ANACOM impõe à MEO descida no preço dos circuitos para ilhas

28 Comentários

A ANACOM impôs à MEO uma redução de 72,8% no preço dos circuitos alugados Ethernet (com capacidade até 10 Gbps) entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) e entre várias ilhas de cada região (circuitos inter-ilhas), suportados em cabos submarinos que são propriedade deste operador.

MEO

A medida decidida pela Anacom é final e deverá ser aplicada no espaço de 30 dias. A redução dos preços agora decidida segue-se a outra, da ordem dos 50%, decidida em Julho do ano passado. No total, a descida de preços determinada pela ANACOM nas suas duas decisões atingiu os 86%, no espaço de apenas um ano.

Com estas medidas, a ANACOM quer melhorar as condições de concorrência no mercado, com benefício para os operadores que necessitam de alugar essa infraestrutura para desenvolver a sua atividade e para os consumidores em geral, que poderão passar a usufruir de maior diversidade de oferta.

Os problemas concorrenciais identificados pela análise levada a cabo pela ANACOM decorrem, nomeadamente, da prática de preços de aluguer dos circuitos excessivamente superiores aos custos.

MEO

Com o crescimento das ofertas de banda larga, o aumento da velocidade da Internet e das ofertas em pacote tem-se verificado um aumento da procura de capacidade nos referidos cabos submarinos por parte dos operadores concorrentes da MEO que fornecem serviços nas regiões Autónomas.

Os custos com os circuitos CAM e inter-ilhas têm um peso elevado na estrutura de custos desses operadores e, por isso, o aumento do tráfego para as regiões autónomas, por forma a dar resposta ao aumento da procura, conduz a um aumento dos custos operacionais dos operadores. Esta circunstância pode levar a uma subida dos preços retalhistas, efeito que se pretende evitar com estas medidas.

A descida de preços agora imposta foi decidida na sequência da conclusão da análise ao mercado de acesso grossista de elevada qualidade num local fixo (mercado 4), que foi notificada à Comissão Europeia, não tendo suscitado reservas.

Anacom

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Javi
    Javi

    Oxala que venha a Vodafone Fibra, nas Ilhas a melhor operadora é a MEO Fibra quer em Móvel como Internet Fixa.

    1. Avatar de Henrique Araújo
      Henrique Araújo

      Eu tambem estou a resar pel odia em que a vodafone venha para ca, tou em lisboa a estudar e quando estou la a internet nao tem comparacao possivel, metade do preco, dobro da internet (se a da Nos fosse sempre estavel nos 100mbs) e a estabilidade e incomparavel, visto que la a net foi uma vez abaixo em 6 mesas e so durante uns minutos, enquanto que ca na Nos se nao for 1 vez por dia abaixo durante meia hora, nao vai menos que isso…

      1. Avatar de Henrique Araújo
        Henrique Araújo

        rezar*, meses*

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho muito bem, mesmo sendo continental….

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será suficiente para a Vodafone (não móvel) chegar às ilhas?
    E será suficiente para a Internet NOS deixar de funcionar com sistema de prioridades?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A vodafone chegará às ilhas se a PT (MEO) aceitar um acordo, semelhante ao que tem no continente, de partilha de linhas FTTH( fiber to the home), desde que isto aconteça, sim, haverá fibra VDF nas ilhas!!!

      1. Avatar de BTN
        BTN

        MEO não tem de aceitar nada, é uma imposição da ANACOM e para quem não sabe o cabo foi pago com 80% de fundos do governo ou seja, do povo!!!
        E sim Vodafone finalmente vai levar a sua fibra para as ilhas e rebentar com o MEO e NOS.

        1. Avatar de M3mn0t
          M3mn0t

          Não é que não tenhas razão mas……. uma vez que a PT foi vendida TODO o seu património e activos são da MESMA, logo, a ANACOM não deveria fazer imposições desta forma. Imagina teres uma empresa e investires (não interessa o quanto) e depois vem a ANACOM impor que baixes o preço, achas correcto a tua concorrência ter esta vantagem? Então a ANACOM não devia estar a “nivelar” a concorrência para todos?

          1. Avatar de Delio
            Delio

            o estado na altura financiou o cabo a pt sem qualquer contra partida e a pt durante estes anos fez o que quis. a culpa foi do estado nunca devia ter dado o cabo a pt

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Pelo que li, entendo que a imposição é para a ligação Continente-Madeira. A Vodafone/NOS apenas pretende fazer chegar o sinal aos arquipélagos. Após isso terá que montar toda a rede nas ilhas. O problema é mesmo fazer chegar o sinal, só e apenas. Não vejo que volte a existir nova partilha de rede, visto a que existe atualmente só criar problemas aos clientes, pois as operadoras continuam a não se entender e quem se lixa é o mexilhão…

          1. Avatar de André
            André

            O cabo não foi dado, foi vendido. Estão a esquecer dos custos de manutenção, um cabo submarino não é uma fibra que se passa entre dois postes da EDP. Os outros operadores são uns coitados, mas investimento a sério no país é para os outros. Só para terminar a Vodafone é a terceira maior operadora do mundo, só perde para duas asiáticas!! São tão pobrezinhos que tem de alugar um cabo submarino a preço de saldo???

  4. Avatar de Rudi
    Rudi

    A cobrar preços milionários por megabit puro, não há concorrência que resista, além de que o columbus 3 e as ligações inter-ilhas foram financiados pela UE e o estado.

  5. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Eu sou da Ilha da Madeira e tenho 200Mbps de download e 100Mbps de upload por aqui a MEO é a melhor e a NOS só faz TS aqui nas ilhas.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      “a NOS só faz TS aqui nas ilhas.” Só aí nas ilhas,”Ricardo Marques” ?? Se viesse aqui para o continente olhe que diria o mesmo. NOS “vade retro”,como dizia o outro !! Deus nos livre !! A Vodafone em velocidade de internet dá 10-0 à NOS !! Quem dera que a Vodafone chegue depressa às ilhas da Madeira e dos Açores,pois vocês não são menos do que nós,era só o que faltava.Um abraço. 🙂

  6. Avatar de Luis Alves
    Luis Alves

    Mas porqe raio eles tem de ter desconto de 50% a mais do que aqueles do continente ???

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Lê melhor a notícia.

    2. Avatar de Rudi
      Rudi

      Porque a MEO cobra mais de 1000% do que a Cogent, que é a que fornece ligação ao Backbone da internet europeia a todos os operadores Portugueses.

    3. Avatar de Tc
      Tc

      Aprende a ler. E mesmo que fosse 50% de desconto que tinhas que ficar tão indignado? O facto de se estar numa região autónoma tem custos que não tens no continente,nomeadamente preços de bens essenciais.

    4. Avatar de miguel goncalves
      miguel goncalves

      Le a notícia em vez de mandar postas de pescada

  7. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Finalmente! Espero que seja desta que a vdf venha fazer concorrencia no mercado regional!
    Mudo de operadora sem pensar 2x…

  8. Avatar de miguel goncalves
    miguel goncalves

    Vodafone vem para a Madeira.

  9. Avatar de NT
    NT

    +1 A ver se muda de operadora. 🙁
    Pena é que na minha zona só adsl 🙁 e mesmo assim são 20MB download…. que por vezes passa a 0mb…
    Mas acho muito bem, porque o cabo foi pago(GRANDE fatia) com dinheiro do zé povinho.

  10. Avatar de Helfrei
    Helfrei

    Não sei se a Vodafone a vir para cá, será à “boleia” da PT e da fibra, já me disseram que efetivamente virá, sem precisarem datas, e como o farão. O que era preciso saber, é porque é que ainda não “conseguiu” ao fim de tantos anos na Madeira ….

  11. Avatar de Duarte
    Duarte

    A MEO acabou de lançar internet a 1GB a clientes residenciais…

  12. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    Muitas vezes fala-se sem saber….. O mais engraçado meus senhores, é que enquanto existia GOLDEN SHARE na PT, a ANACOM nem abria o bico.(Óbvio…com os tachos que o governo e PT lhes davam até eu calava-me). Agora como é 100% privada e Francesa, caem em cima tipo abutres. Para aqueles que não sabem, a manutenção de sistemas submarinos é extremamente cara e delicada e isto sai dos bolsos da operadora que o gere. Sou da opinião que se devia baixar os preços mas não desta forma, porque se pensarmos bem acabamos por não criar concorrência leal!!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois…realmente é caro, mas as contas foram feitas e pelos vistos a PT pede mais 86% do que deveria. Não me surpreende, vindo da empresa que vem. Já á cerca de 13 anos que a PT tem vários tipos de cliente: o português de 1ª, de 2ª, de 3ª e por aí adiante. Pagam todos valores diferentes com o mesmo serviço. O que me admira é o numero de clientes continuar a ser enorme e a relutância em mudarem de operadora se manter. Já dizia o outro…”Felizes os ignorantes”

  13. Avatar de BTN
    BTN

    Só para quem não sabe, está-se a falar do cabo ultramarino que existe do continente para as ilhas!!!

  14. Avatar de André
    André

    A Vodafone é tão pobrezinha que tem de alugar um cabo submarino a preço de saldo…. Terceiro maior operador mundial, quantos trabalhadores diretos tem??? Chegar a um país e fazer concorrência assim como é fácil!