Android 11 impõe obrigação de utilização da app de câmara pré-instalada

16 Comentários

Quando, no Android, temos mais do que uma app para uma mesma finalidade, existe um seletor de aplicação que surge sempre que necessitamos de aceder a tal funcionalidade. Por exemplo, se tivermos duas apps de câmara instaladas, ao querer aceder-lhe através de uma app de terceiros, o seletor questiona qual queremos utilizar para captar a fotografia.

No entanto, a Google parece querer acabar com esta possibilidade.

Android 11 impõe obrigação de utilização da app de câmara pré-instalada


Android 11 restringe utilização de apps

Os smartphones vêm com a sua app dedicada à captura de fotografias e vídeos, muitas vezes otimizadas para os módulos de câmaras integradas. No entanto, existem apps de terceiros que oferecem funcionalidades acrescidas (ou mais básicas), que satisfazem melhor as necessidades dos utilizadores.

Ao tentar utilizar a câmara através de apps de terceiros, poderá surgir um seletor de app, dando assim a possibilidade ao utilizador, de escolher a app de câmara que pretende utilizar para aquele fim. Contudo, no Android 11, o utilizador poderá deixar de ter esta escolha do seu lado.

Android 11 restringe utilização de apps

No Android 11 irão mudar algumas questões relacionadas com esta escolha. Será o Android a decidir que, nestes casos, a app utilizada é a que vem pré-instalada no smartphone, sem questionar mais o utilizador sobre a app que pretende usar.

Aparentemente, esta ação surge associada a questões de privacidade e segurança dos utilizadores, sem que seja dada grande explicação adicional sobre o assunto.

No entanto, se o smartphone tiver mais que uma câmara pré-instalada, o utilizador terá a opção de escolher. Ainda que essa opção não seja muito comum.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    1. Avatar de Luis
      Luis

      so para avisar que agr no iphone nem podes tirar o som da camara ahha

  2. Avatar de andy
    andy

    Ainda dizem que Android é uma plataforma aberta…. Tá bem, tá

    1. Avatar de Gato por Lebre
      Gato por Lebre

      E não o é? Não podem ser criadas Custom Roms?

      Ou será o amigo fã de Maças? (diga-me, podemos criar Custom Roms de Maças?)

      1. Avatar de whatever
        whatever

        Para quê Custom Roms se iOS já é perfeito?

        1. Avatar de Valter Pinho
          Valter Pinho

          O ios é perfeito…mas se a apple the apetecer pode muito bem tirar apps da sua store e is utilizadores que se podem…ah e tal…wechat…ah e tal…não há mobdro…não há porra nenhuma porque a apple não deixa…e do nada eles começaram a impor as suas regras…e o utilizador come e cala…e paga a fatura! A não ser que tenha a cyria… jailbreak

          1. Avatar de jose
            jose

            comentário ridiculo o seu Valter…

          2. Avatar de Paco
            Paco

            Ah e tal, não posso usar o NFC no MBWAY, etc, etc.
            LOLADA GERAL.

        2. Avatar de André
          André

          O iOS é tão imperfeito que para além de extremamente limitado é completamente closed source. É impossível determinar se o iOS é seguro ou não, ou se espia nos seus utilizadores pois toda a source está escondida, não sendo possível fazer a auditoria do código por qualquer um.

          No iOS nem se fala destas escolhas porque nunca existiram em primeiro lugar. Uma coisa é certa, o iOS é definitivamente bom para quem não percebe nada de tecnologia nem faz a mínima ideia do que é um sistema operativo. Apenas quer tocar em botões grandes e coloridos e quer que aquilo funcione. Tudo bem. Perfeitamente aceitável. Tenho um iPad e não desgosto, mas para qualquer outra coisa que não ir à net, o iPad é um bocado inútil. Em termos de lag, o iOS tem tanta lag como o Android portanto venha o diabo e escolha.

          Mas para quem quer uma ROM verdadeiramente livre, usem uma ROM custom do Android sem nenhum serviço proprietário da Google, usem uma store que use chaves GPG ou melhor, compilem tudo da fonte e apenas de fontes confiáveis e têm um sistema mais seguro que qualquer dispositivo Apple ou Android default.

  3. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Já não bastava a Microsoft tratar os utilizadores como estúpidos agora também a Google? Deixem estar a opção e metam avisos com letras grandes e a vermelho.

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O Android começa a torna-se fechado.

  5. Avatar de Zé Machado
    Zé Machado

    Portanto o Android 11 não vai obrigar a utilizar a aplicação pré definida nem restringir a utilização da de terceiros. Vai sim abri-la por defeito sem que nos apareça o pop-up a perguntar se queremos usar outra. Nas definições tudo se mantém igual.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Para muita gente é uma óptima notícia. Pode ser que deixem de instalar apps de camaras com filtros e vírus à mistura 😀

    1. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      E ficam milhões de indianos a passar fome porque não conseguem roubar os dados das pessoas .
      Pensa nos outros outros também!

  7. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Olhem lá uma maçã podre a travar na própria aplicação das mensagens: https://www.youtube.com/watch?v=Ng-qD_47PoA

  8. Avatar de Fabio
    Fabio

    É o iPhone querendo ser android e o Android querendo virar iPhone