Android 4.1 – Jelly Bean

177 Comentários

Tem sido regra por parte da Apple e da Google lançarem uma nova versão dos seus sistemas operativos móveis todos os anos. Por muita especulação e rumores que possam existir a verdade é que estas empresas conseguem esconder muito bem as suas evoluções ao nível de software. Dito isto a nova versão do Android foi anunciada na Google IO que se realizou em San Francisco nos USA. O nome já era conhecido, Jelly Bean, mas aquilo que oferece em termos de melhorias foi substancialmente superior ao que o mundo tecnológico estava à espera.

Está na hora de conhecermos o Android 4.1.

Imagem Android 4.1 - Jelly Bean

Project Butter

Esta é, para mim, a feature mais importante do Jelly Bean, e sendo um pouco ousado, talvez uma das mais importantes já alguma vez introduzidas no Android. Basicamente toda a interação com o telemóvel passa a ser suave como manteiga (daí o butter como nome do projecto).

Passo a explicar: foram introduzidas dois melhoramentos:

  • Introduziram um terceiro buffer no pipeline do motor gráfico. É como se tivéssemos uma auto-estrada com 2 vias e com muito tráfego em que se lhe acrescentou uma terceira via sendo possível passarem mais carros ao mesmo tempo. O mesmo acontece aqui, e a Google tentou optimizar o SO em conjunto com o Triple Buffering e VSYNC de maneira a que o ecrã esteja quase sempre a 60fps dando a sensação de fluidez e suavidade nas transições.
  • A Google desde o lançamento do Galaxy Nexus e do ICS tem investido muito no Interactive governor para ser o escalonador principal do CPU e introduziu uma nova funcionalidade para diminuir ainda mais a lag/latência das nossas acções: quando o sistema reconhece um touch input o governor aumenta instantaneamente a velocidade do CPU. Eu já tinha este patch no meu Kernel há alguns meses e andei a testar esta funcionalidade sem saber da sua importância, mas verdade seja dita que ajuda bastante na utilização do sistema. É possível que gaste um bocadinho mais de bateria (talvez na ordem dos 2-3% a mais) mas acaba por não se notar e os ganhos reais de performance são imensos.

Se o salto de performance entre o Gingerbread e o Ice Cream Sandwich foi enorme, o salto para o Jelly Bean é GIGANTE e é impossível de explicar, só experimentando. As aplicações abrem instantaneamente, os live wallpapers já não têm qualquer lag, scrolling é suave… etc. Em números de benchmarks ganhei 5fps em comparação com o ICS, o que é óptimo e notável, ainda por cima num GPU tão antigo como o do Galaxy Nexus.

Google Now

Quando a Apple lançou o Siri ao mundo todos nós estávamos à espera que outras tantas empresas seguissem esse caminho e lançassem “clones” dessa funcionalidade. A Samsung criou o S-Voice para o Galaxy S3 (é uma funcionalidade horrível), e agora a Google. Mas desengane-se, o Google Now é muito mais que uma imitação do Siri, aliás, é consideravelmente diferente. O Google Now divide-se mais ou menos entre uma vertente de busca por voz e uma vertente de “assistente pessoal”.

Já era tempo da Google fazer uso da sua poderosa base de dados que tem crescido ao longo dos anos devido aos vários serviços que vai lançando (motor de busca, Google Maps, Latitude…) e é no Google Now que estes são utilizados devidamente para fornecer informação aos utilizadores ao longo do dia.

Aconteceu-me estar a entrar no comboio para ir para Lisboa e receber uma mensagem da aplicação a dizer “Faltam X minutos para chegar ao destino.”. É um pouco assustador, pois eu não introduzi nenhuma informação a dizer onde estava nem para onde ia, mesmo assim o Google Now sabia o que eu ia fazer e já tinha calculado o tempo que eu ia demorar para lá chegar.

Esta tecnologia recorre a toda a informação guardada pela Google pelos serviços que enumerei há pouco. Isto é só uma ponta do iceberg, pois o Google Now é muito mais poderoso e ainda não tive oportunidade para explorar mais.

A sua vertente de comandos por voz é um passo em frente de todos os mecanismos de reconhecimento de voz. Faz uso do motor de busca Google, percebe-nos com muita facilidade, a voz que por vezes comunica connosco, é muito menos mecânica do que, por exemplo, a do Siri e os resultados que nos aparecem são muito fidedignos.

Suporta uma série de línguas, nomeadamente Inglês, Francês, Espanhol, Português (Brasil), polaco, holandês, turco, italiano, alemão, árabe, etc. Tal como o Siri é daquele tipo de serviços que são usados em raras ocasiões, ou para fazer um pouco de show-off aos amigos, mas apesar de tudo acaba por ser útil e fácil de utilizar.

Notificações

A famosa barra de notificações do Android teve direito a um refresh, tanto a nível visual como em termos de funcionalidade. Em termos de estética está claramente mais bonita e mais de acordo com o resto do tema do sistema.

Mostra as horas, o dia da semana e a data e tem um pequeno botão para limpar a sua área de notificações. Algumas notificações passam a ter o dobro do tamanho o que facilita e muito a sua utilização sendo que por vezes nem precisamos de abrir as próprias aplicações, pois toda a informação é já apresentada (casos de se receber uma mensagem ou um email).

A aplicação do Google+ tem integração directa com o novo layout da barra de notificações sendo possível interagir, ver posts, ver imagens e responder directamente da notificação que aparecer nesta zona.

Estas foram as três grandes alterações nesta nova versão do Android. Para além dessas houve outras mais secundárias:

  • Botão multi-tasking com 0 lag
  • Preview de fotografias directamente da câmara com 0 lag e com possibilidade de apagar fotos na hora utilizando multi-touch
  • Aplicação do teclado melhorada com reconhecimento de voz em modo offline
  • Interacção no home screen melhorada ao estilo do iOS em que os ícones se ajustam automaticamente conforme a nossa orientação. Widgets também se ajustam automaticamente
  • Outros melhoramentos em aplicações Google como o Google Maps, Google Play, Face unlock, NFC etc

Tenho usado o Jelly Bean desde que foi anunciado no Google IO e tem surpreendido cada vez mais. Respira solidez, suavidade e maturidade. Refina o tema introduzido com o Ice Cream Sandwich e torna-o homogéneo.
É um update muito maior e muito mais importante do que foi do 2.2 para o 2.3, por isso a Google está de parabéns pela inovação e pela implementação conseguida.

É importante também referir que está disponível deste esta noite a versão 4.1.1 nos repositórios da Google para os vários dispositivos Google. Os respectivos binários também foram lançados por isso quem quiser compilar o Jelly Bean de origem já o pode fazer.

Comentários

177

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Parece que é desta que tenho de comprar um novo telemóvel… ficar com android 2.3 já é um atraso enorme!

    1. Avatar de TugaNeles
      TugaNeles

      Mas não devias precisar de fazê-lo.
      Infelizmente a ditadura das versões de SO em smartphones, muito famosa no windows mobile 6, ainda perdura.

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Não precisas.

      Se esperares um pouco, alguma custom rom sairá para o teu telemovel com o jelly bean.

    3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
      Arcadiy Kulchinskiy

      XDA-DEVELOPERS, conheces?

      Eu comprei o meu X8 com Android 2.1 sem upgrade possivel. Entretanto agora uso o Android 4.0 a funcionar melhor que o 2.1 original

      1. Avatar de Jonathan
        Jonathan

        X8 de 2.1 para 4.0 ?!!! uau, será que há alguma coisa (em condições) para o meu velhinho HTC Hero? e que ainda estou com o 2.1 + sence, que dá pro dia a dia, mas perder todo este novo mundo da inveja.

        1. Avatar de vnsilva
          vnsilva

          Olá

          É só escolher de uma vasta lista de roms
          http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=643

          1. Avatar de Jonathan
            Jonathan

            Obrigado, já sigo de perto esse forum, contudo a vastidão de versões é tal que só confunde.
            Para 4.0 acho que não vi nenhuma, quanto as outras versões há sempre quem diga ou que não funciona o WIFI ou a câmara, ou o bluetoth. O que gostaria era saber se há algum tuga a dizer bem da romm XY ou Z. Obrigado

      2. Avatar de André
        André

        Boas Arcadiy,

        podes indicar o link onde foste sacar o Android 4.0 para X8?

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Antes de instalares, precisas de ter bootloader desbloqueado e nAa-ics kernel instalado. Procura instruções no fórum 🙂

          2. Avatar de Reis
            Reis

            Consegues arranjar alguma rom do 4 para o galaxy mini?

          3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy
      3. Avatar de Pedro Miranda
        Pedro Miranda

        Podes dizer-me que ROM usaste? Tou neste momento a usar o GingerDX e gostava de meter uma ROM com o ICS mas tou com receio que o telemvel fique lento.

        1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          Usei ICreamDX do doixanh. ROM funciona lindamente porém ainda não é tão estável como Gingerbread (a bateria dura 3 dias se não usares o telemóvel pois este hiberna quando está com ecrã desligado. Quando dás-lhe um uso pesado contínuo, a bateria apenas dura-te 7 horas. (que bom na minha opinião))

          Já o Gingerbread, aconselho-te o PrimeHD 8.0 do HAKA. É o mais estável e com a bateria mais douradora. 3 dias com uso normal e 1.5 – 2 dias com uso pesado.

          🙂

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Então o que tipo de atraso será ter um bada? E que tipo de atraso será nunca ter tido nenhum smartphone??

      Tenho a certeza que o teu telemovel faz mais do que aquilo que precisas.

      Cumps

    5. Avatar de carlos
      carlos

      epa eu fiz actualizacao para 4.0.1 so que tudo funciona mas quando faco uma chamada a imagem desaparece e so aperece quando o outra pessoa do outro lado desliga a chamada o que devo de fazer

  2. Avatar de Blitz
    Blitz

    É realmente um SO fantástico.
    Logo que esteja financeiramente disponível, irei comprar o Nexus 7. A Google está a melhorar em todos os ângulos. 😀

  3. Avatar de S3
    S3

    É desta que vamos ter os apple fanboys à perna.

    Eu tenho um A5 e posso dizer que mesmo sendo um equipamento com um hardware reduzido, me satisfaz bastante.

    Estou a usar o CM9 (Andoid 4.0.1) e fascina-me como é que um telemóvel de 90 euros consegue ter funcionalidades de equipamentos de 500.

    I <3 Andoid!

    1. Avatar de Zè

      Subscrevo e ainda vamos ter o jelly bean no sapito provavelmente 🙂 dos telemoveis mais baratos que ja tive e sem duvida o que mais gosto.

    2. Avatar de Daniel Gomes
      Daniel Gomes

      Eu dou um uso intensivo ao telemóvel, também tinha um Sapo A5 e tive que trocar! Pode ter as funcionalidades todas mas não tem o processamento/rapidez necessária para algumas pessoas!

      1. Avatar de S3
        S3

        Tens razão, mas para o quotidiano da maioria dos utilizadores é suficiente.

        Obviamente que não se pode agradar a todos, mas a relação preço/qualidade é qualquer coisa…

        1. Avatar de Daniel Gomes
          Daniel Gomes

          Sim isso é! Então eu que na altura comprei com pontos ainda menos ficou.

          Estava mais barato do que o preço que alguns vendedores privados faziam para o mesmo equipamento usado

    3. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      x2
      O resto é conversa.. 😀

    4. Avatar de Lisboeta
      Lisboeta

      É verdade, por acaso também tenho um Zte a5 e nao tenho razao de queixa dele msm original. Mas queria lhe pedir se me podia mandar com todos os detalhes os processos para instalar o CM7 ou CM9 sff.. pois nao sei por onde começar… tenho algum receio de fazer alguma asneira e depois nao ter o tlm de volta lol. se puder mandar para o meu e-mail agradecia. 😉

      os melhores cumprimentos,
      obrigado

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Excelente. Só falta chegar o update para o meu Nexus s! Só tenho é simpatia com quem tem que esperar meses por um mero update!

    1. Avatar de Trololol
      Trololol

      Também estou à espera! Para Portugal também estar+a disponível hoje via OTA?

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Pelo que li hoje é só para HSPA ou lá o q é aquela rede Americana.

        Para GSM ainda temos que esperar mais uns dias parece

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          dias?? ou meses? como funciona isso? tipo também tenho um nexus S.

  5. Avatar de Wilson Santos
    Wilson Santos

    Provavelmente o melhor sem dúvida.
    Ansioso por testar!!!

  6. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Se ainda nem tenho update para o 4.0 no Sony Xperia U quanto mais para a 4.1…

    Fico a ver navios.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Não tens porque não queres.
      Podes actualizar através do PC Campanion.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Hummm, pc companion não actualiza para ICS, o ultimo update que o meu recebeu foi o 2.3.7 sony code 6.0.B.3.162.

        Se gentilmente puder indicar onde fazer o download do ICS agradecia 🙂

    2. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      tens de esperar por uma solução identica à linha xperia de 2011 onde conseguiram desbloquear o bootloader que infelizmente em portugal está bloquado (incapaz de desbloquar) pela operadora (contratos entre sony e operadoras).

      depois disso ainda terás de esperar por algum querido developer fazer o port para o xperia u

      1. Avatar de Hélder
        Hélder

        E só em Portugal que está bloqueado? O meu é português, estava bloqueado a um operador e neste momento está desbloqueado com bootloader desbloqueado. Nada é impossível

  7. Avatar de Filipe Lourenço

    De facto o project butter é uma lufada de ar fresco. Mas Francisco, sabes se isso resolve o touch input lag existente no Android? Desde o momento em que o dedo toca no ecrã até à instrução ser recebida e processada passam no mínimo 100ms, ao passo que no iOS é cerca de 5ms, daí as aplicações de instrumentos musicais serem perfeitamente usáveis no iOS e não no android.
    Refiro-me por exemplo àquelas apps de tocar bateria, no iOS consigo tocar na perfeição e no Android não, precisamente por causa desse lag. 🙁

    1. Avatar de k
      k

      Eu sei ao que te referes.
      Há um lag ligeiro mas bastante notável quando se toca no ecrã (se for muito rapido, pode mesmo nem chegar a registar). Mas, pelo menos no meu, é apenas no primeiro toque, depois ele regista toques instantaneamente, independentemente se é rapido ou muito leve. Apenas se ficar algum tempo sem tocar no ecrã é que volta a acontecer. No entanto, em certas circunstancias já vi isto a não acontecer e ter tempos de resposta muito bons. Não sei dizer quando, já fiz muita coisa – trocar o governor para smartassv2, ondemand optimizado, usar opções como SmoothUI presentes em certos kernels, etc. Não consigo precisar quando acontece mas acontece, o que prova ser possível. Talvez seja mesmo isso que o butter vem resolver.

    2. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Parece que sim, que esse “problema” será sanado.

      Podes ver aqui:

      http://gizmodo.com/5922932/why-music-apps-will-sound-better-than-ever-in-android-jelly-bean

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Parece-me muito bem isso! 🙂

    3. Avatar de Francisco Franco

      Isso tem muitas respostas. O tempo de resposta depende de muita coisa nomeadamente do tipo de painel usado e da propria driver do touchscreen. Ja tive androids com mais ms de reposta que outros e no meu SGS3 nao noto nada. O project butter é apenas para acabar com o lag que por vezes aparecia mesmo em tlms de topo. No Galaxy Nexus lag acabou é literalmente lag free.

  8. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    iOS6 enterra facilmente este SO 😛

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Pois deve enterrar, como ainda não existe é provável que venha do futuro, sem vem do futuro é um exterminador implacável, se é um extremidor então veio para matar no passado impedido assim que se torne o líder do futuro….

      1. Avatar de Culto Oculto
        Culto Oculto

        WIN! 😀

      2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Tudo dito.

      3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Disse tudo!

      4. Avatar de Serva
        Serva

        Bingo , e mais nada , está tudo dito mas é melhor não escrever mais nada senão ainda vêm dizer que eu com o Android perco a objectividade .

        Serva

  9. Avatar de sr21
    sr21

    Desde já, os meus parabéns Francisco por tudo o que tens feito pelo android.

    Já utilizava o teu no IDEOS X5 e agora já vi que também tens um kernel muito bem cotado no Galaxy Nexus.

    Eu mudei de smartphone esta semana e ainda mal peguei no meu GNexus (nem root tenho ainda)! 🙂

    Podes disponibilizar os links para alguma ROM a correr o Jelly Bean?

    Já agora, sabes quais as diferenças entre a 4.1 e a 4.1.1?

    1. Avatar de Francisco Franco

      Ainda nao vi os commits novos mas devem ser fixes pois noto mais rapidez a abrir e fechar apps em comparaçao com o 4.1.

      1. Avatar de Vasco Ribeiro
        Vasco Ribeiro

        Francisco desculpa, consegues facilitar os links dos repositorios =?

        1. Avatar de sr21
          sr21

          Descarregar a imagem de fabrica takju (Factory Images “takju” for Galaxy Nexus “maguro” (GSM/HSPA+) (with Google Wallet)):
          https://developers.google.com/android/nexus/images

          Converter o Galaxy Nexus na versão takju (uma das que recebe os updates via google):
          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1626895

          Instalar uma CWM e flashar o update para o 4.1.1 (takju 4.0.4 IMM76I to final 4.1.1 (JRO03C)):
          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1764536

          1. Avatar de Vasco Ribeiro
            Vasco Ribeiro

            obrigado a ambos, qual o teu aparelho Francisco ?

          2. Avatar de Francisco Franco

            Tenho vários, Galaxy Nexus, SGS3, Note, One X…

  10. Avatar de Ciro Espitama
    Ciro Espitama

    A minha tristeza é não poder ter nem o ICS ns meus Galaxy Ace e Gio. O Jelly Bean é miragem para mim, pelo menos enquanto não aparecer um Nexus novo, que não seja Samsung!

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      ICS no Gio? 😉
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1414173

      Tenho no meu A5 e vale bem a pena o upgrade do GB para ICS.

  11. Avatar de João
    João

    Sou novo neste mundo dos smartphones e gostava de saber se é possível instalar o Jelly Bean no galaxy SIII. Alguém sabe responder-me?

    1. Avatar de fabio
      fabio

      acho que ainda nao existe para o s3 mas é uma questao de tempo ate porque tens o melhor telemovel por agora

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      Faz umas pesquisas no XDA e no Modaco.
      Já há um port do JB do Galaxy Nexus para o SGSIII e para SGSII.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Para já tens o XDA DEVELOPERS, pode ser que encontres por lá.

      Mas no final do ano, já será possível tê-lo oficialmente via OTA ou Kies. (pelo menos segundo fontes oficiais).

      Cumps

  12. Avatar de noircloud
    noircloud

    qual o telemóvel que aconselham para acompanhar esta evolução de SO, sem gastar rios de dinheiro?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sem dúvida um oficial google. os nexus. são os que têm updates mais tempo.

    2. Avatar de Jarda do Demonio

      Samsung Galaxy Nexus
      É um bom telemovel ( Um bocado grande ), actual, recebe todas as actualizações do SO e é puro Android ( Não leva com TouchWiz, Sense ou outras cenas de marca).
      E é mais barato que o S3, está ao preço de um S2

    3. Avatar de noircloud
      noircloud

      não há nada mais baratito ainda? 🙂

  13. Avatar de Tiago Coelho
    Tiago Coelho

    bem se o meu mitico HTC hd2 ja esta incrivel com ICS paranoid android, imagino com 4.1 . estou mesmo ansioso por experimentar.

    1. Avatar de RipWave
      RipWave

      Que ROM usas ??? tb tneho o HD2 com ICS 4.0.4 e muito satisfeito … 🙂

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas
    Se fizer download deste SO consigo instala-lo no meu SGSII?

    1. Avatar de Marco Freitas
      Marco Freitas

      O Jelly Bean ainda não está disponível para SGSII, a não ser que alguém já tenha feito uma custom rom do Jelly Bean para o SGSII, mas para instalares custom roms tens de ter o bootloader desbloqueado etc…, se não tens aconselho-te a passares no forum XDA e leres bastante.

  15. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    Para quando o update do 2.3 para o Android 4.1 no Sony Xperia U?

  16. Avatar de BFS
    BFS

    PARABÉNS GOOGLE!!!
    🙂

  17. Avatar de Marco Freitas
    Marco Freitas

    Tenho um SGN e comecei a usar o 4.1.1 hoje, notei logo uma melhoria significativa na suavidade e apidez do telefone, só por isso e sem contar as restantes novidades muito boas, estou extremamente satisfeito.

    1. Avatar de Marco Freitas
      Marco Freitas

      *rapidez

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    E desta vez este OS está disponivel para quantos modelos?? 1?? 2???ou 3 no máximo!!

    hehehehe

    1. Avatar de k
      k

      Está para quantos os fabricantes quiserem. Definitivamente nos do google e nesse departamento, o google não desaponta. Para os outros, geralmente é uma questão de markting.
      Se a ideia é comparar com a apple, também não há muitos mais telemóveis deles a correr o IOS com a ultima versão. 3 no máximo e onde só no mais recente é que tudo corre sem limitações? 😛
      É uma piada, claro, a última coisa que este mundo precisa é de mais uma discussão x vs y 🙂

      Estou curioso para ver se o project butter cumpre com o que promete – o ambiente verdadeiramente lagfree. E a aguardar pacientemente por uma rom JB para o meu velhito mas ainda muito capaz SGS. ICS corre lindamente e como o próprio google diz que tudo que corre ICS também corre JB…

  19. Avatar de Miguel Santos
    Miguel Santos

    Qual é a ultima versão estável para optimus boston? Estou com o 2.3 (Cyanogen), mas haverá algo melhor para este android?

    1. Avatar de k
      k

      Eu fiquei me pela 2.2 Phantom (revolution..? não me lembro agora de cabeça do resto do nome) para o boston e dei-o ao meu pai.
      Não gostei da cyanogen na altura, derretia a bateria MUITO rapido.
      Esta 2.2 é rápida, estável e a bateria dura-lhe perto de 3 dias.

    2. Avatar de fabio
      fabio

      nao ate agora so existe ate a 2.3.7 e deve de ficar por aqui

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já agora, contem os utilizadores Apple que vieram para aqui desdenhar na noticia Android, e vejam o ultimo Post do PPLWARE acerda de qq coisa Apple e vejam a picardia…

    1. Avatar de Luís Fernandes
      Luís Fernandes

      Nem mais..

      Bom esquecendo isso.. Parabéns a Google, parece ser um bom SO !

    2. Avatar de GreenTuxer

      Também é um bocado difícil desdenhar algo que é realmente bom, inova e não copia nada já existente.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Sim porque esta situação não tem sido a regra , agora com estas novidades vão dizer mal do quê ?

        Serva

  21. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu tenho um IDEOS X5 com versão de Android 2.2.
    Até tenho vergonha de colocar isto aqui no forum, mas sim é verdade.
    Qual a versão de Android, mais recente que o meu telefone pode suportar, e ao mesmo tempo não perder a sua performance.
    Fico a aguardar informações vossas.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Valente
      Valente

      O Gingerbread 2.3.7, CM7, Oxigen ou MIUI. No Forum MIUI.pt há lá para instalar preparadas cá.

    2. Avatar de Francisco Franco

      O X5 tem uma rom muito estavel AOSP 4.0.4 pelo dzo. Arrisco me a dizer que é o melhor port de uma rom AOSP do XDA.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Aurora… pois claro.

    3. Avatar de faustino
      faustino

      O meu X5 está com a aurora (ICS 4.0.4) esta Rom é desenvolvida pelo dzo e está muito boa no meu X5 só que como deves saber nem todos os x5 são iguais.
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1492957

  22. Avatar de dimms
    dimms

    Ola malta, eu ainda sou novo nestas andanças de
    smartphones e comprei um samsung galaxy s plus. acontece que
    tou meio arrependido pois nao gosto muito do android? perfiro o Ios.
    a minha questao é se esta actualizaçao vai dar para o meu smartphone.
    obrigado e abraços

    1. Avatar de k
      k

      Sugiro que vás aos foruns do XDA. Certo que pode dar algum trabalho mas penso que com o resultado final, podes mudar de opinião em relação ao android.

      http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=656

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        eu tenho o xperia x8 k de origem vinha com o 1.6 actualizavel ate ao 2.1
        neste momento tenho o 2.3.7 com o kernel alfs 8 e so posso dizer que o telemovel ganhou 30% ou mais de performance.

      2. Avatar de jmcs
        jmcs

        também eu, nao tanto pelo android mas sim pelo equipamento em si, porque algumas boas aplicações nao sao compatíveis tipo Viber, e outras

    2. Avatar de k
      k

      Esqueci-me de dizer, não esperes updates oficiais da samsung para esse telemovel. Já não o fizeram para o ICS, de certeza que não vão fazer para o JB. Mas é um excelente telemovel e está longe, muito longe, de estar morto. A comunidade é enorme e trabalha diariamente em melhorar estes telemoveis. Por isso é que recomendei ires aos foruns XDA.

  23. Avatar de dimms
    dimms

    Ola malta, eu ainda sou novo nestas andanças de
    smartphones e comprei um samsung galaxy s plus. acontece que
    tou meio arrependido pois nao gosto muito do android? perfiro o Ios.
    a minha questao é se esta actualizaçao vai dar para o meu smartphone.
    obrigado e abraçs

    1. Avatar de Francisco Franco

      Ninguem aqui sabe isso, aposto que nem a Samsung sabe.

    2. Avatar de jeton90
      jeton90

      Não não vai dar esse equipamento apesar de ser melhor que o SGS I9000 não tem a comunidade que este tem mais depressa o SGS 1 leva com JB do que o teu dual core

      1. Avatar de Serva
        Serva

        O Plus não é dual core , tem um relógio de 1.4 Ghz e é mono core .

        Cumprimentos

        Serva

          1. Avatar de Serva
            Serva

            Thanks

  24. Avatar de Valente
    Valente

    Ainda não tenho o jelly bean a não ser no Avatar.
    Vamos lá ver quando sai para o Note.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Desculpa, novo e.mail no Pplware por causa do avatar… O antigo continua válido.

  25. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Quando é que vai sair oficialmente para o galaxy nexus? alguém sabe responder?

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Eu já vi que está disponível mas queria saber quando vai aparecer no update OTA

        1. Avatar de sr21
          sr21

          Depende da versão do firmware que uses.
          Se for o stock, deve ser o yakjuxw. Os updates para este firmware são fornecidos pela Samsung e não pela Google, o que implica esperar!

          No meu comentário acima, tem a informação necessária para instalar o firmware da google e como instalar os updates que foram lançados ontem via OTA, isto caso, eles não te apareçam para instalar no dispositivo.

          1. Avatar de EacHTimE
            EacHTimE

            Mas isso é para o Galaxy S suponho.. os Nexus são suportados directamente pela Google supostamente

          2. Avatar de Andre
            Andre

            Tenho um Galaxy nexus e ontem fiquei todo feliz porque tinha uma actualizacao.. 4.1 🙂 instalei mas era apenas a 4.0.4
            Mudou o menu onde tinha o modo aviao e vibracao e agora é possivel tirar fotos ao mesmo tempo que estou a filmar. continuo a aguardar a 4.1

        2. Avatar de Francisco Franco

          Isso da OTA é subjectivo, depende de muitas tretas. Mais vale meteres uma rom compilada da source ou então esperares pelas factory images.

    1. Avatar de peter
      peter

      no meus Nexus S recebi a notificação para fazer o upgrade ontem e instalou sem “espinhas”

  26. Avatar de the man
    the man

    67 comentarios até ao momento e não vi um único comentário do que vocês chamam (apple fanboy) apenas 1 comentário que foi propositado.

    Se entrar num post do IOS6 é logo a matar, o que faz com que os lammers e spammers sejam so sexto oposto.

  27. Avatar de Miguel Ribeiro

    Já o tenho no meu Galaxy Nexus, e parece-me perfeito.
    O GoogleNow é genial, fui para a Suiça, mal cheguei ofereceu-me logo um tradutor e um conversor de moeda, locais a visitar, hora local em casa… etc.
    Quanto à velocidade, é mesmo, lag 0!

    Adorava o 4.0.4, mas este bate aos pontos!

    1. Avatar de Borges
      Borges

      Instalaste por OTA ou tiveste que flashar ?

  28. Avatar de Culto Oculto
    Culto Oculto

    Bem…O que isto evoluiu! Comecei nisto dos Androids com o HTC Magic, versão 1.5, e nem parece assim há tanto tempo… Só lamento mesmo a fragmentação e o tratamento que as marcas dão aos seus equipamentos no que respeita a actualizações. Mas isso, duma forma ou de outra, todos nós sabemos…

  29. Avatar de Victor
    Victor

    Olá pessoal
    Sou novo no mundo android, será que me sabem dizer se existe esta versão (JB) para o samsung tablet 10.1 7500?
    Obrigado
    Abraço

  30. Avatar de vasco ribeiro
    vasco ribeiro

    peço desculpa, mas nao encontro o link para os repositorios.

    podem ajudar ?

  31. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Sabem se o ZTE V9 light corre ICS? é possível tornar o ecrã resistivo em capacitivo? é uma limitação de harware mesmo?

    1. Avatar de Sérgio V. V.

      É limitação de hardware mesmo. Não dá mesmo.

  32. Avatar de João Franco
    João Franco

    gostaria de saber como instalar o android 4.1 num samsumg galaxy ace plus.

    e q n faço a minima xD

    comprimentos

    1. Avatar de Nelson Fonte
      Nelson Fonte

      Subscrevo o João Franco… algum tutorial era bem porreiro :=) não sei se já foi feito algum?

      Cumpssss

      1. Avatar de Nelson Fonte
        Nelson Fonte

        Mas para um Galaxy Nexus 😛

  33. Avatar de Nuno M.
    Nuno M.

    Eu já ficava feliz se conseguisse actualizar o meu velhito Optimus Boston da versão 2.1 para 2.3, mas infelizmente não tenho conhecimentos para tal.
    Realmente, a Google não pára. E a malta agradece.

  34. Avatar de Manuel CC
    Manuel CC

    Tenho o Nexus s, alguém pode explicar-me como instalo os bins?

    Cumprimentos

    1. Avatar de sr21
      sr21

      Vê o meu comentário acima!

  35. Avatar de António
    António

    Nunca tinha imaginado que ao comprar o meu Sony Ericson X10i fosse ficar tão depressa desactualizado encalhou na versão 2.3.3, estou satisfeito com OS Android mas senão houver possibilidade de evoluir na versão mais tarde ou mais cedo mudo para o IOS e pronto.

  36. Avatar de Eu cá não fiquei muito impressionado
    Eu cá não fiquei muito impressionado

    Vou revelar em segunda mão o nome da próxima versão do Android: Key Lime Pie

    Vai ser aquela que vai chegar aos 50% de equipamentos Android que têm a versão 2.3 Gingerbread e não vão ter a 4 ICS nem a 4.1 Jelly Bean.

    Ou não … a Key Lime Pie também não vai chegar aos equipamentos com 2.3 Gingerbread … e vai chegar devagar aos que têm ICS e Jelly Bean.

    É provável que o Android continue a afunilar – a versão mais recente do sistema operativo só é instalada com os equipamentos de topo, com hardware que permite 0 lag, filtros de ruído que permitam usar devidamente o Google Now e o programa de navegação etc. A concorrência com o iOS e com o Windows Phone a isso obriga.

    Neste cenário, quem quiser ter o máximo de actualizações, é prudente que compre equipamentos do grupo Nexus.

    Um artigo, em primeira mão:
    http://www.androidcentral.com/why-we-dont-need-another-version-android-year

  37. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Boas. Gostaria de saber em que site se encontra disponivel esta actualização e se ira correr no meu S2. Senao gostaria imenso de instalar a versao Sandwich mas nao sei os sites onde fazer estes upgrades… Agradeço ajuda. Obrigado.

    1. Avatar de paulo soares
      paulo soares

      ICS tens oficial ja, basta ires ao kies e actualizar o telemovel, se quiseres cozinhadas vai aqui http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1055

      1. Avatar de Miguel Oliveira
        Miguel Oliveira

        Obrigado pela ajuda…

    2. Avatar de Sérgio V. V.

      Tanto quanto li o SII não vai receber Jelly Bean, apenas recebe o ICS.

      1. Avatar de paulo soares
        paulo soares

        Ainda nao existe nada de oficial, apenas rumores infundados, eu pessoalmente acredito que a samsung vai lancar o update 4.1 pois se nao o fizer vai descredibilizar muito a marca… apesar da idade o sg2 continua a ser um atentico monstro

        1. Avatar de Miguel Oliveira
          Miguel Oliveira

          Realmente é um autentico monstro… Adoro o meu S2, agora se este é bom o S3 é um autentico avião, so lhe faltam as asas 🙂

    3. Avatar de Serva
      Serva

      Miguel já tens a luas essa actualização ou via Kies ou no teu equipamento em ambiente WIFI , definições-acraca do telefone -actualização de software , e é só esperares sempre em ambiente WIFI que a actualização se complete , ou em alternativa via PC com a Kies ( suite da Samsung para sincronizar contactos , passares musicas , fotos etc e que te faz a detecção de novo software disponível) instalada no teu pc só existe para Windows é uma treta para mim que uso Linux , mas enfim , também não uso por isso é uma decisão que tu deverás tomar ambas são seguras .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Serva
        Serva

        ” Acerca do telefone ” desculpa a gralha

        Serva

        1. Avatar de Miguel Oliveira
          Miguel Oliveira

          Obrigado pela ajuda. Vou tratar disso e instalar o Kies.

  38. Avatar de dude
    dude

    nexus s não há nada????

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    tenho o sgs 1, tenho este link http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=656
    agora queria que me ajudassem a encontrar uma rom 4.0 boa para o phone e onde tivesse um toturial como colocar isso no phone

    1. Avatar de dude
      dude

      eu tenho o 4.0.4
      agor parece que para o 4.1 ainda não há nada de especial. acho eu

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        queria saber é como instalar. Tenho o phone tudo original como veio da tmn, mas ja me tou a passar com a lentidao disto

        1. Avatar de dude
          dude

          qual é o movel

  40. Avatar de Ivo Ferreira
    Ivo Ferreira

    Boas, Tenho um htc explorer (http://www.gsmarena.com/htc_explorer-4102.php)com 2.3.5, quando tento fazer actualizações pela rede, diz que já tenho o telemóvel actualizado, por isso já vi que tenho de instalar actualizações manualmente, alguém me sabe dizer se há alguma coisa acima disto que eu possa por no telemóvel? o ICS funca aqui?

  41. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Mas na realidade quem é que disponibiliza o update oficial para o nexus S?? nao é a google? ou é a samsung? ou mesmo a vodafone, visto ser a operadora no meu caso.

    Cumps

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        então existe alguma previsao para eles lançarem para o nexus S?

  42. Avatar de David
    David

    ai o meu galaxy nexus que já nao tenho lol

    É aguardar para que o galaxy S3 receba esse update!

    Uma coisa, será possivel ter um Galaxy S3 com o jelly bean, mas sem as tretas da Samsung, mas ficando com os sensores que vêm activos, pois as funcoes que vêm dão jeito!

    Era um show, pops de certeza que a StockRom é de certeza mais fluida que as alteradas!

    Se sim como fazer? alguma ajuda?

    Obrigado

  43. Avatar de Hugo
    Hugo

    O Galaxy W como sempre vai ficar fora disto também… ainda andam às turras com as driveres da câmera para o 4.0 agora para o 4.1 imagino que não vá sair alguma coisa… enfim! Lá vai a filosofia Android pelo cano abaixo!

  44. Avatar de Filipe Galego

    Já a tenho a bombar no meu Nexus S há umas horas.
    Parece muito fixe mas faltam algumas coisas das custum roms a que já estou muito habituado. Vou testar uns dias pelo menos 😉

    1. Avatar de dude
      dude

      como fizes te isso, esta a foncionar tudo? tambem tenho um nexus s mas ainda não consegui intalar

      1. Avatar de Francisco Franco

        Vais ao XDA, escolhes uma rom e flashas.

        1. Avatar de dude
          dude

          sim mas pelo visto não fonciona a 100%, é isso que que queria saber!

  45. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Muitos concelhos…
    muitas roms…
    Muitas opções…

    O problema é que há roms que fazem bem algumas coisas más outras não…umas que faz chamadas mas não faz sei lá por exemplo fotografia, uma poupa na bateria mas o sistema não mexe…e lento…

    O que queria era ter o galaxy s3 tal como o Nexus, com uma ROM original da Google, e que funcionasse perfeito no galaxy s3 e que pudesse fazer tudo o que pode ser feito por um Nexus…adicionando as maricadas dos sensores que até dão jeito é que vem no s3…

    Não é pedir muito…é só isto!

    E se conseguissem ainda fazer com que o 4.1 fosse ainda mais fluido e mais responsivo, talvez usando a ideia do linaro salvo erro melhor…

    Com tanto crânio, tanta euforia, ser o melhor, o que vende mais, o que isto é aquilo é não haver algo que se.diga verdadeiramente e isto!

    A simples orientação do ecrã para escrita por exemplo!
    Quando se está a escrever mensagens ou outra coisa qualquer perde—se o que estávamos afazer pq estamos a escrever a mensagem…mas se colocarmos na vertical já funciona…
    Coisas básicas que não são cuidadas…
    Linux e bom mas peca pelo design do sistema…e o Android e exactamente igual…

  46. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Nokia um dia comentou e disse que não havia necessidade de equipamentos com muitos.core…bem eu gosto.que as.coisas funcionem…velocidade e bom…
    Mas para que aumentar a velocidade de o software só entulha o hardware…

    E bom evoluir? Sim mas porque não criar uma base e aperfeiçoar com pés e cabeça essa base?

    Não sou fanboy de nada antes que venham com essas tretas…mas sou fanboy de algo que seja funcional,prático,rápido,Seguro e esteticamente algo que eu goste de ver…e que esteja a funcionar bem…

    Gosto de Android e Linux mas se não se cuidam o Windows Mobile está a fazer um bom trabalho…sistema e rápido,fluido e funcional…
    Ah não dá para copiar ficheiros, ah isto é aquilo…deixem—se de tretas…o telemóvel e para nós ajudar no dia a.dia não é para nós tirar o juízo a experimentar 1000roms e andar a.configurar contas todos os dias,a testar software e criar mais cabelos brancos…

    Acho que poucos são aqueles que precisam de algo mais que um galaxy Nexus…digo PA tive um, hoje tenho um s3 e a porcaria das tretas da da Samsung só chateiam,gastam recursos, espaço, atrasam o sistema é consomem bateria…o Nexus com menos bateria durava o mesmo que o S3 e o consumo de dados era inferior….

  47. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Para a maioria dos utilizadores um S3 e mais do que é necessário…eu tenho pq gostei do modelo e das funcionalidades mas é mais do que aquilo que preciso….
    Agora se optimizassem o sistema, o tornassem mais fluido, mais.funcional, com certeza seriam pontos a favor e com certeza teríamos mais partido do hardware que temos, pois o Linux e para isso que serve, para tirar mais partido do hardware e ser funcional…mas peca pela apresentação…e verdade que o design só consome recursos e que atrasa e tal…mas se temos.altas máquinas e designs pouco trabalhados e funcionais de que serve tanto poder de processamento…temos em mão equipamentos com características melhores.que muitos.notebooks, e notebooks que.correm Linux puro,ou Windows XP etc.etc
    Será pedir muito uma paragem e afinação do que temos ja? Para podermos.aproveitar mais e melhor os recursos dos nossos equipamentos?

    Será pedir muito para quem desenvolva algo possa.ter cuidado com a forma com que todo o.sistema funciona? E que quando se adicione algo se veja como.isso se enquadra em todo o sistema…mas como o Android e livre e só querem fazer números e os clientes pagam para ter os últimos.os não se preocupam…

    E a equipa da Meego espero que tenham todo o sucesso.do Mundo e mostrem o quanto valem…seria uma chapada de luva branca a.Nokia…

    Android e bom mas ainda tem muito que percorrer e eu tenho pena em não saber programar pois tentaria tornar o Android um melhor sistema…mas sempre na base da stock rom…ter tudo mas.deixar ao critério do user o poder de alterar o sistema como.quer…
    Lembro—me do s2 em que coloquei a cynogen mod e fiz overclock ao chipset e nem durou 1h a bateria…
    Para que estas coisas? Qual a funcionalidade delas?

    Jogar? Consolas que tal?

    Abraço

    1. Avatar de dude
  48. Avatar de Serva
    Serva

    Concordo a 100% , em Linux temos distribuições que não trazem nada e são os utilizadores que instalam e personalizam a sua maneira , eu também defendo esse teu ponto de vista que penso estar correctíssimo , no final tens um sistema Linux todo quitado com efeitos ao máximo e que te consome menos recursos que um qualquer Windows , já defendo a algum tempo que a evolução do Android deveria acompanhar o desenvolvimento do Kernel Linux isto faria certamente que os futuros upgrades ou mesmo os novos SOs ganhasse muito da estabilidade e maleabilidade que o Linux permite e quem sabe se não se poderiam criar Roms com um conjunto vasto de bibliotecas que suportassem quase todo o hardware existente , e que instalar uma ROM num equipamento iria mais pelo gosto da sua UI e estabilidade , esse seria um caminho muito interessante para que não existam hesitações na hora de instalar um ROM cozinhada .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  49. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Então pq e que ninguém parte nessa aventura?
    Ou pq e que a Google não faz mais pelos clientes?
    Temos.poder de processamento mas temos um sistema operativo arcaico…
    E além disso as.marcas criam rom específicas que ainda tornam o Android original mais “,non user friedly”

    A sério gostava de ter um original com o poder de processamento por exemplo do S3 e com as funções dos sensores. E depois se eu quiser mudo skin a ver qual me adapto!

    Mas a.ROM alteradas nunca..estão completas…como já dito anteriormente mexem mexem, conseguem poupar bateria, pronto só resta dar nome.da.ROM, mudar uma skin e temos uma.ROM modificada…isto é mau…Pq não fazer uma coisa decente? Algo único e bem desenhado? Non sentido de que não importa as voltas mas o telemóvel tem sempre uma boa apresentação e a interação homem máquina e perfeita?

    Mas afinal o importante são os dólares…o. cliente que se lixe…

  50. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    se o sistema é bom pq não limar os defeitos e tornar o bom em algo melhor?

    Gostava de ver um dia o Android com uma interface mais cuidada e um sistema mais fluido…Abraço

    @Serva…se eu soubesse programar e conhecesse o.sistema Android eu tentava a minha sorte…e tentava inovar…

    Abraço 🙂

  51. Avatar de Tim
    Tim

    Boa tarde, para quando a actualização jelly b. via google para o galaxy nexus?
    Obrigado

    1. Avatar de José Sousa
      José Sousa

      Bom dia,

      Actualização via OTA já está disponível.
      Já recebido pelo meu galaxy Nexus (yakju).

      Abc

  52. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Eu também não sou programador infelizmente , mas suponho que mais tarde ou mais cedo aparecerão ROMs universais ou quase , eliminando muito dos problemas das chamadas Roms cozinhadas que fazem bem uma coisa mas podem fazer outras tantas mal , o codigo é aberto e com um número tão elevado de dispositivos a serem activados diariamente já estamos perto de 1 Milão de Androids todos os dias a receberem um novo dono poderá estar aí a solução , como hoje se verifica as Roms cozinhas existem para certos modelos que tẽm uma comunidade muito activa , mas muitos ficam de fora porque literalmente não existe essa comunidade ou por massa critica do nr de equipamentos vendidos ou porque simplesmente a comunidade se depara com problemas de drives como é o caso do Samsung W que é um excelente equipamento e que deverá ficar parado no Gingerbread , isto porque as drives para a camara fotográfica são uma autentica dor de cabeça para a comunidade pequena que tenta desenvolver uma ROM para este equipamento , em Portugal este equipamento só foi vendido pela TMN nem desbloqueados existiam e é pegando nisto que de facto faz todo o sentido um post como o teu .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  53. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    @Serva
    Boa tarde Serva,
    O problema continuará o mesmo, independentemente dos modelos!
    Vejo modelos, que hoje ainda são capazes de receber as actualizações por parte da Google, mas que simplesmente nao recebem, porque a marca lança novos modelos, e que obviamente vender esses modelos.
    Falando do Samsung galaxy S3 provavelmente receberá o JellyBeans, mas nao devera receber outro como habitualmente acontece com os modelos da Samsung!

    Entao porque ao se faz um modelo que recebe os uptades da google, mas matem a Skin da Operadora? será assim tão difícil? para mim sim, mas para esses gigantes acho que é bem capaz, mas simplesmente nao querem porque os valores sao assim mais importantes que a satisfação do cliente uma vez que assim vendem as novidades!

    Depois os updates estão dependentes da marca, do modelo e da operadora!

    Acho isso vergonhoso e um mau serviço pela Google!

    O android poderia ter ainda mais activações, podia ter mais clientes, podia ter uma comunidade ainda maior, podia ser mais seguro, e consequentemente seria de todo mais funcional!

    É pena, e espero que os senhores encarregues pelo Meego, consigam levar a avante o sistema, pois apenas pecava pela falta de apps, mas espero tambem que nao percam aquilo que o N9 tinha de bom, funcionalidade, rapidez, baixissimo consumo de energia, e a facilidade em manusear o equipamento, alem de que o proprio modelo tem um design fantastico!

    É pena por exemplo daqui por um ano o S3 ja esteja como o S2 que faz em Setembro um ano, e que deverá ficar pelo Android 4.0.4 e pouco mais e tem optimas características e em comparação com esse modelo temos o Galaxy Nexus que tem já o android 4.1 …

    que tal mudarmos essa politica? e assim permitir a todos os que têm um android sejam capazes de usufruir das novas funcionalidades das actualizações!

    Quanto ao Windows 7.7 que deverá ter um 7.8 achei isso muito mau por parte da Microsoft, e onde os mesmos chegaram a informar que o Windows 8 correria nos actuais Lumia, mas so pelo facto da Microsoft ser comercializada por várias marcas e com vários modelos, e consegue ter todos os telemóveis actualizados!

    Ah mas nao consegue tão personalizado! Simples, essas personalização passaria a ser um Addon a instalar e para quem tenha um Samsung seria gratuito a versao da Samsung, a HTC teria gratuitamente o Sense, mas se eu que tenho um Samsung poderia ter o Sense se o pagasse! e assim teriamos um ANDROID e nao milhares de android, pois lá ter milhoes de activações mas estar assim com tantas versões e muitas delas so irão desaparecer quando os telemoveis forem inutilizados! por isso essas tantas activações são uma meia farsa, pois um android por 100eur que ao ser adquirido é quase já pouco utilizável e lembra o exemplo de comprar agora um lumia que é já comprar algo que está morto à nascença…

    Enfim…

    Abraço!

    Povo enganado como eu…

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Nao dizes-te tudo, (embora nao ache a google assim tão culpada, partilho do resto contigo) eu tenho um nexus s e ainda vou receber o 4.1, o meu telemovel tem praticamente o mesmo hardware que o galaxy s e esse nem o 4 recebeu, e muito inferior ao sII que provavelmente nao recebe o 4.1.
      As marcas não se importam com os clientes. Isso é uma vergonha.

      E antes que digam que há as roms cozinhadas.
      Eu estou a usar o 4.1 basiado em SDK

      1. Avatar de Valente
        Valente

        … 4.1 baseado em SDK tal como o meu, post seguinte… ?

      2. Avatar de David Gonçalves
        David Gonçalves

        Boas 🙂
        Culpo a Google pois quem criou.as.regras.ou quem assumiu as s regras foi a Google, o Android e da googoe! Criado e desenvolvido por eles.

        Para o S3 vai demorar a sair um updates oficial e depois será provavelmente a última ROM…depois dessa.deve ser.necessário um novo telemóvel ou virarmo-nos para as.roms cozinhadas que na minha opinião só colocam tralha atrás de tralha.

        O que eu.gostava era de como já referi ter a ROM tal e qual como está no Nexus adicionado os sensores quem vem no S3 e que realmente dão jeito…
        E talvez alguém que conseguisse optimizar a ROM relativamente a velocidade e bateria somente…

        Abraço

  54. Avatar de Valente
    Valente

    JellyBean 4.1 SDK Port for NS|13/07/2012

    E já rola no meu Nexus S.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      … e já há uma CyanogenMod 10 e duas AOSP. Tenho uma destas instalada.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        … estas são 4.1.1…

  55. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    E opiniões? Comentários?

  56. Avatar de LOPES
    LOPES

    Nexus S, atualizado hoje (20/07) para Android 4.1.1 Jelly Bean!!! Muito Bom!!!!

  57. Avatar de Joao
    Joao

    Olá. Peço desculpa se estou no forum errado. Gostaria de encontrar algo que dissese respeito a como utilizar uma pen 3g num tablet sem 3g. Já li em alguns fórums que é possível mas a informação é escassa. Seria possível aos técnicos do pplw. fazer desse assunto um artigo e publicar as experiências de quem já utilizou? Acho um assunto digno de publicação, pois se resultasse facilitaria a vida a muita gente (minha também) Obrigado

  58. Avatar de Pedro
    Pedro

    Actualizei o meu Nexus S para o Jelly Bean , so fiquei com pena que uma das aplicaçoes que mais usava deixou de funcionar, o VIBER, decerto que é temporario. Foi o unico senão que encontri ate agora de resto tá muito bom.

  59. Avatar de Valente
    Valente

    Instalei o CyanogenMod 10 Jelly Bean num… Galaxy Mini e trabalha muito bem, apesar de ser ainda uma beta3.
    No Galaxy Mini??? Estes Dev’s fazem milagres.

  60. Avatar de Carlos cachada
    Carlos cachada

    Nao actualizar o Nexus S alguém pode ajudar ?
    Tenho a versão 4.04

  61. Avatar de Mrs. PeaceXDA
    Mrs. PeaceXDA

    Aqui No Galaxy S3 já está custom rom Android Revolution HD 13.0, Perseus Kernel e Pimp my rom.

    Undervolt -100 em todas as frequencias

    3/4 dias de bateria com uso moderado.

    12338 de score no antutu benchmark! Bem bom!

  62. Avatar de Duarte Azeredo
    Duarte Azeredo

    Saiu ontem dia 28-02-13 a actualização 4.1.2 JELLY BEAN para o Samsung Galaxy SIII “Optimus” Boa Sorte para Todos e vamos aguardar pela 4.2.

  63. Avatar de J0n
    J0n

    Não vi referido mas depois de instalado apercebi-me que a net GSM ñ «foncemina»?!!!

    Alguém me pode dar uma dica?

    Thanks