung não sei quê…

      1. Avatar de Poeta
        Poeta

        Não me digas que usas Android… Já agora, o que uma app de terceiros tem a ver com o Android como sistema??
        O problema é da App e não do Sistema Operativo.

        Não se misture alhos com bugalhos, se quiseres mostro criticas a apps no itunes… Já agora, qualquer um publica na Play Store, no itunes a gente vê…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Isto é sobre as app’s se bem li…

          Já usei android. de momento é o meu despertador

          1. Avatar de Profect
            Profect

            Ao menos ainda liga e te serve de despertador.. o meu Iphone 3gs só serve mesmo para pisar papeis dentro da gaveta, para não me lembrar do dinheiro que me custou.

          2. Avatar de OMG
            OMG

            Não precisas de falar tanto Nelson, os números falam por si… toma aí uma Ranitidina enquanto reinicias o iPhone… 600 euros para tanto crash…

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Fazes bem, que com o iPhone corrias o risco de crashar e ficares a dormir de manhã 😀

          4. Avatar de Paulo F.
            Paulo F.

            Está explicado o ódio pelo Android, é o mensageiro da má notícia todos os dias: “vá toca a levantar”. 🙂

      2. Avatar de larterpt
        larterpt

        Se calhar as queixas que existem são de utilizadores que têm galaxy Minis, y e afins (aparelhos com Gingerbread)… É óbvio que não existem milagres, e em certas aplicações que exigem um pouco mais de processamento eles “engasgam”. Olha até te vou dar um exemplo o gta vice city há uns tempos atrás corria melhor no meu s3 com os detalhes ao máximo, enquanto que em um xperia Z notava-se arrastamentos, e no entanto o xperia é bem melhor que o meu s3.
        PS: Neste momento provavelmente já fizeram optimizações para o xperia….

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Também têm muitos de S3

          etc…

  26. Avatar de Andre
    Andre

    Por acaso gostava de saber como chegaram a estes valores… Também já vai para lá de 3 anos que tenho o meu iphone 4 e nunca o tive de reiniciar..

    1. Avatar de Poeta
      Poeta

      Eu tive o Iphone 3GS e tinha que reiniciar por vezes e embora a app não mostrasse a informação que crashava ao abrir, isso acontecia varias vezes.
      As pessoas tem memória selectiva, isto é um estudo…
      Tenho Android agora, tem os seus problemas, mas este estudo só lembra que todos os sistemas tem defeitos.
      Claro que os crashs dependem do uso que se dá ao telemóvel, no meu Android tenho mais de 350 aplicações instaladas, quando mais instalas mais instável se torna o sistema, principalmente se são aplicações que se iniciam no arranque.

      Acredito piamente que o Android virgem numa boa máquina com poucas aplicações é tão estável ou mais que o ios…

      Já tive o Windows Mobile e aquilo era um tanque de estabilidade, o Windows Phone ainda não tive nem experimentei…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Quando tiveres um Android com poucas aplicações, compara-o com um iPhone com as apps de origem 😉

        1. Avatar de Poeta
          Poeta

          Já comparei, por isso troquei do IPhone 3GS para Android…
          Usava o 3GS como segundo telemóvel mas desde que comprei um dual-sim tem estado guardado, e estava atualizado com a versão 6.x, acho que a 7 já não dava para o 3GS.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Para usares o 3GS como comparação tens de regressar “à idade da pedra” e arranjares um droid dessa altura. Usa um 5S ou mesmo um 5 para comparar com os droids actuais.

    2. Avatar de peduxe
      peduxe

      isso é verdade, embora o iOS7 o torne um pouco menos responsivo por ser um dispositvo com especificações já um pouco ultrapassadas, sou possuidor de um e nunca tive a necessidade de o reiniciar ou haver apps que crasham. O meu único problema está mais virado para a conexão Wi-Fi, a antena já não ter o mesmo alcance ou potência do sinal.

  27. Avatar de Hugo Pereira
    Hugo Pereira

    Concordo plenamento com a noticia, android PURO até pode ser assim, infelizmente na maior parte das versões que o consumidor comum tem, vem cheio de lixo o Sistema, e quando se instalado algum software da store da google la se for a estabilidade toda.

    Por isso esta noticia não é 100% verdade no final do produto.

    1. Avatar de Profect
      Profect

      “Concordo plenamento com a noticia, android PURO até pode ser assim, infelizmente na maior parte das versões que o consumidor comum tem, vem cheio de lixo o Sistema”

      Concordo com o inicio do teu comentário.. mas agora pergunto-te o lixo que a samsung e outras espetam na ROM é culpa do sistema Android? Imaginando.. tens um android puro.. e eu crio um tema xpto que não é estavel e so faz merda.. a culpa é do sistema android? ou de quem criou Mods etc etc para ele?

  28. Avatar de nuno
    nuno

    Meus caros comprem tlm de jeito e vão ver que nunca terão problemas, eu tenho o HTC one e sem bem me lembro ate hoje nunca tive um único problema ou paragem ou semelhante. Isto é como os automóveis, podem ter a melhor gasolina do mundo mas se metem numa farronca não vai ser por isso que ele vai ficar empanado..lololol

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O problema é mesmo esse nuno.
      Como é óbvio se queremos fazer viagens com um carro com 999cc, o desempenho não vai ser o mesmo do que um carro com 1900cc. Ainda por cima se o carro levar 5 pessoas pesadas.

      Com o passar dos meses/anos de uso… vai haver consequências de certeza.

      Smartphones + características + aplicações… é a mesma coisa.

  29. Avatar de Poeta
    Poeta

    Eu tive o Iphone 3GS e tinha que reiniciar por vezes e embora a app não mostrasse a informação que crashava ao abrir, isso acontecia varias vezes.
    As pessoas tem memória selectiva, isto é um estudo…
    Tenho Android agora, tem os seus problemas, mas este estudo só lembra que todos os sistemas tem defeitos.
    Claro que os crashs dependem do uso que se dá ao telemóvel, no meu Android tenho mais de 350 aplicações instaladas, quando mais instalas mais instável se torna o sistema, principalmente se são aplicações que se iniciam no arranque.

    Acredito piamente que o Android virgem numa boa máquina com poucas aplicações é tão estável ou mais que o ios…

    Já tive o Windows Mobile e aquilo era um tanque de estabilidade, o Windows Phone ainda não tive nem experimentei…

  30. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Bom o meu ipad air desde

  31. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    O Meu ipad air desde que fiz o update para o 7.1 à um mês e tal nunca mais crashou! não sei que período/critério é que este
    conceituadíssimo/famoso site(Crittercism) usou,mas pela minha experiencial não posso confirmar essa altíssima percentagem de crashes alias para mim é 0%!

  32. Avatar de PAULO ROBERTO MATOS SILVA
    PAULO ROBERTO MATOS SILVA

    eu uso o ios desde a versao 5 em iphone e tenho telemoveis em android 2.3.x e tablet’s em 4.0/4.1/4.2 e nexus 7 em 4.4.2 e acho que realmente a ultima versao 4.4.2 é muito estavel, mas nas anteriores com as app’s tem de quando a quando crash’s, ja no iphone nao me lembro de ter (mas ja tive) – alem do facto de ter em qualquer dispositivo android um lag (maior ou menor) que nos idevices nunca vejo.

  33. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Uso note 2, 3 e iphone 5s. Desculpem la mas para mim é descabida esta noticia e em nada faz sentido. A android nunca foi famosa pela sua estabilidade.. e com as ultimas queixas duvido muito que tenha melhorado. a veridicidade dos testes não deve ser realmente muita.

  34. Avatar de Luis Ferreira
    Luis Ferreira

    Tenho um 4S 32Gb há mais de dois anos e faço as actualizações de SO e APPs sempre que surgem. Tenho 109 APPs instaladas, alguns milhares de musicas e outros tantos milhares de fotos. A única situação de crash de que posso falar, que afectou 3 ou 4 aplicações (não sei precisar), aconteceu após a actualização para OS7.0 e de forma persistente. A situação só foi debelada com a actualização destas aplicações.
    Aquando da actualização para 7.1 não senti qualquer anomalia, mas como um colega diz ter sentido que a informação da bateria estava errática e leu que deveria reiniciar o telefone, eu reiniciei o meu de qualquer forma. Julgo que as únicas vezes que reiniciei o telefone foi motivado por drenar acidentalmente a bateria.

  35. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Depois de tantas notícias desfavoráveis nas últimas semanas, depois do flop Galaxy S5, com a HTC a ser mais cobiçada que a Samsung nos recentes lançamentos… esta notícia power by Samsung… era de prever.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      power by samsung?
      Diz me só onde é que isso está escrito…

      btw tenho um nexus 7 com 4.4 e sinceramente ainda só me deu um crash até agora

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        No cheque que esses gajos levaram da sammy…

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Em que “cult of mac” é que viste isso? Ou a Apple habituou-te a isso?

  36. Avatar de Janus
    Janus

    Qualquer sistema operativo é tão estável quanto o seu utilizador.

    1. Avatar de dwz
      dwz

      eu proprio nao diria melhor.

  37. Avatar de peduxe
    peduxe

    Se forem smartphones Samsung com rom diferente da do fabricante ou os Google Play Edition já acredito! Agora LagWiz com as tretas do Knox e mais apps da samsung que arrasam c/ a paciência de qualquer utilizador podem bem esquecer, começo a duvidar da veracidade deste estudo.

  38. Avatar de roberto t.
    roberto t.

    iPhone 5s com IOS 7 vai para 4 meses e nenhum crash até ao momento! Antes iphone 4 com IOS 7 teve alguns!

  39. Avatar de José Rocha
    José Rocha

    Nunca tive um Android com versão mais recente que a 4.2, por isso dou o benefício da dúvida. Em relação ao iOS, o 6.x nunca me crashou e só tive alguns problemas com a 7.0. A partir da 7.1 voltei a ter o desempenho que tinha com a 6.x.
    Nas versões Android que usei, as 2.x eram de longe as que davam mais crashes (algumas vezes por semana). O 4.2 foi sem dúvida mais estável.
    Só não sei onde vão buscar estas estatísticas, porque falta de estabilidade é coisa que não voltei a ter no meu iPhone e iPad 4, estou a gostar mesmo muito desta versão.

  40. Avatar de lm
    lm

    Sobre esta noticia, cerca de 80% dos comentários são de utilizadores iOS. Parece que ficaram aborrecidos…

  41. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Cadê o Windows Phone aí?

  42. Avatar de Nelson
    Nelson

    Primeiro, são as app’s dois dois, não o SO.

    Segundo, isso é normal, porque o Android usa Java para programar, só um burro vai fazer uma app Java que crash.

    Já no iOS requer programadores a sério, porque o ObjC não é pêra doce para quem não sabe bem o que faz…

    Logo, se eles forem buscar app’s foleiras, não me admira, mas na maioria das app’s não faz isso, até porque se crasharem facilmente, não entram na App Store.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Olá Nelson, sou teu admirador, comentas de um modo geral de uma forma inteligente e fundamentada, só não concordo com um aspeto! De um modo geral quase sempre que precisas de uma comparação usas qualquer coisa da Samsung, esquece! Se quiseres discutir a qualidade de um Mercedes e falares de um Audi ou um BMW, sim, vamos discutir… agora Samsung, porquê? Qual é a tua ideia, achas mesmo que é do mesmo segmento? Lá por a Samsung gastar uma fortuna em publicidade, e convencer um grande numero de consumidores com chinesices, não quer dizer que tenhas de lhe dar tanta importância.

    2. Avatar de Microrganismo
      Microrganismo

      Nelson, és familiar do Steve Jobs?

      Faço-te esta pergunta porque não consigo entender como é que tu tens a paciência para vir aqui defender tão acerrimamente uma marca. Se fores familiar de algum elemento da direção ou se fores um grande accionista eu compreendo. Já se não fores nada disso, então não percebo…

      Tu és tão viciado na Apple que consegues pegar numa desvantagem competitiva deles (utilização de linguagem de programação mais complexa) e tentas fazer-nos crer que o mal está no Android porque é mais simples/básico nesse aspeto.

      Digo-te isto tendo aparelhos com iOS aqui em casa, por isso estou à vontade para te dizer que todos os sistemas operativos são bons neste momento e que metade do que apregoas de negativo nas outras plataformas não corresponde à verdade.

      E se queres mesmo saber, o aparelho mais estável e com menos bugs aqui em minha casa (e até tenho uma boa variedade) é sem dúvida o meu Nexus 5. O Kit-Kat está muito melhor que o iOS 7…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        É uma vantagem e uma desvantagem.

        – É uma vantagem para os utilizadores, por exemplo, já muitas vezes perguntaram ao Linus Torvalds (criador do Linux), porque é que ele não deixava C++ (mais comum, mais fácil), e só deixava C, ao que ele respondeu:

        From: Linus Torvalds <torvalds linux-foundation.org>
        Subject: Re: [RFC] Convert builin-mailinfo.c to use The Better String Library.
        Newsgroups: gmane.comp.version-control.git
        Date: 2007-09-06 17:50:28 GMT (2 years, 14 weeks, 16 hours and 36 minutes ago)

        On Wed, 5 Sep 2007, Dmitry Kakurin wrote:
        >
        > When I first looked at Git source code two things struck me as odd:
        > 1. Pure C as opposed to C++. No idea why. Please don’t talk about portability,
        > it’s BS.

        *YOU* are full of bullshit.

        C++ is a horrible language. It’s made more horrible by the fact that a lot
        of substandard programmers use it, to the point where it’s much much
        easier to generate total and utter crap with it. Quite frankly, even if
        the choice of C were to do *nothing* but keep the C++ programmers out,
        that in itself would be a huge reason to use C.

        – É uma desvantagem para quem quer produzir app’s foleiras.

        Além disso, agora há o ARC, que permite mais facilmente criar app’s com a mesma qualidade que antes.

    3. Avatar de Microrganismo
      Microrganismo

      Sinceramente, acredito na comparação recente iOS7 vs Android 4.4.x Kit-Kat. De fato, este último está muito mais estável e com menos bugs que o primeiro (de acordo com a minha experiência aqui com os aparelhos de casa).

      Já nas versões mais antigas de ambos os SO’s, tenho dúvidas.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não é a comparação de OS, é de App’s.

        Entre o iOS 7.1 e o 7.0, há uma G-R-A-N-D-E diferença de estabilidade.

  43. Avatar de OMG
    OMG

    Eu tenho um Fiat uno que (acho que) nunca avariou e um Toyota Corolla que já avariou algumas vezes, conclusão: os Fiat Uno são mais fiáveis que os Corollas…
    A vossa percepção não significa nada contra os números do estudo.

  44. Avatar de Pph
    Pph

    Mais uma empresa na sua conquista por protagonismo. É tao credivel como os analistas. Mas a comentar o estudo em si, falta falar de dados concretos, tamanho da amostra etc…

  45. Avatar de Vítor M.

    É escusado argumentar em loop. Actualmente o KitKat está muito fluído e estável, o iOS 7.1 que veio dar vida a uma máquina de 2010, tem meia dúzia de bugs já identificados.

    O Kitkat não serve as máquinas de 2010, não serve máquinas de 2011 ou de 2012, são opções da Google, contudo o mal do Android são as apps. E é nas apps que todos estamos, quando usamos um smartphone.

    Agora, não podemos esconder que o iOS 7.1 precisa de melhorar, é verdade e o bem que tem é que a Apple ouve os utilizadores e em breve teremos um update, assim como o KitKat também já teve.

    Ainda bem que assim é, sinal que as empresas estão atentas.

    Pena estas novas marcas chinesas de smartphones Android não apostarem na mais recente versão do Android, nas suas máquinas até 250 euros, isso valorizava ainda mais o segmento Android.

    Ainda bem que o Android está mais estável, mais seguro, isso provoca uma reacção em cadeia, provoca uma resposta da Apple e da Microsoft e ficamos todos a ganhar. 😉

    1. Avatar de User1
      User1

      “Pena estas novas marcas chinesas de smartphones Android não apostarem na mais recente versão do Android, nas suas máquinas até 250 euros, isso valorizava ainda mais o segmento Android.”

      Isso porque a maioria das marcas como wiko, bq, usam mediatek… Se mudassem para qualcomm um smartphone que actualmente custa 200€ com os mediatek ia subir bastante em preço.

      É o preço do lowcost que na sua grande maioria usam mediatek 🙁

    2. Avatar de byteMyBits
      byteMyBits

      Pah só eu a dar +1 neste comentário? Melhor crítica à notícia no meio da guerra ali em cima 🙂

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        O Problema do android é que poucos utilizadores tem por via oficial a ultima versão e se é certo que o iOS tem neste momento problemas não deixa de ser verdade que a Apple costuma se rápida a resolver os erros e quando o fizer é para todos. Isso foi um dos motivos que me fez voltar novamente para o iOS, já estava cansado de andar a procurar firmware cozinhadas para ter acesso às ultimas funcionalidades.
        Para além disso as mesmas aplicações funcionam melhor no iOS do que no android, inclusive as da própria Google que não deixa de ser irônico.

        O android em termos de funções está muito à frente do iOS e é sempre bom ter possibilidades de alterar o que quisermos, mas isso também torna o aparelho mais complicado e o iOS para uma grande parte das pessoas está pronto a usar mal o tiremos da caixa.

        Neste momento prefiro a simplicidade do iOS

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      -1

      O iOS 7.0 tinha alguns problemas de estabilidade, o 7.1 está impec…

      O KitKat (e mesmo os outros android 4) também não têm grandes problemas de estabilidade…

  46. Avatar de Tiago
    Tiago

    BQ Aquaris 5HD, dois meses e nunca tive um reboot ou aplicação a bloquear. Penso que o Android está bastante estável actualmente, as roms cozinhadas e as aplicações manhosas não deviam de contar lol (também já tive disso nos meus androids anteriores)

  47. Avatar de José
    José

    Boas, pela primeira vez vou comentar.
    Concordo com o que disseram em cima, que mania de as pessoas comparem o android instalados em telemóveis de 300€ ou inferiores a esse preço, por acaso os iphones custam isso?
    Posso dizer que a minha mulher tem um SIII e eu tenho um Note 2, e ambos telemóveis nunca crasharam, nunca instalei nada fora da Play Store, nunca inventei com eles e fiz todas actualizações via OTA, e sem problemas até ao momento.
    Quando comparam sistemas operativos, comparem em telemóveis de preço iguais, é normal no android existir mais crashes e mais pessoas insatisfeitas porque existem muitos telemóveis “baratos” de 100€ ou menos para dar a possibilidade de pessoas com menos posses ter alguma tecnologia… A apple só vende equipamentos caros para nunca ter a fama de problemas, boa jogada de publicidade mas só engana quem quer, ou quem tem orelhas grandes.
    Mais uma vez reforço, android em bons telefones funciona bem e estável.
    Tenho amigos que pensam que a apple inventou tudo, desde que tenha aparecido primeiro na loja da apple, por exemplo o Angry Birds para eles foi criado pela apple, um grande LOL!
    Considero os iphones muito bons, mas à minha volta quem percebe mais ou menos ou muito de tecnologia tem android e quem tem mais “cagança” tem iphones.
    Actualmente já vejo muito “zé povinho” com iphones, já lá vai o tempo que o iphone tinha status ou exclusividade, agora se qualquer um quiser, já tem.
    Para concluir, os iphones são sem dúvida muito bons e revolucionaram inicialmente, mas agora colocar num pedestral e o resto não vale nada, tenham juízo, custa admitir que agora existem android’s tão bons ou melhores que iphones!?!? Então por aí já se vê o grau de inteligência.
    Abraço

  48. Avatar de J T
    J T

    Ja agora para quem quiser analisar melhor o estudo feito pela crittercism pode encontrar neste link: http://www.documentcloud.org/documents/1097982-state-of-mobile-performance.html#document/p2

    Na minha opiniao isto de estudo nao tem nada, se eu entregasse um trabalho com meia duzia de graficos sem fundamentar os mesmos era despedido nesse dia.

  49. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Na minha opinião, o erro da Apple foi ter lançado um processador de 64bits com apenas 1G de ram e uma velocidade de processamento de 1.3 GHz, pelo que já testei em iphone (ATENÇÃO, USO ANDOID) acho que este foi o fail da apple em fazer um SO tão pesado para este hardware…

    Esta é a minha opinião. (Agora vêm todos os apple funboys me jogar pedras e tal)

    1. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Android*

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Cada um acredita no que quer…

      Enfim…

      https://www.youtube.com/watch?v=UPk1B1bxUPg

      1. Avatar de User1
        User1

        Mais uma vez, um nexus por ser nexus não quer dizer que é o dispositivo android mais rapido.

        Anyway e partindo do principio que a realidade é a que tu pensas Nelson, vamos pela diferença de preço de um dispositivo para o outro…

        O iphone é 3/4x mais caro que o nexus, vale a pena pagar tanto mais por (por exemplo) uma app abrir 5 segundos mais rapida que no android?

        Eu sei que o teu video foi em resposta ao comentario de cima, mas isto que acabei de dizer foi algo que me lembrei visto que algumas pessoas dizem preferir iOS porque é mais rapido.

        Cumps 😉

      2. Avatar de José
        José

        Em relação ao teu video, apenas digo isto:
        Nexus 5 – 1080 x 1920 pixels, 4.95 inches (~445 ppi pixel density)
        Iphone 5s – 640 x 1136 pixels, 4.0 inches (~326 ppi pixel density)

        Não digo que este seja um estudo verdadeiro, mas qual é?
        Se eu quiser faço um video ou comparações que o Nexus ganha ao iphone, ou vice-versa, tudo pode ser manipulado em função do resultado que queremos, depende de quem me pagar o estudo.
        Eu uso android e admito que os iphones foram melhores durante anos sem qualquer problema, será difícil para os fanboys dos iphones admitirem que os android alcançaram os iphones e com equipamentos a metade do preço!?!? Nexus 5 – 350€ / Iphone 5s – 700€
        Parem de medir a ver quem tem maior, neste momento são ambos muito bons…

    3. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Looking at Cyclone makes one thing very clear: the rest of the players in the ultra mobile CPU space didn’t aim high enough. I wonder what happens next round.´’

      http://www.anandtech.com/show/7910/apples-cyclone-microarchitecture-detailed?

  50. Avatar de marlonsilva
    marlonsilva

    pra mim o android nunca sera superior ao ios atualizei o s4. da minha mae para o kitkat e so deu merda blackscreen email nao funciona etc… android e um sistema quase sem controlo apps pagos mais inuteis provavelmente q Google n testa os apps como a apple.. e etc pra mim o android so esta onde esta pk existem smarts android a preco de banana(galaxy entre outros)

    1. Avatar de José
      José

      Olhando para a tua escrita dá para perceber porque é que tens esses problemas, quem não sabe, não sabe…
      Todos sabemos que ainda é cedo actualizar para a primeira versão do KitKat porque a google está a utilizar uma nova linguagem (ART runtime) para que as aplicações funcionem mais rápido, é normal as primeiras versões terem problemas.
      O IOS 7 teve muitos problemas de inicio e não mudou a linguagem.

  51. Avatar de iOS&Android
    iOS&Android

    Olha, eu adoro android e iOS, só passei a gostar do iOS na versão iOS 7. Tinha um aparelho Samsung Galaxy Express, e tinha android 4.1, e me desculpem, mas foi por experiencia própria q digo, travava tanto q eu tinha q baixar aplicativos de limpeza a todo momento, quanto mais aplicativos de jogos ou outras coisas eu tinha, mais travava. Esse sempre foi o defeito. Enquanto isso, no iOS 7,pouquíssimos problemas aconteciam, como falha na instalação de aplicativos, mesmo com uma ótima internet. Então comrprei um Galaxy S5, e realmente percebi que o android 4.4.2 é uma superação, assim como o iOS 7.1, e ambos funcionam muito bem, ambos com problema no WhatsApp, mas mesmo assim, funcionam perfeitamente e não sei mais o que é travar, estão os dois de parabéns, e espero que continue assim por mt tempo.

  52. Avatar de João Viseu
    João Viseu

    Há aqui discussões sem nexo algum.
    iOS ou android são diferentes é uma questão de gostos e forma de trabalhar e organizar.
    Há pessoas com boas e mas experiência como tudo na vida.
    Não é por ter iOS ou android que as pessoas são mais espertas, é uma questão de adaptação.
    Eu por exemplo deixei um galaxy s3 para iPhone.
    Sinceramente é uma questão de adaptação, para mim neste momento prefiro iOS o que não quer dizer que o android seja melhor ou pior, mas para o que faço diariamente prefiro iOS.

  53. Avatar de João Ratão
    João Ratão

    Tenho o samsung galaxy S, que comprei usado recentemente.
    Costumava encravar com frequência. Fui a net para fazer um upgrade para o 4.4.2 ou 4.4.3.. Entretanto tirei o cabo na altura errada e ficou brickado. Reinstalei a rom original, sem aquela merda do meo, e ficou muito fluido.. Mesmo assim ainda quero mudar para o Kitkat.. É verdade o que dizem. Este telemóvel é o filho do Chuck Norris!
    O meu irmão tem um 4S, e pelo que vi, porta-se bem. Mas também encrava. O load no youtube/páginas da net é mais lento, etc.. Mas isso dependerá das apps a correr em background. O preço que pagou por ele foi uma loucura. E não tem aquele ecrã super amoled. Enfim, são gostos. Não estou minimamente arependido de usar Android.