A Amazónia está a arder! Nuvem de fumo já é visível do espaço

117 Comentários

O pulmão do mundo já arde há mais de 16 dias e a devastação é gigantesca! Segundo a Agência Espacial Brasileira, só este ano já foram detetados 72 mil focos de incêndio. Tais números significam um aumento de 70% face a 2018. O número de focos de incêndio no país já é o maior dos últimos sete anos.

O fumo já é visível do espaço! Veja as imagens da NASA.

A Amazónia está a arder! Nuvem de fumo já é visível do espaço


Os incêndios na Amazónia atingiram números recorde! O estado do Amazonas já decretou emergência no Sul e na capital Manaus devido ao impacto negativo da desflorestação ilegal e queimadas não autorizadas.

Mark Parrington, especialista citado pelo Vice, referiu que os incêndios na Amazónia libertam em média de 500 a 600 toneladas de dióxido de carbono durante um ano típico. E2019, já foram libertadas 200 toneladas.

De acordo com a imprensa brasileira, que tem como base o “Programa de Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o bioma (conjunto de ecossistemas) mais afetado é o da Amazónia, com 51,9% dos casos. Segue-se o cerrado – ecossistema que cobre um quarto do território do Brasil – com 30,7% dos focos registados no ano.

Além disso, segundo o INPE, os incêndios já consumiram mais de 20 mil hectares de vegetação e desapareceram três milhões de espécies de fauna e flora. As chamas afetaram também um milhão de indígenas que vivem naquela floresta.

Imagens da satélite mostram fumo dos incêndios

A NASA publicou recentemente duas imagens de satélite que mostram o fumo proveniente dos incêndios. Segundo as informações, desde o passado dia 15 de agosto já deflagraram mais de nove mil fogos. As imagens foram captadas a 11 e 13 de agosto pelo satélite Aqua.

Nas redes sociais têm-se multiplicado os vídeos e fotografias que mostram a catástrofe. Só no Twitter, nas últimas 24 horas, foram publicadas cerca de 1 milhão de mensagens sobre o tema. 

O fumo é tão intenso que há dois dias o céu de São Paulo ficou às escuras ao início da tarde. São Paulo fica a 3800 quilómetros da capital da Amazónia.

Comentários

117

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rnf
    rnf

    “Segundo o INPE, os incêndios já consumiram mais de 20 mil hectares de vegetação ”
    A Amazónia tem uma área de 5.500.000 km2…..Portugal Continental tem 90.000 km2 e no ano passado arderam 19.000 hectares só no incêndio de Monchique.
    O que está a acontecer na Amazónia é grave, mais um problema a juntar a outros, como a desflorestação, mas dizer que a Amazónia esta a arder é o mesmo que haver um incêndio na minha aldeia e dizer que Portugal está a arder! 🙂
    Mais grave do que este incêndio, é a desflorestação que só desde o início do ano até agora já vai em 334.800 hectares!!

    1. Avatar de Guedes
      Guedes

      Comentário lamentável que demonstra que a estupidez humana é realmente infinita. *facepalm*

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Comentário realista.

        O que está a arder é uma pequeníssima parte da floresta. Todos os anos acontece. E todos os anos os média fazem um drama como se estivesse a floresta TODA a arder. Como ele disse, a desflorestação até é mesmo neste momento um mal muito pior do que umas árvores a arder. Repara quantos hectares da floresta já foram consumidos com a desflorestação.

        As florzinhas que ficam ofendidas com qualquer mínima coisa, e nem pensam corretamente, é que não deviam ter acesso à internet hoje em dia. Ou no máximo, não terem acesso a um teclado.

        1. Avatar de ASilva
          ASilva

          “E todos os anos os média fazem um drama como se estivesse a floresta TODA a arder.”
          Eu podia aproveitar para te insultar mas demonstraste ser tão burro que não irias entender…. por isso vou me remeter ao silêncio….

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            ASilva
            És outro que acredita na fantochada….

            Toma:
            http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-08-22-Atencao-estas-fotos-nao-sao-dos-fogos-na-Amazonia

            Como já venho dizendo, isto é tudo orquestrado para deitar o Bolsonaro abaixo.
            É verdade que, apesar da Amazónia não ser o pulmão do mundo e consumir o oxigénio que gera, a desflorestação deve ser contida….

            Agora, o que não podemos permitir é a manipulação das massas, das cabeças das pessoas, o engano puro e duro, unicamente com fins políticos!!!
            E nas redes sociais as pessoas estão a cair como patinhos!
            Numa palavra: asqueroso.

          2. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Fascistas como esse tal de “Wishmaster” tem como modus operani acusar os outros daquilo que eles mesmos fazem e mentir sem parar.
            O INPE (atacado por bolsonaro que quer esconder os dados científicos coletados), a NASA e várias instituições científicas em todo mundo detectaram a magnitude dos incêndios. Os mais importntes cientistas do Brasil e de todas as partes do mundo alertam que esse nível de devastação é alarmante e representa amaior ameaça de todos os tempos à Floresta Amazônica.
            E mesmo assim os defensores desse LOUCO que está não apenas liberando mas INCENTIVANDO a devastação da floresta estão se ocupando em mentir descaradamente negando o óbvio.
            Trata-se de uma atitude tão criminosa quanto aquela dos grileiros e latifundiários que estão promovendo as queimadas. Isso aí não é gente, não pode ser. São demônios encarnados.

          3. Avatar de Roni
            Roni

            Nos governos anteriores ao do Bolsonaro, tudo era uma maravilha.
            As queimadas eram poucas, quase raras.

            Podia-se encontrar muitas girafas.

        2. Avatar de Susana
          Susana

          Ainda bem que fazem o drama todo, só assim é que as pessoas ganham consciência e fazem alguma coisa para prevenir.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Corretíssimo.
          Um incêndio é sempre mais um problema para a Amazonia mas 20.000 hectares, mesmo à escala nacional quando comparado com a calamidade dos nossos 500.000, não é crítico. Já a desflorestação que deve andar acima dos 2.000.000 de hectares por ano, isso sim. É gravíssimo.

      2. Avatar de Tom Barros
        Tom Barros

        Gente que só pensa em insultar ao invés de conversar sabiamente, As of August 16, 2019, an analysis of NASA satellite data indicated that total fire activity across the Amazon basin this year has been close to the average in comparison to the past 15 years.
        https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

          1. Avatar de Roni
            Roni

            Comparar as notícias de sites brasileiras com um estudo científico feito pela própria nasa, talokay!!!

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Você tem razão, conversar com você nessa lingua fica dificil mesmo?

      3. Avatar de rnf
        rnf

        O teu comentário tem tanto de argumentação como a tua inteligência.

      4. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Lamentável é espalhar notícias falsas.

        Até a imagem do Tweet é falsa. Segundo a agência AFP, a “foto que mostra a Floresta Amazônica tomada por fumaça, compartilhada, inclusive, por Jaden Smith, foi usada em uma matéria do The Guardian em 2007 e mostra a Amazônia há 30 anos, em 1989”. Fonte:
        https://twitter.com/AfpChecamos/status/1164266599039295489

        Pplware, poderia consertar esse erro?

        Mesmo as agências de notícias com viés esquerdista estão desmentindo essa profusão de fakenews.

        AFP: “Diante dos graves incêndios na Amazônia, circulam fotos tiradas de contexto: algumas são antigas, outras não são do local. O AFP Checamos está pesquisando a origem de várias delas. Sigam a sequência e nos ajudem a divulgar”.

        Fonte:
        https://twitter.com/AfpChecamos/status/1164254525265448960

        Outra fonte: “Destruímos a fake news inventada pelo Macron: a foto foi tirada antes de 2003, a Amazônia não é “o pulmão do mundo” e as queimadas estão na média dos anos anteriores segundo a NASA. Ajudem a divulgar a mensagem abaixo”

        Fonte:
        https://twitter.com/Desesquerdizada/status/1164656709916401665

        1. Avatar de Vítor M.

          As imagens da NASA são claras, não te percas com detalhes que não têm importância. Usar uma imagem para atrair a atenção para algo grave, não é nada de falso, até porque, como referi, as imagens da Amazónia a arder estão espelhadas nas imagens de satélite.

          1. Avatar de Mikhail Miguel
            Mikhail Miguel

            Não falo das imagens de satélite da NASA.

            Falo da imagem avermelhada, de árvores pegando fogo. É falsa.

            Vocês estão usando esta imagem de 2009:
            https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

            Como se fosse a Amazônia de 2019:
            https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2019/08/amazonia-720×384.jpg

            Notícias de tecnologia permitem o uso de ilustrações que são inadequadas em notícias como esta.

            Os problemas ambientais não podem ser combatidos com notícias falsas, e isto inclui as imagens falsas. Pode funcionar no início, mas causando um leve estranhamento que cresce até ser percebido como farsa e resultando na total perda de confiança, credibilidade. É a Dissonância cognitiva: quando o que é comunicado destoa do que é percebido.

            Esta é a minha crítica construtiva: tentar criar alegorias não ajuda em nada, só atrapalha.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas o que está no foco, o que está a ser veiculado são as imagens da NASA e, acima de tudo, o problema que parece ser imaginário. Achas que isso é uma alegoria? Eu sei que tu saber que não.

            Abr.

          3. Avatar de Mikhail Miguel
            Mikhail Miguel

            Vítor, então por algum motivo você não está vendo uma imagem logo abaixo da frase “O fumo já é visível do espaço! Veja as imagens da NASA”. Ela não é da Amazônia, é antiga, e não tem nada a ver com a NASA.

            Em outras palavras, esta imagem:
            https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2019/08/amazonia-720×384.jpg

            é uma cópia com cores vibrantes desta aqui (de 2009):
            https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

            Quando compartilhei o link desda notícia, foi essa imagem falsa que apareceu, não a da NASA.

          4. Avatar de Vítor M.

            Vamos lá outra vez. As fotos mostradas pela NASA dos seus satélites, são falsas? Compreende que o que estás a dizer não passa de um desviar de atenções do problema real. Isso é que é inadmissível. A imagem de capa usada, de lume, fogo, serve para ilustrar e dar entrada ao que realmente importa, que são as imagens da NASA. Se foi usada uma imagem de umas labaredas, isso não pode servir de pretexto para tentar ocultar o que está a acontecer. Por muito que tentes colar links de pessoas nitidamente a querer fugir à realidade.

        2. Avatar de Mikhail Miguel
          Mikhail Miguel

          Ah, tá… fui insistente porque não achei que o erro fosse proposital, para atrair mais visitas… por isso está associando a imagem avermelhada como se fosse da NASA.

          Jornalismo é mesmo muito diferente pelo mundo…

          Minha última tentativa de ajuda/comentário sobre este assunto: factos geram notícias mas notícias não geram factos. Factos não precisam de ajuda; se ajudados, sofrem distorções e deixam de ser factos.

          (escrevi “factos” em de “fatos” para não causar estranhamento)

          1. Avatar de Vítor M.

            Repara uma coisa. As imagens da NASA são reais, são atuais e não deixam dúvidas do crime que está a acontecer na Amazónia, esses são os factos. O resto são faits divers que só servem para distrair as pessoas do problema.

            Não são as imagens acessórias que estão em causa, são as da NASA pois é sobre essas que gravita todo o assunto.

            Abraço.

    2. Avatar de Fartodestamerda
      Fartodestamerda

      Men Pk que vcs comparam a amazónia a Portugal?? Achas que ter a maior floresta do mundo que protege as mãos espécies de animais e plantas durante séculos a arder e a mesma coisa que ter uma floresta em Portugal a arder?? Amigo quantos dias Monchique teve a arder? ? Em Qtos dias o fogo foi dominado apagado??
      Amazona e o pulmão do planeta… E esta a arder ha 17 dias por um motivo egoísta. .. “Dinheiro”, amazónia tem vários países que doam dinheiro para a proteger.. Monchique tem? Epá pá mim amazónia e mais importante que Portugal.. Se desse pá la viver vagava neste pais de corrupto e iluminados e ia pá la.
      Quanto a Monchique se ainda não fizeram nada a culpa não e da amazónia e tu deverias estar preocupado com a amazónia que sustenta mais de X% do oxigénio no mundo!

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Quantos X%? 1? 2? Não vai além disso.

      2. Avatar de rnf
        rnf

        Comparo com Portugal porque é a nossa referência 🙂
        Nas notícias que eu vi sobre este tema fala-se muito mas as pessoas ficam sem noção da real escala dos incêndios… 20.000 hectares é muito, mas infelizmente não é novidade.
        Entre 2015 e 2016 arderam quase um milhão de hectares na amazónia!!

    3. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Uma só árvore da Amazónia produz mais oxigénio que toda a Serra do Gerês!

    4. Avatar de Francisco
      Francisco

      Sr RNF, a desflorestação é culpa de todos, não só de quem corta as árvores. É culpa de quem consome produtos em massa, é culpa de quem desperdiça e é culpa de quem se aproveita disto tudo. As principais razões da desflorestação são o consumo de carne (A MAIOR DEALS TODAS), Madeira cacau etc… productos que nós humanos damos como garantido ao ir ao supermercado mas que na verdade só estamos a contribuir para aquilo tudo de que falamos mal.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    “A partir de 16 de agosto de 2019, observações por satélite indicaram que a atividade total de incêndio na bacia amazônica estava ligeiramente abaixo da média em comparação com os últimos 15 anos. Embora a atividade tenha sido acima da média no Amazonas e, em menor escala, em Rondônia, ela tem sido abaixo da média em Mato Grosso e Pará, de acordo com o Banco Mundial de Emissões de Incêndio.”…
    https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

    Sério que vocês acreditam que esta fumaça viajou 3800(?) km e fui parar em São Paulo escurecendo tudo?…
    (e vai ter tsunami também?)

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vives em São Paulo? Tens alguém conhecido a viver em São Paulo?

      Mandar postas de pescadas “à Bolsonaro” para o ar não faz lá muito sentido.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Só você raciocinar um pouco.
        Não te parece louco uma nuvem viajar 3800km (deve ter ido de ônibus, porque via aérea são uns mil a menos…),
        mantido a. mesma densidade (ninguém viu ela passando…), para parar depois sobre São Paulo?
        (e vai ter chuva de unicórnios?)
        Moro no Brasil, serve?

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Raciocinei por acaso. Parece-me que é isso que te falta.
          Se achas que o vento não consegue levar cinzas (quanto mais fumo) a grandes distâncias talvez te devesses informar um pouco mais.
          Em Portugal sofremos bastante com os incêndios. Faz alguns anos que o fumo desses incêndios foi parar a Londres, potenciada por ventos. Repara que a distância é de aproximadamente 2000km.

          https://www.jn.pt/mundo/videos/interior/fumo-dos-incendios-em-portugal-deixa-londres-em-tons-laranja-8848843.html

          E isto é apenas um exemplo.

          Pior ainda, falas de densidade? O que eu vi nas imagens que nos apresentaram aqui foi uma espécie do que chamam “nevoeiro”, produzido pelo fumo. Se achas que ias ter uma camada de fumo que não vias nada à frente, é melhor acordares.

          Pior ainda: parar em cima de São Paulo? Tens noção que se o incêndio continua, o fumo irá continuar? Ah mas não, é tudo falta de raciocínio o que eu digo.

          Moras no Brasil? Sim, o Brasil é pequeno e tudo…

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Climatologista explica escurecimento de São Paulo

            https://www.tercalivre.com.br/climatologista-explica-escurecimento-de-sao-paulo/

            .. mas você que mora a uns 10’000 km que sabe tudo né
            (e a chuva de unicórnios?)

      2. Avatar de Felipe
        Felipe

        Eu moro em São Paulo há 5 anos, e posso dizer que só soube dessa “nuvem de fumaça” através dos meus familiares que viram na comunicação social aí em Portugal…

        Mas obviamente que é mais fácil mandar postas de pescadas “anti-Bolsonaro” do que procurar estar informado:
        https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/a-fumaca-nao-apagou-o-sol-de-sao-paulo/

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nada melhor que culpar os outros pelos nossos problemas 🙂
          Meter estar informado e Bolsonaro na mesma frase não dá. Mas também era ele ou mais do mesmo.

      3. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Eu vivo em São Paulo, e essa mentira de que escurece é só mais uma das FAKE NEWS da qual estamos sujeitos.

        1. Avatar de Roni
          Roni

          Está igual aqueles vídeos do youtube dos Terraplanistas.

  3. Avatar de Mikhail Miguel
    Mikhail Miguel

    Segundo a NASA, as queimadas na Amazônia estão ABAIXO da média dos últimos 15 anos:
    https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

    O governo brasileiro suspeita que a oposição esquerdista e Organizações não-governamentais (que recentemente deixaram de receber verbas) colocaram fogo em pontos estratégicos para iniciar essa “campanha” internacional.

    1. Avatar de Mikhail Miguel
      Mikhail Miguel

      “As of August 16, 2019, satellite observations indicated that total fire activity in the Amazon basin was slightly below average in comparison to the past 15 years.”

    2. Avatar de Diego Fonseca
      Diego Fonseca

      Lembrando o Saudoso Dr Enéas Carneiro, a preocupação internacional com a amazônia em nada tem haver com o “bem” da amazônia, e sim com os “bens” da amazônia.

      1. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Sim… E não adianta argumentar.

        Discutir com esquerdista é como jogar xadrez com pombo.
        Ele vai derrubar as peças, ca#%}r no tabuleiro e sair de peito estufado cantando Vitória.

    3. Avatar de niquelnausea
      niquelnausea

      e que até o momento não passou de achismo ou simplesmente “cortina de fumaça” lançada pelo próprio governo, afim de diminuir danos a própria imagem, já que até mesmo o atual ministro de meio ambiente, desconversa e tenta apenas culpar outros por qualquer coisa. lembrando que o mesmo ministro, a pouco, justificou não haver aquecimento global, por visitar a Itália e neste local estar frio.

      não defendendo estas organizações de preservação, mas as justificativas que o governo tenta passar em vários assuntos, são comparáveis as de noticias falsas disparadas por whatsapp.

      1. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        “Cortina de fumaça” é distorcer o que digo e os dados que replico.

        Vou repetir: segundo a NASA, as queimadas na Amazônia estão ABAIXO da média dos últimos 15 anos. Cortina de fumaça criada pela NASA?

        “As of August 16, 2019, satellite observations indicated that total fire activity in the Amazon basin was slightly below average in comparison to the past 15 years.”

        Qualquer um pode verificar isto no próprio site da NASA:
        https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

        São dados oficiais. Não são achismos ou politizações.

        Você tem direito às suas próprias opiniões, mas não tem direito a seus próprios fatos.

        1. Avatar de niquelnausea
          niquelnausea

          queimadas naturais acontecem, mas a forma com a qual o atual governo trabalha, é sempre na forma de culpar outros. na data de hoje, o próprio presidente veio a publico dizendo “ser possível” as queimadas serem ocasionadas por fazendeiros, justamente em um momento de discursos inflamados contrários a conscientização de preservação ambiental.
          em nenhum momento questionei os dados da nasa ou qualquer outro órgão de monitoramento (ao contrario do que o próprio governo costuma fazer).
          sobre o que descrevi acima, pergunte a qualquer membros deles sobre dados contrários a suas ideologias política, principalmente ao que toca aquecimento global, terra plana. usar dados quando apenas conveniente é o que expus e evidenciei acima, e que tem sido usado de forma sistemática por eles.

          “Você tem direito às suas próprias opiniões, mas não tem direito a seus próprios fatos.”
          tente explicar isso ao presidente brasileiro e sua enorme horda de seguidores, onde noticias são verdade apenas quando corroboram ou ajudam a desfazer as besteiras que fala constantemente.

        2. Avatar de niquelnausea
          niquelnausea

          e sobre o vídeo da nasa, o porque a justificativa de os últimos 15 anos não serem muito validas https://youtu.be/-YooFszhzj4 , apesar de serem dados oficiais, sem o entendimento dos mesmos não servem para muita coisa
          explica sobre as diferenças de entendimento entre amazonia brasileira, e o bioma.

    4. Avatar de Mariano Paulista
      Mariano Paulista

      Continuem a seguir cegamente o Bolsonaro… ele pode ser bom a combater a criminalidade nas ruas. Mas ele próprio apoia o crime contra a natureza o que por fim vai matar mais pessas do que qualquer bandido… enfim. Desordem e retrocesso!

    5. Avatar de Miguel Nunes
      Miguel Nunes

      E depois vocês não sabem porque a Amazônia arde em fogo? Simples, é por causa desse tipo de doença mental, muito comum no Brail: “Bolsonarismo”.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Bolsonarismo ou PTismo?

      2. Avatar de Lopes
        Lopes

        Neste caso PTismo! Pq se tem alguém que quer prejudicar o governo de certeza que é anti-Bolsonaro ou seja petistas!!!

      3. Avatar de Roni
        Roni

        Se passamos pelo lularismo e dilmarismo, acho que passamos pelo bolsonarismo.

    6. Avatar de João M
      João M

      Todos os anos a Amazónia arde.. mas a culpa é do Bolsonaro.. No entanto, por eu ter dito isto já vão dizer que defendo o homem… enfim

    7. Avatar de Pedro
      Pedro

      Meu deu a culpa é da Venezuela?

      Haja pachorra para tanta bronquice!

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    O funk era tão pesadao que a lil amazonia nao aguentou! Wooow
    Mc cadeiras in the house

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como vai o nosso planeta… Um dia vamos todos ter um triste fim,vamos todos pagar pelo que lhe estamos a fazer. 🙁

    1. Avatar de Daniel Bastos
      Daniel Bastos

      Sera um dia ou sera amanha?
      Quando derem por falta de oxigenio… Tarde demais…
      Cada vez gosto mais dos animais.

    2. Avatar de Fartodestamerda
      Fartodestamerda

      Pois e mais de metade do ser humano não tem a culpa

  6. Avatar de Diego Fonseca
    Diego Fonseca

    Pedro pinto, tira esse “pulmão do mundo”, isso não procede em nenhum aspecto cientifico.

      1. Avatar de Nhecas
        Nhecas

        Boa dia Pedro, o Diego tem a sua razão, o “pulmão do mundo” são os oceanos, o oxigénio produzido pelas plantas/florestas é uma infima parte do produzido pelas seres vivos nos oceanos (algas).

      2. Avatar de Diego Fonseca
        Diego Fonseca

        Ja tens respostas suficientes, até mais técnicas do que eu poderia fornecer.
        acredito em erros de tradução, erros de interpretação de texto e mais alguns por menores que levam a essa falácia, é o mesmo que dizer que a amazônia é a maior floresta do Mundo, ela é sim a maior Floresta “tropical”.

      3. Avatar de Fábio
        Fábio

        Oi bom dia, essa matéria é bem interessante sobre o equívoco da expressão “pulmão do mundo” (é importante salientar que isso não justifica em nada o desmatamento e a perda da biodiversidade):
        https://super.abril.com.br/ciencia/a-amazonia-nao-e-o-pulmao-do-mundo/
        Um abraço amigos

      4. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Pedro, duas imagens desta notícia são falsas.

        A primeira, é antiga. Não sei a origem, mas consta em diversos trabalhos escolares sobre queimadas. Está cópia é de 2009:
        https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

        Já a imagem do Tweet compartilhado foi desmentida pela AFP: “A foto que mostra a Floresta Amazônica tomada por fumaça, compartilhada, inclusive, por Jaden Smith, foi usada em uma matéria do @guardian em 2007 e mostra a Amazônia há 30 anos, em 1989”.

        Fonte:
        https://twitter.com/AfpChecamos/status/1164266599039295489

        A conta no twitter foi criada neste mês, aparentemente para divulgar APENAS essa foto:
        https://twitter.com/Igor55867946

        Por favor, poderia corrigir?

        1. Avatar de Vítor M.

          Bom dia. As imagens são deste mês e do site da NASA. Portanto, será que são mesmo antigas como diz nesse tweet?

          1. Avatar de Mikhail Miguel
            Mikhail Miguel

            Vocês estão usando esta imagem de 2009 como se fosse a Amazônia de 2019:
            https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

          2. Avatar de Vítor M.

            Não percas o foco do que realmente é importante. As imagens da NASA que estão no cerne da questão e da notícia são de agora. O problema está a acontecer. Podemos criar aqui umas manobras de diversão em torno da imagem que ilustra o artigo, mas ambos sabemos que o que está em causa é outro assunto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre foi classificado como o Pulmão do Mundo.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Sempre foi errado, não é desculpa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não está errado. O conceito sempre foi bem explicado.

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Não é o pulmão do mundo.

            A Amazónia produz oxigénio e praticamente o consome. É quase neutra!
            Isso de ser o pulmão do mundo é tanga alimentada pelos ecoterroristas e pelos extremistas ambientalistas.

            Aliás, a maioria das pessoas não faz ideia que os oceanos são os responsáveis por mais de 70% do oxigénio disponível. Esses sim são o pulmão do mundo.
            A seguir, temos a Taiga Siberiana e as florestas “boreais”.
            A floresta siberiano é muito maior do que a Amazónia! E também arde todos os anos, mas como é a Rússia, ninguém quer saber.

            A divulgação maluca que tem sido feita nos últimos 3 dias, não é mais do que manobra para deitar o Bolsonaro abaixo. Já se falou até (li numa revista alemã) que a Amazónia é de nós todos e que o governo brasileiro não está a cuidar bem dela. Já falam até em impor sanções económicas ao Brasil…Já estamos a ver onde isto vai dar, não é? Quando o que se está a passar não é anormal, quando comparado com os últimos quinze anos.

            Mais, só para vermos como os media estão a fazer o joguinho de alguém, li numa notícia (penso que terá sido no Observador) o seguinte: “são os piores incêndios dos últimos sete anos”.
            Ora, os jornalistas vão para trás no tempo ao fazer a comparação apenas até onde lhes interessa….Se forem 30 ou 40 anos para trás, o cenário já é diferente (a NASA foi 15 anos…e concluiu que está abaixo da média).

          2. Avatar de Márcio Graveto
            Márcio Graveto

            Todo o praticamente todo o oxigénio lá produzido e gasto lá!

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Onde e por quem?

          4. Avatar de Rodrigo Da Silva
            Rodrigo Da Silva

            @Wishmaster
            Ninguem sabe ao certo quanto oxigenio produz o fitoplâncton no oceano (50% – 85%) porque ‘e dificil calcular tal coisa.
            Mesmo assim, estamos a destruir o balanco natural nos oceanos com o aumento da pesca descontrolada e o aumento de poluicao.

            Mas ‘e errado dizer que a Amazonia produz tanto oxigenio como consome! A amazonia produz cerca de 20% de oxigenio no mundo.

            O que estas a tentar fazer ‘e menosprezar os incidendios..seja em porugal ou no brazil noa deveriamos aceitar tal coisa!!

            Seja florestas a arderem ou o lixo nos oceanos, estamos lixados na mesma.

      2. Avatar de Mikhail Miguel
        Mikhail Miguel

        Uma pequena correção: não é. Os oceanos é que podem ser considerados como “Pulmão do Mundo”.

        Há vezes em que, na época das cheias, a vegetação submersa apodrece e libera mais carbono que consome. Está certo o comentário do Wishmaster.

        1. Avatar de Vítor M.

          A cada necessidade de desviar atenções, certos entendidos desenrolam uma nova teoria. Agora é das algas podres. Pode até ser, contudo, a maior floresta do mundo sempre foi considerada o pulmão do mundo. Assim, tomando como exemplo o ser humano, e para todos ficarem contentes, até o Trump, um pulmão é a Amazónia e o outro são os oceanos.

          Cump.

          1. Avatar de Mikhail Miguel
            Mikhail Miguel

            Não são algas, mas a própria floresta que fica alagada.

            E errei: não é carbono mas sim METANO.

            O valor da Amazônia vai além de sua utilidade, não precisa ser o pulmão do mundo para ser bem cuidada.

            Pode conferir:
            https://amazonia.org.br/2017/12/arvores-de-areas-alagaveis-da-amazonia-sao-grandes-emissoras/

            http://confap.org.br/news/cientistas-brasileiros-descobrem-que-arvores-amazonicas-sao-grandes-emissoras-de-metano/

            https://www.oeco.org.br/noticias/arvores-de-areas-alagaveis-da-amazonia-sao-grandes-emissoras/

          2. Avatar de BlackFerdyPT
            BlackFerdyPT

            A Amazónia não é pulmão nenhum… Essa teoria foi já descartada, pela comunidade científica honesta, nos 1980.

            Leia, por exemplo, o início do artigo da revista “Superinteressante” acima colocado pelo comentador “Fábio”.

            (tirado doutro sítio:)

            «Como a Amazônia é uma floresta em “Clímax Ecológico” e que embora produza muito oxigênio durante o dia, à noite o gasta completamente em respiração da fauna e flora. Ou seja, saldo aproximadamente 0.»

          3. Avatar de Vítor M.

            Reduzimos a zero aquele espaço que tem a maior biodiversidade do mundo porque, hipoteticamente, o oxigénio produzido durante o dia é consumido durante a noite. Então está justificará a necessidade de queimar aquilo tudo e cortar aquela madeira toda. Afinal se não é o pulmão do mundo, para que raio serve aquilo?

            Foste mais um que comeu bem a ideia desse tal engodo científico honesto.

            A revista que citaste realmente, cientificamente, é um exemplo, não haja dúvida.

      3. Avatar de Roni
        Roni

        Agora só falta essa: a terra é plana.

        1. Avatar de Vítor M.

          O fumo explica que a terra é plana até curvar!!! Nosssaaaa!

          1. Avatar de Roni
            Roni

            Você entendeu meu comentário “irônico?

            Foi para zombar dos que acreditam que a Amazônia é o pulmão do mundo, assim como aqueles que acreditam cegamente que a terra é plana.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      Precisamente. São os tais mitos criados.
      As regiões temperadas e taiga, produzem muito mais oxigénio.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Errado. A taiga como tem muito menos exposição solar e árvores com menor folhagem produz pouco oxigénio. Relativamente às zonas temperadas, muitas ficam em áreas com pouco floresta ou que já deixou de existir. Por isso nada comparáveis à Amazónia. Sobre os oceanos produzirem oxigénio – também os estamos a destruir e neste caso não está as nossas mãos plantar. Já o caso da Amazónia sim – é nossa responsabilidade mantê-la. Sobre as ONG, leiam o que fazem. Poderão haver algumas com interesses económicos, mas a maioria não – estão a fazer um bom trabalho, ao contrário do governo do Brasil. A verdade é que o Brasil é um país que parece não ter futuro – melhora-se uma coisa e estragam-se duas (infelizmente).

        1. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Pedro,

          E o que tens a dizer de isto acontecer há anos e só agora os Instagrams e Facebooks bem com os media é que acordaram para o problema?
          É coincidência, queres ver?
          Estão a apelar ao sentimento das pessoas, à questão ambiental (que está na moda, agora, e as pessoas parecem fanáticas com isso….o que é genial terem pegado nisto para atacar o Bolsonaro!!! Muito genial, sinceramente. Tiro-lhes o chapéu!), para fins políticos!

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Este problema fala-se há anos. Basta ver várias revistas e Jornais. Curiosamente quando mais baixou foi a partir do 2 ano do governo do Lula (e não tenho qq simpatia por ele). Agora voltou a crescer (mas tb já estava a aumetar na fase final da Dilma). As notícias que tenho visto na imprensa falam dos incêndios, não do Bolsonaro. Este só aparece porque (de forma algo ingénua e parva, diga-se) começa a falar e só diz porcaria. Mais valir estar calado. Agora, facos incontornáveis – esvaziou a pasta do ambiente, o serviço florestal, terras indigenas, pesca passam para a agricultura (cujos interesses são diferentes). Acabou com a Secretaria de Mudanças do Clima (e dois departamentos assiciados)… e muito mais. Não vale a pena enumerar, mas dá para ver qual é a sua política relativamente ao ambiente.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        E armazenam tanto carbono?

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Bom para os agricultores brasileiros, já têm mais espaço para criar gado e cultivação. Vai ser no que a Amazónia se vai transformar.

  8. Avatar de Ana
    Ana

    O que se passa no Brasil é o que se passa no mundo inteiro. Redes de criminosos, sejam eles políticos, jornaleiros, bombeiros, indústrias da madeira, etc…, empenhados em queimar tudo a troco de dinheiro. Por isso não é novidade nenhuma.

  9. Avatar de Sergio SL
    Sergio SL

    Se cada nação do mundo restabelecer a flora e a fauna original, o mundo não mais precisará do “pulmão do mundo”. É fácil poluir e emporcalhar a atmosfera, oceanos e agora o espaço, com poluentes nocivos e cancerígenos e, já agora, com plásticos que contaminam as águas e chuvas, e atribuir responsabilidade aos países que compartilham a Amazónia. Hipocrisia, fraqueza de caráter e oportunismo.

  10. Avatar de censo
    censo

    Agora é que olham para a Amazônia, mesmo a arder menos que nos últimos quinze anos, só porque Bolsonaro é presidente. Tal como se olham para as armas e imigrantes nos EUA só porque Trump é presidente. É o mesmo que olhar para os compadrios e familiares no poder em Portugal só porque Costa governa. Mundo hipócrita desprovido de bom senso e que navega ao sabor de modas.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      censo,
      Lá está… Mas serve um propósito 😉 Há um objectivo com isto tudo 😉
      E qual é?
      Deitar o Bolsonaro abaixo. Atenção que não estou a defender o Bolsonaro, estou apenas a falar da desonestidade com que tratam a informação e enganam as pessoas; da forma como deitam regimes abaixo utilizando estas manobras.

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Isto não é de agora.
    O ser humano é assim: faz tudo como quer e bem lhe apetece mas só se irá lembrar dos seus erros tarde demais.
    E quando falam de salvar o planeta… O planeta não precisa de ser salvo, ele vai cá continuar durante muito tempo ainda. Nós é que nos temos de salvar de nós mesmos. E aqui há um grande dilema.
    No caso concreto da Amazónia, precisamos dela por tudo o que ela é e nos dá, mas ao mesmo tempo existem defensores que temos é de ter mais espaço para agricultura e tudo o mais, aí se reflectindo o ritmo alarmante da desflorestação.
    O que anda a acontecer na Europa cada vez mais frequentemente com ondas de calor é só o começo e que nós, portugueses mais vamos sentir na pele. Mas mesmo assim não acredito que os grandes líderes mundiais mudem porque o que interessa é ter a “economia a crescer”.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      É verdade. O planeta não precisa ser salvo.
      Quando dizem que temos que salvar o planeta, no fundo, estão a dizer que nos temos de salvar, é a nós. É, no fundo, uma posição egoísta, não é mais nada que isso.

      Quanto às ondas de calor, é o clima da Terra a falar mais alto e não podemos fazer nada contra isso.
      Daí que os grandes líderes não façam nada….Eles sabem muito bem que isso de ser o Homem o causador das alterações é treta!!
      Se as alterações climáticas fossem mesmo causadas pelo Homem e pudessem mesmo ser evitadas pelo Homem, então os grandes líderes e magnatas iriam imediatamente tomar medidas por forma a aumentar a eficiência e adaptar o clima o mais que pudessem aos objectivos das grandes empresas e também aos objectivos de cada Estado….
      Isto não é difícil de compreender e recorrendo à pura lógica e raciocínio, chega-se lá.
      Ou seja, se fosse o Homem a causa e o Homem pudesse tomar medidas que realmente mudam o clima para o reparar, e se das alterações climáticas viesse mesmo o “apocalipse” que tanto falam, os grandes grupos económicos bem como os próprios Estados seriam os primeiros a fazer de tudo, de tudo mesmo para evitar essa situação.

      Mas não. As emissões continuam a aumentar e não há problema nenhum com isso. Como já expliquei, caso houvesse problema, um apocalipse, etc etc, já estariam a tomar medidas super drásticas para mudar isto.
      Como tu referes “interessa é ter a “economia a crescer””. E tens razão. Mas, se por acaso o crescimento da economia estivesse em perigo (como os alarmistas dizem, a nossa própria existência está em causa”, “que o mundo vai acabar”) então com certeza se adoptariam medidas de emergência, e medidas muito reais, que veríamos no nosso dia-a-dia de forma acentuada!!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        “Se as alterações climáticas fossem mesmo causadas pelo Homem e pudessem mesmo ser evitadas pelo Homem, então os grandes líderes e magnatas iriam imediatamente tomar medidas por forma a aumentar a eficiência e adaptar o clima o mais que pudessem aos objectivos das grandes empresas e também aos objectivos de cada Estado….”

        Concordo com tudo menos quando te referes a coisas assim. Os grandes líderes e magnatas movem-se conforme o que dá mais jeito e lucro. Prevenir o aquecimento global não dá lucro a ninguém. Por isso mais vale empurrar com a barriga. Há um bom exemplo disso até à pouco tempo.

        Passam dois desastres naturais em Moçambique que devastaram tudo e mais alguma coisa. Viste grandes marcas mundiais mexerem-se?
        Arde uma catedral que é um “símbolo” em França, é doado carradas de dinheiro por grandes marcas mundiais. Porquê?

        Porque é tudo movido à pala do lucro e do estatuto. Que lucro daria reerguer Moçambique? Nada! Que lucro dá contribuir para uma catedral? A opinião pública mundialmente fica a pensar “Ah que bonzinhos, até vou comprar mais coisas deles”.

        Hipocrisia no seu melhor.

        Por isso é que o Homem se vai extinguir e será nada mais do que por culpa própria.

        E só mudaria se acontecesse algo do estilo de “O dia depois de amanhã”. Até lá assobiamos para o lado e fazemos de conta que nada se passa.

      2. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        entao estas a dizer que os humanos nao tem qualquer efeito no clima do mundo? Sabes quantos seres humanos existem no planeta a consumirem recursos que sao infintos?

        Tudo que fazemos tem consequencias e pensares o contrario ‘e pura ignorancia. Ai sim existe a logica.

        Deves pensar que os seres humanos sao inteligentes? Basta olhar para aqueles que viviam na Ilha de Pascoa e o seu destino…

  12. Avatar de Viana
    Viana

    A questão ser ou não “pulmão do mundo” , não diminui em anda a gigantesca importância da Amazônia para o equilíbrio do planeta. Alguns não tem ideia da complexidade do ecossistemas e biodiversidade vegetais e animais de uma floresta deste tamanho. Oxigênio é apenas um detalhe dentre tantos outros como clima , água e extinção de espécies. Vale lembrar que a maior parte da Amazônia está no Brasil , mas ela também abrange Venezuela , Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Guiana. Enfim , gigantesca em tamanho e em importância mundial.

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Até se podia chamar “fígado do mundo”! A sua importância é igualmente vital.

  13. Avatar de Rui Alves
    Rui Alves

    Vamos lá “chamar os bois pelos nomes”, sendo esta uma expressão 100% portuguesa..
    O homem é o maior vírus deste planeta que consome cegamente todos os recursos naturais.
    Duplicámos a população humana nos últimos 100 anos. Somos atualmente mais de 8.000.000.000 (este número em português lê-se: oito mil milhões) de humanos.
    Mesmo que a raça humana fosse irradicada do planeta agora, parece que a vida na terra a médio prazo está à mesma comprometida. Especialmente devido às centrais nucleares colapsarem pela falta de manutenção e a radioatividade se propagar à escala mundial e dizimar tudo.
    No Portugalzinho dos pequeninos não conseguimos também cuidar deste jardim plantado à beira..
    A máquina de combate aos incêndios tem ter de ser alimentada todos os anos para justificar muitos postos de trabalho e lobies com o total aval e interesse do governo..
    Ninguém fala em prevenção.. e este ano as maiores atrocidades ouvem-se nos media:
    “O SIRESP funcionou a 100%..”
    “Este ano ainda estamos abaixo da área ardida do ano passado..”
    “O incêndio deflagrou.. teve início.. lavrou..”
    Frases ditas logo no início deste Verão, ainda por cima num dos menos quentes dos últimos anos!
    Está provado cientificamente que apenas 0,1% dos incêndios existentes são de origem natural, 99,9% são causa humana, sendo a maioria intencionais – MÃO CRIMINOSA !
    Se fossem investigar (e a PJ devia ter essa obrigação e apoio) quem é que pagou ao drogadito ou ao desgraçado para atear o fogo, ou noutra escala de crime organizado, com ignições realizadas através de dispositivos à distância.. querem ver que ao subir nessa cadeia de interesses e ligações íamos chegar às próprias entidades privadas e públicas pagas pelo governo (dinheiro dos portugueses) que vivem do negócio do combate aos incêndios.. negócios da madeira.. negócios da construção.. Ups!
    Mudar a Lei, e aplicá-la com penas graves aos verdadeiros responsáveis!
    Isso é que seria ter “Tomates de Boi”.. ou quem diga CORAGEM!
    Ah pois.. mas estamos em Portugal e a lei não funciona.. ninguém é preso..
    Monchique, Leiria, Pedrógão, Sertã, Vila de Rei.., o restante há-de ir também.. incluindo Caramulo, Gerês, Sintra.. e com mortos às mistura!
    E a culpa é do senhor velhindo lá da vila isolada que não cuidou do seu terreno.. e das condições atmosféricas adversas.. e de ainda haver árvores..
    É isso, vamos acabar com as árvores todas! Morte às Árvores!
    Assim não há mais incêndios, boa ideia?
    É que já temos máquinas que produzem oxigénio e vamos todos para Marte.. certo?
    Amazónia agora.. a auto-extinção no seu melhor !!!!
    Desculpem qualquer coisa !
    Desabafos e ironias de mais um boi empurrado para o matadouro!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      200% de acordo.

  14. Avatar de Cristiano Quintela
    Cristiano Quintela

    A fumaça que chegou em São Paulo veio do Paraguai e da Bolívia…

  15. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    A mim tanto se me dá o PT como o Bolsonaro. Só a Amazónia é importante.

  16. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    @ Rodrigo Da Silva
    Quanto ao consumo de oxigénio, parece ser unânime na comunidade científica…Há muito tempo assente.
    Eu não defendo os incêndios nem defendo o Bolsonaro.
    Defendo a Verdade na Comunicação e sou contra qualquer tipo de manobra e intrusão nos regimes dos países, conforme dá jeito a alguns…
    Até fotos que nem são de agora andam a circular no FB e a população a acreditar em tudo o que vê!

  17. Avatar de Daniel Alves de Melo Neto
    Daniel Alves de Melo Neto

    Pelos comentários, logo se vê que vários fazem parte do rebanho do Bolsonaro. Só faltou repetirem a mentira contada pelo presidente quando culpou as ONGs pelos incêndios e mandou a Europa se preocupar em reflorestar suas próprias florestas, na tentativa de tirar o foco do problema real. O bolsonarismo mostrou o que há de pior nos brasileiros.

  18. Avatar de kan
    kan

    Estranho que falam a amazonia, mas em MS tem queimadas que fod3m tudo e ninguem fala tb….mas deve ser pq Ms so produz 90% de toda carne do país rs

    1. Avatar de Vítor M.
        1. Avatar de Vítor M.

          É cada coisa que se inventa 😀

          1. Avatar de Marco
            Marco

            És climatologista?

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu não. Aliás, nem me meto nesses negócios.

  19. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Já repararam que actualmente só o clima interessa?
    As pessoas não têm “Espaço” mental para mais nada (o nosso cérebro só consegue lidar com limitada quantidade de informação diariamente…), parece que não há mais problemas no mundo e mais claro é que as pessoas não ligam a outros assuntos quando lhe são introduzidos. É este é a privacidade dos dados.
    É que eu já quase nem ligo a esta loucura. Isso já nem me afecta ou interessa.

    O que me interessa é isto:
    Estou a recolher informação sobre este fenómeno sociológico que está a ocorrer.
    Se houver aqui alguém que possa contribuir de alguma forma, com estudos, obras científicas, enfim, literatura, fico inteiramente agradecido.

  20. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Já repararam que actualmente só o clima interessa?
    As pessoas não têm “Espaço” mental para mais nada (o nosso cérebro só consegue lidar com limitada quantidade de informação diariamente…), parece que não há mais problemas no mundo e mais claro é que as pessoas não ligam a outros assuntos quando lhe são introduzidos. É este é a privacidade dos dados.
    É que eu já quase nem ligo a esta loucura. Isso já nem me afecta ou interessa.

    O que me interessa é isto:
    Estou a recolher informação sobre este fenómeno sociológico que está a ocorrer.
    Se houver aqui alguém que possa contribuir de alguma forma, com estudos, obras científicas, enfim, literatura, fico inteiramente agradecido.

  21. Avatar de Ars
    Ars

    Só para relembrar que… Quem manda no mundo financeiro… está velho… e não querem nem saber… sabem aquela máxima… “Quem vier a seguir que resolva”?
    Já agora.. “Pulmão”… significa “respirar”… Inspirar e Expirar… produzir e consumir… portanto, sim, é “normal” que tanto produza quanto consuma.. mas é esse respirar que estabelece um determinado equilíbrio ao qual estamos habituados. Que a Amazónia já foi mais importante do que é, sim, pode ser verdade, não deixa de ser importante… Todas as florestas são muito importantes neste momento.
    “Quem vier a seguir que resolva”… #ElesVaoMorrerNosFicamosAArder

  22. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    A bacia hidrográfica do Amazonas corresponde a 20 % da água doce do Mundo. 1/3 da biodiversidade do Planeta vive na Amazónia. A quantidade de nutrientes fornecida pelo Amazonas e seus afluentes ao Oceano é absolutamente essencial para a vida nos mares. Se a floresta arder, além da perda da biodiversidade, as chuvas irão diminuir drasticamente, afetando a quantidade de água da bacia hidrográfica com as consequências que facilmente se podem imaginar. Só loucos podem duvidar da importância vital da Amazónia para o Planeta.

  23. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Porque andam agora uns indivíduos por aí a espalhar que isto é tudo “fake news”, recomendo a página do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e Fires in Brazil do Earth Observatory da NASA. Algumas imagens que circulam pela internet podem ser falsas, como as dos animaizinhos, mas os incêndios na Amazónia NÃO SÃO. Aos muitos brasileiros que por aqui comentam, lembro que ao resto do mundo pouco interessa a vossa política mas a Amazónia interessa a todos. A Amazónia é nossa, isto é, é de todos os habitantes da Terra, por isso faz parte, desde o ano 2000, do Património Mundial da UNESCO sob a designação de Complexo de Conservação da Amazônia Central.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Certo….

      Então que comecem a enviar ajuda para lá e estejam caladinhos, em vez de andarem já a falar de sanções económicas contra o Brasil e a usarem os incêndios deste ano como arma política!!!
      A situação não é muito diferente dos anos anteriores e a Amazónia sobre desflorestação por incêndios e abate de árvores há décadas!!

      Agora é que o povinho acordou? Acordou porque….o acordaram!! E acordaram para quê…? Ora pensem lá bem nisso…
      Amazónia a ser instrumentalizada, estão a usar a sua situação catastrófica que vem há décadas sendo assim, apenas para efeitos políticos!

  24. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Ainda por cima, não é só a Amazónia! Também o Ártico arde e liberta quantidades incríveis de CO2 derivado à destruição do permafrost. A quantidade de CO2 produzido pelos fogos do Ártico ultrapassam a dos da Amazónia. Será que os do G7 também irão discutir este desastre? Já agora, não sei se já controlaram os fogos da Gran Canária. Está bonito, está!…

  25. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Os humanos imbecis não precisam de oxigénio e por este andar nem de pulmões só previdak

  26. Avatar de Mario
    Mario

    Porquê não ter vários pulmões no planeta e ter só um!!!! que todos os anos vão reduzindo.