Android 15 poderá incentivar os utilizadores a manterem o Bluetooth ligado

27 Comentários

A chegada do Android 15 está próxima e as novidades têm sido, aos poucos, desvendadas, atiçando a curiosidade. Um novo dado indica, agora, que a atualização do sistema operativo da Google poderá ligar o Bluetooth um dia após o utilizador o desligar.



Conforme vimos aqui, a Google está a poucos dias de lançar a sua tão esperada rede Find My Device. Com ela, milhares de milhões de dispositivos Android darão forma a uma rede de localização de dispositivos que se prevê muito útil.

Para esta rede, bem como para outras funcionalidades do Android, o Bluetooth é crucial. Aliás, a rede Find My Device recorrerá a ele para emitir um sinal que outros dispositivos próximos podem receber.

Depois, a localização do dispositivo emissor será encriptada pelos dispositivos recetores e carregada no servidor da Google, para que apenas o proprietário do dispositivo emissor possa ver a sua localização.

Por ser importante, desligá-lo pode comprometer o bom funcionamento da rede Find My Device.

Consciente desta questão, a Google parece estar a trabalhar numa nova função para o Android 15. Esta deverá permitir aos utilizadores fazerem uma pausa na conexão, em vez de desativar o Bluetooth do seu dispositivo por completo.

De acordo com a informação detetada pelo Android Authority, nas recentes versões de pré-visualização do Android 15 são feitas referências a uma funcionalidade chamada “Bluetooth auto-on”, ou seja, para ligá-lo automaticamente.

Quando esta nova funcionalidade estiver disponível, caso o utilizador tente desligar o Bluetooth, espera-se que apareça uma caixa para ele ser ligado automaticamente no dia seguinte, a par da informação de que algumas aplicações carecem dele ativado para funcionarem.

<string name=”bluetooth_empty_list_bluetooth_off_auto_on_available”>When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.</string>

<string name=”bluetooth_scanning_on_info_message_auto_on_available”>”When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.Apps and services can still scan for nearby devices at any time, even when Bluetooth is off. This can be used, for example, to improve location-based features and services. You can change this in Bluetooth scanning settings.”</string>

<string name=”bluetooth_screen_auto_on_title”>Automatically turn on again tomorrow</string>

Apesar das ressalvas que a se espera que a Google faça, deverá ser possível ignorar a ativação automática e desativá-lo como habitualmente.

De acordo com a fonte da informação, o código para esta nova funcionalidade já chegou ao Android Open Source Project, pelo que há já algumas informações:

  • Primeiro, apenas as aplicações do sistema podem ativá-la, pelo que as aplicações de terceiros não poderão ativar o Bluetooth do seu dispositivo sem o seu conhecimento;
  • Segundo, a API não está restrita ao Android 15, o que significa que ela poderá vir a estar disponível em versões anteriores do Android. Porém, os comentários do código indicam que a funcionalidade não deverá ser suportada por todos os dispositivos.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Parece uma ideia interessante desde que realmente tenha a opção para desativar tudo.

    1. Avatar de Sou um Grande Burro
      Sou um Grande Burro

      Concordo perfeitamente.

  2. Avatar de Maria Ines
    Maria Ines

    No Android ainda se desliga tudo para poupar bateria? Os iPhones tem sempre tudo ligado e a bateria dura mais que na concorrência

    1. Avatar de Alberto Silva
      Alberto Silva

      Em todos os aparelhos sejam eles quais forem, esse tipo de coisas faz consumir mais bateria. Se não sabe deveria saber. Não tem nada a ver com androides nem iphones. Procure saber. Não é preciso desligar tudo, mas ter ligado simplesmente quando é necessário. Com certeza você só come quando é necessário, dorme quando é necessário, etc, etc.

    2. Avatar de LR
      LR

      Ines, estamos em 2024 e não em 2008

    3. Avatar de David silva
      David silva

      Comprei há pouco tempo o meu primeiro dispositivo da apple, o iPhone 15, e a bateria é claramente um dos pontos fracos.
      Venho de xiaomi redmi note 9s, com uma bateria que facilmente durava 2 dias, para um iPhone cujo a bateria dura, com sorte, 1 dia.

    4. Avatar de Fernando
      Fernando

      Maria Inês,
      Já passou o dia das mentiras…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ou a Inês ainda guarda aquele recalcamento dos tempos de escola de qd lhe faziam bullying por estar sp agarrada à parede.

    5. Avatar de Raul
      Raul

      Depende do modelo do Android que se está a falar ..
      Tenho um IIIf150 Raptor com 10000mha e asseguro que dura o dobro do melhor iPhone por 1/3 do preço… Já para não falar das capacidades do mesmo…

  3. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Pois….Pois… é tudo muito lindo, mas parece que a Google se está a esquecer que isso vai aumentar o consumo de baterias. O utilizador deve de ter sempre a opção se quiser ter isso desligado e ligar quando entender e NUNCA POR IMPOSIÇÃO. Ou será que vão oferecer baterias?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Onde é que diz que não se pode desactivar?

  4. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    ISTO NÃO SE PODE DIZER QUE É BOM. É MUITO MAU. QUANDO TAL QUEREM SABER A QUE HORAS COMEMOS, ONDE TRABALHAMOS, O QUE FAZEMOS, ETC. CONVÉM POREM UM PONTO FINAL NISSO E DEIXAREM AS PESSOAS DECIDIR O QUE QUEREM.

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Isso já sabem, têm os microfones a ouvir… As câmeras a tirar fotos… Por mim podem ver a minha poia que sou um ser humano igual aos outros. Privacidade é mito

    2. Avatar de Someone
      Someone

      Deves ter o caps lock avariado…

    3. Avatar de Velho do Facebook
      Velho do Facebook

      Pareces os velhos no Facebook a escrever tudo com o caps ligado (porque não o sabem desligar)

    4. Avatar de Jose Lapao
      Jose Lapao

      E o senhor acha que eles não sabem isso só pela rede móvel á qual o seu equipamento está ligado, seja ela MEO, Vodafone, NOS, UZO, etc, etc. Basta estar ligado para “eles” saberem por onde anda. Enfim, o meu bluetooth, assim como a localização e outros andam sempre ligados, pois o bluetooth é necessário para o smartwatch, assim como para o carro, e os earbuds, a localização também, por causa do carro assim como as APP, que me dão descontos em seguros e outros, não tenho qualquer problema em saberem onde ando e até pode ser vantajoso pois se me perder, ou for raptado ou outra coisa é mais simples saberem onde estou.
      Quanto ao consumo quando não tiver bateria carrego novamente, qual o stress?????!!!!!

    5. Avatar de SVR
      SVR

      Quem diz isto em relação ao Bluetooth, um sistema de proximidade, percebe nada da coisa

  5. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Android 15 poderá incentivar….. ou será obrigar?

  6. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    A UE trata-lhes já da saúde. Tenham calma.

  7. Avatar de Fortuna
    Fortuna

    Sempre deixo o Bluetooth ligado, em casa ou na rua.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Deves ter o teu smartphone cheio de bicharada.

      1. Avatar de LMR
        LMR

        Como assim, bicharada?

  8. Avatar de Tiago Contente
    Tiago Contente

    Prevejo uma rede de um monte de bots grátis disponíveis para a google, monitorização constante dos hábitos das pessoas, localização e monitorização do ambiente em que se encontram com o android sempre a despejar informações do meio envolvente para corporações e governos.
    Welcome o Skynet.

  9. Avatar de TecnicoIT
    TecnicoIT

    Não percebo onde está o problema, eu tenho o Bluetooth sempre ligado, tal como restantes sistemas de comunicações, nos dias de hoje não me aquece nem arrefece no que toca a autonomia, comparado aos primórdios do android…

    1. Avatar de Comedian
      Comedian

      Deves andar sempre com um rolo de papel higiénico não vá ser necessário.. pelo sim pelo não é melhor levar que pode fazer falta.

      1. Avatar de TecnicoIT
        TecnicoIT

        Por acaso ando amigo, ao contrário do que pensa, quando se trabalha por fora, não há casas de banho, tem de se ir prevenido… ;D

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Se tivesses um elektro terias sempre garantida a paragem em sitios com papel higiénico disponível.