ANACOM aplica coima de mais de 356 mil euros à NOWO

18 Comentários

A ANACOM voltou a aplicar uma super coima a uma operadora, desta vez à NOWO. De relembrar que a NOWO foi adquirida pela operadora romena DIGI. Conheça as razões da aplicação desta pesada coima.

ANACOM aplica coima de mais de 356 mil euros à NOWO


A ANACOM aplicou uma coima de 356.375 euros à NOWO por violações de regras relacionadas com contratação de serviços, faturação detalhada e cessação de contratos, conforme estipulado na Lei das Comunicações Eletrónicas.

Principais infrações cometidas pela NOWO

  1. Contratação de serviços:
    • Falta de informações pré-contratuais obrigatórias.
    • Descumprimento da regra de celebração de contratos por chamada telefónica (consentimento escrito ou proposta assinada pelo consumidor).
  2. Faturação detalhada:
    • Faturas omitiam datas individuais de término de vários períodos de fidelização e valores individualizados de encargos pela cessação de contratos.
    • Violações decorreram de orientações internas inadequadas, já corrigidas pela empresa.
  3. Cessação de contratos:
    • Falta de informações completas sobre meios de denúncia contratual.
    • Solicitação de documentos desnecessários e incumprimento de prazos para comunicação com os assinantes.
    • Informação incorreta sobre encargos de cessação em casos de incumprimento de fidelização.

As normas da ANACOM visam garantir a liberdade de escolha dos utilizadores, promover a concorrência e evitar obstáculos desproporcionados à cessação de contratos.

A ANACOM considera as infrações graves, por comprometerem a regulação do mercado. A NOWO apresentou recurso judicial contra a decisão.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    Descumprimento ou incumprimento?

    1. Avatar de Vítor M.

      A palavra “descumprimento” consta no dicionário de português de Portugal e é utilizada para indicar o ato de não cumprir ou de violar o que foi estabelecido, nomeadamente em contextos legais ou contratuais.

    2. Avatar de Medina
      Medina

      Não tenho pena.
      Aconteceu-me algo engraçado.
      Após rescindir o meu contrato, como naturalmente foi emitida a última fatura.
      A fatura tinha sido emitida á 8 dias e ainda não tinha atingido a data limite de pagamento.
      No entanto recebi da INTRUM aviso de dívida com referência a essa fatura.
      Já reclamei no livro de Reclamações.

  2. Avatar de SPIRIT
    SPIRIT

    OLHA A ANACOM A DAR UMA AJUDA AO QUARTEL DAS TELECOMUNICACOES ) NOS , VODAFONE E MEO)
    QUEREM QUE A DIGI VA SE EMBORA MAS NAO VAO CONSEGUIR PORQUE A DIGI VAI CONSEGUIR VENCER O QUARTEL QUE ANDOU A ROUBAR DURANTE ANOS O POVO PORTUGUES .

    FFFOOORRRÇÇÇÇAAAA DDDDDIIIIIIIIGGGGGGGIIIIIIII

    1. Avatar de Halnaweb
      Halnaweb

      Cartel 🙂

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será para ver se eles aumentam os preços…

  4. Avatar de Rui
    Rui

    O que é “Descumprimento”??

    1. Avatar de Vítor M.

      A palavra “descumprimento” consta no dicionário de português de Portugal e é utilizada para indicar o ato de não cumprir ou de violar o que foi estabelecido, nomeadamente em contextos legais ou contratuais.

  5. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E durante quanto tempo o “cartel” andou em incumprimento ?? E durante quanto tempo andou a Anacom a “assobiar” para o lado enquanto havia clientes a queixar se a toda a hora dos contratos ditos agressivos ! E já agora que coimas aplicou ??

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acordaram , viram que a digi tem dinheiro e andam atrás do guito !!

    Digi no metro de Lisboa não há porque ?????

    1. Avatar de Kushinadaime
      Kushinadaime

      Porque a Digi quer condições especiais e o metro não aceitou.
      A Digi quis instalar equipamentos próprios, coisa que o metro não aceita para ninguém.
      A Digi também usa na sua infraestrutura equipamentos Huawei, e o metro como muitas instituições não aceitam.
      O metro propôs o uso de um intermediário e desta feita foi a Digi que não aceitou.

  7. Avatar de No-IA
    No-IA

    Gosto do facto de estes serem fortemente “castigados” (e bem) pelo incumprimento. O que acho estranho é outros não o serem ou não terem sido quando estiveram em incumprimento. Comem todos do mesmo prato.

    1. Avatar de Kushinadaime
      Kushinadaime

      Isso é o que é tu vês nas noticias.
      Se deres ao trabalho de consultar https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=375615 vês que o cartel é fortemente penalisado com frequência e que é a Digi que escapa impune.

  8. Avatar de Parcialidade criminosa
    Parcialidade criminosa

    A Anacom é parcial a favor do cartel, mais conhecido pelas 3 BIGs. Querem ver se a DIGI se junta à quadrilha ou se fecha as portas por cá. Mas não vão conseguir.

  9. Avatar de Anung
    Anung

    E o dinheiro dessa e outras coimas? Vai para onde?

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A verdade é que Nowo nunca vingou no nosso mercado! Pouca qualidade, concorrência desleal do cartel, seja como for, que venha a Digi! Já tenho serviço móvel e dados móveis Digi, muito bom, que venha o resto do serviço, adeus Nowo!

  11. Avatar de Zerto
    Zerto

    ANACOM no seu melhor… após 6 queixas em 6 meses seguidos sobre uma operadora que esta a violar estas regras negando se mesmo a informar o cliente quando este pede a informação, nada foi feito…. icp volta que demorava mas funcionava ANACOM não funciona de todo