Smartphones Android enviam 10x mais dados para a Google que o iOS para a Apple

42 Comentários

A quantidade de informação que é recolhida dos utilizadores tem deixado estes assustados e, principalmente, preocupados. Todos estes dados são usados para criar perfis e depois apresentar publicidade dirigida e ajustada às necessidades dos utilizadores.

Se o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica trouxe um alerta claro para quem usa a Internet, a verdade é que há muito mais por descobrir. Um estudo recente revelou que os smartphones Android enviam 10x mais dados para a Google que o iOS para a Apple.

Android iOS Apple Google smartphone

É conhecido e reconhecido que a Google está constantemente a recolher informação sobre a utilização dos seus serviços e dos dispositivos Android. O que se desconhecia era a quantidade de informação recolhida e a forma como esta é feita, em especial nos smartphones Android.

A investigação feita pelo Professor Douglas C. Schmidt da Universidade de Vanderbilt chegou a algumas conclusões, algumas delas preocupantes, mas que mostram bem o volume de dados que são recolhidos de um smartphone Android pela Google ao longo do tempo.

O primeiro dado revela que um smartphone Android, sem estar em utilização, enviar dados para a Google num volume 10 vezes maior que o iOS envia para a Apple. Este valor aumenta sempre que o dispositivo está em utilização.

Android iOS Apple Google smartphone

Em 24 horas, um smartphone Android com o Chrome ativo e a correr em fundo, transmitiu a sua localização 340 vezes, fazendo 14 comunicações por hora. A informação de localização é um dos dados mais transmitindo, contando com 35% da informação transmitida. Por seu lado, do iOS com o Safari a correr, a informação enviada sem o dispositivo ser usado é marginal.

Outro dado importante refere que a Google consegue associar dados anónimos recebidos com informação real dos utilizadores, usando para isso os seus algoritmos de publicidade. Estes deveriam ser anónimos, mas ao serem enviados dados associados aos dispositivos, fica simples fazer o rastreio dos utilizadores.

Esta prática é alargada a outros elementos dos serviços da Google, sendo o DoubleClick cookie ID, que regista a atividade dos utilizadores nos sites um deles. Quando a Google associa este identificador a uma conta de utilizador, fica simples mapear a atividade feita, algo que deveria ser anónimo desde o início.

Android iOS Apple Google smartphone

Por fim, e no que foram as principais conclusões deste estudo, foi mostrado que a recolha de informação dos utilizadores do Android ocorre principalmente quando os dispositivos não estão a ser usados pelos utilizadores.

Com mais de 2 mil milhões de utilizadores do Android a terem os seus dispositivos ligados 24 horas por dia, fica quase impossível quantificar o volume de dados que a Google consegue recolher e posteriormente processar.

Caso pretendam ler mais sobre este estudo, a informação recolhida e as conclusões feitas, podem lê-lo diretamente no site criado. Fica claro que a informação que a Google recolhe sobre os seus utilizadores é enorme e que precisa destes dados para conseguir manter a sua estrutura a funcionar e a gerar lucros elevados.

A Google regista a localização dos utilizadores mesmo que estes não queiram

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EU
    EU

    O Android envia em separado, logo mais vezes, a Apple envia tudo de uma vez LOL

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Pedro , tu hoje acordas-te brasileiro ? ( Sem ofensa aos Brasileiros 🙂

    abc

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Querias dizer “acordaste”, certamente. Acontece aos melhores. A mim, acontece muitas vezes.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “acordas-te”, é acordaste.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acordas-te ou acordaste? O cavalheiro não deve s e bem português nem Brasileiro…

    4. Avatar de André
      André

      Criticar uma escrita dando erros é todo um outro nível!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Chama-se segurança, é uma feature do android.

    1. Avatar de Droider
      Droider

      Sabes que a fada dos dentes não existe não sabes?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Quando é Apple gozam logo, agora não gostam.

  4. Avatar de Rui RM
    Rui RM

    “Todos estes dados são usados para criar perfis e depois apresentar publicidade dirigida e ajustada às necessidades dos utilizadores.” –> se fosse só isso.. estavamos bem.. é BEM BEM BEM MAIS do que isso.. não sejamos inocentes..

    1. Avatar de John
      John

      ilucida-nos grande mestre 🙂

    2. Avatar de ..wtf..
      ..wtf..

      ..wtf.. Ora explica lá o que é que a google te dá para além de publicidade que recolhe desses dados?
      Mas explica BEM BEM BEM.. 🙂

      1. Avatar de RM
        RM

        Simplesmente considera a hipótese de a Google fornecer/vender a informação do histórico da tua navegação na net (ou de outras pessoas) a algum governo! Achas isso plausível ou não ?

        1. Avatar de ..wtf..
          ..wtf..

          ..wtf.. Mas então tens de considerar isso para todas as empresas. Também tens de por a hipótese de que existem empresas que recolhem menos info dos utilizadores, e usa-as em pior situações. Ex. (Altice, Vodafone, NOS, GALP, EDP, etc.) Sabem BEM mais info critica dos utilizadores.

          1. Avatar de RM
            RM

            Sim, e como deverás saber, informação é poder!

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Como é que a info duma galp é mais crassa do que do google? Nunca é. O Google engloba tudo. Procura pela defino e vais ver o que já se sabe a este respeito do que andam a fazer e que o RM referiu.

    3. Avatar de Rui RM
      Rui RM

      não vale a pena dar grandes explicações.. leiam as condições de utilização do GMAIL.. mas leiam tudo, com calma e bem lido.. aí já vão ficar com uma ideia.. além disso, podem pesquisar “como as grandes empresas usam os dados recolhidos.. big data analysis..” — depois disso vão ver como os dados são usados para anuncios, influenciar massas, estudos de comportamento, localização, tracking, perfis de consumo, espionagem, … e mais e mais e mais..

      1. Avatar de ..wtf..
        ..wtf..

        ..wtf.. Não é uma questão de explicações. tenho noção da informação recolhida. Quando estou na Estação da CP, aparece-me os horários do meu destino no tlm, isso não aparece por acaso nê. A google sabe o percurso que faço diariamente, e isso ajuda-me. O resto, as pessoas têm de ter noção daquilo em que confiam.

  5. Avatar de V.T.
    V.T.

    “Em 24 horas, um smartphone Android com o Chrome ativo e a correr em fundo, transmitiu a sua localização 340 vezes, fazendo 14 comunicações por hora.”

    E se eu utilizar o navegador da Samsung (ou outro qualquer) em vez do Chrome?

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Vai para a Samsung e na próxima eles já sabem qual o telefone que te vão impingir. 😉

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    E puff.. lá se vai a bateria

  7. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    LOL o paper a descrever features que todos usamos.
    também fazem 10x mais coisas…

    – Juntar fotos da mesma pessoa
    – Criar albuns automaticos quando faço uma atividade
    – Tempos para trabalho e casa que são descobertos automaticamente
    – Alguns insights do google assistant que são pretinente
    – and so on and so on

    1. Avatar de Dorian
      Dorian

      engraçado que quase tudo o que disseste também existe no iOS e é feito no próprio aparelho!
      Mas nada do que dizes tem a ver com a análise que foi feita aos browsers em cada sistema

  8. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Os dados de localização são enviados pelo google maps… que usa o mesmo nível de envio do Chrome. Esse estudioso é tão burro que nem se lembrou de desligar o maps e associou toda a operação ao chrome.
    A Apple tem outras formas de recolher dados: liguem-se ao Itunes e vejam a quantidade (são mais de 5mb) de dados que a são enviados, incluindo os vossos contactos. O mesmo se passa com a cloud onde TODAS as fotos, vídeos ou ficheiros são corridos por algoritmos de publicidade. Se quiserem testar no vosso “ulta seguro iphone” façam uma montagem de uma foto vossa com a Torre Eiffel em fundo, usem o programa para adicionar os metadados, colocando a geo-localização de Paris e a hora certa. Vão ver que na semana seguinte a terem guardado essa foto, surgem publicidades a hóteis de Paris ou lojas de roupa da cidade luz… como se a Apple soubesse que vocês estiveram em Paris.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      E vou ver essa publicidade onde?

  9. Avatar de zeze camarinha
    zeze camarinha

    nao gostei da foto com a google e uma tremenda falta de respeito

    1. Avatar de Rafael
  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    pensando em mudar para a apple. mas continuo resistente à mudança

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Só tens que experimentar, depois decides.

  11. Avatar de Zé

    Se quiserem usar Android, usem o LineageOS, mas não instalem nada da Google. Play Stores, etc. etc. É a única maneira de não recolherem a informação.

    A grande maioria dos developers disponibiliza as apps fora da Play Store. (via ficheiro .apk)

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Queres instalar virus?

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        houve anos e anos que usei custom roms e instalei várias cenas por apk e nunca apanhei 1 sequer.
        fluidez e rapidez extrema ao contrário dos stock roms nos tempos do android 2.2 froyo a 4.4 kitkat

        1. Avatar de int3
          int3

          Estão bem escondidos!

  12. Avatar de Altino
    Altino

    ehehehe botnet

  13. Avatar de ApacDrac
    ApacDrac

    Quem quiser estar imune, tem duas soluções. Não usa telemóvel ou faz um sistema operativo de raiz.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é derrotismo disfarçado. Há mais hipóteses, dão é trabalho que as pessoas não querem ter.

  14. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    Só recolhem a informação que os usuários lhes dão.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não é verdade.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uma notícia para encher chouriços e provocar a discórdia. Os patrocínios limitam, e de que maneira, as reportagens.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Quando não gosta do que se lê, os outros é que são sempre os burros…

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tu já não acordas de vez.

  16. Avatar de MárioM
    MárioM

    Tanto faz um como o outro uma coisa é o que se sabe outra é aquilo que não se sabe mas mais facilmente a Apple pode enviar o que quiser porque o Software é fechado que o Android onde qualquer um mexe.