ANACOM quer fim da campanha dos “2GB de Internet” da MEO

42 Comentários

No início do mês a MEO enviou uma SMS a informar que o cliente “ganhou” 2GB adicionais de Internet Grátis até ao final de agosto, como prémio pela sua preferência (supostamente pela operadora). Apesar de ser uma oferta, que muito consideraram como um “presente envenenado“, a verdade é que esta SMS foi alvo de várias reclamações junto de algumas entidades competentes e também da própria operadora.

Hoje a ANACOM defendeu, numa publicação, a cessação da campanha ”2GB adicionais de Internet” da MEO.


Após 18 dias, a ANACOM reagiu e revelou que recebeu nos últimos dias um número significativo de reclamações relacionadas com uma campanha da MEO que atribui a seus assinantes 2GB adicionais de internet móvel para utilização até 31 de agosto, sem custos. A partir dessa data, o tráfego extra atribuído passará a ser pago. De acordo com as condições anunciadas, os assinantes que não queiram suportar esses custos adicionais a partir de 1 de setembro deverão contactar a MEO nesse sentido.

De acordo com a informação publicada, “a ANACOM considera que a prática seguida pela MEO nesta campanha, de fazer equivaler o silêncio dos assinantes a uma declaração de aceitação, é lesiva dos interesses dos assinantes e incompatível com diversas disposições legais, nomeadamente, da Lei das Comunicações Eletrónicas.

Nestes termos, a ANACOM aprovou um projeto de decisão que determina à MEO, correndo agora o período de audiência prévia do operador:

  • A cessação imediata da campanha nos termos em que está a ter lugar e a adoção das medidas necessárias para corrigir a situação.
  • A comunicação, aos assinantes que já tenham sido contactados, de que aquelas propostas de alteração contratual só se efetivam se estes manifestarem expressamente o seu acordo por escrito.
  • A proibição de cobrança de quaisquer quantias associadas ao tráfego adicional sem que os assinantes tenham dado o seu acordo expresso.

A ANACOM tomará a decisão final sobre esta matéria após a audição da MEO.

Se pretender desativar já o serviço pode ver aqui como fazer.

Via ANACOM

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Os operadores têm mostrado nos ultimos anos más praticas comerciais, lesivas para o consumidor, e agir de má fé.
    Tendo em conta o histórico e nao se prevendo que o futuro irá ser melhor, proponho à ANACOM que todas as campanhas, tarifários e ofertas passem previamente pelo ragulador, e so no fim se for aceite é publicado.

    Se nao for assim, nao vai haver mudanças.

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      Concordo. Mas infelizmente se isso acontecer os preço vão aumentar, hoje em dia onde a Internet é um bem essencial (sim eu sei, não para todos), devia de existir mais controlo não só nas operadoras mas em todos os serviços.

      Mas isto dentro da Europa não é novidade nenhuma, e muito sorte temos nós de ter a liberdade que tivemos durante anos (que agora, infelizmente, está a ser cada vez mais escassa).

      Se os preços em Portugal fossem como na Roménia, onde 1Gbps de Internet não chega a 10€, seria bem melhor 😛

      1. Avatar de rui
        rui

        romédia aonde?, duvido que seja em goasele…

  2. Avatar de Por um Portugal Melhor
    Por um Portugal Melhor

    Infelizmente a MEO/PT deixou de ser vista como uma grande empresa e de soluções inovadoras. Actualmente é cada vez mais uma empresa que perde clientes, para a NOS e sobretudo para a Vodafone, recorrendo cada vez mais a falsas “ofertas” e a esquemas enganadores para “sacar” mais alguns euros aos clientes mais desatentos e sobretudo a honestos cidadãos mais idosos que têm mais dificuldade em aperceber-se e reclamar destes esquemas de “promoções” ou “melhores” tarifários. Aproveito para informar que ao navegar no site da meo, descobri que clientes com mais de 65 anos têm direito a pedir um desconto de 10% “senior” sobre os seus tarifários, existindo inclusive no site um documento para o efeito.

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      A MEO/Altice continua a ser a que neste momento tem mais clientes, a NOS em termos de qualidade de Internet não pode competir, está muito limitada em 95% das zonas que cobre, apesar dos valores/ofertas que apresentam.

      A Vodafone para mim é a mesma coisa que a MEO/Altice o que muda é o Marketing, pois a Vodafone vai direta ao assunto enquanto a MEO faz o contrário e é preciso batalhar muito para valores mais baixo (aka ameaçar com desligamento do serviço).

      Anyways… Os cliente deixam-se iludir com o valor, como se diz “O barato sai caro”.
      Trabalhei anos e anos em Apoio ao Cliente (nada de operadoras atenção) e quase sempre o que acontece é falta de informação, simples quanto isso. Os clientes ficam com uma ideia mas a deles e não a real, e depois causa insatisfação sem a empresa ter culpa, MAS sim existem casos em que os vendedores (isto de qualquer uma das operadoras) que para ganharem um bom ordenado, deixam a informação só para quando o cliente pergunta.

      TD;LR – As operadoras são todas iguais e só pensam em €. Mas também existem clientes mal informados e acabam por se sentirem lesados.

      1. Avatar de Nobre Luso
        Nobre Luso

        Pobres clientes que tiveram o azar de ser atendidos ali pelo Rafa…
        Então a Vodafone é a mesma coisa que a Meo/Altice?…
        TOLICE – rima e é verdade!
        O que ainda merece respeito é precisamente a Vodafone, pela educação do seu Apoio ao Cliente e da simpatia da maioria dos seus funcionários.
        Quanto à Nos (ex Zon/ex Tv Cabo), para mal dos meus pecados suportei aquele péssimo serviço vários anos, porque as alternativas eram nulas onde eu moro. Felizmente chegou a Vodafone e a sua fibra total e não apenas até à entrada do prédio…

        1. Avatar de Rafa
          Rafa

          Eu não fiz comparação ao atendimento de cada operador, fiz apenas comparação ao serviço (em termos técnicos), e dei um exemplo bastante simples em termos da informação que é passada ao cliente e aquela que o cliente retem.
          Eu já tive todos os operadores em Portugal e devo dizer que qualquer chamada que fazia sempre fui bem atendido, sejam os mais educados ou não também não vai fazer com que o serviço (mais uma vez, em termos técnicos) seja o melhor.

      2. Avatar de M.P.
        M.P.

        So que é um bocadinho dificil o cliente estar bem informado quando uma operadora usa esquemas de má fé, usa contratos c/ condições cheias de asteriscos e clausulazinhas microscopicas e ilegais.

    2. Avatar de Carlos Gonsalves
      Carlos Gonsalves

      Caro Senhor

      Agradecia que me facilita-se o link se possível, pois andei na página da Meo e nada encontrei mesmo fazendo a pergunta respeitante a ” clientes com mais de 65 anos” nada obtive.
      Obrigado

  3. Avatar de Umx
    Umx

    Também recebi esta mensagem, apesar de ter débito direto nem me preocupei, caso resolvessem cobrar isto era uma reclamação no livro uma vez por mês…

  4. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    …passaram de 2GB para 1GB

    Mensagem recebida ontem:

    “A sua preferencia merece ser premiada! Por isso atribuimos 1GB adicional de internet GRATIS ao seu telemovel, para usar ate 15-09. Apos esta data, pode manter o 1GB extra com desconto garantido de 90p/cento (apenas 0,99 Eur/mes) durante 24 meses. Aproveite esta oferta sem fidelizacao e exclusiva para atuais clientes. Se preferir nao beneficiar destas vantagens, ligue gratis 800200023. Obrigado!”

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      ahahah
      Espero que seja brincadeira, caso contrário parece mesmo que essa operadora está a gozar com o pessoal.

      1. Avatar de quim
        quim

        não é brincadeira, eu nem sms recebi, mas quando vi o meu trafego com 1GB a mais vi logo que algo estava errado, e liguei par ao mesmo numero da oferta de 2GB, e cancelei a oferta mas não fui avisado de nada, enviei logo reclamação online

        1. Avatar de rui
          rui

          reclamação é também aqui
          https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
          já deixou de haver direto nos reguladores anacmo/asae, etc. pelo menos por aqui a anacom responde-nos (não faz nada nem pode intervir em relações com o cliente) mas deve ir aplicar a multazita e regular qql coisa mesmo que não da melhor maneira.

  5. Avatar de João Terra
    João Terra

    A todos oferecerem 2GB, a mim ofereceram-me 1GB, devo ser cliente de terceira ehheehe
    Agora a falar a serio, a MEO é fantástica com estas promoções, 1º oferece e depois pede pagamento.

  6. Avatar de João Terra
    João Terra

    Agora pergunto, a MEO não vai ter punição pela ANACOM por esta pratica?

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Mesmo que paguem uns trocos, de certeza que não vão deixar de dormir descansados… não é como se fossem 10% do rendimento bruto da empresa ou algo do género… aí já ficavam mais preocupados!

    2. Avatar de poiou
      poiou

      Como diz na noticia, a ANACOM vai ouvir a MEO e só depois é que se vai pronunciar

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Também ja há a mesma coisa mas agora com 1GB e ate 15 de setembro.
    Passaram de 2 para 1 e “dao” mais 15 dias

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ah ah!!!
    A meo a ir por maus caminhos… Cuidado!
    Não tinha reparado na notícias há dias, fiquei agora a saber.
    Soa mesmo a verdade do lema da empresa: Altice, grande aldrabice.

  9. Avatar de Navegador de longa data
    Navegador de longa data

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/atencao-se-disser-sim-numa-chamada-pode-ser-burlado/
    Agradeço ao PPLWARE por ter dado esta informação. Há pouco tempo uma operadora queria obrigar-me a dizer SIM. Quando perguntei se a chamada estava a ser gravada responderam que sim; a seguir respondi que eu também estava a gravar a chamada, responderam que era proibido, e desligaram. Chamo também a atenção para outros serviços como Gás e electricidade; regem-se todos pelo mesmo manual.

  10. Avatar de hsff
    hsff

    E as indemnizações aos lesados por esta situação?

  11. Avatar de Sandro
    Sandro

    Também recebi o dito sms! Não percebo o porquê de tanto problema e reclamação!! A mensagem era explícita. Quem quer aproveitar a oferta, aproveita e é excelente!! Quem não quer basta ligar para o número gratuito que vem mencionado no sms e escolher a opção de “não quero esta oferta” Foi simples e mais rapido que andar a fazer reclamações!!

    1. Avatar de H2o
      H2o

      exactamente, mas o pessoal quer-se queixar de algo, é o vide da internet. no dia-a-dia sao uns carneirinhos no emprego, no passeio quando se cruzam com gente mal educada, até viram a cara para o lado… mas na internet tá tudo de xé gue varas 😀 😀 xegalheavara 😀

    2. Avatar de João terra
      João terra

      não percebes que isto é um esquema fraudulento desta empresa, se te oferecem alguma coisa, é grátis e ponto. é a mesma coisa que te oferecerem um presente a mais tarde teres que pagar por ele. O grátis não é grátis, aí está o engano desta empresa. Mas deves ser funcionário da meo para comentar algo do género

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mas por que carga de àgua tens de te dar ao trabalho e perder tempo a desligar algo que não pediste para ser activado? É explícitamente proíbido por lei, caso não saibas. É essa a reclamação, diga-se de passagem que é algo simples demais para qualquer ser simples perceber o motivo das “reclamações”…

    4. Avatar de António Araújo
      António Araújo

      É simples: eu não sou escravo da MEO, para ter que tomar uma acção porque a eles lhes apeteceu. Eles não são donos do meu tempo. Eu não subscrevi nada por isso não tenho que cancelar nada. Acho que apenas um espírito muito servil se sentirá em paz com a ideia de ter que saltar sempre que à MEO apetece dizer “salta”. Isto é uma tentativa de burla pura e simples, e do mais desajeitado possível de tão gritante que é. Merecia no mínimo o despedimento do burlão que teve a ideia e dos que a aprovaram, e uma sanção exemplar à empresa. Mas há algum tempo que a MEO se porta como um grupo de burlões de quinta categoria.

  12. Avatar de lmx
    lmx

    Desligar o Serviço???
    Como se o Cliente não pediu nenhum serviço!!A operadora é que tem que desligar…
    Cada um é responsavel pelas suas acções!

    Ao roubarem os clientes, a ANACOM, tem a OBRIGAÇÃO de aplicar uns milhões de multa!!
    É para isso que serve a ANACOM, para fiscalizar e em caso de roubo ou outro tipo de prevaricação, aplicar pesadas coimas!!

    O Cliente não tem que andar a trabalhar para a operadora.!
    A não ser que o cliente se torne, por vontade própria, num prestador de serviços…mas tem que ser pago para isso..

    Acho que a MEO não percebe muito bem quem é o cliente e quem éo fornecedor…

  13. Avatar de Dorin
    Dorin

    Olá a todos, bem estranhava de onde vinha aquele giga a mais, e pior ainda, eles a mim nem me mandaram mensagem ou sequer ligar a avisar.

  14. Avatar de Aj
    Aj

    Cuidado tambem com a oferta da UZO (MEO) dos 500 MB com um carregamento de 7,50€. Nao ha forma de verificar os consumos, nem sms mandam ao informar que esta quase esgotado , aos menos atentos facilmente passam os 500 mb e começam a pagar a tarifa diaria 1,99€…

  15. Avatar de JJ
    JJ

    Pergunto-me se a oferta “igual” que os outros operadores estão a fazer, não será igual!?
    Veremos daqui a 1 mês…

  16. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    E a campanha debaixo de água? Já nem posso ouvir aquela música de tantas vezes passar.

  17. Avatar de quim
    quim

    Façam reclamação no livro de reclamações online, disponível no fundo da página nas 3 operadoras, só assim é que estas operadoras recebem com sanções… e se usarem esta via de reclamar, uma das cópias segue diretamente para a anacom, ao contrário da outra em papel

  18. Avatar de H2o
    H2o

    opa eu aceitei de bom grado 2gb por 1.99 ? voces queixam-se de tudo e de nada.

    agora pago 8.49 por 7gb + esses 2 a 1.99 xiii 9gb !!! que bom!!!!! MEO RULEZ

    1. Avatar de João terra
      João terra

      Que bom para ti, infelizmente existe gente que gosta de ser enganado.

  19. Avatar de Joaquim Carvalho Gomes
    Joaquim Carvalho Gomes

    Puros ladrões

  20. Avatar de Sandra
    Sandra

    Esta semana tentei contactar a Meo ao longo de 3 dias para rescindir o contrato de um número que tenho há 20 anos. No balcão não o fazem. Efectuaram-se 3 chamadas telefónicas para a Meo. A partir do momento em que se falou em rescisão ficámos 30 minutos à espera na primeira chamada, 1h16 minutos na segunda chamada e 50 minutos na terceira. Foi impossível rescindir o contrato porque simplesmente não nos atenderam. É o que vai acontecer às pessoas que a partir do dia 1 de Setembro tentar anular essa “promoção”. Entretanto já apresentámos 2 reclamações por escrito à Meo / ANACOM… Vamos ver o resultado.

    1. Avatar de Carlos Reis
      Carlos Reis

      Em vez de ligar, pode fazé-lo através de carta. A rescisão é feita na mesma.

  21. Avatar de nf76
    nf76

    Isto não são campanhas leais mas sim engodo para os desprevenidos dos clientes que quase sempre saem lesados.

  22. Avatar de Marco
    Marco

    Alguém tem de pagar os milhões do Ronaldo …

    E há sempre o livro de reclamações. Se as pessoas soubessem quando custa às operadoras dar seguimento a uma reclamação no livro (tempo e logistica de tratamento dos dados) … usavam-no mais 😛

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    E se vos disser que agora tenho um saldo de 3,98 GB?
    Estou a ficar confuso, no inicio do mês recebi a famosa promoção e fiquei com 2,5 GB. Agora li este post e consultei o meu saldo e eis que… Que regulador…

  24. Avatar de Carlos M.
    Carlos M.

    efectuei um contrato com a MEO em Junho-2017 , com um valor dado por telefone de 32.99 € mensais . Posteriormente enviaram-me um e-mail com o valor mensal de 44.99€ mensais . RECLAMEI E DERAM-ME RAZÃO , mas continuam a cobrar os 44.99€ . Com estes VIGARISTAS não há nada a fazer . FUJAM DELES .